ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 08/02/19

O tempo na região Extremo Oeste é bom. A previsão para as próximas horas é de sol entre nuvens. A mínima das últimas horas foi de 16 graus e a máxima deve ser de 31 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo fechou a semana em queda. O dólar paralelo está cotado em três reais e 70 centavos para a compra e três reais e 95 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a nove centavos para a compra e 10 vírgula cinco centavos para venda.

O presidente venezuelano, NICOLÁS MADURO, assinou nesta quinta-feira uma carta aberta dirigida ao povo dos Estados Unidos pedindo pela paz em seu país e que o presidente americano, DONALD TRUMP, tire suas mãos da Venezuela.No poder desde 2013, MADURO enfrenta o desafio imposto pelo chefe do Parlamento, JUAN GUAIDÓ, que há 15 dias disse ter assumido o Executivo interinamente diante do que ele classifica de usurpação do líder chavista.

O presidente venezuelano alerta aos americanos na carta que os próximos dias definirão o futuro de nossos países entre guerra e paz. MADURO afirmou que a Venezuela não precisa dessa ajuda, e rejeita recebê-la argumentando que isso poderia levar a uma invasão armada para produzir uma mudança de governo.

Um total de 12 mil 576 guatemaltecos, hondurenhos e salvadorenhos foram deportados em janeiro dos Estados Unidos e México, para onde haviam viajado em busca de melhores oportunidades de vida. O número foi divulgado pelo Observatório Consular e Migratório de Honduras. O organismo estatal acrescentou que as deportações para os três países continuam aumentando.

O Observatório detalhou que houve sei mil 168 deportados guatemaltecos, quatro mil 610 hondurenhos e mil 798 salvadorenhos. Segundo o comunicado, sete mil 270 hondurenhos retornaram voluntariamente de Guatemala e México. O organismo indicou também que entre os três países do Triângulo Norte, a cifra de deportados em 2018 esteve perto de 200 mil.

O Grupo de Contato Internacional anunciou nesta quinta-feira que enviará uma missão técnica à Venezuela para avançar com o processo eleitoral como solução pacífica para sair da crise no país. Os países do bloco também querem explorar a melhor forma possível de enviar ajuda humanitária ao país. A missão fará contato com os mais relevantes atores sociais e políticos da Venezuela, como forma de criar as condições para um processo eleitoral que garanta eleições livres, justas e transparentes. O processo deverá ser inclusivo, sem excluir ninguém que queira participar.

A confirmação do juiz que ocupará a vaga de SÉRGIO MORO na décima terceira Vara Federal de Curitiba será divulgada hoje. LUIZ ANTÔNIO BONAT, natural da capital paranaense, deve ser anunciado para o cargo, de acordo com o critério de tempo de serviço. Ao todo, 25 candidatos se inscreveram. Apenas juízes da quarta Região, que abrange do Sul do país, podiam participar da seleção. O nome de BONAT passará por julgamento pelo Conselho de Administração do TRF-4, em sessão que começa às 16 horas de hoje. Somente após esse trâmite ele será nomeado.

O novo juiz ficará encarregado de julgar os processos da Operação Lava Jato em primeira instância, que atualmente estão com a juíza GABRIELA HARDT. Por ser substituta, ela não pode assumir em definitivo. SÉRGIO MORO deixou o cargo de juiz federal após ser indicado para assumir o Ministério da Justiça no governo de JAIR BOLSONARO.

O ex-ministro ANTONIO PALOCCI disse em delação premiada que o ex-presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA sabia antecipadamente da vigésima quarta fase da Operação Lava Jato, na qual foi conduzido coercitivamente em março de 2016. O termo de depoimento da deleção do ex-ministro faz parte de uma investigação sobre o vazamento dessa fase da operação.

Segundo PALOCCI, PAULO OKAMOTO e CLARA ANT, presidente e assessora do Instituto Lula, assim que ficaram sabendo que ocorreria uma operação contra o ex-presidente, fizeram uma limpa na casa dele em Atibaia. O ex-ministro afirmou também que eles lamentaram o fato de que LULA não tenha feito o mesmo e que por isso foram encontrados documentos comprometedores na casa do ex-presidente e no sítio em Atibaia. Ainda segundo PALOCCI, documentos importantes não foram aprendidos na sede do instituto e na casa de assessores do ex-presidente do local.

Mesmo com chuva, cerca de 50 homens e 16 máquinas reviraram a lama, nesta quinta-feira no décimo quarto dia de buscas em Brumadinho. Até o momento, 157 mortes foram confirmadas na tragédia e outras 182 pessoas continuam desaparecidas. De acordo com a corporação, 250 aparelhos de geolocalização ajudam os militares que trabalham na zona quente, uma novidade que começou a ser usada. De acordo com o tenente-coronel ANDERSON PASSOS, o equipamento permite a localização em tempo real de cada bombeiro, que pode solicitar apoio e socorro.Ainda segundo o tenente-coronel, a tecnologia marca, por exemplo, quantos passos foram dados por cada bombeiro e por onde eles passaram. O Corpo de Bombeiros usa 250 aparelhos desse tipo.

--:----:--

Um médico neurocirurgião foi condenado a dois anos e quatro meses de prisão por cobrar para realizar cirurgias pelo Sistema Único de Saúde no Hospital Regional do Oeste, em Chapecó. A pena foi substituída por serviços à comunidade e pagamento de 10 salários mínimos a uma entidade social. A defesa do médico recorreu da sentença.A decisão é em resposta a uma ação do Ministério Público de Santa Catarina que no dia 9 de janeiro desse ano, determinou ainda que o médico pagasse multa e reparasse os danos causados às vítimas, sendo três mil reais para uma e cinco mil reais para outra. O promotor de Justiça EDUARDO SENS DOS SANTOS recorreu da decisão requerendo o aumento das penas. No recurso, ele pede que a multa passe para o valor de 78 mil reais, considerando o patrimônio do réu.

A defesa também recorreu da decisão dizendo que os depoimentos são contraditórios e que as denúncias são inverídicas.

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina divulgou ontem que o estado já registrou mais de três mil focos do mosquito Aedes Aegypti em 116 municípios. O dado representa um crescimento de 44 vírgula sete por cento na comparação com o mesmo período de 2018. Nesta semana a Dive-SC confirmou que Florianópolis registrou o primeiro caso de dengue contraído dentro do estado. Outros dois casos da doença foram registrados este ano, mas importados do Acre e Goiás. O boletim da Dive analisou a situação dos focos e transmissão da doença pelo mosquito entre 30 de dezembro e 2 de fevereiro de 2019. No mesmo período do ano passado, havia dois mil 133 focos em 95 municípios. O estado também considera que 76 municípios catarinenses estão infestados, o que representa um aumento de 18 vírgula sete por cento com relação ao mesmo período de 2018, quando eram 64 nessa situação.

ACelesc vai revisar a conta de luz do mês de janeiro de mil e 200 consumidores de baixa renda, conforme ficou decidido em acordo nesta quinta-feira entre o Ministério Público de Santa Catarina e os Procons estadual e de Florianópolis. No mês passado, o MP catarinense instaurou uma investigação após após uma série de reclamações de consumidores sobre os valores cobrados na fatura de energia do último mês. O prazo para as novas medições e apresentação do resultado, constatando se houve ou não erro na fatura, é de 60 dias. A Celesc também se comprometeu a não cortar a luz dos consumidores que terão a conta reanalisada no mês de janeiro, e que ainda não pagaram a fatura.

Torra Tudo é uma oportunidade de comprar barato. O comentário é do gerente executivo da Associação Empresarial de São Lourenço do Oeste, GILBERTO WOLFARTH. Segundo ele, o evento promovido pela Acislo, já é tradição no município. O Torra Tudo acontece amanhã e domingo, no Centro de Eventos do Município. Além dos consumidores de São Lourenço, toda a região está convidada a aproveitar os descontos especiais das lojas participantes. BETO cita que o Torra Tudo tem a finalidade de promover o comércio local e privilegiar a população com descontos.

Mudança de local do Torra Tudo. Este é um dos diferenciais deste ano, segundo o gerente da Acislo GILBERTO WOLFHART. Com essa mudança para o Centro de eventos, o ambiente ficará mais organizado com espaços dos estandes mais amplos. Explica que um dos objetivos do Torra Tudo é aquecer as vendas do comércio local. Além, disso, o consumidor vai conseguir valorizar seu dinheiro, já que os lojistas apresentarão produtos com preços diferenciados nos dois dias.

Produtos de qualidade no Torra Tudo. BETO ressalta que assim como nas edições anteriores, é os comerciantes expõe mercadorias boas. A ideia é que os comerciantes liquidem seus estoques. O Torra Tudo vai funcionar amanhã das 14 ás 21 horas, e domingo das 13 às 20 horas.

Educação municipal trabalha com planejamento de ensino. Conforme a secretária responsável pela pasta em Campo Erê MARINÊS DEBIASI, nesta semana todos os profissionais da área estiveram reunidos para programar as atividades do primeiro semestre. Conta que a equipe pedagógica do ano letivo está montada e aguardam os alunos para mais um ano de muito aprendizado.

É necessário ter professores de qualidade dentro da sala de aula, por isso é fundamental que eles sejam reconhecidos. O entendimento é da secretária de educação MARINES DEBIASI. De acordo com ela, para que tudo corra bem e todos tenham condições para explorar ao máximo o seu potencial, a preparação é fundamental. Significa que o trabalho de planejamento feito pela direção e pela coordenação da escola começa muito antes do início das aulas. Isso tem impacto muito grande no sucesso das atividades de todo ano.

É normal que as escolas precisem de reparos, porém, nada que impeça o início do ano letivo. A declaração é da secretária de educação de Campo Erê. Conforme ela, com relação ao transporte escolar, reforça a parceria com o estado. Frisa também o cuidado, que a administração tem com a manutenção dos ônibus escolares para que os alunos tenham segurança ao utilizar.

Campo Erê tem mil e duzentos alunos matriculados. Segundo MARINÊS DEBIASI – secretária de educação do município, são ofertados duas modalidades de ensino: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Ao todo são oito escolas, sendo sete na cidade e uma no interior, Linha Doze de Novembro. A secretária observa que existe uma diminuição de alunos na rede municipal de ensino, porque as famílias estão tendo menos filhos.

Rede municipal de ensino tem tudo pronto para receber alunos em 2019. Afirmação é de HENRIQUE PICININ – secretário de educação de Saltinho. Ele destaca que os professores estiveram dias antes do início das aulas nas escolas cuidando da organização das salas para receber os estudantes. Eles também passaram por um curso de formação. Tudo isso, cita o secretário, para melhor atender aos alunos do município.

Além dos professores efetivos município conta com ACT’s. Segundo o secretário HENRIQUE PICININ, o maior número de profissionais é efetivos. Saltinho conta com três escolas municipais. Ele diz que todas as instituições estão preparadas apara o início do ano letivo. Ao todo são aproximadamente 500 alunos matriculados nas escolas.

Escolas passam por melhorias antes de iniciar as aulas. O secretário ressalta tanto o Núcleo Escolar Saltinho, quanto o do Vacum e também a Creche Tia Floripa, passaram por algumas adequações para melhor receber os alunos. Um dos destaques foi o investimento feito na parte elétrica das escolas, há muitos anos não era feita nenhuma manutenção, por isso, neste inicio de ano foi necessário. HENRIQUE, acrescenta que no transporte escolar também foi feita uma revisão de toda frota para assegurar mais tranquilidade e segurança aos alunos.

Declarada situação de emergência em Campo Erê. NELSON TRESSOLDI- Coordenador municipal da Defesa Civil ressalta que através dos dados coletados até hoje, foi possível constatar que os prejuízos foram grandes. Por isso, o município decidiu por decretar a situação. O Coordenador afirma que os maiores prejuízos foram na agricultura.As comunidades mais atingidas com o temporal de terça feira, foram: Araçá, Itatiba e Agroísa.

Município estima nove milhões em prejuízos. Quem afirma é NELSON TRESSOLDI. Os dados coletados até agora mostram que a lavoura mais prejudicada foi a de soja, com cerca de dois mil hectares atingidos com o granizo.As perdas só nessa cultura são de seis milhões de reais. Nas plantações de feijão, o estrago foi em 200 hectares, com prejuízo de um milhão. No milho foram 300 hectares com danos, o que corresponde o valor de um milhão de reais. TRESSOLDI afirma que no total, os valores devem ficar em torno de nove milhões em prejuízos no município.

Reconhecimento da situação de emergência permitirá ao agricultor, entre outras coisas, a renegociação de dívidas. NELSON TRESSOLDI- Coordenador municipal da Defesa Civil explica que com essa declaração, os produtores terão um documento oficial que pode dar embasamento, junto aos órgãos, à benefícios. Afirma que alguns dos produtores não terão direito à essa situação, pois fizeram toda a lavoura com recursos próprios. Aqueles que tem seguro, podem acionar. Ressalta que quem financiou, terá amparo do PRO-AGRO, após vistorias.

Acidente de trabalho deixa três pessoas feridas. A ocorrência foi registrada ontem, no município de Palma Sola. Segundo o Corpo de Bombeiros, a guarnição foi acionada para o atendimento de três vítimas que caíram de aproximadamente oito metros de altura. Segundo informações, elas estavam em um andaime de construção civil, na avenida Crestani, no centro do município, quando houve a queda.

Vítimas tiveram ferimentos e foram levadas ao hospital. FABIO ZANELLA, de 21 anos, teve um corte no rosto, fratura no braço direito e contusão no tórax; JORGE DOS SANTOS, de 60 anos, foi encontrado com fratura no braço direito e dores na pélvis; e, por último, VELSI RIBEIROS, 38 anos, foi quem sofreu os ferimentos mais graves. Os bombeiros encontraram o homem com sinais vitais alterados, dores na coluna, suspeita de fratura nas costelas e outras escoriações. Todos foram conduzidos ao hospital do município.

Acusados de tráfico de droga são presos pela PM. A Polícia Militar de Marmeleiro por volta das 20 horas e 40 minutos de ontem, fazia patrulhamento na Avenida Dambros e Piva, quando avistou uma motocicleta HondaNX 200 cor verde, placa de Campo Erê, ocupada por dois homens. Ao avistarem a viatura os dois demostraram nervosismo, olhando para trás a todo momento. Os policiais fizeram a abordagem da moto, identificaram o piloto de 25 anos, e o outro de 21. Em revista pessoal encontrou com o passageiro um tablete de maconha que pesou cerca de um quilo e trezentos gramas.

Os dois foram encaminhados ao Destacamento da PM de Marmeleiro onde relataram que adquiram a droga em Francisco Beltrão, e estariam levando para revender na cidade de Campo Erê. Em contato com Policiais de Santa Catarina, confirmaram que os abordados são conhecidos das equipes de Campo Erê, onde há denúncias de tráfico de maconha e cocaína. Os dois envolvidos, a droga e a motocicleta foram encaminhados a Subdivisão de Polícia em Francisco Beltrão.

Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora da Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.