-GOVERNO RECORRE APÓS TOFFOLI DESBLOQUEAR FUNDO DE SEGURANÇA PARA ESTADOS
-APÓS SAÍDA TEMPORÁRIA, SC TEM 87 FORAGIDOS DO SISTEMA PRISIONAL
-MUNICÍPIO PRIORIZA SERVIÇOS DE SILAGEM PARA AGRICULTORES
-REUNIÃO VAI DEFINIR DETALHES PARA USO DO CEMITÉRIO DO SANTA RITA
-500 CRIANÇAS ESTÃO NA FILA DE ESPERA PELA VACINA PENTAVALENTE
-POLÍCIA CIVIL INVESTIGA ASSALTO EM MERCADO NO EXTREMO-OESTE
-DPCAMI IDENTIFICA SUSPEITO DE CRIME SEXUAL CONTRA CRIANÇA VIA INTERNET
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com chuva. A temperatura pode chegar a 30 graus. A mínima das últimas horas foi de 18 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quarta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e cinco centavos para a compra e quatro reais e 30 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 60 centavos para a compra e quatro reais e 87 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos e meio para a compra e seis centavos e meio para venda.
Duas bases no Iraque que abrigam forças americanas e iraquianas foram atingidas por mais de uma dúzia de mísseis iranianos na noite desta terça, madrugada de quarta no horário local. Uma das bases atingidas fica no oeste do país e a outra está em Erbil, na região curda do Iraque. A Guarda Revolucionária do Irã assumiu a responsabilidade pelos lançamentos dos mísseis a ambas as bases. O líder supremo do Irã, aiatolá ALI KHAMENEI, disse que os ataques com mísseis de Teerã contra alvos americanos no Iraque foram "um tapa na cara" dos Estados Unidos. A ação foi uma retaliação pela morte do comandante iraniano QASSEM SOLEIMANI em um ataque por drone na semana passada.
O presidente americano DONALD TRUMP reagiu no Twitter na noite desta terça-feira ao ataque iraniano a duas bases que abrigam tropas dos Estados Unidos no Iraque. Ele disse que “está tudo bem” e que não houve nenhuma morte. Um militar americano afirmou à rede de televisão americana CNN que as forças armadas tiveram um aviso antecipado do ataque, e que as pessoas tiveram tempo de se abrigar em bunkers. Autoridades americanas informaram à imprensa que não há relatos de vítimas dos Estados Unidos. As duas bases atacadas no Iraque abrigam forças americanas e iraquianas.
A imprensa iraniana noticiou a queda de um avião Boeing 737 perto do aeroporto de Teerã, capital do Irã, na manhã de quarta-feira. A queda teria acontecido pouco após a decolagem do aeroporto local. A aeronave tinha 167 passageiros e nove tripulantes. Segundo as autoridades iranianas, não há sobreviventes. A queda do avião aconteceu poucas horas após o Irã ter disparado mísseis contra duas bases aéreas que abrigam tropas dos Estados Unidos no Iraque, em resposta à morte do general QASSEM SOLEIMANI. Não há informações sobre relação entre os dois casos.
O Tribunal Superior Eleitoral fará uma sessão extra em meio ao recesso do Judiciário, nesta quarta-feira, para julgar um recurso ligado à licitação de novas urnas eletrônicas. Os equipamentos já devem ser usados nas próximas eleições municipais, em outubro. A sessão foi convocada pela presidente do tribunal, ministra ROSA WEBER. Em 30 de dezembro, a ministra negou liminar a uma das empresas envolvidas e decidiu levar o caso ao plenário da corte. O edital da licitação foi publicado em julho do ano passado e, segundo o TSE, deve resultar na compra de aproximadamente 100 mil urnas. Além desses equipamentos, cerca de 470 mil urnas já estão disponíveis para as eleições 2020.
Quase dois meses após entrar em vigor a reforma da Previdência, o INSS não tem previsão de quando os trabalhadores que fizerem o pedido de aposentadoria pelas novas regras passarão a receber o benefício. De acordo com o instituto, todos os sistemas de concessão de benefícios da Previdência Social estão tendo que ser ajustados às novas regras, já que nenhum cálculo ou definição de valores de benefícios concedidos são feitos de forma manual pelos servidores. Os últimos dados divulgados pelo INSS mostraram que, até o dia 25 de setembro de 2019, do total de um milhão 613 mil 541 pedidos de aposentadoria, 713 mil 428 foram concedidos, ou seja, 55 vírgula oito por cento foram recusados e 44 vírgula dois por cento aprovados. Os índices de pedidos rejeitados seguiram dentro da média registrada nos últimos dois anos.
A Advocacia-Geral da União recorreu nesta segunda-feira da decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro DIAS TOFFOLI, que determinou transferência imediata de 50 por cento dos recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública aos estados e ao Distrito Federal. A decisão foi tomada em 27 de dezembro e incidiu sobre os recursos arrecadados com a exploração de loterias. TOFFOLI também determinou que o governo não faça novos contingenciamentos no fundo até que a relatora, ministra ROSA WEBER, analise o caso. No recurso, a AGU pede que a decisão de TOFFOLI seja suspensa até que o STF defina se os estados precisam, ou não, cumprir os pré-requisitos legais para receber transferências desse tipo.
O número de afogamentos aumentou 42 por cento em Santa Catarina entre o início de dezembro e o começo desta semana. Na temporada passada, até este período já haviam sido registrados 19 afogamentos, 15 em água doce e quatro em água salgada. Na temporada atual, segundo números divulgados nesta terça-feira pelos bombeiros, já houve 27 afogamentos,17 em água doce e 10 em água salgada. Além desse aumento, mais dois afogamentos ocorreram em chamadas áreas privativas, como piscinas e campings, onde não pode haver ações de prevenção dos bombeiros. Outros cinco casos de afogamento ainda estão sob investigação. São situações em que ainda não é possível apontar que o afogamento foi a causa da morte, mas que podem se juntar às estatísticas.
Após a saída temporária de dezembro, 87 presos são considerados foragidos do sistema prisional catarinense. A informação foi divulgada nesta terça-feira pelo Departamento da Administração Prisional. No total, dois mil 588 detentos do regime semiabertos tiveram direito ao benefício. As saídas temporárias ocorreram entre 19 e 31 de dezembro. Os presos que deixaram as unidades no último dia de 2019 tinham que voltar até cinco da tarde desta terça. De acordo com o Deap, dois 501 detentos voltaram ao sistema prisional. Isso representa uma evasão de três vírgula 36 por cento. Dos 135 não retornaram, 48 foram recapturados até esta terça.
O delegado-geral da Polícia Civil, PAULO KOERICH, assumiu a presidência do Colegiado Superior de Segurança Pública do estado, à frente da Secretaria de Segurança Pública. A posse do cargo foi oficializada em Florianópolis. O novo presidente da pasta enfatizou o combate ao feminicídio, comentou sobre a discussão em torno das novas regras da previdência para os policiais e destacou o investimento em inteligência artificial para a redução dos crimes. Entre as prioridades de KOERICH estão manter os índices de criminalidade no "patamar alcançado" durante a gestão anterior e melhorar os programas da área de segurança pública, que hoje estão em andamento no estado, como os projetos destinados ao combate à violência contra a mulher.
A secretaria de Agricultura de Barra Bonita está com dezenas de pedidos de silagem em andamento no interior no município. A informação é do secretário responsável pela pasta, CLAUDEMIR DASSI. Conforme ele, as solicitações são intensas e se agravaram ainda mais nessa semana. Ele explicou que houve duas situações climáticas no final do ano passado que acabaram sendo as responsáveis por essa demanda expressiva de confecção de silagem nesta semana em Barra Bonita.
A estiagem do ano passado e as fortes chuvas no final do ano fizeram com que a grande maioria das plantações de milho do município ficassem prontas para a colheita na mesma época. A afirmação é do secretário de Agricultura de Barra Bonita, CLAUDEMIR DASSI. Segundo ele, quando choveu, todos os agricultores acabaram fazendo o plantio do milho e por isso agora existe a grande demanda. De acordo com DASSI, ao todo, nove tratores estão trabalhando exclusivamente nesse setor no município, sendo quatro máquinas da prefeitura e cinco terceirizadas.
O trabalho de silagem em Barra Bonita está sendo prioridade para a secretaria de Agricultura do município. O comentário é do secretário da pasta, CLAUDEMIR DASSI. Ele destacou que mesmo com quase 10 tratores trabalhando nesse serviço, a colheita está acumulada. Ele revelou que a equipe está trabalhando até 10 horas da noite para conseguir atender o maior número de agricultores o mais rápido possível. CLAUDEMIR DASSI pediu que os agricultores tenham paciência e compreensão com a secretaria neste momento. Ele disse que a intenção é que até semana que vem os trabalhos sejam amenizados no município.
As obras de construção do portal de acesso à cidade de Paraíso começaram nesta segunda-feira. De acordo com o prefeito VALDECIR CASAGRANDE, o projeto vai custar 109 mil reais e será executado com recursos próprios da prefeitura. Ele disse que a obra é uma reivindicação da comunidade para marcar a entrada da cidade. A previsão da prefeitura é que o portal seja concluído em até 60 dias. CASAGRANDE comentou que o principal objetivo do investimento é contribuir para o fortalecimento do turismo, já que o município é uma rota de passagem dos argentinos que entram no país pela ponte do rio Peperi-Guaçu. Ele explicou que o portal tem elementos que identificam as características do município.
Alguns municípios da região enfrentam problemas de abastecimento da água, especialmente no meio rural, em razão da falta de chuvas. Em Descanso, por exemplo, a prefeitura está transportando três ou quatro cargas de água por dia para as propriedades com dificuldade de abastecimento. O prefeito SADI BONAMIGO disse que o município já fez a proteção de 170 fontes caxambu, mas o problema da falta de água ainda é uma realidade para muitas famílias nos períodos de pouca chuva. Além de Descanso, Romelândia também está levando agua para moradores do interior.
O Boa Tarde Peperi apresentou uma enquete nesta terça-feira com a opinião da população sobre a ciclofaixa que foi inaugurada neste final de semana. GENTIL DE CARLI, de 72 anos, disse que a ciclofaixa é uma segurança a mais para os ciclistas. Ele disse que usa bicicleta há mais de 15 anos e havia a necessidade de um espaço desse tipo na cidade. ADAIR GASS de 40 anos afirmou que a ciclofaixa é muito importante, especialmente para trabalhadores e famílias que pretendem incentivar os filhos a usar a bicicleta. RAFAEL BATISTELA, de 35 anos, disse que a criação do espaço exclusivo para ciclistas dá mais segurança, mas os motoristas de veículos precisam respeitar mais as pessoas que usam bicicletas no transito. Ele disse ainda que é preciso colocar ciclofaixas em outras ruas da cidade.
A ciclofaixa vai contribuir bastante para a segurança dos ciclistas que usam a Waldemar Rangrab. O comentário é do comandante do décimo primeiro batalhão de Polícia Militar, coronel MARCELO DE WALLAU. Ele disse que a iniciativa é bastante interessante. WALLAU comentou que o tema foi bastante discutido e a ciclofaixa atende uma demanda crescente. De acordo com o policial, a principal função da faixa é estimular a troca dos veículos automotores pela bicicleta, que é um meio de transporte mais barato, ecológico e saudável. Ele disse que espera que a prefeitura faça a instalação de novas faixas para ciclistas em outra ruas. WALLAU fez uma ressalva de que o município também precisa fazer investimentos na Waldemar Rangrab para garantir a segurança dos pedestres que usam a via.
A taxa de retorno dos presos de São Miguel do Oeste beneficiados com a saída temporária no final de 2019 é de 100 por cento. A informação é do gestor da Unidade Prisional Avançada, ANDRÉ DE OLIVEIRA. De acordo com ele, todos os 11 apenados que foram beneficiados retornaram à unidade prisional após passarem as datas comemorativas de final de ano com as família. Ele disse que isso mostra uma boa relação entre os apenados e a intenção de serem ressocializados. A saída temporária é um benefício garantido por lei a todos os presidiários detidos em regime semiaberto, que já tenham cumprido um sexto da pena e apresentem bom comportamento. A saída é autorizada pelo juiz da comarca.
Termina na próxima sexta-feira o prazo de inscrições para o uma capacitação ambiental promovida pelo Conder Ambiental. O treinamento é destinado a empresários, técnicos e servidores públicos e vai tratar do novo sistema de cadastramento e análise dos pedidos de licenças ambientais via Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional. O evento está marcado para a próxima terça-feira, dia 14, na Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste, a partir das oito e meia da manhã. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site conder.sc.gov.br. O prazo de inscrições vai até a próxima sexta-feira.
A secretaria de Saúde vai promover dois dias de palestras na semana que vem com o hipnólogo RENÉ WEIGHER. Os eventos vão ocorrer na segunda e terça-feira da próxima semana no auditório da Câmara de Vereadores a partir das sete e meia da noite. O tema das palestras é “por que as pessoas adoecem”. O ingresso será de um quilo de alimento não perecível. De acordo com o palestrante RENÉ WEIGHER, o objetivo é mostrar que entre 60 e 70 por cento das doenças, não passam de problemas emocionais e psicossomáticos. Para o secretário LEONIR CARON, é mais uma oportunidade para que a população busque mais qualidade em saúde e de vida.
Cerca de 500 crianças estão na fila de espera pela vacina pentavalente. A informação é da coordenadora das estratégias saúde da família da secretaria de Saúde, SILVIA BORGES. Ela disse que o estoque do medicamento começou a cair no segundo semestre do ano que passado e não há nenhuma previsão de reposição das vacinas. SILVIA lembrou que o Ministério da Saúde é responsável pela compra da vacina e repasse aos municípios. O medicamento previne contra cinco doenças e é aplicado em três doses durante o primeiro ano de vida das crianças: aos dois, quatro e seis meses. SILVIA disse que durante o ano muitas famílias acabaram buscando a vacina na rede privada para proteger os filhos.
O problema gerado pela falta da vacina pentavalente na rede pública de saúde se agravou neste começo de ano com o fim dos estoques na rede privada. De acordo com a coordenadora das estratégias saúde da família da secretaria de Saúde, SILVIA BORGES, a informação é de que o medicamento também está em falta nas clínicas particulares. Em entrevista para a Peperi na manhã de hoje, ela disse que não há nenhuma confirmação de quando o Ministério da Saúde vai resolver esse problema que atinge o Brasil todo. SILVIA afirmou que o quadro é grave e preocupante.
A prefeitura recebeu com alegria a informação de que o IMA liberou a licença ambiental de operação para o cemitério do bairro Santa Rita. A afirmação é da secretária de Urbanismo, MARLI DA ROSA. O Instituto do Meio Ambiente confirmou a liberação da licença na última sexta-feira. De acordo com ela, as obras de ampliação e estruturação do cemitério estão concluídas há mais de um ano e o município estava no aguardo desse documento para iniciar os sepultamentos no local. Ela explicou que o próximo passo é reunir a comunidade e as funerárias para definir os detalhes para uso do cemitério do bairro Santa Rita. A reunião deve ocorrer, no máximo, no começo da semana que vem.
Com a liberação ambiental para o uso do cemitério do bairro Santa Rita, a parte antiga do local será desativada. A explicação é da secretária de Urbanismo, MARLI DA ROSA. O novo espaço tem capacidade para 156 sepulturas, 180 túmulos e 13 mausoléus. De acordo com a secretária de Urbanismo, MARLI DA ROSA, a abertura do cemitério do Santa Rita é fundamental já que a cidade enfrenta dificuldade com a falta de espaços para novos sepultamentos no cemitério São Miguel e Almas. MARLI disse que o objetivo da administração é direcionar os enterros para o bairro Santa Rita a partir de agora.
O cemitério do bairro Santa Rita poderá ser usado por moradores de toda a cidade e não apenas pelas famílias do bairro. A informação é da secretária de Urbanismo, MARLI DA ROSA. Ela disse que a reunião que vai acontecer nos próximos dias vai definir os detalhes do uso do novo cemitério, mas antecipou que as famílias do bairro terão um espaço garantido no local. Isso não impede, no entanto, que moradores de outros bairros sejam sepultados no Santa Rita. Ela reforçou que a abertura do cemitério ameniza os problemas da falta de vagas para sepultamento na cidade. Além disso, o cemitério particular na saída para Bandeirante também terá um espaço para sepulturas sociais da comunidade.
A Polícia Militar Rodoviária apreendeu cartelas de medicamentos de venda proibida no país nesta terça-feira na região. A apreensão ocorreu por volta das quatro e meia da tarde em uma barreira montada na SC 161 no município de Palma Sola. Os policiais abordaram um veículo Gol emplacado em Francisco Beltrão, dirigido por um homem de 45 anos. Na porta do motorista, foram encontradas três cartelas de medicamentos com venda proibida no Brasil. O condutor do carro confirmou que havia comprado o medicamente no dia anterior no Paraguai e estava comercializando no Brasil. Ele foi detido e levado para a Polícia Federal.
Um homem ficou ferido em um acidente envolvendo um trator que saiu da pista e capotou nesta terça-feira em Palma Sola. O condutor de uma máquina pesada perdeu o controle da direção e caiu em um barranco no Bairro Palmares. Ao chegar no local, o Corpo de Bombeiros encontrou o condutor desacordado ao lado do equipamento. Apesar de não ter ferimentos aparentes, o homem foi encaminhado ao hospital de Palma Sola. Uma pessoa estava junto com a vítima e disse aos socorristas que não sabia a causa do acidente.
A Polícia Civil identificou o suspeito de um assalto em um mercado de Itapiranga. O roubo ocorreu na noite de segunda-feira em um estabelecimento na Rua do Comércio, no centro da cidade. Segundo a Polícia Civil, três pessoas participaram da ação. Os criminosos renderam a atendente e levaram aproximadamente mil reais em dinheiro do caixa. De acordo com o delegado JOEL SPECHT, um dos suspeitos já foi identificado. Trata-se de um rapaz de 18 anos, residente no Rio Grande do Sul. Ele foi interrogado e negou a autoria do crime. O delegado disse que a câmara de monitoramento do estabelecimento flagrou a ação dos suspeitos. Os outros envolvidos ainda não foram identificados.
A Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso de São Miguel do Oeste, concluiu a investigação de um crime sexual praticado contra criança através da internet. A investigação iniciou a partir de informações prestadas pela família de uma criança de nove anos de idade que estava sendo assediada para exibir-se de forma pornográfica e sexualmente explícita pela rede social Facebook. O criminoso utilizou-se de um perfil com informações de uma outra criança, conhecida da vítima, para aproximar-se e dar início à prática do crime. Segundo a polícia, ele constrangeu a menina a enviar fotos de nudez e exibir-se sexualmente. O suspeito, que é de São Miguel do Oeste, foi identificado e responderá por crimes previstos do Estatuto da Criança e do Adolescente. As penas podem chegar a nove anos de reclusão.