ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco - terça-feira - 08 01 2019

-FINANCIAMENTO HABITACIONAL PODE TER JUROS MAIS CAROS PARA CLASSE MÉDIA

-ESTADO DEVE APRESENTAR PLANO DE REAJUSTE PARA SERVIDORES DA EDUCAÇÃO

-BOMBEIRO DEVE ARRECADAR 120 MIL REAIS VIA CONTA DE LUZ NESTE ANO

-PARAÍSO DEFINE EVENTO PARA COMEMORAR ANIVERSÁRIO DE EMANCIPAÇÃO

-VENDAS DE NATAL NO COMÉRCIO DO MUNICÍPIO CRESCEM TRÊS POR CENTO EM 2018

-PRE APREENDE CAMINHONETE ROUBADA CARREGADA COM CIGARRO DO PARAGUAI

-IDOSA ATROPELADA NO CENTRO DA CIDADE MORRE NO HOSPITAL


O tempo é de..... A previsão para as próximas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 29 graus. A mínima das últimas horas foi de 18 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a terça-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 70 centavos para a compra e três reais e 90 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 20 centavos para a compra e quatro reais e 50 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a nove vírgula cinco centavos para a compra e 10 centavos para venda.


O primeiro-ministro francês, EDOUARD PHILIPPE, anunciou nesta segunda-feira um plano para proibir manifestações não autorizadas, como parte das medidas do governo para tratar de acabar com sete semanas de protestos dos chamados "coletes amarelos". Ele anunciou que em breve haverá um reforço das sanções contra agitadores e manifestações não autorizadas, após os atos de violência ocorridos durante a oitava jornada de protesto dos "coletes amarelos", no sábado passado. PHILIPPE prometeu para os próximos atos um dispositivo de segurança "considerável".


A ministra de Segurança da Argentina, PATRICIA BULLRICH, confirmou nesta segunda-feira a criação de um projeto de lei para reduzir a maioridade penal para 15 anos em caso de "crimes graves". A proposta será apresentada na próxima sessão extraordinária do Congresso, que deve acontecer em fevereiro. Além disso, ela detalhou que a diminuição da idade a partir da qual um indivíduo responde como adulto perante a lei está acompanhada de um "regime socioeducativo" que possa "impedir que este jovem siga e avance na carreira delitiva".


O Peru vai proibir a entrada do presidente da Venezuela, NICOLÁS MADURO, e dos integrantes da cúpula de seu governo no país, bem como suas transferências bancárias. O chanceler peruano NÉSTOR POPOLIZIO acrescentou que a medida entrará em vigor imediatamente. A decisão é uma das ações concretas que os países do Grupo de Lima acordaram na sexta-feira passada, na capital peruana, em repúdio ao segundo mandato de MADURO, que começará na próxima quinta.

A defesa do ex-presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVa apresentou, nesta segunda-feira, as alegações finais no processo da Operação Lava Jato que apura se ele recebeu propina por meio da reforma de um sítio em Atibaia. Os advogados pedem a absolvição por "insuficiência de provas" e "atipicidade das condutas" do processo. LULA é acusado pelo Ministério Público Federal ter se beneficiado, por meio das obras no sítio, com parte do pagamento de propina de pelo menos 128 milhões pela Odebrecht e de outros 27 milhões por parte da OAS. Segundo a denúncia, as melhorias no imóvel totalizaram um milhão de reais. A defesa alega que o ex-presidente "não é e jamais foi" proprietário do sítio e que não há como provar que ele soubesse das reformas.


O recém-empossado presidente da Caixa Econômica Federal, PEDRO GUIMARÃES, indicou, nesta segunda-feira, que deverá reajustar com base no cobrado pelo mercado os juros destinados aos trabalhadores de classe média que optam pelo financiamento habitacional. Porém, os juros mais baixos serão mantidos para quem tem renda inferior. Segundo o presidente da Caixa, os juros menores estarão garantidos nas operações do programa Minha Casa Minha Vida, que subsidia imóveis para a população de baixa renda, mas haverá aumento de juros para a classe média.

O presidente JAIR BOLSONARO comanda nesta terça-feira no Palácio do Planalto a segunda reunião ministerial do novo governo. A expectativa é que, na reunião, os ministros avancem nas discussões sobre as propostas que serão implementadas nas próximas semanas, a revisão de contratos, exonerações e liberações de recursos e a revisão de normas burocráticas para dar mais eficiência ao governo. O presidente também deve cobrar de cada ministro as metas dos próximos 100 dias. BOLSONARO assumiu a Presidência há uma semana e pretende reunir sempre às terças-feiras o Conselho de Governo, composto por ele, pelo vice-presidente HAMILTON MOURÃO, pelos ministros de Estado e pelo chefe de gabinete da Presidência.


Dos dois mil 706 detentos de Santa Catarina que tiveram autorização judicial para saída temporária de fim de ano, 77 não retornaram às unidades prisionais até esta segunda-feira. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Estado de Administração Prisional. O índice representa dois vírgula oito por cento do total, queda em relação ao ano passado, quando o percentual foi de quatro por cento. A saída temporária é benefício concedido a detentos do regime semiaberto, com bom comportamento e tempo de cumprimento da pena, sem distinção do crime cometido. O prazo é de sete dias, autorizado pelo juiz de Execução Penal responsável pela comarca onde o preso cumpre pena.


A cúpula da Segurança Pública divulgou nesta segunda-feira o primeiro boletim semanal com dados de homicídios e as principais ocorrências em Santa Catarina na primeira semana de 2019. Foram 15 homicídios entre o dia primeiro e o dia sete de janeiro de 2019 em Santa Catarina. Em 2018, no mesmo período, foram 26. Houve uma queda de 42 por cento. Roubos e furtos também caíram em comparação com o início do ano anterior. Haviam sido registrados 243 roubos em 2018, enquanto em 2019 foram 140. Já os furtos caíram de dois mil e 52 para mil 146.

A Secretaria de Estado da Educação pretende apresentar um plano de reajuste aos servidores da educação que contemple os quatro anos da gestão do governo CARLOS MOISÉS. A afirmação é do novo secretário da pasta, NATALINO UGGIONI. Ele disse que as informações necessárias já estão nas mãos da equipe de governo. Além disso, confirmou que os mil professores chamados em outubro serão nomeados "já no início do governo MOISÉS. Ele afirmou que a prioridade da pasta da Educação em Santa Catarina será a qualidade da educação em sala de aula com um “olhar especial” para o ensino médio.


Tomou posse agora à pouco o novo comandante do décimo quarto Regimento de Cavalaria Mecanizado. O exército de São Miguel do Oeste será comandado pelo tenente coronel CARLOS MOUTINHO VAZ. Ele atuava no Rio de Janeiro e assumiu no lugar do Tenente Coronel LEONARDO DANTAS que foi transferido para Campo Grande. A transmissão do comando do Exército foi prestigiada por autoridades e lideranças do município. As fotos da cerimônia estão no portal da Peperi na internet.


Mais de quatro mil pessoas aderiram à campanha de arrecadação de recursos via conta de luz para o Corpo de Bombeiros em 2018. A informação é do comandante da companhia de São Miguel do Oeste, MICHAEL MAGRINI. Durante todo o ano, uma equipe de bombeiros percorreu a cidade para conversar com os moradores e solicitar a autorização para doação de valores via conta de energia para a corporação. MAGRINI disse que atualmente, três mil 626 pessoas fazem a doação. O número é menor do que o total de adesões porque alguns consumidores não conseguiram efetivar a inclusão do valor na fatura. Ele comentou que o trabalho de visitas para novas doações deve ser retomado nos próximos dias.


A média de colaboração para o Corpo de Bombeiros via conta de luz fica entre três e cinco reais por família. De acordo com comandante da companhia de São Miguel do Oeste, MICHAEL MAGRINI, as pessoas podem autorizar a cobrança de qualquer valor. Por mês, as doações via conta de luz injetam cerca de 10 mil reais no orçamento dos bombeiros do município. MAGRINI disse que a projeção de arrecadação para este ano é de cerca de 120 mil reais. O objetivo da corporação é usar o recurso para a compra de um furgão que será usado como ambulância. O veículo custa cerca de 130 mil reais e a adaptação mais 80 mil reais. Ele acredita que o bombeiros vai reunir o valor necessário para o investimento até o final do ano.


A Secretaria de Educação de São Miguel do Oeste lançou, nesta segunda-feira, o Edital para segunda etapa de inscrições da Educação Infantil 2019. O documento estabelece normas para as inscrições de crianças de quatro meses a três anos e 11 meses nas creches da rede municipal. De acordo com o secretário, PAULO DRUMM, a intenção é assegurar o direito à inscrição para todas famílias do município. Ele disse que os pedidos serão analisados segundo os critérios de seleção definidos por Lei Municipal. Ao todo, são 12 condições analisadas pela secretaria para aceitar ou não os pedidos de matrículas nas creches da cidade. DRUMM disse que as crianças não classificadas passarão a compor uma lista única de espera.


A segunda etapa de inscrições para as creches do município começa amanhã e vai até o dia 23 de janeiro. Os pedidos devem ser entregues junto com a documentação exigida no edital na sede da secretaria de Educação. A divulgação dos classificados será feita no site da prefeitura no dia 30 de janeiro. Poderão ser inscritas nas creches todas as crianças não contempladas com vagas no final de 2018, desde que tenham 04 meses e as mães tenham licença maternidade de igual período. Também podem se inscrevercrianças com 06 meses até três anos e 11 meses ou a completar 04 anos após 31 de março de 2019.


A secretaria de Obras vai retomar o trabalho de recuperação e conservação das estradas no interior de São Miguel do Oeste a partir do dia 17 deste mês. A informação é do secretário VILMAR BONORA. Ele explicou que o município aproveitou as férias coletivas dos servidores para fazer a revisão e manutenção dos veículos do parque de máquinas. BONORA disse que a frota também estará pronta para as atividades de 2019 na próxima semana. Nesse período, a secretaria fez apenas trabalhos emergenciais, como por exemplo, a distribuição de água para alguns moradores do interior que foram afetados pela estiagem de dezembro.


As comemorações do aniversário de emancipação de São Miguel do Oeste foi o principal tema da primeira reunião do colegiado de secretários da prefeitura em 2019. O primeiro encontro do ano ocorreu na manhã desta segunda-feira no gabinete do prefeito WILSON TREVISAN. Ele discutiu com os secretários as ações que devem ser realizadas no mês de fevereiro. No dia 15 do mês que vem, São Miguel do Oeste vai completar 65 anos de emancipação político-administrativa. Os secretários apresentaram os eventos pré-agendados para as festividades do aniversário que foram analisados e debatidos no grupo. A programação ainda não foi fechada.


Alguns eventos da programação dos 65 anos de emancipação de São Miguel do Oeste já estão confirmados. A informação é do prefeito WILSON TREVISAN. Ele antecipou, por exemplo, que a festa de aniversário da cidade terá a confecção do bolo dos 65 anos e apresentações artísticas e culturais na praça Walnir Bottaro Daniel. Além disso, o município já confirmou algumas atividades esportivas na praça Belarmino Annoni, como por exemplo, o festival de vôlei de areia. O encontro do colegiado de secretários também discutiu as primeiras ações das secretarias no ano. TREVISAN disse que as atividades seguem normalmente, a fim de atender toda a população.


A prefeitura de Paraíso já definiu a programação de aniversário dos 27 anos de emancipação do município. De acordo com o prefeito VALDECIR CASAGRANDE, haverá ponto facultativo na quarta-feira dia nove, data de aniversário. O evento festivo foi marcado para o sábado, dia 12 de janeiro. As atividades começam as oito horas da noite com o pronunciamento das autoridades e corte do bolo. Em seguida, acontece o show de humor com o Seu ANIBAL, personagem do comunicador LUCAS PEREIRA da Top 104. A programação prevê ainda show com a dupla EVERTON e MARCOS, queima de fogos e show com a Banda Passarela.


O município de Paraíso chega a 27 anos de emancipação com pouco mais de três mil e 500 habitantes. De acordo com o IBGE, a renda média mensal é de um vírgula nove salário mínimos e a principal atividade econômica ainda é a agricultura. O PIB per capita de 2016 ficou em 24 mil e 900 reais. Na opinião do prefeito VALDECIR CASAGRANDE, o município está se desenvolvendo e obtendo conquistas importantes que repercutem em toda a região, como por exemplo, a ativação do posto de imigração da Polícia Federal nas proximidades da ponte sobre o rio Peperi Guaçu. Para ele, o envolvimento dos moradores, empresários e agricultores tem sido fundamental para o crescimento da cidade.

O comércio de São Miguel do Oeste aumentou as vendas de presentes para o Natal de 2018 na comparação com a mesma data do ano passado. De acordo com o presidente da CDL, IVANDRO SPENGLER o índice de três por cento ficou dentro da expectativa do setor. Ele disse que o otimismo da população pós-eleição levou os consumidores a gastarem mais com os presentes neste ano. Outro fator que impulsionou as vendas foi a campanha de prêmios que sorteou 45 mil reais em vale compras. SPENGLER disse que o ano começou preocupante, mas terminou com um saldo positivo para o comércio local.


O fortalecimento das datas comemorativas é uma das bandeiras da CDL em 2019. A informação é do presidente da entidade, IVANDRO SPENGLER. Ele disse que a nova diretoria se reuniu na semana passada para definir as prioridades do ano e as campanhas de vendas vão receber atenção especial. Além da tradicional ação de natal, com o sorteio de prêmios, a CDL também pretende reativar o Liquida São Miguel. SPENGLER disse que a intenção é reunir as empresas e fazer uma ou duas semanas de promoções para aumentar as vendas. O período e os detalhes do Liquida serão definidos a partir de uma pesquisa que será realizada com os associados da CDL.


Além da campanha de vendas, a CDL tem outras duas grandes prioridades para 2019. Uma delas é a organização da Faismo no mês de novembro. O presidente, IVANDRO SPENGLER disse que os primeiros encaminhamentos já foram dados e que a intenção da CDL é indicar o nome do coordenador geral da edição deste ano. Outra meta da nova diretoria é reforçar as ações voltadas a qualificação dos comerciantes e funcionários do setor.

A servidora efetiva da secretaria de Saúde, FABIANA LOLATO é a nova gerente regional de Saúde. A nomeação da servidora foi publicada no Diário Oficial do Estado de sexta-feira. FABIANA atua na gerencia desde o ano de 2014 e é formada em Engenharia. Nesses cinco anos, ela atuou em contato direto com os gerentes de saúde e vai ocupar o lugar de MIGUEL SCHNEIDER, exonerado no dia dois de janeiro. FABIANA esteve no Peperi Entrevista de hoje e disse que a escolha do nome dela para o cargo foi essencialmente técnica. O Globo em Foco de amanhã vai repercutir as declarações de FABIANA e as metas da nova gerente regional de Saúde.


A gerencia regional do Meio Ambiente no extremo-oeste será ocupada por RODRIGO ESKUDLARK. A nomeação do novo gerente do IMA foi publicada no Diário Oficial do estado de ontem. Ele vai ocupar o lugar de AIRTON FAVERO que pediu exoneração e teve o desligamento da função confirmado na última sexta-feira. A gerência de Educação continua com o professor MOACIR MARTELLO, pelo menos até o mês de abril. Os gerentes regionais da Epagri, JONAS RAMON e da Cidasc, MANUELA ROCHA, também permanecem nos cargos até o final do primeiro trimestre. Até lá, o novo governo vai definir se mantém ou se altera os responsáveis por essas estruturas regionais.


A Polícia Militar de São Miguel do Oeste flagrou uma situação descarte irregular de lixo hospitalar. De acordo com a PM, um morador do centro da cidade ligou para o telefone 190 e denunciou a existência de resíduos de hospital em uma lixeira na rua Marcílio Dias, em frente ao Cemitério Municipal. No local, foram encontradas diversas seringas com agulhas e ampolas de medicamentos. O material foi recolhido e encaminhado para a secretaria de Saúde. O município deu o destino correto para os objetos.


A Polícia Militar Rodoviária de São Lourenço do Oeste apreendeu uma caminhonete roubada carregada com cigarros do Paraguai. A apreensão ocorreu durante uma operação de rotina na SC 157. Os policiais abordaram uma caminhonete Amarok, conduzida por um homem de 42 anos. O veículo estava carregado com cigarros contrabandeados. A caminhonete estava com as placas adulteradas e o veículo havia sido roubado no Paraná. O condutor, caminhonete e carga foram encaminhados para a Polícia Federal de Chapecó.


Um motociclista ficou ferido ao colidir contra um caminhão nesta segunda-feira. O acidente aconteceu no começo da tarde de ontem no interior do município de Barra Bonita. A colisão aconteceu na linha Alto Caçador e envolveu um caminhão de leite, placas de São João do Oeste, e uma Honda de Guaraciaba. Segundo informações do motorista do caminhão, ele entrava em uma via secundária na linha Alto Caçador quando o motociclista colidiu na lateral do veículo. O Corpo de Bombeiros foi chamado e fez o atendimento da vítima. O condutor da moto sofreu ferimentos graves e foi levado até o Hospital Regional onde recebeu atendimento médico.


A idosa atropelada no centro de São Miguel do Oeste no final de dezembro morreu na tarde de ontem no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. De acordo com a assessoria de imprensa do hospital, NILDA TEREZINHA ANTUNES, de 60 anos, teve parada cardiorrespiratória e morreu no final da tarde. A mulher foi atropelada por uma caminhonete Hilux na rua Santos Domunt, centro da cidade, no dia 28 de dezembro. O Corpo de Bombeiros foi acionado e prestou os primeiros socorros. Ela permaneceu cerca de dez dias internada, mas não resistiu aos ferimentos e morreu ontem.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.