ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 08/01/19

O tempo é de..... A previsão para as próximas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 29 graus. A mínima das últimas horas foi de 18 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Atalaia, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a terça-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 70 centavos para a compra e três reais e 90 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 20 centavos para a compra e quatro reais e 50 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a nove vírgula cinco centavos para a compra e 10 centavos para venda.

O primeiro-ministro francês, EDOUARD PHILIPPE, anunciou nesta segunda-feira um plano para proibir manifestações não autorizadas, como parte das medidas do governo para tratar de acabar com sete semanas de protestos dos chamados "coletes amarelos". Ele anunciou que em breve haverá um reforço das sanções contra agitadores e manifestações não autorizadas, após os atos de violência ocorridos durante a oitava jornada de protesto dos "coletes amarelos", no sábado passado. PHILIPPE prometeu para os próximos atos um dispositivo de segurança "considerável".

A ministra de Segurança da Argentina, PATRICIA BULLRICH, confirmou nesta segunda-feira a criação de um projeto de lei para reduzir a maioridade penal para 15 anos em caso de "crimes graves". A proposta será apresentada na próxima sessão extraordinária do Congresso, que deve acontecer em fevereiro. Além disso, ela detalhou que a diminuição da idade a partir da qual um indivíduo responde como adulto perante a lei está acompanhada de um "regime socioeducativo" que possa "impedir que este jovem siga e avance na carreira delitiva".

O Peru vai proibir a entrada do presidente da Venezuela, NICOLÁS MADURO, e dos integrantes da cúpula de seu governo no país, bem como suas transferências bancárias. O chanceler peruano NÉSTOR POPOLIZIO acrescentou que a medida entrará em vigor imediatamente. A decisão é uma das ações concretas que os países do Grupo de Lima acordaram na sexta-feira passada, na capital peruana, em repúdio ao segundo mandato de MADURO, que começará na próxima quinta.

A defesa do ex-presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVa apresentou, nesta segunda-feira, as alegações finais no processo da Operação Lava Jato que apura se ele recebeu propina por meio da reforma de um sítio em Atibaia. Os advogados pedem a absolvição por "insuficiência de provas" e "atipicidade das condutas" do processo. LULA é acusado pelo Ministério Público Federal ter se beneficiado, por meio das obras no sítio, com parte do pagamento de propina de pelo menos 128 milhões pela Odebrecht e de outros 27 milhões por parte da OAS. Segundo a denúncia, as melhorias no imóvel totalizaram um milhão de reais. A defesa alega que o ex-presidente "não é e jamais foi" proprietário do sítio e que não há como provar que ele soubesse das reformas.

O recém-empossado presidente da Caixa Econômica Federal, PEDRO GUIMARÃES, indicou, nesta segunda-feira, que deverá reajustar com base no cobrado pelo mercado os juros destinados aos trabalhadores de classe média que optam pelo financiamento habitacional. Porém, os juros mais baixos serão mantidos para quem tem renda inferior. Segundo o presidente da Caixa, os juros menores estarão garantidos nas operações do programa Minha Casa Minha Vida, que subsidia imóveis para a população de baixa renda, mas haverá aumento de juros para a classe média.

O presidente JAIR BOLSONARO comanda nesta terça-feira no Palácio do Planalto a segunda reunião ministerial do novo governo. A expectativa é que, na reunião, os ministros avancem nas discussões sobre as propostas que serão implementadas nas próximas semanas, a revisão de contratos, exonerações e liberações de recursos e a revisão de normas burocráticas para dar mais eficiência ao governo. O presidente também deve cobrar de cada ministro as metas dos próximos 100 dias. BOLSONARO assumiu a Presidência há uma semana e pretende reunir sempre às terças-feiras o Conselho de Governo, composto por ele, pelo vice-presidente HAMILTON MOURÃO, pelos ministros de Estado e pelo chefe de gabinete da Presidência.

Dos dois mil 706 detentos de Santa Catarina que tiveram autorização judicial para saída temporária de fim de ano, 77 não retornaram às unidades prisionais até esta segunda-feira. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Estado de Administração Prisional. O índice representa dois vírgula oito por cento do total, queda em relação ao ano passado, quando o percentual foi de quatro por cento. A saída temporária é benefício concedido a detentos do regime semiaberto, com bom comportamento e tempo de cumprimento da pena, sem distinção do crime cometido. O prazo é de sete dias, autorizado pelo juiz de Execução Penal responsável pela comarca onde o preso cumpre pena.

A cúpula da Segurança Pública divulgou nesta segunda-feira o primeiro boletim semanal com dados de homicídios e as principais ocorrências em Santa Catarina na primeira semana de 2019. Foram 15 homicídios entre o dia primeiro e o dia sete de janeiro de 2019 em Santa Catarina. Em 2018, no mesmo período, foram 26. Houve uma queda de 42 por cento. Roubos e furtos também caíram em comparação com o início do ano anterior. Haviam sido registrados 243 roubos em 2018, enquanto em 2019 foram 140. Já os furtos caíram de dois mil e 52 para mil 146.

A Secretaria de Estado da Educação pretende apresentar um plano de reajuste aos servidores da educação que contemple os quatro anos da gestão do governo CARLOS MOISÉS. A afirmação é do novo secretário da pasta, NATALINO UGGIONI. Ele disse que as informações necessárias já estão nas mãos da equipe de governo. Além disso, confirmou que os mil professores chamados em outubro serão nomeados "já no início do governo MOISÉS. Ele afirmou que a prioridade da pasta da Educação em Santa Catarina será a qualidade da educação em sala de aula com um “olhar especial” para o ensino médio.

Psicóloga chama atenção para a importância das férias. JOCIMARA BERNARDI, de Campo Erê, garante que isso é necessário para haver um equilíbrio no organismo. Quando se atua em longas jornadas, sob pressão, aumentam os hormônios do estresse, afetando a saúde física e emocional. Pesquisas apontam que pessoas que não tiram um descanso por ano, estão mais perto de desenvolver depressão, ansiedade, dores pelo corpo e problemas no coração.

Relaxar diminui o cortisol e demais hormônios negativos. Mas a psicóloga adverte que, mesmo nas férias, se deve manter hábitos saudáveis como dormir, se alimentar bem e praticar exercício. Isso vai acionar os bons hormônios como a cerotonina e a dopamina. JOCIMARA acrescenta que a neurociência tem nas férias a reprogramação do cérebro. O ideal, diz ela, é que a pessoa tire uma folga pelo menos alguns dias no ano. 5 dias já ajudam. Mesmo que não se consiga viajar, é preciso fazer atividades prazerosas, completa.

Bom ano para o Hospital Santo Antônio. Com otimismo, o diretor OLIDES LUNARDI informa que a instituição melhorou a qualidade física. Mais de 700 mil reais foram investidos na troca do telhado e no sistema elétrico. Além disso, foram feitas melhorias nos quartos. As camas, que eram manuais, agora funcionam com sistema elétrico. Foi investido ainda na alimentação, com a contratação de uma nutricionista que trabalha com exclusividade para os pacientes.

Há quatro anos a direção do Hospital Santo Antônio se preparava para realizar as reformas. OLIDES LUNARDI quer, agora em 2019, investir mais ainda. Ele acredita que para o hospital de Campo Erê, 2019 será tão bom quanto foi o ano passado. É preciso contratar mais um médico. O diretor destaca que é preciso buscar um profissional que se enquadra no perfil do grupo.

Foi um ano de muito aprendizado. Assim, ROSELI GOELLEN – coordenadora do Núcleo do Comércio, de Santa Terezinha do Progresso, começa avaliando 2018. O período foi difícil, complementa ela, esperando que agora o grupo seja fortalecido com mais integrantes. O núcleo é formado somente por 12 empresários e ROSELI quer que de agora em diante esse número cresça para que os empresários, unidos, busquem soluções.

Ano foi muito turbulento, com manifestações, mas também foi produtivo. O balanço é feito por FÁTIMA CIVIDINI – coordenadora do Movimento das Mulheres Camponesas de Saltinho e região. Acrescenta que as principais atividades começaram em 8 de março, e a partir daí aconteceram vários seminários e o congresso do povo. A maior manifestação do MMC aconteceu pelos 35 anos, que serviu, inclusive, para fechar o ano, em Chapecó. FÁTIMA ANUNCIA para os dias 24 e 25, agora, planejamento para o ano. Ela encerra dizendo que quando se tem objetivos, não se cansa.

Formação dos alunos do Cedup Campo Erê contribui para o desenvolvimento da região e de outros pontos do país. A frase é do diretor JOSÉ PLAZITO, que comemora os 30 anos da instituição. Ele comenta, com orgulho, que a escola agrícola já recebeu aluno até do Amazonas. Cedup Campo Erê ficou em terceiro lugar na avaliação do Conea, na avaliação das escolas agrícolas de Santa Catarina, que tem 12 estabelecimentos.

Cedup teve duas formaturas ano passado, contando com o pós médio. A escola não pára suas atividades, já que desempenha suas funções em fins de semana e nos feriados. O diretor JOSÉ PLAZITO espera agora, para 2019, ainda mais atenção das autoridades para o ensino agrícola, na formação de técnicos.

Atender bem os associados. Essa é uma preocupação constante da direção do Sintraf de Anchieta, garante o presidente VALDECI CELLA. Salienta o trabalho realizado com várias parcerias como a Cooper Anchieta, que tem grupos de agricultores com certificação de produção orgânica. O dirigente destaca como excelente a realização, ano passado, da feira de sementes crioulas. CELLA faz questão de destacar que o município tem um horto medicinal, bastante visitado. Ele prevê um ano de muito trabalho e espera que os novos governantes olhem para os pequenos produtores.

Ano de desafios. Para CLAUDIO POST, presidente da Cooper Auriverde, com filial em Santa Terezinha do Progresso, assim foi 2018. Salienta que eles foram superados com sabedoria e muito empenho. Foi também de comemoração porque a Cooperativa Regional Auriverde, com matriz em Cunha Porã, completou 50 anos. Os governos prometem muitas mudanças e isso gera expectativas, diz POST. Ele quer que o novo ano traga segurança e respeito aos trabalhadores para cada um realizar seus projetos pessoais.

Ano não foi como se esperava. Quem observa é OLAVIO JACOB – presidente da Cooper Progresso, que compra e vende leite para os associados, em Santa Terezinha do Progresso. Ocorrem muitas barreiras, reclama ele, como queda acentuada no preço do produto e as exigências na produção cada vez maiores. Tem ainda a concorrência de empresas bem maiores. Além de tudo, a partir de fevereiro será exigida a normativa 51, que por várias vezes foi adiada. Isso vai obrigar o produtor a investir ainda mais. Presidente da Cooper progresso não tem remuneração, faz questão de frisar OLAVIO JACOB.

No balanço do presidente da Cooperalfa o ano foi conturbado pelas inseguranças política e econômica. ROMEU BETI enfoca, por outro lado, que ocorreram boas safras, principalmente de milho, soja e feijão. Já, a produção de carnes e leite tiveram problemas com os preços abaixo do necessário para quem produz. Agroindústria fechou 2018 no negativo, observa ele. Para a Cooperalfa, apesar de tudo, o presidente considera um período de conquistas. ROMEU BETI acredita que 2019 será mais tranquilo porque aposta num equilíbrio e na recuperação das agroindústrias.

Todos os projetos analisados e votados foram para o bem da população. O comentário é de VOLMIR BRAGAGNOLI, novo presidente da Câmara Municipal de Santa Terezinha do Progresso. Ele faz questão de dizer que sente muito orgulho pelo cargo e quer que Câmara e prefeitura trabalhem juntas em favor dos interesses do povo. BRAGAGNOLI almeja 2019 ainda melhor.

Ações são intensificadas para o Itaipu Rural Show. FERNANDO ROHR- Coordenador Técnico da feira, frisa que já estão na reta final os preparativos para o evento agrícola que ocorre de 30 de janeiro a 02 de fevereiro em Pinhalzinho. Agora, o trabalho está concentrado na infraestrutura, com o preparo dos canteiros e montagem dos stands. De acordo com ROHR, o objetivo da organização é debater os assuntos que são importantes na cadeia produtiva, entre eles, a qualidade do leite.

Coordenador ressalta que o Itaipu Rural Show se destaca de outras feiras.Segundo RORN, isso se deve pelas abordagens dos temas de forma direta e pelas práticas demonstrativas. FERNANDO convida a todas as pessoas para participar de mais uma edição da feira. Estarão com muitas novidades e inovações, tudo isso para levar ao homem do campo todas as alternativas disponíveis para ele se tornar ainda mais competitivo no mercado.

Setor do Bolsa Família volta atender em fevereiro. CLAUDIA DA SILVA- Gestora do programa em Campo Erê ressalta que os atendimentos no cadastro único iniciam no dia primeiro. CLAUDIA afirma que a atualização do Benefício de Prestação Continuada- BPC que deviam ter sido encerradas em dezembro, foram prorrogadas. De acordo com ela, em Campo Erê seis pessoas não foram localizadas para realizar o cadastro. A gestora salienta que assim que iniciar as atividades do ano, em fevereiro, as pessoas podem tirar suas dúvidas sobre os programas direto no setor, localizado no CRAS do município.

Câmara de Vereadores devolve dinheiro ao executivo. LINDOMAR LAMP vereador e ex presidente da câmara de São Bernardino destaca que foi devolvido o montante de 94 mil reais. O vereador salienta que isso graças à economia feita pela casa legislativa. LINDOMAR afirma que esse dinheiro devolvido à administração, devem ser investidos em melhorias de diversas áreas nesse ano. Salienta que cortes foram feitos para que esse dinheiro sobrasse e fosse investido no bem estar da população.

Economia foi superior à registrada em 2017. Segundo LINDOMAR LAMP, naquele ano o repasse da Câmara para a Prefeitura foi de apenas mil 256 reais, bem abaixo do que foi repassado em 2018 com os 94 mil reais. Afirma que todos os vereadores foram em busca de recursos para o município e com a economia dos gastos foi possível chegar a esse valor final.

Quarenta e três projetos foram aprovados em 2018. A informação é de LINDOMAR LAMP- Vereador e ex presidente da Câmara de Vereadores de São Bernardino. Salienta que dentre esses, alguns geraram polêmica e outros foram bem aceitos.Cita, por exemplo, o programa bônus sementes de pastagens que voltou a ser desenvolvido pelo município, além de outros bônus que serão repassados aos munícipes no decorrer do ano. LINDOMAR avalia positivamente o seu mandato como presidente, que encerrou no final do ano, e ressalta que as transmissões feitas pela rádio Atalaia serviram para dar transparência aos trabalhos e espera que nesse ano sejam mantidas pela nova presidência, pelos resultados obtidos pela câmara.

Veículo sai da pista e capota na SC 160. O acidente ocorreu ontem, em Campo Erê, saída para Saltinho, a cerca de três quilômetros do CEDUP. De acordo com Corpo de Bombeiros, o veículo Hyundai IX35, placas de Belo Horizonte, saiu da pista e capotou. A condutora, de 28 anos, não se feriu. Os bombeiros precisaram lavar a pista após o acidente devido ao óleo que ficou esparramado. A Polícia Militar acompanhou a ocorrência.

Motorista é preso com caminhonete roubada e contrabando. A Polícia Militar Rodoviária de São Lourenço do Oeste, abordou ontem na SC 157 uma caminhonete VWAmarok, condutor de 42 anos. Em revista veicular foi constatado que estava carregado com cigarros oriundos do Paraguai.Ao serem conferidos os documentos, constatou-se que estava com as placas adulteradas e que o veículo havia sido roubado no Paraná.O condutor, caminhonete e carga foram encaminhados para a Polícia Federal de Chapecó.

CLAUDIO LEITE continua em estado gravíssimo. Isso é o que diz o boletim médico, informado pela Policlínica dePato Branco na manhã de hoje. De acordo com as informações, Ferrão, está na UTI e corre perigo de morte. Ele é suspeito de cometer o homicídio contra VALDERI DA SILVA, no dia primeiro pela manhã em Campo Erê, e no final da tarde, foi vítima de disparos de arma de fogo, na SC 305, saída para São Lourenço. Ferrão foi socorrido e encaminhado ao hospital Santo Antônio, mas devido à gravidade dos ferimentos, foi transferido para Pato Branco.

Ladrão toma carro de assalto, faz refém e acaba baleado pela vítima. Foi por volta das 16 horas e 30 minutos de ontem em Francisco Beltrão. Um funcionário de uma empresa de veículos estava guardando um novo Fusca quando foi rendido por um assaltante armado com uma pistola. O homem o obrigou a entrar no banco do caroneiro, efetuou disparos na loja e o fez refém roubando o carro. No trevo da PR-180, o refém entrou em luta corporal com o bandido, mesmo com o veículo em movimento. A vítima tomou a arma e efetuou disparos acertando o assaltante, que perdeu o controle da direção. O assaltante fugiu para o matagal. O refém controlou o carro e rapidamente chegaram os policiais militares que localizaram o assaltante baleado no meio de uma mata. O homem foi encaminhado ao hospital, o refém não se feriu.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora da Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.