ÁUDIOS
Cedro entrevista

Cedro Entrevista 08/01/2019

-FINANCIAMENTO HABITACIONAL PODE TER JUROS MAIS CAROS PARA CLASSE MÉDIA
-ESTADO DEVE APRESENTAR PLANO DE REAJUSTE PARA SERVIDORES DA EDUCAÇÃO
-PATRONAGEM ESPERA QUE CONSTRUÇÃO DO NOVO CTG INICIE NO 1º SEMESTRE
-CONVÊNIO PREVÊ REPASSES DE CEM MIL REAIS ANUAIS PARA APAE
-GOVERNO NOMEIA NOVA GERENTE DA SAÚDE PARA O EXTREMO OESTE
-PROJETO QUINTAIS PRODUTIVOS ATENDE 78 MUNICÍPIOS COM OFICINAS
-ROTEIROS TURÍSTICOS INCLUEM ESPORTES RADICAIS PARA ATRAIR VISITANTES
-BOMBEIROS INICIAM VISTORIAS DE SEGURANÇA EM ESTABELECIMENTOS DA COMARCA
-PAI E FILHO SÃO FLAGRADOS COM DEZENAS DE PRODUTOS FURTADOS EM ANCHIETA
-MULHER FERIDA EM ATROPELAMENTO MORRE APÓS NOVE DIAS DE INTERNAÇÃO

O tempo é nublado no Extremo Oeste. A previsão para as próximas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 29 graus. A mínima das últimas horas foi de 18 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a terça-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 70 centavos para a compra e três reais e 90 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 20 centavos para a compra e quatro reais e 50 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a nove vírgula cinco centavos para a compra e 10 centavos para venda.

O primeiro-ministro francês, EDOUARD PHILIPPE, anunciou nesta segunda-feira um plano para proibir manifestações não autorizadas, como parte das medidas do governo para tratar de acabar com sete semanas de protestos dos chamados "coletes amarelos". Ele anunciou que em breve haverá um reforço das sanções contra agitadores e manifestações não autorizadas, após os atos de violência ocorridos durante a oitava jornada de protesto dos "coletes amarelos", no sábado passado. PHILIPPE prometeu para os próximos atos um dispositivo de segurança "considerável".

A ministra de Segurança da Argentina, PATRICIA BULLRICH, confirmou nesta segunda-feira a criação de um projeto de lei para reduzir a maioridade penal para 15 anos em caso de "crimes graves". A proposta será apresentada na próxima sessão extraordinária do Congresso, que deve acontecer em fevereiro. Além disso, ela detalhou que a diminuição da idade a partir da qual um indivíduo responde como adulto perante a lei está acompanhada de um "regime socioeducativo" que possa "impedir que este jovem siga e avance na carreira delitiva".

O Peru vai proibir a entrada do presidente da Venezuela, NICOLÁS MADURO, e dos integrantes da cúpula de seu governo no país, bem como suas transferências bancárias. O chanceler peruano NÉSTOR POPOLIZIO acrescentou que a medida entrará em vigor imediatamente. A decisão é uma das ações concretas que os países do Grupo de Lima acordaram na sexta-feira passada, na capital peruana, em repúdio ao segundo mandato de MADURO, que começará na próxima quinta.

A defesa do ex-presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA apresentou, nesta segunda-feira, as alegações finais no processo da Operação Lava Jato que apura se ele recebeu propina por meio da reforma de um sítio em Atibaia. Os advogados pedem a absolvição por "insuficiência de provas" e "atipicidade das condutas" do processo. LULA é acusado pelo Ministério Público Federal ter se beneficiado, por meio das obras no sítio, com parte do pagamento de propina de pelo menos 128 milhões pela Odebrecht e de outros 27 milhões por parte da OAS. Segundo a denúncia, as melhorias no imóvel totalizaram um milhão de reais. A defesa alega que o ex-presidente "não é e jamais foi" proprietário do sítio e que não há como provar que ele soubesse das reformas.

O recém-empossado presidente da Caixa Econômica Federal, PEDRO GUIMARÃES, indicou, nesta segunda-feira, que deverá reajustar com base no cobrado pelo mercado os juros destinados aos trabalhadores de classe média que optam pelo financiamento habitacional. Porém, os juros mais baixos serão mantidos para quem tem renda inferior. Segundo o presidente da Caixa, os juros menores estarão garantidos nas operações do programa Minha Casa Minha Vida, que subsidia imóveis para a população de baixa renda, mas haverá aumento de juros para a classe média.

O presidente JAIR BOLSONARO comanda nesta terça-feira no Palácio do Planalto a segunda reunião ministerial do novo governo. A expectativa é que, na reunião, os ministros avancem nas discussões sobre as propostas que serão implementadas nas próximas semanas, a revisão de contratos, exonerações e liberações de recursos e a revisão de normas burocráticas para dar mais eficiência ao governo. O presidente também deve cobrar de cada ministro as metas dos próximos 100 dias. BOLSONARO assumiu a Presidência há uma semana e pretende reunir sempre às terças-feiras o Conselho de Governo, composto por ele, pelo vice-presidente HAMILTON MOURÃO, pelos ministros de Estado e pelo chefe de gabinete da Presidência.

Dos dois mil 706 detentos de Santa Catarina que tiveram autorização judicial para saída temporária de fim de ano, 77 não retornaram às unidades prisionais até esta segunda-feira. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Estado de Administração Prisional. O índice representa dois vírgula oito por cento do total, queda em relação ao ano passado, quando o percentual foi de quatro por cento. A saída temporária é benefício concedido a detentos do regime semiaberto, com bom comportamento e tempo de cumprimento da pena, sem distinção do crime cometido. O prazo é de sete dias, autorizado pelo juiz de Execução Penal responsável pela comarca onde o preso cumpre pena.

A cúpula da Segurança Pública divulgou nesta segunda-feira o primeiro boletim semanal com dados de homicídios e as principais ocorrências em Santa Catarina na primeira semana de 2019. Foram 15 homicídios entre o dia primeiro e o dia sete de janeiro de 2019 em Santa Catarina. Em 2018, no mesmo período, foram 26. Houve uma queda de 42 por cento. Roubos e furtos também caíram em comparação com o início do ano anterior. Haviam sido registrados 243 roubos em 2018, enquanto em 2019 foram 140. Já os furtos caíram de dois mil e 52 para mil 146.

A Secretaria de Estado da Educação pretende apresentar um plano de reajuste aos servidores da educação que contemple os quatro anos da gestão do governo CARLOS MOISÉS. A afirmação é do novo secretário da pasta, NATALINO UGGIONI. Ele disse que as informações necessárias já estão nas mãos da equipe de governo. Além disso, confirmou que os mil professores chamados em outubro serão nomeados já no início do governo MOISÉS. Ele afirmou que a prioridade da pasta da Educação em Santa Catarina será a qualidade da educação em sala de aula com um “olhar especial” para o ensino médio.

Trabalhos das invernadas artísticas divulgam a cultura tradicionalista de SJCedro em outras regiões. A opinião é do patrão do CTG Mate Amargo CLAUDEMIR BOESING. Ele revela que as participações em festivais e eventos regionais e fora do Estado estão divulgando o trabalho feito nos ensaios e empenho não apenas dos grupos de dança, mas também, nas competições individuais. O patrão percebe que a cada ano os resultados e classificações estão melhorando e trazendo mais interessados para ampliar os grupos inclusive com dançarinos de outros municípios. Citou ainda a etapa do festival da cultura gaúcha que SJCedro sediou em setembro reunindo mais de duas mil pessoas. Segundo ele, o comércio e vários setores também saíram ganhando com o evento. Para este ano, ALEMÃO acredita que a construção do novo CTG seja a principal expectativa dos tradicionalistas que precisam do espaço para bailes e jantares. Segundo ele, as terraplenagens devem começar no final deste mês. Em fevereiro o projeto deve ser apresentado pela administração para comunidade. Ele espera que a obra inicie ainda no primeiro semestre.

Apae e prefeitura de Guarujá do Sul celebram convênio para este ano. Conforme o presidente da escola especial Caminho Aberto, LAURO MASSMANN desde que a atual administração assumiu foi feito um convênio visando repasse para entidade que foi de aproximadamente 70 mil reais em 2017 e 2018. Para este ano o valor aumentou e será de cem mil reais. O presidente afirma que as parcerias são fundamentais para manter a instituição em funcionamento com todos os serviços. Com o montante estão inclusos os gastos com a merenda e compra de materiais. MASSMANN revela que são cinco funcionários atuando pelo Sus, dois mantidos pela escola e outros professores efetivos e ACTs disponibilizados pela Fundação Catarinense de Educação Especial, totalizando 14 servidores. A Apae de Guarujá do Sul terá neste ano 33 alunos frequentando as aulas diariamente e 12 que participam apenas dos serviços do Sus. Ele explica que a equipe está percorrendo as escolas e creches para avaliar outros casos que eventualmente necessitem de intervenções e encaminhamento para a escola especial.

A dívida do governo estadual com a saúde caiu de cerca de um bilhão de reais para cerca de 500 milhões de reais em menos de um ano. A informação é do ex-gerente regional de saúde, MIGUEL SCHNEIDER. Ele disse que assumiu o cargo no mês de maio e exatamente no período em que EDUARDO PINHO MOREIRA colocou a saúde e a segurança pública como prioridades. SCHNEIDER comentou que o governador, junto com as regionais, promoveu um esforço concentrado para reduzir as despesas e o tamanho da dívida do setor. Ele disse que o quadro dificultou os investimentos e novos projetos, mas a saúde pública fechou o ano em uma condição muito melhor.

Apesar das dificuldades financeiras, a gerência regional de saúde conseguiu avanços no processo de regionalização e ampliação dos serviços. De acordo com o ex-gerente regional de saúde, MIGUEL SCHNEIDER, houve uma ampliação da oferta de atendimentos especializados e mutirões para reduzir a fila de espera por operações eletivas. Outra conquista foi a abertura do setor de oncologia. SCHNEIDER citou que a regional de saúde também fechou o ano com as contas praticamente em dia com os hospitais e municípios do Extremo Oeste. A exoneração do ex-gerente regional de Saúde do cargo foi publicada no Diário Oficial do Estado na última semana. MIGUEL disse que havia um entendimento para que ele permanecesse na função até março ou abril em uma espécie de transição até a nomeação do novo gerente. Ele explicou que vai assumir um cargo na câmara de vereadores de Itapiranga e por isso solicitou a exoneração agora. Em seu lugar assumiu ontem a servidora efetiva, FABIANA LOLATTO.

A Secretaria de Agricultura de Princesa está priorizando a produção de silagem para os agricultores do município. Essa é a uma das preocupações da pasta desde o mês de dezembro. De acordo com o secretário de agricultura, RODI KOBER os quatro tratores da prefeitura e outros terceirizados estão sendo usado para atender os produtores rurais, mas, devido ao bônus agrícola várias famílias e vizinhos se organizam por conta própria. Ele disse que o número de famílias atendidas deve reduzir neste ano devido a essa alteração no programa. RUDI destacou que as lavouras tiveram um bom desenvolvimento no começo, o que deve resultar em uma silagem de melhor qualidade para o rebanho leiteiro, mas, em menor volume. Algumas lavouras plantadas do milho para grão terão colheita para confecção de silagem devido ao clima seco da semana passada. O secretário reconhece que a falta de chuvas antecipou a colheita em muitos locais. Conforme ele houve problemas com falta de água até mesmo nas propriedades. Os dados dos prejuízos serão calculados nos próximos dias.

Projeto Quintais Produtivos atendeu mais de 70 municípios catarinenses no ano passado. A presidente estadual do movimento das mulheres camponesas, LUCIMAR ROMAN relatava que 78 cidades receberam as oficinas e cursos que tem como foco o incentivo a produção de alimentos em pequenos espaços. Ela informa que são incentivadas as criações de hortas com legumes, temperos, chás e ervas medicinais em vasos de flores que podem ser cultivados em sacadas, janelas. ou nos quintais para quepossui terrenos e pátio. Também existe orientação para aquelas que querem investir em hortos ou estufas maiores para venda. Há incentivo ao uso de matéria orgânica para adubar o solo. No entanto, a ideia é reduzir custos com a compra destes alimentos ou temperos que podem ser mantidos em casa o ano todo. LUCIMAR comenta que as atividades foram feitas em grupos de mães, sindicatos e casa familiar rural. Ela explica que foram formadas monitoras que estão promovendo as oficinas do programa. Ela lembra que o movimento ainda precisa de apoio no fomento as ações que valorizem as agricultoras também levando esclarecimentos sobre a leis e reformas da previdência prevista e que pode refletir nos segurados especiais.

O Peperi Debates falou a estruturação do turismo no Extremo Oeste. Depois um longo trabalho, a região parece ter alcançado outro patamar no setor, com o desenvolvimento de um roteiro e com destinos turísticos mais consolidados. O programa discutiu se de fato a região vive um novo momento do turismo e as consequências desse quadro para o desenvolvimento local. O debate reuniu a coordenadora da região turística Caminhos da Fronteira, MARIA ZANIN, o coordenador do colegiado de turismo da Ameosc, MATEUS DAL PONTE e o empresário do setor ANDERSON CAVASIN. MARIA ZANIN diz que algumas ações que colocam a região acima do estágio anterior foram consolidadas nos últimos anos. Ela observa que antes se falava em vontades e no potencial e agora existem produtos organizados, iniciativas importantes e um roteiro definido. Ela considera que a região precisa eleger a sua identidade que na visão dela é o turismo de aventura leve e vivência.

O um longo caminho já foi percorrido e o estágio atual do turismo é resultado de um trabalho que começou há muitos anos. De acordo com o coordenador do colegiado de secretários de turismo da Ameosc, MATEUS DAL PONTE, a região está colhendo os frutos de toda essa mobilização e envolvimento de empresários, governos e entidades. Ele cita que para dar certo, a população ainda precisa entender o que o turismo significa. O presidente comenta que nem todos os municípios estão preparados e organizados. Ele considera que a elaboração do roteiro turístico caminhos da fronteira foi um passo importante que agora precisa ser operacionalizado. Para DAL PONTE, as prefeituras e a Ameosc também compreenderam que a região ainda pode ganhar muito com o desenvolvimento do setor do turismo, mas que precisam investir em alguns pontos como melhorias de estradas, rodovias, placas e demais questões que envolvam localização e transporte.

A região superou a fase de que tinha apenas potencial para se tornar um destino turístico cada vez mais visitado. A declaração é do empresário de Anchieta que atua na área do ecoturismo, ANDERSON CAVASIN. Ele afirma que nos últimos anos, muitas pessoas perceberam que o turismo pode ser, de fato, uma atividade econômica importante e passaram a investir em empreendimentos no setor. O empresário comentou que muitas pessoas passam pela região para tomar outro destino final como Argentina e Chile, ou mesmo no caso do estrangeiro o litoral, e o número de visitantes que aproveitam essa passagem para fazer turismo está crescendo. Ele também entende que o turismo interno, com as pessoas de uma cidade visitando outras, pode ser melhor explorado. Para ANDERSON, o turismo regional avançou bastante, mas tem um potencial para crescer ainda mais na questão de esportes como voo livre, rapel, paraquedismo, balonismo entre outros. Ele percebe também que existe um público que busca por fotos e por isso os envolvidos precisam se adequar a essa realidade.

Bombeiros de SJCedro registraram 1.400 ocorrências ano passado. O comandante do quartel, IVAIR GANZER, comenta que a média de ocorrências é grande e inclusive supera municípios maiores, o que exige também um efetivo maior. O comandante comemorou a vinda de dois novos militares para compor as guarnições há cerca de 40 dias. Ele informa que o total de ocorrências nos municípios de abrangência da companhia de Dionísio Cerqueira foi de 3.800. O sargento revela que grande parte delas exigem uma atuação conjunta com um acidente no domingo antes do Natal que matou quatro pessoas. O trabalho contou com reforço de guarnições de SJCedro, Guaraciaba e SMOeste. O comandante citou ainda os casos de incêndio em 2018, um deles com óbito, porém, a corporação não foi acionada. GANZER relata que houve mudança nos chamados com a implantação de uma central regional de emergência. Para esse ano a corporação espera aumento na quantidade de bombeiros comunitários a partir do curso avançado. Existe também uma tratativa com a administração para construção de uma sala de aula para as novas turmas e demais cursos. O objetivo é também criar uma praça esportiva que beneficie os moradores do Bairro São Cristóvão e da área industrial.

Corpo de Bombeiros inicia trabalho de vistoria nos três municípios. O comandante da corporação IVAIR GANZER lembra que a partir da mudança na legislação municipal, os bombeiros militares precisam fazer as vistorias nos estabelecimentos nos primeiros três meses do ano. A partir do parecer emitido pelos bombeiros a prefeitura poderá conceder o alvará de funcionamento para os estabelecimentos. Ele explica que são classificadas como edificações de baixa ou de alta complexidade e a vistoria varia conforme a instrução normativa, levando em consideração alguns fatores como aglomeração de pessoas. Segundo ele, serão vistoriados todos os estabelecimentos que têm mais de 750 metros quadrados e menores, mas com fator de risco como fábricas de móveis e oficinas. A taxa não teve reajuste. São Na maior parte dos casos são exigidos extintores, saída de emergência e sinalizações. O valor arrecadado por ano é cerca de 120 mil reais para o quartel de SJCedro. A partir da extinção do Funrebom essa é a maior receita da corporação.

De cada dez reclamações encaminhadas ao Procon regional, seis foram contra serviços essenciais, como telecomunicações, energia e água. A maioria são contra empresas de telefonia. De acordo com a diretora do órgão, ANALU MEZZOMO, os casos mais comuns são de cobrança indevida e de não entrega do que foi contratado com o consumidor. Ela explicou que os fornecedores locais costumam resolver a reclamação rapidamente. Já as empresas de fora levam mais tempo para dar uma resposta para o problema do consumidor. ANALU explicou que o prazo principal é da garantia legal. No caso de produtos duráveis, o consumidor tem 90 dias para fazer a reclamação. Para bens não duráveis, o prazo é de um mês depois da compra. Ela reforçou que é muito importante que o consumidor procure a empresa e só depois vá ao Procon com documentos pessoais, notas fiscal, contratos e outros documentos para a avaliação especifica do caso. Em SJCedro, o serviço de proteção ao consumidor deve ser implantado neste ano segundo exigência da promotoria.

Ainda falta um detalhe para a compra dos equipamentos e instalação da usina de asfalto que vai atender os municípios da Ameosc. De acordo com o presidente do consórcio de desenvolvimento regional, GENESIO BRESSIANI, o governo federal liberou quatro milhões e meio para o projeto, mas o processo ainda está em análise no Ministério das Cidades. Os documentos foram apresentados, mas ainda falta o parecer jurídico. Sem esse aval não se pode lançar o edital de licitação para compra dos equipamentos. O parecer deve ser emitido ainda neste mês. BRESSIANI explica que a prefeitura de SMOeste está pronta para licitar a empresa que vai fornecer as máquinas. A usina vai ser instalada em um terreno que fica nas proximidades da antiga pedreira, nos fundos do bairro São Gotardo. O presidente disse que além da licitação, a licença ambiental já foi emitida e a licença de operação deve ser solicitada na sequência. A projeção do Conder é que a usina comece a produzir massa asfáltica para os municípios até o final do primeiro semestre deste ano.

A troca do governo federal não deve atrasar a emissão do parecer jurídico para a licitação da compra de equipamentos para a usina de asfalto da Ameosc. De acordo com o presidente do Conder, GENESIO BRESSIANI, a mudança no comando do governo não vai afetar o andamento do processo em Brasília. Ele explicou que o documento que falta será emitido pela equipe técnica formada por servidores efetivos e nada tem a ver com política. O presidente confirmou que o consórcio vai manter as ações que foram realizadas em 2018 para reduzir os custos das prefeituras. GENESIO disse que inciativas como a compra coletiva de pneus e de medicamentos devem ser repetidas. Citou que esse tipo de medida reduz o custo dos produtos para as prefeituras e promove uma economia de recursos para os cofres municipais. Ele explicou que o Conder já promoveu no final de dezembro a compra coletiva de nitrogênio para as prefeituras. BRESSIANE comentou que outra meta é reforçar a equipe técnica do consórcio.

A presidência da câmara de Princesa deve ter mudanças novamente no ano que vem. É o que prevê o presidente eleito para o cargo em 2019, LEANDRO SCHEIN. Ele afirma que devido ao acordo com o grupo que o elegeu a alteração na cadeira deve ocorrer no ano que vem para oportunizar que mais um colega assuma o cargo. O acordo é que SILMAR FRANCO, que já ocupou o cargo na legislatura passada, volte ao comando do legislativo em 2020. LEANDRINHO afirma que vai se manter humilde na busca de apoio para os projetos que sempre são avaliados conforme o que é bom ou não para população.Ele disse que de maneira alguma pretende criar entraves para administração ou para os outros vereadores. O presidente destaca que a câmara vem atuando em harmonia com o executivo para mostrar a população qual objetivo do trabalho legislativo na criação das Leis, apresentação de pedidos e na fiscalização às ações públicas.

Prefeitura de Guarujá do Sul tem três metas importantes para serem cumpridas nesse ano. O prefeito, CLAUDIO JUNIOR WESCHENFELDER afirma que desde o primeiro ano de mandato estão sendo feitos encontros com os segmentos da sociedade para elencar prioridades em conjunto. Afirma que várias delas já saíram do papel como os investimentos reforma de ginásios, melhorias no abastecimento de água, mutirões de urbanismo e limpeza, cirurgias eletivas, pavimentações, dentre outras. No ano passado foram aproximadamente dois milhões em investimentos. Ele revela que para 2019 o objetivo é operacionalizar a área industrial com inicialmente 20 lotes. A licença foi solicitada final de dezembro. Outro eixo é em relação a compra de um terreno para o programa de habitação. Os valores para aquisição da área provem de um leilão e dos recursos devolvidos pela câmara. CLAUDINHO anunciou ainda a realização da Expo Guarujá para valorizar as empresas locais e regionais, além da agricultura.

Criança de sete anos de idade é flagrada por câmeras furtando celular. Por volta das 20 horas a Polícia Militar de São Miguel do Oeste recebeu denúncia que um celular havia sido furtado de dentro de um veículo estacionado no centro da cidade, em frente a um supermercado. Após visualizar as imagens das câmeras do estabelecimento verificou-se que a responsável pelo furto tratava-se de uma menina de aproximadamente sete anos e que estava usando um vestido rosa. Mais tarde, por volta das 22 horas, em rondas pela cidade a guarnição verificou um grupo de índios em que uma das meninas tinha característica semelhante a que tinha cometido o furto. Em conversa com eles e através de fotos e vídeos foi possível constatar que a responsável pelo furto era a criança indígena. A situação foi resolvida com a recuperação do aparelho. O Conselho Tutelar para Tutelar foi chamado para acompanhar os procedimentos legais.

Motociclista fica gravemente ferido ao colidir em lateral de caminhão. Uma colisão envolvendo um caminhão de leite, placas de São João do Oeste, e uma HondaCG 125 de Guaraciaba, deixou o condutor da moto com ferimentos graves. O acidente ocorreu no começo da tarde desta segunda-feira, e segundo informações do motorista do caminhão, ele entrava em uma via secundária na linha Alto Caçador, em Barra Bonita, quando o motociclista, em alta velocidade, colidiu em sua lateral. O Corpo de Bombeiros foi chamado e fez o atendimento. A vítima foi encontrada desacordada e com ferimentos graves, sendo levada até o Hospital Regional.

Pai e filho são flagrados com objetos furtados em Anchieta. Uma guarnição da Polícia Militar realizava rondas pelo centro na madrugada, por volta da uma hora, quando foi solicitada a comparecer na linha São Roque. No local duas pessoas estariam agindo de forma suspeita. De acordo com o relato, eles estariam com uma bicicleta e carregando alguns botijões de gás. A guarnição deslocou até a comunidade e realizou rondas, porém ninguém foi encontrado. Posteriormente, quando os policiais estavam retornando para cidade, visualizaram dois indivíduos caminhando pela SC-305 de posse de uma bicicleta com sacos sobre o banco. Após a abordagem verificou-se que no interior dos sacos haviam 12 aves, dois botijões de gás, oito pares de pantufas, um rádio com CD e pendrive, um rede de pesca, 14 canetas, uma caneleira de futebol, um boné, uma mochila, um facão e uma lanterna. Ao serem abordados, foi identificado um homem de 34 anos e seu filho de 15 anos. Ambos foram levados para delegacia para esclarecimentos sobre o local do furto e lavratura do flagrante.

Idosa atropelada no centro de SMOeste morre no hospital. A mulher de 71 anos atropelada no dia 28 de dezembro morreu na tarde desta segunda-feira, no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. NILDA ANTUNES, natural de Mondaí, foi colhida por uma Hilux na Rua Santos Dumont, nas proximidades da Caixa Econômica Federal. O acidente ocorreu quando a vítima supostamente teria invadido a pista, não sendo possível evitar o choque. O veículo era conduzido por outra mulher. A motorista não se feriu. O Corpo de Bombeiros foi acionado e prestou os primeiros socorros e levou a vítima em estado grave para o pronto socorro. Após cerca de dez dias internada, a paciente não resistiu e foi a óbito. O Instituto Geral de Perícias encaminhou o corpo até o IML de Chapecó para necropsia. A assessoria do HRE informou que a mulher morreu devido a uma parada cardiorrespiratória, no entanto, um laudo pericial aponta trauma no crânio como a causa oficial do óbito.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.