ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco - sexta-feira - 07 12 2018

-PALOCCI DIZ QUE LULA RENOVOU MP EM TROCA DE DINHEIRO PARA FILHO

-DECISÃO DO TRE DÁ VAGA NA CÂMARA PARA CANDIDATA DO PT

-NOVA LEI REGULAMENTA PSICULTURA EM AREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE

-PRESIDENTE DA CÂMARA PARA O ANO QUE VEM DEVE SER ANUNCIADO HOJE A TARDE

-VEREADORES APROVAM PROJETO DE LEI DO ORÇAMENTO DO MUNICÍPIO PARA 2019

-HOMEM COM QUASE 60 PASSAGENS POLICIAIS É PRESO PELA POLÍCIA CIVIL

-CAMINHÃO CARREGADO COM SUÍNOS TOMBA EM TREVO DA BR 163


O tempo é de..... A previsão para as próximas é de sol. A temperatura pode chegar a 30 graus. A mínima das últimas horas foi de 13 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a sexta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 80 centavos para a compra e quatro reais para a venda. O euro está valendo quatro reais e 35 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 10 centavos para a compra e 11 centavos para venda.


Os venezuelanos irão eleger os novos vereadores do país neste domingo. A previsão é de uma votação sem grandes obstáculos para que o governo de NICOLÁS MADURO reforce a sua hegemonia ante a exclusão dos principais partidos opositores. O chavismo se prepara para ampliar o controle nas regiões com a eleição de 335 conselhos municipais. Atualmente, a oposição controla 80 assembleias municipais.


O presidente da Venezuela, NICOLÁS MADURO, anunciou nesta quinta-feira que fechou acordos com a Rússia para investimento de mais de seis bilhões de dólares. De acordo com ele, os valores serão destinados a projetos nos setores de petróleo e ouro. MADURO também assinou um contrato para garantir o fornecimento de 600 mil toneladas de trigo "para o pão para o povo venezuelano".


A fronteira entre Guayaramerin, Bolívia, e Guajará-Mirim em Rondônia foi fechada nesta quinta-feira por bolivianos que protestam contra a nova candidatura à presidência de EVO MORALES, no poder desde 2006. O Comitê Cívico da Bolívia declarou o fechamento de estradas, ruas, avenidas e até a fronteira com Brasil. O movimento é a nível nacional e deve durar cerca de 24 horas. Os cidadãos bolivianos pedem respeito e o cumprimento da constituição que não permite que um candidato a presidência concorra a reeleição por mais de uma vez.



O Tribunal de Contas da União decidiu abrir uma auditoria para apurar um contrato de 222 de reais assinado pelo Ministério da Saúde e pelo Instituto de Tecnologia do Paraná. O contrato prevê o fornecimento um medicamento usado no tratamento de câncer. Para o TCU, o preço cobrado pela fornecedora estava acima do praticado no mercado. Diante disso, o tribunal determinou a suspensão do contrato de produção do medicamento e a retenção de 27 por cento de todas as despesas pagas e programadas para aquisição do remédio. Em nota, o Ministério da Saúde informou que já cumpre a determinação do TCU e suspendeu a execução da parceria com o Tecpar.


Indicada para o comando do Ministério de Mulher, Família e Direitos Humanos do governo Jair Bolsonaro, a pastora evangélica e advogada DAMARES ALVES afirmou nesta quinta-feira que deseja "um Brasil sem aborto" por meio de políticas que tratem de planejamento familiar. Assessora parlamentar do senador MAGNO MALTA, a futura responsável pelas políticas públicas federais para mulheres disse que, na visão dela, o aborto "não desengravida nenhuma mulher". Segundo ela, a nova pasta das Mulheres irá lidar com a "proteção de vidas", em vez de "mortes".


Em depoimento à Justiça Federal nesta quinta-feira, o ex-ministro da Fazenda do governo de LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, ANTONIO PALOCCI, afirmou que o ex-presidente renovou uma medida provisória em troca de dinheiro para o filho LUÍS CLAUDIO LULA DA SILVA. A compra de medidas provisórias é investigada na Operação Zelotes, deflagrada em 2015, que também apura irregularidades em decisões do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais. Em nota, a executiva nacional do PT afirmou que PALOCCI mentiu no depoimento e "não tem credibilidade para acusar LULA nem ninguém".


O diretor do Departamento de Trânsito de Santa Catarina, FRANCISCO WOLLINGER NETO, afirmou que o órgão não vai cumprir o prazo para a adoção das novas placas no padrão do Mercosul. Ele disse que a decisão local foi tomada por dois fatores. O primeiro diz respeito ao fim de ano e ao fato de que este é um período de férias. Ele acredita que a adoção das novas placas neste mês poderia trazer transtornos aos usuários. Além disso, ele alega que boa parte das empresas credenciadas para vender as placas ainda não estão com os cadastros regularizados junto ao Departamento Nacional de Trânsito.


Pelo menos 17 municípios catarinenses tiveram as vagas reabertas no edital Mais Médicos após desistência dos profissionais em assumir os postos. A chamada, para repor vagas após saída dos profissionais cubanos, segue aberta até esta sexta-feira. As inscrições podem ser feitas pelo site. Segundo o Ministério da Saúde, até o meio-dia desta quinta-feira, estavam abertas 19 vagas em 17 municípios, a maioria deles no Oeste. O caso mais crítico é em Maravilha onde havia duas vagas para os médicos brasileiros e ambas foram reabertas.


Às vésperas da diplomação dos eleitos, uma decisão do Tribunal Regional Eleitoral mexe com a composição da bancada federal catarinense. No início da noite desta quinta-feira, o juízes decidiram, por quatro votos a três, aceitar o registro da candidata IVANA LAÍS do PT, que recebeu apenas 491 votos em outubro. Esses votos, no entanto, são suficientes para que ANA PAULA LIMA do PT fique com a cadeira que até agora estava com RICARDO GUIDI do PSD. A candidatura de IVANA havia sido indeferida por não apresentar uma certidão do Tribunal Regional Federal, obrigatória a todos os candidatos. O PT pediu a reanálise da questão e o TRE decidiu aceitar o registro, garantindo a eleição de ANA PAULA LIMA.



O Retrato Falado deste sábado será com o engenheiro agrônomo JOÃO CARLOS BIAZIBETTI. Natural de Dionísio Cerqueira, ele trabalhou na Epagri durante muitos anos e foi gerente regional da empresa. Neste sábado, ele vai falar sobre agricultura, histórias pessoais e momentos importantes que viu e viveu no município. O Retrato Falado começa amanhã as dez da manhã na Peperi.


O Peperi Debates deste sábado vai avaliar o ano de 2018 pela perspectiva dos prefeitos do extremo-oeste. A edição de amanhã vai fazer um balanço do ano que está terminando para as prefeituras. Em pauta, os avanços, as conquistas e as dificuldades que os municípios enfrentaram. O programa também vai projetar 2019 para os poderes públicos locais. O debate vai reunir os prefeitos de São Miguel do Oeste, WILSON TREVISAN, de Itapiranga JORGE WELTER, de São José do Cedro, PLINIO DE CASTRO e de Guarujá do Sul, CLAUDIO JUNIOR WESCHENFELDER. O Peperi Debates, ao vivo, começa as oito horas da manhã.


O Peperi Rádio Repórter deste sábado vai receber o secretário executivo da ADR, PAULO MENEGHINI. Ele vai explicar as últimas ações e trabalhos da estrutura regional do governo do estado em 2018 no extremo-oeste. MENEGHINI também vai avaliar o fim de um modelo de gestão criado em 2002 por LUIS HENRIQUE DA SILVEIRA, já que o novo governador confirmou a desativação de todas as ADRs a partir do ano que vem. O Peperi Rádio Repórter, ao vivo, começa as 11 horas da manhã aqui na Peperi.


O Governo do Estado entregou na manhã desta sexta-feira o prédio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social para a população de São Miguel do Oeste. O investimento na obra de construção e adequação do espaço foi de 300 mil reais. De acordo com o secretário executivo da ADR, PAULO MENEGHINI, a obra foi uma ação do governo do estado e da administração de São Miguel do Oeste que cedeu o terreno para a construção. A entrega ocorreu com a participação de diversas autoridades regionais e representantes do governo do estado.


A regularização dos açudes destinados à produção de peixes que foram construídos em áreas de preservação permanente é o principal objetivo do Projeto de Lei aprovado nesta semana pela assembleia. A proposta, de origem do poder executivo, inclui na Lei Estadual da Piscicultura a possibilidade da prática dessa atividade econômica nas APPs, como já está previsto nos Código Florestal Brasileiro, Código Estadual do Meio Ambiente e também na legislação sobre a proteção da vegetação nativa. O relator da matéria, deputado PADRE PEDRO BALDISSERA, disse que o objetivo da lei é garantir segurança jurídica para os piscicultores.


Cerca de 95 por cento das instalações voltadas à piscicultura estão em áreas de preservação permanente, o que tem levado os produtores a serem autuados pelos órgãos de fiscalização ambiental. O comentário é do secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, AIRTON SPIES. Ele explicou que esse quadro resulta em processos de crimes ambientais por falta de licenciamento. Em Santa Catarina, conforme dados da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, há 31 mil 480 piscicultores, sendo 28 mil 750 são amadores. Dados da Epagri apontam que o Estado é o quarto maior produtor de peixes de água doce no Brasil.


A aprovação do projeto de lei que regulamenta a abertura de açudes em áreas de APPs é muito importante para a agricultura familiar de Santa Catarina. De acordo com o relator do projeto, deputado PADRE PEDRO BALDISSERA, a matéria regulamenta a situação ambiental de milhares de agricultores. Ele disse que, além de resolver a questão legal de açudes que já estão produzindo, a lei pode estimular o crescimento da piscicultura catarinense.

O vereador ODEMAR MARQUES foi homenageado em Iraí nesta semana por ser o vereador mais idoso do Brasil. Aos 86 anos, ele recebeu a medalha Top Legislativo, entregue pela União dos Vereadores do Brasil. MARQUES é vereador do PDT e se elegeu em 2016 com 653 votos. Ele é natural de Estrela e reside em São Miguel do Oeste desde 1999. Em entrevista para a rádio Peperi, o vereador disse que o reconhecimento prestado pela União dos Vereadores do Brasil é motivo de orgulho. Ele afirmou que trabalha como se fosse uma pessoa jovem e vai continuar dessa forma, buscando ajudar a comunidade.


Os vereadores de São Miguel do Oeste aprovaram em primeiro turno, nesta quinta-feira, os três projetos de lei que compõem o Orçamento de 2019 do município. Em sessão exclusiva para esses projetos, foram aprovados o Plano Plurianual, a Lei de Diretrizes Orçamentárias e o orçamento geral que fixa as receitas e despesas para o ano que vem. O orçamento geral é de 146 milhões de reais. Uma emenda dos vereadores GILBERTO BERTÉ e SILVIA KUHN estabelece que a movimentação de recursos orçamentários só poderá ser feita com autorização do Poder Legislativo através de lei específica. A segunda votação vai ocorrer na quinta-feira da semana que vem, dia 13.


O orçamento de São Miguel do Oeste para o ano que vem será 22 milhões de reais maior do que o deste ano. São 146 milhões contra cerca de 122 milhões projetados para 2018. A maior fatia do orçamento de 2019 será destinada para a secretaria de Desenvolvimento Urbano. São 33 milhões e 700 mil reais que devem ser aplicados em obras de melhorias da cidade, como por exemplo, a pavimentação de ruas. Depois, a secretaria com maior percentual do orçamento é a Educação, com cerca de 31 milhões e 600 mil reais. Já a saúde terá orçamento de 28 milhões e 500 mil reais.


Um grupo de nove vereadores deve fechar hoje à tarde o acordo para a eleição da mesa diretora da câmara para os próximos dois anos. Os vereadores, que elegeram CLAUDIO BARP em 2017, estão acertando os últimos detalhes para anunciar o nome do novo presidente da câmara. A tendência é de que um vereador do PSD seja o próximo presidente do legislativo. O anúncio deve ocorrer ainda hoje, a exemplo do que aconteceu quando esse mesmo grupo confirmou o nome de BARP há dois anos. O encontro vai acontecer em um café no centro da cidade.


Mesmo com o orçamento maior do que o deste ano, a prefeitura só vai trabalhar com recursos que realmente ingressarem nos cofres públicos em 2019. O comentário é do vice-prefeito de São Miguel do Oeste, ALFREDO SPIER. Ele disse que o orçamento é uma projeção e a administração vai manter a política fiscal conservadora de usar apenas recurso que estiver efetivamente a disposição. SPIER citou que a expectativa é otimista quanto ao aumento das receitas para o ano que vem.

O ex-secretário de Obras de São Miguel do Oeste, IDEMAR GUARESI, foi condenado pela justiça por fraude em licitação. Na ação penal, o Ministério Público sustenta que em 2010, o então secretário e um empresário fraudaram, “em união de esforços” uma licitação para compra de peças e serviços de reparos em uma retroescavadeira da prefeitura. O promotor cita que no mesmo ano o secretário também foi responsável por uma licitação que serviu apenas “para possibilitar a realização do pagamento por um serviço que já havia sido realizada de forma irregular um ano antes. GUARESI e o empresário HILÁRIO HENRIQUE GOLDBECK foram condenados em primeira instância e podem recorrer da decisão para o Tribunal de Justiça. Eles não foram localizados para comentar o caso.


O ex-secretário de Obras, IDEMAR GUARESI foi condenado a pena privativa de liberdade de três anos de reclusão, em regime aberto, e ao pagamento de 20 dias-multa. Na sentença da ação penal por fraude em licitação, o juiz MARCIO CRISTOFOLI substituiu a pena de prisão por prestação de serviços à comunidade na razão de uma hora de tarefa por dia de condenação, ou seja, são mais de mil horas de serviços comunitários. GUARESI também terá que arcar com uma prestação pecuniária, no valor de 20 salários-mínimos, em favor do Fundo de Transações Penais da Comarca de São Miguel do Oeste. O valor é de cerca de 20 mil reais. Já o empresário HILÁRIO HENRIQUE GOLDBECK teve a pena de reclusão de dois anos e seis meses que também foi substituída por prestação de serviços à comunidade.


O ex-prefeito de Barra Bonita, PEDRO RODRIGUES, foi condenado a três anos de detenção por superfaturamento na obra do pórtico de entrada do município. A obra foi executada em 2011 e, segundo o Ministério Público, o serviço não seguiu o projeto. Além disso, o valor da obra, que seria de 90 mil reais, chegou a 138 mil reais. O MP sustenta que o superfaturamento foi de 47 mil reais. RODRIGUES também não poderá ocupar cargos públicos pelo prazo de cinco anos. Além do ex-prefeito, seis empresários foram denunciados e condenados a penas de prisão que foram substituídas por serviços comunitários. Eles podem recorrer ao Tribunal de Justiça. O ex-prefeito não foi localizado para comentar a decisão da justiça de São Miguel do Oeste.


Um homem ficou ferido em um acidente de transito nesta sexta-feira na SC 305. Foi uma saída de pista seguida de capotamento de um Uno, placa de Tunapolis. O acidente aconteceu por volta das seis e meia da manhã na Linha Agroísa, em Campo Erê. O motorista sofreu ferimentos no braço e foi atendido no local pelo Corpo de Bombeiros. Ele recusou o encaminhamento para o hospital. As causas do acidente não foram confirmadas pela polícia.


Um caminhão carregado com suínos se envolveu em um acidente na tarde de ontem no trevo da BR 163 em Guaraciaba. O veículo, placa do Paraná, que trafegava no sentido São Miguel do OesteSão José do Cedro quando tombou. O caminhão havia saído de Rodeio Bonito no Rio Grande do Sul e seguia para Toledo no Paraná. O motorista teve ferimentos leves causados pelo cinto de segurança. Os bombeiros de Guaraciaba atenderam a vítima no local. Alguns animais morreram, outros ficaram na pista e alguns dentro do caminhão. Outro veículo foi chamado para transferência da carga.


A Polícia Civil de Maravilha cumpriu nesta quinta-feira um mandado de prisão contra um homem de 28 anos condenado pelos crimes de roubo e furto qualificado. Ele é natural de Guarujá do Sul e foi levado para a unidade prisional de Maravilha. O homem possui 59 ocorrências policiais nas cidades de Maravilha, Chapecó, Itapiranga, Guaraciaba, Pinhalzinho e Caibi, a maioria delas relacionadas a roubos, furtos e tráfico de entorpecentes.


A Polícia Rodoviária Federal apreendeu cerca de uma tonelada de camarão contrabandeado nesta quinta-feira na BR 163. O produto estava em um caminhão Volvo, placa de Guarujá do Sul, que pertence a uma pessoa com histórico de envolvimento com atividades de contrabando. O veículo foi abordado na BR 163 e durante a vistoria foram encontradas várias caixas de camarão congelado. Segundo a PRF, o camarão estava escondido no meio de uma carga de móveis que era legalmente transportada. O condutor do caminhão, um homem de 43 anos, disse que os camarões foram adquiridos na Argentina e seriam levados até o litoral de Santa Catarina. O homem foi preso em flagrante pelo crime de contrabando e levado para a Unidade Prisional Avançada de São José do Cedro.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.