ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 07-12-2018 Sexta-feira

-PALOCCI DIZ QUE LULA RENOVOU MP EM TROCA DE DINHEIRO PARA FILHO

-DECISÃO DO TRE DÁ VAGA NA CÂMARA PARA CANDIDATA DO PT

- COMISSÃO CENTRAL ORGANIZADORA PROJETA GRANDE PÚBLICO NOS SHOWS NA EXPO SÃO JOÃO

-PRESIDENTE DE ASSOCIAÇÃO LAMENTA ACORDO EM DIMINUIR NÚMERO DE EVENTOS POR ENTIDADE

- COOPER FRONTEIRA SUL AVALIA BAIXA NO PREÇO DO DIESEL

-MUNICÍPIO BENEFICIA QUASE 50 FAMÍLIAS COM FONTES DE ÁGUA EM 2018

- PRESO SUSPEITO DE MATAR JOVEM QUE FOI ENCONTRADO NO RIO URUGUAI

-HOMEM FICA GRAVEMENTE FERIDO AO SER ATINGIDO POR TORA NA CABEÇA


O tempo é de..... A previsão para as próximas é de sol. A temperatura pode chegar a 30 graus. A mínima das últimas horas foi de 13 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a sexta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 80 centavos para a compra e quatro reais para a venda. O euro está valendo quatro reais e 35 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 10 centavos para a compra e 11 centavos para venda.


Os venezuelanos irão eleger os novos vereadores do país neste domingo. A previsão é de uma votação sem grandes obstáculos para que o governo de NICOLÁS MADURO reforce a sua hegemonia ante a exclusão dos principais partidos opositores. O chavismo se prepara para ampliar o controle nas regiões com a eleição de 335 conselhos municipais. Atualmente, a oposição controla 80 assembleias municipais.


O presidente da Venezuela, NICOLÁS MADURO, anunciou nesta quinta-feira que fechou acordos com a Rússia para investimento de mais de seis bilhões de dólares. De acordo com ele, os valores serão destinados a projetos nos setores de petróleo e ouro. MADURO também assinou um contrato para garantir o fornecimento de 600 mil toneladas de trigo "para o pão para o povo venezuelano".


A fronteira entre Guayaramerin, Bolívia, e Guajará-Mirim em Rondônia foi fechada nesta quinta-feira por bolivianos que protestam contra a nova candidatura à presidência de EVO MORALES, no poder desde 2006. O Comitê Cívico da Bolívia declarou o fechamento de estradas, ruas, avenidas e até a fronteira com Brasil. O movimento é a nível nacional e deve durar cerca de 24 horas. Os cidadãos bolivianos pedem respeito e o cumprimento da constituição que não permite que um candidato a presidência concorra a reeleição por mais de uma vez.


O Tribunal de Contas da União decidiu abrir uma auditoria para apurar um contrato de 222 de reais assinado pelo Ministério da Saúde e pelo Instituto de Tecnologia do Paraná. O contrato prevê o fornecimento um medicamento usado no tratamento de câncer. Para o TCU, o preço cobrado pela fornecedora estava acima do praticado no mercado. Diante disso, o tribunal determinou a suspensão do contrato de produção do medicamento e a retenção de 27 por cento de todas as despesas pagas e programadas para aquisição do remédio. Em nota, o Ministério da Saúde informou que já cumpre a determinação do TCU e suspendeu a execução da parceria com o Tecpar.


Indicada para o comando do Ministério de Mulher, Família e Direitos Humanos do governo Jair Bolsonaro, a pastora evangélica e advogada DAMARES ALVES afirmou nesta quinta-feira que deseja "um Brasil sem aborto" por meio de políticas que tratem de planejamento familiar. Assessora parlamentar do senador MAGNO MALTA, a futura responsável pelas políticas públicas federais para mulheres disse que, na visão dela, o aborto "não desengravida nenhuma mulher". Segundo ela, a nova pasta das Mulheres irá lidar com a "proteção de vidas", em vez de "mortes".


Em depoimento à Justiça Federal nesta quinta-feira, o ex-ministro da Fazenda do governo de LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, ANTONIO PALOCCI, afirmou que o ex-presidente renovou uma medida provisória em troca de dinheiro para o filho LUÍS CLAUDIO LULA DA SILVA. A compra de medidas provisórias é investigada na Operação Zelotes, deflagrada em 2015, que também apura irregularidades em decisões do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais. Em nota, a executiva nacional do PT afirmou que PALOCCI mentiu no depoimento e "não tem credibilidade para acusar LULA nem ninguém".


O diretor do Departamento de Trânsito de Santa Catarina, FRANCISCO WOLLINGER NETO, afirmou que o órgão não vai cumprir o prazo para a adoção das novas placas no padrão do Mercosul. Ele disse que a decisão local foi tomada por dois fatores. O primeiro diz respeito ao fim de ano e ao fato de que este é um período de férias. Ele acredita que a adoção das novas placas neste mês poderia trazer transtornos aos usuários. Além disso, ele alega que boa parte das empresas credenciadas para vender as placas ainda não estão com os cadastros regularizados junto ao Departamento Nacional de Trânsito.


Pelo menos 17 municípios catarinenses tiveram as vagas reabertas no edital Mais Médicos após desistência dos profissionais em assumir os postos. A chamada, para repor vagas após saída dos profissionais cubanos, segue aberta até esta sexta-feira. As inscrições podem ser feitas pelo site. Segundo o Ministério da Saúde, até o meio-dia desta quinta-feira, estavam abertas 19 vagas em 17 municípios, a maioria deles no Oeste. O caso mais crítico é em Maravilha onde havia duas vagas para os médicos brasileiros e ambas foram reabertas.


Às vésperas da diplomação dos eleitos, uma decisão do Tribunal Regional Eleitoral mexe com a composição da bancada federal catarinense. No início da noite desta quinta-feira, o juízes decidiram, por quatro votos a três, aceitar o registro da candidata IVANA LAÍS do PT, que recebeu apenas 491 votos em outubro. Esses votos, no entanto, são suficientes para que ANA PAULA LIMA do PT fique com a cadeira que até agora estava com RICARDO GUIDI do PSD. A candidatura de IVANA havia sido indeferida por não apresentar uma certidão do Tribunal Regional Federal, obrigatória a todos os candidatos. O PT pediu a reanálise da questão e o TRE decidiu aceitar o registro, garantindo a eleição de ANA PAULA LIMA.


- COMISSÃO CENTRAL ORGANIZADORA PROJETA GRANDE PÚBLICO NOS SHOWS NA EXPO SÃO JOÃO

-PRESIDENTE DE ASSOCIAÇÃO LAMENTA ACORDO EM DIMINUIR NÚMERO DE EVENTOS POR ENTIDADE

- COOPER FRONTEIRA SUL AVALIA BAIXA NO PREÇO DO DIESEL

-MUNICÍPIO BENEFICIA QUASE 50 FAMÍLIAS COM FONTES DE ÁGUA EM 2018


Ameosc realiza Assembleia hoje em São João do Oeste. Reunião dos prefeitos será em comemoração a quarta Expo São João. Conforme o prefeito de Itapiranga e presidente da Ameosc, JORGE WELTER, a reunião terá inicio às 18 horas, no auditório da Feira Livre Municipal. É tradicional os prefeitos dos 19 municípios da Associação realizarem encontros em grande eventos como ocorre em São João do Oeste. Na próxima semana ocorre a Assembleia para eleição do novo presidente da Ameosc.


Realizado décimo quarto sorteio da campanha de troca de notas. O sorteio foi realizado na manhã de hoje na prefeitura. A campanha, “A Nota Iporãoestina Vale Uma Nota” contempla sorteios mensais de cinco prêmios em dinheiro no valor de 200 reais cada. A troca de notas por cupons pode ser feita na recepção da prefeitura. Cada nota de compra no comércio de Iporã da Oeste dá direito a um cupom e cada nota de prestação de serviço dá direito a dois cupons da campanha. Os vencedores do sorteio de hoje foram CLAUDIO CAPAUN, ALCINDO ZAMBIAZI, IVONEI MARCIO CASAGRANDE, ROQUE REINHER e LÚCIA DE ROSSO. Para o próximo sorteio que será no dia cinco de janeiro, o município fará uma edição especial sendo que o valor de cada sorteio será de 500 reais em dinheiro.


Município de Tunápolis promove várias programações alusivas ao Natal. A secretária de Educação, ANGELITA BOURSCHEID lembra que está em desenvolvimento a quarta edição do Natal em Família. Na noite de quarta-feira ocorreu o encontro de corais com participação de idosos para recordar canções antigas. Informa que todos os corais do município estiveram presentes em apresentação coletiva. Segundo ANGELITA BOURSCHEID, a Vila Natalina nos pavilhões da Efacitus recebe eventos em todas as quartas, sextas-feiras e aos domingos com exposição de artesanato e participação de várias entidades.


Turma de Bombeiros Comunitários fará formatura hoje. O Corpo de Bombeiros desenvolve vários projetos comunitários no Estado de Santa Catarina a exemplo da formação de mais uma turma do curso avançado de atendimento a emergências. A formatura vai ser realizada hoje. Serão 20 formandos com faixa etária acima de18 anos. O cerimonial de formatura vai ter inicio as 19h00 no ginásio poli esportivo. Na oportunidade haverá também, a promoção de bombeiros comunitários que já estão atuando a mais tempo e a formatura de uma turma de bombeiros mirins, formada por crianças que frequentam o CRAS de Mondaí e que participaram do curso de 40 horas aula.


Presidente do Sindileite explica nova crise no preço do leite. VALTER BRANDALISE presidente do Sindicato das Indústrias de leite e produtos derivados de Santa Catarina, Sindileite, explica que o preço do leite pago ao produtor é regulado pela lei da oferta e procura. Segundo ele, o choque de oferta se deu por que a nível de mundo a produção está maior. A produção no sul e sudeste do Brasil também está em alta. Alem disso, as importações estão agravando ainda mais a situação. BRANDALISE explica que somente em outubro e novembro, foi importado mais do que o dobro importado no mesmo período no último ano. A argentina é quem está fornecendo a maior quantidade de leite para o Brasil.


O consumo ainda é baixo devido a crise que o País enfrenta. A informação é do presidente do Sindileite VALTER BRANDALISE. Segundo ele, a expectativa é de que a economia cresça em 2019 refletindo no PIB e aumentando o consumo do leite. O preço do leite em centavos teve uma diminuição somada nos últimos meses a mais de 30 centavos. No mercado o leite já está sendo vendido a um real e 70 centavos sendo que apenas a embalagem custa quase 50 centavos. O presidente do Sindileite explica que assim como nos demais produtos da agricultura, o leite tem seus altos e baixos e sempre que a oferta for menor o preço vai ser melhor. A situação é ainda mais complicada uma vez que o custo de produção já está em mais de um real e dez centavos, e a margem começa a diminuir aos poucos, fazendo com que o produtor trabalhe no vermelho. A previsão não é de melhora pelo menos para os meses mais próximos.Nas redes sociais as manifestações de produtores ganham força com o intuito de chamar atenção dos governantes para as dificuldades que o setor enfrenta.


ADR de São Miguel do Oeste conclui pagamento aos municípios da região. A Agência de Desenvolvimento Regional de São Miguel do Oeste finalizou nesta semana, os pagamentos relativos a 12 convênios celebrados antes do período eleitoral com municípios da região e outros 12 convênios de 2017, somando seis milhões e 200 mil reais. Conforme o secretário executivo da ADR, PAULO MENEGHINI, os convênios de 2018 representaram uma injeção pouco superior a quatro milhões na economia da região. O setor de convênios da ADR antecipou o pagamento de obras que ainda estão sendo executadas por municípios, a exemplo do convênio de um milhão e 200 mil reais que contempla o asfalto na Linha Pitangueira, Tunápolis.


A ADR de São Miguel do Oeste possui novos repasses para este ano. Objetivo é contemplar as Apaes da região com repasse de um milhão e 400 mil reais. O secretário executivo da ADR, PAULO MENEGHINI também cita valores para os municípios com quatro milhões e 500 mil reais para o custeio do transporte escolar. MENEGHINI salienta que a soma dos convênios, obras em execução e repasses previstos pela ADR para os 18 municípios alcança próximo de 30 milhões de reais em 2018. O secretário executivo da ADR destaca que apesar das dificuldades de um ano eleitoral, o Governo do Estado possibilitou grandes conquistas para o Extremo Oeste.


Empossadas novas Conselheiras Tutelares. Na manhã de ontem quinta-feira, foram empossadas duas novas Conselheiras Tutelares em Iporã do Oeste. MARIA BREUNIG e MADALENA STREGE assumiram os cargos em vagas que estiveram abertas, desde a saída de outros Conselheiros. Elas ficarão no cargo até a eleição unificada de novos conselheiros, no ano de 2019. Como não havia suplentes na atual composição do Conselho Tutelar, o Ministério Público recomendou a alteração na Lei Municipal, para que fosse permitido chamar os membros que participaram do pleito eleitoral de 2015. De acordo com o Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente, nos próximos dias será aberto um processo seletivo simplificado para classificação de conselheiros, visto que mesmo com a posse das novas conselheiras, resta uma vaga para titular e cinco vagas para suplentes, até que seja feita nova eleição unificada.


Vice-prefeito destaca alta qualidade genética do gado que estará em exposição. Apontado como prioridade e de maior repercussão, o setor agropecuário gera grande expectativa para a quarta Expo São João. Conforme o vice-prefeito e secretário de agricultura, GENÉSIO ANTON, seguem os ajustes finais no Parque da Feira. A exposição agropecuária vai colocar em evidência a força do setor, responsável pela maior porcentagem do movimento econômico do município. Amplo espaço foi montado para a exposição de animais, com destaque para o desfile e julgamento de novilhas, um dos grandes atrativos da Feira. Entre as novidades desta edição, está o desfile e julgamento de cavalos da raça Campeiro o Cãocurso, o desfile de cachorros, exposição de gado de corte, búfalos e pequenos animais.


GENÉSIO ANTON cita a importância do desfile e julgamento de novilhas. O secretário da agricultura de São João do Oeste diz que é um trabalho de longa data integrando o Programa de Melhoramento Genético, que gera animais de linhagem e excelente produção. ANTON chama atenção para o desfile e julgamento da raça Jersey com 30 animais no sábado, às nove horas. Já a raça Holandesa será às 14 horas com 60 novilhas. Segundo GENÉSIO ANTON, a Expo São João não tem interesse na comercialização, pois o objetivo é manter os animais de alta genética no município. Salienta que pode ter negociação dependendo do interesse dos produtores rurais. O secretário também lembra que a Expo São João terá como novidade dois robôs para ordenha.


Presidente da Comissão Central Organizadora projeta grande público nos shows na Expo São João. JONATHAN GRASEL demonstra otimismo para expressivo público nos três dias da Feira. Nesta sexta-feira, abertura da Expo terá show gratuito com a Banda Barbarella, com inicio às 23 horas. Amanhã será a vez da atração nacional com Chrystian e Ralf e ainda a dupla Felipe e Fernando e DJ Boca. No domingo, a animação ficará por conta da Banda Brilha Som, novamente com ingresso gratuito. Segundo JONATHAN GRASEL as atrações artistas ainda contam com bandas locais. O presidente da CCO considera que o trabalho foi feito para atender as expectativas da agropecuária, indústria e comércio.


Presidente de Associação lamenta acordo em diminuir número de eventos por entidade. GERÔNIMO KROETZ é presidente da Associação dos moradores da linha São Lourenço Iporã do Oeste. Segundo ele, foi implantado no município, por meio da ASI Associação das Sociedades de Iporã do Oeste, um limite de datas para as comunidades realizar eventos durante o ano. Na comunidade de São Lourenço, o presidente explica que foram duas datas excluídas do calendário anual. KROETZ lamenta esta decisão e acredita que a redução nos eventos de algumas sociedades tornaráainda mais difícil manter as associações.


O presidente observa ser fundamental a realização de eventos para manter as comunidades.Em são Lourenço são aproximadamente 130 associados que pagam a anuidade de dez por cento do valor do salário mínimo.A comunidade possui ainda, um contrato com o governo do Estado o qual paga aluguel para uso do ginásio de esportes pela escola de educação básica são Lourenço. Para a associação dos moradores de São Lourenço, esta também é uma preocupação, pois o contrato encera no final deste ano e com a troca de governo, a comunidade não sabe se o contrato vai ser mantido pelo próximo governador do Estado. Ainda quanto a diminuição de datas para eventos durante o ano, GERÔNIMO KROETZ, acrescenta que esta foi uma decisão da maioria, contudo a diminuição de eventos será sentida por muitas comunidades que temem se tornar difícil arrecadar recursos suficiente para manter as atividades.


Presidente da Cooper Fronteira Sul avalia baixa no preço do diesel. A avaliação é do presidente da Cooperativa de Transportes de Cargas Fronteira Sul que atua a três anos em Iporã do Oeste EDSON THESING. Segundo ele, o combustível é um dos insumos de maior custo para o setor de transportes e a baixa no preço do óleo diesel nos últimos dias foi de aproximadamente 30 centavos. Ele avalia como importante esta baixa no preço o que renova a esperança dos transportadores. A expectativa segundo ele, é que a partir disso não haja redução preço do frete.


A Cooperativa de Transportes de Cargas Fronteira Sul nasceu da organização de transportadores dos municípios de Iporã, Itapiranga e São João do Oeste. A Cooper Fronteira Sul dispõe de um ponto de abastecimento de combustíveis exclusivo para os cooperados, com a comercialização a preço reduzido. O ponto está situado na saída de Iporã em direção a São Miguel do Oeste, em frente ao Silo da Cooper A1. A entidade também está trabalhando para ter a sede própria. A futura instalação da cooperativa será próximo ao trevo, na saída em direção a Itapiranga, ao lado da rodovia. O empreendimento será chamado de “condomínio de transportes” e terá sede administrativa, local de abastecimento, para manutenção do veículo e alimentação.


Município beneficia quase 50 famílias com fontes de água em 2018. A execução das fontes faz parte do programa Água Boa, Vida Saudável, no município de Descanso. De acordo com a secretária de agricultura MARLISE LOVATEL, neste ano foram feitas 46 proteções de fontes no meio rural, por meio do programa. MARLISE explica que diante da lista de inscritos na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, um levantamento foi feito por profissionais para saber a quantidade de materiais necessários, bem como a possibilidade e condições de execução em cada local. O município solicitou e recebeu a dispensa ambiental para executar o trabalho dentro da legalidade.


A secretária destaca que, como forma de incentivo, o município fornece até três tubos de concreto de 60 cm de diâmetro, o transporte de pedra rachão e o serviço de máquina para limpeza além da abertura e proteção das fontes. MARLISE LOVATEL lembra que o município ainda subsidia a análise da água e entrega muda de árvores nativas para a recomposição da mata ciliar nos arredores das fontes e nascentes. O programa também prevê como contrapartida, que os agricultores adquiram a pedra rachão, providenciem a lona virgem e a tampa de concreto para a cobertura e fechamento do poço. Os beneficiados assinaram um termo de compromisso para manter a fonte em condições adequadas de preservação ao longo do tempo, aproveitando bem o investimento público. A secretária de agricultura destaca ser fundamental proteger as águas superficiais, para ser possível atender a demanda agrícola. No próximo ano, o objetivo é retomar o programa com um novo grupo de famílias.


- PRESO SUSPEITO DE MATAR JOVEM QUE FOI ENCONTRADO NO RIO URUGUAI

-HOMEM FICA GRAVEMENTE FERIDO AO SER ATINGIDO POR TORA NA CABEÇA


Caminhão carregado de suínos tomba no trevo de Guaraciaba. O acidente aconteceu na tarde de ontem quinta-feira, 06, por volta das 16h30, na BR-163, no trevo de acesso a Guaraciaba, envolvendo um caminhão do Paraná, que trafegava sentido São Miguel do Oeste/São José do Cedro quando tombou. O veículo estava carregado de suínos e havia saído de Rodeio Bonito/RS e seguia para Toledo/PR. O motorista contou que, ao ingressar no trevo, o caminhão pendeu para o lado e tombou. Ele teve ferimentos leves causados pelo cinto de segurança. Os bombeiros de Guaraciaba atenderam a vítima no local. Alguns animais morreram, outros ficaram na pista e alguns dentro do caminhão. Outro veículo foi chamado para transferência da carga. O trânsito no local ficou parcialmente bloqueado e o desvio precisou ser feito por dentro da cidade.


Polícia recupera veículo furtado. Em Abordagens de Fiscalização de Trânsito nesta quinta-feira, 06, próximo as 19h00, a guarnição da Policia Militar Rodoviária Estadual posto de são Lourenço do Oeste, abordou o veículo Peugeot 2008. Em consulta, verificou-se que o condutor não possuía CNH e que o documento CRLV apresentava sinais de adulteração. Em consulta mais aprofundada foi verificado também, que o documento era mesmo falso e que o veículo possuía registro de furto em SC. A Polícia prendeu em flagrante o condutor, um rapaz de 21 anos o qual foi conduzido à delegacia para as providencias cabíveis.


Polícia Civil de Maravilha prende homem com quase 60 passagens policiais. Policiais Civis do Setor de Investigação Criminal cumpriram nesta quinta-feira a um mandado de prisão expedido em desfavor de um homem de 28 anos, conhecido como “Pilantra”. O rapaz é natural de Guarujá do Sul. A prisão ocorreu devido a uma sentença na qual ele foi condenado pelos crimes de roubo e furto qualificado. Ele já possui 59 ocorrências policiais nas cidades de Maravilha, Chapecó, Itapiranga, Guaraciaba, Pinhalzinho e Caibi, a maioria delas são relacionadas a roubos, furtos e tráfico de entorpecentes. Após sua prisão o homem foi encaminhado ao Sistema Prisional, onde permanece sob custódia do Deap e a disposição da justiça.


Motorista é preso por embriaguez ao volante. O fato aconteceu por volta das 21h30 da noite desta quinta-feira, na rodovia SC-163, no município de Descanso. A guarnição do 12º Grupo de Polícia Militar Rodoviária de Iporã do Oeste, prendeu em flagrante delito, pelo crime de embriaguez ao volante, um homem de 20 anos, que posteriormente foi liberado pela Delegada de plantão.


Preso suspeito de matar jovem que foi encontrado no Rio Uruguai. Um homem foi preso ontem pela Polícia Civil, no município de Sagrada Família no Rio Grande do Sul. O jovem de 20 anos, é suspeito de participar de um homicídio ocorrido no dia 28 de outubro na cidade. A prisão foi efetuada por policiais civis da Delegacia de Polícia de Jaboticaba. Segundo as investigações da polícia, ASDROVALDI ÁVILA DE SOUZA, de 19 anos foi morto com golpes de faca e o seu corpo jogado no Rio Uruguai, onde foi encontrado quase uma semana depois, em Itapiranga. A polícia civil cumpriu quatro mandados de busca e apreensão nas cidades de Sagrada Família, Palmeira das Missões e Condor. Além da prisão, foram apreendidos celulares e um veículo. Um segundo suspeito, com prisão temporária decretada, está foragido.


Homem fica gravemente ferido ao ser atingido por tronco de árvore na cabeça. O acidente ocorreu as 16 horas de ontem na Linha Catres, interior de Mondaí. Segundo informações, o homem foi atingido enquanto trabalhava no descarregamento da tora que estava em um caminhão. Ele sofreu traumatismo craniano grave e foi levado pelos bombeiros até o hospital da cidade. Devido a gravidade do caso, foi necessário transferir a vitima de helicóptero para o Hospital Regional em São Miguel do Oeste. Segundo a equipe do Saer/SaraFron, a transferência aérea durou cerca de sete minutos.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.