ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 07/12/18

O tempo é de..... A previsão para as próximas é de sol. A temperatura pode chegar a 30 graus. A mínima das últimas horas foi de 13 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a sexta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 80 centavos para a compra e quatro reais para a venda. O euro está valendo quatro reais e 35 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 10 centavos para a compra e 11 centavos para venda.

Os venezuelanos irão eleger os novos vereadores do país neste domingo. A previsão é de uma votação sem grandes obstáculos para que o governo de NICOLÁS MADURO reforce a sua hegemonia ante a exclusão dos principais partidos opositores. O chavismo se prepara para ampliar o controle nas regiões com a eleição de 335 conselhos municipais. Atualmente, a oposição controla 80 assembleias municipais.

O presidente da Venezuela, NICOLÁS MADURO, anunciou nesta quinta-feira que fechou acordos com a Rússia para investimento de mais de seis bilhões de dólares. De acordo com ele, os valores serão destinados a projetos nos setores de petróleo e ouro. MADURO também assinou um contrato para garantir o fornecimento de 600 mil toneladas de trigo "para o pão para o povo venezuelano".

A fronteira entre Guayaramerin, Bolívia, e Guajará-Mirim em Rondônia foi fechada nesta quinta-feira por bolivianos que protestam contra a nova candidatura à presidência de EVO MORALES, no poder desde 2006. O Comitê Cívico da Bolívia declarou o fechamento de estradas, ruas, avenidas e até a fronteira com Brasil. O movimento é a nível nacional e deve durar cerca de 24 horas. Os cidadãos bolivianos pedem respeito e o cumprimento da constituição que não permite que um candidato a presidência concorra a reeleição por mais de uma vez.

O Tribunal de Contas da União decidiu abrir uma auditoria para apurar um contrato de 222 de reais assinado pelo Ministério da Saúde e pelo Instituto de Tecnologia do Paraná. O contrato prevê o fornecimento um medicamento usado no tratamento de câncer. Para o TCU, o preço cobrado pela fornecedora estava acima do praticado no mercado. Diante disso, o tribunal determinou a suspensão do contrato de produção do medicamento e a retenção de 27 por cento de todas as despesas pagas e programadas para aquisição do remédio. Em nota, o Ministério da Saúde informou que já cumpre a determinação do TCU e suspendeu a execução da parceria com o Tecpar.

BO – SEXTA – 07.12.18 - MELLER

Indicada para o comando do Ministério de Mulher, Família e Direitos Humanos do governo Jair Bolsonaro, a pastora evangélica e advogada DAMARES ALVES afirmou nesta quinta-feira que deseja "um Brasil sem aborto" por meio de políticas que tratem de planejamento familiar. Assessora parlamentar do senador MAGNO MALTA, a futura responsável pelas políticas públicas federais para mulheres disse que, na visão dela, o aborto "não desengravida nenhuma mulher". Segundo ela, a nova pasta das Mulheres irá lidar com a "proteção de vidas", em vez de "mortes".

Em depoimento à Justiça Federal nesta quinta-feira, o ex-ministro da Fazenda do governo de LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, ANTONIO PALOCCI, afirmou que o ex-presidente renovou uma medida provisória em troca de dinheiro para o filho LUÍS CLAUDIO LULA DA SILVA. A compra de medidas provisórias é investigada na Operação Zelotes, deflagrada em 2015, que também apura irregularidades em decisões do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais. Em nota, a executiva nacional do PT afirmou que PALOCCI mentiu no depoimento e "não tem credibilidade para acusar LULA nem ninguém".

O diretor do Departamento de Trânsito de Santa Catarina, FRANCISCO WOLLINGER NETO, afirmou que o órgão não vai cumprir o prazo para a adoção das novas placas no padrão do Mercosul. Ele disse que a decisão local foi tomada por dois fatores. O primeiro diz respeito ao fim de ano e ao fato de que este é um período de férias. Ele acredita que a adoção das novas placas neste mês poderia trazer transtornos aos usuários. Além disso, ele alega que boa parte das empresas credenciadas para vender as placas ainda não estão com os cadastros regularizados junto ao Departamento Nacional de Trânsito.

Pelo menos 17 municípios catarinenses tiveram as vagas reabertas no edital Mais Médicos após desistência dos profissionais em assumir os postos. A chamada, para repor vagas após saída dos profissionais cubanos, segue aberta até esta sexta-feira. As inscrições podem ser feitas pelo site. Segundo o Ministério da Saúde, até o meio-dia desta quinta-feira, estavam abertas 19 vagas em 17 municípios, a maioria deles no Oeste. O caso mais crítico é em Maravilha onde havia duas vagas para os médicos brasileiros e ambas foram reabertas.

Às vésperas da diplomação dos eleitos, uma decisão do Tribunal Regional Eleitoral mexe com a composição da bancada federal catarinense. No início da noite desta quinta-feira, o juízes decidiram, por quatro votos a três, aceitar o registro da candidata IVANA LAÍS do PT, que recebeu apenas 491 votos em outubro. Esses votos, no entanto, são suficientes para que ANA PAULA LIMA do PT fique com a cadeira que até agora estava com RICARDO GUIDI do PSD.

Candidatura de candidata estava indeferida. A candidatura de IVANA havia sido indeferida por não apresentar uma certidão do Tribunal Regional Federal, obrigatória a todos os candidatos. O PT pediu a reanálise da questão e o TRE decidiu aceitar o registro, garantindo a eleição de ANA PAULA LIMA.

Campo Erê fará pagamento do décimo terceiro em parcela única. DÁRIO FERLIN Técnico em Contabilidade no município afirma que a previsão de pagamento para o décimo terceiro salário é até o dia 20. Salienta que foi guardado desde o início do ano um pouco de dinheiro por mês para chegar nesse último mês do ano e realizar o pagamento aos servidores. FERLIM ressalta, porém, que às vezes no decorrer do ano é necessário retirar esse dinheiro da conta para destinar a outras áreas, mas sempre é feito a reposição do que é retirado.

Projeção é de que a prefeitura libere em torno de 890 mil reais para o décimo terceiro. DÁRIO FERLIN comenta que esses recursos acabam girando dentro do município e fomentando o comércio local. DÁRIO conta que esse é um ano de dificuldades, onde o município teve sérios problemas no orçamento municipal. Afirma que as receitas foram reduzidas e as despesas acabaram aumentando, mas que administração teve apoio da Câmara de Vereadores para aprovação de projetos importantes.

Governo municipal paga décimo terceiro salário dos servidores em duas parcelas. É o que conta o secretário de administração da prefeitura de Saltinho EDSON WACHOLZ. Segundo ele, a primeira parcela foi paga em julho e os outros 50 por cento devem ser depositados na conta dos funcionários na segunda-feira. EDSON, frisa que como a prefeitura tinha dinheiro em caixa resolveu dar uma aquecida no comércio local e pagou a primeira parcela em julho.

Pagamento do décimo terceiro salário está dentro do planejamento da prefeitura. EDSON explica que administração todo ano sabe desse compromisso por isso se programa para honrar o pagamento. No total o valor pago entre a primeira e segunda parcela é de em torno de 250 mil reais. É um dinheiro bom que apesar de não entrar 100 por cento no comércio local, ajuda aquecer as vendas.

Com pagamento integral, prefeitura pagará décimo terceiro salário na próxima semana. A informação é do chefe do executivo de Santa Terezinha do Progresso DERLI FURTADO. Segundo ele, no dia 14, agora de dezembro sai o pagamento do décimo e no dia 26, o salário dos servidores. É um bom dinheiro para passar esse período de final de ano de festas de natal e ano novo. Esse valor ajuda aquecer as vendas no município e por consequência promove seu desenvolvimento.

Administração não encontra dificuldades em arrecadar dinheiro para o pagamento do décimo. FURTADO, destaca que desde início do ano vem se preparando para este período. Mais de quatrocentos mil reais é o valor injetado pela prefeitura só em décimo terceiro salário para servidores.

Décimo será pago no dia 14, em cota única. ANTÔNIO CANTELMO NETTO de São Lourenço do Oeste, relata que administração vem se organizando desde começo do ano para não deixar de honrar o compromisso com o décimo e demais contas de final de ano da prefeitura. Frisa que o primeiro semestre é o melhor em arrecadação e entrada de recursos, por isso existe um planejamento e por meio dele se faz economias para esses compromissos.

São Lourenço libera mais de um milhão e meio de reais em décimo terceiro salário. CANTELMO NETO – secretário de administração e fazenda, relata que a expectativa é que esse valor expressivo possa alavancar as vendas de final de ano, promovendo o comércio local e a movimentação econômica.

Cerca de 700 mil reais é o valor total pago em décimo terceiro salário aos servidores municipais. A informação é do prefeito de Anchieta IVAN CANCI. De acordo com ele, o pagamento será feito até o dia 20, em cota única. Ressalta que é um recurso que gira na cidade, promovendo movimento econômico.

Anchieta tem uma das piores arrecadações da região da Ameosc. IVAN CANCI – prefeito do município, conta que paga 60 mil por mês de dívidas herdadas de administrações anteriores. Porém, mesmo com esse déficit grande de recursos, conseguiu investir mais na educação, saúde e agricultura. O prefeito frisa, que foi difícil, mas com trabalho de um ano todo, foi possível economizar e chegar ao fim de 2018 com as contas pagas, entre elas o décimo terceiro salário aos servidores.

Legislação prevê pagamento do décimo até dia 20. VOLMIR GREGOLIN – contador da prefeitura de São Bernardino, informa que no município o pagamento será feito na próxima semana. Conta que desde janeiro administração se organiza e faz os planejamentos para chegar em dezembro com as contas pagas. O décimo será pago em uma parcela só.

420 mil reais é o valor gasto com encargos e pagamento do décimo. VOLMIR GREGOLIN – contador da prefeitura, relata que deste valor apenas 299 mil reais é dos servidores, devido aos encargos serem muito altos. São cerca de 25 por cento só para INSS, mais imposto de renda. É um bom montante que vai ajudar aquecer as vendas de final do ano.

Situação do leite preocupa parlamentar. O deputado federal CELSO MALDANER tem discursado semanalmente na Tribuna da Câmara Federal a sua preocupação com a cadeia produtiva do leite. Ele comenta que a preocupação vem aumentando, porque o setor enfrenta uma crise ocasionada pela alta nas importações do produto vindo de outros países do Mercosul, especialmente do Uruguai.

Deputado pede sensibilidade dos colegas e do governo para evitar maiores prejuízos. MALDANER diz que é necessário impor limites, tomar conhecimento das condições de produção deste leite conforme projeto já aprovado na comissão. O deputado explica que a matéria obriga normas e padrões de proteção ao meio ambiente compatíveis com a legislação brasileira, pois está se tornando inviável a produção.

Agricultores estão trabalhando no prejuízo, o leite está sendo vendido na promoção e o consumo baixou. O comentário é do deputado federal CELSO MALDANER. Ele diz que é preciso tomar medidas urgentes ainda neste ano, alerta ele. Explica que o Brasil é autossuficiente na produção de leite, e tem sido atividade que mais tem evitado o êxodo rural, principalmente nas pequenas propriedades. Para ele, é necessário suspender as guias de importação, verificar as condições de produção e proteger o produtor brasileiro.

Polícia Civil prende homem com quase 60 passagens policiais. Policiais Civis do Setor de Investigação Criminal da Delegacia de Maravilha cumpriram ontem, um mandado de prisão expedido em desfavor de um homem de 28 anos, conhecido como “Pilantra”. O rapaz é natural de Guarujá do Sul. A prisão ocorreu devido a uma sentença na qual ele foi condenado pelos crimes de roubo e furto qualificado.

Ele já possui 59 ocorrências policiais nas cidades de Maravilha, Chapecó, Itapiranga, Guaraciaba, Pinhalzinho e Caibi. Segundo a PM, a maioria delas relacionadas a roubos, furtos e tráfico de entorpecentes. Após sua prisão o homem foi encaminhado ao Sistema Prisional, onde permanece sob custódia do Deap e à disposição da justiça.

Homem é resgatado em árvore a 17 metros de altura. Ele ficou preso a 17 metros de altura na tarde de ontem, em linha Bela Vista, interior de São Lourenço do Oeste. Conforme o Corpo de Bombeiros, ele teria subido em uma árvore para fazer seu corte, quando sentiu câimbras e não conseguiu mais descer. Os bombeiros relatam que, após avaliação da cena, a equipe de resgate subiu na árvore usando escada e técnicas de salvamento em altura, realizou as amarrações de segurança na vítima e fez a descida com segurança. A vítima foi transportada até o pronto socorro em São Lourenço.

Motorista atropela mulher ao sair da garagem de casa. A vítima de 28 anos foi atropelada na travessa Afonso Sutili, bairro Cruzeiro, em São Lourenço do Oeste. Conforme a PM, o motorista, um homem de 48 anos, contou que ao sair da garagem com seu carro, um Corsa, em marcha ré, ouviu gritos. Foi então que viu, atrás do carro, a mulher caída. Os vizinhos acionaram o Corpo de Bombeiros e a mulher precisou de atendimento médico.

Acidente na SC 305 deixa motorista ferido. Por volta das 06 horas e 20 minutos de hoje, a Guarnição da Viatura ASU-389 e ABTR-134 foi acionada para atendimento de acidente de trânsito, na SC-305, Linha Agroísa, em Campo Erê. Foi uma saída de pista, seguida de capotamento de um Uno, placas de Tunápolis. No local, a guarnição encontrou um homem, fora do veículo. Ele apresentava pequeno ferimento num braço, o mesmo era motorista e único ocupante do automóvel. A polícia Militar de Campo Erê estava presente no local. Após procedimentos, a vítima recusou encaminhamento ao hospital.

Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora da Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.