ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 07-11-2019 Quinta-feira

-ARRECADAÇÃO COM LEILÃO DO PRÉ-SAL FICA 30% ABAIXO DA EXPECTATIVA

-GOVERNO DE SANTA CATARINA USARÁ RECURSOS PARA PAGAR APOSENTADOS

-HOSPITAL DE DESCANSO REALIZA HOJE O BAZAR COM PRODUTOS APREENDIDOS PELA RECEITA FEDERAL

-AGRICULTORES DE SÃO JOÃO DO OESTE PRECISAM SE REGULARIZAR PARA NÃO PERDEREM BÔNUS AGRÍCOLA

-SANTA HELENA ENTREGA PRIMEIRAS ESCRITURAS PARA FAMÍLIAS QUE REGULARIZARAM LOTES

-SOLDADOS DA PM DE MONDAÍ SALVAM VÍTIMA DE TENTATIVA DE SUICÍDIO NO INTERIOR

-MULHER MORRE VÍTIMA DE ATROPELAMENTO NA BR 282

-PROSSEGUEM BUSCAS A JOVEM DESAPARECIDO NO RIO URUGUAI


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável e chuva isolada. A temperatura pode chegar a 25 graus. A mínima das últimas horas foi de 18 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quinta-feira em queda. O dólar paralelo está cotado a quatro reais para a compra e quatro reais e 20 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro reais e 80 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a seis centavos para a compra e sete centavos para venda.


A China e os Estados Unidos concordaram em cancelar em fases as tarifas adotadas durante a guerra comercial entre os dois países. O acordo foi confirmado pelo Ministério do Comércio da China nesta quinta-feira, sem especificar um cronograma. A expectativa é de que um acordo comercial provisório entre Estados Unidos e China inclua uma promessa dos norte-americanos de retirar as tarifas marcadas para entrar em vigor em 15 de dezembro sobre cerca de 156 bilhões de dólares em importações chinesas, incluindo celulares, laptops e brinquedos.


A França desmontará alguns acampamentos de imigrantes, imporá cotas a trabalhadores estrangeiros e negará acesso a serviços de saúde sem urgência a postulantes de asilo recém-chegados. O novo plano foi anunciado nesta quarta-feira. As medidas foram vistas como uma tentativa do presidente francês, EMMANUEL MACRON, em mostrar que está atento aos receios dos eleitores com a imigração, um dos temas mais abordados por oposicionistas do Reunião Nacional, partido nacionalista de MARINE LE PEN. Em entrevista durante o anúncio das medidas, o primeiro-ministro ÉDOUARD PHILIPPE afirmou que pretende "recuperar o controle" da política migratória da França.


Um tribunal chileno acolheu uma ação movida contra o presidente SEBASTIÁN PIÑERA por responsabilidade em supostos crimes contra a humanidade que ocorreram durante os protestos no Chile. As manifestações deixaram 20 mortos, cinco deles por ação direta de agentes de Estado. A ação foi movida contra o presidente pela "responsabilidade que lhe cabe, como autor, como chefe de Estado e de todos os que resultem responsáveis como autores, encobridores ou cúmplices de crime contra a humanidade", destacou o documento apresentado em um tribunal em Santiago por advogados representando organizações de direitos humanos.



O Supremo Tribunal Federal retomará nesta quinta-feira o julgamento sobre a validade de prisão após condenação em segunda instância. Desde 2016 o STF entende que é possível determinar a execução da pena após a condenação pela segunda instância da Justiça, mas ações no tribunal visam mudar o entendimento. Um dos argumentos é que, segundo a Constituição, "ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória". O julgamento sobre o tema começou em 17 de outubro e sete ministros já votaram: quatro a favor, e três contra a prisão. Ainda faltam os votos de CARMEM LUCIA, GILMAR MENDES, CELSO DE MELLO e DIAS TOFFOLI.


O Senado aprovou nesta quarta-feira em primeiro turno, por 56 votos a 11, o texto-base da proposta de emenda à Constituição que permite a inclusão de estados, Distrito Federal e municípios no regime de Previdência da União, a chamada “PEC paralela”. Os senadores ainda precisam analisar quatro destaques, que são sugestões de alteração no texto, em votação prevista para a próxima terça-feira. Por se tratar de emenda constitucional, a proposta precisa passar por votação em dois turnos nos plenários do Senado e da Câmara. Como os deputados rejeitam a PEC Paralela da Reforma da Previdência, a proposta vai retornar para nova votação na câmara.


O megaleilão do pré-sal, realizado nesta quarta-feira, garantiu uma arrecadação de 69 bilhões 960 milhões de reais. O leilão foi marcado pela falta de disputa, pelo desinteresse das gigantes estrangeiras e pelo protagonismo da Petrobras. Das quatro áreas oferecidas na Rodada de Licitações do Excedente da Cessão Onerosa, duas foram arrematadas e duas não receberam propostas. Se todos os blocos fossem arrematados, a arrecadação chegaria a R$ 106 bilhões. Apesar da frustração de expectativas, os 69 bilhões arrecadados são o maior valor já levantado no mundo em um leilão do setor de petróleo. Hoje, mais cinco áreas do pré-sal vão à leilão e a expectativa do governo é arrecadar sete bilhões e 800 milhões.



Santa Catarina tem 566 mil pessoas que vivem com menos de 420 reais por mês. O número equivale a oito por cento de toda a população catarinense, de pouco mais de sete milhões de habitantes. Ainda assim, o Estado possui o menor percentual do país de pessoas que vivem abaixo dessa faixa de renda. No Maranhão, 63 por cento dos habitantes sobrevivem com esse rendimento. Outra notícia que ameniza o problema em Santa Catarina é o fato de que a parcela da população nessa condição teve leve queda no último ano, de zero vírgula quatro por cento.


A Secretaria de Estado da Educação publicou dois editais para contratação de professores Admitidos em Caráter Temporário. As inscrições seguem abertas até o dia 19 de novembro, ao meio-dia. O primeiro dos editais, publicado em 30 de outubro, trata de Processo Seletivo Simplificado para admissão de professores ACTs como Segundo Professor e para atuação em Programas e Projetos. Já o edital publicado em quatro de novembro é referente a Processo Seletivo Simplificado para admissão de Professores ACTs como Segundo Professor e para atuação em Programas e Projetos específicosdo Instituto Estadual de Educação, em Florianópolis, durante o ano letivo de 2020. Os segundos professores são profissionais que atuam diretamente ao lado de alunos com necessidades especiais dentro de sala de aula.


O megaleilão do excedente da cessão onerosa do pré-sal que ocorreu nesta quarta-feira no Rio de Janeiro também terá impactos em Santa Catarina. O Estado e todos os 295 municípios catarinenses receberão recursos. O Governo do estado vai utilizar o dinheiro para pagar os aposentados. A expectativa era que Santa Catarina recebesse 188 milhões de reais, mas como a arrecadação do leilão foi menor do que o projetado, o valor deve ficar em 91 milhões e 600 mil. No entanto, a Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina não tinha até o início da tarde desta quarta-feira o valor correto. A estimativa é que o dinheiro seja repassado ao Estado no último dia útil de 2019.


-HOSPITAL DE DESCANSO REALIZA HOJE O BAZAR COM PRODUTOS APREENDIDOS PELA RECEITA FEDERAL

-AGRICULTORES DE SÃO JOÃO DO OESTE PRECISAM SE REGULARIZAR PARA NÃO PERDEREM BÔNUS AGRÍCOLA

-SANTA HELENA ENTREGA PRIMEIRAS ESCRITURAS PARA FAMÍLIAS QUE REGULARIZARAM LOTES


SEBRAE irá ministrar curso sobre administração de pequenos negócios para empreendedores em Descanso. O anúncio do curso foi feito durante a segunda edição do Café com Empresários, realizado nesta terça-feira. Conforme a responsável pela Sala do Empreendedor, REGIANE RODRIGUES, a capacitação surgiu a partir do interesse dos comerciantes em se especializarem para melhorar o atendimento e vender mais, evitando que os consumidores efetuem suas compras em outros municípios. Ela lembra que o curso ainda não tem data, mas deve ocorrer ainda este ano. Consultores do Sebrae irão repassar as orientações aos empresários. REGIANE comenta que a Sala do Empreendedor registra grande procura para formalização de empresas, de trabalhadores que já atuavam no ramo, mas informalmente. Durante o Café com Empresários, a administração também lançou a campanha premiada “Quero Mais”. Este ano serão três sorteios, o primeiro dia 29, com cerca de dez mil reais em premiação ainda este ano.


Secretaria de saúde de Mondaí inicia campanha alusiva ao novembro azul. A enfermeira, CAREN RODRIGUES, explica que os homens estão sendo orientados quanto à prevenção de doenças, e também está sendo feito o encaminhamento do exame da próstata. Ela lembra que a prioridade são homens a partir dos 50 anos de idade, ou a partir dos 40 anos caso haja histórico da doença da família ou o homem apresente algum sintoma. CAREN ressalta que todos os exames são avaliados na unidade de saúde, e havendo alguma alteração são encaminhados para especialista. Atualmente no município alguns homens estão realizando o tratamento do cancer de próstata ou doenças relacionadas, e outros aguardam cirurgia. A enfermeira ressalta que os exames são realizados durante todo o ano, mas alusivo ao novembro azul, a solicitação é reforçada, já que muitos homens ainda tem preconceito. Ela lembra que primeiro é feito o exame laboratorial, e somente havendo a necessidade é feito o exame de toque.


A enfermeira da secretaria de saúde de Mondaí alerta para alguns cuidados que os homens devem adotar para a realização dos exames. CAREN RODRIGUES destaca que o homem não deve manter relações sexuais nas 48 horas antes de realizar o exame do PSA, deve evitar exercícios como andar de bicicleta, de moto ou cavalo, não ter feito ultrassom, transretal nos últimos sete dias e não ter feito colonoscopia. A enfermeira lembra que o homem deve ter atenção a estes cuidados para evitar alterações no exame. Não é necessário agendar o exame, e o resultado é liberado em cerca de uma semana. Dois laboratórios da cidade são credenciados para realização das coletas.


Empresas beneficiam hospital de Descanso com doação de 200 quilos de alimentos. De acordo com o diretor do hospital, PAULO BUSNELLO, com freqüência a entidade recebe doações da comunidade, e que contribuem muito para a sua manutenção. Ele cita que nesta semana a Cooper A1, unidades de Descanso e Belmonte, juntamente com a empresa Bayer, doaram cerca de 200 quilos de alimentos para o hospital. Os alimentos foram arrecadados em uma palestra, em que o ingresso era um quilo de alimento não perecível. BUSNELLO cita que os alimentos mais consumidos, e com maior demanda no hospital, são leite, massa, óleo, farinha, arroz e feijão, estes dois últimos no momento estão com um estoque maior. Com a doação, o diretor lembra que o hospital pode investir o valor que seria gasto na compra de alimentos, que representa cerca de 700 reais por semana, em outros setores. Hoje uma das maiores contribuições do hospital tem sido pela conta de luz, que varia de 10 a 12 mil reais por mês.


Hospital de Descanso realiza hoje o bazar com produtos apreendidos pela Receita Federal. Segundo o diretor do hospital, há cerca de dois anos o hospital encaminhou um pedido a Receita Federal de Joaçaba para ser contemplado com mercadorias para realização de um bazar. PAULO BUSNELLO destaca que o bazar solidário será realizado hoje, a partir das 19 horas, no salão paroquial. Ele enfatiza que são diversos itens de vestuário, peças de automóveis, celulares, brinquedos, perfumes e eletrônicos. BUSNELLO avalia que são mercadorias melhores do que aquelas da primeira edição do bazar, realizada há pouco mais de um ano. Ele lembra que já durante a manhã iniciou a distribuição de senhas a população que tiver interesse em comprar no bazar. Para a retirada de senhas e as compras é necessário apresentar RG e CPF. Com o recurso que será arrecadado no bazar, o diretor cita que o hospital irá investir na instalação do sistema de energia solar, projeto estimado em cerca de 84 mil reais.


Região deve receber três novos delegados. A meta é do delegado regional, WESLEY ANDRADE. Segundo ele são necessários novos profissionais em Itapiranga, São Miguel do Oeste e Dionísio Cerqueira. ANDRADE explica que a prioridade é para a comarca de Itapiranga que está sem delegado titular com a saída de JOÃO WESTPHAL, que foi promovido e assumiu o comando da DIC. Ele ainda responde pela delegacia durante o mês de novembro. Para dezembro e janeiro outro delegado deve acumular funções e responder pela comarca de Itapiranga que engloba ainda os municípios de São João do Oeste e Tunápolis. ANDRADE também aponta como necessidade urgente um segundo delegado na comarca de Dionísio Cerqueira. Ele justifica o reforço policial pelo grande número de ocorrências que são registradas na delegacia e por ser uma região de fronteira com o Paraná e a Argentina.


Outro reforço no efetivo da polícia civil será para a Divisão de Investigação Criminal de São Miguel do Oeste. Atualmente a DIC conta apenas com o delegado JOÃO WESTPHAL. WESLEY ANDRADE considera que a demanda exige dois delegados devido o atendimento ocorrer nos 27 municípios da delegacia regional. Novos profissionais serão contratados no início de 2020, aproveitando os policiais que estão na academia de formação de delegados em Florianópolis e que já foram aprovados em concurso público. WESLEY ANDRADE considera que a região possui índice positivo de esclarecimento de crimes nas nove comarcas que integram a delegacia regional de São Miguel do Oeste. O delegado regional também elogia a parceria que ocorre com a Polícia Militar.


Agricultores de São João do Oeste precisam regularizar pendências para não perderem incentivo do bônus agrícola. Pouco mais de 960 agricultores, de um total de mil e oito produtores, já receberam o bônus. O pagamento iniciou em maio, conforme a ordem de prestação de contas do bloco. Conforme o diretor de movimento econômico, ROBERTO RAMBO, o pagamento do bônus encerra no dia 30 de novembro. Ele lembra que alguns produtores que tem direto ao bônus ainda não atenderam todos os requisitos para serem contemplados. A maioria não apresentou as notas da compra de insumos, e uma pequena parcela está com alguma pendência no setor de tributos. O diretor de movimento econômico enfatiza que 140 produtores ainda precisam se regularizar para receber o incentivo, que representa 32 mil e 500 reais. RAMBO lembra que a legislação municipal define o final do mês de novembro como último prazo para encaminhamento do bônus, e quem perder esta data, não recebe mais o incentivo em dezembro.


O valor mínimo pago de bônus agrícola em São João do Oeste é de 80 reais, e o valor máximo é de 640 reais. O diretor de movimento econômico, ROBERTO RAMBO, cita que este ano o orçamento para o programa Bônus Agrícola é de 400 mil reais. Tem direito ao incentivo todos os agricultores que durante o ano efetuaram alguma movimentação no bloco de produtor rural, e que geraram valor adicionado. ROBERTO RAMBO destaca que nem todas as emissões de notas geram este valor adicionado, a exemplo de compras e depósito. O que vale são as vendas que o produtor efetuou e o retorno que teve do sistema de parceria com as agroindústrias. O diretor de movimento econômico lembra que o setor não irá entrar em contato com estes 140 produtores que tem direito ao bônus mas ainda não fizeram o encaminhamento, e em caso de dúvidas, a orientação é entrar em contato com a secretaria de agricultura.


Santa Helena entrega primeiras escrituras para famílias contempladas pelo programa de regularização de lotes urbanos. De acordo com o prefeito, LUIZ GLUITZ, o trabalho está sendo feito em parceria com a Associação para o Desenvolvimento Habitacional Sustentável de Santa Catarina, ADEHASC, com foco na regularização dos lotes, que em sua maioria foi adquirido por contrato. O prefeito destaca que nesta segunda-feira foram entregues as primeiras sete escrituras a munícipes que tiveram os lotes regularizados. A partir da entrega das escrituras, as famílias iniciam o pagamento, que varia de 900 a mil reais, e pode ser parcelado. GLUITZ destaca que desta forma os moradores tem uma garantia do lote onde residem, o que facilita inclusive o investimento por parte das famílias. O prefeito lembra que no município ainda há muitos lotes que precisam ser regularizados, e o trabalho em parceria com a empresa terá continuidade, para contemplar mais famílias. Os munícipes já se cadastraram e estão na fase do encaminhamento da documentação.


O prefeito manifesta preocupação com a possibilidade do município ser extinto pela baixa receita que apresenta. Na PEC do Pacto Federativo encaminhado ao Congresso, o plano anunciado pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, sugere que municípios com menos de cinco mil habitantes e com uma receita própria que não chegue a 10% do total da receita recebida por esses territórios sejam incorporados a cidades vizinhas com melhor situação financeira. LUIZ GLUITZ comenta que hoje o município de Santa Helena não alcança os 10% da receita, e para evitar que seja extinto, a proposta é promover uma reforma tributária. O prefeito destaca que o valor que o município cobra hoje dos munícipes para vários serviços, a exemplo da coleta de lixo que é terceirizada, não compensa as despesas que a prefeitura possui. Com a reforma, a expectativa é elevar a receita dos atuais 8%, para os 10% que o governo federal exige para manter os municípios pequenos.


Prefeitura de Santa Helena efetua pagamento do décimo terceiro salário aos servidores públicos municipais. O prefeito LUIZ GLUITZ destaca que desde o começo do ano a administração se organizou, com uma conta e economia específicas, tendo em vista o pagamento do décimo terceiro salário aos servidores. Esta semana a prefeitura efetuou o repasse, de cerca de 400 mil reais. O prefeito comenta que somente os servidores contratados em caráter temporário ainda não receberam o décimo, o que será pago quando encerrar o contrato com estes profissionais.


-SOLDADOS DA PM DE MONDAÍ SALVAM VÍTIMA DE TENTATIVA DE SUICÍDIO NO INTERIOR

-MULHER MORRE VÍTIMA DE ATROPELAMENTO NA BR 282

-PROSSEGUEM BUSCAS A JOVEM DESAPARECIDO NO RIO URUGUAI


Polícia Civil recupera celular furtado de professora em Iraceminha. O celular furtado de uma professora em Iraceminha foi recuperado nesta terça-feira. Conforme a Polícia Civil, a professora compareceu à delegacia de Iraceminha, informando que seu aparelho foi subtraído durante a atividade escolar. No mesmo dia a polícia conseguiu localizar o celular com uma adolescente de 12 anos. A menor foi ouvida na delegacia, quando confirmou ter subtraído o celular da professora. A adolescente responderá pela prática do ato infracional de furto. O smartphone foi restituído à vítima.


Polícia Militar de São José do Cedro atende ocorrência de disparo de arma de fogo e ameaça. A PM foi chamada por volta das 18 horas desta quarta-feira, para atender uma ocorrência de disparo de arma de fogo e ameaça em uma casa na Linha Santo Inácio, nas proximidades do britador. No local a guarnição se deparou com um morador portando um facão na cintura. Os policiais conversaram com o homem, que apresentou resistência física no primeiro momento, mas, em seguida, aceitou a intervenção dos policiais, que o desarmaram. Uma mulher e o irmão, que é tetraplégico, relataram que pouco antes da chegada da equipe policial o autor estava completamente transtornado e ameaçando o rapaz. Os bombeiros foram acionados para atender o autor, que estava muito nervoso devido à situação. Foi apreendida uma espingarda calibre 36, um facão e uma faca utilizados nas ameaças, sendo entregues na delegacia. Os envolvidos foram levados para a central de flagrantes.


PM apreende arma de fogo e contrabando em Anchieta. A Polícia Militar apreendeu uma arma de fogo, droga e contrabando de cigarro em abordagem de um veículo de Campo Erê na Linha João Café Filho. No carro havia dois homens. Em busca pessoal e veicular, foi localizado um revólver calibre 32 com oito munições intactas, uma bucha de cocaína e dois mil maços de cigarro contrabandeado. O material foi apreendido, juntamente com o veículo e os homens, que já possuíam passagem por descaminho, foram presos em flagrante.


Motorista atropela mulher e foge em São Miguel do Oeste. A ocorrência de atropelamento foi atendida pela Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, por volta das 11 horas da manhã de ontem, na Rua Elizabeth, atrás do Fórum. O fato foi presenciado por testemunhas que relataram que um veículo passou pelo local em alta velocidade e atingiu a mulher, que ao que tudo indica, estaria tentando atravessar a rua. Após o atropelamento o condutor do carro fugiu do local. Os bombeiros socorreram a vítima que indicava fortes dores na coluna e na perna esquerda. A mulher estava em estado de choque e não conversava, por isso, não foi possível identificá-la. Ela foi encaminhada ao Hospital Regional para receber atendimento médico. A Polícia Militar colheu as informações no local e realizou buscas na tentativa de encontrar o autor do atropelamento.


Mulher morre vítima de atropelamento na BR 282. O acidente ocorreu na noite desta quarta-feira, por volta das 23 horas e 45 minutos. Conforme a PRF, o atropelamento aconteceu na rodovia federal em Cunha Porã envolvendo uma S-10 com placas de Guarujá do Sul. O veículo, que pertence a uma funerária de Guarujá do Sul, era dirigido por um homem de 34 anos, que não se feriu. Ele retornava com um corpo do Hospital regional do Oeste, em Chapecó, no momento do acidente. A mulher atropelada morreu no local e não foi identificada. A vítima teria entre 20 e 30 anos de idade. Segundo o condutor, a vítima teria saído correndo de um matagal, invadido a pista sem motivo aparente quando foi colhida pela caminhonete.


Soldados da PM de Mondaí salvam vítima de tentativa de suicídio no interior. Na última terça-feira a guarnição da Polícia Militar de Mondaí foi acionada pela Central Regional de Emergência para atender uma ocorrência de tentativa de suicídio na linha Fátima, interior de Mondaí. Uma guarnição de três policiais, composta pelo soldadoBassi, soldado Hanke e soldado Bagatini, se deslocou ao local para atender a ocorrência. O filho da vítima relatou a PM que estava no seu trabalho quando foi informado que seu pai, de 53 anos, estava desaparecido desde a manhã de terça-feira. Ele ainda se deslocou ao último local onde seu pai foi visto, mas não o localizou. Por volta das 19 horas e 45 minutos da noite de terça-feira a guarnição da PM iniciou as buscas na área de mata próxima ao local. Após cerca de uma hora e meia de buscas o homem foi encontrado.


O homem estava com um cinto em volta do pescoço e amarrado em uma árvore. Um policial militar cortou o cinto com o uso de um canivete, mas a vítima já estava desacordada e não apresentava nenhum sinal. A guarnição realizou o procedimento de reanimação cardiorrespiratória, e o homem voltou a apresentar sinais vitais, como pulsação e respiração. Após a reanimação, a PM acionou a ambulância de Mondaí, que fez o transporte da vítima ao hospital de Mondaí. A guarnição lavrou o boletim de ocorrência e posteriormente se deslocou ao hospital de Mondaí onde encerrou os procedimentos por volta das 22 horas.


Prosseguem buscas a jovem desaparecido no Rio Uruguai. Por volta das 23 horas de ontem, a guarnição do Corpo de Bombeiros de Itapiranga foi acionada para atender ocorrência envolvendo uma embarcação que realiza travessia de passageiros no Porto da Barca entre as cidades de Itapiranga e Barra do Guarita, no RS. A informação dos bombeiros aponta 14 ocupantes, sendo 13 passageiros e o piloto. Um ocupante de 19 anos, residente em Vista Gaúcha, estudante da UCEFF, desapareceu nas águas do Rio Uruguai. Os bombeiros de Itapiranga aturam na noite de ontem e na manhã de hoje nas buscas. O trabalho teve auxílio de barqueiros, bombeiros de Três Passos e do helicóptero do Saer/Fron de Chapecó. Até o momento o jovem não foi encontrado.


Jovem desaparecido no Rio Uruguai é acadêmico de agronomia. ANDREI FRANCHINI, 19 anos, reside em Vista Gaúcha, no Rio Grande do Sul. Ele é aluno da UCEFF e cursa o sexto período de agronomia. A UCEFF divulgou nota oficial lamentando profundamente o ocorrido na noite desta quarta-feira, quando uma embarcação afundou no Rio Uruguai, deixando o acadêmico da instituição desaparecido. A UCEFF se solidariza com as buscas e presta total apoio aos familiares. A nota destaca ainda que a UCEFF preza pela segurança no transporte de seus acadêmicos, disponibilizando gratuitamente embarcação apropriada, regular e segura para as travessias que, infelizmente, nesse caso não foi a utilizada. A UCEFF permanece à disposição para prestar todo o auxílio necessário. Em virtude do acontecido, a UCEFF cancelou as atividades do curso de Agronomia e de todos os demais cursos nesta quinta e sexta-feira.


Marinha vai auxiliar nas buscas no Rio Uruguai. O capitão dos bombeiros, DIOGO BATTAGLIN, assumiu o comando da operação, em virtude do sargento ANDRÉ RAUBER, comandante dos bombeiros em Itapiranga estar de férias. Segundo BATTAGLIN, 35 profissionais atuam em uma extensão de 16 quilômetros do Rio Uruguai até o Salto do Yucumã. Informa ainda que a marinha está deslocando profissionais de Porto Alegre e Florianópolis para auxiliar nas buscas em Itapiranga. A equipe tem chegada prevista para as 15 horas desta quinta-feira. O capitão DIOGO BATTAGLIN lamenta que não foram observadas questões fundamentais para a segurança na travessia do Rio Uruguai. Cita que é comum a ausência de coletes salva vidas. Ele alerta as pessoas que necessitam fazer a travessia para terem cuidado com barquinhos que não ofereçam segurança necessária.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.