ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 07/11/2019

-ARRECADAÇÃO COM LEILÃO DO PRÉ-SAL FICA 30% ABAIXO DA EXPECTATIVA
-GOVERNO DE SANTA CATARINA USARÁ RECURSOS PARA PAGAR APOSENTADOS
-PARÓQUIA SÃO JOSÉ CONTA COM AJUDA DE 27 MINISTROS
-ESCOLA PROMOVE GINCANA DO CONHECIMENTO “ÉTICA E CIDADANIA”
-NOVEMBRO AZUL MOVIMENTA POSTOS COM PROGRAMAÇÃO PARA HOMENS
-RUAS DE PRINCESA RECEBEM NOVAS OBRAS DE CALÇAMENTO
-EPAGRI ORIENTA AGRICULTORES SOBRE ESCOLHA DE MUDAS FRUTÍFERAS
-AMEOSC SE MANIFESTA CONTRA FUSÃO DE MUNICÍPIOS
-BARCO COM ESTUDANTES VIRA EM RIO E JOVEM DESAPARECE
-VEÍCULO DE FUNERÁRIA SE ENVOLVE EM ATROPELAMENTO NA 282

O tempo está chuvoso no Extremo Oeste. A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável e chuva isolada. A temperatura pode chegar a 25 graus. A mínima das últimas horas foi de 18 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quinta-feira em queda. O dólar paralelo está cotado a quatro reais para a compra e quatro reais e 20 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro reais e 80 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a seis centavos para a compra e sete centavos para venda.

A China e os Estados Unidos concordaram em cancelar em fases as tarifas adotadas durante a guerra comercial entre os dois países. O acordo foi confirmado pelo Ministério do Comércio da China nesta quinta-feira, sem especificar um cronograma. A expectativa é de que um acordo comercial provisório entre Estados Unidos e China inclua uma promessa dos norte-americanos de retirar as tarifas marcadas para entrar em vigor em 15 de dezembro sobre cerca de 156 bilhões de dólares em importações chinesas, incluindo celulares, laptops e brinquedos.

A França desmontará alguns acampamentos de imigrantes, imporá cotas a trabalhadores estrangeiros e negará acesso a serviços de saúde sem urgência a postulantes de asilo recém-chegados. O novo plano foi anunciado nesta quarta-feira. As medidas foram vistas como uma tentativa do presidente francês, EMMANUEL MACRON, em mostrar que está atento aos receios dos eleitores com a imigração, um dos temas mais abordados por oposicionistas do Reunião Nacional, partido nacionalista de MARINE LE PEN. Em entrevista durante o anúncio das medidas, o primeiro-ministro ÉDOUARD PHILIPPE afirmou que pretende "recuperar o controle" da política migratória da França.

Um tribunal chileno acolheu uma ação movida contra o presidente SEBASTIÁN PIÑERA por responsabilidade em supostos crimes contra a humanidade que ocorreram durante os protestos no Chile. As manifestações deixaram 20 mortos, cinco deles por ação direta de agentes de Estado. A ação foi movida contra o presidente pela "responsabilidade que lhe cabe, como autor, como chefe de Estado e de todos os que resultem responsáveis como autores, encobridores ou cúmplices de crime contra a humanidade", destacou o documento apresentado em um tribunal em Santiago por advogados representando organizações de direitos humanos.

O Supremo Tribunal Federal retomará nesta quinta-feira o julgamento sobre a validade de prisão após condenação em segunda instância. Desde 2016 o STF entende que é possível determinar a execução da pena após a condenação pela segunda instância da Justiça, mas ações no tribunal visam mudar o entendimento. Um dos argumentos é que, segundo a Constituição, "ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória". O julgamento sobre o tema começou em 17 de outubro e sete ministros já votaram: quatro a favor, e três contra a prisão. Ainda faltam os votos de CARMEM LUCIA, GILMAR MENDES, CELSO DE MELLO e DIAS TOFFOLI.

O Senado aprovou nesta quarta-feira em primeiro turno, por 56 votos a 11, o texto-base da proposta de emenda à Constituição que permite a inclusão de estados, Distrito Federal e municípios no regime de Previdência da União, a chamada “PEC paralela”. Os senadores ainda precisam analisar quatro destaques, que são sugestões de alteração no texto, em votação prevista para a próxima terça-feira. Por se tratar de emenda constitucional, a proposta precisa passar por votação em dois turnos nos plenários do Senado e da Câmara. Como os deputados rejeitam a PEC Paralela da Reforma da Previdência, a proposta vai retornar para nova votação na câmara.

O megaleilão do pré-sal, realizado nesta quarta-feira, garantiu uma arrecadação de 69 bilhões 960 milhões de reais. O leilão foi marcado pela falta de disputa, pelo desinteresse das gigantes estrangeiras e pelo protagonismo da Petrobras. Das quatro áreas oferecidas na Rodada de Licitações do Excedente da Cessão Onerosa, duas foram arrematadas e duas não receberam propostas. Se todos os blocos fossem arrematados, a arrecadação chegaria a R$ 106 bilhões. Apesar da frustração de expectativas, os 69 bilhões arrecadados são o maior valor já levantado no mundo em um leilão do setor de petróleo. Hoje, mais cinco áreas do pré-sal vão à leilão e a expectativa do governo é arrecadar sete bilhões e 800 milhões.

Santa Catarina tem 566 mil pessoas que vivem com menos de 420 reais por mês. O número equivale a oito por cento de toda a população catarinense, de pouco mais de sete milhões de habitantes. Ainda assim, o Estado possui o menor percentual do país de pessoas que vivem abaixo dessa faixa de renda. No Maranhão, 63 por cento dos habitantes sobrevivem com esse rendimento. Outra notícia que ameniza o problema em Santa Catarina é o fato de que a parcela da população nessa condição teve leve queda no último ano, de zero vírgula quatro por cento.

A Secretaria de Estado da Educação publicou dois editais para contratação de professores Admitidos em Caráter Temporário. As inscrições seguem abertas até o dia 19 de novembro, ao meio-dia. O primeiro dos editais, publicado em 30 de outubro, trata de Processo Seletivo Simplificado para admissão de professores ACTs como Segundo Professor e para atuação em Programas e Projetos. Já o edital publicado em quatro de novembro é referente a Processo Seletivo Simplificado para admissão de Professores ACTs como Segundo Professor e para atuação em Programas e Projetos específicos do Instituto Estadual de Educação, em Florianópolis, durante o ano letivo de 2020. Os segundos professores são profissionais que atuam diretamente ao lado de alunos com necessidades especiais dentro de sala de aula.

O megaleilão do excedente da cessão onerosa do pré-sal que ocorreu nesta quarta-feira no Rio de Janeiro também terá impactos em Santa Catarina. O Estado e todos os 295 municípios catarinenses receberão recursos. O Governo do estado vai utilizar o dinheiro para pagar os aposentados. A expectativa era que Santa Catarina recebesse 188 milhões de reais, mas como a arrecadação do leilão foi menor do que o projetado, o valor deve ficar em 91 milhões e 600 mil. No entanto, a Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina não tinha até o início da tarde desta quarta-feira o valor correto. A estimativa é que o dinheiro seja repassado ao Estado no último dia útil de 2019.

Representantes da igreja católica participam de assembleia para definição de metas. O vigário da paroquia São José, SERGIO MELZ lembra que foram reunidos no final de outubro mais de 240 delegados que representaram as sete paroquias do Extremo Oeste com objetivo em avaliar as ações alusivas aos 60 anos da diocese. O encontro serviu também para elencar metas para as igrejas que seguem os mesmos pilares. Ele afirma que em SJCedro e Princesa a atuação é intensa com muitos voluntários. O padre citou o trabalho feito semanalmente pelas pastorais litúrgicas que ajudam nas celebrações, catequeses, a pastoral carcerária que está sendo retomada com visitas na cadeia pública,além das conhecidas: pastoral da criança, visita aos doentes e a pastoral da família. Há também a associação beneficentes Padre ROMUALDO ZIMMER que realiza doações para pessoas de baixa renda. Ele esclareceu que as igrejas tem flexibilidade para promoções, a exemplo da festa do padroeiro.

Falta de padres tem sido compensada pelos ministros. O vigário SÉRGIO MELZ, afirma que a comunidade de SJCedro e Princesa tem ajudado ativamente há muitos anos e são 27 ministros (da eucaristia, da palavra, do batismo e do matrimônio). Eles também estiveram participando da assembleia para organização do plano paroquial. Já ocorrem reuniões todas as terças-feiras junto ao salão paroquial. Padre SÉRGIO destaca que, como são feitas celebrações especiais ao longo do ano na matriz, capelas e pelo interior, essa organização é necessária para atender todos os compromissos na realização dos batizados, casamentos, primeira comunhão e crisma que são eventos importante para os fieis. Para isso a equipe se divide e também conta com ajuda de outros párocos e até mesmo do bispo Dom ODELIR MAGRI. O padre esclareceu que existem períodos recomendados, como o caso dos sacramentos da eucaristia no período pascal, e o crisma no tempo de pentecostes.

Escola de Guarujá do Sul promove Gincana do Conhecimento “Ética e Cidadania”. A assessora de direção da escola Elsa Mancelos de Moura, REJANE GOETS lembra que todos os anos a atividade movimenta os estudantes que são divididos em equipes, temas e tem tarefas a cumprir. Cada grupo possui um nome sendo: Empatia, Respeito e Tolerância. Ela explica que a escola trabalha com base nestes conceitos, independente do conteúdo ou disciplina. A atividade começou ontem com competições individuais. Na semana que vem, entre terça e quinta feira, acontecerão as competições coletivas que visam integrar os alunos com cooperação. São avaliados vários itens como apresentações artísticas, feira do conhecimento, entrosamento, grito de guerra, uso do espaço, expressão pessoal e oral. Além disso, haverá várias modalidades de jogos como futebol sete, handebol, badmington, xadrez e tênis de mesa. REJANE cita também brincadeiras como a corrida do saco que são resgatadas nestes dias.

Novembro Azul terá sete tipos de atendimentos aos homens de Guaraciaba. Conforme a responsável pela saúde, DAIANE DORIGON, apesar de o Novembro Azul ser trabalhado a nível Nacional na conscientização ao câncer de próstata, em nível local a equipe optou em trabalhar a saúde integral do homem. Ela explica que durante este mês será dada uma atenção especial nos exames através da verificação da pressão arterial, hemograma completo e testes de urina, teste de glicemia, para prevenção de diabetes, atualização da carteira vacinal, verificação do perímetro abdominal e teste de IMC. Outra informação é que os homens que necessitarem, após a avaliação médica, serão encaminhados aos exames de diagnóstico. DAIANE ressalta que essas atividades têm como principal objetivo a sensibilização dos homens para a importância do diagnóstico precoce das mais variadas doenças, e não somente o câncer de próstata.

Saborense programa café com a imprensa para o final do mês. O presidente do instituto nacional da carne suína, WOLMIR DE SOUZA explica que o evento acontece no dia 29, em Chapecó, na sede do Senac. O objetivo é apresentar os resultados e metas para os próximos anos. Lembra que a Saborense é uma marca lançada há três anos que reúne diversas agroindústrias e frigoríficos da região. Eles englobam a central única e conseguem compras coletiva de suplementos e melhor competitividade, pois atuam como parceiros em vez de concorrentes. SOUZA afirma que foram feitas missões em outros países para conhecer os modos de produção, as plantas e experiências que podem ser viáveis na região. O presidente explica que mais do que carne e derivados, o projeto é voltado a conservação da cultura. Como houve todo um trabalho de planejamento via Sebrae e Fiesc, a intenção é fomentar novas ideias.

Secretária de Obras termina recuperação de estradas em uma região e parte para nova frente de trabalhos em Guarujá do Sul. O secretário, JAIR MALLMANN, lembra que desde outubro foram feitos reparos em trechos de estradas de bairros, como o Tropical, e os acessos na linha Pessegueiro. Nesta semana a equipe está dando continuidade ao patrolamento na linha Pessegueiro em direção à localidade de Barro Preto. O secretário comenta que são serviços normais da pasta que depende bastante do clima. Ele afirma que há vários funcionários operando os equipamentos, mas, pediu ajuda, dentro do possível aos moradores. Ele cita a necessidade em limpar o bueiros e sarjetas, fazendo a limpeza, para evitar danos às estradas e mantê-la em boas condições por mais tempo. MALLMANN salienta que depois das ações na linha Barro Preto e em alguns acessos de propriedades.

Prosseguem obras de calçamentos em Princesa. Os trabalhos estão concentrados em trechos das Avenidas Santa Rosa e Quinze de Novembro, além da rua Voluntários da Pátria. Conforme o prefeito, EDILSON VOLKWEIS, são obras reivindicadas pelos moradores, que gradativamente vão se tornando uma realidade com recursos próprios e com ajuda de parlamentares. Ele destaca que estas ações vão melhorar a mobilidade urbana do município, além de deixar a cidade mais bonita e aconchegante. Lembra que que devido aos trabalhos de infraestrutura nestes trechos com a drenagem pluvial, terraplenagens e nivelamentos, alguns transtornos são verificados, entre eles, cita o rompimento de canos do sistema de abastecimento de água. VOLKWEIS avalia que são problemas pontuais, que poderão ocorrer novamente durante a execução destas obras. Por isso, pede a compreensão dos moradores, já que o calçamento trará mais comodidade assim que ficar pronto.

Ruas e praças começaram a receber pinturas e melhorias para o final de ano. O diretor do Semae, JUNOR KUNZ lembra que desde o começo do ano o setor trabalha também com essa função de promover a limpeza constante na cidade. Entre as ações está a limpeza diária na praça do ginásio e da igreja e semanalmente na praça do bairro São Luís que registra menor movimento. Além disso, estão sendo feitos orçamentos para pintura das faixas, árvores e meio fios. O diretor afirma que o departamento tem se dedicado também a recolha de diversos materiais. Lembra que antigamente eram feitas campanhas algumas vezes por ano para descarte de vidro, eletrônicos, dentre outros materiais que a Tucano não carrega. Agora são recolhas permanentes como caso do vidro há um carretão em frente ao escritório do Semae, na rua padre Aurélio, para descarte.Já a recolha do óleo é permanente e a destinação é para uma empresa de Guaraciaba. No caso dos eletrônicos os materiais podem ser levados de segunda a sexta no escritório para armazenamento.

Epagri orienta agricultores sobre o plantio de mudas frutíferas. O técnico agrícola em SJCedro, ELMAR HENTZ lembra que são plantas perenes que precisam de planejamento quando ao local definitivo do plantio. Ele aponta a necessidade de avaliar o tipo de solo, umidade e de clima. Mas percebe como existe falta de conhecimento os produtores apostam em espécies que não são recomendadas para região a exemplo da pera. Ele explica que apenas duas a três variedades se adaptam e darão frutos com o clima do Extremo Oeste. A pera necessita, em média, de 700 horas de frio para uma boa produção, mas na região são de 150 a 200 horas no máximo por ano. O mesmo acontece com a ameixa que também precisa da polinizadora. Ambas chegam a florescer, mas não dão frutas. O extensionista afirma que apesar de simples, a atividade depende do manejo com adubação, podas e cuidados com as pragas. HENTZ menciona ainda os parreirais de uva que precisam de sustentação devido ao peso da estrutura.

Número de vereadoras na câmara de Anchieta mostra a valorização das mulheres. A opinião é da presidente, MARIA HELENA TRENTIN. Conforme ela, o município tem tradição em eleger representantes dos dois sexos há vários anos, mantendo pelo menos duas vereadoras. Neste mês são três representantes, já que uma suplente também assumiu. Em meados de maio eram quatro mulheres e cinco homens. A presidente considera que essa quantidade é equilibrada e mostra a força e a condição que as mulheres também tem em representar os moradores nos pleitos, votações e pedidos. Ela inclusive formulou um projeto para criação da galeria lilás, visando a exposição de fotos das parlamentares eleitas, além de ações específicas no espaço da câmara nos meses de março e outubro, por meio de palestras e parcerias com entidades. Nestes meses também haverá homenagem àquelas que foram destaque. O espaço está quase pronto e fica na entrada da sede.

Contas da prefeitura de SJCedro estão equilibradas apesar da instabilidade na entrada de recursos. A opinião é da contadora da prefeitura, DÉBORA PAGNO. Segundo ela, a cada três meses ocorrem audiências para prestação de contas dos investimentos e despesas dos últimos quatros meses da gestão municipal. Ela revelou que pelos últimos números apresentados é possível constatar que as contas estão equilibradas, mesmo com certa dificuldade. Em agosto houve uma queda brusca nas receitas e isso vai refletir numa futura desaceleração dos trabalhos para garantir um bom fechamento das contas públicas. Com relação a percentuais, DÉBORA menciona que na Saúde o município investiu 20,27 por cento do orçamento. Em Educação foram 23,38 por cento, um pouco menos que o exigido que é de 25. Ela acredita que a partir desse mês de novembro, com o décimo terceiro salário dos professores, o percentual seja atingido. Ela explica que esse valor de sobra é referente ao que já foi pago, mas há contas que precisam ser quitadas até dezembro.

Ameosc analisa que extinção ou fusão de pequenos municípios não é a saída para melhorar a situação dos moradores. Para o presidente da entidade, a solução é uma flexibilização para municípios operem com menor estrutura e menos custos, além da busca da ampliação do movimento econômico. O presidente da Associação WILSON TREVISAN conversou ontem à tarde com a Rádio Cedro sofre o assunto que desde terça-feira tem gerado polêmica. A Proposta de Emenda à Constituição do Pacto Federativo, prevê que municípios com menos de 5 mil habitantes e arrecadação própria inferior a 10 por cento da receita total sejam incorporados pelo município vizinho. Para TREVISAN, a extinção de municípios não é a solução, já que o maior teria de assumir todo o funcionalismo e a estrutura. Ele argumenta que, o que precisa ser feito é uma flexibilização para que municípios pequenos possam trabalhar com estruturas menores, na Administração, Câmara de Vereadores, número de secretarias e também nas exigências legais.

Extremo Oeste teria quatro municípios atingidos pela proposta de fusão. A situação financeira e a viabilidade dos pequenos municípios em Santa Catarina foi alvo também de um estudo do Tribunal de Contas. Segundo o estudo, Bandeirante tem receita própria de quatro vírgula oito por cento do total. Em Paraíso, a arrecadação própria é de dois vírgula nove por cento. Esse índice é de nove vírgula dois por cento em Barra Bonita e de sete vírgula quatro em Princesa. Já em Santa Helena, a receita própria é de sete e meio por cento. O presidente da Ameosc, WILSON TREVISAN justifica que estes municípios precisam cumprir as mesmas exigências de São Paulo, maior município do país. Ele atribui os problemas ao ‘modelo arcaico” que trata todos iguais. TREVISAN afirma que muitas vezes o município não está enxergando o potencial que ele pode propor para o aumento do movimento econômico. Citou ainda que alguns municípios como Princesa tem um IDH alto, o que não justificaria a incorporação a SJCedro.

PM apreende arma de fogo e contrabando em Anchieta. A Polícia Militar apreendeu uma arma de fogo, droga e contrabando de cigarro em abordagem veicular na Linha João Café Filho. A Polícia Militar em rondas realizou abordagem de um veículo emplacado em Campo Erê, com dois homens no interior do mesmo. Em busca pessoal e veicular, foi localizado um revólver calibre 32 com oito munições intactas, uma bucha de cocaína e 2.000 maços de cigarro contrabandeado. O Material foi apreendido, juntamente com o veículo e os homens, que já possuíam passagem por descaminho, foram presos em flagrante.

Motorista atropela mulher e foge em SMOeste. Uma ocorrência de atropelamento foi atendida pela Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, por volta de 11 e meia da manhã de ontem, na Rua Elizabeth, atrás do Fórum. O fato foi presenciado por testemunhas que relataram que um veículo passou pelo local em alta velocidade e atingiu a mulher, que ao que tudo indica, estaria tentando atravessar a rua. Após o atropelamento o condutor do carro fugiu do local. Os bombeiros socorreram a vítima que indicava fortes dores na coluna e na perna esquerda. A mulher estava em estado de choque e não conversava, por isso, não foi possível identificá-la. Ela foi encaminhada ao Hospital Regional para receber atendimento médico. A Polícia Militar colheu as informações no local e realizou buscas na tentativa de encontrar o autor do atropelamento.

Polícia Militar de SJCedro atende ocorrência de disparo de arma de fogo e ameaça. A PM de São José do Cedro foi chamada por volta das 18h desta quarta-feira, para atender uma ocorrência de disparo de arma de fogo e ameaça ocorrida em uma casa localizada na Linha Santo Inácio, nas proximidades do britador. No local a guarnição se deparou com um morador portando um facão na cintura. Os policiais conversaram com o homem, que apresentou resistência física no primeiro momento, mas, em seguida, aceitou a intervenção dos policiais, que o desarmaram. Uma mulher e o irmão, que é tetraplégico, relataram que pouco antes da chegada da equipe policial o autor estava completamente transtornado e ameaçando o rapaz. Os bombeiros foram acionados para atender o autor, que estava muito nervoso devido à situação. No local dos fatos, foi apreendida uma espingarda calibre 36, um facão e uma faca utilizados nas ameaças, sendo entregues na delegacia. Os envolvidos foram levados para a central de flagrantes.

Prosseguem buscas a jovem desaparecido no Rio Uruguai. Por volta das 23 horas de ontem, a guarnição do Corpo de Bombeiros de Itapiranga foi acionada para atender ocorrência envolvendo uma embarcação que realiza travessia de passageiros no Porto da Barca entre as cidades de Itapiranga-SC e Barra do Guarita-RS. A informação dos bombeiros aponta 14 ocupantes, sendo 13 passageiros e o piloto. Um ocupante de 19 anos, residente em Vista Gaúcha, estudante da UCEFF, desapareceu nas águas do Rio Uruguai. Os bombeiros de Itapiranga aturam na noite de ontem e na manhã de hoje nas buscas. O trabalho teve auxilio de barqueiros, bombeiros de Três Passos e do helicóptero do SaerFron de Chapecó. Até o momento o jovem não foi encontrado.

Jovem desaparecido no Rio Uruguai é acadêmico de agronomia. ANDREI FRANCHINI, 19 anos, reside em Vista Gaúcha, no Rio Grande do Sul. Ele é aluno da UCEFF e cursa o sexto período de agronomia. A UCEFF divulgou nota oficial lamentando profundamente o ocorrido na noite desta quarta-feira, quando uma embarcação afundou no Rio Uruguai, deixando o acadêmico da instituição desaparecido. A UCEFF se solidariza com as buscas e presta total apoio aos familiares. A nota destaca ainda que a UCEFF preza pela segurança no transporte de seus acadêmicos, disponibilizando gratuitamente embarcação apropriada, regular e segura para as travessias que, infelizmente, nesse caso não foi a utilizada. A UCEFF permanece à disposição para prestar todo o auxílio necessário. Em virtude do acontecido, a UCEFF cancelou todas atividades hoje e amanhã.

Mulher morre vítima de atropelamento na BR-282. O acidente ocorreu na noite desta quarta-feira, por volta das 23 horas e 45 minutos. Conforme a PRF, o atropelamento aconteceu na rodovia federal em Cunha Porã envolvendo uma S-10 com placas de Guarujá do Sul. O veículo, que pertence a uma funerária de Guarujá do Sul, era dirigido por um homem de 34 anos, que não se feriu. Ele retornava com um corpo do Hospital regional do Oeste, em Chapecó, no momento do acidente. A mulher atropelada morreu no local e não foi identificada. A vítima teria entre 20 e 30 anos de idade. Segundo o condutor, a vítima teria saído correndo de um matagal, invadido a pista sem motivo aparente quando foi colhida pela camionete.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.