ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco - quarta-feira - 07 11 2018

-MORO DIZ NÃO HAVERÁ PERSEGUIÇÃO POLÍTICA NO NOVO GOVERNO

-MOISÉS DEVE ANUNCIAR HOJE EQUIPE DE TRANSIÇÃO NO ESTADO

-CAMÂRA APROVA MUNICIPALIZAÇAO DA REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA

-COMÉRCIO PROJETA AUMENTO DAS CONTRATAÇÕES TEMPORÁRIAS NESTE ANO

-LOTAÇÃO DO REGIONAL REFORÇA IMPORTANCIA DOS LEITOS DE RETAGUARDA

-HOMEM É PRESO AO TENTAR SUBORNAR POLICIAIS NA REGIÃO

-POLÍCIA CIVIL PRENDE QUINTO SUSPEITO DE ASSASSINATO DE ADVOGADO

O tempo é de..... A previsão para as próximas é Nebulosidade variável e chuva isolada. A temperatura pode chegar a 30 graus. A mínima das últimas horas foi de 19 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quarta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 70 centavos para a compra e três reais e 90 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 20 centavos para a compra e quatro reais e 50 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 10 centavos para a compra e 12 centavos para venda.

Mais de 400 pessoas foram mortas ou feridas na violência durante três dias de votação das eleições parlamentares de outubro no Afeganistão. A informação foi divulgada ontem pela ONU. Os números indicam que essas eleições foram as mais violentas já registradas no país. A grande maioria das 435 vítimas - 56 mortos e 379 feridos - aconteceu no primeiro dia de votação, em 20 de outubro.

Seis pessoas foram presas durante investigação preliminar de um suposto plano para atacar o presidente francês, EMMANUEL MACRON. A fonte disse que serviços de segurança franceses prenderam os seis nesta terça-feira pela suspeita de estarem preparando um plano "impreciso e mal-formulado" para uma "ação violenta" contra MACRON. O canal francês BFM TV reportou que os suspeitos são membros da extrema-direita, mas a informação não pôde ser confirmada de imediato.

O Partido Democrata conquistou a maioria da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos. O resultado das eleições legislativas significa uma derrota parcial para o presidente DONALD TRUMP já que o seu partido, o Republicano, ampliou sua vantagem no Senado. Das 33 cadeiras disputadas no Senado, os democratas precisavam manter as 22 que já mantinham, além das duas dos independentes que os acompanham nas votações, e ainda somar mais duas. Mas, pelo contrário, acabaram perdendo três, nos estados de Indiana, Dakota do Norte e Missouri.

O Senado decidiu nesta terça-feira incluir na pauta de votação a análise de dois projetos que preveem reajuste para ministros do Supremo Tribunal Federal e para o procurador-geral da República. Na prática, com a decisão, o reajuste já pode ser votado no plenário a partir desta quarta-feira. Os dois projetos foram aprovados pela Câmara em 2016. Os textos preveem que, a partir de junho de 2016, os salários de ministros do STF e do procurador-geral da República passariam de 33 mil e 700 reais para 36 mil e 700 e, a partir de janeiro de 2017, para 39 mil e 200. Caberá ao relator propor a partir de quando os reajustes vão valer ou se a diferença acumulada até a aprovação do projeto será paga de forma retroativa.

O juiz SÉRGIO MORO garantiu durante a entrevista coletiva concedida na tarde desta terça-feira, em Curitiba, que nunca teve aspirações políticas. Ele afirmou que as decisões tomadas na Operação Lava-Jato, incluindo a sentença que condenou o ex-presidente LULA à prisão, foram tomadas com base em critérios técnicos. Ele também prometeu que a pasta, responsável pela Polícia Federal e que vai assumir outros órgãos de controle do governo, não fará perseguições políticas. O juiz deverá se exonerar do cargo para poder assumir uma nova função pública.

O presidente eleito, JAIR BOLSONARO, disse, nesta terça-feira, que na democracia o único norte é a Constituição. Ele falou durante uma homenagem aos 30 anos da Constituição Federal no Congresso. Foi a primeira viagem dele a Brasília depois de eleito. Depois do congresso, BOLSONARO almoçou com o ministro da Defesa, General SILVA E LUNA. Ele visitou também o comando da Marinha. Hoje, BOLSONARO vai se reunir com TEMER e deve discutir uma possível votação da reforma da previdência ainda neste ano.

A multinacional americana WestRock investirá de 345 milhões de dólares, o equivalente a um bilhão 285 milhões de reais, na ampliação da sua fábrica de papel em Três Barras, no Norte de Santa Catarina. A empresa foi adquirida em 2015. Este será o maior investimento individual no setor de celulose e papel no Estado. A informação foi transmitida pela diretoria da empresa ao presidente em exercício da Federação das Indústrias de Santa Catarina, GILBERTO SELEME. Com esse investimento, a produção de papeis de alta performance em Três Barras subirá 46 por cento e os investimentos começam em fevereiro do ano que vem.

Os cursos para formação e recertificação de guarda-vidas em Santa Catarina estão em andamento nas praias e balneários nesta pré-temporada de verão. Os Bombeiros Militares de Santa Catarina realizam o treinamento que deve disponibilizar cerca de dois mil guarda-vidas civis para atuação no Estado. Os homens e mulheres estarão aptos a atuar na Operação Veraneio em atividades de auxílio aos oficiais militares. A carga horária do curso é preenchida cominstruções e treinamentos práticos sobre socorro de pessoas vítimas de afogamentos, resgate de pessoas e orientações a banhistas.

O governador eleito CARLOS MOISÉS se reuniu, na tarde desta terça-feira, com o Ministério Público de Santa Catarina para conhecer a fundo o trabalho do órgão e se aproximar da instituição. Como transparência e eficiência são duas prioridades do próximo governo, MOISÉS enxerga o Ministério Público como um parceiro para a próxima gestão ser marcada por ser moderna e eficaz. O MP, inclusive, vai ceder uma servidora, que trabalha justamente em auditoria e transparência, para a fase de transição. Nesta quarta-feira, CARLOS MOISÉS divulga a equipe de transição de governo.

Cumprida nova ordem judicial e transmissor de Rádio Comunitária de Itapiranga é apreendido pela segunda vez. Novamente a emissora sai do ar. O judiciário de Itapiranga concedeu decisão em favor da Acaert – Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão. A decisão judicial contra a Associação Rádio Comunitária de Itapiranga, Rádio Onda Positiva, foi cumprida na manhã desta quarta-feira com o sequestro do transmissor. Conforme a ACAERT, em ação comandada por oficial de justiça, o equipamento foi recolhido e a radio tirada do ar. A justiça já tinha dado outras decisões contra a emissora, mas nenhuma foi cumprida.Em vista dos descumprimentos, na manhã de hoje, por ordem judicial, o transmissor foi retirado e a emissora deixou de transmitir por não atender a legislação.

O sequestro do transmissor ocorreu em virtude do descumprimento de decisões judiciais anteriores. Salienta que o Tribunal de Justiça de Santa Catarina já manteve a decisão da comarca de Itapiranga para interromper as atividades da Rádio Comunitária Onda Positiva em virtude de irregularidades cometidas na divulgação de propaganda comercial, o que é proibido por lei. A decisão final de recolher o aparelho transmissor ocorreu em virtude do descumprimento de decisões judiciais anteriores. De acordo com o advogado da ACAERT, GUSTAVO MATIVI, por crime de descumprimento de ordem judicial, o judiciário de Itapiranga enviou oficio para o Ministério Público que pode oferece denúncia de ação penal para responsabilizar de forma criminal diretores e administrador da rádio comunitária por descumprirem ordem judicial.

No último dia 10 de setembro a justiça cumpriu sentença para apreensão de outro transmissor. Descumprindo e desrespeitando a decisão judicial, dirigentes da Rádio Comunitária colocaram em funcionamento um novo transmissor e a emissora voltou a operar no mesmo dia. Conforme o advogado da ACAERT, GUSTAVO MATIVI, o fato foi comunicado ao Juiz da Comarca de Itapiranga, que tomou novas medidas em vista do descumprimento de mais uma decisão judicial. Na manhã de hoje oficial de justiça, acompanhado de técnico determinado pela ACAERT fizeram nova apreensão de mais um transmissor e a rádio comunitária novamente saiu do ar.

A vigilância ambiental da gerencia regional de saúde entregou um termo de compromisso e orientação sobre o combate ao mosquito da dengue para as empresas que comercializam flores em São Miguel do Oeste. O documento faz uma alerta para que os estabelecimentos não utilizem plásticos para invólucros dos vasos. Alémdisso, o setor já emitiu várias comunicados e orientações para a população em geral. A preocupação da vigilância ambiental é com a chegada do verão, períodoem que o mosquito mais se reproduz. São Miguel do Oeste é um dos municípios com maior número de focos do aedes aegypti no estado.

Apesar da orientação da vigilância ambiental da gerencia regional de saúde, alguns comerciantes ainda insistem em manter plásticos para envolver os vasos de flores. De acordo com nota divulgada a imprensa, o setor cita que muitas empresas seguiram as orientações, mas algumas ainda mantem “uma cultura que comprometea saúde pública”. O setor cita ainda que “o trabalho realizado pelo programa de combate à dengue nos municípios ficou comprometido pela falta de cooperação de alguns estabelecimentos comofloriculturas, funerárias, bazares, supermercados e vendedores ambulantes.

A Secretaria de Saúde de São Miguel do Oeste está realizando uma atividade especial direcionada ao público masculino, em virtude da campanha Novembro Azul. Na manhã desta terça-feira, as agentes de saúde se reuniram na sede da Secretaria, e de lá se dividiram para cobrir toda a área central da cidade com uma panfletagem de conscientização e divulgação dos horários diferenciados de atendimento durante este mês. Ontem, o município ofereceu 30 fichas para consultas médicas no período noturno. O atendimento ocorreu das seis da tarde as oito da noite para homens de 40 a 75 anos. Esse serviço vai acontecer em todas as terças-feiras de novembro.

Três projetos de lei foram aprovados na sessão da câmara de vereadores desta terça-feira. Uma das matérias dispõe sobre a regularização fundiária urbana. Com a aprovação da lei, os pedidos de regularização de imóveis sem documentos será analisada por uma Comissão Municipal. O texto estabelece que serão objeto de avalição os núcleos urbanos existentes até o dia 22 de dezembro de 2016, que serão atestados por essa comissão. Uma emenda da Comissão de Educação e Cultura aumentou a composição da comissão para sete membros, dos quais três servidores efetivos, três comissionados e um membro do Conselho Municipal de Habitação, nomeados pelo prefeito.

Outros dois projetos foram aprovados na sessão de ontem. Um deles altera o Plano Plurianual, a Lei de Diretrizes Orçamentárias e a Lei Orçamentária através da abertura de um crédito adicional especial na importância de 99 mil reais. Os recursos são destinados ao atendimento de despesas do cercamento da Ciretran de São Miguel do Oeste. O outro projeto, de autoria do vereador CLÁUDIO BARP, autoriza o Executivo a firmar contrato de cessão de uso de bem imóvel com o Rotary Club de São Miguel do Oeste para a construção de centro de apoio regional de pacientes e familiares do Hospital Regional. Todos os projetos foram aprovados em segundo turno e seguirão para a sanção do prefeito municipal.

A Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste realizou nesta terça-feira uma audiência pública para debater a canalização de córregos no município. O encontro, proposto pelo vereador ODEMAR MARQUES, contou com a participação do Promotor de Justiça MAICON HAMMES, representante do Instituto do Meio Ambiente, AIRTON FÁVERO, o gerente da Casan, EDNILSON MELLO, secretária de planejamento e urbanismo, MARLI DA ROSA, e representantes de entidades e da sociedade civil organizada. O Promotor MAICON HAMMES explanou sobre a legislação e sobre os cuidados que devem ser tomados relacionados aos recursos hídricos. Ele comentou que o meio ambiente está todo ligado e que a qualidade de vida passa pela qualidade da água existente não só no município.

A questão envolvendo os córregos da cidade não pode ser vista apenas para os casos isolados, mas sim para o macro. A posição é do diretor do Instituto do Meio Ambiente, AIRTON FÁVERO.De acordo com ele, a qualidade da água e dos recursos hídricos passa pela aplicação de vários fatores, dentre eles, a aplicação da legislação e os cuidados com o esgoto sanitário. O principal aspecto, segundo FAVERO, é a manutenção das reservas. Ele salientou que, a longo prazo, o município vai precisar tomar atitudes claras em relação a esses problemas. A secretária de planejamento e urbanismo, MARLI DA ROSA, disse que projeto de tratamento de esgoto do município está pronto e a administração está buscando recursos para colocar em o projeto em prática.

O comércio de Santa Catarina deve contratar cerca de sete mil e 500 trabalhadores temporários entre outubro de 2018 e fevereiro de 2019. São duas mil vagas temporárias formais no comércio e mais cinco mil e 500 no setor de serviços. São mil vagas a mais do que o número registrado na temporada passada. A pesquisa da Fecomércio apontou ainda que para 35 por cento dos empresários a previsão é de ampliação do quadro de funcionários. De acordo com o presidente da FCDL, IVAN TAUFFER, esse quadro revela o otimismo do setor no crescimento da economia na reta final do ano.

Uma pesquisa feita pela própria federação das CDLs, apontou um crescimento na projeção de contratações para a época de final de ano. Segundo o presidente da entidade, IVAN TAUFFER, em 2017, 28 por cento dos comerciantes afirmaram que contratariam novos trabalhadores. Neste ano, o percentual de empresários que pretendem aumentar a equipe é de 38 por cento. TAUFFER citou que o final do período eleitoral e a eleições de novos governantes para o estado e o país injetaram um animo adicional nos empresários.

Além da contratação de mais trabalhadores para a temporada de final de ano, o comércio está projetando um aumento da venda de presentes para o Natal. De acordo com o presidente da FCDL, IVAN TAUFFER, a entidade está finalizando a pesquisa sobre a expectativa para a principal data do ano para o setor. Mesmo assim, ele estima que o otimismo que deve resultar no crescimento de contratações também se reflete na projeção de lojas cheias no último mês do ano.

A ocupação total dos leitos do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso mostra a importância dos chamados leitos de retaguarda para o sistema público de saúde na região. O comentário é do diretor do Hospital, JEFERSON GOMES. Ao todo, são oito leitos de retaguarda em Guaraciaba e mais 10 no hospital São José de Maravilha. Ele disse que a estrutura é uma extensão do regional. JEFERSON destacou que os leitos de apoio são fundamentais e devem ser usados cada vez mais.

As pessoas precisam compreender que a transferência de pacientes para os leitos de retaguarda só vai acontecer quando o caso estiver estabilizado e for de acordo com a capacidade de atendimento do hospital, seja em Guaraciaba ou Maravilha. O comentário é do diretor do Regional, JEFERSON GOMES. Ele reforçou que os leitos de retaguarda servem exatamente para desafogar o Hospital Regional em momentos como o atual, onde a capacidade de internação está esgotada. JEFERSON ressaltou que os pacientes vão receber o mesmo tratamento que seria realizado se estivessem no Hospital Regional.

O encaminhamento de pacientes para os leitos de retaguarda do Hospital São Lucas de Guaraciaba está aumentando consideravelmente. A informação é do diretor do Hospital Regional, JEFERSON GOMES. De acordo com ele, o hospital de Guaraciaba foi preparado e a equipe está capacitada para receber pacientes transferidos do Regional. JEFERSON disse que as pessoas estão mais conscientes desse quadro, mas muitos pacientes ainda não aceitam as transferências. Ele comentou que essa é uma questão cultural que aos poucos começa a mudar.

O homem encontrado morto na manhã de sexta-feira no rio Uruguai foi identificado no final da tarde de segunda-feira . De acordo com uma funerária de Sagrada Família, o corpo de ASDROVALDI ÁVILA DE SOUZA, 19 anos, foi sepultado no cemitério da cidade que fica perto de Palmeira das Missões, a aproximadamente 125 quilômetros de Itapiranga. O laudo oficial do Instituto Médico Legal com a causa do morte do rapaz ainda não foi divulgado. O corpo de ADROVALDI DE SOUZA foi encontrado boiando em meio a correnteza do Rio Uruguai, na última sexta-feira, dia dois de novembro, por pilotos de barquinhos que fazem a travessia entre o município os dois estados. Com a identificação do corpo o inquérito deve ser encaminhado para a delegacia de Sagrada Família para apurar as circunstâncias da morte.

Um homem com mandado de prisão em aberto foi detido depois de tentar subornar policiais militares em Maravilha. O suspeito foi abordado na terça-feira, por volta das dez horas da manhã. Em consulta ao sistema integrado de segurança pública foi constatado que ele possuía mandado de prisão em aberto da comarca de Toledo no Paraná. Ele ofereceu dinheiro tentando subornar os polícias militares e escapar da prisão. O homem foi detido por corrupção ativa. Ele estava com dez mil cento e 31 reis dinheiro e foi levado para a cadeia de Maravilha.

A Polícia Civil prendeu na noite de segunda-feira o quinto suspeito de envolvimento na morte do advogado JOACIR MONTAGNA, de 54 anos. O crime ocorreu no dia 13 de agosto, no escritório da vítima em Guaraciaba. O suspeito estava com a prisão preventiva decretada pela Justiça e se apresentou na Divisão de Investigação Criminal de São Miguel do Oeste, acompanhado de dois advogados. Ele foi interrogado e encaminhado ao sistema prisional. JOACIR MONTAGNA foi morto com um tiro à queima-roupa. Imagens de câmeras de segurança divulgadas pela Polícia Civil mostram dois homens em uma moto chegando ao escritório, na data do crime. Um deles entra e sai do escritório usando capacete. A Polícia ainda não confirmou a motivação e nem o grau de envolvimento dos cinco suspeitos presos até agora.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.