ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 07/11/2017

-PROJETO DE VENDA DA ELETROBRÁS DEVE SER ENVIADO NESTA SEMANA AO CONGRESSO
-VENDA DE VEÍCULOS NOVOS CRESCE 28% EM OUTUBRO NO ESTADO
-COMISSÃO DIVULGA RESULTADOS E JÁ ORGANIZA A PRÓXIMA OKTOBERFEST
-PREFEITURA DE GUARUJÁ REALIZA RODADA DE REUNIÕES NO INTERIOR
-PREÇO DO LEITE REGISTRA 2 CENTAVOS DE BAIXA PARA PAGAMENTOS DESTE MÊS
-SEMINÁRIO MUNICIPAL DEBATE SUSTENTABILIDADE EM ANCHIETA
-PRINCESA INVESTE RECURSOS NA PAVIMENTAÇÃO DE CINCO RUAS
-PROJETO DE ALTERA ATRIBUIÇÕES DE COMISSIONADOS É APROVADO COM VOTOS CONTRÁRIOS
-ACUSADO DE ESTUPROS EM SÉRIE É CONDENADO A 68 ANOS DE PRISÃO
-JOVEM É FEITO REFÉM EM ROUBO À RESIDÊNCIA NO INTERIOR

O tempo é de sol no extremo-oeste. A previsão para as próximas horas é sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 28 graus. A mínima das últimas horas foi de 15 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores abriu a terça-feira em alta. O dólar começou o dia em queda, cotado em três reais e 26 centavos. O euro vale três reais e 80. Já o peso argentino está cotado a 18 centavos para venda e 16,8 para a compra.

Após ser posto em liberdade condicional na Bélgica, nesta segunda-feira, o presidente destituído da Catalunha, CARLES PUIGDEMONT, criticou o governo da Espanha. Ele afirmou que a Espanha é "um Estado afastado da prática democrática". Durante a noite, um juiz de instrução belga decidiu conceder liberdade condicional para PUIGDEMONT e outros quatro membros de seu governo, à espera de que a Justiça do país se pronuncie sobre a execução da ordem europeia de detenção. Isso deve ocorrer nos próximos 15 dias.

O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, chegou nesta terça-feira na Coreia do Sul para iniciar uma visita de dois dias, na segunda parada da sua viagem pela Ásia. Além da discussão sobre as relações comerciais bilaterais, a agenda deve ser tomada pela crise com a Coreia do Norte. Na primeira parada desta primeira viagem à Ásia, o presidente americano visitou o Japão onde afirmou que o tempo da "paciência estratégica" com a Coreia do Norte acabou.

O presidente da Argentina, MAURICIO MACRI, afirmou nesta segunda-feira que o terrorismo "não distingue nem limites, nem países, nem nacionalidades". Ele também fez um pedido para que o problema seja enfrentado com novas ferramentas globais. As declarações foram feitas durante uma homenagem às vítimas do atentado terrorista perpetrado na terça-feira passada em Nova York. No ataque, cinco argentinos foram mortos.

A Caixa Econômica Federal ampliou nesta segunda-feira em oito bilhões e 700 milhões os recursos do crédito habitacional destinados às faixas um e meio e dois do programa Minha Casa, Minha Vida, voltadas para famílias com renda de até quatro mil reais. A linha utiliza recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. O vice-presidente de Habitação do banco, NELSON DE SOUZA, informou que esta suplementação do orçamento resolve a restrição de recursos da linha e garante a execução total de novas propostas de financiamento.

O presidente MICHEL TEMER acertou com ministros nesta segunda-feira que enviará ao Congresso Nacional a proposta de privatização da Eletrobras por meio de um projeto de lei. O ministro de Minas e Energia, FERNANDO COELHO FILHO, disse que a ideia é enviar o projeto até quinta-feira à Câmara. O modelo de projeto de lei é o defendido pelo presidente da Câmara, RODRIGO MAIA que promete agilizar a votação. Na reunião da equipe de governo desta segunda ficou acertado que o projeto de lei terá um compromisso de verba para o rio São Francisco.

O Ministério Público Federal em São Paulo denunciou 32 pessoas por desvios de cerca de 21 milhões de reais em recursos públicos do Ministério da Cultura, obtidos por meio da Lei Rouanet, mas que não foram aplicados conforme a lei. A Operação Boca-Livre, deflagrada em 2016, concluiu que parte do dinheiro foi desviada pelo grupo Bellini Cultural, com conhecimento das empresas doadoras, para eventos privados, como shows e publicações corporativas. Parte do recurso foi usado para o casamento de um dos sócios do grupo em Jurerê Internacional, em Florianópolis.

Em reunião na tarde desta segunda-feira, o prefeito de Florianópolis, GEAN LOUREIRO, definiu que não haverá repasse de dinheiro público para o desfile das escolas de samba da Capital no Carnaval de 2018. A administração municipal vai lançar um edital nos próximos dias para que empresas interessadas em explorar o espaço no Centro da cidade para shows, nos moldes do que foi feito neste ano. O valor que pode vir das empresas privadas é de um milhão e meio para os desfiles na passarela Nego Quirido.

A venda de veículos novos em Santa Catarina cresceu 28 vírgula 42 por cento em outubro na comparação com o mesmo mês do ano passado, o melhor resultado desde 2015. Foram emplacadas 14 mil 354 unidades, contra 11 mil 177 no período anterior. Os dados são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores. É o sexto aumento consecutivo do setor na comparação com o mesmo mês do ano anterior. No acumulado do ano, o Estado registra aumento de sete vírgula 88 por cento na venda de veículos em relação ao acumulado nos 10 primeiros meses de 2016.

A restrição anunciada pela Rússia a frigoríficos brasileiros, durante o final de semana, não deve ter impacto significativo em Santa Catarina. Primeiro porque o frigorífico suspenso por identificação de substâncias fora do padrão, o Mata Boi, atua em Goiás e Minas Gerais. A Rússia também vai adotar um controle mais rígido de outros cinco frigoríficos. Destes apenas dois tem unidades em Santa Catarina: JBS e Aurora. Além disso, a restrição maior é em relação à carne bovina. O diretor-executivo do Sindicarne, RICARDO GOUVÊA, disse que os russos adotam medidas restritivas de vez em quando com o objetivo de barganhar preços.

Oktoberfest de Santa Terezinha teve quase três mil participantes. De acordo com o integrante da organização, NILVO GISCH, apesar do tempo ruim que atrapalhou o primeiro final de semana da festa, o evento no interior de SJCedro foi satisfatório. Foram cerca de 2 mil e 850 participantes no total. Além disso, houve a venda de 170 jantas e mais 250 almoços típicos. A comissão contabilizou ainda a venda de quatro mil litros de chopp. O lucro foi praticamente o mesmo do ano passado. Além disso, nenhuma ocorrência foi registrada durante a Oktoberfest de Santa Terezinha. Nesta semana a comissão organizadora deve se reunir para discutir estratégias para a organização da vigésima sexta edição, no ano que vem. NILVO lembra que o ano que vem é eleitoral, e o pleito ocorre justamente em outubro. Ele afirma que a comunidade não tem intenção de atrapalhar outros eventos tradicionais, como a festa de Nossa Senhora Aparecida, e por isso será avaliada a possibilidade de fazer a festa em apenas um final de semana, na metade do mês.

Direção do hospital se reúne com municípios conveniados para debater a situação da entidade. O prefeito de São José do Cedro, PLÍNIO DE CASTRO reuniu-se com a administradora da Associação Beneficente Hospitalar Cedrense, ALINE WARTHA e integrantes da diretoria. Também esteve presente na reunião o secretário de Saúde de Cedro, FERNANDO WILL; o controlador interno da Prefeitura, RUDIMAR WINTER; o prefeito de Princesa, EDILSON VOLKWEIS e a secretária de Saúde, ANDREIA DE LIMA. Plínio destacou que foi encaminhado para câmara, um projeto prevendo repasse de cem mil reais para a manutenção. A prefeitura também faz um estudo para aumentar o valor do repasse mensal. O EDILSON explicou que também fará um estudo das finanças para ampliar o repasse, além de uma contribuição pontual no final deste ano ou início de 2018. A administradora do hospital, ALINE WARTHA relatou que são realizadas diversas ações com o apoio da comunidade para aumentar as finanças e melhorar as condições de atendimento.

Prefeitura de Guarujá do Sul promove roteiro de reuniões sobre movimento econômico. Segundo a secretária de Agricultura, JANICE EBERHARDT, a primeira de uma série de reuniões aconteceu ontem à noite, no clube de Linha Maidana, também para os agricultores da Linha Taquaruçu. Em pauta está à geração de movimento econômico a partir da emissão de notas fiscais do Bloco de Produtor Rural e a geração de bônus para os agricultores a partir dessa ação. Hoje este mesmo tema estará em discussão a partir das 20 horas no clube da Linha Alto Arara e devem participar também os moradores da Linha Coronel. Para amanhã o encontro está agendado com agricultores de Pessegueiro e Barro Preto. A reunião iniciará às 20 horas no clube da Linha Pessegueiro.

Reunião mensal do Conseleite aponta novo viés de baixa. De acordo com projeção, o leite entregue em outubro a ser pago em novembro pelos Laticínios terá uma redução de 2,5 por cento nos valores de referência, o que equivale a 2 centavos a menos por litro. Durante o encontro foi debatida a baixa do consumo que é histórica, já que o leite é um produto popular e bastante comprado, mesmo em famílias de baixa renda. O vice-presidente, ADELAR ZIMMER, afirma que a queda no consumo está na raiz da crise como reflexo do desemprego. Ele também percebe que neste mês a queda de vendas foi verificada ainda nos derivados do leite. Os valores estão se comparando aos de 2013 quando foram registrados pela última vez os menores valores praticados. Conforme ele, uma das opções que poderia amenizar a situação do produtor seria a compra do excedente de leite por parte do governo, aos moldes de como é feito hoje com a produção de grãos, por meio da Conab.

Movimento das Mulheres Camponesas trabalha com projeto dos Quintais Produtivos. A coordenadora estadual, LUCIMAR ROMAN explica que os recursos provem de uma emenda parlamentar e visa estimular a produção de alimentos em pequenos espaços, na cidade e interior. Serão ações em 70 municípios com cursos, seminários e aulas práticas, incentivando a produção de frutas, legumes, verduras, repelentes e medicamentos caseiros. São mais de dez anos do projeto. Ela destaca que além do baixo custo, esses alimentos não precisam ser comprados em mercados ou feiras, gerando renda extra. Alguns locais maiores também podem ser usados para produzir maior quantidade, garantindo a venda do excedente. A coordenadora comenta que em pequenos vasos de flores é possível plantar chás e temperos, inclusive em sacadas. LUCIMAR lembra que nas propriedades também há incentivo ao uso de matéria orgânica para adubar o solo. Ela explica que foram formadas monitoras que estão promovendo as oficinas do programa.

Movimento das Mulheres Camponesas e Casa Familiar Rural promovem oficina sobre quintais produtivos. A coordenadora estadual, LUCIMAR ROMAN destaca que cada municípios recebe três oficinas sobre o tema. A reportagem da Rádio Cedro esteve na casa familiar na Linha São Domingos, e acompanhou o projeto na última semana. Ela explicou que houve um debate inicial com as participantes sobre os 35 anos do movimento e os principais trabalhos. Lembra que o objetivo também foi promover uma troca de experiências e orientar as mães e os alunos sobre a importância de produzir alimentos saudáveis, sem o uso de agrotóxicos e para subsistência. A coordenadora destaca que cada grupo é formado por pelo menos 12 participantes, mas a procura costuma ser maior. Os dois próximos encontros em SJCedro estão sendo programados para aulas práticas de cultivo, demonstração de tinturas, óleos de massagem, pomadas, dentre outros.

Seminário municipal debate sustentabilidade em diversas temáticas em Anchieta. Entre os assuntos estarão: vida saudável, biodiversidade, sementes e cura pelas plantas medicinais. O diretor de agricultura, ELÓI SCHWEIZER, destaca o evento acontece amanhã, no salão do bairro Xavantes, com o tema “Comida de verdade no campo e na cidade”. Segundo ele, o objetivo da atividade é promover o debate em torno de temas centrais, integrando a natureza com a economia. O evento contará com a participação do frei SÉRGIO GÓRGEN, dirigente do Movimento dos Pequenos Agricultores. Ele vai proferir a palestra sobre Sementes, Biodiversidade e Vida Saudável. Já a palestra sobre saúde e cura pelas plantas será conduzida pelo frei WILSON ZANATTA, com vasta experiência no campo da saúde e das plantas medicinais. O seminário acontece das 9 às 16 horas e o almoço será partilhado. Não é necessária inscrição.

O comércio de Santa Catarina está se recuperando e já vê uma luz para o final do ano. A afirmação é do presidente da FCDL, IVAN TAUFFER. Ele disse que o otimismo dos comerciantes passou da conta e a melhora é visível, a julgar pela recuperação dos empregos e das vendas. TAUFFER citou que o recuo dos números vai se estabilizar e a partir de agora o comércio deve retomar o crescimento. O presidente da federação disse que o dia das crianças foi de alta de quase quatro por cento nas vendas via crediário e isso aponta que o consumidor está se organizando para as vendas de Natal. A expectativa é de alta de um e meio por cento para o Natal deste ano.

O avanço das informações do banco de dados do SPC de Santa Catarina impactou nas vendas e na inadimplência no comércio catarinense. O comentário é do presidente da FCDL, IVAN TAUFFER. Ele disse que a avaliação de concessão de crédito está cada vez mais personalizada. Essa análise do perfil acaba indicando o valor a ser liberado e permite ao comerciante trabalhar com o cliente de forma mais proveitosa possível. TAUFFER citou que esse modelo tem como consequência o aumento de vendas e a redução da inadimplência nas vendas a prazo. Ele comentou também que é a favor da liberdade que as empresas abram as portas no horário que for mais interessante. Ele lembra que na região há projetos prevendo que lojas possam funcionar até as 22 horas, conforme acordo com os funcionários.

Emendas recebidas na última semana já tem destinação definida em Princesa. De acordo com o secretário da Administração, CLAUDINEI MORCH, os recursos oriundos de convênio assinado na semana passada em Chapecó, no valor de 245 mil reais, serão aplicados na pavimentação com pedras irregulares e passeios na cidade. Serão contemplados, os trechos da avenida Santo Cristo, da rua Treze de Maio, também a esquina da Avenida Santo Cristo e partes da Avenida Quinze de Novembro. Nesta obra, a contrapartida do município será de pouco mais de quatro mil reais. O secretário também citou que o convenio de 97 mil reais será aplicado na aquisição de maquinário agrícola. Serão ao todo um distribuidor de adubo orgânico e quatro ensiladeiras. A contra partida do município será de dois mil e quinhentos reais. Os equipamentos já foram licitados, e deverão estar à disposição dos munícipes no início do próximo ano.

Trecho da Avenida Rio Grande do Sul em Princesa receberá pavimentação asfáltica. O secretário de Administração CLAUDINEI MORCH revela que o trecho a ser contemplado fica entre a Agropecuária Pitty e a entrada de Linha Marmeleiro. Também haverá o preenchimento do acostamento com asfalto no trajeto já pavimentado há algum tempo. O secretário comentou que a situação do calçamento neste trecho é precária, por isso, a obra será feita, devido aos pedidos dos próprios moradores e empresários. Serão aplicados mais de 280 mil reais, com recursos próprios da municipalidade. O edital já foi publicado e encontra-se disponível na página oficial da prefeitura. A empresa vencedora da licitação será conhecida no dia 17. MORCH salientou que neste ano a prefeitura tem adotado mudanças na gestão e por isso tem conseguido economizar recursos. Ele afirmou que esse planejamento garante investimentos com recursos próprios, a exemplo de outros trabalhos já em andamento, na infraestrutura urbana, e na ampliação de espaços públicos, como a unidade de saúde, e a creche.

Servidores de SJCedro estão mobilizados na recuperação das estradas do interior. O prefeito, PLÍNIO DE CASTRO, esteve no Cedro Entrevista ontem e falou sobre as chuvas que atingiram a região. Segundo ele, as estradas se degradaram e toda equipe do setor de Obras está empenhada para o conserto e para normalizar a trafegabilidade das vias do interior. Os maiores problemas são referentes a bueiros, pontes e pontilhões. O prefeito afirmou que na comunidade de Novo Sarandi é a segunda vez que ocorreu alagamento em menos de um mês. São três equipes concentradas nesse trabalho de emergência nesta semana. A estimativa é que sejam necessários seis meses para adequação de toda malha viária danificada. Em relação à situação do perímetro urbano, CASTRO destacou que ocorreram alagamentos em alguns pontos da Rua Padre Aurélio e Rua Airton Senna, mas em pequenas proporções. O prefeito, ressaltou que com a realização da obra de drenagem pluvial na Rua Odilo Linck muitos problemas de alagamentos no centro da cidade foram resolvidos.

Deputado cobra melhorias na distribuição de energia em São José do Cedro. ALTAIR SILVA apresentou ontem, na Assembleia Legislativa, uma indicação solicitando ao Governador, RAIMUNDO COLOMBO, ao Diretor estadual da Celesc, CLEVERSON SIEWERT, e ao Gerente Regional da Celesc, JOSÉ REINALDO VOLKWEIS, medidas urgentes para a normalização do fornecimento de energia elétrica no município. Conforme o deputado, a constante falta de energia elétrica causa transtornos e prejuízos para a população de São José do Cedro, especialmente na agricultura. Ele mencionou os problemas com ordenha e resfriadores e situações de famílias que ficaram 3 dias sem o fornecimento. SILVA lembrou que a Câmara de SJCedro aprovou por unanimidade uma moção de repúdio pela falta de solução por parte da Celesc.

Câmara recebe apenas um projeto na semana semanal em SJCedro. A matéria deu entrada em regime de urgência e já foi aprovada ontem, prevendo repasse de mais cem mil reais ao convênio com o hospital. Os vereadores licenciados, MARCIA DEMOSSI e CLAUDIO WARTHA reformaram para o legislativo. Além disso, os suplentes ENIO CAROSSI, e JAIR POSTAY, assumiram as cadeiras no lugar de ISOLDI WILL e JOÃO DE ANDRADE, respectivamente. Os debates de ontem foram sobre os problemas com atendimentos e procedimentos do INSS. O presidente, CLAUDIO WARTHA levantou o assunto, relativo aos problemas que os segurados tem para perícia, e para receber os benefícios que precisam ser sacados nas cidades ontem o atendimento foi feito. Há casos de pessoas que foram até Chapecó, Xanxerê, Francisco Beltrão, dentre outro para a perícia, e mesmo recebendo meio salário, precisam de deslocar novamente para o saque. Foram feitas moções de repúdio ao INSS e expedientes pedindo a ajudado dos deputados.

Projeto que altera às atribuições de cargos efetivos e comissionados em SJCedro é aprovado com dois votos contrários. Conforme o líder do governo, VOLNEI DALLO, a matéria visa regularizar as funções principalmente dos cargos de confiança, para que possam fazer, eventualmente, outras funções de efetivos. Ele explicou que o objetivo é não deixar estas pessoas contratadas ociosas quando houver necessidade de algum trabalho, em casos de atestados, ou mesmo férias dos efetivos. DALLO afirmou que o intuito é de não desperdiçar os recursos públicos. Já o vereador, JAIR POSTAY, se manifestou contrário. Ele afirmou que não concorda com o projeto por estar regularizando um desvio de função. POSTAY considera que os cargos comissionados também foram contratado para determinada função, e devem cumpri-la de acordo com o serviço previsto. Além dele, o vereador ADELAR BERTOLLO também manteve o voto contrário. FLÁVIO DOS SANTOS que também integra a oposição votou favorável, mas disse que vai fiscalizar, se essa ocupação de outra função será de fato eventualmente, e temporariamente.

Rapaz acusado de estupros em série é condenado a 68 anos de prisão. A juíza GIOVANA MACHADO, da comarca de Cunha Porã, condenou nesta sexta-feira o réu de 22 anos, a 68 anos de prisão, além de multa e mais oito meses de detenção, pelo crime de estupro e roubo de quatro jovens da região, com idades entre 15 e 18 anos. No período entre abril a outubro de 2016, o acusado passou a praticar uma série de crimes de estupro, acompanhados em geral por roubo, em diversas localidades de Cunha Porã. Ele escolhia local variado e sem muita movimentação, escondia parcialmente o rosto com uma camiseta ou touca, abordava as vítimas de mesmo perfil, meninas de 15 a 18 anos, arrastava-as à força para matagais, segurava-as pelo pescoço, praticava atos sexuais com violência sob ameaça de morte, e subtraía os celulares das vítimas.

Em seus depoimentos, as vítimas informavam características semelhantes do acusado, compatíveis com as do denunciado. Elas também reconheceram o acusado. Ainda, foram apreendidos pela polícia na residência do denunciado, durante o cumprimento do mandado de busca e apreensão, objetos utilizados por ele no cometimento dos delitos. A materialidade dos crimes ficou demonstrada, ainda, pelo laudo de exame de DNA, comprovando a existência de material genético do agressor nas vítimas. A juíza manteve o decreto de prisão preventiva do réu.

Polícia Militar atende dois furtos em residência. Na tarde de ontem, por volta das 12 horas, a Polícia Militar de SMOeste foi acionada para atender uma ocorrência de furto em uma residência no Bairro Sagrado Coração de Jesus. O proprietário informou que saiu para trabalhar pela manhã, e ao retornar ao meio-dia constatou que os cômodos da residência estavam revirados. Ele percebeu a falta de 860 reais. A porta dos fundos da residência estava arrombada. Cerca de duas horas depois, a Polícia Militar foi acionada para atender outra ocorrência de furto na Rua John Kennedy, no CAIC. O proprietário relatou que ao chegar ao trabalho pela manhã percebeu que uma janela estava aberta, constatando que foi furtado um televisor de marca Philco de 42 polegadas e um notebook de marca Acer. Possivelmente o fato ocorreu durante o final de semana, dificultando o trabalho de buscas. Os autores dos furtos ainda não foram localizados pela polícia.

Jovem é feito refém em roubo à residência no interior de Romelândia. A Polícia Militar de Romelândia atendeu próximo ao meio dia de ontem, uma ocorrência de roubo na Linha São João Batista, no interior do município. No local, a proprietária informou que saiu de casa logo nas primeiras horas da manhã e ao retornar próximo do meio dia encontrou seu filho bastante assustado e chorando. Ele disse que próximo das 8 horas ouviu um barulho no lado de fora da residência e ao abrir a porta encontrou dois homens, os quais estavam encapuzados e usando roupas compridas. O adolescente contou ainda que foi rendido pelos homens e foi obrigado a ficar deitado no chão da casa sob a mira de uma pistola. Conforme o jovem, os homens estavam em busca de dinheiro e armas, sendo que os criminosos levaram um revólver calibre 38, uma espingarda calibre 36 de cano duplo e uma motosserra da marca Stihl. Com base do relato, os policiais iniciaram as buscas nas proximidades, porém nenhum suspeito ou objeto foram encontrados.

Acidente deixa motociclista ferido no centro de SJCedro. Os bombeiros foram chamados por volta das sete e meia da manhã de hoje, para atender uma colisão entre carro em moto na Avenida Rio Grande do Sul, nas proximidades do clube Cedrense. O acidente envolveu uma moto Bros, placa de Guarujá do Sul, pilotada por um homem de 37 anos, e um Corsa de SJCedro, dirigido por uma mulher também com 37 anos. Ela não se feriu. O motociclista apresentava escoriações leves e dores no abdômen. Ele foi atendido no local e levado para unidade de saúde central para atendimento médico.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.