ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco quarta-feira 07 10 2020

-CONSELHO AUTORIZA ENSINO REMOTO ATÉ FIM DE 2021 E FUSÃO DE ANOS LETIVOS

-ESTADO LIBERA AULAS PRESENCIAIS DE ACORDO COM RISCO DE CONTÁGIO DA COVID

-COORDENADORES DE CAMPANHA RESSALTAM IMPORTÂNCIA DE DEBATE NA PEPERI

-EMPRESÁRIO VISITA A CIDADE E VOLTA A ANALISAR COMPRA DE IMÓVEL NO CENTRO

-TERRENO ESCOLHIDO POR HANG NÃO PODE SER DESMATADO E NEM COMPENSADO

-ACUSADOS DE FURTOS EM SEQUENCIA SÃO CONDENADOS A SEIS E 11 ANOS DE PRISÃO

-MOTOCICLISTA SOFRE FERIMENTOS GRAVES EM COLISÃO NA SC 496

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 34 graus. A mínima das últimas horas foi de 18 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 53 centavos. O euro está valendo seis reais e 63 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.

O Parlamento Europeu votou a favor de uma meta para a União Europeia de reduzir suas emissões de gases de efeito estufa em 60 por cento até 2030, contra os níveis de 1990, de acordo com os resultados da votação divulgados nesta quarta-feira. A meta é mais ambiciosa do que o corte de emissões líquidas de "pelo menos 55 por cento" até 2030 proposto pela Comissão Europeia, que quer finalizar a meta até o final do ano. Para fazer isso, o Parlamento precisará chegar a um acordo sobre a meta com os países-membros da União Europeia, que estão divididos sobre o quão ambicioso o plano deve ser. A meta atual da UE para 2030 é um corte de 40 por cento nas emissões.

As associações de caridade francesas estão alarmadas com as consequências econômicas da crise causada pelo novo coronavírus. Segundo uma reportagem do jornal "Le Monde", um milhão de pessoas caíram na pobreza desde o início da epidemia na França. O número de estudantes, auto-empreendedores, trabalhadores sazonais e autônomos que buscam a proteção de programas sociais do Estado como o RSA, um complemento de renda mensal indica o agravamento da pobreza na França. As estatísticas também mostram um aumento da demanda da população por distribuição gratuita de alimentos e ajuda para solucionar dívidas de aluguel.

A agência que atua como a Anvisa nos Estados Unidos, informou nesta terça-feira que espera ter ao menos dois meses de dados completos de testes da fase 3 para autorizar o uso emergencial de uma vacina contra a Covid-19. Na prática, a exigência torna improvável que uma vacina esteja disponível nos Estados Unidos antes de 3 de novembro, data da eleição presidencial. O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, vinha insistindo que uma vacina estaria pronta para distribuição antes das eleições.

A Polícia Federal cumpre quatro mandados de busca e apreensão em mais uma fase da Operação Lava Jato, na manhã desta quarta-feira, em três locais no Rio de Janeiro. A ação investiga crimes de corrupção passiva, organização criminosa e de lavagem de dinheiro na área comercial da Petrobras, especialmente no comércio de bunker, como é conhecido o produto escuro usado como combustível de navio. Funcionários e ex-funcionários da estatal são investigados, e a suspeita é de que o esquema tenha movimentado cerca de 45 milhões de reais em propinas entre 2009 e 2018

O senador MÁRCIO BITTAR do MDB do Acre afirmou nesta terça-feira que a proposta para o Renda Cidadã – programa social que o governo tenta criar para substituir o Bolsa Família – deve ficar pronta na próxima semana, "se Deus quiser". BITTAR foi questionado se o Renda Cidadã ficaria para dezembro, depois das eleições municipais. O senador é relator da proposta de Emenda à Constituição conhecida como "PEC Emergencial", que ainda tramita no Congresso e deve incorporar o Renda Cidadã. O parlamentar voltou a dizer que as despesas com o programa estarão dentro do teto de gastos – as não especificou de onde virá o dinheiro que financiará o Renda Cidadã.

O Conselho Nacional de Educação aprovou nesta terça-feira a validade do ensino remoto até dezembro de 2021, após os seis meses de suspensão das aulas presenciais pela pandemia do coronavírus, e a junção dos anos letivos de 2020 e 2021. As diretrizes valem para todas as redes do país, desde a educação básica até o ensino superior, sejam elas públicas, privadas ou comunitárias. No entanto, elas não são obrigatórias. O texto ainda deverá ser homologado pelo Ministério da Educação e, depois, as redes poderão aderir ou não à proposta. O texto aprovado também torna possível que estados e municípios optem pela fusão dos anos letivos de 2020 e 2021 por meio da adoção de um continuum curricular de dois anos, na educação básica e um ano letivo "suplementar" para estudantes do terceiro ano do ensino médio.

Em discurso de 30 minutos, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado JÚLIO GARCIA, contestou com serenidade e veemência as duas denúncias feitas pelo Ministério Publico Federal sobre sua participação em supostas propinas investigadas pela Policia Federal na operação Alcatraz. O parlamentar criticou a força tarefa do Ministério Público Federal, acusando-a de ilações e suposições, sem provas e testemunhas, baseadas apenas numa delação premiada de pessoa que sequer conhece. GARCIA foi denunciado pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. Ele declarou que está sendo vítima de perseguição política.

Os deputados aprovaram, na sessão desta terça-feira, o Projeto de Lei Complementar, de autoria do Poder Executivo, que trata da incorporação ao salário da Indenização por Regime Especial de Serviço Ativo, o Iresa. A matéria que tramitou em regime de urgência foi aprovada em segundo turno e redação final e segue para análise do governador CARLOS MOISÉS. A proposição visa regularizar a remuneração dos integrantes das carreiras pertencentes às instituições que constituem a Secretaria de Estado da Segurança Pública e instituir o Regime Remuneratório Especial dos Militares Estaduais. No atual modelo, a Iresa corresponde a quase 20 por cento do salário dos servidores da pasta.

Suspensas há quase sete meses, as aulas presenciais foram liberadas em Santa Catarina nas redes de ensino pública e privada e para os níveis de educação básico e profissional a partir desta terça-feira. As escolas estaduais, no entanto, só começam a receber os alunos em 19 de outubro. O documento não trata sobre a volta às aulas na Educação Infantil e não há qualquer previsão para este nível. As regras para o retorno foram publicadas no ínico desta noite pelas secretarias de Estado de Saúde e da Educação. Apesar de liberada, a volta às aulas vai ocorrer apenas nas regiões de risco moderado ou alto para o coronavírus - em azul e em amarelo no mapa de risco do estado. Nas regiões classificadas como grave, em laranja, estão permitidas as atividades de reforço, desde que individuais.

O Programa Empreender e o Conselho de Núcleos da Acismo vai realizar, nos dias 16 e 17 de outubro, a segunda edição do Empreender Connect Reivente-se. As vagas são limitadas, com atenção a todas as normas previstas no combate a pandemia do novo coronavírus. Segundo os organizadores, o Empreender Connect surgiu com a intenção de ser um espaço dedicado à integração das empresas nucleadas e associadas à Acismo. Outro objetivo é ser um estímulo para conectar os empresários com oportunidades singulares, proporcionando experiências únicas que irão estimular a economia, o empreendedorismo e o aperfeiçoamento das empresas participantes. As inscrições podem ser feitas pelo link: encurtador.com.brnvADI. A programação será no Latitude Eventos, com início às seis e meia da tarde da sexta-feira da semana que vem.

Os vereadores mirins de São Miguel do Oeste participaram de mais uma sessão na noite de ontem. O encontro foi presencial na câmara de vereadores e eles debateram uma série de assuntos, entre eles, o acesso à UPA, a instalação de academias ao ar livre e o aumento do número de placas de identificação e da sinalização de estacionamento. O vereador mirim LUIZ LERNER sugeriu a construção de um hemocentro em área institucional do Loteamento Celeste Dois, próximo à Unoesc. O vereador mirim lembrou que o banco de sangue mais próximo fica em Chapecó e que muitas pessoas deixam de doar sangue em razão da distância. Ele afirmou que a construção de um hemocentro em São Miguel poderá melhorar o sistema de saúde municipal.

A classificação da região como área de grave risco de contágio para o coronavírus levou os municípios da Ameosc a suspender, mais uma vez, os eventos sociais. Em reunião realizada nesta semana, os prefeitos da Associação dos Municípios do Extremo-oeste decidiram seguir a portaria do estado em relação ao setor. Eventos sociais e som ao vivo em clubes, bares e restaurantes estão proibidos. O setor volta a sofrer uma restrição maior depois da flexibilização anunciada há cerca de duas semanas. Como a região voltou a faixa de grave risco de contágio, não é possível realizar eventos e apresentações de músicos e bandas.

O empresário LUCIANO HANG esteve em São Miguel do Oeste nesta terça-feira e voltou a criticar a dificuldade que ele está enfrentando para implantar uma loja da empresa na cidade. HANG quer colocar uma filial em um terreno nas proximidades do trevo da BR 282. O detalhe é que parte desse imóvel é composta por uma área de mata e o empresário quer a supressão total da vegetação para a construção do prédio. HANG disse que está há cinco anos tentando resolver esse problema e não consegue. Ele disse que o dono do imóvel ofereceu uma compensação ambiental para derrubar a mata que existe no local, mas a proposta não foi aceita.

A questão que impede o projeto de instalação da Havan em um terreno nas proximidades do trevo da BR 282 é de ordem legal. De acordo com o gerente do Instituto do Meio Ambiente, MARCELO FIORIO, o terreno que o empresário LUCIANO HANG escolheu para o projeto é composto por uma parte de mata Atlântica. FIORIO explicou que a legislação é bastante clara ao proibir a supressão total da mata. Além disso, a lei não permite a compensação ambiental, ou seja, a derrubada da vegetação, como quer o empresário, em troca do plantio de outra área verde, ainda que maior.

O Instituto do Meio Ambiente negou o pedido para a supressão da mata na área escolhida pelo empresário LUCIANO HANG porque o órgão precisa seguir o que prevê a lei. A afirmação é do gerente regional do IMA, MARCELO FIORIO. Ele disse que o projeto foi analisado pela gerencia local e pelo IMA estadual mas foi indeferido. FIORIO esteve no Peperi Entrevista de hoje e disse que existem três alternativas para resolver esse impasse. Uma delas é a mudança da legislação ambiental. Outra possibilidade é um acordo entre o dono do imóvel, o empresário e o Ministério Público para permitir a supressão da mata com base nos impactos sociais e econômicos do projeto. A terceira alternativa seria a escolha de outro imóvel para implantar a empresa na cidade.

A imobiliária Habiteto ofereceu 15 imóveis para o empresário LUCIANO HANG, mas ele não abre mão de implantar uma loja no terreno que fica no trevo da BR 282. A informação é do corretor de imóveis, DANIEL DE SOUZA. De acordo com ele, LUCIANO procurou a imobiliária e pediu alguns imóveis para o projeto. HANG escolheu o terreno do trevo com a condição de que a área fosse entregue sem nenhuma vegetação. Diante das limitações ambientais, foram oferecidas outras áreas, mas o empresário manteve a escolha inicial. O corretor de imóveis citou que foram feitas várias reuniões e tentativas para resolver a questão, como por exemplo, a compensação de 700 mil metros quadrados pelos quatro mil metros de mata que seriam derrubadas, mas a proposta não foi aceita.

A área de mata que fica no terreno escolhido para o projeto do empresário LUCIANO HANG não soma em nada para a cidade e é preciso pensar no desenvolvimento do município. A declaração é do corretor de imóveis DANIEL DE SOUZA. Ele citou que o terreno em questão é o único da região do trevo que ainda tem alguma mata e que o local serve para esconderijo de drogas e de objetos furtados, além de outras situações negativas. DANIEL comentou que o projeto do empresário LUCIANO HANG prevê um investimento de 30 milhões de reais com geração de 150 empregos diretos. O corretor citou ainda que é preciso buscar uma alternativa e uma compensação ambiental para assegurar a implantação do projeto empresarial.

A proibição do corte da vegetação no local pretendido pelo empresário está expresso na Lei da Mata Atlântica e deve ser obedecida por todos. A posição é do promotor de Justiça MAICON HAMMES. Ele afirmou hoje que a população pode ficar satisfeita em saber que, em São Miguel do Oeste, a lei vale para todos da mesma forma. HAMMES citou que o dinheiro não pode servir para comprar “licenças especiais” que beneficiariam poucos que pudessem pagar para tal finalidade. Ele disse ainda que “nesta Comarca, o tratamento dispensado será idêntico, independente da classe social ou poder econômico da pessoa, e sempre baseado na legislação vigente – o que, sem dúvida, resulta em conquistas típicas de sociedades mais evoluídas eou civilizadas”.

O quadro Ponto e contraponto desta terça-feira abordou a expectativa de eleitores e coordenadores de campanha para o debate eleitoral da Peperi no próximo. O programa do final de semana vai reunir os três candidatos a prefeito da cidade: ADILSON PANDOLFO do PT, JOÃO GRANDO do MDB e WILSON TREVISAN do PSD. O debate está marcado para as oito horas da manhã e marca o início do projeto Eleições 2020 na Peperi. Além de São Miguel do Oeste neste sábado, a emissora vai realizar debates com os candidatos de Romelândia, Bandeirante e Paraíso. Um novo debate com os candidatos de São Miguel do Oeste está marcado para o dia sete de novembro.

O debate na rádio Peperi é muito bom porque os eleitores podem saber a opinião de cada candidato para melhorar a cidade. A posição é de ADAIR KERKOF, morador do bairro Andreatta. LIANE PIAZI, moradora da Linha Bela Vista disse que o debate é positivo para comparar e tirar conclusões sobre os debates. Ela disse que sempre acompanha os programas. ELONA ZIGGI, moradora do Jardim Peperi afirmou que consegue analisar, no debate, qual dos candidatos tem a melhor proposta para o município. ORLANDO DA ROSA disse que os programas são necessários e importantes para comparar os candidatos a prefeito.

O debate eleitoral da Peperi pode fazer a diferença em uma campanha diferente por conta da pandemia do coronavírus. A avaliação é do coordenador da campanha do candidato ADILSON PANDOLFO do PT, JUAREZ DA SILVA. Ele comentou que o debate tem um peso importante na medida em que pode servir de base para a definição do voto dos eleitores. JUAREZ disse que o PT espera um debate com respeito e de alto nível com propostas para o município. Ele reforçou que o confronto deve ser de ideias e sem ataques pessoais.

O debate da Peperi se reveste de uma importância muito grande, ainda mais agora com as restrições que a campanha eleitoral sofre com a pandemia. A posição é do coordenador da campanha do candidato JOÃO GRANDO do MDB, GILSON SCHAICH. Ele citou que o debate é uma oportunidade para os candidatos apresentarem projetos e a forma como pretendem conduzir o município. GILSON disse que esse será um momento para os candidatos pontuarem as suas diferenças. Ele também espera um debate civilizado e esclarecedor das propostas.

O debate eleitoral da Peperi é de fundamental importância. A declaração é do coordenador da campanha do candidato WILSON TREVISAN do PSD, ALENCAR BARBIERI. Ele citou que o debate é um ferramenta importante para que os candidatos possam levar as suas propostas e projetos para os eleitores. ALENCAR destacou que o programa também ajuda os eleitores a decidir o voto, especialmente os indecisos. Ele disse ainda que espera um debate transparente, sem ofensas e propositivo para esclarecer a população.

A Polícia Civil de Dionísio Cerqueira cumpriu mandado de prisão por sentença definitiva contra um homem condenado a 29 anos de prisão pelo crime de receptação. O homem foi preso na área rural do município na tarde de ontem. Após os procedimentos legais, o condenado foi encaminhada a Unidade Prisional Avançada de São José do Cedro, onde permanecerá à disposição da Justiça. A Polícia Civil esclarece que mesmo diante do atual cenário de pandemia decorrente do Novo Coronavírus, com a vigência das medidas de isolamento social decretadas, continua realizando suas atribuições constitucionais de apuração das infrações penais.

Os três homens acusados de uma série de furtos em sequência na região no final de abril foram condenados nesta semana pela justiça. Os crimes ocorreram no dia 29 de abril quando um homem furtou uma caminhonete A10 no bairro Santa Rita, em São Miguel do Oeste. Esse veículo foi usado, na madrugada do mesmo dia, por três homens para o arrombamento de estabelecimentos comerciais de Descanso. Em seguida, um dos suspeitos entrou em uma residência e furtou um Cruze para fugir. Os três suspeitos foram presos e condenados nesta semana. Dois deles foram condenados a seis anos de prisão e o terceiro pegou 11 anos de cadeia, todos em regime fechado. Além das penas, os condenados terão que pagar 20 mil reais de indenização em favor das vítimas.

Um homem foi flagrado com sementes de maconha e uma arma de brinquedo em Guaraciaba nesta terça-feira. Uma guarnição da PM abordou um veículo na Via Anchieta e durante a vistoria foram encontradas oito sementes de maconha em um compartimento perto do volante. O homem justificou ser usuário de drogas. No lado do banco do motorista foi encontrado um simulacro de arma. O motorista disse que seria um brinquedo do seu enteado. Diante do fato a guarnição Lavrou o termo circunstanciado em desfavor do homem que se comprometeu em comparecer em audiência no Fórum da Comarca. A droga e a arma de brinquedo foram apreendidos.

Um homem sofreu ferimentos graves em um acidente na tarde de ontem na SC 496. A colisão aconteceu por volta dasseis e meia em Santa Helena e envolveu uma caminhonete Strada e uma moto Honda XR 250 Tornado, os dois com placas de Santa Helena. O motociclista, um homem de 35 anos, foi conduzido ao Hospital de Tunápolis. Devido à gravidade das lesões, ele foi transferido para o Hospital Regional de São Miguel do Oeste.

Uma colisão envolvendo dois caminhões deixou o trânsito lento na manhã desta quarta-feira em São Miguel do Oeste. O acidente foi na Avenida Willy Barth nas proximidades do semáforo do Bairro São Sebastião. No local, um caminhão Scania seguia em direção ao centro quando outro caminhão que estava em uma via secundária entrou na avenida ocasionando a colisão lateral. O impacto acabou atingindo o tanque de combustível do Mercedes Benz que acabou incendiando. Profissionais dos estabelecimentos próximos utilizaram extintores e água para conter as chamas. O condutor sofreu leves queimaduras nas pernas. As fotos do acidente estão no portal da Peperi.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.