ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco segunda-feira 07 10 19

-MAIA E BOLSONARO DISCUTEM PARTILHA DE RECURSO DO LEILÃO DO PRÉ-SAL

-GOVERNO PROJETA 804 MILHÕES DE DÉFICIT NO ORÇAMENTO DE 2020

-UNOESC REALIZA HOJE PRIMEIRA ETAPA DO CIRCUITO DE INOVAÇÃO

-DOIS MIL E 700 ELEITORES ESCOLHEM CINCO NOVOS CONSELHEIROS TUTELARES

-HORARIO ESPECIAL PARA COLETA DE EXAMES PREVENTIVOS COMEÇA HOJE

-PM APREENDE NOTA FALSA DE CEM REAIS E PRENDE DOIS SUSPEITOS

-DUAS PESSOAS FICAM FERIDAS EM QUEDA DE MOTO NA BR 282

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com muitas nuvens. A temperatura pode chegar a 25 graus. A mínima das últimas horas foi de 12 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a semana em queda. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 10 centavos para a compra e quatro reais e 35 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro reais e 85 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a seis centavos para a compra e sete centavos e meio para venda.

O presidente da Turquia, RECEP ERDOGAN, afirmou nesta segunda-feira que o exército do país está pronto para iniciar a qualquer momento operações contra milícias curdas na Síria, após o anúncio do governo dos Estados Unidos de que não vai apresentar oposição à intervenção. O anúncio de que a Turquia vai lançar a operação aérea e terrestre a leste do rio Eufrates, na Síria, foi feito ainda no sábado por ERDOGAN, após ter acusado Washington de não fazer o bastante para repelir de suas fronteiras os combatentes curdos sírios. A ONU afirmou que se prepara para o pior na região norte da Síria.

O Partido Socialista comandado pelo atual primeiro-ministro, ANTÓNIO COSTA, venceu a eleição legislativa de Portugal realizada neste domingo. O partido de COSTA recebeu 37 por cento dos votos e conquistou 106 cadeiras. Já o Partido Social Democrata, do atual líder da oposição RUI RIO, ficou em segundo lugar, com 28 por cento dos votos e 77 assentos. Apesar da vitória deste domingo, o Partido Socialista não vai ter maioria no Parlamento. Depois do resultado, COSTA anunciou que deve procurar outros partidos para formar uma aliança.

O presidente peruano, MARTÍN VIZCARRA, que dissolveu o Congresso há quase uma semana, afirmou em entrevista divulgada neste domingo que não ficará no poder nem um dia além de 28 de julho de 2021, quando termina o seu mandato. O presidente assinalou que "não há nenhum problema" em sua decisão de dissolver o Congresso ser vista no tribunal constitucional. A medida de dissolver o congresso teve o apoio de 89 por cento dos peruanos, segundo uma pesquisa da empresa CPI.

Em convenção nacional em Brasília, o MDB elegeu neste domingo o deputado federal e líder da legenda na Câmara dos Deputados, BALEIA ROSSI de São Paulo, como presidente nacional do partido para um mandato de dois anos. Do total de 319 votos, 311 foram para a chapa de Baleia Rossi. Ele substituirá o ex-senador ROMERO JUCÁ que comandava o partido desde o licenciamento do ex-presidente MICHEL TEMER, em abril de 2016.Em discurso durante a convenção, Baleia Rossi afirmou que o MDB precisa escolher suas "bandeiras" e saber que "é possível viver sem governo".

O ministro ALEXANDRE DE MORAES, do Supremo Tribunal Federal, determinou a notificação do presidente JAIR BOLSONARO para que ele explique declarações em que associou organizações não governamentais às queimadas na região amazônica. ALEXANDRE DE MORAES é relator do pedido de explicação proposto ao STF pela Associação Civil Alternativa Terrazul. A entidade quer que o presidente explique os motivos pelos quais acusou as ONGs. Em agosto deste ano, no auge das queimadas na Amazônia, BOLSONARO afirmou que ONGs podem estar por trás de queimadas na região amazônica para “chamar atenção” contra o governo do Brasil.

Em um encontro fora da agenda, o presidente JAIR BOLSONARO recebeu o presidente da Câmara dos Deputados, RODRIGO MAIA, na manhã deste domingo no Palácio da Alvorada. O encontro serviu para tratar da pauta da Câmara como o novo texto para a "regra de ouro" e para tratar da discussão da partilha dos recursos do megaleilão do pré-sal. O governo defende dividir os 106 bilhões de reais previstos do bônus da assinatura do leilão, marcado para novembro, da seguinte forma: depois do pagamento 33 bilhões à Petrobras, Estados, municípios e parlamentares ficariam, cada um, com 10 por cento , o que corresponde a sete bilhões e 300 milhões de reais. MAIA afirmou a BOLSONARO que a proposta da equipe econômica não tem chance de passar no Congresso e defendeu a manutenção dos 15 por cento para cada.

Um novo foco de incêndio foi registrado na vegetação do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro durante a noite desta sexta-feira. Equipes de bombeiros se deslocaram novamente ao local, que fica na cidade de Palhoça, na Grande Florianópolis, e conseguiram controlar as chamas até por volta de meia-noite. Este é o terceiro registro de incêndio no Parque da Serra do Tabuleiro em menos de um mês. O primeiro - e o mais grave - ocorreu ainda em setembro. No total, mais de mil hectares de vegetação foram destruídos. Ainda não se sabe o impacto na fauna local.

A Assembleia Legislativa vai realizar nesta segunda-feira audiência pública para debater e tomar providências sobre as obras paralisadas em 66 municípios. A iniciativa é do deputado BRUNO SOUZA, sem partido. Ele contabiliza até agora mais debilhões e cem milhões de reais comprometidos com estes projetos inacabados. O deputado aponta que entre as causas da paralisação estão atraso nos recursos, projetos falhos, desapropriações não concluídas, rescisão de contratos e falta de planejamento do poder público. A audiência pública de hoje na Alesc serve para discutir essas questões e apontar saídas para retomada e conclusão das obras públicas inacabadas em Santa Catarina.

A Secretaria de Estado da Fazenda calcula que no ano que vem as despesas do poder público estadual vão superar as receitas do Estado em 804 milhões de reais. O déficit programado consta no projeto da Lei Orçamentária Anual encaminhado para a Assembleia Legislativa. De acordo com a proposta, Santa Catarina deve contar em 2020 com receita total de 28 bilhões 919 milhões, crescimento de dois vírgula 29 por cento na comparação com o orçamento deste ano. Em contrapartida, a despesa foi calculada em 29 bilhões 723 milhões. No texto do projeto, o déficit está colocado como despesas com aposentados e pensionistas do Iprev,“sem cobertura pelas receitas orçamentárias.” Essa é a primeira vez que o Estado apresenta um orçamento com previsão de déficit.

O período de restrição da pesca no extremo-oeste iniciou na semana passada com uma atividade especial no município de Itapiranga. A Operação Piracema foi realizada no Marco Três Fronteiras, na localidade de Aparecida, no interior de Itapiranga. De acordo com o comandante da Polícia Ambiental, capitão EVERTON RONCAGLIO, o defeso tem novas regulamentações que estabelecem restrições à pesca. Estiveram presentes representantes da Brigada Militar do Rio Grande do Sul, guardas do Parque do Turvo, equipe da Argentina e Polícia Militar, representantes da prefeitura, Ibama, entre outros órgãos. RONCAGLIO disse que a partir de agora, a fiscalização será mais intensa nos principais rios da região, especialmente o Uruguai.

A Polícia Ambiental fez um trabalho de orientação e alerta aos pessoas sobre o início da Piracema na região. A informação é do comandante da corporação na região, EVERTON RONCAGLIO. Ele explicou que a Polícia Ambiental fez várias blitz ecológicas e educativas na região nas últimas semanas. Segundo RONCAGLIO, as pessoas receberam as informações e agora começa o período de cobrança da lei. A Piracema, que tem o objetivo de proteger os peixes no período de desova, começou no dia primeiro de outubro e vai até 31 de janeiro de 2020.

O prefeito de São Miguel do Oeste, WILSON TREVISAN, reassumiu oficialmente o cargo na manhã desta segunda-feira. Ele ficou 20 dias de licença e nesse período o município foi comandado pelo vice-prefeito, ALFREDO SPIER. No começo da manhã, eles se reuniram para fazer um balanço das últimas ações e traçar um planejamento de trabalho para os próximos dias. SPIER disse que algumas obras tiveram prosseguimento durante sua gestão, entre elas os asfaltamentos do programa “São Miguel de Ponta a Ponta”, a construção do posto de saúde do bairro São Sebastião, a ampliação da creche do bairro Santa Rita, as adequações no prédio do antigo Besc para transformação em creche e a construção do novo Abrigo Institucional, no bairro Andreatta.

O Festival da Canção "Canta São Miguel" terminou na noite de sábado com a definição dos vencedores das quatro categorias. Apesar da chuva, a final contou com a presença de um bom público área coberta da Praça Walnir Bottaro Daniel. Na categoria Categoria Infanto Juvenil o vencedor foi GUSTAVO PELISSARI. CAUANE MATANA ficou em segundo lugar. O campeão da categoria Juvenil foi ANAIDI RUTH e a vice-campeã foi JAÍNE GATELLI. No adulto, o título ficou com DIANGELE FACIN e DANIELLE SCHIMIT terminou em segundo lugar. Na categoria Especial, o primeiro lugar ficou com a dupla MARCIONEI e MARCELO. O trio Águas Nativas terminou em segundo lugar.

A Unoesc vai realizar hoje à noite a etapa local do “Circuito Unoesc de Inovação - Seminário sobre as perspectivas do desenvolvimento das regiões Meio-Oeste e Oeste Catarinenses”. O primeiro ciclo começa as seis emeia da tarde no centro cultural da universidade de São Miguel do Oeste. O Circuito Unoesc de Inovação busca fomentar o debate sobre conteúdos relevantes para a sociedade, estabelecendo visões de futuro e ações com compromissos entre as entidades públicas, privadas e a Universidade. O objetivo é articular e implementar soluções voltadas para a promoção da cultura, qualificação profissional, incentivo à inovação e desenvolvimento socioeconômico.

A programação do Circuito Unoesc de Inovação hoje à noite terá a seguinte dinâmica: os professores doutores da Unoesc LUIZ CARLOS LÜCKMANN e AUGUSTO FISCHER vão apresentar dados demográficos, econômicos e educacionais da região Oeste Catarinense. Na sequência, o professor doutor ANTÔNIO DIOMÁRIO DE QUEIROZ falará sobre o contexto da Inovação. Em seguida, haverá um espaço para entidades empresariais emunicípios das região. O encontro vai gerar material editorial para a publicação de uma revista que vai abordar, especialmente, as propostas e os principais apontamentos realizados no evento. A produção terá alguns exemplares impressos e será disponibilizado para consulta nos portais eletrônicos das prefeituras, entidades e da Unoesc.

Mais de dois mil e 700 eleitores de São Miguel do Oeste participaram da escolha dos novos conselheiros tutelares da criança e adolescente do município. O total de eleitores presentes representa nove por cento do eleitorado total que é de 30 mil 544. A votação ocorreu entre as oito horas da manhã e as cinco da tarde no colégio São Miguel. Em alguns momentos do dia, houve a formação de filas. Cinco urnas eletrônicas foram usadas para receber os votos dos eleitores. Os cinco candidatos mais votados vão começar a trabalho no início de 2020. O mandato dos novos conselheiros tutelares é de quatro anos. Ontem, também foram escolhidos os cinco conselheiros suplentes.

JANETE BUFFOLO foi a candidata mais votada na eleição do conselho tutelar da criança e adolescente deste domingo. Ela recebeu 348 votos. Logo depois aparece EVANICE WRONSKI com 304 votos. Também foram eleitas VANICE LAZAROTTO com 284 votos, LOUISE MALMANN com 227 e GENI DE OLIVEIRA com 22 votos. De acordo com a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, ROSE BEDIN, os eleitos vão passar por uma capacitação técnica até o final deste ano. O mandato dos conselheiros eleitos ontem começa no dia 10 de janeiro de 2020.

Além dos conselheiros titulares, foram eleitos ontem os cinco conselheiros suplentes. A relação dos suplentes tem VIVIANE DALMAGRO, com 205 votos, MARI RAMOS com 167 votos, ALINE VON DENTZ que recebeu 151 votos, DIONE PIQUETI com 150 e MIRIAN DE LIMA que recebeu 132 votos. Cabe ao Conselheiro Tutelar o atendimento de crianças e adolescentes que têm seus direitos ameaçados ou violados por pais, responsáveis, pela sociedade ou mesmo pelo Estado. Entre suas atribuições, está encaminhar ao Ministério Público notícia de fato que constitua infração administrativa ou penal. É também o conselheiro tutelar quem faz os atendimentos iniciais, reconhece o problema e, posteriormente, encaminha a situação para a rede de atendimento do município, composta pelos serviços de assistência social, saúde e educação.

A campanha de coleta de pneus, eletrônicos e móveis em desuso chegou ao bairro São Jorge neste final de semana. De acordo com o secretário de Saúde, LEONIR CARON, o volume de material arrecadado foi muito pequeno. A campanha recebeu apenas 22 pneus, dois equipamentos eletrônicos e nenhum móvel velho. Ele explicou que o resultado é muito positivo porque mostras que as pessoas estão descartando os materiais corretamente, sem esperar pela campanha. A próxima etapa está marcada para o dia 19 de outubro no bairro Santa Rita e Linha Cruzinhas. Sábado que vem, dia 12, não haverá recolhimento em razão do feriado.

A secretaria municipal de saúde registrou 35 mortes causadas pelo câncer de mama e de colo do útero entre 2009 e 2018 em São Miguel do Oeste. A informação é da diretora de atenção à saúde, ANA ARNOLD. De acordo com ela, foram 22 óbitos por câncer de mama e 13 por câncer de colo. Ela esteve no Peperi Rádio Repórter de sábado e disse que as doenças que acometem as mulheres são motivo de preocupação especial da saúde pública. Atualmente, o município acompanha 24 mulheres do município que estão em tratamento contra o câncer no setor de oncologia do Hospital Regional. 19 tem câncer de mama e cinco estão com a doença no colo do útero. ANA reforçou que a abertura da área de oncologia no Regional foi uma grande conquista para as famílias que enfrentam esse problema.

A secretaria de saúde fez um atividade de prevenção ao câncer de mama e de colo do útero na manhã de hoje no calçadão da Almirante Tamandaré. Uma equipe de profissionais da saúde entregou material informativo e alertou as pessoas para o risco dessas duas doenças. Ao mesmo tempo, as mulheres foram convidadas para fazer o exame preventivo de colo de útero. Nesta semana haverá horário especial de coleta para exames preventivos do câncer de colo uterino e testes rápidos para hepatite B e C, sífilis e HIV. Entre hoje e quinta-feira, a secretaria de Saúde vai atender as mulheres entre as cinco da tarde e as oito horas da noite. A atendimento vai no setor Saúde da Mulher, junto à Secretaria.

A prevenção e o diagnóstico precoce são fundamentais para reduzir os casos e aumentar a chance de tratamento do câncer de mama e de colo de útero. A observação é da enfermeira do setor de saúde da mulher da secretaria municipal de saúde, SIRLEI CERETTA. De acordo com a enfermeira, o município oferece exames preventivos durante todo o ano, mas é no mês de outubro que o tema ganha evidência. Ela citou que as mulheres tem uma boa conscientização, mas que o número de pessoas que não faz o exame preventivo, pelo menos uma vez por ano, ainda é alto.

O projeto de lei que trata da cedência do parque de exposições para a Acismo e a CDL promoverem a Faismo deste ano deve ser votado na sessão da câmara de vereadores de amanhã a noite. A informação é do presidente da casa, EVERALDO DI BERTI. O projeto tem gerado algumas divergências entre vereadores e a comissão central da feira. Hoje pela manhã, integrantes da CCO da Faismo se reuniram com os vereadores e discutiram as dúvidas sobre a feira. Ficou acertado que o projeto será colocado em votação amanhã a noite. O coordenador geral da Faismo, EDENILSON ZANARDI vai se manifestar em plenário antes da votação do projeto. A sessão desta terça-feira começa as sete horas da noite com transmissão ao vivo pela rádio Peperi.

O décimo primeiro Batalhão de Polícia Militar de Fronteira realizou neste final de semana mais uma Operação Lei Seca na região Extremo Oeste. Ao todo, foram abordados 468 motoristas. 68 realizaram o teste de alcoolemia e três motoristas foram autuados por se negar a passar pelo bafômetro. Os policiais militares apreenderam uma Carteira Nacional de Habilitação e 10 veículos foram apreendidos. Em uma das barreiras, uma motocicleta furtada foi recuperada e o condutor preso. 102 policiais militares participaram da operação.

Um homem de 36 anos foi preso depois de agredir a mãe e ameaçar o irmão nesta final de semana em São José do Cedro. O suspeito chegou em casa alterado e armado com uma faca. O homem, sem motivos aparentes, começou a ameaçar o irmão, que se escondeu no quarto. Em determinado momento, o autor agrediu a mãe, de 78 anos. A idosa teve uma lesão no peito e fratura no braço direito. O homem foi preso em flagrante pela guarnição e ameaça aos familiares. Ele foi levado para a delegacia onde foi preso em flagrante por violência doméstica. A idosa foi levada ao hospital de São José do Cedro para atendimento médico.

A Polícia Militar prendeu duas pessoas suspeitas de repassar uma nota falsa no comércio de Guaraciaba. De acordo com a PM, um homem e um adolescente fizeram compras em um estabelecimento comercial e pagaram com uma nota de cem reais. A proprietária percebeu que o dinheiro não era verdadeiro e ligou para a Polícia. Uma guarnição fez rondas pela cidade e localizou os dois suspeitos. Os dois estavam com outras notas falsas. Eles fizeram a confecção das notas em uma impressa comum. Os dois foram levados para a delegacia de polícia e devem responder com estelionato já que a falsificação era grosseira.

Um homem foi atropelado neste final de semana no município de Iporã do Oeste. O acidente aconteceu por volta das oito horas da noite na rua Sete de Fevereiro no loteamento Sehn. De acordo com a esposa da vítima, ela estava caminhando com as crianças e o marido. O homem caminhava um pouco a frente quando foi atingido por um veículo que o jogou para fora da pista. O motorista do carro fugiu sem prestar socorro à vítima. O pedestre sofreu ferimentos nas pernas e relatava dores nas costas. A Polícia Militar fez buscas mas não localizou o motorista que causou o acidente.

Duas pessoas ficaram feridas em um acidente neste sábado na BR 282. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o condutor de uma moto perdeu o controle da direção, saiu da pista e caiu. O acidente aconteceu por volta das oito horas da noite deste sábado em Paraíso, na linha Castelo Branco. Na moto, uma Yamaha YBR, havia duas pessoas que seguiam em direção à Paraíso. Os dois ocupantes da moto sofreram escoriações. Os dois foram socorridos pelos bombeiros e levados para o Hospital Regional.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.