ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 07/10/19

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com muitas nuvens. A temperatura pode chegar a 25 graus. A mínima das últimas horas foi de ... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia,é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a semana em queda.O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 10 centavos para a compra e quatro reais e 35 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro reais e 85 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a seis centavos para a compra e sete centavos e meio para venda.

O presidente da Turquia, RECEP ERDOGAN, afirmou nesta segunda-feira que o exército do país está pronto para iniciar a qualquer momento operações contra milícias curdas na Síria, após o anúncio do governo dos Estados Unidos de que não vai apresentar oposição à intervenção. O anúncio de que a Turquia vai lançar a operação aérea e terrestre a leste do rio Eufrates, na Síria, foi feito ainda no sábado por ERDOGAN, após ter acusado Washington de não fazer o bastante para repelir de suas fronteiras os combatentes curdos sírios. A ONU afirmou que se prepara para o pior na região norte da Síria.

O Partido Socialista comandado pelo atual primeiro-ministro, ANTÓNIO COSTA, venceu a eleição legislativa de Portugal realizada neste domingo. O partido de COSTA recebeu 37 por cento dos votos e conquistou 106 cadeiras. Já o Partido Social Democrata, do atual líder da oposição RUI RIO, ficou em segundo lugar, com 28 por cento dos votos e 77 assentos. Apesar da vitória deste domingo, o Partido Socialista não vai ter maioria no Parlamento. Depois do resultado, COSTA anunciou que deve procurar outros partidos para formar uma aliança.

O presidente peruano, MARTÍN VIZCARRA, que dissolveu o Congresso há quase uma semana, afirmou em entrevista divulgada neste domingo que não ficará no poder nem um dia além de 28 de julho de 2021, quando termina o seu mandato. O presidente assinalou que "não há nenhum problema" em sua decisão de dissolver o Congresso ser vista no tribunal constitucional. A medida de dissolver o congresso teve o apoio de 89 por cento dos peruanos, segundo uma pesquisa da empresa CPI.

Em convenção nacional em Brasília, o MDB elegeu neste domingo o deputado federal e líder da legenda na Câmara dos Deputados, BALEIA ROSSI de São Paulo, como presidente nacional do partido para um mandato de dois anos. Do total de 319 votos, 311 foram para a chapa de Baleia Rossi. Ele substituirá o ex-senador ROMERO JUCÁ que comandava o partido desde o licenciamento do ex-presidente MICHEL TEMER, em abril de 2016.Em discurso durante a convenção, Baleia Rossi afirmou que o MDB precisa escolher suas "bandeiras" e saber que "é possível viver sem governo".

O ministro ALEXANDRE DE MORAES, do Supremo Tribunal Federal, determinou a notificação do presidente JAIR BOLSONARO para que ele explique declarações em que associou organizações não governamentais às queimadas na região amazônica. ALEXANDRE DE MORAES é relator do pedido de explicação proposto ao STF pela Associação Civil Alternativa Terrazul. A entidade quer que o presidente explique os motivos pelos quais acusou as ONGs. Em agosto deste ano, no auge das queimadas na Amazônia, BOLSONARO afirmou que ONGs podem estar por trás de queimadas na região amazônica para “chamar atenção” contra o governo do Brasil.

Em um encontro fora da agenda, o presidente JAIR BOLSONARO recebeu o presidente da Câmara dos Deputados, RODRIGO MAIA, na manhã deste domingo no Palácio da Alvorada. O encontro serviu para tratar da pauta da Câmara como o novo texto para a "regra de ouro" e para tratar da discussão da partilha dos recursos do megaleilão do pré-sal. O governo defende dividir os 106 bilhões de reais previstos do bônus da assinatura do leilão, marcado para novembro, da seguinte forma: depois do pagamento 33 bilhões à Petrobras, Estados, municípios e parlamentares ficariam, cada um, com 10 por cento , o que corresponde a sete bilhões e 300 milhões de reais. MAIA afirmou a BOLSONARO que a proposta da equipe econômica não tem chance de passar no Congresso e defendeu a manutenção dos 15 por cento para cada.

Um novo foco de incêndio foi registrado na vegetação do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro durante a noite desta sexta-feira. Equipes de bombeiros se deslocaram novamente ao local, que fica na cidade de Palhoça, na Grande Florianópolis, e conseguiram controlar as chamas até por volta de meia-noite. Este é o terceiro registro de incêndio no Parque da Serra do Tabuleiro em menos de um mês. O primeiro - e o mais grave - ocorreu ainda em setembro. No total, mais de mil hectares de vegetação foram destruídos. Ainda não se sabe o impacto na fauna local.

A Assembleia Legislativa vai realizar nesta segunda-feira audiência pública para debater e tomar providências sobre as obras paralisadas em 66 municípios. A iniciativa é do deputado BRUNO SOUZA, sem partido. Ele contabiliza até agora mais debilhões e cem milhões de reais comprometidos com estes projetos inacabados. O deputado aponta que entre as causas da paralisação estão atraso nos recursos, projetos falhos, desapropriações não concluídas, rescisão de contratos e falta de planejamento do poder público. A audiência pública de hoje na Alesc serve para discutir essas questões e apontar saídas para retomada e conclusão das obras públicas inacabadas em Santa Catarina.

A Secretaria de Estado da Fazenda calcula que no ano que vem as despesas do poder público estadual vão superar as receitas do Estado em 804 milhões de reais. O déficit programado consta no projeto da Lei Orçamentária Anual encaminhado para a Assembleia Legislativa. De acordo com a proposta, Santa Catarina deve contar em 2020 com receita total de 28 bilhões 919 milhões, crescimento de dois vírgula 29 por cento na comparação com o orçamento deste ano. Em contrapartida, a despesa foi calculada em 29 bilhões 723 milhões. No texto do projeto, o déficit está colocado como despesas com aposentados e pensionistas do Iprev,“sem cobertura pelas receitas orçamentárias.” Essa é a primeira vez que o Estado apresenta um orçamento com previsão de déficit.

Restam poucos ingressos para Fórum Empresarial 2019. A informação é de JOCEANDRO ARAÚJO presidente da comissão central organizadora do evento organizado pela Associação Empresarial de São Lourenço. O presidente conta que o primeiro lote foi vendido rapidamente, com valor de 60 reais para sócios e 80 reais para não sócios da Acislo. De acordo com ele a expectativa é de que esta será a maior edição do Fórum Empresarial ao longo dos 22 anos de realização.

Aceitação foi boa quanto á mudança de data do Fórum empresarial da Acislo. JOCEANDRO DE ARAÚJO conta, o evento, estava inicialmente programado para o dia 10 de outubro, mas foi transferido para o dia 17 de outubro, no mesmo local e horário. Ele esclarece que todas ás possibilidades para a manutenção da data foram esgotadas. O workshop está mantido e será realizado no dia 10 de outubro no auditório da sede administrativa da Acislo. E as palestras com CACO BARCELOS EARTHUR IGREJA, acontecerão na nova data.

Abertura do Projeto Sesc Mulher acontece hoje em Campo Erê. Quem lembra é a secretária de saúde do município ELIZANDRA DA SILVA. Segundo ela, o Sesc – Serviço Social do Comércio – em parceria com a Prefeitura Municipal de Campo Erê, convida toda a população para o lançamento do Projeto Unidade Móvel Sesc Mulher. A solenidade de lançamento será daqui a pouco às 13horas e 30minutos. O ato conta com a presença de autoridades, imprensa e comunidade em geral. Será ao lado do Centro Múltiplo Uso, atrás da Prefeitura Municipal, onde está localizada a carreta do Sesc.

Através da Unidade Móvel Saúde Mulhersão oferecidos gratuitamente diversos exames.Quem comenta é a secretária de saúde ELIZANDRA DA SILVA. De acordo com ela, no Sesc haverá exames de mamografia digital e exame citopatológico, o Papanicolau que previne o câncer de colo uterino. Além disso, o projeto vai desenvolver várias ações educativas, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população. O projeto ficará em Campo Erê até 12 de dezembro.

Eleição para escolha de conselheiros tutelares em Campo Erê foi tranquila. Assim analisa o presidente do CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, NELSON TRESOLDI. Conta que ocorreu apenas uma denúncia, durante todo pleito. Revela que o denunciante apontou um possível caso de transporte ilegal de eleitores. O presidente explica que o fato foi registrado em ata e será investigado.

Foram ás urnas em Campo Erê mil, 775 eleitores.Para NELSON TRESOLDI, esse é um bom número, já que o voto para conselheiro tutelar não era obrigatório. Do total de votos, mil, 707 foram válidos, 58 nulos e 10 brancos. Assumem o cargo no dia 10 janeiro de 2020, os seguintes eleitos: VILMAR DENARDI que fez 251 votos, JORNÉLIO SPLIMANN com 248, MARGARETE HERMES eleita com 231 votos. Se elegeram ainda com 198 votos FRANCIELE SCHAPPO e GELSO PALOSCHI com 167 votos.

Município tem cinco suplentes. A ordem de suplentes para o cargo de conselheiro tutelar de Campo Erê ficou da seguinte forma: MARLI FERLIM 164 votos, LIDIO TRIZOTO 136, ANTONIO DE FARIA com o total de 95 votos, AGENOR CECHETTI fez 93, com 75 LEDIANE CEREZOLLI, JULIANE BATISTA 45, SIDIANE DE OLIVEIRA 4 votos. TRESOLDI,explica que a definição de presidente do conselho para o ano que vem, deverá ser definido entre os próprios conselheiros. O vencimento de conselheiro tutelar em Campo Erê, é de mil e 700 reais.

Eleições do Conselho Tutelar acontecem dentro da normalidade. A informação é da presidente do Conselho dos Direitos das Crianças e Adolescentes de São Bernardino ALINE CAPELETTI. Segundo ela, o pleito ocorreu de maneira tranquila e sem alterações. Adesão da população na votação foi bastante expressiva de eleitores aptos a votar, seiscentos e setenta e seis estiveram nas urnas para votar. Destes, 12 não estavam no caderno de votação. Isso ocorreu porque fizeram ou alteração o título de eleitor após oito de julho, quando foram gerados os cadernos de votação.

Conheça os novos conselheiros tutelares em São Bernardino. Segundo ALINE CAPELETTI, a mais votada foi GÉSSICA BORGES com 163 votos; ELZEVIR DE ALMEIDA com 146. Depois vem JOCIELI VIEL, terceira titular com 101 votos. Em quarto aparece CRISTIANE WOLFAT que fez 90 votos e o quinto titular é DANIEL SCHULTZ com 85 votos. Esses cinco titulares assumem no dia 10 de janeiro através de uma nomeação municipal.

São Bernardino tem apenas uma suplente nas eleições do Conselho Tutelar.De acordo com a Presidente do Conselho dos Direitos da Criança e Adolescente do município ALINE CAPELETTI, NORACI DALLA VALE ficou como primeira suplente. O município teve apenas seis candidatos para o pleito, cinco foram titulares e precisaria de mais cinco para suplentes. Diante disso, o município precisa realizar um novo pleito ainda esse ano, para eleger os outros quatro suplentes.

Sem nenhuma alteração Palma Sola escolhe novos conselheiros tutelares. A informação é da Presidente dos Direitos da Criança e do Adolescente do município ELIZETE VISSOTO. Ela destaca que a eleição ontem ocorreu tranquilamente, sem nenhuma anormalidade. Foram sete candidatos, sendo eleitos cinco titulares e dois suplentes. Segundo ELIZETE os eleitos são: Em primeiro lugar NEUSA DE SOUZA, com 199 votos; segunda colocada, ROSANGELA PÉTZOLD, com 198. Depois aparece com 177 votos, FLÁVIA FLORES; em seguida ELIANE RIBEIRO, com 144 votos e em quinto lugar CLEDIANE DE SOUZA, com 133 votos.

Município tem apenas duas suplentes para Conselho Tutelar. Segundo a presidente do Conselho dos Direitos da criança e Adolescente de Palma Sola, ficaram suplentes BIANCA MORESCO, com 108 votos e TATIANE BASTOS, com 105. Como não foi atingida a meta de cinco suplentes, será feita uma nova eleição. A definição para escolha do presidente do Conselho Tutelar será feita quando os eleitos assumirem as vagas, no dia 10 de janeiro. ELIZETE cita que em Palma Sola, o valor do vencimento dos Conselheiros é de mil cento e quinze reais e oitenta e três centavos.

Mais de quatrocentos eleitores votam nas eleições do Conselho Tutelar no município. Afirmação é da presidente do Conselho ELIZETE VISSOTO. Explica que conforme previa o edital, cada eleitor poderia votar em até cinco candidatos, por isso os votos chegaram a mil e sessenta e nove. A Presidente agradece aos eleitores que que exerceram sua cidadania no dia de ontem, assim como os candidatos que participaram.

Município registra filas para votação dos conselheiros tutelares. A informação é de JULIANA DALMAGO - Presidente do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente de Santa Terezinha do Progresso. De acordo com ela, a formação de filas se deu devido a demora no momento de votar, pois só havia uma urna no município. No restante, o processo para escolha dos novos Conselheiros Tutelares ocorreu de forma tranquila. Ela conta que para essa eleição tinham sete candidatas. Cinco foram eleitas titulares e dois suplentes.

Conheça os leitos em Santa Terezinha do Progresso. Em primeiro lugar com 110 votos ficou TERESINHA BRANDT; depois vem ILUCIANE SECCHI, com 86 votos; em seguida, INÊS LUNEBURGER, com 81 votos. A quarta titular do conselho tutelar é ADRIANE SPISKER, com 75 votos e em quinto, ANA IZEPPI, com 71 votos. Conforme ela, as eleitas vão assumir em 10 de janeiro. O valor do vencimento para cada conselheiro é de mil duzentos e vinte e seis reais e vinte e dois centavos.

Duas pessoas ficaram como suplentes. SILVANA PINNO, com 61 votos, e MARISTELA BOGÓRNY, com 38. Em decorrência disso, será feita uma nova eleição de suplentes em março do ano que vem, com as mesmas orientações da eleição de ontem. JULIANA destaca que a escolha para o presidente do Conselho é feita conforme regimento interno. Segundo a presidente, Santa Terezinha do Progresso conta com dois mil trezentos e oitenta e três eleitores. Votaram ontem seiscentos e quatro.

Sementes de pastagens começam ser distribuídas hoje. A informação é do Secretário de Agricultura de São Bernardino- ADEMIR CIMA. Ele explica que são trinta mil quilos de sementes de pastagens disponíveis para o município. Cada agricultor tem direito a 80 quilos de semente. CIMA lembra que para ter direito a esse serviço, o agricultor precisa atender a três exigências: Ter no mínimo quatro notas do ano passado; Estar morando na propriedade enão possuir dívida ativa com o município. Os interessados devem procurar a secretaria.

PM recupera veículo furtado.Por volta das 05horas e 30 minutos, de ontem, a equipe policial de Francisco Beltrão realizava patrulhamento pelo bairro São Miguel, e na Rua São Francisco, verificou um veículoUno, o qual era de conhecimento da equipe que havia sido furtado. Buscas foram feitas nas imediações , na tentativa de localizar o possível autor, porém sem êxito. Diante dos fatos o veículo foi recolhido e entregue na delegacia.

Mulher é flagrada tentando entrar com droga em penitenciária.Agentes da Penitenciária Estadual de Francisco Beltrão flagraram uma mulher tentando entrar com drogas no presídio na manhã de ontem. A droga, 19 gramas de maconha e 25 papelotes de LSD estavam num fundo falso de uma bolsa. A Polícia Militar foi acionada e encaminhou a mulher para a delegacia.

Motorista é preso por dirigir embriagado. A Polícia Militar Rodoviária de São Lourenço do Oeste atendeu ontem por volta das 22 horas e 15 minutos de ontem, na SC 305 em São Lourenço do Oeste, a um acidente de trânsito. A colisão envolveu uma Ranger emplacadaem São Lourenço. O veículo era dirigido por uma mulher de 40 anos, e o um Uno, placas de Campo Erê, conduzido por um homem de 27 anos. Ninguém ficou ferido. Nesse acidente, foi preso em flagrante o condutor do Uno por dirigir embriagado.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.