ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco sábado 07 09 19

-STF SUSPENDE PROCESSOS QUE TRATAM DA CORREÇÃO DO FGTS PELA INFLAÇÃO

-ESTUDANTES MANTÉM PROTESTOS CONTRA NOMEAÇÃO DE REITOR DA UFFS

-CAVALGADA DA INTEGRAÇÃO SUL BRASILEIRA COMEÇA NA SEGUNDA

-EPAGRI FAZ ALERTA SOBRE CANCELAMENTO DE CERTIDÕES DE APTIDÃO DO PRONAF

-CAPS DIZ QUE NÚMERO DE SUÍCIDIOS É ALARMANTE NO MUNICÍPIO

-INCÊNDIO DESTRÓI PARTE DE CHURRASCARIA NA WILLY BARTH

-CAMINHÃO CARREGADO COM MÓVEIS PEGA FOGO EM ACIDENTE NA SC 163

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 31 graus. A mínima das últimas horas foi de 19 graus

A Bolsa de Valores de São Paulo fechou a sexta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e cinco centavos para a compra e quatro reais e 20 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro reais e 95 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a sete centavos para a compra e nove centavos para venda.

O Ministério do Meio Ambiente da Alemanha anunciou nesta sexta-feira que elaborou um projeto de lei para proibir que supermercados e lojas do país ofereçam sacos plásticos descartáveis. A medida também prevê a proibição até mesmo de sacos plásticos que são propagandeados como biodegradáveis e produzidos de outras fontes que não o petróleo. A ministra do Meio Ambiente, SVENJA SCHULZE, disse que prevê o projeto se torne lei ainda em 2020.

Quase três quartos dos alemães querem que a chanceler federal da Alemanha, ANGELA MERKEL, permaneça no cargo até o fim de seu mandato em 2021, segundo sondagem realizada por um Instituto de Pesquisas. Entre os entrevistados, 72 por cento querem que a chamada Grande Coalizão seja mantida até o fim do mandato, 12 pontos percentuais a mais do que no mês de junho. Já 22 por cento preferem que o governo atual termine antes do prazo. Em junho, esse total era de 34 por cento.

A procuradoria-geral da Venezuela anunciou nesta sexta-feira uma nova investigação criminal contra o líder da oposição JUAN GUAIDÓ, indicado por "traição à pátria" por supostamente estar por trás de um plano de renunciar a Esequibo, um território rico em recursos e que Caracas reclama a Guiana. A procuradoria-geral já mantém outras investigações a GUAIDÓ. Em 23 de janeiro de 2019, ele se autoproclamou presidente da Venezuela.

O ex-tesoureiro do PT JOÃO VACCARI NETO, que estava preso desde abril de 2015 no Paraná, deixou a prisão na tarde desta sexta-feira. Ele vai cumprir pena no regime semiaberto e será monitorado por uma tornozeleira eletrônica. Ele foi alvo da décima segunda fase da Lava Jato. Ele ficará em Curitiba, na casa de um tio, e vai trabalhar na Central Única dos Trabalhadores. Nesse processo, o ex-tesoureiro foi condenado a seis anos e oito meses por corrupção passiva. Como já cumpriu dois anos e três meses, ele teve o direito de progredir para o semiaberto.

As três empresas que venceram, em março, o leilão para concessão de 12 aeroportos, divididos em três blocos regionais, assinaram nesta sexta-feira os contratos com o governo. Os documentos foram assinados de forma simbólica em cerimônia no Palácio do Planalto, com a presença do presidente JAIR BOLSONARO. Os contratos são válidos por 30 anos. Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil, as empresas terão o compromisso de fazer investimentos para a ampliação e manutenção dos 12 aeroportos concedidos. O Ministério da Infraestrutura estima que, nos cinco primeiros anos da concessão, os terminais receberão investimento de quase um bilhão e meio de reais.

O ministro LUÍS ROBERTO BARROSO, do Supremo Tribunal Federal, suspendeu nesta sexta-feira os processos em tramitação em todo o país que tratam da correção das contas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço pela inflação. De acordo com a decisão do ministro, a suspensão será mantida até que o STF dê uma resposta definitiva sobre o tema. O julgamento do caso no plenário do Supremo está marcado para 12 de dezembro. O ministro afirmou que tomou a decisão de paralisar os processos considerando entendimentos divergentes no Judiciário, que poderiam causar prejuízos a cidadãos, e "múltiplos" requerimentos de concessão de liminar.

Micro e minigeradores de energia, até o limite de um megawatts de potência, terão incentivo na tributação estadual em Santa Catarina. A medida foi regulamentada pelo Decreto 233, que isenta de ICMS a geração distribuída de eletricidade em centrais deste porte. Até a regulamentação do Decreto, os geradores deste porte pagavam até 25 por cento de ICMS. Ao isentar o imposto sobre micro e minigeradores, o estado beneficia tanto empresas quanto consumidores residenciais. Um exemplo é uma propriedade agrícola com geração de energia solar fotovoltaica que atende o próprio consumo e gera o excedente para rede distribuidora.

Representantes da Justiça Federal e do Ministério Público Federal estiveram na tarde desta sexta-feira em reunião na reitoria da Universidade Federal Fronteira Sul, em Chapecó, atualmente ocupada por estudantes. A medida faz parte do processo de pedido de reintegração de posse por parte da universidade. Os alunos protestam contra a nomeação de MARCELO RECKTENVALD para reitor. Ele foi o terceiro da lista tríplice em votação da comunidade universitária, mas foi o escolhido por BOLSONARO. Os estudantes ocupam a reitoria desde 30 de agosto e ainda não há decisão sobre o pedido de reintegração da posse da reitoria.

O Poder Executivo encaminhou à Assembleia Legislativa de Santa Catarina nesta semana o projeto de lei que estabelece o Plano Plurianual para o quadriênio 2020-2023. A elaboração do plano é uma exigência da Constituição Estadual e deve ser feita a cada quatro anos, sempre no primeiro ano do mandato do governador. Na Alesc, a matéria será analisada apenas pela Comissão de Finanças e Tributação antes de ser votada em plenário pelos deputados. A votação deve ocorrer até o fim do ano. Os orçamentos de Santa Catarina entre 2020 e 2023 , somados, cheguem a um montante de 145 bilhões de reais.

O feriado de Sete de Setembro foi marcado pelo desfile militar na manhã de hoje no centro da cidade. A principal atividade da semana da pátria começou pontualmente as nove horas e contou com a participação de instituições militares, como Polícia Militar, Civil, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros e Exército. O desfile durou cerca de 40 minutos. A rádio Cidade transmitiu o evento ao vivo e as fotos do desfile militar estão no portal da Peperi na internet.

A trigésima primeira cavalgada da integração sul brasileira inicia segunda-feira em Mondaí. O trajeto segue praticamente o mesmo caminho feito pela Coluna Prestes. O evento segue até dia 22 de setembro percorrendo toda a região até Dionísio Cerqueira. Um dos coordenadores da cavalgada, LEONIR BASEI, destaca que em média, 80 a 100 cavalarianos participam da cavalgada, número que deve se confirmar na edição deste ano. A cavalgada deve fazer, em média, 40 quilômetros por dia. O trajeto mais longo será o de terça-feira, de Mondaí a Iporã do Oeste. O acendimento da chama crioula e abertura da cavalgada será na segunda-feira a tarde no Jazigo da família Rocha em Vicente Dutra, RS.

Por questões sanitárias, a travessia sobre o rio Uruguai será feita de barco, sem os cavalos. Após o acendimento da chama, os cavalarianos de deslocam para o CTG Sentinela do Uruguai em Mondaí, onde será o pouso e a janta. A saída de Mondaí será na terça-feira de manhã, em direção a Iporã do Oeste, onde será o almoço. A cavalgada segue na terça-feira à tarde em direção a Santa Helena, onde será o pouso e a janta. Na quarta-feira de manhã os cavalarianos seguem em direção a Belmonte, e tarde a cavalgada chega na Faismo em São Miguel do Oeste, local da janta e pouso. No dia seguinte, dia 19, os cavalarianos vão passar pela escola Guilherme Missen e pelo CTG Porteira Aberta, seguindo para a linha Gramadinho. A tarde a cavalgada segue em direção ao CTG Fronteira do Oeste de Guaraciaba, onde será feita a janta e o pouso.

A cavalgada da Integração Sul Brasileira tem o objetivo de promover a integração entre os três estados do sul. A declaração é de um dos coordenadores do evento, LEONIR BASEI. A atividade relembra a passagem da coluna prestes na região e valoriza a cultura gaúcha presente no Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. Ele comentou que a tradição também relembra costumes da população, quando o cavalo era utilizado como principal meio de transporte. BASEI lembrou que podem participar da cavalgada todos os interessados, mesmo que não associados à CTGs. A cavalgada da Integração termina no domingo com almoço será no CTG Sinuelo da Fronteira de Dionísio Cerqueira.

O trabalho voluntário foi o tema do Peperi Debates deste sábado. O programa debateu a importância que o voluntariado tem para atender as demandas que não são resolvidas pelo poder público. O debate também fez uma reflexão sobre a dificuldade em estimular o serviço voluntário em uma sociedade que parece valorizar mais o crescimento e o sucesso material individual das pessoas. O programa contou com a presença do presidente do Rotary Clube MARCELO FIÓRIO, o presidente do Lions Clube São Miguel VITÓRIO BOLFE e a voluntária da Rede Feminina de Combate ao Câncer e do Lions São Miguel Universidade, KELI BURIN. O áudio e as fotos do programa estão no portal da Peperi na internet.

O trabalho voluntário é uma necessidade, já que existe uma demanda muito grande em vários segmentos da sociedade e o sistema estatal não consegue dar conta de todas as carências sociais. A opinião é do presidente do Rotary Clube, MARCELO FIÓRIO. Ele disse que o voluntariado tenta atuar para minimizar as mazelas da comunidade. FIÓRIO citou que apesar da importância que tem e a presença de vários clubes e associações que fazem esse tipo de ação, o Brasil ainda precisa avançar muito nessa área. Ele comentou que a região também é diferenciada na área do serviço voluntário e que os clubes de serviços são muitos importantes porque mantem o voluntariado por um longo tempo na sociedade.

Os clubes de serviços e outras grupos de voluntários tiveram e ainda tem um peso muito grande no desenvolvimento do município. O pensamento é do presidente do Lions Clube São Miguel do Oeste, VITÓRIO BOLFE. Ele disse que além de ações e campanhas pontuais, os clubes promovem outras iniciativas que não exigem recursos, mas que tem um impacto positivo na sociedade, como por exemplo, a atuação dos líderes em espaços públicos. Para BOLFE, os clubes de serviços também podem atuar em questões maiores, como por exemplo, o projeto de tratamento de esgoto na cidade. Ele disse que é importante estimular o voluntariado nas novas gerações pelo exemplo e pela educação.

Ainda é preciso estimular o trabalho voluntário na cidade. A afirmação é da integrante da Rede Feminina de Combate ao Câncer e do Lions Clube São Miguel Universidade, KELI BURIN. Ela citou que a participação dos jovens no serviço voluntário, por exemplo, ainda é muito pequena. KELI citou que as entidades do voluntariados são importantes, mas também é preciso destacar as ações isoladas e individuais que não fazem parte de um grupo, mas que ajudam as pessoas. Ela comentou que o trablaho prestado por grupos e clubes de serviço é necessário porque o poder público não consegue atender as demandas da sociedade.

O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso terá um centro de apoio para acolher familiares e acompanhantes de pacientes internados na instituição. A obra, viabilizada pela parceria entre Município, Rotary Club de São Miguel do Oeste e Governo do Estado deve ser concretizada nos próximos meses. Na tarde de ontem, o deputado do PL, MAURICIO ESKUDLARK esteve no gabinete do prefeito, WILSON TREVISAN e entregou a proposição de uma emenda no valor de 350 mil reais ao município. O valor vai ser usado para a construção da Casa de apoio. O Rotary confirmou que tem cerca de cem mil reais para o projeto que foram arrecadados na rifa de um carro realizada no ano passado.

A prefeitura de São Miguel do Oeste vai ceder a área e mais um valor em dinheiro para a construção da casa de apoio do Hospital Regional. O anúncio foi feito ontem pelo prefeito WILSON TREVISAN. O município vai repassar dois terrenos lado a lado para abrigar a Casa. O tamanho total é mil metros quadrados que estão avaliados em cerca de 300 mil reais.Além disso, a prefeitura vai destinar aproximadamente 250 mil para a construção do centro de apoio, totalizando um investimento de 550 mil reais dos cofres municipais. TREVISAN disse que soma de esforços entre município, estado e Rotary vão permitir a construção de um espaço mais adequado para o atendimento dos familiares de pacientes internados no Hospital Regional.

O cancelamento das certidões de aptidão do programa Pronaf do governo federal afetou centenas de agricultores da região Extremo Oeste de Santa Catarina. A informação é do gerente regional da Epagri de São Miguel do Oeste, SIDINEI SIMON. De acordo com ele, vários documentos acabaram sendo negados por parte do Ministério da Agricultura e do Tribunal de Contas da União. SIMON explicou que essa decisão ocorreu por parte do governo federal e por isso quem teve seu pedido negado deve procurar os sindicatos da região e a própria Epagri para tentar resolver esse impasse.

Em todo o país, mais de 126 mil certidões de aptidão do Pronaf foram negadas pelo governo federal. A afirmação é do gerente regional da Epagri de São Miguel do Oeste, SIDINEI SIMON. Conforme ele, a justificativa dada pelo governo federal foi de que esses documentos possuíam irregularidades. Segundo SIMON, o cancelamento ocorreu após a realização de uma auditoria nas declarações. O governo informou que constatou uma série de informações desencontradas. O gerente da Epagri destacou que em muitos casos não existe irregularidade, mas falta de informações por parte dos produtores.

Algumas certidões de aptidão do programa Pronaf foram negadas em razão da aposentadoria dos agricultores. O comentário é do gerente regional da Epagri de São Miguel do Oeste, SIDINEI SIMON. Ele esclareceu que para reverter essa situação é preciso solicitar uma reavaliação do documento e fazer uma justificativa. Ele ressaltou que o alto índice de cancelamentos surpreendeu a Epagri.SIMON revelou ainda que aqueles que tiveram a certidão negada devem regularizar a situação o quanto antes, pois essa situação pode gerar uma série de complicações no futuro.

O Centro de Atenção Psicossocial vai promover uma série de ações alusivas ao "Setembro Amarelo". A campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio tem o objetivo de promover a saúde mental e dar visibilidade aos espaços que oferecem ajuda a quem precisa. De acordo com a coordenadora do Caps, SILMARA FIORE, três atividades foram desenvolvidas na última semana, como as palestras sobre saúde mental em empresas da cidade e capacitações para agentes comunitários de saúde e profissionais da Secretaria de Assistência Social. O tema abordado no curso com os servidores foi o suicídio, formas de prevenção e abordagens com pessoas que tem pensamentos suicidas.

O ponto alto da campanha Setembro Amarelo do Caps será um evento na praça Walnir Botaro. A atividade está marcada para o sábado da semana que vem, dia 14, entre oito da manhã e meio-dia. O tema suicídio será abordado pelas equipes da Secretaria de Saúde e CAPS, com o apoio do CVV, Unoesc e outras entidades. No dia 18, haverá uma palestra para funcionários de um frigorífico da cidade. No dia 19, a abordagem será com a população do bairro São Sebastião e no dia 24 para outra empresa. Além disso, o tema do suicídio será abordado durante todo o mês de setembro em diversas ações nas escolas da rede municipal de ensino.

Entre 2010 e agosto deste ano, o município registrou 30 casos de suicídio. A informação é do setor de epidemiologia da secretaria de Saúde. Na visão da coordenadora do Caps, SILMARA FIORI, os números são alarmantes. Ela disse que os dados são expressivos e que a situação é preocupante. SILMARA explicou que o quadro pode ser ainda pior do que a estatística oficial mostra. Ela comentou que os dados não correspondem a toda a realidade e não apontam, exemplo, o crescente número de tentativa de suicídios. SILMARA citou que ainda existem muitos casos que são registrados como acidentes e, por isso, não constam nos levantamentos sobre o tema.

Os suicídios e tentativas tem muitas causas e toda a sociedade deve estar atenta para evitar que os casos aconteçam. De acordo com a coordenadora do Caps, SILMARA FIORI, o município conta com entidades e grupos que tratam desse tema, como o Caps e o Centro de Valorização da Vida. Além disso, os familiares e amigos também devem ficar atentos aos sinais e mensagens emitidas por pessoas com pensamentos suicidas. Segundo SILMARA, falar sobre o assunto é fundamental para prevenir o suicídio.

Uma churrascaria localizada na Avenida Willy Barth, no Bairro São Gotardo, foi parcialmente destruída por um incêndio na tarde desta sexta-feira. Guarnições do Corpo de Bombeiros foram acionadas, por volta das quatro e meia, após o profissional de uma empresa de vigilância receber um alerta e averiguar a situação no local. No momento do sinistro, o estabelecimento estava fechado. O fogo teria partido da churrasqueira e se alastrado para a cozinha, consumindo alguns móveis, utensílios e parte do teto e parede. Apesar dos prejuízos não houve feridos e não há mais detalhes da ocorrência.

Um caminhão carregado de móveis pegou fogo no começo da madrugada de hoje na SC 163. O fato aconteceu por volta de meia noite e 15 na linha São Valentin, interior de Descanso.Um caminhão SCANIAG 380 emplacado em São Miguel do Oeste, que tombou em uma curva próxima à sede da comunidade. O caminhão carregado de móveis da Indústria de Móveis Henn, trafegava de Iporã do Oeste a Descanso. Depois de tombar, o caminhão pegou fogo. O veículo e os móveis foram destruídos pelas chamas. O motorista, de 33 anos não teve lesões. O Corpo de Bombeiros de Iporã do Oeste, com apoio da guarnição de São Miguel do Oeste, atenderam a ocorrência, que se estendeu durante toda madrugada. A pista só foi liberada por volta das cinco horas.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.