ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 07/09/19

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 31 graus. A mínima das últimas horas foi de ... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo fechou a sexta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e cinco centavos para a compra e quatro reais e 20 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro reais e 95 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a sete centavos para a compra e nove centavos para venda.

O Ministério do Meio Ambiente da Alemanha anunciou nesta sexta-feira que elaborou um projeto de lei para proibir que supermercados e lojas do país ofereçam sacos plásticos descartáveis. A medida também prevê a proibição até mesmo de sacos plásticos que são propagandeados como biodegradáveis e produzidos de outras fontes que não o petróleo. A ministra do Meio Ambiente, SVENJA SCHULZE, disse que prevê o projeto se torne lei ainda em 2020.

Quase três quartos dos alemães querem que a chanceler federal da Alemanha, ANGELA MERKEL, permaneça no cargo até o fim de seu mandato em 2021, segundo sondagem realizada por um Instituto de Pesquisas. Entre os entrevistados, 72 por cento querem que a chamada Grande Coalizão seja mantida até o fim do mandato, 12 pontos percentuais a mais do que no mês de junho. Já 22 por cento preferem que o governo atual termine antes do prazo. Em junho, esse total era de 34 por cento.

A procuradoria-geral da Venezuela anunciou nesta sexta-feira uma nova investigação criminal contra o líder da oposição JUAN GUAIDÓ, indicado por "traição à pátria" por supostamente estar por trás de um plano de renunciar a Esequibo, um território rico em recursos e que Caracas reclama a Guiana. A procuradoria-geral já mantém outras investigações a GUAIDÓ. Em 23 de janeiro de 2019, ele se autoproclamou presidente da Venezuela.

A seguir:

-STF SUSPENDE PROCESSOS QUE TRATAM DA CORREÇÃO

DO FGTS PELA INFLAÇÃO

O ex-tesoureiro do PT JOÃO VACCARI NETO, que estava preso desde abril de 2015 no Paraná, deixou a prisão na tarde desta sexta-feira. Ele vai cumprir pena no regime semiaberto e será monitorado por uma tornozeleira eletrônica. Ele foi alvo da décima segunda fase da Lava Jato. Ele ficará em Curitiba, na casa de um tio, e vai trabalhar na Central Única dos Trabalhadores. Nesse processo, o ex-tesoureiro foi condenado a seis anos e oito meses por corrupção passiva. Como já cumpriu dois anos e três meses, ele teve o direito de progredir para o semiaberto.

As três empresas que venceram, em março, o leilão para concessão de 12 aeroportos, divididos em três blocos regionais, assinaram nesta sexta-feira os contratos com o governo. Os documentos foram assinados de forma simbólica em cerimônia no Palácio do Planalto, com a presença do presidente JAIR BOLSONARO. Os contratos são válidos por 30 anos. Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil, as empresas terão o compromisso de fazer investimentos para a ampliação e manutenção dos 12 aeroportos concedidos. O Ministério da Infraestrutura estima que, nos cinco primeiros anos da concessão, os terminais receberão investimento de quase um bilhão e meio de reais.

O ministro LUÍS ROBERTO BARROSO, do Supremo Tribunal Federal, suspendeu nesta sexta-feira os processos em tramitação em todo o país que tratam da correção das contas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço pela inflação. De acordo com a decisão do ministro, a suspensão será mantida até que o STF dê uma resposta definitiva sobre o tema. O julgamento do caso no plenário do Supremo está marcado para 12 de dezembro. O ministro afirmou que tomou a decisão de paralisar os processos considerando entendimentos divergentes no Judiciário, que poderiam causar prejuízos a cidadãos, e "múltiplos" requerimentos de concessão de liminar.

A seguir:

-ESTUDANTES MANTÉM PROTESTOS CONTRA NOMEAÇÃO

DE REITOR DA UFFS

Micro e minigeradores de energia, até o limite de um megawatts de potência, terão incentivo na tributação estadual em Santa Catarina. A medida foi regulamentada pelo Decreto 233, que isenta de ICMS a geração distribuída de eletricidade em centrais deste porte. Até a regulamentação do Decreto, os geradores deste porte pagavam até 25 por cento de ICMS. Ao isentar o imposto sobre micro e minigeradores, o estado beneficia tanto empresas quanto consumidores residenciais. Um exemplo é uma propriedade agrícola com geração de energia solar fotovoltaica que atende o próprio consumo e gera o excedente para rede distribuidora.

Representantes da Justiça Federal e do Ministério Público Federal estiveram na tarde desta sexta-feira em reunião na reitoria da Universidade Federal Fronteira Sul, em Chapecó, atualmente ocupada por estudantes. A medida faz parte do processo de pedido de reintegração de posse por parte da universidade. Os alunos protestam contra a nomeação de MARCELO RECKTENVALD para reitor. Ele foi o terceiro da lista tríplice em votação da comunidade universitária, mas foi o escolhido por BOLSONARO. Os estudantes ocupam a reitoria desde 30 de agosto e ainda não há decisão sobre o pedido de reintegração da posse da reitoria.

O Poder Executivo encaminhou à Assembleia Legislativa de Santa Catarina nesta semana o projeto de lei que estabelece o Plano Plurianual para o quadriênio 2020-2023. A elaboração do plano é uma exigência da Constituição Estadual e deve ser feita a cada quatro anos, sempre no primeiro ano do mandato do governador. Na Alesc, a matéria será analisada apenas pela Comissão de Finanças e Tributação antes de ser votada em plenário pelos deputados. A votação deve ocorrer até o fim do ano. Os orçamentos de Santa Catarina entre 2020 e 2023 , somados, cheguem a um montante de 145 bilhões de reais.

- A SEGUIR:

-DESFILE DE SETE DE SETEMBRO REÚNE CERCA DE TRÊS

PESSOAS.

-SISTEMA DE VIDEOMONITORAMENTO É INAUGURADO

OFICIALMENTE.

Apae de Palma Sola espera mais de quinhentas pessoas na feijoada da independência. A diretora JOCELI COFFERE lembra que o evento ocorre há nove anos e já se tornou tradicional após o desfile cívico. Salienta que haverá opção comer no local com os acompanhamentos e sobremesa ou então levar o prato para casa, pois estarão organizadas as porções em forma de marmitas. O evento ocorre hoje no ginásio da escola especial Pequeno Guinter.

Feijoada está sendo vendida á 20 reais para quem optar em comer no local ou dez reais para quem quiser levar. A diretora da Apae de Palma Sola, revela que a escola e o ginásio estão passando por ampliações, com novos banheiros e salas. O objetivo é usar os lucros para a obra.

Desfile de sete de setembro reúne cerca de três pessoas. A secretária de educação de Campo Erê RAQUEL CRISTINA, ressalta que uma reunião definiu toda organização do desfile, que como de costume ele aconteceu na Avenida Getúlio Vargas, na manhã de hoje. O tema explorado nesta edição foi “Nossa Pátria, Nossa Cidade, no Coração da Gente”. Ela destaca que segundo a Polícia Militar o público foi de aproximadamente três mil pessoas.

Tema do desfile de Sete de Setembro vem de encontro ao resgate histórico dos 61 anos de Campo Erê. Quem comenta é a secretária de educação RAQUEL CRISTINA. De acordo com ela, no mês de julho Campo Erê, completou seus 61 anos de emancipação político-administrativa e vários temas foram debatidos em sala de aula, assim como feito o resgate de muitas coisas. Hoje no desfile todas as homenagens a pátria, foram voltadas a esse resgate.

Desfile cívico reúne aproximadamente 30 entidades. Segundo a secretária de educação, desfilaram hoje na Avenida Getúlio Vargas, 27 entidades, entre órgãos públicos, entidades, instituições de ensino, grupos e associações, além da fanfarra do município. A ordem de apresentação do desfile foi: Apae, Grupos de Idosos, Caps, Escolas começando dos menores para os maiores, entidades, e por último Polícia Militar e Corpo de Bombeiros com a marcha, e para encerrar jipeiros e gaioleiros.

Escolas trabalham patriotismo em sala de aula. A secretária de educação RAQUEL CRISTINA, lembra que cada escola trabalhou a semana conforme a sua particularidade, mas com o mesmo propósito de apontar o real significado do Dia da Independência. Hoje no desfile, aconteceriam algumas apresentações de alunos, no entanto começou a chover e foi adiantado o desfile. As apresentações serão feitas no decorrer da semana na Rádio Atalaia.

Após muitos anos, município volta realizar desfile cívico. Quem comenta é a secretária de educação de Santa Terezinha do progresso MÁRCIA JACOBI. Conforme ela, o ato cívico voltou acontecer no ano passado, e nesse não foi diferente. Escolas, administração e entidades do município trabalharam para deixar tudo pronto para o dia da Independência, que aconteceu ás oito horas da manhã em frente ao Colégio Estadual até direção a Praça Municipal. O tema desse ano foi: “O que cabe no Meu Mundo”. O desfile será acompanhado pela Fanfarra Municipal.

Homenagem à pátria é marcada pela Marcha de Sete de Setembro. A secretária de educação de São Bernardino ROSILEI FRITZEN, conta que o desfile ocorreu nessa manhã, as sete horas e 45 minutos, com saída em frente a Secretaria de Educação, seguindo até a Praça Municipal. Nas escolas, todos os dias dessa semana, aconteceu a hora cívica com alunos de todas as instituições desde a creche até os maiores. Além de várias outras atividades realizadas em sala de aula.

Saltinho fez tradicional Desfile Cívico. HENRIQUE PECININ – secretário de educação do município destaca que neste ano o desfile teve início as oito horas da manhã na Rua em frente à escola seguindo para a SC 160. Durante o ato, além de alunos da rede municipal de ensino, teve diversas apresentações de temas relacionados ao dia da independência.

“Cuidar da Terra, Proteger a Vida”, é tema de desfile de sete de setembro. JOSEMIR FORGIARINI – secretário de educação de Anchieta, relata que as homenagens a pátria aconteceram hoje pela manhã, com participação de todas as escolas municipais e estaduais do município, mais as instituições. O encontro foi as oito horas e 30 minutos na Avenida Anchieta próximo aos idosos. O desfile inicia ao som da Banda Municipal de Anchieta.

Desfile cívico ocorre no município. O secretário de educação de São Lourenço do Oeste ALEX TARDETTI, relata que neste ano teve o desfile, nas edições anteriores, era apenas um ato cívico. Diversas reuniões foram feitas com as entidades e ficou definido assim. Ação foi organizada pela Secretaria de Educação e pelo Instituto Cultural, e aconteceu nesta manhã, às oito horas e 30 minutos com saída de frente da prefeitura.

Ações de sete de setembro são intensas no município. Segundo CLAUDETE MANFREDINI, do Departamento municipal de educação de Marmeleiro, desde o dia primeiro o município já desenvolve a programação da pátria. Foram feitas o hasteamento das Bandeiras, com participação da Guarda e da Banda Municipal. O desfile Cívico nesta manhã marcou o encerramento da programação da pátria.

Sistema de videomonitoramento é inaugurado oficialmente. O ato aconteceu na noite de ontem, no auditório do Centro de Múltiplo Uso de Saltinho. Segundo o prefeito DEONIR FERRONATO, além da inauguração oficial das 13 câmeras instaladas, também foi oficializado a entrega de uma emenda parlamentar do deputado PEDRO UCZAI no valor de 135 mil reais. O valor foi investido na compra de um trator, mais anuncio de um valor para a saúde pública.

Investimentos na segurança pública em Saltinho, era algo esperado há muito tempo pela população, assim como pela polícia. O prefeito destaca que Saltinho é um corredor, por onde passam muitas mercadorias irregulares e até mesmo droga. A base está instalada na central da Polícia Militar, que é quem faz o monitoramento das câmeras. Os 13 equipamentos foram instalados em locais estratégicos. Além de coibir crimes, identificar veículos irregulares ou furtados o videomonitoramento faz leitura de placas. SONORA

Essa ferramenta só existe em dois municípios do estado: Florianópolis e Saltinho. O sistema de videomonitoramento em Saltinho custou mais 180 mil reais, segundo o prefeito. Esse valor foi dividido em três partes: Administração municipal, Polícia Militar e Civil. Teve também a inauguração da Delegacia de Polícia Civil.

- A SEGUIR:

-INCÊNDIO MOBILIZA BOMBEIROS POR 18 HORAS.

-CARRETA DE CAMPO ERÊ SE ENVOLVE EM ACIDENTE

COM MORTE NA PR 280.

Incêndio mobiliza bombeiros por 18 horas. Foi em Novo Horizonte ontem. O fogo acabou danificando uma estufa usada para secar madeira, com aproximadamente 85 metros cúbicos de madeira, que fica em uma fábrica de compensados, no centro da cidade. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o incêndio demorou cerca de duas horas para ser controlado, contudo, o trabalho de rescaldo e a finalização do combate se deu próximo das 18 horas, chegando a sete horas de trabalho.

Trabalharam no combate ao incêndio 12 bombeiros. Além de quatro viaturas operacionais, além de vários caminhões pipas da prefeitura, empresas e de moradores. No incêndio foram gastos cerca de 220 mil litros de água. Ninguém ficou ferido.

Carreta de Campo Erê se envolve em acidente com morte na PR 280. A colisão ocorreu na tarde de ontem, na PRC 280, entre Palmas e Clevelândia. Se envolveram no acidente uma carreta placas de Campo Erê, e um Corolla, emplacado em MacaeRJ. O motorista do carro, morreu no local do acidente. No veículo além do motorista, viajava mais uma pessoa, que sofreu ferimentos graves.

O condutor da carreta, não sofreu ferimentos. O acidente foi atendido pelo Corpo de Bombeiros. A vítima grave foi socorrida e encaminhada ao Hospital de Palmas. Até o momento, a identidade da vítima fatal, nem dos demais envolvidos foi revelada pela Polícia. A vítima fatal foi identificada como PAULO FRANZ, 43 anos. O passageiro socorrido com gravidade JORGE PIVOTTO, e o motorista da carreta que não teve ferimentos RUDIMAR BRANDOLI.

O Globo em Foco volta segunda-feira, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.