ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco sexta-feira 07 08 2020

-BOLSONARO ASSINA MP QUE LIBERA 1,9 BILHÃO PARA PRODUÇÃO DE VACINA CONTRA COVID

-JUSTIÇA DECIDE QUE GOVERNO DEVE DEFINIR AÇÕES A SEREM ADOTADAS PELOS MUNICÍPIOS

-VEREADORES VOLTAM A PEDIR INSTALAÇÃO DE UNIDADE DO HEMOSC NO MUNICÍPIO

-DECRETO MUNICIPAL FIXA MULTA PARA QUEM DESRESPEITAR MEDIDAS CONTRA A COVID

-TJ ANULA SENTENÇA QUE CONDENOU EMPRESÁRIO E EX-PREFEITO

-MULHER PERDE MIL E 700 REAIS EM GOLPE DO EMPRÉSTIMO PELA INTERNET

-PM FLAGRA GRUPO JOGANDO FUTEBOL EM QUADRA INTERDITADA PELA SAÚDE

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 26 graus. A mínima das últimas horas foi de 11 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 38 centavos. O euro está valendo seis reais e 37 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.

As forças de segurança do Líbano usaram gás lacrimogêneo nesta quinta-feira para dispersar dezenas de manifestantes que se reuniram próximo ao parlamento libanês em protesto pela explosão de terça no porto de Beirute. O protesto acusa os atuais governantes de corrupção. A disputa acontece às vésperas de uma grande manifestação contra o governo do Líbano, programada para acontecer no próximo sábado no país que enfrenta uma crise econômica sem precedentes. A estimativa inicial do governo de que é que a tragédia causou danos de três bilhões de dólares.

Ao menos 16 funcionários do porto de Beirute e autoridades alfandegárias foram detidos no âmbito da investigação sobre as explosões de terça-feira de um depósito com toneladas de nitrato de amônio. Segundo um promotor militar, são funcionários "do conselho de administração do porto de Beirute e da administração de alfândegas e encarregados de trabalhos de manutenção e que realizaram trabalhos no armazém" onde era guardado o nitrato de amônio. Em comunicado oficial, ele disse que as autoridades portuárias, os serviços de alfândega e alguns serviços de segurança eram conscientes de que ali eram armazenadas substâncias químicas perigosas, mas se responsabilizam mutuamente.

Os Estados Unidos suspenderam nesta quinta-feira uma recomendação feita a todos os seus cidadãos para que evitassem qualquer viagem ao exterior devido à pandemia do novo coronavírus, fazendo alusão a melhorias. O Departamento de Estado informou em um comunicado que, apesar desta advertência geral, voltará a avaliar a situação de cada país, caso a caso. Apesar disso, as fronteiras americanas permanecem fechadas para a maior parte dos passageiros provenientes da União Europeia, que por sua vez, mantém uma proibição de entrada aos americanos por risco de contágio.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública informou nesta quinta-feira ao Supremo Tribunal Federal que não investiga opositores do governo, mas disse que não pode compartilhar informações de inteligência produzidas pela sua Secretaria de Operações Integradas. Segundo a pasta, "não seria menos catastrófico abrir-se o acesso ao Poder Judiciário a relatórios de inteligência". A manifestação, aprovada pelo ministro da Justiça, ANDRÉ MENDONÇA, foi endereçada à ministra CÁRMEN LÚCIA, do STF, que cobrou esclarecimentos sobre o monitoramento de servidores públicos antifascistas, revelado pelo site UOL. O prazo de 48 horas fixado pela ministra se esgotou ontem.

Após lamentar as quase 100 mil mortes por coronavírus no País, o presidente JAIR BOLSONARO disse na quinta-feira, que é preciso "tocar a vida". Nos últimos sete dias, a média móvel de novos óbitos foi de mil e 38 a cada 24 horas pelo novo coronavírus. O balanço mais recente do Ministério da Saúde mostra ainda que o país teve dois mil e 900 mil casos com dois milhões e 47 mil recuperados. Na transmissão, que ocorre semanalmente em sua página na rede social, BOLSONARO voltou a fazer propaganda do uso da hidroxicloroquina e questionar os números de mortes registradas. A live contou com a participação do ministro interino da saúde EDUARDO PAZUELLO.

O presidente JAIR BOLSONARO assinou, em cerimônia no Palácio do Planalto nesta quinta-feira, uma medida provisória que libera um bilhão e 900 milhões de reais para viabilizar a produção de 100 milhões de doses da chamada "vacina de Oxford" contra o novo coronavírus. A abertura desse crédito extraordinário segue agora para análise do Congresso Nacional, que terá até 120 dias para aprová-lo. Por se tratar de uma medida provisória, o dinheiro fica liberado assim que o texto for publicado no "Diário Oficial da União". Como a vacina elaborada pela Universidade de Oxford ainda está em fase de testes, o Brasil assume parte dos riscos tecnológicos relativos ao desenvolvimento do produto.

As cirurgias eletivas, aquelas com datas marcadas, podem ser canceladas em todo o estado a partir da semana que vem, de acordo com o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina. Isso porque os estoques de sangue nos hemocentros estão baixos. A possibilidade do cancelamento das cirurgias eletivas foi levantada nesta quinta-feira pelo Hemosc após uma reunião. Por causa da pandemia do coronavírus, as pessoas deixaram de procurar os hemocentros para doar. Porém, a demanda por sangue continua igual nos hospitais e clínicas. Segundo o Hemosc, a situação dos estoques de sangue é preocupante em todo o estado.

Após as dificuldades de hospitais em Santa Catarina em conseguir anestésicos e sedativos para tratar os pacientes, a Secretaria de Estado da Saúde começou a distribuir nesta quinta-feira um lote desses medicamentos. Os remédios são de uma compra internacional feita pelo Ministério da Saúde com o Uruguai. Os sedativos, anestésicos e bloqueadores neuromusculares, que foram o chamado "kit intubação", são para tratar os pacientes que estão nos leitos de UTI Covid. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, Santa Catarina recebeu 92 mil e 500 ampolas dos medicamentos, que deverão ser entregues para 40 hospitais até esta sexta.

A segunda Vara da Fazenda Pública de Florianópolis determinou na tarde desta quinta-feira que o governo de Santa Catarina defina as ações de combate à Covid-19 a serem adotadas pelos municípios em cada grau de risco da doença. Atualmente, todas as regiões catarinenses estão em situação grave ou gravíssima para o coronavírus. A Procuradoria-Geral informou que o estado vai se posicionar dentro do prazo dado pela Justiça e ainda cabe recurso. Além de definir as ações, o governo do estado também precisará implementar as medidas sanitárias previstas quando a região atingir o grau gravíssimo, independente da atuação dos municípios. A decisão é resultado de uma ação civil pública de autoria do Ministério Público de Santa Catarina. O órgão havia pedido que o estado seguisse as recomendações do corpo técnico do governo e não delegasse a responsabilidade da prevenção e combate à doença apenas aos municípios.

O Peperi Debates deste sábado vai debater o empreendedorismo em tempos de crise. O programa de amanhã vai analisar quais são os caminhos para inovar, buscar um novo negócio e superar as dificuldades que marcam a economia regional neste momento de pandemia do cornavírus. O debate vai reunir o consultor do Sebrae, MIGUEL GARRIDO, o presidente da CDL, IVANDRO SPENGLER e a vice-presidente de Prestação de Serviços da ACISMO, SANDRA CARON. O Peperi Debates, ao vivo, começa as oito horas da manhã.

Começaram nesta semana as obras de construção da nova Casa de Apoio do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. A estrutura vai atender familiares de pacientes internados no hospital. A obra vai custar cerca de 700 mil reais e o projeto está sendo coordenado pelo Rotary Clube de São Miguel. O Peperi Rádio Repórter deste sábado vai falar sobre o início da construção e os detalhes desse projeto. A entrevista sobre o assunto será com membro do Rotary e componente da comissão que cuida desse projeto, FLAVIO RAMOS. O Peperi Rádio Repórter começa às 11 horas com a análise das notícias da semana e a entrevista sobre a construção da Casa de Apoio está marcada para as 11 e meia.

O Sindicato dos motociclistas profissionais do estado de Santa Catarina está sofrendo uma concorrência desleal em aplicativos diversos. A declaração é do presidente da entidade sindical, FERNANDO DOS SANTOS. Ele foi entrevistado nesta semana no RPN Segunda Edição e destacou como o setor está seguindo nesse momento de pandemia da Covid-19. Conforme ele, a categoria que era vista como grande vilã por muitos acabou se transformando em herói, visto ser um setor essencial. De acordo com FERNANDO DOS SANTOS, nesse momento de isolamento social, a demanda de entregas para os motociclistas em geral aumentou consideravelmente em todo o estado catarinense.

Muitas pessoas acabaram perdendo seu emprego em virtude da pandemia e acabaram migrando ilegalmente para a categoria de entrega de alimentos e produtos diversos. A informação é do presidente do Sindicato dos motociclistas profissionais de Santa Catarina, FERNANDO DOS SANTOS. Segundo ele, a pratica é ilegal visto a existência de uma legislação de 2009 que regulamenta o serviço de motofrete em todo o estado. Ele destacou que em muitas cidades ainda não foi implementada essa legislação e por isso a categoria acaba sofrendo mais nessas localidades.

Os aplicativos diversos estão se aproveitando dessa situação e cadastrando qualquer pessoa que possua motocicleta sem ao menos ser profissional na área. A afirmação é do presidente do Sindicato dos motociclistas profissionais de Santa Catarina, FERNANDO DOS SANTOS. Ele ressaltou que em virtude disso, o ganho do motociclista acabou diminuindo consideravelmente. Ele revelou que atualmente os profissionais estão recebendo menos do que antes da pandemia da Covid-19. O sindicalista explicou que nos últimos meses a demanda aumentou, triplicando o número de entregadores e o salário diminuindo, caracterizando dessa forma, uma concorrência desleal com a categoria.

Para se tornar um motociclista profissional é necessário seguir uma série de requisitos e determinações. O comentário é do presidente do Sindicato dos motociclistas profissionais de Santa Catarina, FERNANDO DOS SANTOS. Ele disse que os interessados devem se basear na lei de 2009 que prevê a realização de um curso de capacitação na área. Além disso, é necessário uma alteração na habilitação e ter acima de 21 anos. O sindicalista mencionou ainda o fato do motociclista ter dois a três anos de habilitação para poder ser considerado profissional. FERNANDO DOS SANTOS reforçou ainda que o principal vilão da categoria são os aplicativos e cabe ao governo realizar a fiscalização adequada.

Em sessão por videoconferência realizada nesta quinta-feira, os vereadores de São Miguel do Oeste apresentaram uma série de proposições. Entre os assuntos aprovados em plenário, os vereadores aprovaram um pedido para que o governo do estado convoque os candidatos aprovados em concurso para o cargo de agente penitenciário. Outro pedido que passou pela câmara ontem é para que o Correio aumente a equipe de servidores na agência de São Miguel do Oeste. Também foram aprovadas diversas indicações ao Cotrasmo e à Secretaria de Urbanismo como lombadas e outros serviços de infra estrutura urbana.

O problema da redução de doadores e da queda nos estoques de sangue nos hemocentros espalhados pelo estado foi discutida pelos vereadores na sessão virtual de ontem à noite. A câmara aprovou uma moção de apelo para que a Secretaria Estadual de Saúde implante um hemocentro regional ou uma unidade de coleta de sangue no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, a fim de facilitar as doações. A justificativa é de que as doações reduziram durante a pandemia e a possibilidade de doar sangue no município seria um elemento motivador para os doadores. Os vereadores alegam que a necessidade de ir a Chapecó fazer a doação é um problema e reduz o número de doações de sangue.

Os partidos da Frente Democrática definiram, nesta semana, os pré candidatos do grupo para a eleição municipal de novembro. Em reunião realizada na noite de quarta-feira, os partidos confirmaram os nomes do advogado ADILSON PANDOLFO do PT e do empresário MOACIR TOMAZEL do PDT como pré candidatos. A definição de quem será candidato a prefeito e quem será o candidato a vice vai ocorrer nas próximas semanas. Em nota distribuída à imprensa, os partidos destacaram que as pré candidaturas surgem a partir de um consenso construído entre as siglas que compõe a Frente Democrática. O grupo é formado por PT, PDT, PSB e PSOL.

A Administração Municipal de São Miguel do Oeste publicou nesta quinta-feira, o decreto que regulamenta novas ações de enfrentamento à covid-19. As medidas que estão no decreto foram decididas regionalmente no âmbito da Ameosc durante uma reunião realizada na última semana. O decreto também define o valor da multa que será aplicada para quem for flagrado em aglomerações ou desrespeitar as regras previstas no decreto. O valor da multa em São Miguel do Oeste é de 265 reais e 97 centavos, o queequivale a dez por cento da Unidade Fiscal Municipal. A multa será aplicada tanto para o responsável pela aglomeração e individualmente para todo os participantes. O decreto foi assinado pelo prefeito WILSON TREVISAN.

O decreto que reforça as medidas de enfrentamento a pandemia do coronavírus mantem algumas medidas e amplia outras restrições no município. O documento prorroga a proibição de atividades culturais, a prática de esportes e eventos esportivos, aulas e cinemas até o dia sete de setembro. Uma das novidades é a limitação do horário de funcionamento de bares e restaurantes. Esses estabelecimentos só poderão abrir a partir das seis da manhã e devem fechar as portas até as dez da noite. Os jogos em bares, como 48, bocha, baralho e outros, também estão proibidos na cidade. O decreto também reforça a obrigatoriedade do uso de máscaras.

A quinta câmara do Tribunal de Justiça de Santa Catarina aceitou uma apelação apresentada pela defesa do empresário MARCELO ALBERTO e anulou a sentença de primeiro grau em ação penal por fraude à licitação. O processo foi ajuizado pelo Ministério Público de São Miguel do Oeste contra o empresário, o ex-prefeito NELSON FOSS DA SILVA e a ex-secretária de Cultura, MARIA TEREZA CAPRA. Eles foram denunciados por problemas na contratação sem licitação de artistas para participação em festividades municipais no ano de 2011. Na decisão de primeiro grau, eles foram condenados a penas de detenção entre 12 e 15 anos. A defesa do empresário entrou com uma apelação que levou o caso para a análise do TJ e, nesta semana, o tribunal anulou a decisão de primeiro grau.

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina entendeu que houve cerceamento de defesa na ação penal envolvendo o empresário MARCELO ALBERTO. A afirmação é do advogado do empresário, GUSTAVO HOLZ. Ele explicou que a apelação sustentou que a juíza que decidiu o caso em primeiro grau se valeu de um depoimento de uma testemunha da acusação em que a defesa não teve a oportunidade de se manifestar no processo. O advogado afirmou que a defesa não teve acesso a um depoimento que foi fundamental para a decisão. HOLZ explicou que o processo agora vai retornar para o fórum do município e a ação penal será retomada com o acesso da defesa a esse depoimento. Dessa forma, haverá uma nova manifestação dos acusados, eventualmente novos depoimentos e uma nova decisão por parte do juiz local.

O acórdão do Tribunal de Justiça que anulou a decisão de primeiro grau no caso envolvendo a contratação de shows sem licitação no ano de 2011 na prefeitura de São Miguel do Oeste não tem consequências na ação civil pública que trata desse mesmo fato na esfera civil. De acordo com o advogado do empresário MARCELO ALBERTO, GUSTAVO HOLZ, a decisão do TJ vale apenas para a processo penal. Ele destacou, no entanto, que uma eventual absolvição dos acusados na esfera criminal poderá ter reflexos no processo que tramita na área civil. A ação civil pública foi julgada em primeiro grau e os acusados foram condenados a pagamento de multa e perda dos direitos políticos. O processo está em grau de recurso no Tribunal de Justiça.

Um motociclista ficou ferido ao colidir contra um caminhão na tarde de ontem em Princesa. O acidente aconteceu por volta das duas e meia da tarde e envolveu uma moto CG Titan e um caminhão Ford Cargo. O motociclista de 55 anos sofreu ferimentos nas pernas e suspeita de fratura no braço direito. Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e levado ao Posto de Saúde de Princesa. A moto entrou embaixo do caminhão. As fotos do acidente estão no portal da Peperi na internet.

Um acidente deixou duas pessoas feridas no final da manhã desta quinta-feira na SC 163. A colisão aconteceu nas proximidades da Gruta São Cristovão em Itapiranga e envolveu um Fiat Strada, de Tunápolis, conduzido por um homem de 34 anos e uma motocicleta Honda CG Titan, placa de Itapiranga, ocupada por um homem de 56 anos e uma mulher de 20 anos. O motociclista foi atendido pelos bombeiros com suspeita de fratura de fêmur e de clavícula, além de diversas escoriações. A mulher apresentava suspeita de fratura no braço e escoriações na cabeça. Ambos foram conduzidos ao Hospital Sagrada Família onde receberam atendimento médico.

Uma mulher perdeu cerca de mil e 700 reais em um golpe do falso empréstimo. De acordo com a Polícia Militar, a vítima contou que solicitou empréstimo via internet com uma empresa no valor de 15 mil reais. Um representante da falsa empresa começou a solicitar depósitos em dinheiro para liberar o empréstimo e a mulher, que mora no bairro Andreatta depositou mil 696 reais. O homem então exigiu mais dinheiro e ameaçou negativa o nome da mulher se ela não fizesse novos depósitos. A Polícia Militar foi chamada e confeccionou o boletim de ocorrência. A orientação da PM é para que as pessoas não forneçam dados a estranhos e tenham cuidado com essas ofertas de empréstimos via internet.

A Polícia Militar identificou um homem com suspeita de Covid-19 que não respeitou o isolamento domiciliar determinado pelas autoridades da saúde. O fato aconteceu na rua Joaquim Nabuco. A guarnição foi acionada via Central Regional de Emergência para deslocar até uma residência do homem. Mesmo sendo um caso suspeito, ele não estava em casa. Os policiais encontraram o homem no local de trabalho dele. A PM emitiu um termo de Compromisso de Comparecimento em audiência judicial. Além disso, o homem foi orientado a retornar imediatamente para casa.

A Polícia Militar flagrou um grupo de oito pessoas jogando futebol em uma das quadras esportivas da praça Berlamino Anoni. O local foi lacrada na última semana exatamente para impedir a aglomeração de pessoas. Quando a guarnição chegou no local, as pessoas que estavam jogando futebol saíram correndo do local, abandonando pertences como telefone celular, calçados e bola de futebol. Segundo a PM, elas romperam a cerca de isolamento para ter acesso à quadra. A ocorrência foi filmada pelas câmeras individuais dos policiais. A PM elaborou um boletim de ocorrência e os infratores serão identificados para consequente responsabilização criminal e administrativa.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.