ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia 07/08/2020

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 26 graus. A mínima das últimas horas foi de ... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 38 centavos. O euro está valendo seis reais e 37 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.

As forças de segurança do Líbano usaram gás lacrimogêneo nesta quinta-feira para dispersar dezenas de manifestantes que se reuniram próximo ao parlamento libanês em protesto pela explosão de terça no porto de Beirute. O protesto acusa os atuais governantes de corrupção. A disputa acontece às vésperas de uma grande manifestação contra o governo do Líbano, programada para acontecer no próximo sábado no país que enfrenta uma crise econômica sem precedentes. A estimativa inicial do governo de que é que a tragédia causou danos de três bilhões de dólares.

Ao menos 16 funcionários do porto de Beirute e autoridades alfandegárias foram detidos no âmbito da investigação sobre as explosões de terça-feira de um depósito com toneladas de nitrato de amônio. Segundo um promotor militar, são funcionários "do conselho de administração do porto de Beirute e da administração de alfândegas e encarregados de trabalhos de manutenção e que realizaram trabalhos no armazém" onde era guardado o nitrato de amônio. Em comunicado oficial, ele disse que as autoridades portuárias, os serviços de alfândega e alguns serviços de segurança eram conscientes de que ali eram armazenadas substâncias químicas perigosas, mas se responsabilizam mutuamente.

Os Estados Unidos suspenderam nesta quinta-feira uma recomendação feita a todos os seus cidadãos para que evitassem qualquer viagem ao exterior devido à pandemia do novo coronavírus, fazendo alusão a melhorias. O Departamento de Estado informou em um comunicado que, apesar desta advertência geral, voltará a avaliar a situação de cada país, caso a caso. Apesar disso, as fronteiras americanas permanecem fechadas para a maior parte dos passageiros provenientes da União Europeia, que por sua vez, mantém uma proibição de entrada aos americanos por risco de contágio.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública informou nesta quinta-feira ao Supremo Tribunal Federal que não investiga opositores do governo, mas disse que não pode compartilhar informações de inteligência produzidas pela sua Secretaria de Operações Integradas. Segundo a pasta, "não seria menos catastrófico abrir-se o acesso ao Poder Judiciário a relatórios de inteligência". A manifestação, aprovada pelo ministro da Justiça, ANDRÉ MENDONÇA, foi endereçada à ministra CÁRMEN LÚCIA, do STF, que cobrou esclarecimentos sobre o monitoramento de servidores públicos antifascistas, revelado pelo site UOL. O prazo de 48 horas fixado pela ministra se esgotou ontem.

Após lamentar as quase 100 mil mortes por coronavírus no País, o presidente JAIR BOLSONARO disse na quinta-feira, que é preciso "tocar a vida". Nos últimos sete dias, a média móvel de novos óbitos foi de mil e 38 a cada 24 horas pelo novo coronavírus. O balanço mais recente do Ministério da Saúde mostra ainda que o país teve dois mil e 900 mil casos com dois milhões e 47 mil recuperados. Na transmissão, que ocorre semanalmente em sua página na rede social, BOLSONARO voltou a fazer propaganda do uso da hidroxicloroquina e questionar os números de mortes registradas. A live contou com a participação do ministro interino da saúde EDUARDO PAZUELLO.

O presidente JAIR BOLSONARO assinou, em cerimônia no Palácio do Planalto nesta quinta-feira, uma medida provisória que libera um bilhão e 900 milhões de reais para viabilizar a produção de 100 milhões de doses da chamada "vacina de Oxford" contra o novo coronavírus. A abertura desse crédito extraordinário segue agora para análise do Congresso Nacional, que terá até 120 dias para aprová-lo. Por se tratar de uma medida provisória, o dinheiro fica liberado assim que o texto for publicado no "Diário Oficial da União".Como a vacina elaborada pela Universidade de Oxford ainda está em fase de testes, o Brasil assume parte dos riscos tecnológicos relativos ao desenvolvimento do produto.

As cirurgias eletivas, aquelas com datas marcadas, podem ser canceladas em todo o estado a partir da semana que vem, de acordo com o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina. Isso porque os estoques de sangue nos hemocentros estão baixos. A possibilidade do cancelamento das cirurgias eletivas foi levantada nesta quinta-feira pelo Hemosc após uma reunião. Por causa da pandemia do coronavírus, as pessoas deixaram de procurar os hemocentros para doar. Porém, a demanda por sangue continua igual nos hospitais e clínicas. Segundo o Hemosc, a situação dos estoques de sangue é preocupante em todo o estado.

Após as dificuldades de hospitais em Santa Catarina em conseguir anestésicos e sedativos para tratar os pacientes, a Secretaria de Estado da Saúde começou a distribuir nesta quinta-feira um lote desses medicamentos. Os remédios são de uma compra internacional feita pelo Ministério da Saúde com o Uruguai. Os sedativos, anestésicos e bloqueadores neuromusculares, que foram o chamado "kit intubação", são para tratar os pacientes que estão nos leitos de UTI Covid. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, Santa Catarina recebeu 92 mil e 500 ampolas dos medicamentos, que deverão ser entregues para 40 hospitais até esta sexta.

A segunda Vara da Fazenda Pública de Florianópolis determinou na tarde desta quinta-feira que o governo de Santa Catarina defina as ações de combate à Covid-19 a serem adotadas pelos municípios em cada grau de risco da doença. Atualmente, todas as regiões catarinenses estão em situação grave ou gravíssima para o coronavírus. A Procuradoria-Geral informou que o estado vai se posicionar dentro do prazo dado pela Justiça e ainda cabe recurso. Além de definir as ações, o governo do estado também precisará implementar as medidas sanitárias previstas quando a região atingir o grau gravíssimo, independente da atuação dos municípios. A decisão é resultado de uma ação civil pública de autoria do Ministério Público de Santa Catarina. O órgão havia pedido que o estado seguisse as recomendações do corpo técnico do governo e não delegasse a responsabilidade da prevenção e combate à doença apenas aos municípios.

Grupo de tabagismo segue ativo mesmo com pandemia do coronavírus. Apesar dos encontros ocorrerem um pouco diferente, CRISTIANE BARIMACHER – assistente social e coordenadora do grupo em Campo Erê, salienta que não deixa de atender a população. No momento as reuniões estão sendo feitas com no máximo cinco participantes, além de acontecerem mais rápido quando comparado com antes da pandemia. Ela conta que nesse ano iniciaram as atividades do programa em junho, e o último encontro desse grupo será na última quarta-feira, dia 26 desse mês.

Programa de tabagismo dispõe de várias técnicas. CRISTIANE salienta que as pessoas que desejam parar de fumar têm à disposição atividades de orientação, atendimentos médicos, medicamentos e auriculoterapia. Ela destaca essa atividade como muito funcional para que as pessoas larguem o cigarro. A assistente social frisa que, caso necessário, pode ser feito atendimento individualizado. Ela expressa alegria em informar que todos aqueles que iniciaram o programa no mês passado, seguem participando e conseguiram parar de fumar.

Município adere ao pregão eletrônico. ALCINO BORGES – responsável pelo setor da imprensa de São Bernardino explica que todas as cidades com menos de 15 mil habitantes devem usar pregão eletrônico. É uma modalidade licitatória utilizada pelo governo brasileiro para contratar bens e serviços, independentemente do valor estimado. Foi criada através De uma lei federal e regulamentada na forma eletrônica por decreto. O pregão eletrônico deve ser utilizado em todas as aquisições de bens e serviços comuns, realizadas com recursos decorrentes de transferências voluntárias da União. O serviço está sendo feito desde o dia primeiro de junho.

Pregão Eletrônico é um movimento para tornar as contratações públicas mais eficientes. Conforme ALCINO, elas ainda, aumentam a concorrência nas licitações e geram mais economia para o município. BORGES, ressalta ainda que também uma forma de ampliar a transparência sobre a utilização dos recursos das transferências voluntárias, pois o andamento de um pregão eletrônico pode ser acompanhado por qualquer cidadão interessado no controle social. A ação vem ainda de encontro com o momento que o mundo vive com a pandemia do coronavírus, em que não é permitido aglomeração de pessoas.

APAES desenvolvem campanha Agosto Laranja. LAURO MASSMANN – coordenador de 9 Apaes da região, explica que o mês é dedicado para ações de conscientização e prevenção de deficiências físicas e mentais. Há vários anos a campanha se repete, só que agora, por causa da pandemia, não haverá encontros de alunos e seus familiares, com professores e profissionais de saúde. As atividades acontecem por meio on line.

Vários profissionais se especializaram nos atendimentos dentro das Apaes. Conforme MASSMANN, são servidores do SUS, assistência social e também da educação. Ele comenta que existem procedimentos muito importantes desde a gravidez. As Apaes da região tem programas especializados para reabilitar algumas deficiências. Nota que está crescendo muito os nascimentos prematuros. Várias deficiências podem ser reabilitadas em crianças até os 6 anos de idade.

Assistentes sociais, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e professores se unem com a finalidade de proporcionar uma vida melhor as pessoas com deficiência. O coordenador regional informa que, pensando nisso, dia 21 a Federação Estadual das Apaes vai realizar um congresso de prevenção de deficiências. Será as 8 e 15 da manhã, no youtube. Profissionais renomados vão interagir com profissionais das Apaes, alunos e seus familiares.

Cedup Campo Erê recebe reforma elétrica. Quem informa é CLECI FINARDI – diretora do Centro de Educação Profissional. Conforme ela, a obra abrange os oito alojamentos que acomodam os estudantes internos da escola. Além da parte elétrica, CLECI salienta que foram trocadas algumas portas, pias, vasos sanitários e chuveiros que ficam a disposição dos alunos. Quanto à parte estrutural, a diretora destaca que substituiu o forro de algumas salas de aula, que ainda eram de madeira, e também alguns pisos.

Cedup é constituído por várias construções separadas. Segundo CLECI, a estrutura da escola é muito grande, com setores de produção, salas de aula e parte administrativa espalhada pela área da escola. Devido a isso, as reformas são sempre feitas aos poucos, conforme necessário. Na opinião dela, a ação mais urgente no momento é uma pintura geral da estrutura do Cedup. Outro ponto que a diretora destaca, é a construção de um ginásio de esportes. Frisa que esse é um sonho da escola, que está sempre buscando materializar.

As medidas adotadas pela Secretaria de Saúde de Campo Erê em época de coronavírus. De acordo com a responsável ELIZANDRA DA SILVA, no início da crise, precisou limitar o atendimento ao público, nos postos de saúde, somente para situações de urgência e emergência. As pessoas que apresentavam sintomas de Covid-19 precisaram ser retirados das unidades de saúde para um único local, que é a unidade de apoio. Uma tenda foi fornecida pelo exército para auxiliar nos atendimentos.

Consultas e exames de rotina estão todos suspensos em Campo Erê. É para dar prioridade as pessoas que aparecem com sintomas de coronavírus. ELIZANDRA informa que o maior desafio é conscientizar a população dos cuidados que precisa ter, especialmente em manter a distância mínima necessária de uma pessoa a outra. Em fim de semana o problema aumenta.

Momento é favorável para a produção de leite. Quem avalia é ADENILSON SUTIL – médico veterinário com especialização em produção leiteira. Ele conta que a alta do dólar torna menos vantajoso para as empresas brasileiras importarem o produto. Salienta que com o dólar baixo vinha muito leite principalmente do Uruguai e Argentina, o que fazia o valor pago pelo produto interno diminuir. Com as empresas comprando mais da produção interna, a demanda sobe, e consequentemente também aumenta o valor pago pelo produto.

Produtores vinham sendo prejudicados pelo alto custo da produção. ADENILSON explica que foram afetadas principalmente as regiões do país que sofreram com estiagem, nas quais os produtores não puderam contar somente com as pastagens para alimentar os animais. Outro ponto citado por SUTIL, é que com o dólar alto a produção de grãos do Brasil, que tem grande parte exportada, também acaba sendo favorecida. Com isso, produtores que tem grandes áreas de terra deixam um pouco a produção leiteira de lado, favorecendo os pequenos agricultores.

Polícia Militar apreende três adolescentes. Foi ontem, numa residência no Bairro Sudoeste. No local os policiais localizaram aproximadamente três quilos e 300 gramas de maconha, cento e oitenta e uma pedras de crack, uma planta de maconha, uma tornozeleira eletrônica e um celular. Os adolescentes e o apreendido foram encaminhados a quinta Subdivisão de Polícia.

Colisão deixa motociclista preso em baixo de caminhão no interior. Por volta das 15 horas de ontem, o Corpo de Bombeiros de Campo Erê foi acionado para atendimento de acidente de trânsito, na Linha São Donato interior de Saltinho. Foi uma colisão frontal envolvendo uma Moto Honda NXR 150 Bros, placa de Saltinho e um Caminhão Mercedes 1513 emplacado em Cunha Porã. O motorista do caminhão de 50 anos não se feriu.

Ao chegar no local, a guarnição se deparou com o condutor da motocicleta, de 20 anos, caído embaixo do caminhão. Ele estava com um dos braços preso entre eixo dianteiro e barra de direção do veículo, com fratura exposta e laceração no braço. Tinha ainda ferimento corto-contuso na região do joelho, com possível choque hipovolêmico. Após o desencarceramento da vítima e procedimentos de APH foi encaminhado ao Hospital Santo Antônio de Campo Erê. Mais tarde o motociclista foi transferido do hospital pelo helicóptero do SAERSARA.

Perna de criança é encontrada em esgoto de Pato Branco. Um funcionário da Sanepar encontrou uma perna de criança na Estação de Tratamento de Esgoto de Pato Branco ontem. Um perito do Instituto de Criminalística fez levantamento no local e a perna foi encaminhada para exames no Instituto Médico Legal. Segundo o delegado-chefe da quinta Subdivisão Policial, HELDER LAURIA, não tem como precisar a idade da criança, se é um, dois anos ou recém-nascido. A parte pode ainda ter sido jogada no esgoto de qualquer ponto da cidade onde tem a rede coletora. Ele aguarda o laudo do IML, que poderá indicar a idade aproximada da vítima, contribuindo para a investigação.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ... Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.