ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco quarta-feira 07 08 19

-CÂMARA APROVA TEXTO-BASE DA PEC DA PREVIDENCIA EM SEGUNDO TURNO

-MOISÉS DEFENDE MUDANÇA NA LEI KANDIR E AUTONOMIA PARA TRIBUTAR EXPORTAÇÕES

-PROGRAMA DO SEBRAE VAI SUBSIDIAR ASSESSORIA PARA AGRICULTORES

-PREFEITO DE BARRA BONITA DESCARTA CANDIDATURA A REELEIÇÃO

-MINISTÉRIO DAS COMUNICAÇÕES AUTORIZA RÁDIO PEPERI OPERAR EM FM

-CARRO INVADE PÁTIO DE RESIDENCIA NO CENTRO DA CIDADE

-POLÍCIA CIVIL PRENDE HOMEM POR POSSE ILEGAL DE ARMA DE FOGO

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com aumento de nuvens. A temperatura pode chegar a 24 graus. A mínima das últimas horas foi de 17 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quarta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a três reais e 90 centavos para a compra e quatro reais e 10 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a oito centavos e meio para a compra e dez centavos para venda.

O governo iraniano disse estar disposto a negociar com os Estados Unidos, caso Washington suspenda suas sanções contra Teerã. O anúncio é do presidente HASSAN ROHANI. Ele afirmou que a República Islâmica do Irã é favorável às negociações e, se os Estados Unidos quiserem realmente conversar, antes de mais nada têm de suspender todas as sanções. Depois de se retirar em maio de 2018 do acordo internacional sobre o programa nuclear iraniano firmado em 2015, Washington restabeleceu uma série de sanções econômicas contra Teerã, acusado de desestabilizar a região.

O Ministério de Relações Exteriores do Uruguai emitiu um alerta para seus cidadãos em visita aos Estados Unidos que evitem "lugares onde se produzam grandes concentrações de pessoas", especialmente levando menores de idade. O aviso vem depois de dois massacres que ocorreram no Texas e Ohio neste fim de semana e deixaram 31 mortos. O texto pede que os uruguaios evitem locais como "parques temáticos, centros comerciais, festivais artísticos, atividades religiosas, feiras gastronômicas e qualquer tipo de eventos esportivos ou culturais com multidões".

Mensagens vazadas na imprensa paraguaia nesta terça-feira mostram que o presidente do país, MARIO ABDO BENÍTEZ, sabia sobre a negociação com o Brasil, feita sem divulgação à opinião pública, sobre compra de energia da usina hidrelétrica de Itaipu. No mesmo dia em que as mensagens vieram à tona, a oposição do Paraguai apresentou, nesta terça-feira, um pedido de julgamento político contra ABDO, o vice-presidente do país, HUGO VELÁZQUEZ, e o ministro da Fazenda, BENIGNO LÓPEZ, que poderia resultar em impeachment. A ata secreta com as negociações, cuja divulgação vem causando uma crise política no país vizinho, foi anulada na semana passada.

A Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão recomendou ao ministro da Justiça, SÉRGIO MORO, a suspensão e revogação da portaria publicada no final do mês passado que estabelece regras para proibir entrada no Brasil de estrangeiros considerados "perigosos". Na avaliação do Ministério Público Federal, a portaria do ministro da Justiça possui "integral e flagrante ilegalidade e incompatibilidade com normas de tratados internacionais de direitos humanos firmados pelo Estado brasileiro". MORO tem cinco dias para responder ao MPF sobre se atenderá ou não a recomendação.

A Câmara dos Deputados aprovou em segundo turno na noite desta terça-feira, por 370 votos a favor, 124 contra e uma abstenção, o texto-base da proposta de reforma da Previdência. Por se tratar de uma proposta de emenda à Constituição, eram necessários ao menos 308 votos favoráveis. A sessão durou cinco horas e meia. O texto-base aprovado nesta terça é igual ao aprovado no primeiro turno, em 10 de julho, quando 379 deputados votaram a favor e 131 contra. Questionado sobre a queda no número de votos a favor da reforma na comparação com a votação em primeiro turno, o presidente da casa, RODRIGO MAIA, argumentou que alguns deputados não compareceram à sessão de ontem.

Para concluir a votação da PEC da Previdência em segundo turno e encaminhar o texto ao Senado, os deputados ainda precisam analisar os oito destaques apresentados pelos partidos para tentar retirar pontos específicos da proposta. A sessão começou agora à pouco. O presidente da câmara, RODRIGO MAIA disse que não haverá "surpresas", ou seja, que os destaques deverão ser rejeitados. Os destaques tratam de temas como contribuições abaixo do piso, pensão por morte, BPC, regras de transição e servidores públicos. Uma das propostas mantém a regra atual de cálculo para definir o valor do benefício que considera a média de 80 por cento dos maiores salários.

Chegou a 40 o número de mortes causadas por gripe A e B em 2019 em Santa Catarina. Segundo o boletim da Diretoria de Vigilância Epidemiológica divulgado na tarde desta terça-feira, o estado registrou 316 casos da doença este ano. A maioria dos pacientes tem algum fator de risco associado, como mais de 60 anos, obesidade ou doença crônica. A gripe está presente em todas as regiões de Santa Catarina. Do total de 316 casos, 203 tinham algum fator de risco associado. No ano passado, de janeiro a julho foram registrados 379 casos de gripe A e B em Santa Catarina.

O Ministério Público Federal em Santa Catarina deflagrou na manhã desta terça-feira a Operação Flamel, nos municípios de Irani, Vargem Bonita e Concórdia. Ao todo, foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão. A Operação Flamel tem como objetivo reunir elementos probatórios da prática dos crimes de fraude em licitação e peculato, referente à contratação direta indevida de um laboratório de análises clínicas pela prefeitura do município de Irani. Há ainda a suspeita de pagamento por exames não realizados, no período de 2013 a 2016, sem relação com a atual gestão municipal.

O governador de Santa Catarina, CARLOS MOISÉS, participou nesta terça-feira de reunião com os governadores de outros Estados em Brasília. Na ocasião, as lideranças articularam a elaboração de uma proposta que, na prática, permitiria um aumento na tributação estadual sobre produtos exportados. Pela manhã, no Twitter, o governador publicou uma lista com valores atribuídos ao Confaz e destacou que, entre 1996 e 2016, Santa Catarina teria sofrido perdas líquidas de 25 bilhões por causa da falta de contrapartida da União pela não tributação de ICMS sobre exportações no Estado. O valor equivale à arrecadação de um ano inteiro. MOISÉS classificou a Lei Kandir como "o maior calote que o governo federal deu nos Estados".

O Ministério da Ciência e Comunicação emitiu uma nota técnica autorizando o processo de migração da Rádio Peperi AM para o canal de FM. O documento é a última etapa antes da publicação da autorização definitiva no Diário Oficial da União, o que deve acontecer ainda nesta semana. Dessa forma, a rádio Peperi AM poderá começar a transmitir em FM nos próximos dias. A Rádio Peperi vai operar na frequência 99 vírgula nove. Durante seis meses, a Peperi ainda vai operar simultaneamente em AM e FM.

A migração da Rádio Peperi AM para o canal FM é uma importante conquista. A avaliação é do diretor da Rádio Peperi, jornalista ADILSON BALDISSERA. Ele ressaltou que o avanço do processo de migração da emissora para o FM também é uma questão positiva para os ouvintes e anunciantes. BALDISSERA explicou que o canal FM tem um som de qualidade maior do que o AM. Ele reforçou que a transmissão da programação da rádio Peperi AM na frequência de FM vai ocorrer nos próximos dias. BALDISSERA disse que os ouvintes devem se organizar para ouvir na frequência do FM. Segundo ele, todos os equipamentos já estão instalados, aguardando apenas a publicação do ato no Diário Oficial da União.

A Associação dos Criadores de Bovinos de Corte do Extremo Oeste de Santa Catarina vai realizar neste mês em São Miguel do Oeste mais uma edição do remate de reprodutores. O evento está na nona edição e será realizado na noite de 23 de agosto, uma sexta-feira, às 19 horas no parque de exposições Rineu Gransotto. O leilão vai oferecer animais de alta genética para qualificação do rebanho regional. No sábado, dia 24, ocorre mais um remate de gado geral para recria e engorda também no parque de exposições. O leilão de sábado começa as duas horas da tarde.

Os produtores da região poderão acessar os recursos do Fundo do Desenvolvimento Rural para a aquisição de animais durante o leite de reprodutores do dia 23 de agosto. Cada produtor poderá financiar até 10 mil reais através desse programa do governo do estado. O valor financiado poderá ser pago pelo produtor em cinco anos sem juros. A ação é coordenada pela Epagri e por isso os interessados devem procurar os escritórios locais para fazer o cadastro e poder participar dessa modalidade. O recurso pode ser usado para a compra de animais de alto padrão genético para as propriedades.

A Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude vai promover hoje à noite o evento "Roda de Conversa: prevenção e combate a crimes cibernéticos envolvendo crianças e adolescentes" aqui no município. A atividade está marcada para as sete horas da noite, no centro cultural da Unoesc. A ação faz parte do programa Conhecer para se Proteger. O objetivo é sensibilizar e instrumentalizar os atores da rede de proteção sobre os riscos da exposição de crianças e adolescentes na internet e nas redes sociais. O evento deve reunir pais, professores, policiais e autoridades regionais. Um dos palestrantes da noite será o delegado coordenador do laboratório de Inteligência cibernética do Ministério da Justiça, ALESSANDRO BARRETO.

Os vereadores mirins ARTHUR ZANELLA CAPRA VOGT e MATHEUS SCHMITT cobraram o cumprimento de uma lei municipal por parte da prefeitura. Eles apresentaram uma moção solicitando à Administração Municipal que promova concurso público entre as escolas para a escolha das mensagens de combate às drogas. Os vereadores mirins lembram que essa lei cria a obrigatoriedade de incluir mensagem de combate às drogas em materiais oficiais de divulgação e que a legislação prevê que a prefeitura poderá promover concurso entre as escolas. Os dois entendem que essa inciativa vai conscientizar os jovens sobre os riscos e perigos das drogas.

A câmara de vereadores aprovou ontem a noite uma moção de apelo para a liberação imediata da licença ambiental para uso do cemitério do Bairro Santa Rita. O pedido é de autoria dos vereadores CÁSSIO DA SILVA do MDB e JOSÉ GIOVENARDI do PL. Os vereadores ressaltam que o Cemitério Municipal São Miguel e Almas está com lotação máxima e por isso é necessário colocar em uso o novo espaço. O cemitério do Santa Rita está pronto e falta apenas a licença ambiental para começar a utilizar a área. A moção de apelo segue agora para o governo do estado e para o Instituto do Meio Ambiente.

Os vereadores de São Miguel do Oeste aprovaram em primeiro turno, nesta terça-feira o projeto de lei que dispõe sobre o Fundo Municipal do Desenvolvimento Econômico e o Conselho Municipal do Desenvolvimento Econômico Sustentável. A proposta regulamenta os dois instrumentos, tratando de suas composições e atribuições. Conforme o texto, o Fundo Municipal do Desenvolvimento Econômico tem como objetivo a promoção de investimentos em infraestrutura, incentivos econômicos e isenções fiscais a todas empresas que buscam estabelecer, manter ou ampliar suas atividades no município. Uma das principais mudanças da proposta prevê o repasse mensal de meio por cento da Receita Corrente Líquida do Município para o fundo.

O projeto de lei que cria a Contribuição de Melhoria por obras de pavimentação asfáltica foi rejeitado nesta terça-feira pela câmara de vereadores. A proposta autorizava a prefeitura a cobrar a contribuição dos moradores em decorrência de uma suposta valorização imobiliária por conta de obras de pavimentação asfáltica. Na visão do executivo, o asfalto contribui para o aumento do valor dos imóveis e, por isso, o município poderia cobrar essa taxa dos moradores. Votaram contra o projeto os vereadores MILTO ANNONI, JOSÉ GIOVENARDI, VANIRTO CONRAD, GILBERTO BERTÉ, VAGNER PASSOS, MARIA TEREZA CAPRA e CLÁUDIO BARP. Votaram a favor os vereadores CÁSSIO DA SILVA, CARLOS GRASSI, ODEMAR MARQUES e ELIAS ARAÚJO.

O projeto que institui a contribuição de melhoria de moradores beneficiados por obras de infraestrutura ainda será apreciado em segundo turno nesta semana. A segunda votação da matéria deve acontecer amanhã à noite. O texto do projeto prevê as formas de cálculo e de cobrança da Contribuição de Melhoria. A cobrança será proporcional ao custo total da obra, na razão de 25 por cento sobre o custo efetivo a ser paga em cota única ou em até 24 vezes. O projeto também prevê as formas de pagamento e de divulgação das notificações sobre os imóveis. A contribuição de melhoria é permitida por lei, mas precisa passar pela câmara de vereadores. Ontem, a matéria foi rejeitada por sete votos a quatro.

A câmara de vereadores aprovou nesta terça-feira o projeto de lei que proíbe a nomeação em cargos públicos de pessoas condenads por violência contra a mulher. A proposta de autoria da vereadora MARIA TEREZA CAPRA foi aprovada por unanimidade na sessão de ontem à noite. O projeto fixa a restrição para o exercício de cargos em comissão e de confiança no poder público. O texto estabelece que pessoas condenadas com base na Lei Maria da Penha não poderão ser nomeadas para esses cargos na administração pública direta, indireta, fundações, autarquias, empresas públicas e no Poder Legislativo. A vedação é válida independentemente da instância criminal. Pessoas que já cumpriram a pena podem assumir cargos em comissão.

O projeto que impede a nomeação para cargos em comissão e de confiança de pessoas que tenham sido condenadas pela prática de violência contra a mulher contribui para combater as situações de violência. O comentário é da vereadora autora do projeto de lei, MARIA TEREZA CAPRA. Ela disse que a proposta também serve para garantir os direitos da mulher. MARIA TEREZA destacou que "lamentavelmente existem mais de 41 mil processos de violência contra a mulher tramitando no Poder Judiciário de Santa Catarina, o que o torna o estado líder do ranking nacional nesse aspecto". O projeto ainda passará por segunda votação antes de ser enviado ao prefeito para sanção.

O Sebrae vai lançar nesta quinta-feira dois projetos voltados ao desenvolvimento de atividades ligadas a produção de leite na região. Um deles é o de Bioeconomia que será apresentado às nove e meia da manhã na Câmara de Vereadores de Guarujá do Sul. A iniciativa conta com a parceria da Cooperativa de Produtos da Agricultura Familiar e Economia Solidária e da Prefeitura. O outro evento, será às duas horas da tarde no auditório da Sulcredi em São Miguel do Oeste, e marcará o lançamento do Projeto de Desenvolvimento da Bacia Leiteira da Central Fronteira Oeste. O projeto Bioeconomia vai fortalecer os pequenos negócios da cadeia do leite orgânico da região baseado na inovação tecnológica e melhoria da qualidade da produção, com duração de 12 meses.

O Projeto de Desenvolvimento da Bacia Leiteira da Cooperfronteira tem como objetivo desenvolver consultoria tecnológica em um processo de inovação e gestão das propriedades leiteiras. A informação é do gerente regional do Sebrae, UDO TRENEPOHL. Ele explicou que a consultoria contemplará um diagnóstico qualitativo do leite, baseado em análises laboratoriais e um diagnóstico reprodutivo do plantel, com pesquisas de campo. Neste projeto serão contempladas quatro cooperativas: a Cooperanchieta, a Coopercab de Dionísio Cerqueira, a Coapafac de Caibi e a Cooperdagua. A proposta consiste na prestação de assistência técnica e extensão rural diretamente nas propriedades rurais, levando informações tecnológicas e orientações para os produtores.

Os recursos aplicados nos programas do Sebrae voltados a produção de leite na região serão subsidiados. A informação é do gerente regional do Sebrae, UDO TRENEPOHL. Ele disse que o órgão trata os agricultores como empresários rurais e por isso o custo da assistência técnica e da assessoria prestada nos projetos vai ter um custo menor para as propriedades atendidas.

O prefeito de Barra Bonita anunciou hoje que não vai disputar a reeleição no pleito de 2020. Em entrevista para a Peperi, MOACIR PIROCA descartou a possibilidade de uma nova candidatura a prefeito. Ele explicou que trabalha com princípios e que sempre foi contra a reeleição. PIROCA disse que existe um acordo com a coligação e que outra pessoa deve ser o candidato no ano que vem. Ele afirmou que cumpriu a parte dele e que a população vai entender essa posição. PIROCA destacou ainda que é preciso alternância na administração e que a cidade precisa de ideias novas no comando da prefeitura.

Apesar de anunciar que não vai disputar a reeleição em 2020, MOACIR PIROCA afirmou que vai se envolver com o pleito e com um possível novo mandato da coligação atual. Ele disse que pode contribuir com a eleição e com a gestão do município a partir de 2021, mas de uma outra forma. PIROCA citou que a experiência como prefeito pode servir para ajudar Barra Bonita a se desenvolver. Ele reforçou que decisão de não concorrer à reeleição já está tomada e que ele não será candidato no ano que vem.

Um carro invadiu o pátio de uma residência na tarde de ontem no centro de São Miguel do Oeste. Uma mulher perdeu o controle do veículo, uma Ecosport, e avançou sobre a calçada e o quintal da casa na rua Marquês do Herval. O acidente aconteceu por volta das quatro horas da tarde. Os danos foram de grande monta no carro com placas de Guaraciaba. A condutora não teve ferimentos, mas estava em estado de choque e precisou de atendimento do Corpo de Bombeiros.

A Polícia Civil de Itapiranga prendeu um homem por posse ilegal de arma de fogo nesta terça-feira. O suspeito, de 26 anos, foi detido no interior do município. O homem estava com uma arma, um revólver calibre 38, na propriedade onde reside, na Linha Santa Fé Alta. De acordo com o Delegado JOÃO WESTPHAL, a apreensão aconteceu por meio de denúncia. O homem colaborou com a polícia indicando onde estava a arma. Ele pagou fiança e vai responder ao inquérito policial em liberdade.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.