ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - AM

Globo em Foco Itapiranga - 07/08/2019

GLOBO EM FOCO – 070819

-CÂMARA APROVA TEXTO-BASE DA PEC DA PREVIDENCIA EM SEGUNDO TURNO

-MOISÉS DEFENDE MUDANÇA NA LEI KANDIR E AUTONOMIA PARA TRIBUTAR EXPORTAÇÕES

-CENTRO CIRÚRGICO DO HOSPITAL DE TUNÁPOLIS RETOMA ATENDIMENTOS

-DIRETORIA DA FIESC VISITA ITAPIRANGA

-TUNÁPOLIS TEM PRAZO FINAL PARA O CRÉDITO RURAL

-ITAPIRANGA TEM PROJETOS POLÊMICOS SOBRE USO DE RECURSOS PÚBLICOS

-POLÍCIA CIVIL PRENDE HOMEM POR POSSE ILEGAL DE ARMA DE FOGO

-HOMEM COM QUASE 20 PASSAGENS POLICIAIS É PRESO

= O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol com aumento de nuvens. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 26 graus. Neste momento graus.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quarta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a três reais e 90 centavos para a compra e quatro reais e 10 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a oito centavos e meio para a compra e dez centavos para venda.

O governo iraniano disse estar disposto a negociar com os Estados Unidos, caso Washington suspenda suas sanções contra Teerã. O anúncio é do presidente HASSAN ROHANI. Ele afirmou que a República Islâmica do Irã é favorável às negociações e, se os Estados Unidos quiserem realmente conversar, antes de mais nada têm de suspender todas as sanções. Depois de se retirar em maio de 2018 do acordo internacional sobre o programa nuclear iraniano firmado em 2015, Washington restabeleceu uma série de sanções econômicas contra Teerã, acusado de desestabilizar a região.

O Ministério de Relações Exteriores do Uruguai emitiu um alerta para seus cidadãos em visita aos Estados Unidos que evitem "lugares onde se produzam grandes concentrações de pessoas", especialmente levando menores de idade. O aviso vem depois de dois massacres que ocorreram no Texas e Ohio neste fim de semana e deixaram 31 mortos. O texto pede que os uruguaios evitem locais como "parques temáticos, centros comerciais, festivais artísticos, atividades religiosas, feiras gastronômicas e qualquer tipo de eventos esportivos ou culturais com multidões".

Mensagens vazadas na imprensa paraguaia nesta terça-feira mostram que o presidente do país, MARIO ABDO BENÍTEZ, sabia sobre a negociação com o Brasil, feita sem divulgação à opinião pública, sobre compra de energia da usina hidrelétrica de Itaipu. No mesmo dia em que as mensagens vieram à tona, a oposição do Paraguai apresentou, nesta terça-feira, um pedido de julgamento político contra ABDO, o vice-presidente do país, HUGO VELÁZQUEZ, e o ministro da Fazenda, BENIGNO LÓPEZ, que poderia resultar em impeachment. A ata secreta com as negociações, cuja divulgação vem causando uma crise política no país vizinho, foi anulada na semana passada.

A Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão recomendou ao ministro da Justiça, SÉRGIO MORO, a suspensão e revogação da portaria publicada no final do mês passado que estabelece regras para proibir entrada no Brasil de estrangeiros considerados "perigosos". Na avaliação do Ministério Público Federal, a portaria do ministro da Justiça possui "integral e flagrante ilegalidade e incompatibilidade com normas de tratados internacionais de direitos humanos firmados pelo Estado brasileiro". MORO tem cinco dias para responder ao MPF sobre se atenderá ou não a recomendação.

A Câmara dos Deputados aprovou em segundo turno na noite desta terça-feira, por 370 votos a favor, 124 contra e uma abstenção, o texto-base da proposta de reforma da Previdência. Por se tratar de uma proposta de emenda à Constituição, eram necessários ao menos 308 votos favoráveis. A sessão durou cinco horas e meia. O texto-base aprovado nesta terça é igual ao aprovado no primeiro turno, em 10 de julho, quando 379 deputados votaram a favor e 131 contra. Questionado sobre a queda no número de votos a favor da reforma na comparação com a votação em primeiro turno, o presidente da casa, RODRIGO MAIA, argumentou que alguns deputados não compareceram à sessão de ontem.

Para concluir a votação da PEC da Previdência em segundo turno e encaminhar o texto ao Senado, os deputados ainda precisam analisar os oito destaques apresentados pelos partidos para tentar retirar pontos específicos da proposta. A sessão começou agora à pouco. O presidente da câmara, RODRIGO MAIA disse que não haverá "surpresas", ou seja, que os destaques deverão ser rejeitados. Os destaques tratam de temas como contribuições abaixo do piso, pensão por morte, BPC, regras de transição e servidores públicos. Uma das propostas mantém a regra atual de cálculo para definir o valor do benefício que considera a média de 80 por cento dos maiores salários.

Chegou a 40 o número de mortes causadas por gripe A e B em 2019 em Santa Catarina. Segundo o boletim da Diretoria de Vigilância Epidemiológica divulgado na tarde desta terça-feira, o estado registrou 316 casos da doença este ano. A maioria dos pacientes tem algum fator de risco associado, como mais de 60 anos, obesidade ou doença crônica. A gripe está presente em todas as regiões de Santa Catarina. Do total de 316 casos, 203 tinham algum fator de risco associado. No ano passado, de janeiro a julho foram registrados 379 casos de gripe A e B em Santa Catarina.

O Ministério Público Federal em Santa Catarina deflagrou na manhã desta terça-feira a Operação Flamel, nos municípios de Irani, Vargem Bonita e Concórdia. Ao todo, foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão. A Operação Flamel tem como objetivo reunir elementos probatórios da prática dos crimes de fraude em licitação e peculato, referente à contratação direta indevida de um laboratório de análises clínicas pela prefeitura do município de Irani. Há ainda a suspeita de pagamento por exames não realizados, no período de 2013 a 2016, sem relação com a atual gestão municipal.

O governador de Santa Catarina, CARLOS MOISÉS, participou nesta terça-feira de reunião com os governadores de outros Estados em Brasília. Na ocasião, as lideranças articularam a elaboração de uma proposta que, na prática, permitiria um aumento na tributação estadual sobre produtos exportados. Pela manhã, no Twitter, o governador publicou uma lista com valores atribuídos ao Confaz e destacou que, entre 1996 e 2016, Santa Catarina teria sofrido perdas líquidas de 25 bilhões por causa da falta de contrapartida da União pela não tributação de ICMS sobre exportações no Estado. O valor equivale à arrecadação de um ano inteiro. MOISÉS classificou a Lei Kandir como "o maior calote que o governo federal deu nos Estados".

Itapiranga realiza Conferência Intermunicipal de Assistência Social. O evento está aconteceu na manhã de hoje na Câmara de Vereadores. A conferência tem por objetivo discutir as políticas públicas e escolher os representantes para a conferência estadual. Segundo a presidente do Conselho de Assistência Social, MICHELA SOETHE, também participaram representantes dos municípios de São João do Oeste e Tunápolis. MICHELA considera que os temas abordados são relevantes e vão contribuir para implantação de políticas públicas voltadas para melhorar a qualidade de vida de pessoas em situação de vulnerabilidade.

Conselho Municipal da Pessoa Idosa repassa lucro do baile da Terceira Idade para o Hospital Santa Casa Rural. A iniciativa de doar o lucro do baile da Terceira Idade na décima primeira Semana Alemã partiu do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, que decidiu repassar 100 por cento do valor arrecadado no evento para o Hospital Santa Casa Rural. O Hospital está em processo de implantação de uma Instituição de Longa Permanência para Idosos. A diretoria da instituição busca recursos financeiros para implantação de melhorias necessárias para atender, principalmente idosos.

Jovens e mulheres terão prioridade na liberação de recursos para agricultura. Os programas de fomento da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural têm uma nova prioridade: atender jovens e mulheres. A partir deste ano, eles terão atendimento prioritário na liberação de recursos. Com os programas, o Governo do Estado espera injetar 200 milhões de reais em investimentos no meio rural de Santa Catarina. O secretário da Agricultura RICARDO DE GOUVÊA explica que a intenção é estimular os jovens a permanecerem no agronegócio, investindo e trazendo inovações para o campo, além de estimular o protagonismo das mulheres na gestão das propriedades rurais. Salienta que o futuro do agronegócio catarinense está nas mãos da juventude, são eles que irão investir e dar sequência ao trabalho que está sendo desenvolvido hoje.

Os programas de fomento da Secretaria da Agricultura apoiam os produtores rurais e pescadores na aquisição de bens e serviços para melhoria de processo produtivo. Também está incluindo o turismo rural, a agroindustrialização, novas tecnologias, gestão da propriedade rural e até mesmo na compra de animais para melhoramento genético. Além disso, existem linhas especiais para mulheres e jovens, desenvolvimento da produção orgânica e cuidado com o solo. Lembrando que todos os programas necessitam de um projeto técnico elaborado pela Epagri e recebem acompanhamento ao longo da execução. Os agricultores podem participar ainda do Projeto de Vida de Jovens Rurais, uma linha de financiamentos para investimentos na produção agropecuária, melhorando o processo produtivo.

Feira FAIC terá gastronomia diversificada. A um mês da feira Faic que será de cinco a oito de setembro em Iporã do Oeste, os preparativos estão em fase final. NEREU BARTH, Assessor de gabinete e integrante da Comissão Organizadora Central da feira FAIC, destaca que a gastronomia para a feira será bem diversificada. Os almoços e jantares serão preparados pela Eurofrig no espaço amplificado junto ao CIEF. No cardápio constam churrasco, costelão, cupim, bife suíno a milanesa, buffet de comida e saladas, dentre outras opções. Terá também a praça de alimentação com diversas opções de lanches e porções ao lado do ginásio Arthur Friedrich junto a rua José Scalabrin com musica ao vivo. As empresas que fornecem os lanches farão a venda direta aos consumidores. No cardápio dos lanches estão buffet de sorvete com açaí, crepe e churros, comidas orientais e lanches tradicionais como pizza, Spritzwurst, Burgers, Xis, dentre outras ofertas.

A Abertura da feira FAIC terá a presença de várias autoridades. O evento de abertura será no dia cinco, a partir das 18 horas com a apresentação da banda municipal e às 19 horas abertura oficial e logo após, a abertura dos pavilhões e jantar. Para a cerimônia de abertura oficial estão sendo convidados varias autoridades e toda a população. Nesta semana, o prefeito LUCIO MALLMANN, acompanhado pela rainha e princesas da FAIC e pelo secretario da administração JONAS KAISER, farão o convite na assembleia legislativa do estado e também ao Governador do Estado. NEREU BARTH convida a população a prestigiar este grande evento do município, a feira FAIC.

Filme Rei Leão segue em exibição. O Cine Peperi recebeu na tarde desta terça-feira, a programação que será exibida nos próximos dias em São Miguel do Oeste. O Rei Leão, filme de aventura da Walt Disney, seguirá em cartaz pela quinta semana consecutiva. Ao todo, já foram exibidas quase 50 sessões em que cerca de oito mil pessoas assistiram à produção na tela do Cine Peperi. O filme seguirá em cartaz até o dia 14, nos formatos 2D e 3D, dublado e legendado. Já Pets 2 vai estrear nesta quinta-feira, em 2D dublado. Os horários de exibição serão nesta quinta e sexta às 19 horas e no final de semana às 14 horas.

Diretoria da Federação das Indústrias de Santa Catarina visita Itapiranga. Evento foi realizado ontem. Foco esteve na visita ao prefeito JORGE WELTER, Centro Universitário Uceff, Lassberg, unidade do Sesi-Senai e JBS. O foco está em visitas a empresas e instituições de ensino. Segundo o presidente da FIESC, MARIO CEZAR DE AGUIAR, anfraestrutura e educação foram os principais assuntos abordados nos encontros desta terça-feira. Em relação à infraestrutura destaca a defesa no Ministério dos Transportes, inclusive lançando um livro recentemente, que é uma proposta de inserção de Santa Catarina no plano nacional de logística. O estado não está contemplado nesse plano. AGUIAR diz que é preciso implantar e melhorar ferrovias, aeroportos e rodovias. E isso é uma política que o governo tem que fazer.

Centro cirúrgico do hospital de Tunápolis obtém licença para retomar atendimentos. De acordo com o presidente do hospital, VANDUIR MATIAS DETERS, no final da última semana a entidade obteve o alvará da vigilância sanitária, documento que o centro cirúrgico aguardava para retomar os procedimentos da fila de espera. O presidente ressalta que a ala cirúrgica havia sido interditada pela vigilância sanitária, e para se adequar, vários investimentos foram feitos no hospital. O investimento total foi de 542 mil, divididos em três etapas. A primeira etapa foi à reforma e ampliação, com investimento de 218 mil, recursos de emenda parlamentar. Foram investidos ainda 55 mil, recursos próprios do hospital. Somente na climatização foram aplicados quase 52 mil, e na última etapa foram mais 217 mil.

O presidente do hospital de Tunápolis acrescenta que a Secretaria de Saúde do município encaminhou um ofício a entidade, ainda no mês de maio, apresentando as demandas de procedimentos em fila de espera. A primeira demanda a ser atendida em breve, são os procedimentos de vasectomia, e na sequência, histerectomia, hérnias, ombros, cotovelo e túnel do carpo. O início das cirurgias depende da possibilidade de encaminhamento pela Secretaria Municipal e a agenda de atendimento dos profissionais do hospital. VANDUIR MATIAS DETERS enaltece o trabalho realizado nos últimos quatro meses pela atual diretoria para a retomada dos trabalhos no centro cirúrgico, dando continuidade ao que já havia sido encaminhado pelo presidente anterior, ALCIDES HOFER.

Encerra em agosto prazo para agricultores de Tunápolis receberem Crédito Rural. São mais de 200 agricultores que não aproveitaram o prazo estabelecido pela Secretaria da Agricultura de Tunápolis. Cronograma de pagamento foi definido com base do número final do CPF com subsídio mensal. Conforme o secretário de Agricultura, PEDRO BAUMGRATZ, o calendário de pagamento encerrou no final de julho. Durante o mês de agosto será a última oportunidade para o recadastramento aos produtores que perderam o prazo estabelecido conforme o número do CPF ou que estavam em situação de inadimplência com a prefeitura. O secretário explica que qualquer débito com a prefeitura impede do agricultor receber o incentivo a produção. BAUMGRATZ relata que mais de 200 famílias ainda não encaminharam o subsidio que o município concede nas despesas da propriedade.

PEDRO BAUMGRATZ reforça que este mês é a última oportunidade e o produtor precisa estar com as contas atualizadas. O programa de Crédito Rural estabelece que o município subsidia parte dos insumos conforme a movimentação feita no bloco. O secretário da Agricultura cita exemplos de despesas que são consideradas para o Crédito Rural poucas fotos. Valor total a ser pago pela prefeitura será de 550 mil reais. O secretário da Agricultura informa que valor inferior a dois mil reais de movimentação econômica não tem direito ao incentivo. Até o momento foram pagos 280 mil reais. Nesta quinta-feira a prefeitura disponibiliza mais 120 mil reais e ainda neste mês outra cota de 25 mil reais. De acordo com PEDRO BAUMGRATZ restarão aproximadamente 130 mil reais que serão pagos em setembro aos produtores que atualizarem o cadastro durante este mês.

Legislativo tem duas pautas sobre uso de dinheiro público em Itapiranga. Presidente da Câmara de Vereadores, AFONSO NIEHUES cita debates sobre projetos polêmicos. O segundo semestre do trabalho do legislativo será intenso. Está na mesa em regime de urgência o projeto do executivo para o empréstimo de três milhões e 500 mil reais do programa Badesc Cidades. Deve ser analisado e votado no máximo em duas sessões. NIEHUES alega que o problema no empréstimo de três milhões e 500 mil reais para pavimentação de ruas na cidade e centros comunitários do interior, está no comprometimento das finanças do municípios. O vereador diz que o juro total será de 12 por cento de juro ao ano. Salienta que o projeto precisa ser avaliado de forma criteriosa pelas comissões respeitando os princípios da administração pública. Ele também defende a melhor aplicação dos recursos públicos e redução dos gastos no governo municipal.

O vereador diz que tem seu entendimento pessoal, mas quer ouvir a população com uma enquete. AFONSO NIEHUES deve ter voto decisivo, pois a Câmara é formada por cinco vereadores de situação e cinco de oposição. O presidente da casa é do MDB, mesmo partido do prefeito JORGE WELTER, mas foi eleito presidente do legislativo com votos da oposição. NIEUHUES defende que as obras precisam ser planejadas com pagamento dentro do mandato. Ele considera que um milhão de reais em juros é um valor muito elevado para os cofres da prefeitura, além de deixar o município endividado. O presidente do legislativo também diz que o vereador tem que ter responsabilidade porque depende dele a aprovação de projetos. AFONSO NIEHUES lembra que já foi autorizado o financiamento de quatro milhões e 500 mil reais para aplicação na Avenida Uruguai.

Presidente da Câmara quer ouvir a população sobre redução de despesas. AFONSO NIEHUES condena gastos públicos exagerados, mas não é mais contundente na sua posição de reduzir de 11 para nove vereadores em Itapiranga. Ele fala em ouvir a população e anuncia a realização de audiência pública para o mês de outubro. Desde o período de presidente da Assemit, NIEHUES sempre foi defensor da redução do número de vereadores, mas já manifesta dúvidas da real eficácia desta medida. AFONSO NIEHUES diz que reduzir despesas com vereadores pode resultar em maior volume de dinheiro para melhorias em setores produtivos. Cita ainda investimentos importantes na saúde, educação, cultura e lazer. Meta é definir tudo até outubro e já ter o Regimento Interno pronto no mês de novembro constando a redução de 11 para nove vereadores.

Polícia Civil prende homem por posse ilegal de arma de fogo. A prisão desta semana ocorreu na localidade de Santa Fé Alta. Após denúncia os policiais realizaram o levantamento de informações e prenderam em flagrante um homem de 26 anos de idade, por posse ilegal de arma de fogo.Conforme o delegado, JOÃO WESTPHAL, o homem estava com um revólver calibre .38 de forma ilegal, na propriedade onde reside, na Linha Santa Fé Alta. A arma será submetida a exame pericial, no Instituto Geral de Perícias. Segundo o delegado o homem não possuía passagem pela polícia, pagou fiança e foi liberado.

Mulher perde controle do carro e invade residência. A ocorrência foi por volta das 16 horas de ontem, na rua Marquês do Herval, centro de São Miguel do Oeste. Uma mulher, que não teve a idade e nem nome divulgados, perdeu o controle do carro na hora de sair e invadiu a residência. Os danos foram elevados na casa e também no veículo, uma Ecosport, com placas de Guaraciaba. A condutora não teve ferimentos, mas estava em estado de choque e precisou atendimento do Corpo de Bombeiros. A Polícia Militar também foi acionada e fez todos os levantamentos, até a chegada do guincho que removeu o carro.

Homem com quase 20 passagens policiais é preso em Guarujá do Sul. A prisão aconteceu às 17 horas desta quinta-feira, no centro da cidade. A guarnição da PM fazia rondas pelos bairros da cidade na tentativa de localizar o homem de 43 anos que é bastante conhecido das forças policiais pelo envolvimento em crimes contra o patrimônio como furtos, roubos e arrombamentos. Durante as buscas o homem foi encontrado e detido já que havia um mandado de prisão expedido contra ele. Após procedimentos o detido foi encaminhado para central de flagrantes e na sequência para Unidade Prisional de São José do Cedro.

Tombamento de motocicleta na SC 163 em Ipora do Oeste. O acidente ocorreu por volta da 19 horas de ontem na SC 163, na Linha Lagoa dos Patos, em Iporã do Oeste. Foi uma saída de pista seguida de tombamento que envolveu a motocicleta Yamaha Factor, com placas de Santa Helena, pilotada por um homem de 26 anos, que foi atendido pelo Corpo de Bombeiros de Iporã do Oeste. Ele foi encontrado deitado, consciente e orientado, acompanhado de populares. O homem relatava fortes dores nas costas. Após atendimento dos socorristas, o piloto foi encaminhado ao hospital regional para realização de exames. Na motocicleta houve danos de pequena monta. A Policia Militar Rodoviária atendeu a ocorrência.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.