ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 07/08/2019

-CÂMARA APROVA TEXTO-BASE DA PEC DA PREVIDÊNCIA EM SEGUNDO TURNO
-MOISÉS DEFENDE MUDANÇA NA LEI KANDIR E AUTONOMIA PARA TRIBUTAR EXPORTAÇÕES
-COLÉGIOS SÃO JOSÉ E SANTO ISIDORO ORGANIZAM PROGRAMAÇÃO DO DIA DOS PAIS
-ENSINO MÉDIO INOVADOR CONHECE AS CADEIAS PRODUTIVAS DO MUNICÍPIO
-RODOVIÁRIA REGISTRA AUMENTO NA BUSCA PELO TRANSPORTE COLETIVO
-EQUIPE DE SAÚDE PERCORRE ESCOLAS COM PALESTRAS PARA ADOLESCENTES
-SEBRAE LANÇA PROJETOS VOLTADOS A CADEIA LEITEIRA NA REGIÃO
-PARTIDO PROGRESSISTA ESPERA ELEGER 40 PREFEITOS NO OESTE
-MOTORISTA CAUSA ACIDENTE E FOGE SEM PRESTAR SOCORRO
-HOMEM ACUSADO POR DIVERSOS FURTOS É PRESO EM GUARUJÁ DO SUL

O tempo está ensolarado no Extremo Oeste. A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 23 graus. A mínima das últimas horas foi de 10 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quarta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a três reais e 90 centavos para a compra e quatro reais e 10 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a oito centavos e meio para a compra e dez centavos para venda.

O governo iraniano disse estar disposto a negociar com os Estados Unidos, caso Washington suspenda suas sanções contra Teerã. O anúncio é do presidente HASSAN ROHANI. Ele afirmou que a República Islâmica do Irã é favorável às negociações e, se os Estados Unidos quiserem realmente conversar, antes de mais nada têm de suspender todas as sanções. Depois de se retirar em maio de 2018 do acordo internacional sobre o programa nuclear iraniano firmado em 2015, Washington restabeleceu uma série de sanções econômicas contra Teerã, acusado de desestabilizar a região.

O Ministério de Relações Exteriores do Uruguai emitiu um alerta para seus cidadãos em visita aos Estados Unidos que evitem "lugares onde se produzam grandes concentrações de pessoas", especialmente levando menores de idade. O aviso vem depois de dois massacres que ocorreram no Texas e Ohio neste fim de semana e deixaram 31 mortos. O texto pede que os uruguaios evitem locais como "parques temáticos, centros comerciais, festivais artísticos, atividades religiosas, feiras gastronômicas e qualquer tipo de eventos esportivos ou culturais com multidões".

Mensagens vazadas na imprensa paraguaia nesta terça-feira mostram que o presidente do país, MARIO ABDO BENÍTEZ, sabia sobre a negociação com o Brasil, feita sem divulgação à opinião pública, sobre compra de energia da usina hidrelétrica de Itaipu. No mesmo dia em que as mensagens vieram à tona, a oposição do Paraguai apresentou, nesta terça-feira, um pedido de julgamento político contra ABDO, o vice-presidente do país, HUGO VELÁZQUEZ, e o ministro da Fazenda, BENIGNO LÓPEZ, que poderia resultar em impeachment. A ata secreta com as negociações, cuja divulgação vem causando uma crise política no país vizinho, foi anulada na semana passada.

A Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão recomendou ao ministro da Justiça, SÉRGIO MORO, a suspensão e revogação da portaria publicada no final do mês passado que estabelece regras para proibir entrada no Brasil de estrangeiros considerados "perigosos". Na avaliação do Ministério Público Federal, a portaria do ministro da Justiça possui "integral e flagrante ilegalidade e incompatibilidade com normas de tratados internacionais de direitos humanos firmados pelo Estado brasileiro". MORO tem cinco dias para responder ao MPF sobre se atenderá ou não a recomendação.

A Câmara dos Deputados aprovou em segundo turno na noite desta terça-feira, por 370 votos a favor, 124 contra e uma abstenção, o texto-base da proposta de reforma da Previdência. Por se tratar de uma proposta de emenda à Constituição, eram necessários ao menos 308 votos favoráveis. A sessão durou cinco horas e meia. O texto-base aprovado nesta terça é igual ao aprovado no primeiro turno, em 10 de julho, quando 379 deputados votaram a favor e 131 contra. Questionado sobre a queda no número de votos a favor da reforma na comparação com a votação em primeiro turno, o presidente da casa, RODRIGO MAIA, argumentou que alguns deputados não compareceram à sessão de ontem.

Para concluir a votação da PEC da Previdência em segundo turno e encaminhar o texto ao Senado, os deputados ainda precisam analisar os oito destaques apresentados pelos partidos para tentar retirar pontos específicos da proposta. A sessão começou agora à pouco. O presidente da câmara, RODRIGO MAIA disse que não haverá "surpresas", ou seja, que os destaques deverão ser rejeitados. Os destaques tratam de temas como contribuições abaixo do piso, pensão por morte, BPC, regras de transição e servidores públicos. Uma das propostas mantém a regra atual de cálculo para definir o valor do benefício que considera a média de 80 por cento dos maiores salários.

Chegou a 40 o número de mortes causadas por gripe A e B em 2019 em Santa Catarina. Segundo o boletim da Diretoria de Vigilância Epidemiológica divulgado na tarde desta terça-feira, o estado registrou 316 casos da doença este ano. A maioria dos pacientes tem algum fator de risco associado, como mais de 60 anos, obesidade ou doença crônica. A gripe está presente em todas as regiões de Santa Catarina. Do total de 316 casos, 203 tinham algum fator de risco associado. No ano passado, de janeiro a julho foram registrados 379 casos de gripe A e B em Santa Catarina.

O Ministério Público Federal em Santa Catarina deflagrou na manhã desta terça-feira a Operação Flamel, nos municípios de Irani, Vargem Bonita e Concórdia. Ao todo, foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão. A Operação Flamel tem como objetivo reunir elementos probatórios da prática dos crimes de fraude em licitação e peculato, referente à contratação direta indevida de um laboratório de análises clínicas pela prefeitura do município de Irani. Há ainda a suspeita de pagamento por exames não realizados, no período de 2013 a 2016, sem relação com a atual gestão municipal.

O governador de Santa Catarina, CARLOS MOISÉS, participou nesta terça-feira de reunião com os governadores de outros Estados em Brasília. Na ocasião, as lideranças articularam a elaboração de uma proposta que, na prática, permitiria um aumento na tributação estadual sobre produtos exportados. Pela manhã, no Twitter, o governador publicou uma lista com valores atribuídos ao Confaz e destacou que, entre 1996 e 2016, Santa Catarina teria sofrido perdas líquidas de 25 bilhões por causa da falta de contrapartida da União pela não tributação de ICMS sobre exportações no Estado. O valor equivale à arrecadação de um ano inteiro. MOISÉS classificou a Lei Kandir como "o maior calote que o governo federal deu nos Estados".

Campanha dos candidatos ao conselho tutelar inicia somente no mês que vem. O alerta é do promotor da comarca, MATEUS ERDTMANN. Ele também esteve ontem na reunião na sede da Apae de São José do Cedro, de uma reunião envolvendo os integrantes da comissão eleitoral do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente. Ele salienta que a reunião definiu pela utilização das urnas eletrônicas na cidade e em alguns pontos do interior, no mês de outubro, quando acontecerá a eleição. Ainda neste mês de agosto, a comissão que trata da eleição, deve se reunir novamente para dar continuidade ao processo. Ele lembra que são 11 candidatos devem estar aptos a participar da eleição porque cumpriram os critérios. Além do edital, os interessados participaram no final de julho de duas etapas de capitação sobre o Estatuto da Criança e Adolescente e outras atribuições. O promotor lembra que a atuação do órgão acontece junto com a rede de apoio composta pela justiça, promotoria e prefeitura. A campanha só pode ocorrer a partir do mês de setembro por diversos meios. Os números do 11 estão sendo definidos para divulgação no mês que vem.

Adolescentes de Guaraciaba participam de palestra custeada com valores oriundos do Imposto de Renda ao Fundo da Infância e Adolescência. Conforme a Secretária de Assistência Social, IDIONE FABBI, palestras para este mês de agosto, já estão confirmadas e serão com o especialista em suicídios, ABEL PETTER. Ela revela que o assunto será sobre suicídio e automutilação para os mais de 700 alunos do quinto ao nono ano, das escolas municipais e estaduais de Guaraciaba. A secretária comenta que as palestras serão divididas em dois turnos no sendo o primeiro evento nesta quinta-feira, e a próxima etapa na quarta que vem, dia 14. As Palestras são intituladas “Importância dos sentimentos na infância e na adolescência e suas correlações com a saúde metal: Prevenção e Pósvenção”. IDIONE explica que o principal objetivo é informar e prevenir questões relacionadas a problemas emocionais. Ela comentou que os valores arrecadados foram de 16 mil reais. Para setembro está sendo programado um Dia de Brincar com várias atrações.

Saúde inicia neste mês novos encontros do Programa Família Gestante. A informação é do secretário, FERNANDO WILL. Conforme ele, hoje inicia o cronograma de encontros da família gestante do segundo semestre que serão sempre nas terças-feiras, totalizando nove reuniões. O secretário explica que o grupo da cidade é formado duas vezes por ano, uma em cada semestre. Em cada reunião temas diferentes são abordados pelos profissionais da área. Hoje uma enfermeira e uma farmacêutica irão falar sobre o uso de medicação na gestação e os cuidados necessários com o recém-nascido. Semana que vem uma psicóloga e uma representante do Hospital de Cedro estarão abordando o tema: Aspectos psicológicos na gravidez. No dia 20, profissionais do Corpo de Bombeiros falarão sobre cuidados emergenciais e no dia 27 os assuntos abordados pelas fisioterapeutas e nutricionista serão: Fisioterapia e seus benefícios durante a gestação e nutrição na gestação.

Encontros da “Família Gestante” tem continuidade no mês de setembro. Conforme o secretário FERNANDO WILL houve organização para cada etapa também de acordo com o desenvolvimento da gravidez. Além das gestantes podem participar as avós, pais e demais familiares que são suporte à família. No dia três do mês que vem um dentista estará falando às famílias sobre o pré-natal odontológico. Dia 10 o médico JUAREZ PINTO e profissionais da Apae vão abordar os temas: importância do pré-natal, exames e doenças mais frequentes durante a gestação, trabalho de parto e alterações no desenvolvimento da criança. As enfermeiras e assistentes sociais vão participar do encontro no dia 17 de setembro para falar sobre amamentação, laqueadura, vasectomia e cartão do SUS. O penúltimo encontro acontecerá no dia 24, quando serão discutidos os temas: parto normal e importância da vacinação. O secretário salienta que o encerramento será em primeiro de outubro com o pediatra AIRTO POTRICH quando será feita a entrega do certificado e do kit bebê.

O Hospital Regional do Extremo Oeste está promovendo uma série de ações dentro da Semana Mundial de Amamentação 2019. De acordo com a fonoaudióloga e consultora em amamentação do Hospital Regional, BRUNA GHISI, o slogan da semana deste ano é “Amamentação. Incentive a família, alimente a vida”. A principal atividade está programa para logo mais, a partir da uma e meia da tarde. O encontro vai acontecer no anfiteatro da unidade hospitalar para as gestantes, mães e acompanhantes. Com presença confirmada por representantes de 15 municípios, os participantes receberão treinamento de como realizar uma amamentação de sucesso, trazendo benefícios para o bebê e família. BRUNA também fará uma palestra sobre o papel da família no aleitamento materno quando ao incentivo, pois ocorre o oposto.

Além do treinamento e da palestra sobre amamentação, o Hospital Regional vai realizar a segunda edição do “Mamaço” na tarde desta terça-feira. De acordo com a fonoaudióloga e consultora em amamentação, BRUNA GHISI, a proposta é reunir as mães para mostrar o valor da amamentação para o desenvolvimento dos bebes. O hall de entrada do hospital ainda terá a exposição de fotografias “Laço dourado” e os participantes concorrem a uma sessão fotográfica com uma empresa. Ela percebe que apesar de ser uma questão instintiva e natural, ainda é preciso falar e conscientizar as pessoas sobre a importância do aleitamento materno. BRUNA infirma que apenas 38 por cento dos bebes são alimentados pelo leite da mãe até o sexto mês de vida. No Brasil, o índice é ainda menor e chega a 54 dias. A consultora explicou que existem várias razões para esse baixo índice. Ela destacou que as campanhas e ações importantes para esclarecer dúvidas e ressaltar que a amamentação é fundamental para a criança. Ela estará no dia 26 em Palma Sola para uma roda de conversa sobre o tema.

Justiça determina afastamento de secretária de Saúde de Paraíso. No processo, o MP alega que MARINÊS ECKERT praticou assédio moral e humilhações contra servidores da pasta. Na visão da promotoria, os atos configuram improbidade administrativa. A ação foi ajuizada na sexta-feira e, no mesmo dia, a juíza ALINE DE GODOY deferiu a liminar determinando o afastamento dela do cargo. No despacho, a juíza também estabelece que ela não poderá entrar no prédio e nem manter contato com as testemunhas. MARINÊS tem 15 dias para apresentar defesa. Além de assédio moral contra servidores, o Ministério Público alega que a secretária praticou outras irregularidades. Na ação civil pública, a promotoria sustenta que burlou o programa fornecido pelo SUS para privilegiar pessoas de seu partido em detrimento dos demais moradores. A ação cita ainda que a secretária determinou a atuação de servidores em desvio de função, praticando condutas de profissionais com formação na área de saúde.A prefeitura acatou a decisão e afastou a secretária.

Equipe do setor de Obras de SJCedro inicia trabalhos de recuperação de malha viária nas linhas Santo Antônio e Santo Isidoro. De acordo com o secretário, VOLNEI DALLO, depois de executar serviços na linha São Jacó e São Domingos, nesta semana, as ações são concentradas na Santo Isidoro e na Santo Antônio. Ele ressalta que, aproveitando a proximidade das comunidades, também será feita uma intervenção na linha São Roque, prejudicada por conta dos dias de chuva e umidade do inverno. DALLO assinala que, depois de atender estas comunidades as máquinas da Secretaria de Transportes e Obras seguem para Esquina Mariflor e os Distritos de Mariflor e Padre Réus.

Atuação da vigilância sanitária vai além das notificações e multas que o órgão é vinculado. O fiscal do órgão em SJCedro MARCOS BAGNARA esteve ontem na Rádio Cedro durante o dia nacional da Vigilância Sanitária falando sobre a atuação em nível local e também os objetivos do serviço. Ele destacou que a intenção é priorizar pela saúde das pessoas e por isso a função é ampla e compreende a produção, manipulação e venda de alimentos, cuidados em relação aos animais que podem transmitir doenças, controle da qualidade da água, dentre outras situações. O fiscal comenta que a intenção é educar as pessoas para que as exigências e legislações vigentes sejam seguidas. Também conscientizar sobre a necessidade das adequações para o funcionamento de cada ramo do comercio. MARCOS destaca que para isso aconteça também há fiscalizações que tem o intuito de garantir o cumprimento das regras. Ele percebe que como os consumidores estão mais exigentes, os estabelecimentos também tem se adequado para garantir suas vendas.Ele revela que a partir do novo código municipal estão prevista flexibilizações, por exemplo, sobre criação de animais domésticos na área urbana e a viabilização de uma feira livre.

Pedreiras são fiscalizadas durante Operação Mineração da Polícia Ambiental. Durante toda a semana passada a Polícia Militar Ambiental realizou ações de avaliação de conformidade ambiental em áreas de exploração e aproveitamento de recursos minerais, especialmente com relação as licenças e cadastros ambientais, respeito as áreas de preservação permanente, identificação do local de exploração, dentre outras situações. Conforme o comandante, capitão EVERTON RONCAGLIO, no Extremo Oeste foram vistoriadas mais de 40 locais, especialmente as conhecidas popularmente por pedreiras, bem como locais de extração de argila para produção de tijolos. Ao final, foram expedidas duas autuações ambientais e dois embargos de atividade em razão da falta de licenciamento ambiental. O capitão mencionou que outras irregularidades foram constatadas, para as quais foi concedido um prazo para apresentar a devida regularização, já que caracterizavam irregularidades tidas como sanáveis. Ele alerta que outras operações serão realizadas nos próximos meses em outros segmentos da região

Bombeiros da região avaliam regras e regulamento para indenizar os “comunitários”. Conforme o comandante da companhia em Dionísio Cerqueira, NOLAN VOLKWEIS o decreto e regulamentação o do governo sobre o pagamento deste auxílio para os bombeiros que atuam de forma voluntária nos quarteis foi muito positiva. Ele estima que os municípios da região como SJCedro, Guaraciaba, Anchieta e Palma Sola tenham em média de 30 a 50 pessoas formadas nos cursos avançados e que estão aptas ao serviço. Apenas em Dionísio são 210 formados e 46 prestando serviços ativamente. O capitão considera que essa ajuda da comunidade é que tem mantido as corporações em atividade, pois o efetivo militar é baixo e não atende toda semana de chamados. Ele revela que estão sendo analisadas as exigências e valores que serão repassados. NOLAN explica que é feito um relatório mensal que é enviado ao estado e cada pessoa terá o depósito da indenização em conta bancária no banco do brasil. O programa terá algumas exigências como exame toxicológico, estar em dia com documentos e obrigações, exame de sanidade mental e física. O comandante afirma que as regras são simples e servem para dar maior qualidade ao serviço e segurança para quem precisa.

A primeira sessão ordinária do segundo semestre do ano está marcada para esta terça-feira na Assembleia Legislativa. Um dos principais assuntos na volta dos deputados depois do recesso parlamentar é o rescaldo dos projetos que tratam dos incentivos fiscais. Segundo o líder do governo, deputado do PL, MAURICIO ESKUDLARK, o tema é bastante polêmico e ainda deve gerar um debate na assembleia, especialmente porque alguns segmentos podem perder os benefícios fiscais concedidos pelo estado. Outro assunto importante do segundo semestre, na visão de MAURICIO, será o projeto de lei do orçamento. A peça orçamentária para o que vem será a primeira elaborada pelo governo de CARLOS MOISÉS DA SILVA.

Vereador defende posicionamento de suplente durante votações no legislativo de Anchieta. MARIO SIGNOR e mais três colegas de bancada, além de uma vereadora da situação, se afastaram da câmara por um mês durante julho para oportunizar que alguns dos que não foram eleitos pudessem ocupar uma cadeira. Ele explica que como os trabalhos não param, já que não há recesso, vários projetos importantes continuam em tramitação e votação. O vereador citou um caso em que três suplentes tiveram posição contrária a um projeto referente à venda do terreno onde funcionava uma escola. Mas, apenas o seu substituto se posicionou junto com o governo. SIGNOR afirma que alguns titulares comentam que este suplente poderia ter votado desta forma por não conhecer o projeto e todo debate anterior. Ele defendeu o colega que esteve na câmara que já tem experiência porque já ocupou a vaga em outras oportunidades. MARIO antecipou que votaria da mesma forma. Ele percebe que seu posicionamento independente está incomodando integrantes de sua coligação.

Impasse referente ao terreno onde funcionava escola do campo tinha urgência em ser resolvido. O vereador MÁRIO SIGNOR justificou que a exigência foi do Ministério Público que pede que o atual morador que ocupa o local seja retirado. Ele explica que a administração protelou o pedido por duas vezes, no entanto, uma nova notificação solicitava que houvesse uma regularização imediata. O vereador esclarece que no decorrer dos debates sobre o projeto o assessor jurídico da prefeitura respondeu todas as dúvidas. Uma delas era de que a área voltaria ao proprietário caso não houvesse mais uso deste educandário. O advogado esclareceu que a regra seria válida se o proprietário fosse o mesmo que fez a doação. Porém, o terreno mencionado está no terceiro dono e o município poderia inclusive fazer usucapião devido aos vários anos de posse. MARIO afirma que o objetivo agora, a partir da aprovação do leilão do terreno, é buscar uma negociação entre a família que ocupa o local e a prefeitura para evitar prejuízos.

Vereador sugere envio de moção de repúdio ao governo do estado. A sessão de ontem marcou o retorno do recesso, teve mais de duas horas de duração e contou com entrada de sete projetos. Além das matérias que ficaram em análise, houve indicações, requerimentos e o pedido de envio de uma moção de repúdio por CLÓVIS SCALCO. O documento será enviado em nome do legislativo ao governador CARLOS MOISÉS DA SILVA, aos Senadores catarinenses, deputados e para Ameosc. O vereador esclareceu que o repudio e preocupação são relativos ao aumento de impostos e tributações de agrotóxicos e de outros produtos que vão impactar e gerar aumentos para população. Ele cita que produtos e serviços poderão ter aumento de preços como o gás e o franco, pois alíquotas mais altas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços começarão a vigorar. A decisão por meio da Secretaria da Fazenda inclui corte de incentivos fiscais e cobrança de alíquota de até 17% para agrotóxicos. Outros colegas como FLÁVIO DOS SANTOS e JOÃO DE ANDRADE manifestaram preocupação com a falta de competitividade do estado e os reflexos negativos que atingirão os agricultores e o comércio.


PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.