ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 07/08/19

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com aumento de nuvens. A temperatura pode chegar a 24 graus. A mínima das últimas horas foi de ... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quarta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a três reais e 90 centavos para a compra e quatro reais e 10 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a oito centavos e meio para a compra e dez centavos para venda.

O governo iraniano disse estar disposto a negociar com os Estados Unidos, caso Washington suspenda suas sanções contra Teerã. O anúncio é do presidente HASSAN ROHANI. Ele afirmou que a República Islâmica do Irã é favorável às negociações e, se os Estados Unidos quiserem realmente conversar, antes de mais nada têm de suspender todas as sanções. Depois de se retirar em maio de 2018 do acordo internacional sobre o programa nuclear iraniano firmado em 2015, Washington restabeleceu uma série de sanções econômicas contra Teerã, acusado de desestabilizar a região.

O Ministério de Relações Exteriores do Uruguai emitiu um alerta para seus cidadãos em visita aos Estados Unidos que evitem "lugares onde se produzam grandes concentrações de pessoas", especialmente levando menores de idade. O aviso vem depois de dois massacres que ocorreram no Texas e Ohio neste fim de semana e deixaram 31 mortos. O texto pede que os uruguaios evitem locais como "parques temáticos, centros comerciais, festivais artísticos, atividades religiosas, feiras gastronômicas e qualquer tipo de eventos esportivos ou culturais com multidões".

Mensagens vazadas na imprensa paraguaia nesta terça-feira mostram que o presidente do país, MARIO ABDO BENÍTEZ, sabia sobre a negociação com o Brasil, feita sem divulgação à opinião pública, sobre compra de energia da usina hidrelétrica de Itaipu. No mesmo dia em que as mensagens vieram à tona, a oposição do Paraguai apresentou, nesta terça-feira, um pedido de julgamento político contra ABDO, o vice-presidente do país, HUGO VELÁZQUEZ, e o ministro da Fazenda, BENIGNO LÓPEZ, que poderia resultar em impeachment. A ata secreta com as negociações, cuja divulgação vem causando uma crise política no país vizinho, foi anulada na semana passada.

A Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão recomendou ao ministro da Justiça, SÉRGIO MORO, a suspensão e revogação da portaria publicada no final do mês passado que estabelece regras para proibir entrada no Brasil de estrangeiros considerados "perigosos". Na avaliação do Ministério Público Federal, a portaria do ministro da Justiça possui "integral e flagrante ilegalidade e incompatibilidade com normas de tratados internacionais de direitos humanos firmados pelo Estado brasileiro". MORO tem cinco dias para responder ao MPF sobre se atenderá ou não a recomendação.

A Câmara dos Deputados aprovou em segundo turno na noite desta terça-feira, por 370 votos a favor, 124 contra e uma abstenção, o texto-base da proposta de reforma da Previdência. Por se tratar de uma proposta de emenda à Constituição, eram necessários ao menos 308 votos favoráveis. A sessão durou cinco horas e meia. O texto-base aprovado nesta terça é igual ao aprovado no primeiro turno, em 10 de julho, quando 379 deputados votaram a favor e 131 contra. Questionado sobre a queda no número de votos a favor da reforma na comparação com a votação em primeiro turno, o presidente da casa, RODRIGO MAIA, argumentou que alguns deputados não compareceram à sessão de ontem.

Para concluir a votação da PEC da Previdência em segundo turno e encaminhar o texto ao Senado, os deputados ainda precisam analisar os oito destaques apresentados pelos partidos para tentar retirar pontos específicos da proposta. A sessão começou agora à pouco. O presidente da câmara, RODRIGO MAIA disse que não haverá "surpresas", ou seja, que os destaques deverão ser rejeitados. Os destaques tratam de temas como contribuições abaixo do piso, pensão por morte, BPC, regras de transição e servidores públicos. Uma das propostas mantém a regra atual de cálculo para definir o valor do benefício que considera a média de 80 por cento dos maiores salários.

Chegou a 40 o número de mortes causadas por gripe A e B em 2019 em Santa Catarina. Segundo o boletim da Diretoria de Vigilância Epidemiológica divulgado na tarde desta terça-feira, o estado registrou 316 casos da doença este ano. A maioria dos pacientes tem algum fator de risco associado, como mais de 60 anos, obesidade ou doença crônica. A gripe está presente em todas as regiões de Santa Catarina. Do total de 316 casos, 203 tinham algum fator de risco associado. No ano passado, de janeiro a julho foram registrados 379 casos de gripe A e B em Santa Catarina.

O Ministério Público Federal em Santa Catarina deflagrou na manhã desta terça-feira a Operação Flamel, nos municípios de Irani, Vargem Bonita e Concórdia. Ao todo, foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão. A Operação Flamel tem como objetivo reunir elementos probatórios da prática dos crimes de fraude em licitação e peculato, referente à contratação direta indevida de um laboratório de análises clínicas pela prefeitura do município de Irani. Há ainda a suspeita de pagamento por exames não realizados, no período de 2013 a 2016, sem relação com a atual gestão municipal.

O governador de Santa Catarina, CARLOS MOISÉS, participou nesta terça-feira de reunião com os governadores de outros Estados em Brasília. Na ocasião, as lideranças articularam a elaboração de uma proposta que, na prática, permitiria um aumento na tributação estadual sobre produtos exportados. Pela manhã, no Twitter, o governador publicou uma lista com valores atribuídos ao Confaz e destacou que, entre 1996 e 2016, Santa Catarina teria sofrido perdas líquidas de 25 bilhões por causa da falta de contrapartida da União pela não tributação de ICMS sobre exportações no Estado. O valor equivale à arrecadação de um ano inteiro. MOISÉS classificou a Lei Kandir como "o maior calote que o governo federal deu nos Estados".

Acice CDL prepara assembleia extraordinária. A informação é de JOÃO DOTTO – presidente em Campo Erê. De acordo com ele, o encontro acontece logo mais à noite na sede da entidade, às 18 horas e 30 minutos em primeira convocação, 50 por cento do quadro social mais um, e às 19 horas em segunda convocação com qualquer número de associados. Vários serão os assuntos tratados nessa assembleia, entre eles: segunda alteração do estatuto da CDL e assuntos gerais de interesse dos associados.

Audiência pública é realizada nesta semana. O evento é para apresentação dos projetos da LDO – Lei de Diretrizes Orçamentárias e LOA – Lei Orçamentária Anual para o exercício de 2020. Ela vai acontecer nesta sexta-feira, às 14 horas na Câmara de Vereadores de Campo Erê. O evento é aberto a toda população, a participação de todos é importante para fazer o acompanhamento das ações do poder público municipal estabelecidas para o próximo exercício.

Os trabalhos do Caps – Centro de Atenção Psicossocial Microrregional de Campo Erê. JULIANA ANSILIERO – coordenadora da equipe técnica relata que tudo está ocorrendo conforme o cronograma anual feito pela equipe. O planejamento está sendo desenvolvido pelos profissionais, dentro das possibilidades para melhor suprir as demandas que chegam até o Caps.

Depressão é a maior demanda atendida pelo Caps. A confirmação é da enfermeira e coordenadora da equipe técnica do Centro de Atenção Psicossocial com sede em Campo Erê. Ela ressalta que são casos graves associados a outros transtornos como, uso de substâncias químicas, esquizofrenia, transtorno bipolar, casos de abuso, auto mutilação, pensamentos e tentativas de suicídio.

Oficinas realizadas no Caps são importantes para desenvolvimento no tratamento dos pacientes. A constatação é de JULIANA ANSILIERO – enfermeira coordenadora da equipe técnica do Centro. Ela diz que através dessas atividades que acontecem toda semana, percebe um número crescente de pacientes que necessitam de acompanhamento. Nas oficinas são desenvolvidos trabalhos com artesanato, grupo pedagógico, terapêutico, oficina de música, horta e jardinagem, oficina da beleza, grupo para dependentes químicos, grupo social e educação física.

Caps trabalha individualidade de cada paciente atendido. JULIANA destaca que cada paciente é único e precisa desenvolver suas habilidades e também fazer o que gosta para se sentir bem e mais motivado. Nas oficinas se busca desenvolver as potencialidades de cada um, como elevar a autoestima, melhorar a coordenação motora, interação social e melhora na qualidade de vida e saúde. Na semana só não são desenvolvidas oficinas, nas quartas-feiras, pois é o dia que a equipe trabalha com reuniões da família, visitas domiciliares, matriciamento entre equipes de saúde e encontro com profissionais do Caps.

Agosto azul começa hoje no município. A informação é da diretora de saúde em Marmeleiro MARILENE ROMÍO. Segundo ela, nessa semana o Departamento dá início as ações do Agosto Azul, mês dedicado a saúde do homem. O tema será: “Homem Respeite a sua Saúde e Viva Melhor”. Para isso, a equipe da Saúde, em parceria com o Departamento de Esportes, estará atendendo durante os jogos do Campeonato Municipal de Futsal Indústria e Comércio Força Livre Masculino de Marmeleiro.

Várias ações serão realizadas para saúde do homem. Segundo a diretora, durante a realização os jogos, serão realizados testes rápidos de Glicemia- HGT, aferição da pressão arterial e orientações sobre o autoconhecimento, tabagismo, saúde mental, nutrição e outros tema ligados a saúde do homem. A programação é a seguinte: hoje a equipe estará no Ginásio de Esportes, do Bairro Alvorada; amanhã no Ginásio do Bairro Ipiranga e sexta-feira no Ginásio de Esportes Volnei Pires, no bairro Santa Rita.

Departamento de saúde está com horário de atendimento diferenciado. MARILENE, ressalta que a Saúde reforça o funcionamento do novo fluxo de atendimento de plantão no município. A UBS Central, está atendendo os casos de urgência e emergência. Alteração no fluxo de atendimento dos plantões ocorreu após a Administração acolher a recomendação Administrativa do Ministério Público para a Suspensão Cautelar dos contratos firmados entre o município e o Hospital Nossa Senhora das Graças de Marmeleiro.

Funcionando da unidade de saúde é das 7 e 30 às 11e 30 e das 13 às 17 horas. Esse segundo a diretora de saúde, é o horário normal de atendimento. Já os plantões é das 11 e 30 às 13 horas e das 17 até às 22 horas, para atendimento de Urgência e Emergência. Aos Sábados, domingos e feriados, funciona das 8 horas às 20 para Urgência e Emergência. Quem precisar também pode ligar para o SAMU -192

Toda a regulação para o encaminhamento dos casos de urgência e emergência será feita pelo SAMU. Por isso, explica MARILENE, a orientação do Departamento de Saúde é para que a pessoa ligue para o 192, após os horários de Plantão na UBS do Centro. Durante todo o atendimento na UBS do Centro, inclusive no horário estendido do plantão, a Farmácia Municipal, que funciona dentro da UBS, estará aberta aos pacientes. Também há uma equipe completa de médico e enfermeiro para atender aos casos de urgência e emergência.

Bombeiros seguem com Campanha de doação através da conta de energia elétrica. Quem lembra é o comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Campo Erê VANTUIR SCHOENINGER. De acordo com ele, desde o início do ano, as pessoas da comunidade podem ajudar os bombeiros voluntários do município por meio de doações em dinheiro, feitas através das contas de energia elétrica. Elas podem ser feitas a partir de dois reais, até o valor que a pessoa quiser e puder.

Bombeiros voluntários visitam residências para apresentar campanha de doação. SCHOENINGER explica que para que não aja duvidas na veracidade do programa da Fecam – Federação Comunitária Catarinense de Bombeiros, os bombeiros estão fazendo a visita devidamente uniformizados e identificados com carro oficial. Todo o valor doado pela pessoa é repassado a Fecabom e investido em compra e manutenção de equipamento de segurança para uso dos bombeiros.

Volume de mercadorias contrabandeadas apreendidas pela polícia é alto nos últimos dias. O subtenente FABIANO ANDRÉ DOS SANTOS relata que o trabalho que vem sendo desenvolvido pelos policiais nos últimos meses é fruto de uma nova visão da Polícia Militar Rodoviária de Santa Catarina que é a polícia das rodovias. Além de trabalhar o trânsito, se intensificou o trabalho para coibir crimes que passam pelas rodovias de Santa Catarina.

Contrabando e descaminho são principais crimes ocorridos nas rodovias do estado. A observação é do subtenente da Polícia Militar Rodoviária do Posto 17 de São Lourenço do Oeste. A maioria são rotas para esse tipo de crime. Nesse ano, percebe o policial, diminuiu bastante o número de acidente nas rodovias, por isso a instituição pode voltar sua atenção para práticas criminosas. Todas as mercadorias que são apreendidas são do Paraguai, sem os desembaraços aduaneiros. Caracteriza contrabando sempre quando é em grande número, pois configura comércio, acima da cota permitida.

Mercadorias de contrabando apreendidas pela polícia sempre são encaminhadas para a Receita Federal. O subtenente da Polícia Militar Rodoviária Posto 17 de São Lourenço do Oeste, menciona que além dos variados eletrônicos, roupas, tem ainda apreensão de droga, cigarro e anabolizantes que é de uso proibido no Brasil. O subtenente frisa que 302 quilômetros de rodovia são atendidos elo posto 17. O foco é na SC 157 e 160 que são os caminhos mais usados pelos contrabandistas.

Polícia Militar recupera três veículos furtados nesta semana. A PM de São Lourenço do Oeste, conta que foram dois em Jupiá e outro em Galvão. Conforme a PM, ontem os policiais foram chamados até a estrada de acesso à linha Feliciano, próximo da Cohab, em Jupiá, pois foram encontrados dois carros que haviam sido furtados na segunda. Os policiais localizaram um Fiorino e um Gol. Faltavam a bateria, as quatro rodas, um módulo e uma caixa com dois alto-falantes. Em Galvão, um carro foi encontrado na linha Passo Novo.

Comunidade ajuda polícia na recuperação de veículos. Foi uma pessoa que trabalha na prefeitura que localizou o Gol. Conforme os policiais, a placa do carro pertence na verdade a um Uno de São Lourenço do Oeste. O proprietário contou que o carro ficou no conserto esta semana e é possível que as placas tenham sido furtadas no local. Pelo chassi, o carro foi furtado em Guarapuava.

Polícia Militar Rodoviária apreende cerca de oito mil reais em ocorrência de descaminho. Por volta das 18 horas de ontem, no Km 05, da rodovia SC-157, no município de São Lourenço do Oeste, a guarnição da Polícia Militar Rodoviária, fazia operação de fiscalização de veículos e pessoas. Abordou um Ônibus M.Benz emplacado emChapecó, conduzido por um homem de 28 anos. Foi verificado o transporte de mercadorias em situação irregular com dois passageiros. No total, três volumes contendo eletrônicos, perfumes e produtos de bazar no valor aproximado de oito mil reais. Diante das irregularidades constatadas as mercadorias foram apreendidas.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.