ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco terça-feira 07 07 2020

-TESTES COM VACINA CHINESA CONTRA COVID-19 COMEÇAM DIA 20 NO BRASIL

-ESTADO CONTABILIZA PREJUÍZOS DE 277 MILHÕES DE REAIS COM CICLONE

-BALANÇA DA PM APONTA MAIS DE 12 MIL ATENDIMENTOS NO PRIMERO SEMESTRE

-NOVOS LEITOS DE UTI PARA COVID-19 NO REGIONAL SÓ SERÃO ATIVADOS SE HOUVER DEMANDA

-MINISTRO GARANTE RETOMADA DAS OBRAS NA BR 163 NO MÊS QUE VEM

-HOMEM É PRESO DEPOIS DE TENTAR ATROPELAR POLÍCIAIS MILITARES

-POLÍCIA RODOVIÁRIA APREENDE MERCADORIAS DO PARAGUAI EM BARREIRA NA SC 157

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com chuva. A temperatura pode chegar a 19 graus. A mínima das últimas horas foi de 14 grau. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 35 centavos. O euro está valendo seis reais e quatro centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.

Os Estados Unidos anunciaram nesta segunda-feira que suspenderão vistos para estudantes estrangeiros cujas aulas sejam transferidas para um formato virtual devido à pandemia de Covid-19. O Departamento de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos disse em comunicado que os estudantes com vistos cujas escolas operam apenas online "devem sair do país ou tomar outras medidas, como a transferência para uma escola com instrução presencial". Caso contrário, os estudantes correm o risco de serem expulsos.

O Congresso do Peru voltou atrás e aprovou uma reforma constitucional que elimina a imunidade para os parlamentares e o presidente depois que o governo anunciou um referendo sobre o tema para 2021. Em uma sessão virtual no sábado, o Congresso rejeitou a ideia: a proposta obteve 82 votos a favor, 14 contra e 25 abstenções. No domingo, o presidente peruano, MARTÍN VIZCARRA, anunciou que em 2021 submeteria a um referendo a proposta de reforma para eliminar a imunidade parlamentar. Após o anúncio, o Congresso aprovou em uma nova sessão virtual a reforma constitucional com 110 votos a favor e 13 contra. Assim, foi eliminada a imunidade para os parlamentares e altos funcionários públicos, como presidente e ministros.

A Procuradoria Geral da Bolívia voltou a acusar nesta segunda-feira o ex-presidente EVO MORALES por supostos crimes de terrorismo e por financiar a prática. Desde dezembro, EVO está na Argentina como refugiado após deixar o poder em uma crise eleitoral. De acordo com a procuradoria, o ex-presidente teria coordenado por telefone com um líder plantador de coca o bloqueio alimentar e o cerco das capitais durante os conflitos que tomaram o país em 2019, ano de acusações de fraude nas eleições presidenciais.

O presidente JAIR BOLSONARO sancionou, com vetos, a lei aprovada pelo Congresso que permite que empresas reduzam salários de seus empregados com redução proporcional da jornada e suspendam contratos de trabalho temporariamente durante a pandemia do novo coronavírus. As normas já estavam em vigor desde abril, quando foram editas pelo governo federal na Medida Provisória. Com isso, o governo deverá permitir, por mais dois meses, a suspensão de contratos e, por mais um mês, a redução de jornada. BOLSONARO vetou prorrogar a desoneração da folha de pagamento até dezembro de 2021 para setores considerados intensivos em mão de obra. A justificativa é de que a medida "acaba por acarretar renúncia de receita”.

O Ministério Público Federal pediu nesta segunda-feira o afastamento de RICARDO SALLES do posto de ministro do Meio Ambiente. Para os procuradores, SALLES age com a intenção de desmontar a proteção ao meio ambiente no país, incorrendo no ato de improbidade administrativa.

Na ação, o MPF relaciona várias ações de RICARDO SALLES à frente do Ministério do Meio Ambiente que favoreceriam a desestruturação da política ambiental no Brasil. Na ação, os procurados pedem ainda que SALLES perca os direitos políticos durante cinco anos, além de ter de ressarcir danos e pagar multa.

A potencial vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela empresa chinesa SinoVac começará a ser testada no Brasil no próximo dia 20 de julho. Os estudos serão liderados pelo Instituto Butantan, vinculado ao governo paulista, e contarão com nove mil voluntários em 12 centros de pesquisa localizados, além de São Paulo, no Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Paraná e Distrito Federal. Na sexta-feira passada, a Anvisa autorizou a realização dos testes. Em relação ao status dos ensaios realizados com candidatas a vacina em todo o mundo, o documento mais recente da Organização Mundial da Saúde, divulgado nesta segunda-feira, afirmou que a Sinovac estava agora na Fase Três.

As Prefeituras de Itajaí, Biguaçu e Balneário Camboriú anunciaram que vão usar Ivermectina, um medicamento antiparasitário, para auxiliar na prevenção ao coronavírus. Em Itajaí a distribuição para a população começa nesta terça e em Biguaçu e Balneário Camboriú deve ocorrer também nesta semana. A intenção é tratar 100 mil pessoas só em Itajaí. Entidades de Santa Catarina e a Sociedade Brasileira de Infectologia alerta que a eficácia de antiparasitários para tratamento contra a Covid-19 não é comprovada em seres humanos e que ainda são necessários estudos científicos para apontar os benefícios e seguranças aos pacientes.

Uma semana após a passagem do ciclone bomba que atingiu o sul do país, o Governo de Santa Catarina ainda contabiliza os estragos, mas estima que o prejuízo seja de 277 milhões e 800 mil reais. O governo decretou ainda na semana passada estado de calamidade pública. O fenômeno resultou na morte de 13 pessoas, sendo 11 delas em Santa Catarina, uma no Paraná e uma no Rio Grande do Sul. Há ainda duas pessoas que morreram enquanto trabalhavam arrumando casas: uma em Garuva e outra em Piçarras, no Norte catarinense. Mais de um milhão e meio de imóveis ficaram sem energia elétrica na semana passada por causa do ciclone e centenas delas continuavam sem energia ainda na noite de segunda, principalmente no Norte catarinense e na Grande Florianópolis.

Mais dois depoimentos estão marcadas para a reunião desta terça-feira da CPI dos Respiradores da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Os depoimentos começam a partir das cinco horas da tarde. O secretário de Estado da Administração, JORGE EDUARDO TASCA, será um dos ouvidos pelos membros da comissão. Ele foi responsável por criar o grupo de Whatsapp com o objetivo de auxiliar o Estado na compra dos equipamentos e insumos necessários para o enfrentamento da pandemia da Covid-19. Conforme os parlamentares, o secretário participava ativamente do grupo. A CPI também ouvirá VANDERLEI VANDERLINO VIDAL, ex-superintendente administrativo da Secretaria de Estado da Saúde.

A Polícia Militar realizou mais de 12 mil atendimentos no primeiro semestre deste ano na região de fronteira. A informação está no balanço divulgado na manhã de hoje pelo comandante da nona região da Polícia Militar, tenente-coronel MARCELO DE WALLAU. De acordo com ele, o trabalho da instituição foi direcionado para a redução dos índices de criminalidade e aumento da segurança do cidadão. No primeiro semestre de 2020 foram realizados 12 mil 420 atendimentos nos 35 municípios da região. Deste total, as cinco ocorrências com maior número de registros foram averiguação de pessoa em atitude suspeita, com dois mil e 70 atendimentos; perturbação do trabalho e sossego alheios, com mil 277 registros; ameaça, com 840 atendimentos; 824 acidentes de trânsito com danos materiais e auxílios a comunidade, com 721 acionamentos.

Durante o primeiro semestre deste ano, a Polícia Militar apreendeu 128 quilos de maconha em operações realizadas nos 35 municípios da nona região policial. A PM também fez a apreensão de 750 comprimidos de drogas sintéticas. Ao todo, foram 46 ocorrências relativas ao tráfico de drogas. De acordo com o comandante da nona região da Polícia Militar, tenente-coronel MARCELO DE WALLAU, a PM também apreendeu 42 armas de fogo. O total de atendimentos também gerou o número de 634 pessoas qualificadas como autores em variados tipos de crimes e contravenções penais, além do cumprimento de 95 mandados de prisão na região.

A administração municipal vai entregar hoje à tarde a base de dados do GPS Rural para instituições e órgãos de segurança pública. O evento está marcado para as quatro horas da tarde no gabinete do prefeito WILSON TREVISAN. O GPS Rural é um programa desenvolvido no ano passado que mapeou o endereço das propriedades rurais do município. A iniciativa vai permitir a localização, com maior precisão e rapidez, dos agricultores em casa de atendimento por parte de órgãos públicos. A base de dados do programa será repassada hoje para o Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Tribunal de Justiça e Polícia Militar.

A Acismo vai realizar hoje mais uma edição do projeto “Lives para a retomada”. O encontro virtual desta terça-feira está marcado para as cinco horas da tarde. O convidado especial da Acismo será o mentor de inovação em processo de vendas e marketing, ALEXANDRE WEIMER. A conversa será mediada por TIAGO TENGATEN. As pessoas interessadas em acompanhar a live da Acismo podem acessar o link sem nenhum custo. A transmissão será pelo instagram oficial da Acismo.

O projeto “Lives para retomada” foi lançado no começo de junho pela Acismo. O programa foi criado para levar capacitação e informações aos associados nesse momento de restrições e isolamento. As transmissões são através do perfil do Instagram da Acismo. Segundo o presidente da entidade, DANIEL RODRIGO DE SOUZA, ao todo, o projeto prevê quatro lives com um convidado especial. O conteúdo é aberto e o público pode mandar suas perguntas, que serão selecionadas pelo mediador. O primeiro bate-papo foi com a gerente de Marketing da Gran Mestri, ALINE MENESTRINA MENEGAZZO no dia nove do mês passado.

O trabalho em parceria das Secretarias de Saúde e de Urbanismo para recolha de materiais nos bairros e no centro de São Miguel do Oeste muda de endereço a partir de hoje. Os contêineres que estavam na área coberta da praça Walnir Botaro Daniel foram levados hoje para o bairro Jardim Peperi. Conforme o coordenador do setor da dengue, CÉLIO SILVA, as pessoas interessadas poderão fazer o descarte de eletrônicos, pneus, móveis em desuso e entulhos diversos, com exceção de sofás e lâmpadas. Os moradores poderão descartar os materiais no espaço organizado ao lado do posto de saúde. O objetivo é evitar que esses materiais fiquem jogados nos terrenos, acumulando agua e formando novos focos do mosquito da dengue.

Foram retomados nesta segunda-feira os testes por amostragem na população assintomática. Foram testadas 29 pessoas dos bairros Salete, São Sebastião, São Luiz, São Jorge, Santa Rita e Estrela. Apenas um morador apresentou resultado positivo para covid-19. De acordo com o enfermeiro coordenador da Vigilância Epidemiológica, MARCOS BORTALANZA, o objetivo é testar 110 moradores do centro e dos bairros até quarta-feira. Com isso, o município vai completar a meta de aplicar o teste em cerca de 420 moradores, o que representa cerca de um por cento da população. Hoje, serão testados mais 37 moradores e outros 37 amanhã. BORTALANZA disse que mesmo se algumas pessoas não comparecerem nesta semana, a pesquisa será finalizada amanhã.

A testagem da população assintomática é de extrema importância para determinar a prevalência da Covid-19 na comunidade. A explicação é do enfermeiro MARCOS BORTALANZA. Ele disse que esse levantamento vai permitir a identificação dos locais com maior número de casos, a faixa etária e outros dados estatísticos. Essa informações, de acordo com BORTOLANZA, podem ajudar a compreender o avanço do coronavírus e as ações que devem ser adotadas para enfrentar a pandemia. Na semana passada, foram testadas cerca de 310 pessoas assintomáticas e a incidência da doença foi de pouco mais de três por cento. Os testes desta semana estão sendo aplicados no centro de triagem montado no salão paroquial.

Além do paciente assintomático, outras quatro pessoas com sintomas respiratórios testaram positivo para Covid-19 nesta segunda-feira em São Miguel do Oeste. Dos cinco novos casos, três são homens e dois são mulheres. Além disso, mais três pessoas entraram para a lista de recuperados, duas mulheres e um homem. Ao todo, já foram confirmados 139 casos na cidade desde o mês de março e 128 estão recuperados. 11 ainda permanecem com o vírus ativo em isolamento domiciliar. O enfermeiro responsável pela Vigilância Epidemiológica, MARCOS BORTALANZA, disse que o quadro geral é de tranquilidade, mas isso não pode levar as pessoas a imaginar que não existem mais riscos para a população.

Os casos de Covid-19 em São Miguel do Oeste tem uma predominância entre adultos jovens do sexo feminino. A informação é do enfermeiro coordenador da Vigilância Epidemiológica, MARCOS BORTALANZA. De acordo com ele, 45 por cento dos casos, ou seja, 62 pacientes, tem entre 20 e 39 anos. 80 são do sexo feminino. O número de mulheres que contraíram a doença representa 60 por cento do total. BORTALANZA ressaltou que mesmo com a alta taxa de recuperação em mais de 90 por cento e com sintomas mais brandos, a população precisa manter os cuidados como o distanciamento social e o uso de máscaras. Ele explicou que os dados são monitorados diariamente pela equipe do comitê de crise do coronavírus.

O Ministério da Saúde confirmou a habilitação de mais 10 leitos de UTI para o atendimento de pacientes com Covid-19 no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. A habilitação está na portaria Ministerial publicada na última sexta-feira. Segundo a direção do Hospital Regional, os novos leitos estão habilitados pelo Ministério da Saúde, mas ainda não foram ativados. O Hospital não espaço físico para a abertura de novos leitos. A nova UTI com 10 leitos para o coronavírus será ativada no lugar de leitos clínicos de enfermaria que hoje estão sendo utilizados para outras doenças. O Hospital informou que se houver demandas, os novos leitos de UTI para Covid-19 serão ativados e que todas as ações estão sendo discutidas com a Secretaria de Estado da Saúde e órgãos regionais.

Os nove leitos de UTI já ativos para atendimentos de pacientes com Covid-19 são suficientes para a demanda atual. A informação é da direção do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. Atualmente, cinco pacientes estão internados na UTI, o que dá uma taxa de ocupação de 55 por cento. O Hospital Regional já disponibilizou camas, monitores, estrutura e demais equipamentos e acessórios para a abertura dos 10 novos leitos de UTI com os respiradores recebidos do Estado. As escalas das equipes médica e assistencial estão planejadas e contratadas. Também foi realizada a calibração dos respiradores com empresa contratada que emitiu laudos positivos dos equipamentos. O hospital reforçou que a abertura dos novos leitos deverá ocorrer quando a demanda aumentar, evitando a antecipação de custos e a otimização na utilização dos recursos.

As obras de revitalização da BR 163, trecho Guaraciaba a Dionísio Cerqueira, serão retomadas no mês que vem. O anúncio foi feito nesta segunda-feira pelo Ministro da Infraestrutura, TARCISIO GOMES DE FREITAS. Ele esteve em Jaguaruna, no sul do estado, onde assinou a concessão do trecho sul da BR 101. Na oportunidade, FREITAS se manifestou sobre o reinicio das obras no trecho da BR 163 que fica no extremo-oeste. Ele disse que essa é uma das prioridades do governo federal e que serão liberados 200 milhões de reais para os serviços. FREITAS também disse que a obra será de concreto, aumentando ainda a qualidade e a durabilidade da rodovia.

O ministro da Infraestrutura, TARCISIO GOMES DE FREITAS, apresentou os detalhes da retomada das obras da BR 163 a comitiva de lideranças de São Miguel do Oeste que esteve em Jaguaruna na tarde de ontem. O grupo formado pelo presidente da câmara, EVERALDO DI BERTI, pelo vereador CLAUDIO BARP e pelo vice-presidente da Fiesc, ASTOR KIST, participaram de uma audiência com o ministro. Eles reforçaram o pedido para a retomada imediata das obras e também questionaram FREITAS sobre a situação do contorno viário oeste. O traçado vai tirar o transito pesado da avenida Willy Barth. O deputado estadual MAURICIO ESKUDLARK, a deputada federal CAROLINE DE TOGNI e o senador JORGINHO MELLO também participaram da audiência.

O contorno viário oeste faz parte da revitalização da BR 163 e deve ser licitado no ano que vem. A informação foi divulgada ontem pelo ministro da Infraestrutura, TARCISIO GOMES DE FREITAS. De acordo com o presidente da câmara de vereadores, EVERALDO DI BERTI, o ministro também disse que a intenção do governo federal é executar a obra a partir de 2022, mas que ainda não tem orçamento para isso. O vereador comentou que a posição do ministro não deixa dúvida de que o contorno viário oeste está nos planos do governo. Ele citou que a comitiva de São Miguel do Oeste também pediu ao senador JORGINHO e aos deputados que estiveram ontem em Jaguaruna que trabalhem para garantir recursos no orçamento federal para a construção do anel viário no município.

A câmara de vereadores deve se reunir com as entidades e com a administração municipal para discutir a situação do contorno viário oeste no plano diretor e no sistema viário municipal. A informação é do presidente da câmara, EVERALDO DI BERTI. Uma emenda feita pelos vereadores retirou o traçado do contorno viário do plano diretor, mas a mudança foi vetada pelo prefeito. EVERALDO disse que a posição do ministro TARCISIO GOMES DE FREITAS é muito importante para a votação do veto por parte câmara. O presidente comentou que a decisão sobre a derrubada ou manutenção do veto do prefeito não será decidida apenas pelos vereadores.

Um acidente envolvendo um carro de luxo e um caminhão foi registrado no começo da noite de ontem na Willy Barth. A colisão aconteceu por volta das sete horas da noite no semáforo que ficas nas proximidades da área industrial. Um vídeo feito por um motorista que estava no local mostra uma caminhonete Land Rover Evoque, com placas de São Luis do Maranhão, colidindo na traseira de um caminhão. A causa oficial do acidente não foi divulgada. Havia muita neblina na hora da colisão e isso pode ter provocado o acidente. A Evoque teve danos de grande monta. As fotos e vídeos estão disponíveis no portal da Peperi na internet.

Um homem foi preso depois de tentar atropelar policiais militares em uma barreira da Operação Horus. O fato aconteceu na tarde de ontem no interior do município de Dionísio Cerqueira. Durante a tentativa de abordar um veículo Tucson, de cor preta, o motorista arrancou bruscamente em direção aos policiais militares, que por pouco não foram atropelados. Segundo a PM, durante a fuga, o condutor perdeu o controle da direção e colidiu contra um barranco. Após a colisão, ele fugiu em direção a uma área de mata. O homem foi localizado mais tarde na Linha Flor, limite de Dionísio Cerqueira com Guarujá do Sul, nas proximidades de um camping. Ele foi preso em flagrante e conduzido para a Delegacia de Polícia Federal de Dionísio Cerqueira. O carro estava sem os bancos e preparado para a prática de contrabando ou descaminho e possuía um rádio comunicador irregular em seu interior.

A Polícia Rodoviária Estadual apreendeu dois veículos e uma carga de mercadorias do Paraguai na tarde de ontem em São Lourenço do Oeste. Inicialmente, os policias abordaram um Palio e, mais tarde, um Golf, ambos com placas do Rio Grande do Sul. No Golf foi localizada uma grande quantidade de mercadorias oriundas do Paraguai sem os devidos desembaraços aduaneiros. Entre aos produtos estavam equipamentos de informática e internet com um valor aproximado de 40 mil reais. O Palio servia como batedor do Golf. Cada veículo continha rádios comunicadores portáteis. Os quatro ocupantes do carros foram liberados, mas a mercadoria e os veículos foram levados para a Receita Federal.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.