ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco sexta-feira 07 06 19

-JUIZ ACEITA DENÚNCIA E LULA VIRA RÉU EM NOVO PROCESSO POR CORRUPÇÃO

-NÚMERO DE CASOS DE DENGUE NO ESTADO CHEGA A QUASE 950 EM 2019

-EQUIPE DA DENGUE PROMOVE MUTIRÃO DE LIMPEZA NO JARDIM PEPERI

-VEREADORES DEFENDEM INSTALAÇÃO DE SUPRESSORES DE AR NOS CANOS DE ÁGUA

-FAISMO TERÁ UM DIA DE SHOWS GRATUITOS PARA A POPULAÇÃO

-ACIDENTE DEIXA MOTOCICLISTA GRAVEMENTE FERIDO NA BR 163

-JURI DO CASO MONTAGNA ESTÁ CONFIRMADO PARA O DIA PRIMEIRO DE JULHO

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de céu ensolarado. A temperatura pode chegar a 24 graus. A mínima das últimas horas foi de 11 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a sexta-feira em queda. O dólar paralelo está cotado a três reais e 85 centavos para a compra e quatro reais e 10 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 35 centavos para a compra e quatro reais e 75 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a oito centavos para a compra e nove centavos e meio para venda.

THERESA MAY deixa nesta sexta-feira a liderança do Partido Conservador. Ela permanece, porém, como primeira-ministra do Reino Unido até que seu sucessor seja eleito, o que deve acontecer na segunda quinzena de julho. A partir do dia 10, membros do partido terão uma semana para se inscrever e concorrer à liderança e, consequentemente, ao cargo de premiê, já que o Partido Conservador ocupa a maioria na Câmara dos Comuns. De acordo com a BBC, 11 membros do partido já confirmaram sua intenção de participar do processo.

O México vai deslocar seis mil integrantes da guarda nacional à fronteira do país com a Guatemala. A informação é do ministro de Relações Exteriores mexicano, MARCELO EBRARD. Com a medida, o governo mexicano espera conter o fluxo de migrantes que saem da América Central rumo aos Estados Unidos. Por causa do aumento na imigração ilegal e pedidos de asilo, o presidente norte-americano, DONALD TRUMP, anunciou a taxação gradual de produtos mexicanos importados.

O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, garantiu nesta quinta-feira que tomará uma decisão sobre as tarifas americanas sobre produtos chineses depois da reunião do G20, prevista para o fim de junho no Japão. TRUMP explicou que vai falar com o presidente chinês XI JINPING durante a cúpula nos dias 28 e 29 de junho. O presidente americano se referiu a sua ameaça de aumentar as tarifas aduaneiras sobre pouco mais de 300 bilhões de dólares em produtos importados da China pelos Estados Unidos.

Restando três semanas para o início de julho, quando passa a contar o novo ano-safra, o Ministério da Agricultura adiou nesta quinta-feira a data de lançamento do Plano Safra 20192020, prevista inicialmente para o dia 12. Sem que uma nova data tenha sido anunciada, entidades do agronegócio demonstram preocupação com os possíveis contratempos caso o recurso não seja depositado na rede bancária no tempo certo para planejamento e preparo das lavouras. O lançamento do Plano Safra depende da votação de um crédito suplementar no Congresso Nacional. Em nota, a Federação da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina avalia que o adiamento do anúncio do Plano Safra “criará embaraços para os produtores rurais que necessitam de crédito para custeio e investimento”.

O plenário do Supremo Tribunal Federal decidiu nesta quinta-feira, por maioria, liberar a venda do controle acionário de subsidiárias de empresas públicas e sociedades de economia mista, sem que para isso seja preciso aval legislativo ou processo de licitação. A decisão abre caminho para que companhias como Petrobras e Eletrobras, por exemplo, possam vender suas controladas. Por unanimidade, contudo, o plenário decidiu que a dispensa de aval legislativo e de licitação somente se aplica às subsidiárias, não valendo para empresas matrizes, que continuam precisando de autorização do Congresso para serem privatizadas.

O juiz VALLISNEY DE SOUZA OLIVEIRA, da 10ª Vara Federal, em Brasília, aceitou nesta quinta-feira uma denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal contra o ex-presidente LULA e os ex-ministros ANTÔNIO PALOCCI e PAULO BERNARDO. A decisão, que torna os três réus pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, investiga um pagamento de 64 milhões aos petistas em troca de favores do governo para a empreiteira Odebrecht. Do montante total prometidos pela Odebrecht ao ex-presidente LULA em 2010, cinco milhões seriam referente a doações via caixa 2 para a campanha da deputada GLEISI HOFFMANN ao governo do Paraná em 2014.

O governador CARLOS MOISÉS anunciou nesta quinta-feira o nome do advogado OSMAR NUNES JÚNIOR como o novo desembargador do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Ele integrava a lista tríplice formada pelo pleno do TJ, em eleição realizada no último dia 27 de maio, na condição de mais votado entre seus colegas que disputavam a vaga pelo quinto constitucional da OAB. O presidente do TJ, desembargador RODRIGO COLLAÇO, acompanhou o encontro entre o governador e o advogado quando o nome foi divulgado oficialmente pelo chefe do Executivo estadual. Ainda não há definição sobre a data da posse do novo desembargador.

Santa Catarina é o primeiro Estado a assinar o termo de cooperação técnica para implementação do programa Criança Protegida, do Governo Federal. A parceria foi firmada em ato na Casa d´Agronômica, na tarde desta quinta-feira, 6, entre o governador CARLOS MOISÉS e a ministra DAMARES ALVES, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. O acordo consiste em curso de formação e capacitação de profissionais para fortalecer e aprimorar o atendimento, a assistência e a proteção de crianças e adolescentes com direitos violados. O curso prevê a formação de 500 agentes públicos e da sociedade civil que atuam na rede de atendimento do Sistema Único de Saúde, em sistema educacional, rede socioassistencial, conselhos tutelares e de direitos, polícias militares, delegacias de proteção à criança e ao adolescente e em unidades de acolhimento institucional.

O número de casos de dengue em Santa Catarina chegou a 949, segundo boletim da Diretoria de Vigilância Epidemiológica divulgado nesta quinta-feira. A maioria foi contraída dentro do própria estado, metade em Itapema, no Litoral Norte. A cidade vive uma situação de epidemia da doença. O número de casos de febre de chikungunya também subiu e chegou 10 confirmações. Não há pacientes com vírus da zika em Santa Catarina. As três doenças são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Os números são relativos ao período entre 30 de dezembro de 2018 e primeiro de junho de 2019. Nesse mesmo intervalo no ano passado, foram 45 casos confirmados de dengue.

O Palco Aberto deste domingo vai receber a banda Os Forasteiros de Faraway. Os músicos de São Miguel do Oeste vão se apresentar na praça Walnir Botaro Daniel, a partir das três horas da tarde. Durante o evento, eles vão lançar oficialmente o EP "Não Floresce em Vão".A produção, que já está disponível nas redes sociais contém alguns sucessos da banda. O Palco Aberto é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura e tem o objetivo de estimular artistas locais e regionais.

O Peperi Debates deste sábado vai discutir a proposta de instalação de um colégio cívico-militar no município. O programa de amanhã vai analisar os pontos positivos e negativos da criação de uma unidade educacional de gestão compartilhada entre o Corpo de Bombeiros e a Secretaria de Educação. O debate vai contar com a participação do secretário municipal de Educação, PAULO DRUMM, do comandante do Batalhão do Corpo de Bombeiros, JORGE CAMEU, do ex-secretário de Educação, JUAREZ DA SILVA e da coordenadora do Sindicato dos Trabalhadores em Educação, SANDRA ZAWASKI. O Peperi Debates começa as oito da manhã na Peperi.

O programa Retrato Falado deste sábado vai prestar uma homenagem ao primeiro advogado de São Miguel do Oeste, ANTONIO PICHETTI. Ele faleceu nesta semana, vítima de complicações respiratórias. PICHETTI tinha 88 anos e foi deputado estadual em três mandatos, secretário estadual de agricultura e autor de livros sobre a história do sul do país. O Retrato Falado de amanhã vai reproduzir uma entrevista que o advogado concedeu em julho de 1990 ao jornalista ADEMAR BALDISSERA. O Retrato Falado especial com ANTONIO PICHETTI começa às 10 horas da manhã.

O Peperi Rádio Repórter de amanhã vai retomar a série de entrevistas com os partidos políticos do município. O convidado deste sábado é o vice-presidente do PDT, MOACIR TOMAZEL. Ele vai falar sobre política local e projetar as ações da sigla para a eleição municipal de 2020. O Peperi Rádio Repórter, ao vivo, começaàs 11 horas da manhã. A entrevista com TOMAZEL do PDT inicia as 11 e meia.


A Secretaria de Urbanismo registrou atos de vandalismo no início da manhã desta sexta-feira na praça Walnir Botaro Daniel. De acordo com a secretária, MARLI DA ROSA, parte do sistema de energia elétrica foi destruída, flores foram arrancadas e mudas de árvores foram destruídas. Os vândalos também danificara parte da infraestrutura do parque infantil. MARLI disse que o ato entristece toda a equipe que tem feito o máximo para deixar a cidade mais bonita, limpa e com locais para que as famílias possam desfrutar de momentos de tranquilidade e integração. O fato já foi registrado na delegacia de polícia.

A população precisa ajudar a preservar as praças da cidade e denunciar os casos de vandalismo. O pedido é da secretária de Urbanismo, MARLI DA ROSA. De acordo com ela, as pessoas que enxergarem alguém roubando flores, quebrando vasos e demais locais que são públicos, devem acionar a PM através do telefone 190 e repassar as informações. Ela explicou que a Polícia Militar está buscando as imagens do sistema de videomonitoramento para tentar identificar os vândalos. O prejuízo será cobrado das pessoas envolvidas com o caso. MARLI ressaltou que atos como esses trazem prejuízos para a comunidade, uma vez que são empregados recursos públicos para embelezar e melhorar a infraestrutura da praça.

A secretaria de Saúde vai promover neste sábado mais uma edição do mutirão de recolhimento de resíduos e materiais no município. O trabalho será realizado na parte da manhã no bairro Jardim Peperi. De acordo com o secretário de Saúde, LEONIR CARON, os moradores devem levar lixo eletrônico, pneus e móveis velhos para o local indicado na campanha. O ponto de recolhimento fica em frente à escola do bairro. CARON disse que esses matariais podem acumular água e servir para a criação de novos focos do mosquito aedes aegypti. A campanha começa as oito horas da manhã e vai até o meio-dia.

A sala de vacinas do posto de saúde central ainda tem algumas doses do medicamento que previne contra a gripe. Desde segunda-feira, a campanha foi aberta para toda a população e qualquer pessoa pode se proteger contra a doença. Ao todo, o posto central ainda tem cerca de cem doses da vacina. Durante toda a semana, a secretaria registrou uma grande procura pelo medicamento. Nos primeiros dias da semana, houve a formação de fila na unidade. Além do centro, as pessoas podem tomar a vacina contra a gripe nos bairros Estrela, Agostini e Santa Rita.

Os vereadores aprovaram, nesta quinta-feira, uma moção a favor da instalação de supressores de ar nos encanamentos de água dos moradores de São Miguel do Oeste. O documento, de autoria dos vereadores CARLOS GRASSI do PP e VAGNER PASSOS do PSD, solicita à Casan que instale o dispositivo supressor de ar ao usuário que comprar o equipamento. Conforme os vereadores, diversos consumidores do município pretendem instalar esse dispositivo a fim de não pagar pelo ar que passa pela tubulação de água. Eles só não instalaram os aparelhos porque não há regulamentação sobre este assunto. diretora-presidente da Companhia Catarinense de Água e Saneamento, ROBERTA MASS DOS ANJOS, e ao gerente da agência da Casan de São Miguel do Oeste, EDNILSO MELLO.

Alguns municípios já regulamentaram o uso de supressores de ar no sistema de encanamento da água nas residências. De acordo com os vereadores CARLOS GRASSI e VAGNER PASSOS, o tema também precisa ser legalizado na cidade, já que existem muitas reclamações de usuários em relação ao tema. A preocupação dos vereadores é de que a passagem de ar pelos canos aumenta o valor da conta de água dos moradores. Eles citaram que cidades como Concórdia e Pato Branco, além dos estados de São Paulo e da Paraíba, já regulamentaram o tema. A moção dos vereadores do PP e do PSD foi aprovada por unanimidade na noite de ontem.

A Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste aprovou nesta quinta-feira, em segundo turno, o projeto de lei que autoriza a venda de veículos e equipamentos da prefeitura. A proposta foi aprovada por unanimidade e segue agora para a sanção do prefeito. O texto autoriza a alienação de caminhonetes, veículos de passeio, motos, sucatas e uma pá carregadeira. Ao todo, são cerca de 25 bens móveis que serão vendidos em leilão. O valor mínimo para arremate de todos os bens gira em torno de 300 mil reais. Além disso, há centenas de móveis, eletrodomésticos, eletrônicos, equipamentos de informática, aparelhos odontológicos e medicinais, além de aparelhos telefônicos que serão vendidos pelo município.

A coordenação da Faismo enfrentou grandes dificuldades para definir os shows da edição deste ano. De acordo com o coordenador geral da feira, EDENILSON ZANARDI, o primeiro obstáculo foi a falta de datas disponíveis na agenda dos artistas, já que os contatos deveriam ter sido feitos ainda no ano passado. Ele comentou que a feira demorou um pouco para começar a tratar dos shows. Além disso, os dois nomes escolhidos pela CCO não foram confirmados por diferentes razões. ZANARDI disse que o plano “A” era JERRY SMITH, mas o cantor de funk já tem show na cidade no mês de agosto. O plano B era GABRIEL DINIZ, mas o artista faleceu em um acidente aéreo na semana passada. ZANARDI disse que a CCO já está trabalhando com o plano C e que a atração está praticamente definida. Ele destacou que faltam apenas acertar os detalhes e assinar o contrato.

A grade de shows da Faismo 2019 deve ser anunciada oficialmente pela Comissão Central entre o final deste mês e o início de julho. A informação é do presidente da CCO, EDENILSON ZANARDI. De acordo com ele, os shows da Faismo serão organizados pela GDO Produções. Durante o Peperi Entrevista desta quinta-feira, ZANARDI disse que ficou acertado que haverá um grande show nacional na quinta-feira, dia 14. No feriado de sexta-feira, dia 15 de novembro, ZANARDI disse que a feira terá um show musical mediano e um show humorístico. Nesse dia, não haverá cobrança de ingresso para a população. Segundo ZANARDI, a programação prevê ainda um show nacional “muito bom” no dia sábado, dia 16.

Uma ação conjunta da Polícia Militar do Brasil e da Argentina resultou na apreensão de três adolescentes que estavam cometendo furtos em Dionísio Cerqueira. Por volta das três horas da tarde de ontem, a PM foi informada que três pessoas furtaram fios de elétrico do lago internacional e teriam saído em direção a Argentina. A polícia do país vizinho foi acionada e localizou os envolvidos. Dois adolescentes eram argentinos e um brasileiro. Eles confessaram que furtavam os fios e vendiam o material para um homem que reside em Barracão. Os envolvidos foram encaminhados para a delegacia de Dionísio Cerqueira.

A Polícia Militar Rodoviária prendeu nesta quinta-feira um motorista que furou uma barreira montada na SC 163. A PRF realizava uma operação de transito no trevo de acesso a Descanso quando o condutor de um Classic não acatou a ordem de parada e fugiu em alta velocidade. Após acompanhamento tático, os policiais conseguiram abordar o motorista na residência de um produtor rural, onde ele tentava esconder o automóvel. A polícia constatou que o motorista de 19 anos não possui CNH, se recusou a realizar o teste de bafômetro e já possui 26 boletins de ocorrência. Além disso, o rapaz se encontrava em prisão domiciliar. O motorista foi preso em flagrante por conduzir veículo sob a influência de álcool, conduzir veículo sem CNH gerando perigo de dano e pela desobediência na ordem de parada do carro. O proprietário do veículo também irá responder por entregar o carro a pessoa não habilitada.

Um motociclista sofreu ferimentos graves em uma colisão na tarde de ontem na BR 163 em Guarujá do Sul. O acidente aconteceu por volta das duas e meia e envolveu uma motocicleta Honda Bros, placa de Realeza e uma Saveiro emplacada em Santo Antônio do Sudoeste. Os bombeiros de São José do Cedro foram chamados para atendimento do motociclista que reside na Linha Maria Preta, em Dionísio Cerqueira. O rapaz de 26 anos foi atendido com suspeita de hemorragia interna e com suspeita de fraturas na bacia, no fêmur e no tornozelo. Após os primeiros socorros no local, ele foi encaminhado para atendimento médico no hospital.

Mais um acidente com moto deixou uma pessoa ferida na tarde de ontem na região. A colisão aconteceu por volta da uma e meia da tarde na SC-496, município de São João do Oeste e envolveu um Gol com placas de São João do Oeste, conduzido por um homem de 38 anos, e uma moto Fazer do mesmo município. O condutor da moto, um homem de 22 anos, sofreu fratura na pernas e ferimentos nas mãos. Ele foi socorrido pelos bombeiros e levado ao hospital de São João do Oeste onde recebeu atendimento médico.

O Tribunal de Justiça confirmou a data da júri dos cinco homens acusados do assassinato do advogado JOACIR MONTAGNA de Guaraciaba. O júri está programado para o dia primeiro de julho, a partir das nove horas da manhã, na câmara de vereadores de São Miguel do Oeste. Segundo o Presidente do legislativo, EVERALDO DI BERTI, o documento confirmando o Júri chegou nesta quinta-feira, para a mesa diretora. MOACIR MONTAGNA foi morto em agosto do ano passado em um suposto assalto no escritório de advocacia no centro de Guaraciaba. O advogado foi morto com um tiro na cabeça e os dois suspeitos fugiram em uma moto. Ao longo das investigações, a polícia identificou os dois homens que foram até o escritório e mais três suspeitos de envolvimento com o crime.

A justiça está preparando um forte esquema de segurança o júri dos acusados do assassinato do advogado JOACIR MONTAGNA. O aparato que será montado no dia primeiro de julho vai envolver agentes locais da Polícia Militar e Civil e também forças especiais do estado de Santa Catarina. Os cinco homens presos pela Polícia Civil foram denunciados pelo Ministério Público por envolvimento no crime e estarão no banco dos réus no dia primeiro de julho. Um dos acusados efetuou o disparo de arma de fogo que matou o advogado, outro estava dirigindo a moto usada na fuga e um terceiro estava com o carro que auxiliou a dupla a escapar pela BR 163. O quarto envolvido teria contratado os atiradores e o quinto acusado foi denunciado por porte ilegal de arma de fogo e associação criminosa. A motivação do crime ainda não foi totalmente esclarecida.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.