ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 07-06-2019 Sexta-feira

-JUIZ ACEITA DENÚNCIA E LULA VIRA RÉU EM NOVO PROCESSO POR CORRUPÇÃO

-NÚMERO DE CASOS DE DENGUE NO ESTADO CHEGA A QUASE 950 EM 2019

-SIMPÓSIO DE FRUTICULTURA DISCUTE ALTERNATIVAS DE PRODUÇÃO PARA A REGIÃO

-PRESIDENTE DO SINDICATO ESCLARECE DÚVIDAS SOBRE A DECLARAÇÃO DE APTIDÃO AO PRONAF

-EVENTO ESPORTIVO ARRECADA MAIS DE NOVE MIL PARA A APAE DE SÃO JOÃO DO OESTE

-CIDASC ORIENTA PRODUTORES DE NOVILHO PRECOCE SOBRE CADASTRO PARA RECEBER INCENTIVO DO ESTADO

-RAPAZ SEM HABILITAÇÃO FOGE DA POLÍCIA, MAS ACABA PRESO APÓS SE ESCONDER EM RESIDÊNCIA

-JOVEM SOFRE GRAVES FERIMENTOS EM ACIDENTE ENTRE CARRO E MOTO


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de céu ensolarado. A temperatura pode chegar a 24 graus. A mínima das últimas horas foi de 11 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a sexta-feira em queda. O dólar paralelo está cotado a três reais e 85 centavos para a compra e quatro reais e 10centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 35centavos para a compra e quatro reais e 75 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a oito centavos para a compra e nove centavos e meio para venda.


THERESA MAY deixa nesta sexta-feira a liderança do Partido Conservador. Ela permanece, porém, como primeira-ministra do Reino Unido até que seu sucessor seja eleito, o que deve acontecer na segunda quinzena de julho. A partir do dia 10, membros do partido terão uma semana para se inscrever e concorrer à liderança e, consequentemente, ao cargo de premiê, já que o Partido Conservador ocupa a maioria na Câmara dos Comuns. De acordo com a BBC, 11 membros do partido já confirmaram sua intenção de participar do processo.


O México vai deslocar seis mil integrantes da guarda nacional à fronteira do país com a Guatemala. A informação é do ministro de Relações Exteriores mexicano, MARCELO EBRARD. Com a medida, o governo mexicano espera conter o fluxo de migrantes que saem da América Central rumo aos Estados Unidos. Por causa do aumento na imigração ilegal e pedidos de asilo, o presidente norte-americano, DONALD TRUMP, anunciou a taxação gradual de produtos mexicanos importados.


O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, garantiu nesta quinta-feira que tomará uma decisão sobre as tarifas americanas sobre produtos chineses depois da reunião do G20, prevista para o fim de junho no Japão. TRUMP explicou que vai falar com o presidente chinês XI JINPING durante a cúpula nos dias 28 e 29 de junho. O presidente americano se referiu a sua ameaça de aumentar as tarifas aduaneiras sobre pouco mais de 300 bilhões de dólares em produtos importados da China pelos Estados Unidos.



Restando três semanas para o início de julho, quando passa a contar o novo ano-safra, o Ministério da Agricultura adiou nesta quinta-feira a data de lançamento do Plano Safra 2019/2020, prevista inicialmente para o dia 12. Sem que uma nova data tenha sido anunciada, entidades do agronegócio demonstram preocupação com os possíveis contratempos caso o recurso não seja depositado na rede bancária no tempo certo para planejamento e preparo das lavouras. O lançamento do Plano Safra depende da votação de um crédito suplementar no Congresso Nacional. Em nota, a Federação da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina avalia que o adiamento do anúncio do Plano Safra “criará embaraços para os produtores rurais que necessitam de crédito para custeio e investimento”.


O plenário do Supremo Tribunal Federal decidiu nesta quinta-feira, por maioria, liberar a venda do controle acionário de subsidiárias de empresas públicas e sociedades de economia mista, sem que para isso seja preciso aval legislativo ou processo de licitação. A decisão abre caminho para que companhias como Petrobras e Eletrobras, por exemplo, possam vender suas controladas. Por unanimidade, contudo, o plenário decidiu que a dispensa de aval legislativo e de licitação somente se aplica às subsidiárias, não valendo para empresas matrizes, que continuam precisando de autorização do Congresso para serem privatizadas.


O juiz VALLISNEY DE SOUZA OLIVEIRA, da 10ª Vara Federal, em Brasília, aceitou nesta quinta-feira uma denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal contra o ex-presidente LULA e os ex-ministros ANTÔNIO PALOCCI e PAULO BERNARDO. A decisão, que torna os três réus pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, investiga um pagamento de 64 milhões aos petistas em troca de favores do governo para a empreiteira Odebrecht. Do montante total prometidos pela Odebrecht ao ex-presidente LULA em 2010, cinco milhões seriam referente a doações via caixa 2 para a campanha da deputada GLEISI HOFFMANN ao governo do Paraná em 2014.



O governador CARLOS MOISÉS anunciou nesta quinta-feira o nome do advogado OSMAR NUNES JÚNIOR como o novo desembargador do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Ele integrava a lista tríplice formada pelo pleno do TJ, em eleição realizada no último dia 27 de maio, na condição de mais votado entre seus colegas que disputavam a vaga pelo quinto constitucional da OAB. O presidente do TJ, desembargador RODRIGO COLLAÇO, acompanhou o encontro entre o governador e o advogado quando o nome foi divulgado oficialmente pelo chefe do Executivo estadual. Ainda não há definição sobre a data da posse do novo desembargador.


Santa Catarina é o primeiro Estado a assinar o termo de cooperação técnica para implementação do programa Criança Protegida, do Governo Federal. A parceria foi firmada em ato na Casa d´Agronômica, na tarde desta quinta-feira, 6, entre o governador CARLOS MOISÉS e a ministra DAMARES ALVES, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. O acordo consiste em curso de formação e capacitação de profissionais para fortalecer e aprimorar o atendimento, a assistência e a proteção de crianças e adolescentes com direitos violados. O curso prevê a formação de 500 agentes públicos e da sociedade civil que atuam na rede de atendimento do Sistema Único de Saúde, em sistema educacional, rede socioassistencial, conselhos tutelares e de direitos, polícias militares, delegacias de proteção à criança e ao adolescente e em unidades de acolhimento institucional.


O número de casos de dengue em Santa Catarina chegou a 949, segundo boletim da Diretoria de Vigilância Epidemiológica divulgado nesta quinta-feira. A maioria foi contraída dentro do própria estado, metade em Itapema, no Litoral Norte. A cidade vive uma situação de epidemia da doença. O número de casos de febre de chikungunya também subiu e chegou 10 confirmações. Não há pacientes com vírus da zika em Santa Catarina. As três doenças são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Os números são relativos ao período entre 30 de dezembro de 2018 e primeiro de junho de 2019. Nesse mesmo intervalo no ano passado, foram 45 casos confirmados de dengue.


-SIMPÓSIO DE FRUTICULTURA DISCUTE ALTERNATIVAS DE PRODUÇÃO PARA A REGIÃO

-PRESIDENTE DO SINDICATO ESCLARECE DÚVIDAS SOBRE A DECLARAÇÃO DE APTIDÃO AO PRONAF

-EVENTO ESPORTIVO ARRECADA MAIS DE NOVE MIL PARA A APAE DE SÃO JOÃO DO OESTE

-CIDASC ORIENTA PRODUTORES DE NOVILHO PRECOCE SOBRE CADASTRO PARA RECEBER INCENTIVO DO ESTADO


Realizado mais um sorteio da campanha de troca de notas. O sorteio foi realizado na manhã de hoje na prefeitura. A campanha, “A Nota Iporãoestina Vale Uma Nota” contempla sorteios mensais de cinco prêmios em dinheiro no valor de 200 reais cada. A troca de notas por cupons pode ser feita na recepção da prefeitura. Cada nota de compra no comércio de Iporã da Oeste dá direito a um cupom e cada nota de prestação de serviço dá direito a dois cupons da campanha. Os vencedores do sorteio de hoje foram EDI NOTTAR, MILLENA EDUARDA LORENZET, LÍRIA JUVER, LORACI MARIA WOLF e MARCIANA COLLELA ROLOFF. O próximo sorteio está previsto para o dia cinco de julho.


Sindicato dos trabalhadores da agricultura familiar de Mondaí irá realizar roteiro de visitas aos associados. O presidente do sindicato, FLÁVIO ZANG, destaca que o roteiro de visitas inicia no dia 15, com o objetivo de conversar com os agricultores sobre as suas demandas, o esclarecimento de dúvidas, a exemplo da reforma da previdência e a importância do produtor ser associado. No mesmo dia das visitas será realizada no período da noite a reunião na comunidade, reunindo agricultores associados ou não. FLÁVIO ZANG comenta que nas reuniões também será discutido com os agricultores sobre a eleição sindical e da Fetraf, e durante os encontros, serão definidos os delegados que irão participar das eleições. O sindicato de Mondaí possui cerca de dois mil associados atualmente.


CRAS de Santa Helena realiza atividades com os grupos alusivas as festas de São João do Oeste. A coordenadora do CRAS, DAIANA SPENGLER, cita que são vários grupos em andamento e com todos eles estão sendo desenvolvidas atividades juninas. Pelo programa de Proteção e Atendimento Integral a Família, PAIF, são realizadas oficinas de artesanato, culinária e grupos de orientação. Cerca de 60 famílias são atendidas. DAIANA cita também as oficinas que atendem crianças de seis a 12 anos. Nas segundas-feiras é a realizada a oficina de violão, nas terças-feiras de muay thai e na quarta-feira a oficina de percussão. Pelo serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, a o CRAS atende cerca de 150 crianças, adolescentes e idosos. Com as crianças de seis a 12 anos são realizados encontros semanais, com crianças de três a cinco anos e idosos os encontros são mensais. O trabalho é prestado por orientadora social, duas profissionais de artesanato e pintura e equipe técnica do CRAS.


Grupo dos insulinos dependentes de Tunápolis realiza o encontro trimestral no dia 14 de junho. O local será o auditório da unidade de saúde, com inicio ás 13 horas e 30 minutos. Os pacientes devem trazer à anotação do controle da diabetes. A enfermeira da secretaria de saúde, PAOLA PRESSI, explica que a cada três meses os pacientes do município que fazem uso de insulina se reúnem para o repasse de orientações com vários profissionais da unidade de saúde. Ao final do encontro é conferido o controle da glicose que os pacientes realizam todos os dias. Se houver a necessidade é feito encaminhamento para consulta. Atualmente o grupo contempla 31 pacientes. PAOLA lembra que todas as pessoas diabéticas que usam insulina ou outra medicação, precisam redobrar os cuidados com alimentação e evitar doces. A diabete é diagnosticada por exame de sangue, e os principais sintomas são sede excessiva, cansaço e até desmaios.


CEJA vai abrir novas turmas no segundo semestre. Unidade de Itapiranga atende ainda os municípios de São João do Oeste, Tunápolis, Santa Helena e Iporã do Oeste. Conforme o diretor, PAULINO EIDT, as matriculas permanecem abertas continuamente para ensino fundamental e médio. Segundo ele, para o segundo semestre a prioridade é formação de turma no período vespertino, mas com possibilidade de turma no matutino que atualmente não possui disponibilidade de aula. EIDT diz que o objetivo é dar oportunidade para pessoas que não conseguem estudar a noite e possuem horário diferenciado de trabalho. A duração do curso depende da quantidade de matérias que o aluno escolhe. Com todas as disciplinas a conclusão do ensino médio ocorre em um ano e meio. Já o ensino fundamental necessita de dois anos de estudo.


Venezuelanos com ensino superior buscam aulas no CEJA. Várias setores de Itapiranga enfrentam situações inusitadas com a presença dos imigrantes venezuelanos no município. Na educação não é diferente. O ensino regular já conta com alunos enfrentando dificuldade extra do idioma. No Centro de Educação de Jovens e Adultos é ainda mais curioso. Segundo o diretor do CEJA, PAULINO EIDT, é grande a procura de venezuelanos com alto grau de estudo em seu país. Estão sendo feitas pré-inscrições a pedido dos venezuelanos e por recomendação da JBS e secretaria da educação de Itapiranga. A busca é por curso de nivelamento ou português básico com mais de 60 inscritos. O diretor diz que a alternativa do português básico é válida para dar melhor condição aos imigrantes no trabalho e na vida social.


CEJA enfrenta dificuldade para atender demanda dos venezuelanos. A formação de turmas está em análise na Secretaria de Estado da Educação e no Instituto Federal de Santa Catarina, campus de São Miguel do Oeste. PAULINO EIDT diz que são pessoas com pós-graduação em seu país e que procuram educação básica em Itapiranga. Ele diz que é uma situação bem complexa oferecer curso básico para pessoas que foram professores no seu país de origem, advogados, administradores, engenheiros, várias pessoas com nível superior completo. Meta é estabelecer um projeto que consegue conciliar estes interesses e ter eficiência no curso básico. Segundo PAULINO EIDT ainda não tem garantia de aula para os venezuelanos. O diretor explica que a meta é começar a partir de agosto, dependendo de trâmites da Secretaria de Estado e Instituto Federal. Objetivo é formar duas turmas específicas com venezuelanos.


Em encontro na capital, municípios apontam dificuldades na manutenção de programas do governo federal. O encontro foi realizado nos dias quatro e cinco em Florianópolis, e reuniu secretários de educação e de todo o estado. A secretária de educação de Tunápolis, ANGELITA BOURSCHEIDT, explica que a principal discussão foi em relação ao FNDE, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação e os programas do governo federal que atendem os municípios. Segundo ANGELITA, Tunápolis e os demais municípios recebem recursos federais para o programa do transporte escolar, além dos veículos do programa Caminhos da Escola. Em Tunápolis 60% do transporte escolar é custeado pelo município. A secretária cita também o vínculo dos municípios com a união no programa nacional de alimentação escolar, o PDDE, um recurso para auxiliar as associações de pais e professores, além do Fundeb e o salário educação.


Durante o encontro na capital do estado os municípios apontaram a dificuldade na execução das ações que são planejadas porque não há repasse da verba pela união. ANGELITA BOURSCHEIDT comenta que o Plano de Ações Articuladas, PAR, precisa ser mantido ativo pelos municípios com planejamento frequente, mas o governo federal reconhece as dificuldades na sua manutenção. A secretária de educação de Tunápolis enfatiza que cada vez mais as responsabilidades dos municípios aumentam, já que o montante de recursos que as prefeituras recebem da união é conforme o número de alunos matriculados na rede municipal. ANGELITA afirma que sem a destinação por parte da união de recursos suficientes para realizar todas as ações, os municípios executam os programas e obras conforme a disponibilidade de recursos próprios.


Simpósio de fruticultura discute alternativas de produção para a região. O extensionista da Epagri de Mondaí PAULO KUHN participou do evento realizado nos dias 29 e 30 de maio em Chapecó. O extensionista destaca que o simpósio, na sua segunda edição, é um espaço para discutir a produção de frutas em nossa região, e envolve profissionais da área, produtores e estudantes. PAULO KUHN ressalta que o clima da região é propício para o cultivo de diversas frutas, e muitas delas ainda não são produzidas com foco na comercialização. Ele comenta que durante o simpósio foi apresentado um caso de sucesso na produção de mertilo, em Itá, cidade que já foi visitada por profissionais e produtores da região que tem o interesse em também investir na atividade. KUHN diz que utilizando variedades mais adaptadas à produção de mertilo, mais comum nas regiões mais frios do RS, também é possível o cultivo no oeste catarinense.


O simpósio teve a presença de uma palestrante da Itália, que faz pesquisas sobre qualidades, benefícios e nutrientes de plantas e frutas. Ela indicou que o consumo de pequenas quantidades de frutas, principalmente as coloridas, como morango, uva, mertilo, figo, citrus, amora e pêssego, auxilia na eliminação dos radicais livres, pois funcionam como antioxidantes. O extensionista da Epagri de Mondaí PAULO KUHN lembra que o consumo de frutas deve ser diário para que o efeito ao organismo seja o desejado. Ele comenta que a fruticultura é uma atividade bem mais antiga do que as tradicionais atividades na região, como suinocultura, avicultura e produção de leite, mas por não haver mercado, acabou perdendo espaço. Esta semana a Epagri de Mondaí realizou dois dias de campo, nas linhas Uruguai e Ervas, tendo como tema as orientações para poda, manejo, adubação e a aplicação de caudas naturais para controle das doenças.


Evento esportivo beneficente arrecada mais de nove mil para a APAE de São João do Oeste. O evento esportivo, que envolveu seis times de futebol, foi realizado domingo, no campo do Guarani, em Beato Roque. Conforme uma das idealizadoras do evento, LISETE TERNUS, a ideia do jogo beneficente surgiu a partir da solicitação da diretoria da APAE para que cada família que possui aluno na escola pensasse em alguma alternativa para arrecadar recursos com a finalidade de construir a sede própria da escola especial. Os jogos foram disputados pelas equipes do Guarani, Ervalzinho, Cristo Rei, Palmeiras, Sivema e Grêmio Tunense.


Lisete destaca que o lucro obtido com o almoço, à tenda de bordados, bebidas e a venda de sobremesas foi todo destinado para a Apae Renascer de São João do Oeste. O lucro, no valor de nove mil 456 reais foi entregue a Apae na terça-feira. A escola especial de São João do Oeste atende atualmente mais de 50 alunos.


Doses extras para vacinação da população em geral contra a gripe se esgotam nas primeiras horas da manhã no centro de saúde de Iporã do Oeste. A técnica de enfermagem responsável pela sala de vacinas, KARIN BLATT, comenta que para esta sexta-feira, a secretaria de saúde havia recebido 100 doses disponíveis para a população em geral. As vacinas foram aplicadas a partir das sete horas e 30 minutos, respeitando a ordem de chegada. Ainda antes do meio dia as 100 doses já haviam terminado. Fazendo uma avaliação geral da campanha, a responsável pela sala de vacinas de Iporã do Oeste observa que as pessoas que já realizam a vacina há alguns anos, não deixam de se imunizar novamente, e relatam inclusive os benefícios que obtém com a vacinação.


A meta de vacinação dos grupos prioritários foi superada no município, e ficou em 104%. A técnica de enfermagem cita que foram vacinadas duas mil 517 pessoas, cerca de 100 pessoas a mais do que a meta prevista. KARIN BLATT comenta que o maior número de vacinados foi o público da terceira idade, com mil 251 vacinas aplicadas. Para crianças foram aplicadas 464 doses, 78 para gestantes, e todas as puérperas foram vacinadas. A técnica de enfermagem destaca que o que chamou atenção na campanha da gripe deste ano em Iporã do Oeste é que foram realizadas 150 vacinas a mais para idosos, em comparação ao ano passado. Já para crianças com até cinco anos, a meta ficou abaixo do esperado.


Presidente do sindicato orienta sobre enquadramento, mudanças e importância da Declaração de Aptidão ao Pronaf. Segundo o presidente do sindicato da agricultura familiar de Iporã do Oeste, CANÍSIO REINEHR, a Declaração de Aptidão ao Pronaf, é um documento que o agricultor precisa apresentar para encaminhamento de financiamentos, seja para custeio ou investimento, ou para o programa de troca a troca de sementes de milho. REINEHR comenta que podem encaminhar a declaração o agricultores que possuem bloco de produtor rural, e com movimento econômico anual na propriedade de até 415 mil reais. Esse valor anteriormente era de 360 mil. O presidente lembra que por meio da DAP o agricultor também comprova que é agricultor familiar, e consegue os benefícios concedidos para esta categoria. A declaração já foi emitida pelo sindicato, mas até que seja definida a questão da federação da entidade, o serviço é prestado pela Epagri.


A validade para emissão da declaração passou por várias alterações nos últimos anos. O presidente do sindicato da agricultura familiar explica que a DAP tinha validade de cinco anos, prazo que passou para três anos, em seguida dois anos e logo depois passou a ter validade de um ano. Atualmente à validade passou novamente para dois anos. CANÍSIO REINEHR lembra que para a renovação da DAP o agricultor deve apresentar a escritura da terra, o contrato, documentos pessoais do casal, o comprovante da movimentação econômica da propriedade fornecida pelo setor da exatoria na prefeitura e um comprovante de residência recente. O presidente enfatiza que o governo federal já trabalha em um projeto piloto no Distrito Federal para substituir a DAP pelo cadastro da agricultura familiar. Com a aprovação, o projeto poderá ser ampliado para todo país.


Cidasc orienta produtores de novilho precoce a cadastrarem rebanho para receber incentivo do governo do estado. A Cidasc divulgou uma nota, ainda em maio, por meio do Departamento Estadual de Inspeção de Produtos de Origem Animal, orientando os produtores sobre o cadastro. De acordo com o médico veterinário e responsável pelo Serviço de Inspeção Estadual da Cidasc, ALEXANDRE SCHWENGBER, o programa do novilho precoce foi criado pelo governo do estado com o objetivo de incentivar produtores de bovinos e bubalinos, classificados como novilho precoce, a fazerem o cadastro dos animais. O veterinário explica que a partir da divulgação da nota pela Cidasc, no dia 17 de maio, todos os novos produtores que querem fazer o cadastro devem acessar o sistema Sigem, pelo qual é feito o controle de trânsito e do brinco dos animais.


Com login e senha, o produtor insere no cadastro os dados da propriedade, e a partir disso, será gerado um número que será utilizado sempre que for emitido GTA para abate. Produtores já cadastrados tem prazo até 30 de junho para atualização, com risco de perder o número e com isso terão que fazer novo cadastro. O veterinário explica que com o número gerado no cadastro, quando o animal chegar no frigorífico, será feita através da inspeção, uma classificação das carcaças, com relação ao peso e idade. É essa classificação que vai definir se o produtor irá receber ou não o incentivo pago pelo governo do estado. Esse incentivo que o produtor recebe é um imposto que o frigorífico deixará de pagar. ALEXANDRE ressalta que a procura pelo cadastro aumentou bastante em função do incentivo, que pode ser de 2,8 a 3.5% a mais sobre o valor que o produtor recebe pela carcaça. Sem cadastro, o produtor não recebe o incentivo do animal encaminhado para abate.


ALEXANDRE SCHWENGBER enfatiza que o objetivo do governo, com a criação do programa e do incentivo, é melhorar a qualidade da carne além de incentivar maior produção no estado. O veterinário lembra que o frigorífico que fará o abate também precisa estar cadastrado no programa. Em todo o estado 11 frigoríficos estão cadastrados, dois deles em Iporã do Oeste e SMOeste. SCHWENGBER esclarece ainda que novilho precoce é todo o macho com 240 quilos de carcaça ou mais, e fêmeas, com 210 quilos ou mais. Para ser considerado novilho precoce a idade do animal deve ser de até 30 meses. A idade é comprovada também se o animal possui até quatro dentes definitivos. Existe ainda a categoria super precoce, que são machos com 210 quilos de carcaça ou mais, e fêmeas com 180 quilos ou mais. Nesse caso, a idade é de até 20 meses, e que possuam ao menos dois dentes definitivos.


-RAPAZ SEM HABILITAÇÃO FOGE DA POLÍCIA, MAS ACABA PRESO APÓS SE ESCONDER EM RESIDÊNCIA

-JOVEM SOFRE GRAVES FERIMENTOS EM ACIDENTE ENTRE CARRO E MOTO


Acusados de homicídio em SJCedro vão a júri popular. Nesta manhã de hoje, na Câmara de Vereadores, será realizado o júri de INOSIEL e NIVAEL MUHL e também CLEUMIR HECK. Os três são acusados de um homicídio na antiga Parada 204, proximidades do trevo de acesso a SJCedro. O crime ocorreu no dia primeiro de fevereiro de 2014. REINALDO HOTH de 28 anos, morador do distrito de Padre Réus, foi alvejado por dois disparos de arma de fogo calibre 22. Ele foi encaminhado ao hospital Regional de SMOeste em estado grave e morreu logo depois.A motivação seria um acerto de contas devido ao furto de uma moto. O júri inicia logo mais as 8 e meia da manhã, na Câmara de Vereadores de Cedro.


Para fugir da PM, homem se esconde no forro da casa. A Polícia Militar prendeu um homem de 39 anos, suspeito de agredir a própria esposa, na noite da última quarta-feira, em São Lourenço do Oeste. O suspeito estava escondido no forro da residência quando os policiais chegaram no imóvel. Segundo a polícia, ele se recusou a descer para conversar com a guarnição, mas depois de longa negociação, se entregou. Os policiais foram até o endereço após uma denúncia feita no 190. A vítima de 37 anos, estava com ferimentos no rosto, hematomas, e contou à PM que foi agredida com socos. O homem estava muito alterado e visivelmente embriagado, e foi levado à delegacia.


Colisão frontal deixa motociclista gravemente ferido na BR 163. O acidente aconteceu por volta das 14 horas e 30 minutos desta quinta-feira, na BR 163 em Guarujá do Sul envolvendo uma moto Bros, placa de Realeza e uma Saveiro emplacada em Santo Antônio do Sudoeste.


Os bombeiros de São José do Cedro atenderam o motociclista que reside na Linha Maria Preta, em Dionísio Cerqueira. O rapaz de 26 anos relatou que colidiu sua moto frontalmente com a picape e sofreu uma queda. Ele se queixava de dores no braço esquerdo, pernas e coluna. A vítima apresentou suspeita de hemorragia interna abdominal, suspeita de fratura na cintura pélvica e quadril, suspeita de fratura no fêmur, suspeita de fratura em tornozelo direito, pé, e várias escoriações. Após os primeiros socorros no local o piloto foi levado ao hospital.


Câmara de Vereadores será sede do júri popular do caso do advogado Montagna. O documento confirmando o Júri Popular dos acusados do assassinato do advogado de Guaraciaba, JOACIR MONTAGNA, chegou ao legislativo de SMOeste ontem. O júri está programado para ocorrer na manhã do dia primeiro de julho com forte ação de segurança, tanto com agentes locais da Polícia Militar quanto de forças especiais do estado de Santa Catarina. A estrutura do legislativo possui capacidade para mais de 200 pessoas. O advogado foi assassinado com tiros de arma de fogo em seu próprio escritório no dia 13 de agosto de 2018. Neste dia, um homem chegou ao local com um capacete anunciou o assalto e levou duas funcionárias até a sala onde se encontrava Joacir. Ao abrir o cofre o suspeito disparou e fugiu. Dos envolvidos no caso, quatro foram presos pela suposta ligação com o assassinato e um por porte ilegal de arma de fogo e associação criminosa.


Jovem sofre graves ferimentos em acidente entre carro e moto. O Corpo de Bombeiros de Itapiranga foi acionado por volta das 13 horas de ontem para atender vítima de acidente de transito. Foi uma colisão traseira na SC 496, acesso a São João do Oeste envolvendo uma moto Fazer 250 conduzida por jovem de 20 anos e um veículo Gol, cujo motorista era um homem de 41 anos. O piloto sofreu fratura fechada na tíbia e fíbula da perna direita além de ferimentos no ombro e mãos. O paciente foi conduzido ao Hospital Santa Casa Rural de São João do Oeste e em seguida transferido para o Hospital Regional de São Miguel do Oeste onde aguarda por cirurgia. O motorista do Gol nada sofreu e permaneceu no local do acidente.


Rapaz sem habilitação foge da polícia, mas acaba preso após se esconder em residência de Descanso. Na noite desta quinta-feira, por volta das 22 horas e 30 minutos, na SC 163, no trevo de acesso a Descanso, a Polícia Militar Rodoviária de Iporã do Oeste prendeu um homem de 19 anos, após ele fugir da abordagem policial. A guarnição realizava uma barreira de trânsito, quando sinalizou para o condutor de um Classic encostar o veículo. O homem não acatou a ordem de parada, fugiu em alta velocidade, colocando em risco a vida dele e de terceiros. Após acompanhamento tático, os policiais conseguiram abordar o motorista na residência de um produtor rural, onde ele tentava esconder o automóvel.


A polícia constatou que o motorista de 19 anos não possui CNH, se recusou a realizar o teste de bafômetro, e já possui 26 boletins de ocorrência. Além disso, o rapaz se encontrava em prisão domiciliar. O motorista foi preso em flagrante por conduzir veículo sob a influência de álcool, conduzir veículo sem CNH gerando perigo de dano e pela desobediência na ordem de parada do carro. O proprietário do veículo também irá responder por permitir e entregar veículo para pessoa não habilitada. O carro foi recolhido para o pátio conveniado.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.