ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 07/06/19

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de céu ensolarado. A temperatura pode chegar a 24 graus. A mínima das últimas horas foi de 11 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a sexta-feira em queda. O dólar paralelo está cotado a três reais e 85 centavos para a compra e quatro reais e 10 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 35 centavos para a compra e quatro reais e 75 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a oito centavos para a compra e nove centavos e meio para venda.

THERESA MAY deixa nesta sexta-feira a liderança do Partido Conservador. Ela permanece, porém, como primeira-ministra do Reino Unido até que seu sucessor seja eleito, o que deve acontecer na segunda quinzena de julho. A partir do dia 10, membros do partido terão uma semana para se inscrever e concorrer à liderança e, consequentemente, ao cargo de premiê, já que o Partido Conservador ocupa a maioria na Câmara dos Comuns. De acordo com a BBC, 11 membros do partido já confirmaram sua intenção de participar do processo.

O México vai deslocar seis mil integrantes da guarda nacional à fronteira do país com a Guatemala. A informação é do ministro de Relações Exteriores mexicano, MARCELO EBRARD. Com a medida, o governo mexicano espera conter o fluxo de migrantes que saem da América Central rumo aos Estados Unidos. Por causa do aumento na imigração ilegal e pedidos de asilo, o presidente norte-americano, DONALD TRUMP, anunciou a taxação gradual de produtos mexicanos importados.

O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, garantiu nesta quinta-feira que tomará uma decisão sobre as tarifas americanas sobre produtos chineses depois da reunião do G20, prevista para o fim de junho no Japão. TRUMP explicou que vai falar com o presidente chinês XI JINPING durante a cúpula nos dias 28 e 29 de junho. O presidente americano se referiu a sua ameaça de aumentar as tarifas aduaneiras sobre pouco mais de 300 bilhões de dólares em produtos importados da China pelos Estados Unidos.

Restando três semanas para o início de julho, quando passa a contar o novo ano-safra, o Ministério da Agricultura adiou nesta quinta-feira a data de lançamento do Plano Safra 20192020, prevista inicialmente para o dia 12. Sem que uma nova data tenha sido anunciada, entidades do agronegócio demonstram preocupação com os possíveis contratempos caso o recurso não seja depositado na rede bancária no tempo certo para planejamento e preparo das lavouras. O lançamento do Plano Safra depende da votação de um crédito suplementar no Congresso Nacional. Em nota, a Federação da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina avalia que o adiamento do anúncio do Plano Safra “criará embaraços para os produtores rurais que necessitam de crédito para custeio e investimento”.

O plenário do Supremo Tribunal Federal decidiu nesta quinta-feira, por maioria, liberar a venda do controle acionário de subsidiárias de empresas públicas e sociedades de economia mista, sem que para isso seja preciso aval legislativo ou processo de licitação. A decisão abre caminho para que companhias como Petrobras e Eletrobras, por exemplo, possam vender suas controladas. Por unanimidade, contudo, o plenário decidiu que a dispensa de aval legislativo e de licitação somente se aplica às subsidiárias, não valendo para empresas matrizes, que continuam precisando de autorização do Congresso para serem privatizadas.

O juiz VALLISNEY DE SOUZA OLIVEIRA, da 10ª Vara Federal, em Brasília, aceitou nesta quinta-feira uma denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal contra o ex-presidente LULA e os ex-ministros ANTÔNIO PALOCCI e PAULO BERNARDO. A decisão, que torna os três réus pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, investiga um pagamento de 64 milhões aos petistas em troca de favores do governo para a empreiteira Odebrecht. Do montante total prometidos pela Odebrecht ao ex-presidente LULA em 2010, cinco milhões seriam referente a doações via caixa 2 para a campanha da deputada GLEISI HOFFMANN ao governo do Paraná em 2014.

O governador CARLOS MOISÉS anunciou nesta quinta-feira o nome do advogado OSMAR NUNES JÚNIOR como o novo desembargador do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Ele integrava a lista tríplice formada pelo pleno do TJ, em eleição realizada no último dia 27 de maio, na condição de mais votado entre seus colegas que disputavam a vaga pelo quinto constitucional da OAB. O presidente do TJ, desembargador RODRIGO COLLAÇO, acompanhou o encontro entre o governador e o advogado quando o nome foi divulgado oficialmente pelo chefe do Executivo estadual. Ainda não há definição sobre a data da posse do novo desembargador.

Santa Catarina é o primeiro Estado a assinar o termo de cooperação técnica para implementação do programa Criança Protegida, do Governo Federal. A parceria foi firmada em ato na Casa d´Agronômica, na tarde desta quinta-feira, 6, entre o governador CARLOS MOISÉS e a ministra DAMARES ALVES, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. O acordo consiste em curso de formação e capacitação de profissionais para fortalecer e aprimorar o atendimento, a assistência e a proteção de crianças e adolescentes com direitos violados. O curso prevê a formação de 500 agentes públicos e da sociedade civil que atuam na rede de atendimento do Sistema Único de Saúde, em sistema educacional, rede socioassistencial, conselhos tutelares e de direitos, polícias militares, delegacias de proteção à criança e ao adolescente e em unidades de acolhimento institucional.

O número de casos de dengue em Santa Catarina chegou a 949, segundo boletim da Diretoria de Vigilância Epidemiológica divulgado nesta quinta-feira. A maioria foi contraída dentro do própria estado, metade em Itapema, no Litoral Norte. A cidade vive uma situação de epidemia da doença. O número de casos de febre de chikungunya também subiu e chegou 10 confirmações. Não há pacientes com vírus da zika em Santa Catarina. As três doenças são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Os números são relativos ao período entre 30 de dezembro de 2018 e primeiro de junho de 2019. Nesse mesmo intervalo no ano passado, foram 45 casos confirmados de dengue.

AZURIZ promove encontro para apresentação do Clube. Aconteceu na noite de ontem, no Urio Park em Marmeleiro, uma solenidade com a presença de diversas figuras do futebol brasileiro, como ADILSON BATISTA e FERNANDO CARVALHO. Os idealizadores do projeto AZURIZ estiveram reunidos para apresentação da proposta a comunidade, parceiros e imprensa do Sudoeste do Paraná e Oeste de Santa Catarina.

CT que está em construção em Marmeleiro divisa com o Campo Erê, tem como foco principal as categorias de base. Segundo o presidente do AZURIZ Futebol Clube, PEDRO WEBER, a obra tem previsão para ser entregue em agosto, deste ano. O CT conta com quatro campos oficiais, alojamento e está sendo adequado ao centro de formação da CBF. Ele deve ser um nível de Top 10 no Brasil.

Ideia do projeto AZURIZ surgiu quando a Florida Cup permitiu a um sócio do clube, discutir a ideia com a LifePro. O vice-presidente do Clube, ROBSON RAMOS, que atualmente também é presidente da Câmara de Vereadores de Campo Erê, conta que a LifePro é uma empresa especializada em gestão de carreira. Tudo isso, foi idealizado por ele e seu irmão NELSON RAMOS, que reside nos Estados Unidos e foi o maior incentivador do projeto. ROBSON, revela que o Clube conta com inúmeros parceiros, mas um dos maiores investidores do Clube AZURIZ é o jogador da seleção brasileira MARCELO, que atualmente joga no Real Madrid.

Acreditar na ideia é a principal ferramenta para o sucesso do AZURIZ Futebol Clube. NELSON RAMOS, relata que acreditou na ideia e buscou parcerias junto com os demais membros para que tudo isso se tornasse realidade. Objetivo do CT é oferecer tudo que há de melhor para preparar um menino para o alto desempenho. Os planos do AZURIZ é atuar junto à captação de talento. Ter metodologia de formação bem definida para poder direcionar a carreira dos atletas para os clubes de mais camisa.

FERNANDO CARVALHO tem ligação com o AZURIZ. Ele que é ex-presidente do Internacional, diz que seu envolvimento com o AZURIZ é mais familiar, pois o filho e dois sobrinhos fazem parte da diretoria do Clube. Ele diz que agora se torna um fiel torcedor do AZURIZ. Já ADILSON BATISTA ex-jogador do grêmio e ex-técnico do Corinthians, parabeniza os idealizadores do projeto e em seu depoimento diz que veio prestigiar a apresentação do AZURIZ a convite do seu grande amigo NELSON RAMOS.

AZURIZ Futebol Clube já tem três uniformes. Durante a solenidade também foi feita apresentação dos uniformes da AZURIZ, bem como entregue a primeira carteira de sócio torcedor a MÁRCIO AMANCIO do município de Campo Erê.

Vereadores mirins de Saltinho visitam Rádio Atalaia. Na tarde de ontem, vereadores mirins de Saltinho acompanhados do idealizador do Programa no município, vereador NILSON DA SILVA e do presidente da Câmara de Vereadores BRÁULIO CASAGRANDE estiveram em Campo Erê fazendo inúmeras visitas, entre elas Rádio Atalaia, Apae e Corpo de Bombeiros. Objetivo da visita, segundo NILSON, é oportunizar aos vereadores mirins conhecer alguns pilares da sociedade, isso complementa e vai melhorar muito as atividades que desenvolvem no município.

Visita em instituições é importante para vereadores mirins. Para as coordenadoras do programa em Saltinho JULIA KULBA e MORGANA AMANN, o que mais chama atenção nas ações desenvolvidas pelos vereadores mirins é que antes de pensar em si se pensa na comunidade. Avaliam como muito positiva as visitas realizadas ontem.

Rede Feminina de Combate ao Câncer promove mais uma edição da Noite da Sopa. A informação é da presidente TORLI BAMBERG. De acordo com ela, a equipe trabalha a todo vapor para deixar tudo pronto para esse evento que é tradição na rede feminina de São Lourenço do Oeste. Neste ano, a Noite da Sopa será no dia 14, na próxima semana no Centro da capela Santa Catarina. Segundo a presidente, nos anos anteriores os recursos arrecadados eram revertidos para a própria rede, nesta edição, todo valor da Noite da Sopa, será doado ao Hospital do Câncer de Pato Branco que atende pacientes de São Lourenço e toda região.

Hospital do Câncer está com novos projetos para melhorar atendimento aos pacientes com câncer. Devido a isso, que todo recurso arrecadado com o evento da Sopa, será revertido ao hospital. TORLI, conta que a instituição ganhou um novo equipamento de radioterapia mais moderno e com inúmeras tecnologias acopladas a ele. Porém, para acomodar esse aparelho o hospital precisa de uma sala maior. Como o equipamento produz muita radiação é necessário uma sala blindada com titânio, por isso se torna caro a adaptação. Desta maneira a rede feminina vai ajudar como pode, e todo dinheiro arrecadado na Noite da Sopa será doado ao Hospital.

Município sedia palestra sobre CAEPF. ADEMIR CIMA- Secretário de Agricultura de São Bernardini afirma que o encontro ocorreu ontem, no Centro de Idosos. Mais de 200 pessoas participaram do debate sobre o Cadastro de Atividade Econômica da Pessoa Física- CAEPF. Segundo CIMA, dois profissionais da Receita Federal estiveram conduzindo a conversa e tirando dúvidas dos agricultores quanto ao preenchimento das notas e a prestação de contas.

Agricultor deve declarar a atividade econômica. A informação é de ADEMIR CIMA.Ressalta que essa declaração deve ser feita para a Receita Federal. De acordo com ele, pro enquanto a obrigatoriedade é somente para as vendas e não das compras dos produtos. Isso já deve ser feito a partir do mês que vem. Os produtores que tem internet, podem fazer em casa, os outros devem procurar um órgão competente para auxílio.

Saltinho tem mais de seiscentos eleitores para fazer biometria obrigatória neste mês. Segundo o secretário de assistência social do município MATEUS KHUN, desde início do ano começou o serviço de biometria na comarca de Campo Erê, para eleitores de Saltinho e Palma Sola. Eles tem prazo até, 28, agora de junho para fazer o serviço junto ao Cartório Eleitoral. O eleitor que não fizer o recadastramento biométrico terá seu título cancelado, além dos inúmeros problemas que terá pela frente, como bloqueio do CPF e impossibilidade de votar nas eleições.

Setor social de Saltinho está disponibilizando transporte para os eleitores toda quinta-feira para fazer a revisão. O chefe do Cartório eleitoral de Campo Erê GUSTAVO AGUIAR, ressalta que o eleitor que tiver título cancelado terá que pagar multa. As complicações são inúmeras, por isso, orienta que os eleitores não deixem de fazer a biometria enquanto o serviço é apenas no Cartório. Caso deixe passar o prazo, para regularizar, é preciso sair do município.

Procedimento para biometria é rápido. O chefe conta que são no máximo 20 minutos que o eleitor leva para fazer o processo. O Cartório Eleitoral reforçou a equipe para melhor atender e dar agilidade no atendimento. Faltando cerca de 15 dias uteis para o fim do prazo, ainda faltam aproximadamente seiscentos e cinquenta eleitores de Saltinho para fazer o recadastramento. Acrescenta que para agilizar ainda mais o processo, os eleitores podem agendar o atendimento pelo site do TRE, desta forma evitam filas de espera no cartório, pois são atendidos no horário marcado.

Incêndio em silo mobiliza bombeiros em Palma Sola. Por volta das 08 horas e 20 minutos de hoje, a guarnição do Corpo de Bombeiros de Palma Sola, foi chamada para atender a um incêndio em silo na empresa Palma Sola SA. No local confirmada a ocorrência, o incêndio acontecia em silo metálico com pó e se propagou para um segundo silo. A Guarnição auxiliou a brigada de incêndio da empresa, usando hidrantes locais, e várias linhas de ataque direto, onde foram usados aproximadamente 40 mil litros de água, sendo feito resfriamento, extinção e orientação da equipe de segurança no trabalho na retirada do material.

Menor agride cachorro com facão e vai parar na delegacia. Um adolescente de 16 anos foi levado à Polícia Civil acusado de ter agredido um cachorro com um facão. O caso aconteceu no bairro Santa Inês, em Quilombo. Conforme a PM, uma mulher de 30 anos contou que seu primo agrediu o cachorro, que estava preso com corrente dentro de seu terreno. Ele usou um facão para ferir o animal, que acabou tendo um corte profundo no rosto. Os policiais apreenderam o facão e conduziram o menor até a delegacia.

Para fugir da PM, homem se esconde no forro da casa. A Polícia Militar prendeu um homem de 39 anos, suspeito de agredir a própria esposa, na noite de quarta-feira, em São Lourenço do Oeste. O suspeito estava escondido no forro da residência quando os policiais chegaram no imóvel. Segundo a polícia, ele se recusou a descer para conversar com a guarnição, mas depois de longa negociação, se entregou. Os policiais foram até o endereço após uma denúncia feita no 190. A vítima de 37 anos, estava com ferimentos no rosto, hematomas, e contou à PM que foi agredida com socos. O homem estava muito alterado e visivelmente embriagado, por fim ele foi levado à delegacia.

Localizado carro que caiu no Rio Marrecas. Foi localizado ontem, no Rio Marrecas, bairro Guanabara em Francisco Beltrão, o veículo Monza que caiu na água na sexta-feira, 31, no início da tarde. O veículo estava próximo ao local onde caiu no final da Rua São Pedro. O corpo do condutor Cezário Machado,69 anos, foi localizado à 11 km do local, rio abaixo. Os Bombeiros fizeram buscas, mas não encontraram vestígios de uma segunda vítima no veículo.

Duas pessoas ficam feridas após briga em bar. Dois homens, um de 42 e outro de 33 anos, acabaram feridos depois de um desentendimento num bar localizado no bairro Cruzeiro, próximo a capela São Brás, em São Lourenço do Oeste. O agressor, que ainda não foi localizado, porém identificado, teria usado uma arma branca, possivelmente uma faca, para ferir as vítimas. A ocorrência foi registrada por volta das 23 horas de ontem. O Corpo de Bombeiros fez o atendimento as vítimas. O homem de 42 anos apresentava ferimento incisivo associado a hemorragia externa na cabeça, ombro e dorso. Já o de 33 anos tinha ferimento incisivo associado a hemorragia externa no tórax e braço esquerdo. Ambas as vítimas foram encaminhadas ao pronto-atendimento.

Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.