ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 07-05-2020 Quinta-feira

-SENADO APROVA PROJETO QUE PREVÊ AJUDA FINANCEIRA A ESTADOS E MUNICÍPIOS

-JUSTIÇA BLOQUEIA ATÉ 32,5 MILHÕES EM BENS DO EX-SECRETÁRIO DE SAÚDE

-SÃO JOÃO DO OESTE ANUNCIA CORTES EM INVESTIMENTOS PARA MANTER SERVIÇOS ESSENCIAIS

-VEREADOR APRESENTA MOÇÃO QUE PEDE ADIAMENTO DAS ELEIÇÕES

-MUNICÍPIOS SÃO ORIENTADOS A NÃO REALIZAR DIA D DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE

-DESCANSO AMPLIA SERVIÇO DE ENTREGA DE CALCÁRIO DO PROGRAMA TROCA-TROCA DO ESTADO

-ENGAVETAMENTO ENVOLVE TRÊS VEÍCULOS NA SC 163

-PRF AMPLIA OPERAÇÕES DE FISCALIZAÇÃO CONTRA CRIMES TRANSFRONTEIRIÇOS


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 17 graus. A mínima das últimas horas foi de dois graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


O dólar paralelo está cotado a cinco reais e 50 centavos para a compra e cinco reais e 85 centavos para a venda. O euro está valendo cinco reais e 70 centavos para a compra e seis reais e 20 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos para a compra e seis centavos para venda.


Comandos militares americanos admitiram nesta quarta-feira que 132 civis morreram em suas operações executadas em todo o mundo, uma cifra muito inferior às estimativas de organizações não governamentais. O Departamento de Defesa estima que outros 91 civis ficaram feridos em 2019 durante as operações militares americanas em Iraque, Síria, Afeganistão e Somália. A ONG Airwars, que conta as vítimas civis em ataques aéreos no mundo, estima que a coalizão liderada pelos Estados Unidos tenha matado entre 465 e mil 113 civis no ano passado só na Síria.


O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, afirmou nesta quarta-feira que a crise gerada pela pandemia do novo coronavírus é pior do que os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001 e do que a ofensiva à base de Pearl Harbor, na Segunda Guerra Mundial. Para o norte-americano, era possível evitar o impacto da pandemia nos Estados Unidos.TRUMP disse que isso poderia e deveria ter sido interrompido. Os Estados Unidos registravam mais de 70 mil mortes por Covid-19 nesta quarta, segundo monitoramento da Universidade Johns Hopkins. Os ataques de 11 de setembro de 2011 deixaram cerca de três mil mortos.


O governo federal e os governos estaduais da Alemanha acertaram nesta quarta-feira, em reunião por telefone, novos relaxamentos nas medidas anti-coronavírus, em vigor desde meados de março. O relaxamento inclui a reabertura total do comércio, desde que respeitadas regras de higiene e distanciamento social. Até agora, apenas estabelecimentos com menos de 800 metros quadrados podiam abrir. O número de clientes e funcionários deverá ser limitado de acordo com a área da loja. A entrada deverá ser controlada, de modo a evitar filas. Também treinos e competições esportivas a céu aberto são novamente permitidos, desde que a distância de segurança, seja cumprida – ou seja, não pode haver contato entre os esportistas.


Após o registro de filas e aglomerações em agências da Caixa Econômica Federal, o presidente do banco, PEDRO GUIMARÃES, afirmou nesta quarta-feira que os pagamentos da segunda parcela do auxílio emergencial de 600 reais será mais eficiente. O banco estrutura um cronograma com datas espaçadas para os repasses. De acordo com o executivo, as filas diminuíram consideravelmente na maior parte das agências e a tendência é que sigam reduzindo.O primeiro mês de pagamentos teve coincidência de datas nos repasses feitos a mais de um grupo de pessoas, o que ampliou a demanda nos postos de atendimento. Houve, por exemplo, sobreposição de pagamentos a beneficiários do Bolsa Família e a outros cadastrados.


A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça decidiu nesta quarta-feira, por unanimidade, tornar réus quatro desembargadores e três juízes do Tribunal de Justiça da Bahia e mais oito pessoas supostamente envolvidas em um esquema de compra e venda de decisões judiciais. Segundo os relatórios da operação Faroeste, deflagrada em 2019, as sentenças eram relacionadas a disputadas de terras na região oeste do estado. A decisão foi tomada na primeira sessão de julgamento por videoconferência da Corte. Os ministros se reuniram virtualmente em razão da pandemia da Covid-19. Relator do caso, o ministro OG FERNANDES afirmou no voto que há “justa causa” para o recebimento da denúncia. Entre os crimes apurados, estão organização criminosa e lavagem de dinheiro.


O Senado aprovou nesta quarta-feira, em sessão remota, por 80 votos a zero, o projeto que prevê ajuda financeira da União a estados e municípios para tentar reduzir os impactos causados pela crise do coronavírus. Como o texto já foi aprovado pela Câmara dos Deputados, seguirá para sanção do presidente JAIR BOLSONARO. Segundo o texto, a União vai transferir diretamente a estados e municípios 60 bilhões, divididos em quatro parcelas mensais. Os recursos, conforme a proposta, serão divididos da seguinte forma: 30 bilhões para compensação pela queda de arrecadação de estados, 20 bilhões para compensação dos municípios, 10 bilhões para ações de saúde e assistência social, sendo sete bilhões para estados e três bilhões para as prefeituras.



Enquanto metade da população catarinense tem renda média mensal de mil e 200 reais, os membros do um por cento mais rico do Estado recebem cerca de 22 mil e cem reais por mês através do trabalho. A desigualdade nos salários é grande, mas ainda assim é a segunda menor do Brasil segundo o IBGE, em edição da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua divulgada nesta quarta-feira. Em Santa Catarina a diferença do um por cento mais rico em relação aos 50 por cento mais pobres é de 18 vezes, enquanto no Brasil o número chega a 33 vezes.Por outro lado, o IBGE aponta que nos últimos dois anos a desigualdade salarial aumentou entre os homens e mulheres catarinenses. Em 2018 os homens recebiam, em média, 34 por cento a mais que as mulheres. A nova edição da pesquisa aponta que agora a diferença está em 36 por cento.


A vice-governadora de Santa Catarina, DANIELA REINEHR, está pedindo o afastamento do cargo do secretário da Casa Civil, DOUGLAS BORBA. Em nota divulgada na noite desta quarta-feira, ela se diz "perplexa" com o caso da compra dos respiradores, afirma que solicitou investigação aos órgãos de controle e pediu "punição dos responsáveis". A vice-governadora destacou que a celeridade que o momento exige não pode ser responsável pela inobservância das normas vigente. DANIELA solicitou ao Governador do Estado o afastamento do cargo de Chefe da Casa Civil que foi citado pela servidora exonerada da secretaria de Saúde como responsável por autorizar o pagamento antecipado a empresa Veigamed. BORBA nega a acusação e disse que não tem relação com a compra.


A juíza ANA LUISA SCHMIDT RAMOS, da Vara da Fazenda Pública da Capital, determinou nesta quarta-feira à noite a indisponibilidade de bens do ex-secretário de Estado da Saúde, HELTON ZEFERINO, até o limite de 32 milhões e meio de reais. A decisão foi tomada em resposta a uma ação movida pelo deputado estadual BRUNO SOUZA, e também prevê o sequestro de imóveis e veículos que estiverem em nome da Veigamed, empresa que vendeu – e ainda não entregou – 200 respiradores para o Estado.Na decisão, a juíza considera que já havia determinado o bloqueio de 33 milhões das contas da Veigamed. No entanto, só estavam disponíveis 483 mil.A magistrada afirma que já se pode falar em “sumiço” de 33 milhões no Estado, e relaciona uma série de suposta irregularidades que permearam a contratação da empresa. Entre elas, o pagamento antecipado sem garantias, e a escolha de uma microempresa, que não tem capital condizente com a venda que fez a Santa Catarina.


-SÃO JOÃO DO OESTE ANUNCIA CORTES EM INVESTIMENTOS PARA MANTER SERVIÇOS ESSENCIAIS

-VEREADOR APRESENTA MOÇÃO QUE PEDE ADIAMENTO DAS ELEIÇÕES

-MUNICÍPIOS SÃO ORIENTADOS A NÃO REALIZAR DIA D DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE

-DESCANSO AMPLIA SERVIÇO DE ENTREGA DE CALCÁRIO DO PROGRAMA TROCA-TROCA DO ESTADO


Setor de Transportes e Obras de Iporã do Oeste irá retomar serviços gerais nas estradas após registro de chuva. Conforme o secretário, MILTON WEBER, o tempo seco estava dificultando o patrolamento das estradas, e com a chuva, o setor irá priorizar inicialmente os trechos mais críticos nas estradas já mapeadas em todo município. WEBER explica que após isso será iniciado o cascalhamento, patrolamento, alargamento e limpeza das estradas. Segundo o secretário, a umidade contribuiu para os serviços nas estradas, mas não pode ser em excesso. Com a previsão de inverno mais seco, WEBER antecipa que será possível registrar menos problemas com atoladores. No momento os trabalhos se concentram na estrada de São Luis, e outra equipe atua na estrada geral de Macucozinho e Monte Maria. O secretário lembra que os caminhões continuam disponíveis para o transporte de água nas propriedades que tiverem a necessidade.


Descanso registra grande incidência de sistemas de tratamento de esgoto com vazamento. A fiscal da vigilância sanitária, ELAINE MELZ, explica que isso tem sido ocasionado muitos vezes por obras de mudança na canalização que o próprio morador realiza. Conforme a fiscal, somente este ano o setor já teve 23 verificações, e destes, 20 proprietários foram intimados a resolver o caso em um prazo que em geral é de dois meses. Ela lembra que em alguns casos o problema se resolve com ajustes ou então novo sistema precisa ser instalado. ELAINE MELZ cita que nos outros três casos os autos de intimação foram emitidos ainda no ano passado, mas os responsáveis não cumpriram o prazo e além de receber infração foi gerado processo administrativo sanitário. Ela lembra que a maioria das irregularidades chega ao conhecimento da VISA por meio de denúncias, pois são problemas que geram transtornos aos vizinhos.


Para ser considerado um sistema de esgoto correto, a fiscal da vigilância sanitária de Descanso explica que deve possuir caixa de gordura, fossa, filtro e sumidouro. ELAINE MELZ comenta que aquelas fossas rudimentares antigas, em que é feito apenas um buraco para armazenar o esgoto, são consideradas irregulares. Ela ressalta que o lodo da caixa da gordura pode ser destinado para o lixo que vai para o aterro. Já os resíduos da fossa devem ser coletados por empresa habilitada. A fiscal sanitária lembra que além das denúncias que são averiguadas, a verificação de todos os sistemas de esgoto terá sequência após a pandemia, tanto na cidade como nos perímetros urbanos das comunidades de Campinas, São Valentin, Itajubá e Cruzinhas, além também das demais localidades do interior onde há estabelecimentos com fins industriais.


São Miguel do Oeste confirma quinto caso de coronavírus. O Comitê de Crise do Coronavírus em São Miguel do Oeste recebeu nesta quarta-feira a confirmação de mais três casos de Covid-19 no município. Os pacientes são uma mulher de 39 anos, um homem de 58 anos e um homem de 30 anos. Todos apresentam sintomas leves da doença. Eles estão em isolamento domiciliar, acompanhados por um médico da Secretaria da Saúde e pela Vigilância Epidemiológica Municipal. Os familiares dos pacientes também estão em quarentena. Com as confirmações foi a cinco o número de casos de coronavírus em São Miguel do Oeste. Na segunda-feira, o Comitê divulgou o resultado positivo do exame de uma mulher de 36 anos e na terça-feira confirmou a contaminação de um homem de 42 anos.


Escola do Legislativo disponibiliza mais de 20 cursos online de graça a população. Segundo a presidente da Escola do Legislativo, deputada MARLENE FENGLER, os cursos são à distância e sem nenhum custo aos interessados. Ela cita que é uma oportunidade de qualificação técnica, principalmente neste momento de pandemia em que as aulas presenciais estão suspensas e muitas pessoas têm a redução na carga horária de trabalho. MARLENE explica que o acesso aos cursos é feito por meio do site da Escola do Legislativo, em que deve ser feito o cadastro e a opção entre 22 capacitações. Entre os cursos, a deputada cita gestão de competências, qualidade no atendimento, controle na administração pública, língua portuguesa, relações interpessoais, administração de conflitos, liderança e área jurídica. Todos os cursos geram certificação.


Na Assembleia Legislativa, a deputada MARLENE FENGLER comenta que os trabalhos estão tendo sequencia desde a segunda semana da pandemia, mas de forma remota com sessões virtuais. Nesta semana, a deputada comenta que foram retomadas as atividades presenciais, mediante adoção das medidas preventivas. Deputados que se enquadram do grupo de risco permanecem em casa, participando das atividades à distância. MARLENE FENGLER ressalta que os trabalhos precisam ter sequencia, dentro do possível, considerando que no momento há uma Comissão Parlamentar de Inquérito, CPI, que apura denúncias na compra de equipamentos respiradores pelo governo do Estado. Ela recorda que os respiradores foram pagos de forma antecipada, no valor de 33 milhões de reais, mas sem previsão de entrega pela empresa.


São João do Oeste anuncia cortes em investimentos para manter serviços essenciais. Gastos não previstos nas áreas da saúde e da agricultura provocam consequências em outros setores. O governo de São João do Oeste faz ajustes e já admite cancelar alguns investimentos principalmente na infraestrutura. Conforme o secretário de Administração, Planejamento e Finanças, CLAUDIR RAUBER, em virtude da estiagem, que persiste apesar da chuva, a prefeitura está auxiliando os produtores rurais com o transporte de água e também indústrias que possuem grande consumo. O investimento já atinge 250 mil reais em terceirização de caminhões tanques e combustível para o serviço prestado pelo município. RAUBER cita ainda aumento das despesas na saúde com insumos principalmente para a prevenção no trabalho da equipe de profissionais e garantia de atendimento aos pacientes em período de pandemia.


Município reprograma investimentos com avaliação constante. O secretário de Administração salienta que o cenário não é favorável e por isso exige cautela em gastos que estavam previstos. CLAUDIR RAUBER diz que a prioridade é garantir dinheiro para o pagamento dos servidores, além de serviços essenciais na saúde e na educação. Cortes devem ocorrer principalmente em pavimentação de ruas que teriam investimento com recursos da prefeitura. RAUBER destaca o cancelamento da construção do passeio público da Rua da Matriz, no acesso ao termas com lajotas padronizadas. Também estão suspensas obras no Parque Poliesportivo onde estava prevista a construção de três quiosques e duas quadras, uma de areia e outra de grama sintética. O secretário anuncia ainda que está suspenso o projeto de asfaltamento da Rua Rio Grande e reforma do asfalto da rua central de Cristo Rei.


São João do Oeste mantém pavimentações com recursos próprios e de emendas parlamentares. Projetos já concluídos, alguns incluindo licitação já realizada, terão sequência. O secretário de Administração, Planejamento e Finanças demonstra confiança na realização de importantes obras. CLAUDIR RAUBER diz que estão confirmados projetos de pavimentação de cinco ruas na cidade com recursos do Governo Federal. Também garante o asfalto na Rua Padre Luiz Froener e do prolongamento da Rua Padre Luiz Froener. RAUBER confirma recursos para pavimentação de complementos de ruas na comunidade de Cristo Rei. O secretário lembra que o município também adota medidas seguindo decretos de isolamento e por isso já foram cancelados eventos como o Festioeste, Semana Alemã e encontro de corais. Ele considera que são programações importantes que deixam de acontecer em São João do Oeste neste ano.


Municípios são orientados a não realizar dia D de vacinação contra a gripe. O dia D estava previsto para este sábado, nove de maio. De acordo com a enfermeira responsável pelas vacinas na regional de Saúde de SMOeste, DILA POSSATI, com o objetivo de evitar aglomerações de pessoas, a orientação do Ministério da Saúde é que as secretarias municipais de saúde não realizem o dia D no sábado. DILA POSSAT explica que além de evitar aglomerações, a dificuldade na realização da ação neste sábado é que não haverá doses suficientes para a imunização. Ela justifica que o laboratório que produz as vacinas não dará conta de atender a quantidade de doses necessárias em todo o país. A enfermeira enfatiza que até o ano passado também eram recebidas doses importadas, mas a partir deste ano são somente as doses nacionais.


Na região, a enfermeira responsável pela vacinas na regional de Saúde destaca que serão apenas três municípios que irão realizar o dia D, para atender especificamente as crianças de seis meses a menores de seis anos. Os municípios são Tunápolis, São João do Oeste e SMOeste. DILA POSSATI ressalta que na primeira etapa foram vacinados idosos, trabalhadores da saúde e profissionais de salvamento. No momento a segunda fase de vacinação contra a gripe é para os caminhoneiros, profissionais do transporte coletivo, profissionais da segurança, doentes crônicos, adolescentes com medida socioeducativas, funcionários do sistema prisional, presos e indígenas. A terceira etapa que inicia dia 11 será para vacinar crianças, pessoas com deficiência, gestantes, mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias, professores de escolas públicas e privadas e adultos de 55 a 59 anos. Conforme a enfermeira, a procura pela vacina aumentou muito neste ano, principalmente pelos idosos.


Tunápolis terá agendamento para o Dia D da vacinação contra H1N1. Campanha ocorre neste sábado, no Lar do Idoso. Medida visa evitar aglomeração e garantir a segurança do público alvo da campanha e também dos profissionais da saúde. Conforme a enfermeira ROSELI BONAVIGO, responsável pela sala de vacinas, nesta etapa de vacinação contra a Gripe Influenza, serão contempladas crianças a partir de seis meses até menores de seis anos de idade. Todos os atendimentos serão prestados conforme o agendamento. Duzentos crianças já estão inscritas para serem imunizadas. ROSELI explica que a opção pelo Lar do Idoso ocorreu por ser um espaço climatizado e amplo possibilitando atender maior número de pessoas. A enfermeira destaca ainda que a equipe da saúde foi mobilizada para aplicar a vacina e agilizar a liberação das crianças com os cuidados no gerenciamento da fila e anotações na caderneta.


Enfermeira alerta para os pais a comparecerem no horário agendado para a vacinação. ROSELI BONAVIGO observa que as crianças estão afastadas das escolas e do convívio social e o momento da vacinação não pode ser usado como forma de reencontro. O Dia D da Campanha Influenza será em dois turnos no sábado e com atendimento somente por agendamento para evitar aglomeração. A Secretaria de Estado da Saúde deu liberdade aos municípios para organizarem a campanha. A enfermeira lembra que gestantes e professores serão atendidos em nova etapa, também com programação antecipada do horário de cada pessoa receber a vacina. A enfermeira diz que a preocupação maior é com a pandemia provocada pela Covid-19 e os cuidados para evitar propagação do coronavírus. Reforça cuidados com uso de máscaras inclusive para crianças maiores de dois anos. Também é preciso levar o cartão do SUS e caderneta de vacinação.


São João do Oeste possui 500 doses para campanha de vacinação contra a gripe. Mobilização do dia D ocorre neste sábado no período das oito horas às 17 horas sem fechar ao meio dia. De acordo com a enfermeira responsável pela sala de vacinas, MORGANA GRADE, o atendimento será por demanda livre. Ela avalia que o espaço na unidade de saúde é amplo e oferece boas condições de atender a população. Serão adotadas várias medidas de prevenção com auxílio das agentes de saúde na organização de filas para evitar aglomeração. MORGANA também alerta os pais e responsáveis para o uso de máscara incluindo crianças acima de dois anos. A enfermeira cita ainda a importância do distanciamento entre as pessoas e manter o ambiente com boa ventilação. Segundo MORGANA GRADE, o município recebeu 500 doses para atender crianças de seis meses até menores de seis anos.


Vereador apresenta moção que pede adiamento das eleições e transferência do fundo eleitoral para saúde e economia. A moção foi apresentada pelo vereador ADEMAR SCHNEIDERS na sessão do legislativo de São João do Oeste desta semana. Conforme o vereador, considerando a situação da pandemia e a estiagem que afeta principalmente o setor agropecuário, foi encaminhada uma moção a Camara dos Deputados, ao presidente do Supremo Tribunal Federal e ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral para que seja estudado o adiamento das eleições municipais de outubro, considerando os custos que todo processo eleitoral gera. Dessa forma, ADEMAR diz que o fundo eleitoral poderia ser repassado aos municípios para investimento na saúde e na economia, considerando a redução na arrecadação dos impostos.


O vereador comenta que caso as eleições municipais fossem unificadas com as eleições estaduais e federais, seria necessária uma alteração na Constituição Federal, o que está em discussão há muito tempo. ADEMAR SCHNEIDERS destaca que a moção teve o apoio dos demais vereadores, e o documento foi encaminhado também às demais câmaras de vereadores da região da Ameosc. O vereador acrescenta que na última sessão deu entrada um projeto do executivo, em regime de urgência, que trata da liberação de recursos por instituição financeira local para beneficiar empresas de São João do Oeste, em que os juros serão custeados pela prefeitura. O projeto de lei foi aprovado pelo legislativo e a partir disso as empresas podem se habilitar para fazer o financiamento, que leva em conta a movimentação econômica de cada empreendimento.


Descanso amplia serviço de entrega de calcário do programa troca-troca do governo do Estado. Já no ano passado a prefeitura realizava parte da entrega, e o restante do serviço era executado por empresa terceirizada. De acordo com o prefeito, SADI BONAMIGO, a cota inicial do município este ano é de duas mil toneladas de calcário. A liberação, mediante conferência da análise de solo, é feita pelo escritório local da Epagri. O prefeito destaca que do total, cerca de 800 toneladas já foram liberadas aos agricultores e na próxima semana a prefeitura inicia a entrega. BONAMIGO cita que este ano toda entrega será feita sem custo aos produtores pelos caminhões da secretaria de Transpores e Obras, nas propriedades rurais. O prefeito considera que este é um auxílio à agricultura, que teve várias culturas afetadas pela estiagem.


No ano passado, o prefeito de Descanso recorda que além da cota inicial, a demanda foi de ainda 200 toneladas de calcário. SADI BONAMIGO diz que pelo que se percebe este ano a demanda pelo insumo tem sido menor. Ele lembra que é importante que os agricultores façam seus pedidos, conforme a necessidade, para que a prefeitura possa organizar a entrega. Ainda em relação aos serviços no interior, BONAMIGO ressalta que a chuva desta semana contribuiu para a normalização dos trabalhos nas estradas, considerando que a malha viária é de mil e 200 quilometros. Em relação à infraestrutura, entre obras já em andamento ou que terão início, o prefeito cita que serão mais de 20 obras na cidade e em parceria com as comunidades. Entre elas, BONAMIGO cita o centro cultural e o ginásio de esportes, que está com mais de 60% da obra concluída, orçada em mais de um milhão de reais.


-ENGAVETAMENTO ENVOLVE TRÊS VEÍCULOS NA SC 163

-PRF AMPLIA OPERAÇÕES DE FISCALIZAÇÃO CONTRA CRIMES TRANSFRONTEIRIÇOS


Homem é preso após agredir filha em bairro de São Miguel do Oeste. Um homem foi preso na noite de terça-feira por violência doméstica. O fato ocorreu por volta das 22 horas na Rua Celso Ramos no bairro Santa Rita em São Miguel do Oeste. No local, a Polícia Militar encontrou o homem, o qual proferiu palavras de baixo calão. Ele também derrubou o fogão a lenha, quebrou móveis e desferiu um soco na sua filha. Ele foi preso em flagrante.


Colisão entre carro e moto deixa motociclista ferido na ITG 070. Por volta das 12 horas e 30 minutos de ontem a guarnição do Corpo de Bombeiros de Itapiranga foi acionada para atender um acidente de trânsito na rodovia ITG 070 em Itapiranga. A colisão envolveu uma motocicleta Honda CG 125 Titan, conduzida por homem e veículo Hyundai HB20, conduzido por mulher. O condutor da motocicleta foi encontrado sentado ao lado da rodovia, apresentando escoriações no dorso da mão e suspeita de fratura do tornozelo. Apos atendimento dos socorristas o motociclista foi conduzida ao hospital.


PM constata irregularidades em sinalização de caminhonete. A ocorrência foi atendida por volta das 18 horas de ontem pela Polícia Militar na cidade de SMOeste. A guarnição em rondas pelo centro viu uma caminhonete I/Toyota Hilux estacionada em desacordo com a sinalização. Ao realizar a consulta da placa a polícia constatou via sistema, que se tratava de um Gol emplacado em Indaial. Diante do desencontro de informações, foi solicitado o CRLV ao condutor, e em consulta a placa constante no documento, confirmou-se tratar da placa da caminhonete I/Toyota Hilux. A PM efetuou o levantamento dos demais sinais de identificação do veículo, os quais conferiam com o documento. Questionado, o condutor relatou que o veículo é de seu pai, e que foi adquirido zero KM em Chapecó. A documentação teria sido confeccionada em um despachante de Maravilha. A PM lavrou o Boletim de Ocorrência e a caminhonete foi entregue na delegacia.


Engavetamento envolve três veículos na SC 163. O acidente ocorreu por volta das 14 horas e 30 minutos desta quarta-feira na SC 163 em Beato Roque, São João do Oeste. Conforme a Polícia Militar Rodoviária, o acidente envolveu um Uno de Itapiranga, conduzido por um homem de 61 anos, o caminhão VOLVO/VM 330 emplacado no município de Itapiranga, conduzido por um homem de 23 anos, e o caminhão IVECO/TECTOR 240 emplacado no município de Chapecó, conduzido por um homem de 32 anos. Ninguém se feriu e houve apenas danos nos veículos. A pista ficou parcialmente interditada durante parte da ocorrência, em função dos veículos envolvidos no acidente terem ficado sobre a via.


PRF amplia operações de fiscalização contra crimes transfronteiriços. De acordo com o comandante da unidade operacional de Guaraciaba, DELMAR SARTORI, a operação mais recente ocorreu na semana passada iniciando na quinta-feira também em decorrência do feriado do dia do trabalho. Ele revela que houve incremento no número de agentes que atuaram nas rodovias da região, especialmente na BR 163 com pontos de fiscalização pelo trecho. O comandante comenta que são averiguadas possíveis irregularidades com motoristas e veículos. O foco é evitar acidentes e principalmente com vítimas. Menciona também as péssimas condições das rodovias que poderão se prolongar, já que com a pandemia, haverá maior escassez de recursos para as obras necessárias visando readequação da capacidade e melhoria do pavimento. Nos últimos dias o objetivo das ações foi reprimir crimes de tráfico de drogas e armas, além do contrabando e descaminho.


Oeste registra diversas apreensões de drogas nos últimos meses. O comandante da PRF afirma que o crime organizado possui uma grande estrutura, mas, as ações integradas entre as forças de segurança também tem sido eficientes na repressão. DELMAR SARTORI destaca que além de uma rota para estes criminosos, a região também possui uma grande movimentação, e por isso, é necessário o controle de trânsito mais rigoroso. Ele percebe que estes crimes fomentam outros como o furto e roubo de veículos usados na compra e transporte dos produtos ilegais. Nesta semana houve apreensão de 520 quilos de maconha em Chapecó na Operação Tupã dentro de uma caminhonete blindada. Na mesma ocorrência houve prisão do traficante, recuperação da Hilux roubada em Porto Alegre, além da retirada da droga de circulação que consequentemente traria outros delitos. E na terça-feira foram apreendidos quase 500 quilos de drogas em Pinhalzinho.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.