ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco terça-feira 07 05 19

-TEMER VIRA RÉU PELA SEXTA VEZ EM DENÚNCIA POR ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA

-GOVERNADOR VAI CONVOCAR 51 DELEGADOS PARA REFORÇAR A POLÍCIA CIVIL

-PREFEITO VAI A BRASÍLIA TENTAR LIBERAÇÃO DE RECURSOS PARA USINA DE ASFALTO

-INSTITUTO FEDERAL TENTA REVERTER CORTE DE 30 POR CENTO NO ORÇAMENTO

-FECAM CRITICA MUDANÇAS QUE PODEM ENFRAQUECER PROGRAMA MAIS MEDICOS

-VEÍCULO SAI DA PISTA E COLIDE CONTRA ÁRVORES NA SC 163

-POLICIA IDENTIFICA MOTORISTA QUE ATROPELOU E MATOU PEDESTRE HÁ TRÊS ANOS

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com alguns nuvens. A temperatura pode chegar a 27 graus. A mínima das últimas horas foi de 18 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a terça-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 95 centavos para a compra e quatro reais e 15 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 68 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a oito centavos e meio para a compra e 10 centavos para venda.

O Irã vai reativar parte de seu programa nuclear em resposta à retirada dos Estados Unidos de um acordo de 2015. O presidente HASSAN ROHANI deve anunciar nesta quarta-feira que o país reduzirá alguns de seus compromissos "menores e gerais" do entendimento com os Estados Unidos, mas que não planeja deixar o acordo. A data é o aniversário de um ano do dia em que os norte-americanos deixaram o pacto.

O chefe de polícia do Sri Lanka informou, nesta segunda, que todos os suspeitos de terem envolvimento na execução ou planejamento dos ataques do dia 21 de abril no país estão presos ou mortos. No domingo de Páscoa, 253 pessoas morreram depois de explosões em hotéis e igrejas católicas, em um ataque cuja responsabilidade foi assumida pelo Estado Islâmico. As forças de segurança também confiscaram material para fabricação de bombas destinado a uso futuro pelos envolvidos nos ataques.

O governo do presidente argentino, MAURICIO MACRI, chamará a ex-presidente CRISTINA KIRCHNER, sua rival, para negociar consensos básicos de governabilidade a fim de acalmar os mercados locais conturbados. Os ativos argentinos sofrem uma forte volatilidade nas últimas semanas devido ao aumento da incerteza sobre as eleições de outubro, nas quais MACRI buscará a reeleição, e CRISTINA KIRCHNER também deve competir, embora ainda não o tenha confirmado. Na semana passada, MACRI convocou a oposição em geral a chegar a uma série de acordos.

O juiz MARCUS VINÍCIUS REIS BASTOS, da Justiça Federal em Brasília, decidiu transformar o ex-presidente MICHEL TEMER em réu pela sexta vez. Ele vai responder por organização criminosa junto com os ex-ministros ELISEU PADILHA e MOREIRA FRANCO. O ex-presidente também virou réu por obstrução de Justiça. TEMER foi acusado de comandar uma organização criminosa e de tentar obstruir as investigações da Operação Lava Jato. Em nota, a defesa afirmou que o ex-presidente "nunca integrou organização criminosa nem obstruiu a Justiça e por isso também essa acusação será desmascarada a seu tempo".

O presidente JAIR BOLSONARO afirmou nesta segunda-feira que a economia do país não tem uma alternativa à reforma da Previdência. Ele ainda chamou a reforma de "primeiro passo para a liberdade econômica". De acordo com BOLSONARO, sem a reforma da Previdência o país teria que emitir mais moeda ou contrair empréstimos no exterior. Duas opções que, segundo ele, não são viáveis. Já o ministro da Economia, PAULO GUEDES afirmou que as reformas vão permitir ao país escapar da "armadilha do baixo crescimento". Ele disse que “assim que aprovadas as reformas, o Brasil retoma o seu caminho de crescimento econômico sustentável".

O relator da reforma da Previdência, deputado SAMUEL MOREIRA do PSDB de São Paulo, afirmou nesta segunda-feira que a proposta de reforma da previdência é um "ponto de partida", mas outras medidas são necessárias para "resolver o problema do Brasil". Enviada pelo governo em fevereiro, a proposta já foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça e, atualmente, está em análise em uma comissão especial. Segundo o governo, a reforma resultará em uma economia de um trilhão e 200 bilhões de reais em dez anos. MOREIRA disse que “só a Previdência não resolverá, mas é a partir dela que as coisas serão resolvidas”. Para ele, sem a reforma, o Brasil estará fadado ao fracasso.

A Chapecoense informou que fechou acordo de indenização com 20 famílias de vítimas da tragédia aérea que matou 71 pessoas durante viagem do time para a final da Copa Sul-Americana, em 29 de novembro de 2016, na Colômbia. O número corresponde a quase metade das 43 ações que o clube sofreu após a queda da aeronave. O diretor financeiro da Chapecoense, PAULO RICARDO MAGRO, informou que o valor dos acordos gira em torno de 14 milhões e será pago de forma parcelada. O prazo de parcelamento não é detalhado pelo clube e varia conforme o acordo feito com cada família, mas pode chegar até a 10 anos.

O governador de Santa Catarina, CARLOS MOISÉS, anunciou na tarde desta segunda-feira a convocação de 51 delegados para reforçar a Polícia Civil do Estado. Esse grupo havia sido aprovado no último concurso público, feito em 2015 e que venceria no dia 18 deste mês. No anúncio, via Facebook, ao lado do delegado-geral da Polícia Civil, PAULO KOERICH, MOISÉS explicou que a convocação de mais servidores está em análise, mas esse grupo de 51 delegados foi colocada em primeiro plano. Os delegados começarão o Curso de Formação na Academia de Polícia Civil em meados de junho, com duração de seis meses. O governo do Estado também analisa outras nomeações na área de segurança pública, como no Corpo de Bombeiros Militar.

Uma reunião nesta segunda-feira em Florianópolis entre o estado, o Ministério Público de Santa Catarina e Tribunal de Contas traçou metas para tentar resolver o problema da dívida da saúde, que está em cerca de 334 milhões. O governador, CARLOS MOISÉS, afastou a possibilidade de paralisação dos serviços. Um projeto de lei encaminhado pelo governo à Assembleia Legislativa sugere a criação de um Fundo Especial de Amparo à Saúde. O dinheiro viria principalmente da devolução das sobras dos poderes, doações, transferência de outros fundos entre outros. Segundo o procurado do MP, FERNANDO COMIN, outra medida é a criação de um grupo de trabalho para a cobrança das dívidas inscritas na área da saúde.

A sessão especial do Filme “Vingadores Ultimato” lotou o Cine Peperi nesta segunda-feira. Todos os ingressos foram vendidos. O filme é um dos mais vistos no Cine Peperi em São Miguel do Oeste, desde a inauguração em 2010. Ele já é a terceiro maior no bilheteria, atrás apenas de Velozes e Furioso 7 e 8. O filme continua em cartaz e hoje haverá mais uma sessão especial as sete horas da noite. A bilheteria para a venda dos ingressos abre as seis horas. O valor é de 24 reais para adultos e 12 para menores de 18 anos e estudantes com carteirinha estudantil.

O cartório eleitoral de São Miguel do Oeste teve uma grande movimentação de eleitores nesta segunda-feira. É que ontem foi o último prazo para a regularização do título das pessoas que não votaram e nem justificaram a ausência nos últimos três pleitos. Ao todo, o cartório realizou mais de 270 atendimentos, entre faltosos e eleitores que foram fazer o cadastramento biométrico. O morador da linha Mirim, interior de Guaraciaba, JEFERSON LUIZ RICHEZ, de 28 anos, procurou o cartório só agora devido à distância e porque não tinha tempo de vir antes. Sobre ficar em dia com o título, ele reforçou que quer votar em 2020 e fazer parte da democracia. Eleitores faltosos que não fizeram a regularização terão o título cancelado.

A Associação de Moradores do centro de São Miguel do Oeste deu mais um passo para ser fundada. A reunião de criação do grupo ocorreu no sábado passado no sindicato dos bancários. De acordo com o organizador da associação, FRANCISCO METZ, o número de participantes ficou abaixo da expectativa, mas isso não impediu a formação da diretoria provisória. METZ ofoi eleito para presidir a associação. A secretária é EMILIA SILVA e a tesoureira, IARA VIDOR. METZ disse que muitas pessoas que não foram no primeiro encontro já buscaram os membros da diretoria para manifestar a intenção de fazer parte da associação de moradores.

Todos os bairros da cidade contam com associação de moradores e o centro também precisa desse tipo de organização. A afirmação é do presidente da diretoria provisória da associação, FRANCISCO METZ. Ele disse que os moradores sentiram a necessidade de uma entidade para que o centro pudesse ser ouvido pelas diferentes esferas e órgãos públicos do município. METZ explicou que a diretoria agora vai começar a elaboração do estatuto e dos procedimentos legais para oficializar a criação da associação de moradores do centro. Uma nova assembleia para o ato de fundação deve ser marcada em breve.

O dia das Mães é uma das principais datas comemorativas para o comércio de São Miguel do Oeste. A afirmação é do presidente da CDL, IVANDRO SPENGLER. Ele disse que as lojas da cidade se prepararam para a data e aguardam um grande movimento de consumidores nesta semana. SPENGLER comentou que o volume de vendas deve aumentar entre dois e três por cento na comparação com o Dia das Mães de 2018. Ele citou que a venda no crediário voltou a ganhar força e deve ser uma das opções mais procuradas pelos consumidores. No próximo sábado, véspera do dia das mães, o comércio ficará aberto até as quatro horas da tarde.

A Secretaria de Agricultura iniciou a entrega de sementes de cobertura e pastagens de inverno. Desde a última sexta-feira, os agricultores inscritos no programa podem receber as autorizações para a retirada dos produtos. Ao todo, 322 agricultores se inscreveram no programa este ano, cerca de 40 por cento a mais que no ano passado. A entrega de sementes de cobertura e pastagens de inverno integra o programa Novo Rural, que abrange um conjunto de ações em prol do desenvolvimento do meio rural do município. O diretor de Agricultura, NÉDIO JEZIORSKI, salientou que as sementes estão disponíveis em uma empresa da cidade. Quem se inscreveu no programa e ainda não pegou a Ordem de Retirada, pode comparecer à Secretaria de Agricultura, junto à Prefeitura, e realizar o procedimento.

O prefeito WILSON TREVISAN voltou a se reunir na última semana com os vereadores do município. O objetivo do contato foi fortalecer o diálogo entre a administração e a Câmara de Vereadores. TREVISAN manteve conversas individuais com as bancadas. Ele disse que a ideia de se reunir periodicamente com as bancadas surgiu em uma de suas visitas recentes à Câmara. Ele reforçou que os encontros servem para sanar possíveis dúvidas sobre algum projeto ou pensar conjuntamente as ações em prol da população de São Miguel do Oeste. TREVISAN ressaltou que comparece constantemente à Câmara para manter um canal de diálogo sempre aberto com o legislativo.

O prefeito de São Miguel do Oeste, WILSON TREVISAN, cumpriu agenda nesta segunda-feira em Florianópolis. Pela manhã, ele esteve reunido com o secretário de Estado de Infraestrutura, CARLOS HASSLER. Eles discutiram a situação do processo de regionalização do Aeroporto Hélio Wasum. Na parte da tarde, TREVISAN esteve no Instituto do Meio Ambiente, juntamente com o prefeito de Belmonte e presidente do Conder, GENÉSIO BRESSIANI. Eles trataram do processo de emissão de licenças ambientais pelos municípios da Ameosc. TREVISAN ainda manteve audiências no DNIT para tratar de melhorias na avenida Willy Barth e na Secretaria de Agricultura, solicitando recursos para a Mercoleite, que será realizada entre os dias 14 e 17 de novembro deste ano, junto com a Faismo.

Depois de cumprir agenda de compromissos em Florianópolis, o prefeito de São Miguel do Oeste está em Brasília nesta terça-feira. WILSON TREVISAN viajou à capital federal para tratar, entre outros assuntos, da liberação da licitação para a usina de asfalto que vai atender os municípios da Ameosc. Apesar do governo federal ter confirmado quatro milhões e meio para a obra, o recurso ainda não foi liberado. Na quarta-feira, o prefeito retorna a Florianópolis, e na quinta-feira, representará os municípios do Extremo Oeste em uma reunião com o governador CARLOS MOISÉS. A pauta do encontro com o governador envolve questões regionais.

O desfinanciamento do programa Mais Médicos do governo geral teria um impacto muito forte nos cofres das prefeituras catarinenses. O alerta é do secretário executivo da Federação Catarinense dos Municípios, RUI BRAUN. De acordo com ele, se as regras forem alteradas e o governo deixar de contratar profissionais pelo programa, as prefeitura é que teriam que fazer a contratação direta dos médicos. A Fecam estima que os município teriam que desembolsar cerca de 140 milhões de reais por mês para manter o mesmo número de médicos que o programa tem hoje. BRAUN disse que esse valor deve ser retirado de outros setores, reduzindo investimentos e o atendimento da população.

A federação catarinense dos municípios quer a manutenção do programa Mais Médicos no formato atual. Um documento com esse pedido foi elaborado na última semana durante um evento que contou com a participação de gestores municipais de saúde de todo o estado. De acordo com o secretário executivo da Fecam, RUI BRAUN, os 214 municípios catarinenses que contam com médicos do Programa podem ter o atendimento da atenção básica à saúde afetado pelas mudanças projetadas pelo governo federal. Em nota, a federação afirma que as alterações podem resultar na perda direta e irreparável das 571 vagas disponíveis para Santa Catarina. Atualmente, 436 médicos atuam nos municípios e as mudanças teriam impactos negativos no acesso à saúde da população.

A principal preocupação da Federação Catarinense dos Municípios é que as mudanças das regras do programa Mais Médicos retire os profissionais de Santa Catarina. O secretário executivo da Fecam, RUI BRAUN disse no Peperi Entrevista de ontem que existe o risco de desassistência e falta de médicos para atender a população. Ele comentou que a entidade está mobilizada e vai cobrar do governo e dos deputados e senadores catarinenses a garantia de que o governo vai manter os médicos e o sistema atual de contratação e pagamento dos profissionais para os municípios.

Uma reunião com os reitores de todos os Institutos Federais do país será realizada nesta semana em Brasília. O objetivo do encontro é tentar reverter ou ao menos amenizar os impactos que os cortes propostos pelo Ministério da Educação vão causar na rotina dessas instituições. De acordo com o diretor do campus do IFSC de São Miguel do Oeste, DIEGO MARTINS, o evento também contará com a presença da reitora do instituto de Santa Catarina. O anúncio do corte de 30 por cento no orçamento de instituições mantidas pelo governo federal está causando uma grande preocupação no campus de São Miguel. Na última semana, em entrevista para a Peperi, ele comentou que caso o quadro não seja revertido, o IFSC não terá dinheiro para despesas básicas de custeio.

O Instituto Federal de Santa Catarina campus de São Miguel do Oeste pode ter as atividades paralisadas antes do final desse ano caso os cortes anunciados pelo Ministério da Educação sejam mantidos. O alerta é do diretor do IFSC, DIEGO MARTINS. Ele disse que a redução de 30 por cento no repasse de recursos para as universidades federais vai afetar milhares de estudantes de todo o Brasil. Ele explicou que o corte proposto pelo MEC é sobre o custeio da instituição e vai afetar drasticamente o serviço diário do campus. Ele comentou que orçamento para esse ano já estava limitado e agora a situação pode ficar ainda mais delicada.

A direção do Instituto Federal ainda não definiu que tipo de corte terá que promover no campus de São Miguel do Oeste se a redução do orçamento for mantida pelo Ministério da Educação. Segundo o diretor do IFSC, DIEGO MARTINS. Ele disse que a instituição vai esperar o resultado da reunião dessa semana em Brasília com os reitores do IFSC de todo o país para definir os próximos passos. Ele reforçou a preocupação de que com o corte no orçamento, o campus não terá recursos para levar as aulas e atividades até o final do ano letivo.

A Polícia Rodoviária Estadual registrou um acidente nesta segunda-feira na SC 163. Por volta das quatro e meia da tarde, o condutor de um Gol saiu da pista e bateu contra uma arvore. O acidente aconteceu em Santa Fé Alta, interior de Itapiranga. O motorista de 64 anos foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não apresentava ferimentos aparentes. Ele estava com a pressão alterada devido ao acidente. De acordo com Polícia Militar Rodoviária de Iporã do Oeste o condutor do automóvel efetuou teste de alcoolemia e o resultado foi de zero vírgula 30 miligramas de álcool por litro de ar expelido. Ele foi autuado e liberado posteriormente.

Os bombeiros de São José do Cedro atenderam um acidente com vítimas no começo da manhã de hoje na BR 163. As equipes se deslocaram até o trecho entre Guarujá do Sul e Dionísio Cerqueira onde uma camionete Ranger com placas de Toledo saiu da pista e capotou. O motorista foi avaliado e não apresentava ferimentos visíveis. Já a passageira da camionete, uma mulher de 28 anos, apresentava suspeita de fratura de tórax e pélvica, além de suspeita de hemorragia interna. A vítima recebeu atendimento no local, foi imobilizada e conduzida ao hospital de Guarujá do Sul.

A Polícia Civil identificou o motorista que atropelou e matou um pedestre em abril de 2016 na SC 163. O acidente aconteceu na madrugada do dia 21 de abril daquele ano. JULIANO ROBERTO CORREA, de 29 anos, foi atropelado quando caminhava na SC 163, na Linha Cruzinhas, entre São Miguel e Descanso. Um amigo da vítima e outro motorista que estavam nas proximidades informaram que o veículo que atingiu o pedestre era um veículo de cor prata ou cinza. Desde então, foram realizadas dezenas de diligências, entrevistas com mais de 15 proprietários de veículos, dezenas de levantamentos fotográficos e perícias em diversas cidades do estado. A Polícia Civil conseguiu apontar que o veículo que provocou o acidente foi um uma Blazer, na época emplacada em São Miguel do Oeste. O condutor da caminhonete foi identificado, mas não teve o nome divulgado pela Polícia.

O motorista da caminhonete que atropelou e matou um homem em 2016 na Linha Cruzinhas já foi denunciado pelo Ministério Público por homicídio culposo – quando não há intenção de matar - e omissão de socorro. A pena, em caso de condenação, pode chegar a seis anos de prisão. De acordo com o delegado CLEVERSON MULLER, o condutor da camionete acabou confessando o atropelamento, alegando que a vítima estava no meio da pista e que não foi possível desviar ou evitar a colisão. Ele também disse ao delegado que não prestou socorro por temer pela própria segurança. Além do indiciamento pela Polícia Civil e do processo criminal movido pelo Ministério Público, o motorista também deve sofrer sanções administrativa. O Setor de Penalidades da Delegacia Regional de São Miguel do Oeste aplicará imediatamente a penalidade de frequência obrigatória do homem em curso de reciclagem, sem prejuízo de futura condenação criminal pela suspensão do direito de dirigir.

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público realizou na manhã de hoje uma operação nos municípios da região de São Miguel do Oeste. Desde as primeiras horas da manhã, a equipe do Gaeco, com o apoio da Polícia Militar, Civil e outros órgãos de segurança, cumpriram mandados de busca e apreensão em cidades como Guaraciaba e São Miguel do Oeste. Além de documentos e computadores, quatro pessoas foram conduzidas. A promotora de justiça, MARCELA FERNANDEZ, conversou com a reportagem da Peperi e disse que o MP deve divulgar uma nota na tarde de hoje. Além disso, uma coletiva de imprensa deve ser realizada amanhã para detalhar a operação.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.