ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 07-05-2019 Terça-Feira

-TEMER VIRA RÉU PELA SEXTA VEZ EM DENÚNCIA POR ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA

-GOVERNADOR VAI CONVOCAR 51 DELEGADOS PARA REFORÇAR A POLÍCIA CIVIL

-AGRICULTURA FAMILIAR PODERÁ TER CORTE DE SUBSÍDIOS E AUMENTO DOS JUROS

-DESCANSO PROMOVE CAPACITAÇÃO PARA AGRICULTORES INSEMINADORES

-IPORÃ DO OESTE TERÁ AÇÕES ALUSIVAS A CAMPANHA DE COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL

-BELMONTE IRÁ INVESTIR EM MELHORIAS NA ESTRUTURA DAS SEDES COMUNITÁRIAS

-CARRO SAI DA PISTA E SE CHOCA EM CERCA NA SC 163

-POLÍCIA CIVIL IDENTIFICA MOTORISTA QUE ATROPELOU E MATOU PEDESTRE NA REGIÃO


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com alguns nuvens. A temperatura pode chegar a 27 graus. A mínima das últimas horas foi de 18 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a terça-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 95 centavos para a compra e quatro reais e 15centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 68 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a oito centavos e meio para a compra e 10 centavos para venda.


O Irã vai reativar parte de seu programa nuclear em resposta à retirada dos Estados Unidos de um acordo de 2015. O presidente HASSAN ROHANI deve anunciar nesta quarta-feira que o país reduzirá alguns de seus compromissos "menores e gerais" do entendimento com os Estados Unidos, mas que não planeja deixar o acordo. A data é o aniversário de um ano do dia em que os norte-americanos deixaram o pacto.


O chefe de polícia do Sri Lanka informou, nesta segunda, que todos os suspeitos de terem envolvimento na execução ou planejamento dos ataques do dia 21 de abril no país estão presos ou mortos. No domingo de Páscoa, 253 pessoas morreram depois de explosões em hotéis e igrejas católicas, em um ataque cuja responsabilidade foi assumida pelo Estado Islâmico. As forças de segurança também confiscaram material para fabricação de bombas destinado a uso futuro pelos envolvidos nos ataques.


O governo do presidente argentino, MAURICIO MACRI, chamará a ex-presidente CRISTINA KIRCHNER, sua rival, para negociar consensos básicos de governabilidade a fim de acalmar os mercados locais conturbados. Os ativos argentinos sofrem uma forte volatilidade nas últimas semanas devido ao aumento da incerteza sobre as eleições de outubro, nas quais MACRI buscará a reeleição, e CRISTINA KIRCHNER também deve competir, embora ainda não o tenha confirmado. Na semana passada, MACRI convocou a oposição em geral a chegar a uma série de acordos.


O juiz MARCUS VINÍCIUS REIS BASTOS, da Justiça Federal em Brasília, decidiu transformar o ex-presidente MICHEL TEMER em réu pela sexta vez. Ele vai responder por organização criminosa junto com os ex-ministros ELISEU PADILHA e MOREIRA FRANCO. O ex-presidente também virou réu por obstrução de Justiça. TEMER foi acusado de comandar uma organização criminosa e de tentar obstruir as investigações da Operação Lava Jato. Em nota, a defesa afirmou que o ex-presidente "nunca integrou organização criminosa nem obstruiu a Justiça e por isso também essa acusação será desmascarada a seu tempo".


O presidente JAIR BOLSONARO afirmou nesta segunda-feira que a economia do país não tem uma alternativa à reforma da Previdência. Ele ainda chamou a reforma de "primeiro passo para a liberdade econômica". De acordo com BOLSONARO, sem a reforma da Previdência o país teria que emitir mais moeda ou contrair empréstimos no exterior. Duas opções que, segundo ele, não são viáveis. Já o ministro da Economia, PAULO GUEDES afirmou que as reformas vão permitir ao país escapar da "armadilha do baixo crescimento". Ele disse que “assim que aprovadas as reformas, o Brasil retoma o seu caminho de crescimento econômico sustentável".


O relator da reforma da Previdência, deputado SAMUEL MOREIRA do PSDB de São Paulo, afirmou nesta segunda-feira que a proposta de reforma da previdência é um "ponto de partida", mas outras medidas são necessárias para "resolver o problema do Brasil". Enviada pelo governo em fevereiro, a proposta já foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça e, atualmente, está em análise em uma comissão especial. Segundo o governo, a reforma resultará em uma economia de um trilhão e 200 bilhões de reais em dez anos. MOREIRA disse que “só a Previdência não resolverá, mas é a partir dela que as coisas serão resolvidas”. Para ele, sem a reforma, o Brasil estará fadado ao fracasso.


A Chapecoense informou que fechou acordo de indenização com 20 famílias de vítimas da tragédia aérea que matou 71 pessoas durante viagem do time para a final da Copa Sul-Americana, em 29 de novembro de 2016, na Colômbia. O número corresponde a quase metade das 43 ações que o clube sofreu após a queda da aeronave. O diretor financeiro da Chapecoense, PAULO RICARDO MAGRO, informou que o valor dos acordos gira em torno de 14 milhões e será pago de forma parcelada. O prazo de parcelamento não é detalhado pelo clube e varia conforme o acordo feito com cada família, mas pode chegar até a 10 anos.


O governador de Santa Catarina, CARLOS MOISÉS, anunciou na tarde desta segunda-feira a convocação de 51 delegados para reforçar a Polícia Civil do Estado. Esse grupo havia sido aprovado no último concurso público, feito em 2015 e que venceria no dia 18 deste mês. No anúncio, via Facebook, ao lado do delegado-geral da Polícia Civil, PAULO KOERICH, MOISÉS explicou que a convocação de mais servidores está em análise, mas esse grupo de 51 delegados foi colocada em primeiro plano. Os delegados começarão o Curso de Formação na Academia de Polícia Civil em meados de junho, com duração de seis meses. O governo do Estado também analisa outras nomeações na área de segurança pública, como no Corpo de Bombeiros Militar.


Uma reunião nesta segunda-feira em Florianópolis entre o estado, o Ministério Público de Santa Catarina e Tribunal de Contas traçou metas para tentar resolver o problema da dívida da saúde, que está em cerca de 334 milhões. O governador, CARLOS MOISÉS, afastou a possibilidade de paralisação dos serviços. Um projeto de lei encaminhado pelo governo à Assembleia Legislativa sugere a criação de um Fundo Especial de Amparo à Saúde. O dinheiro viria principalmente da devolução das sobras dos poderes, doações, transferência de outros fundos entre outros. Segundo o procurado do MP, FERNANDO COMIN, outra medida é a criação de um grupo de trabalho para a cobrança das dívidas inscritas na área da saúde.


-AGRICULTURA FAMILIAR PODERÁ TER CORTE DE SUBSÍDIOS E AUMENTO DOS JUROS

-DESCANSO PROMOVE CAPACITAÇÃO PARA AGRICULTORES INSEMINADORES

-IPORÃ DO OESTE TERÁ AÇÕES ALUSIVAS A CAMPANHA DE COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL

-BELMONTE IRÁ INVESTIR EM MELHORIAS NA ESTRUTURA DAS SEDES COMUNITÁRIAS


Assembleia irá definir premiação para a campanha do sexto Natal Fantástico de Mondaí. O presidente da associação comercial e industrial, ACIM CLD de Mondaí, LEANDRO FIGLESKI, explica que 2019 é ano de Festa da Fruta, e como a entidade terá um estande para apresentar seus trabalhos, a diretoria avaliou ser importante já definir os prêmios para a divulgação. Ele comenta que a assembleia será realizada na quinta-feira, às 19 horas e 30 minutos, no salão de eventos da casa da cultura. LEANDRO FIGLESKI lembra que é importante a participação dos associados na reunião, para a definição dos prêmios e também as empresas que irão aderir à campanha. O presidente da ACIM CDL ressalta que a entidade possui 107 associados, e a meta é chegar a 120 empresas associadas até final do ano. A associação conta com os núcleos da mulher, dos jovens empreendedores e dos contadores.


Eleitores de São João do Oeste e de Tunápolis tem benefício para efetuar o cadastro biométrico. A informação é do chefe do cartório eleitoral de Itapiranga, BRUNO LOPES MARRONI. Ele explica que o incentivo concedido exclusivamente a munícipes de Tunápolis e São João do Oeste, é que podem faltar ao serviço para realizar o procedimento em Itapiranga. Neste caso o chefe do cartório orienta as pessoas para trazer o comprovante de residência e documento oficial com foto, realizar o procedimento e assim obter a certidão de comparecimento, obtendo a dispensa do trabalho. MARRONI destaca ainda que essa dispensa é um direito legal dos trabalhadores destes municípios, que ficam distantes da sede do cartório eleitoral.


São João do Oeste e Tunápolis registram baixa procura para realização do processo. Segundo o chefe do cartório eleitoral, do município de Tunápolis são registrados cerca de 15 a 20 cadastros biométricos por dia. Já em São João do Oeste, são cerca de dez cadastros realizados diariamente quando o ideal seriam em torno de 30 para os dois municípios. BRUNO LOPES MARRONI lembra da necessidade de fazer o procedimento com antecedência, para evitar que ao findar do prazo, em 28 de junho, sobrecarregue o setor. Destaca que neste caso, não será possível atender a todos, ocorrendo o cancelamento do título de eleitor.


Fetraf demonstra preocupação com possível corte de subsídios para agricultura familiar. Segundo o coordenador estadual da Fetraf, ALEXANDRE BERGAMIN, em abril a federação dos trabalhadores e trabalhadoras na agricultura familiar participou de uma reunião em Brasília, no ministério da economia, que tratou sobre o crédito agrícola e plano safra. Ele afirma que a maior preocupação não foi nem com a posição do governo, mas sim, do banco central. BERGAMIN explica que a preocupação é com o posicionamento do banco central de acabar com todas as formas de subsídios, inclusive para a agricultura familiar, que atualmente é beneficiada com a redução dos juros pelo Pronaf.


O coordenador da Fetraf enfatiza que com a reestruturação do governo federal, em que a área sindical passa a pertencer ao ministério da justiça e segurança pública, ainda não houve nenhuma sinalização de como vai ser a relação com as entidades. ALEXANDRE BERGAMIN ressalta que por parte do governo de JAIR BOLSONARO houve um grande enfrentamento do ponto de vista da organização sindical no Brasil, em especial as entidades filiadas a Central Única dos Trabalhadores, e outros movimentos sociais, como MST. Ele afirma que em relação ao plano safra há o risco do corte de recursos, e já há decisão política do ministério da economia em aumentar juros, o que iria elevar o custo da safra. Com isso, o juro que era de 2,5%, passa para o juro mínimo de 4,6%. O coordenador ressalta que na primeira semana de junho a Fetraf irá a Brasília para tentar reverter a situação.


Hospital de Iporã do Oeste investe 200 mil na instalação de placas solares e cobertura. Conforme o diretor do hospital Nossa Senhora das Mercês, RENATO CELANTE, as obras, que iniciaram nesta segunda-feira, consistem na construção de uma cobertura na parte frontal, para abrigar as ambulâncias e oferecer proteção aos pacientes em dias de chuva. A cobertura contempla também a sala da farmácia, que foi ampliada. RENATO CELANTE cita que também estão sendo instaladas as placas captação de energia solar, com o objetivo de reduzir custos com energia elétrica. Ele lembra que o hospital já está com um projeto pronto, em que será possível pagar o empréstimo e os juros com o valor que for economizado em energia elétrica. Em 25 anos, que é o período de garantia das placas solares, o diretor destaca que haverá uma economia de mais de dois milhões de reais. CELANTE comenta que a expectativa é também receber emendas de parlamentares estaduais, recurso anunciado, mas que até o momento não foi liberado.


Secretaria de agricultura de Descanso promove segunda edição da capacitação para agricultores inseminadores do município. A capacitação, com o tema “melhoramento genético e reprodução em bovinos leiteiros”, é uma atividade obrigatória do programa de melhoramento genético, e será realizada no dia 14 de maio, mas as inscrições devem ser feitas com a médica veterinária Beatriz ou no site da Udesc, até quarta-feira. As orientações serão repassadas por professores do curso de zootecnia da Udesc de Chapecó. Segundo o professor, doutor DIEGO CUCO, a parceria da Udesc com a prefeitura de Descanso iniciou ainda no ano passado, com a contribuição do curso de zootecnia no programa de melhoramento genético do gado leiteiro, por meio de visitas as propriedades e assessoria na compra do sêmen.


Os temas que serão discutidos na capacitação do dia 14 são relacionados a seleção dos touros leiteiros, quais características levar em conta para escolha do sêmen e avaliação morfológica e funcional dos animais leiteiros. O professor DIEGO CUCO comenta que o objetivo é orientar os agricultores a escolher o sêmen levando em conta as características específicas do seu rebanho. Outra palestra será com o professor MURILO FARIAS RODRIGUES. O tema será a inseminação artificial, e todos os cuidados envolvidos nesse processo, desde a armazenação e uso do sêmen, observação do cio até o momento do parto. O professor DIEGO CUCO ressalta que a Udesc mantém parceria com todos os municípios da Ameosc, para a contribuição no planejamento e estratégia de melhoramento genético do rebanho, tendo em vista a concentração de leite no oeste do estado, que é o quarto maior produtor do país.


Iporã do Oeste define semana especial de ações alusivas a campanha de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Conforme a presidente do conselho municipal dos direitos de crianças e adolescentes, CMDCA, DENISE FERRARI, o dia de combate foi instituído no dia 18 de maio com o objetivo de mobilizar a sociedade para o fim do abuso infanto juvenil. Ela explica que em Iporã do Oeste o CMDCA se juntou ao CRAS, setor de assistência social, conselho tutelar e polícia militar rodoviária, para desenvolver ações conjuntas em prol de crianças e adolescentes. Além de entidade parceria nas ações, DENISE destaca que o CMDCA também atua como financiador dos recursos por meio do Fundo Especial para Infância e Adolescência, FIA. O fundo foi criado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente para captação de recursos destinados a promoção e defesa de direitos deste público alvo e suas famílias. Uma das formas de contribuição para o FIA é a dedução do imposto de renda.


A psicóloga do CRAS, JANAÍNA HAAS, explica que no município as ações voltadas à campanha iniciam no dia 13, com a barraca da proteção, em frente à sorveteria Beijo Frio, com a entrega de material informativo e fitas amarelas. No dia 14 será realizada a blitz educativa, em frente ao posto da polícia militar rodoviária. Os motoristas irão receber material informativo e também um porta documentos personalizado alusivo a campanha. No dia 15, haverá palestra show, no centro de convivências, com início às 19 horas. O tema, abordado pelo psicólogo, escritor e palestrante ELIZANDRO PAGANI, será “semeando a cultura do respeito e do amor”. As ações da campanha encerram com o dia da proteção, no dia 17, no centro de convivências, para crianças e adolescentes de seis a 14 anos. Será um dia de brincadeiras, entrega de material informativo, lanche e brindes.


A psicóloga lembra que o slogan da campanha, “faça bonito, proteja nossas crianças e adolescentes”, objetiva conscientizar a população sobre sua responsabilidade de prevenir e enfrentar a problemática. Pela cidade foram espalhadas algumas flores amarelas, que são um símbolo nacional da campanha, e conforme JANAÍNA, as flores lembram desenhos da infância. O símbolo associa também a fragilidade de uma flor a fragilidade de uma criança. JANAÍNA HAAS lembra que um dos objetivos da campanha é também incentivar as denúncias, que podem ser feitas aos órgãos responsáveis dos municípios e polícia, ou de forma anônima pelo disque 100. As vítimas de violência sexual recebem atendimento especializado e de forma sigilosa, por isso a importância de comunicar casos quando identificados para que crianças e adolescentes recebam este acompanhamento.


Em Santa Helena, o conselho municipal dos direitos de crianças e adolescentes, o conselho tutelar e a rede de atendimento promovem um evento alusivo a campanha no dia 13 de maio. Conforme a conselheira tutelar, ANALISE GUERRA, neste dia será realizada uma palestra show para os alunos da rede municipal e estadual do primeiro o sexto ano e o ensino médio. A conselheira tutelar destaca que por meio de um show de mágica as crianças e adolescentes serão orientados sobre como identificar e combater abusos sexuais. Ela lembra que as palestras serão realizadas em dois momentos dividindo os alunos por faixa etária. Na parte da manhã será voltada para alunos do primeiro ano ao sexto ano, ea tarde, para estudantes do sexto ano ao ensino médio. Além do atendimento em caso de denúncias, ANALISE lembra que o objetivo é orientar para evitar que casos de abuso continuem acontecendo.


Belmonte irá investir em melhorias na estrutura das sedes comunitárias. O projeto de suplementação que prevê as melhorias nas comunidades passou pela aprovação do legislativo. De acordo com o vice-prefeito, CLEOMAR PISONI, os recursos serão aplicados em melhorias nas cozinhas e churrasqueiras, atendendo exigências da vigilância sanitária e corpo de bombeiros, e também na pintura de ginásios e sedes das comunidades. A prefeitura fará ainda melhorias nos pátios das comunidades, com cascalhamento e britagem. O projeto aprovado prevê um investimento inicial de 65 mil reais. O valor irá atender inicialmente as comunidades de Tabajara e Timbaúsa. PISONI cita que na linha Bela União e na linha Peperi já está prevista a instalação de pára-raios. O vice-prefeito destaca que as obras iniciam assim que a licitação estiver concluída.


O vice-prefeito de Belmonte comenta que os investimentos nas comunidades serão possíveis graças à sobra de recursos no caixa da prefeitura. A administração já pagou quase dois milhões de reais em dívidas, e com a quase liquidação deste valor, sobrem mais recursos para outros investimentos. Este ano mais 180 mil em precatórias terão que ser pagos pela administração. CLEOMAR PISONI lembra que as dívidas são relacionadas a direitos trabalhistas de funcionários, ainda de gestões anteriores. O vice-prefeito ressalta que o prefeito GENÉSIO BRESSIANI viajou no final de semana a Brasília, acompanhado do presidente da Ameosc, prefeito de SMOeste VILSON TREVISAN. A pauta da viagem está relacionada a usina de asfalto, com agenda também em Florianópolis, para tratar sobre recursos solicitados para Belmonte.


-CARRO SAI DA PISTA E SE CHOCA EM CERCA NA SC 163

-POLÍCIA CIVIL IDENTIFICA MOTORISTA QUE ATROPELOU E MATOU PEDESTRE NA REGIÃO


Saída de pista deixa caroneira ferida na BR 163. Os bombeiros de São José do Cedro foram mobilizados para uma ocorrência por volta das 7 horas e 45 da manhã de hoje. As equipes se deslocaram até a BR-163 no trecho entre Guarujá do Sul e Dionísio Cerqueira, para atendimento de capotamento envolvendo uma camionete Ranger com placas de Toledo. Conforme os bombeiros, o motorista foi avaliado e não apresentava ferimentos visíveis. Já a passageira da camionete, uma mulher de 28 anos, que apresentava suspeita de fratura de tórax e pélvica, além de suspeita de hemorragia interna. A vítima recebeu atendimento no local, foi imobilizada e conduzida ao hospital de Guarujá do Sul.


PRF flagra veículos boiadeiros transitando com documentação irregular, em comboio e sem placas na BR 163. Cerca de 12 veículos foram flagrados transitando em comboio, sem placas e com documentação irregular após denúncias de outros motoristas que trafegavam pela BR-163, próximo ao Posto da PRF em Guaraciaba. Os veículos abordados foram produzidos em Votuporanga - SP e tinham como destino Bagé. Por serem novos e por não possuírem placas, eles deveriam trafegar portando uma "Autorização Especial de Trânsito". Como nenhum deles possuía o documento, todos foram retidos. Conforme a PRF, os veículos estavam transitando a noite e em conjunto, o que também não é permitido e acaba prejudicando o fluxo. Cada um deles tinha a dimensão de até 25 metros. Nesses casos, entre um e outro deveria ser respeitada uma distância mínima de 100 metros. Os veículos foram guinchados para o pátio conveniado, onde vão permanecer até que a situação seja regularizada.


Polícia civil de Itapiranga, Maravilha, e Foz do Iguaçu prendem homem por descumprimento de medidas protetivas de urgência. No dia três de maio, após tomar conhecimento de um mandado de prisão preventiva expedido pela comarca de Itapiranga, a equipe de investigação iniciou às buscas por homem de 42 anos, residente na cidade de Foz do Iguaçu - PR. O mandado de prisão foi expedido devido ao descumprimento de medidas protetivas de urgência, deferidas pelo juizado de violência doméstica e familiar contra a mulher e vara de crimes contra crianças, adolescentes e idosos da cidade paranaense. Ação idêntica também foi instaurada e deferida pelo poder judiciário da comarca de Itapiranga, com apoio da delegacia de Maravilha. Com a confirmação do paradeiro do investigado, o mandado de prisão foi cumprido pela polícia civil de Foz do Iguaçu.


Motociclista fica ferido em colisão de moto e carro na SC 163. O acidente ocorreu às oito horas e 25 minutos de ontem, na linha Cabeceira, SC 163 em Iporã do Oeste. A colisão envolveu um Saveiro de Iporã do Oeste, conduzida por um homem de 59 anos, e a moto CG 150KS, emplacada no município de Barracão - PR. Os bombeiros de Iporã do Oeste atenderam o motociclista, de 37 anos. Ele foi encontrado deitado sobre a via de rolamento, consciente e orientado com sinais vitais estáveis. O motociclista apresentava suspeita de fratura no punho esquerdo. Após atendimento ele foi conduzido ao hospital. A guarnição contou com apoio do Samu de São Miguel do Oeste e também da Polícia Militar Rodoviária de Iporã do Oeste.


Carro sai da pista e se choca em cerca na SC 163. O acidente ocorreu próximo às 17 horas de ontem, em Santa Fé Alta, Itapiranga. No local um Gol de Itapiranga saiu da pista e se chocou contra uma cerca. O motorista, de 74 anos, efetuou o teste de alcoolemia, tendo como resultado 0,30 mg de álcool por litro de ar expelido. Como o resultado foi inferior a 0,33 mg, o motorista foi multado e depois liberado, mas teve a CNH retida e responde medida administrativa. Se o teste do bafômetro é superior a 0,33 mg de álcool, o motorista é preso em flagrante por embriaguez. O idoso não se feriu, e estava somente com a pressão alterada. Há poucos dias outro acidente aconteceu na mesma curva. Nos comentários da matéria do acidente postada no facebook do Portal Peperi, internautas sugeriram a instalação de proteções metálicas no local, tendo em vista a curva existente no trecho. Também houve reclamações a cerca das más condições da rodovia, o que exige atenção redobrada dos motoristas.


Gaeco e forças policiais desencadeiam operação em SMOeste e cidades vizinhas. Desde às cinco horas da madrugada de hoje agentes do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado com apoio da Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Rodoviária Federal, desencadeou uma mega operação no Extremo Oeste. Parte da ação policial ocorreu em Paraíso onde um mandado de busca e apreensão foi cumprido em uma casa. No endereço a Polícia Civil prendeu um homem ligado a uma farmácia. Após os procedimentos na residência, o estabelecimento também foi alvo de busca. Nos locais em que a operação foi desencadeada as equipes apreenderam diversos computadores e documentos. Informações extraoficiais indicam que uma pessoa ligada a um prefeito da região também foi alvo da operação, oportunidade em que um computador foi apreendido. O nome da operação e demais detalhes serão preservados já que a atividade segue durante a tarde e os resultados devem ser repassados nesta quarta-feira.


Polícia Civil identifica motorista que atropelou e matou pedestre na SC 163. Na madrugada do dia 21 de abril de 2016, JULIANO ROBERTO CORREA, 29 anos foi atropelado quando caminhava na SC 163, na Linha Cruzinhas, interior de Descanso. Um amigo da vítima e outro motorista que estavam nas proximidades informaram que se tratava de um veículo de cor prata ou cinza, o qual, após a colisão, fugiu sem prestar socorro. A Polícia Civil foi comunicada do óbito e recolheu no local partes de peças do veículo causador do acidente. Desde então foram realizadas várias diligências, entre elas, entrevistas com mais de 15 proprietários de veículos, levantamentos fotográficos e perícias em diversas cidades do estado. Somente após a conclusão da perícia realizada em Xanxerê é que foi possível apontar o veículo causador do acidente, uma Blazer, prata, na época emplacada em SMOeste. O veículo já estava com um terceiro proprietário que não tinha conhecimento ou envolvimento nos fatos.


O motorista da Blazer acabou confessando o atropelamento, alegando que a vítima estava no meio da pista, não sendo possível desviar ou evitar a colisão. Ele também confessou que não prestou socorro por temer pela sua segurança. O motorista foi denunciado pelo Ministério Público de Descanso por homicídio culposo em acidente de trânsito, com aumento pela omissão de socorro, cuja pena pode chegar a seis anos de detenção. De acordo com o delegado da comarca de Descanso, CLÉVERSON MULLER, as dificuldades na elucidação do crime foram responsáveis pela demora na conclusão. Porém, o Inquérito Policial está instruído com muitas provas e não deixou qualquer dúvida quanto a identidade do motorista, o qual já está respondendo a ação penal. Pelo fato do autor ter se envolvido em acidente grave, o Setor de Penalidades da Delegacia Regional de SMOeste aplicará a penalidade de frequência obrigatória em curso de reciclagem, sem prejuízo de futura condenação criminal pela suspensão do direito de dirigir.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.