ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 07/05/19

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com alguns nuvens. A temperatura pode chegar a 27 graus. A mínima das últimas horas foi de 18 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a terça-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 95 centavos para a compra e quatro reais e 15 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 68 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a oito centavos e meio para a compra e 10 centavos para venda.

O Irã vai reativar parte de seu programa nuclear em resposta à retirada dos Estados Unidos de um acordo de 2015. O presidente HASSAN ROHANI deve anunciar nesta quarta-feira que o país reduzirá alguns de seus compromissos "menores e gerais" do entendimento com os Estados Unidos, mas que não planeja deixar o acordo. A data é o aniversário de um ano do dia em que os norte-americanos deixaram o pacto.

O chefe de polícia do Sri Lanka informou, nesta segunda, que todos os suspeitos de terem envolvimento na execução ou planejamento dos ataques do dia 21 de abril no país estão presos ou mortos. No domingo de Páscoa, 253 pessoas morreram depois de explosões em hotéis e igrejas católicas, em um ataque cuja responsabilidade foi assumida pelo Estado Islâmico. As forças de segurança também confiscaram material para fabricação de bombas destinado a uso futuro pelos envolvidos nos ataques.

O governo do presidente argentino, MAURICIO MACRI, chamará a ex-presidente CRISTINA KIRCHNER, sua rival, para negociar consensos básicos de governabilidade a fim de acalmar os mercados locais conturbados. Os ativos argentinos sofrem uma forte volatilidade nas últimas semanas devido ao aumento da incerteza sobre as eleições de outubro, nas quais MACRI buscará a reeleição, e CRISTINA KIRCHNER também deve competir, embora ainda não o tenha confirmado. Na semana passada, MACRI convocou a oposição em geral a chegar a uma série de acordos.

O juiz MARCUS VINÍCIUS REIS BASTOS, da Justiça Federal em Brasília, decidiu transformar o ex-presidente MICHEL TEMER em réu pela sexta vez. Ele vai responder por organização criminosa junto com os ex-ministros ELISEU PADILHA e MOREIRA FRANCO. O ex-presidente também virou réu por obstrução de Justiça. TEMER foi acusado de comandar uma organização criminosa e de tentar obstruir as investigações da Operação Lava Jato. Em nota, a defesa afirmou que o ex-presidente "nunca integrou organização criminosa nem obstruiu a Justiça e por isso também essa acusação será desmascarada a seu tempo".

O presidente JAIR BOLSONARO afirmou nesta segunda-feira que a economia do país não tem uma alternativa à reforma da Previdência. Ele ainda chamou a reforma de "primeiro passo para a liberdade econômica". De acordo com BOLSONARO, sem a reforma da Previdência o país teria que emitir mais moeda ou contrair empréstimos no exterior. Duas opções que, segundo ele, não são viáveis. Já o ministro da Economia, PAULO GUEDES afirmou que as reformas vão permitir ao país escapar da "armadilha do baixo crescimento". Ele disse que “assim que aprovadas as reformas, o Brasil retoma o seu caminho de crescimento econômico sustentável".

O relator da reforma da Previdência, deputado SAMUEL MOREIRA do PSDB de São Paulo, afirmou nesta segunda-feira que a proposta de reforma da previdência é um "ponto de partida", mas outras medidas são necessárias para "resolver o problema do Brasil". Enviada pelo governo em fevereiro, a proposta já foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça e, atualmente, está em análise em uma comissão especial. Segundo o governo, a reforma resultará em uma economia de um trilhão e 200 bilhões de reais em dez anos. MOREIRA disse que “só a Previdência não resolverá, mas é a partir dela que as coisas serão resolvidas”. Para ele, sem a reforma, o Brasil estará fadado ao fracasso.

A Chapecoense informou que fechou acordo de indenização com 20 famílias de vítimas da tragédia aérea que matou 71 pessoas durante viagem do time para a final da Copa Sul-Americana, em 29 de novembro de 2016, na Colômbia. O número corresponde a quase metade das 43 ações que o clube sofreu após a queda da aeronave. O diretor financeiro da Chapecoense, PAULO RICARDO MAGRO, informou que o valor dos acordos gira em torno de 14 milhões e será pago de forma parcelada. O prazo de parcelamento não é detalhado pelo clube e varia conforme o acordo feito com cada família, mas pode chegar até a 10 anos.

O governador de Santa Catarina, CARLOS MOISÉS, anunciou na tarde desta segunda-feira a convocação de 51 delegados para reforçar a Polícia Civil do Estado. Esse grupo havia sido aprovado no último concurso público, feito em 2015 e que venceria no dia 18 deste mês. No anúncio, via Facebook, ao lado do delegado-geral da Polícia Civil, PAULO KOERICH, MOISÉS explicou que a convocação de mais servidores está em análise, mas esse grupo de 51 delegados foi colocada em primeiro plano. Os delegados começarão o Curso de Formação na Academia de Polícia Civil em meados de junho, com duração de seis meses. O governo do Estado também analisa outras nomeações na área de segurança pública, como no Corpo de Bombeiros Militar.

Uma reunião nesta segunda-feira em Florianópolis entre o estado, o Ministério Público de Santa Catarina e Tribunal de Contas traçou metas para tentar resolver o problema da dívida da saúde, que está em cerca de 334 milhões. O governador, CARLOS MOISÉS, afastou a possibilidade de paralisação dos serviços. Um projeto de lei encaminhado pelo governo à Assembleia Legislativa sugere a criação de um Fundo Especial de Amparo à Saúde. O dinheiro viria principalmente da devolução das sobras dos poderes, doações, transferência de outros fundos entre outros. Segundo o procurado do MP, FERNANDO COMIN, outra medida é a criação de um grupo de trabalho para a cobrança das dívidas inscritas na área da saúde.

Sarau literário ocorre hoje na escola Irma Roberto Florêncio. ELIZANDRA COPPI- Diretora da escola informa que a atividade terá início às 19 horas e contará com a presença dos alunos e dos pais e responsáveis. Ressalta que essa é a primeira vez que realizam o sarau e este tem como objetivo a compreensão da linguagem como forma de expressão e comunicação. Essa atividade está dentro das ações da semana literária que ocorrem na escola.

Projeto tem como propósito ampliar o repertório linguístico, artístico e literário dos alunos. Afirmação é da diretora ELIZANDRA COPPI. Salienta que o sarau literário fecha a programação da semana literária na escola. A diretora avalia positivamente a ação, pois todos se envolveram e contribuíram de diversas formas, tanto os funcionários, quanto os alunos e ainda os convidados que estiveram realizando oficinas durante a programação.

Projeto Jardim Sensorial é inaugurado hoje. Quem lembra é a diretora da escola especial de Campo Erê LUCIANA ARTUSO. De acordo com ela, está marcado para logo ás 13 horas e 30 minutos a inauguração do jardim na Apae em Campo Erê. Além dos alunos, professores e demais profissionais da Apae, toda a comunidade está convidada a prestigiar esse novo espaço, que é muito importante para desenvolver as habilidades particulares de cada aluno.

Recursos para construção do Jardim Sensorial ao do Instituto Guga Kuerten. Segundo a diretora, são mais de 21 mil reais investidos no Jardim que vai trabalhar todos os sentidos humanos: tato, olfato, audição, visão e paladar. Para a inauguração que acontece daqui a pouco, terá a presença da mãe de GUSTAVO KUERTEN tenista, ALICE KUERTEN. Ela vem representando o Instituto.

Projeto Odontosesc terá abertura oficial hoje. Segundo a secretária ELIZANDRA DA SILVA, ação era para ter ocorrido ontem, mas devido à forte chuva foi transferida para hoje, mesmo horário 15 e 30 e mesmo local, ao lado do Centro de Múltiplo Uso, em frente à Praça do Fórum. A secretária lembra que a carreta da Odontosesc vai ficar em Campo Erê por 48 dias úteis, realizando diversos atendimentos odontológicos. Profissionais da Saúde Pública estarão fazendo os atendimentos na carreta auxiliando nos trabalhos.

Projeto Odontosesc não tem custo nenhum para população. ELIZANDRA ressalta que todos os atendimentos feitos na carreta serão gratuitos aos pacientes. Todos os agendamentos para a saúde bucal, neste período em que a carreta está no município devem ser feitos no local e não nas unidades de saúde. A comunidade pode prestigiar a abertura oficial do projeto daqui a pouco ás 15 horas e 30 minutos.

Sobe para nove o número de casos de dengue em Maravilha. MIRIANE SARTORI – secretária de saúde do município conta que a saúde pública segue em alerta, pois o número de atingidos está aumentando muito rápido. Relata que a situação já era esperada, pois o número de focos do mosquito nos primeiros meses do ano já eram os mesmos do ano passado inteiro. A secretária conta que os nove casos foram contraídos na cidade de Maravilha.

Conscientização da população é a ação mais importante no controle da dengue. A frase é da secretária de saúde. Ela justifica que o município sozinho, a saúde sozinha não vai dar conta de controlar o contexto atual. Se a população não colaborar e fazer a sua parte, as chances de uma epidemia de dengue são muito grandes.

Dengue é parecida com uma gripe forte. A secretária MIRIANE, destaca que os sintomas são muito semelhantes, por isso a necessidade de ficar sempre em alerta. Ao persistir qualquer sintoma: dor de cabeça, vermelhidão na pele, dor atrás dos olhos e corpo e febre alta, a pessoa não deve se automedicar, pois dependendo do remédio, se for dengue, pode evoluir para uma hemorragia.

Diversas ações são feitas para controle da dengue em Maravilha. A declaração é da secretária de saúde. Ela comenta que são feitos mutirões de limpeza em parceria com a população, visitas atendendo as denúncias, além do monitoramento de rotina nas armadilhas para ter um maior controle no número de focos. MARIENE pede para que toda população tome os cuidados necessários para evitar a doença. Pede para que todos usem repelente todos os dias e não deixem água parada.

Cunha Porã já tem 27 casos confirmados de dengue. Afirmação é do secretário de saúde ALEXANDRE FAGUNDES. Ele frisa que o município segue em alerta, pois ainda tem pessoas confirmando a doença. Além disso, são mais 14 pacientes aguardando resultado. Conta que o setor está fazendo toda manutenção de serviços e ações necessários para manter a situação sob controle.

Sala de Situação da dengue está ativa e em alerta permanente. Segundo FAGUNDES, todos os órgãos envolvidos nessa sala de situação estão informados sobre a situação, bem como de todas as medidas tomadas para controle do cenário. A estimativa é conseguir fazer o bloqueio de transmissão para evitar a propagação da doença. Com 27 casos confirmados, a situação é de risco, afirma o secretário, e já pode ser considerada uma pequena epidemia.

Secretaria de Agricultura desenvolve curso para funcionários de DMER e motoristas. Quem informa é o responsável pela pasta em Saltinho ALÉRCIO PELENTIR, o TATO. Ele conta que o prefeito contratou uma equipe para ministrar essa capacitação. A ideia é fazer um trabalho diferente nas estradas do interior, por isso desse curso. O prefeito quer fazer britagem nas estradas.

FETRAF prepara greve geral no país. ALEXANDRE BERGAMIN, coordenador estadual da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar de Santa Catarina, anuncia que a greve será junto com as demais centrais sindicais. Ele diz que a paralização é em virtude, da tramitação da reforma da previdência no congresso nacional. A decisão da mobilização nacional ocorreu em 1° de maio, dia do trabalhador.

Greve nacional já tem da data para acontecer. O coordenador estadual da FETRAF-Sc, diz que a data a principio será no dia 14 de junho. BERGAMIN explica, que até lá, uma extensa programação acontece em preparação para o ato. Entre as atividades estão: Assembleias nos sindicatos, reuniões com agricultores e conversas com entidades. O sindicalista assinala esse período antes da greve: Importante, para organizar um manifesto forte e organizado.

Paralização de centrais sindicais é contra a reforma da previdência de maneira geral. ALEXANDRE BERGAMIN, sinaliza que a greve é para retirada do projeto de pauta na câmara federal. De acordo com ele a nova previdência proposta pelo governo, prejudica somente a camada mais pobre do Brasil. O coordenador fala que a reforma não atinge militares, juízes, deputados e governadores.

Encerrado prazo para eleitores faltosos nas últimas três eleições regularizarem seus títulos. GUSTAVO AGUIAR – chefe do Cartório em Campo Erê, chama atenção da população, pois o prazo que encerrou ontem é para quem não votou, nem justificou voto nas últimas três eleições. A revisão do eleitorado para Palma Sola e Saltinho, segue sendo obrigatória até dia 28 de junho. Quem não votou nas três últimas eleições e não compareceu até ontem no Cartório terá o título cancelado.

Eleitor com título cancelado tem inúmeros problemas. AGUIAR destaca que a pessoa fica restrita para participar de concurso público, em caso de servidores impacta no recebimento do salário, emissão de passaporte e bloqueio do CPF. Para regularizar precisa ir até o Cartório Eleitoral.

Polícia Militar atende ocorrência de furto. Segundo a PM de Marmeleiro, a vítima relatou que estava em sua residência quando a vizinha da frente começou a chama-la que estavam furtando uma antena parabólica da frente de casa. Ela saiu para fora e viu o homem levando a antena. O autor foi reconhecido pela vítima. Diante dos fatos a Equipe Policial iniciou buscas e diligências com intuito de localizar o suspeito, sendo encontrado posteriormente. O homem é bastante conhecido da PM, por estar frequentemente envolvido em ocorrências de furtos na cidade. Ele é menor de idade, e a ocorrência foi acompanhada pelos conselheiros tutelares.

Incêndio no interior mobiliza bombeiros. Por volta das 18 horas e 40 minutos de ontem, a guarnição do Corpo de Bombeiros de Campo Erê foi acionada para atender a um incêndio em residência na linha são Paulinho, interior de São Bernardino, a aproximadamente 37km do Quartel. Quando os socorristas chegaram ao local confirmaram o sinistro. Um galpão de madeira de aproximadamente 105 metros quadrados estava em chamas. Foi feito rescaldo em aproximadamente 45 minutos com uso de aproximadamente três mil e oitocentos litros de água.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.