ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco sexta-feira 07 02 2020

-EX-MINISTRO DO TRABALHO É ALVO DE BUSCA E APREENSÃO EM OPERAÇÃO DA PF

-CARLOS HASSLER É EXONERADO DO CARGO DE SECRETÁRIO DE INFRAESTRUTURA

-PREFEITO ESPERA UM MILHÃO E MEIO EM EMENDAS PARLAMENTARES NESTE ANO

-POLÍCIA CIVIL APONTA CRESCIMENTO DE FURTOS E ROUBOS NO MUNICÍPIO EM 2019

-VEREADORES DO MDB AFIRMAM QUE NÃO HAVIA ACORDO PARA TROCA NA PRESIDENCIA DA CAMARA

-HOMEM SOFRE FERIMENTOS GRAVES AO SER ATINGIDO POR MICRO-ÔNIBUS

-POLÍCIA PRENDE SUSPEITO DE TENTAR MATAR A EX-MULHER A FACADAS NA REGIÃO

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de pancada. A temperatura pode chegar a 34 graus. A mínima das últimas horas foi de 20 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a sexta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 25 centavos para a compra e quatro reais e 40 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 70 centavos para a compra e cinco reais para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos e meio para a compra e seis centavos e meio para venda.

Moeda estrangeira e câmbio comercial, sem complicações e com segurança: Conte com o Sicoob São Miguel!

A polícia da Bolívia prendeu nesta quinta-feira o ex-deputado GUSTAVO TORRICO, um dos líderes do partido Movimento ao Socialismo, do ex-presidente EVO MORALES. A promotoria acusa TORRICO de sedição e terrorismo, o que ele nega. O deputado é investigado por causa de declarações dadas em meio ao caos social que culminou na deposição de MORALES, em novembro do ano passado. O governo interino da presidente JEANINE ÁÑEZ prometeu, no início deste ano, investigar ao menos 600 autoridades do mandato de EVO MORALES.

A província chinesa de Hubei, epicentro da epidemia do novo coronavírus, registrou 69 novas mortes de acordo com atualização da noite desta quinta-feira. Com isso, são 637 óbitos no país. Outros dois 447 casos foram confirmados apenas na região mais afetada, totalizando mais de 31 mil 211 mil em toda a China. O Ministério da Saúde do Japão informou nesta sexta-feira que foram registrados mais 41 casos de infecção pelo novo coronavírus no navio de cruzeiro "Diamond Princess", que está em quarentena. Com isso, o número de infectados na embarcação chegou a 61, um deles é um argentino. Esse é o primeiro caso de contaminação de um latino-americano nesta epidemia.

O Partido Democrata de Iowa anunciou na noite desta quinta-feira que chegou a cem por cento da apuração do caucus no estado, realizado na segunda. PETE BUTTIGIEG ficou em primeiro lugar, com uma pequena vantagem sobre BERNIE SANDERS. Nos últimos três por cento computados, o ex-prefeito de South Bend ultrapassou o senador de Vermont também no número de votos populares. Agora, os pré-candidatos voltam suas energias para o próximo estado a realizar suas primárias. A votação está marcada para o dia 11 em New Hampshire.

O ministro do Supremo Tribunal Federal, LUIZ EDSON FACHIN homologou nesta quinta-feira a delação premiada do ex-governador do Rio de Janeiro SÉRGIO CABRAL. O acordo de delação foi firmado com a Polícia Federal em dezembro. O teor da colaboração está sob sigilo. O procurador-geral da República, AUGUSTO ARAS, foi contra a validação. Ele entendeu que os valores que CABRAL se comprometeu a devolver já estavam bloqueados pela Justiça e que o ex-governador não apresentou fatos novos nos depoimentos. CABRAL está preso desde outubro de 2016, e foi condenado a mais de 280 anos de prisão pela Justiça. A maioria desses processos está relacionada à operação Lava Jato.

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira uma operação para investigar a suspeita de desvio de 50 milhões de reais no antigo Ministério do Trabalho. As irregularidades, de acordo com a PF, ocorreram entre 2016 e 2018. O ministro do Trabalho no governo do ex-presidente MICHEL TEMER, RONALDO NOGUEIRA, foi alvo de busca e apreensão. NOGUEIRA é atualmente presidente da Fundação Nacional de Saúde. Ele negou a acusação. O alvo da PF é uma organização criminosa que, de acordo com as investigações, fez uma contratação de fachada de uma empresa para fornecer serviços de tecnologia ao ministério.

O presidente JAIR BOLSONARO exonerou, nesta quinta-feira, o ministro do Desenvolvimento Regional, GUSTAVO CANUTO. O cargo será ocupado por ROGÉRIO MARINHO, que atuava como secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia. A troca foi publicada em edição extra do "Diário Oficial da União". No fim da tarde, o porta-voz da Presidência da República, OTÁVIO RÊGO BARROS, anunciou que CANUTO passará a presidir a Dataprev, estatal responsável pelo processamento de dados das aposentadorias. Na estatal, ele terá a missão de ajudar a reduzir as filas de pedidos de benefício no INSS. No lugar de ROGÉRIO MARINHO na Secretaria Especial de Previdência e Trabalho assumirá BRUNO BIANCO, atual secretário-adjunto.

Começa na próxima segunda-feira mais uma campanha de vacinação contra o sarampo. Em Santa Catarina, a vacina será oferecida para pessoas com idade entre seis meses e 49 anos, informou a Diretoria de Vigilância Epidemiológica do estado. A campanha termina em 13 de março. De acordo com o mais recente boletim da Dive-SC, Santa Catarina teve 319 casos de sarampo entre 2019 e 25 de janeiro de 2020. No estado, 39 municípios registraram casos da doença. A maioria dos pacientes tem entre 15 e 39 anos. O município com mais casos de sarampo é Joinville com 138 registros.

O governador CARLOS MOISÉS recebeu representantes de entidades empresariais e de sindicatos para fechar o reajuste do salário mínimo regional de Santa Catarina. Ficou acertado que o reajuste médio será de quatro vírgula 96 por cento. Um Projeto de Lei Complementar em regime de urgência deve ser encaminhado até terça-feira para a Assembleia Legislativa. Se aprovado pelos deputados, o reajuste será retroativo a primeiro de janeiro, válido para categorias não abrangidas por acordos ou convenções coletivas. Segundo o acordo, os salários mínimos de cada faixa serão de mil 215 para a primeira faixa, mil 260 para a segunda faixa, mil 331 para a terceira faixa onde estão os trabalhadores do comércio e mil 391 para a quarta faixa.

CARLOS HASSLER foi exonerado do cargo de secretário da Infraestrutura e Mobilidade de Santa Catarina. A informação foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira. Assumiu o posto THIAGO AUGUSTO VIEIRA, que era secretário-adjunto. O governo do estado não comentou o motivo para a saída de HASSLER. A exoneração veio um dia após uma polêmica envolvendo a Alesc. Na quarta, a assembleia publicou uma nota de repúdio contra o secretário. Segundo a nota, o deputado Estadual VALDIR COBALCHINI, do MDB, foi impedido pelo secretário de participar de uma audiência na sede da Secretaria quando acompanhava o prefeito municipal de Pinheiro Preto.

O Peperi Debates deste sábado vai discutir a situação e o papel do movimento sindical. O programa de amanhã vai analisar como estão os sindicatos depois das mudanças da legislação e do fim da obrigatoriedade da contribuição sindical. O debate vai contar com a participação da presidente do Sindicato dos Empregados do Comércio no Extremo-oeste, EDRIANE SLAVIERO, da conselheira deliberativa do Sindicato dos Trabalhadores em Educação, SANDRA ZAWASKI e do secretário de finanças do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, LIRIO WATHIER. O Peperi Debates, ao vivo, começa as oito horas da manhã.

O Peperi Rádio Repórter deste final de semana vai receber a deputada estadual LUCIANE CARMINATTI. Ela vai falar sobre o início dos trabalhos na Assembleia Legislativa e os projetos e temas que devem dominar os debates na casa no primeiro semestre. O Peperi Rádio Repórter deste sábado começa às 11 horas com a análise das principais notícias da semana. A entrevista com a deputada LUCIANE CARMINATTI inicia por volta das 11 e meia.

Os alunos da Unoesc, interessados em obter bolsas de estudo através do Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina, podem se inscrever no processo de seleção a partir de segunda-feira. Podem participar os alunos de Graduação Presencial ou a Distância, regularmente matriculados. O benefício concedido ao aluno, corresponderá ao valor mínimo de 25 por cento e o máximo cem por cento do valor da mensalidade. As inscrições serão efetuadas por meio eletrônico, mediante o preenchimento da ficha de inscrição disponível no Portal de Ensino da Unoesc, bem como, a entrega da documentação prevista no edital ao Serviço de Apoio ao Estudante. Outra recomendação importante é que os candidatos realizem o cadastro socioeconômico no site da Secretaria de Estado da Educação.

A Campanha de Vacinação contra o Sarampo começa na próxima segunda-feira em São Miguel do Oeste. Serão ofertadas as vacinas tríplice viral e tetra viral. A intenção, segundo o secretário LEONIR CARON, é vacinar pessoas com idade entre seis meses e 49 anos que não estão imunizadas. O objetivo é manter elevada a cobertura vacinal, resgatar a população suscetível e interromper a circulação do vírus. Para receber a vacina, é necessária a apresentação da Caderneta de Vacinas e do Cartão SUS. O atendimento é feito na sala de vacinas, junto à Unidade de Saúde Central, das sete da manhã as sete da noite. O Dia D para mobilização nacional contra o sarampo, será no dia 15 de fevereiro, das oito da manhã as cinco da tarde no posto de saúde do bairro Agostini e na Sala de Vacinas Central. A vacinação segue até o dia 13 de março.

Tomou posse nesta quinta-feira a nova coordenação da Câmara Técnica de Vigilância Sanitária da Ameosc. Mais cedo, durante reunião do Colegiado de Vigilância Sanitária do Extremo Oeste, foi realizada a eleição da nova coordenação. O novo coordenador é GLAUBER LUIZ DE SOUZA. O encontro teve início as oito e meia da manhã e terminou por volta das quatro da tarde com participação de fiscais e funcionários da Vigilância Sanitária da região e de integrantes de Regionais de Saúde. A programação do dia contou com palestras, avaliação do ano de 2019, eleição da nova diretoria e projeções futuras. O principal objetivo das Câmara Técnicas e Colegiados de área é a discussão dos problemas comuns entre os municípios e a adoção de medidas conjuntas para melhorar a prestação do serviço público.

A Ameosc realizou na manhã de hoje a primeira assembleia geral de 2020. O encontro reuniu os prefeitos do extremo-oeste e discutiu uma série de assuntos. Um dos principais momentos da assembleia foi a assinatura da ordem de serviço para construção da parte estrutural da nova sede. O documento foi entregue para os representantes da Pré-Moldados Artelaje Ltda, de Guaraciaba, vencedora da licitação. A empresa apresentou a proposta de 840 mil reais para realização dos serviços. O prazo de execução da obra é de três meses. A nova sede da Ameosc será construída em um terreno cedido pela prefeitura de São Miguel do Oeste nas proximidades da Unidade de Pronto Atendimento em saúde no bairro Agostini.

O prefeito de São Miguel do Oeste, WILSON TREVISAN, retornou de Brasília nesta quinta-feira com a garantia de recursos de emendas parlamentares para o município. No total, serão cerca de um milhão e 500 mil reais para investimentos em diversos setores. De acordo com o prefeito TREVISAN, entre as emendas estão 490 mil para aquisição de um rolo compactador, 250 mil para um caminhão, 250 mil para equipamentos agrícolas e mais 500 mil para custeio da Saúde. O prefeito também explicou que protocolou a solicitação de outros recursos que devem chegar dois milhões de reais em emendas parlamentares para o município. A expectativa de TREVISAN é de que os recursos sejam liberados ainda neste ano.

O prefeito WILSON TREVISAN também aproveitou a viagem à Brasília para tratar da aquisição dos equipamentos para instalação da usina de asfalto. O projeto será executado em São Miguel do Oeste e vai beneficiar todos os municípios da Ameosc. TREVISAN esteve no Ministério do Desenvolvimento Regional para tentar solucionar uma questão burocrática que estava impossibilitando o andamento do processo. A ideia é que a usina seja implantada pelo município de São Miguel do Oeste e depois repassada à Ameosc. O Conder deve fazer a administração da usina. TREVISAN reforçou que a implantação da usina vai gerar uma economia de até 50 por cento nas obras de asfaltamento das cidades.

O PSDB está promovendo uma série de encontros regionais para discutir a participação do partido nas eleições municipais deste ano. Ontem, o evento foi realizado no Clube Comercial com a presença de lideranças estaduais da sigla, como a presidente do partido, GEOVANIA DE SÁ, o deputado MARCOS VIEIRA, o ex-deputado GELSON MERISIO e o secretário geral dos tucanos, GILMAR KNAESSEL. De acordo com KNASSEL, o objetivo do PSDB é ter, pelo menos, candidatos a prefeito em cem municípios do estado neste ano. Hoje, o encontro será realizado em Maravilha. Ao todo, serão 21 eventos no estado até o final do mês de março no estado.

Terminou nesta quinta-feira o Workshop sobre o Programa Rede de Vizinhos. A capacitação iniciou na segunda-feira e contou com a participação de 50 alunos entre Policiais Militares e comunidade em geral. Os temas abordados durante a semana foram Arquitetura contra o crime, o Rede Catarina de proteção às mulheres, a rede de segurança escolar, planejamento urbano e segurança, cibercrimes e prevenção de acidentes domésticos. A última noite contou com a palestra do Professor Universitário NÉDIO PIRES DE LIMA. Ele falou sobre as Fake News e os problemas que elas podem causar. De acordo com o comandante do décimo primeiro batalhão da Polícia Militar, Tenente Coronel MARCELO DE WALLAU, a capacitação serviu para aprimorar o programa Rede de Vizinhos.

O número de boletins de ocorrência de furtos e roubos registrados na delegacia de polícia de São Miguel do Oeste cresceu no ano passado na comparação com 2018. De acordo com o delegado regional da Polícia Civil, WESLEY ANDRADE, foram 518 ocorrências desse tipo. Em 2019, o número passou para 773 registros. O incremento foi de quase 50 por cento. Ele participou do RPN primeira edição e disse que o aumento dos furtos e roubos está acima da média e merece uma avaliação mais detalhada por parte da polícia. De acordo com o delegado, esses crimes caíram nos últimos, mas voltaram a subir em 2019.

O sistema de videomonitoramento implantado na cidade em 2017 provocou uma redução dos crimes em um primeiro momento, mas, aos poucos, a estatística voltou a subir. De acordo com o delegado WESLEI ANDRADE, em 2015, foram 856 casos de furtos e roubos registrados na delegado de policia. O número caiu em 2016 E 2017 e voltou a crescer. è possível, de acordo com o delegado, que os criminosos acabaram se adaptando a presença das câmeras de monitoramento.

Durante a segunda sessão ordinária do ano, realizada nesta quinta-feira no Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste, foram apresentadas diversas indicações legislativas sugerindo obras e serviços públicos. Os pedidos serão enviados às autoridades competentes. VANIRTO CONRAD do PDT indicou à Administração Municipal que estenda a pavimentação asfáltica da Rua Terezinha Gaio Basso até a Rua Zenaide Andreatta, no Bairro Progresso. CLAUDIO BARP do MDB sugere a pavimentação asfáltica na Rua Caçanjurê, entre as ruas Marcílio Dias e Avenida Salgado Filho; e na Rua Rui Barbosa, entre as ruas Oiapoc e Mem de Sá, no Centro. Já ODEMAR MARQUES do PDT indicou ao prefeito que construa uma ciclovia central na rua Marcílio Dias. O vereador aponta a retirada dos canteiros na área de estacionamento, e mudança de estacionamento para paralelo para facilitar a circulação dos ciclistas.

Os vereadores do MDB emitiram uma nota nesta quinta-feira se manifestando sobre a questão envolvendo a renúncia de EVERALDO DI BERTI da presidência da câmara de vereadores. O atual presidente chegou a anunciar que renunciaria ao cargo para cumprir um acordo firmado na eleição da mesa diretora de 2018. Segundo ele, o combinada era que o segundo ano do mandato, em 2020, seria presidido por VAGNER PASSOS. Nesta semana, VAGNER desistiu de disputar a eleição que seria realizada com a renúncia alegando motivos particulares. DI BERTI vai permanecer na presidência. Em nota, os vereadores do MDB lembram que o vereador CLAUDIO BARP foi eleito presidente da casa em 2017 com os votos do PSD e que em 2018 o partido retribuiu o gesto votando em DI BERTI para o cargo. Segundo os emedebistas, esse foi o acordo envolvendo o grupo de oito vereadores do MDB, PSD e PDT.

Em nenhum momento das conversas para as eleições da mesa diretora no final de 2018 foi cogitado dividir o mandato de dois anos. A informação está na nota divulgada pelo MDB nesta quarta-feira. Os vereadores do MDB alegam que não houve nenhum acerto para um rodizio entre os vereadores do PSD na presidência da casa em 2019 e 2020. O líder da bancada do MDB, CLAUDIO BARP disse ontem no RPN segunda edição que o partido não tem nenhum compromisso de votar em VAGNER PASSOS se houver uma nova eleição em caso de renúncia. Ele destacou que se houve algum acordo foi entre DI BERTI e VAGNER. BARP reforçou que o essa possibilidade não foi discutida em nenhum momento durante a articulação para a eleição da mesa diretora do biênio 2019-2020.

Os vereadores do MDB também se manifestaram sobre a ocupação dos cargos comissionados da câmara de vereadores. Nos últimos dias, circulou a informação de que o vereador do PSD, VAGNER PASSOS estaria tentando indicar algumas pessoas para os espaços. Na nota, os emedebistas relatam que em dezembro do ano passado houve uma reunião agendada pela bancada para discutir o assunto. Na oportunidade, o presidente EVERALDO DI BERTI teria dito que até o final de 2020, nenhuma mudança seria feita nos cargos de Chefe de Gabinete, Secretário Executivo da Câmara e Assessor Jurídico. Os três cargos são ocupados por pessoas indicadas pelo MDB. BARP disse que essa garantia foi dada pelo presidente diretamente aos servidores que já estavam preocupados com os rumores de que poderiam haver mudanças.

O vereador VAGNER BERTI disse que não tem nenhum interesse nos cargos comissionados do legislativo. O presidente da câmara, EVERALDO DI BERTI deve se manifestar ainda hoje sobre o assunto.

Um homem suspeito de ter assassinado a madrasta em San Antonio na Argentina, foi preso na manhã desta quinta-feira no interior de Dionísio Cerqueira. O homem de 37 anos foi localizado em uma propriedade na Linha Presidente Vargas. O crime aconteceu no final de janeiro. O corpo de uma mulher de 54 anos foi encontrado parcialmente enterrado em meio a uma plantação de milho na noite de sexta-feira. A vítima morava no local com o marido que faleceu há cerca de um ano. Ela ficou morando com o filho do marido, um homem de 37 anos. A polícia acredita que o ele tenha cometido o crime e fugido do local. Vizinhos da vítima informaram à polícia que desde a morte do pai, o homem teria intenções de vender a chácara da família. Ontem, ele foi preso e levado para a cadeia de Dionísio Cerqueira.

Um homem ficou gravemente ferido ao ser atingido por um micro-ônibus dentro de uma oficina em Guaraciaba. O acidente aconteceu no final da tarde de ontem na Linha Sete, às margens da BR 163. Um micro-ônibus, que estava no local, entrou em movimento e prensou um homem contra o muro da oficina. O Corpo de Bombeiros de Guaraciaba encaminhou a vítima de 33 anos para o Hospital Regional. Ele sofreu ferimentos graves. As causas do acidente não foram confirmadas pela polícia.

Uma mulher sofreu uma tentativa de assassinato no final da manhã de ontem no centro de Mondaí. O crime aconteceu por volta das 11 e meia nas proximidades do Terminal Rodoviário, na Avenida Porto Feliz. Uma mulher de 26 anos foi agredida a facadas pelo ex-marido ao chegar do trabalho. A vítima foi atingida com golpes de faca no braço, pescoço e nas costas. De acordo com familiares, o casal estava separado há cerca de três meses e o suspeito estava morando em Florianópolis. Ela foi socorrida pela ambulância do município de Mondaí e encaminhada ao hospital da cidade. Em seguida, a mulher foi transferida para o Hospital Regional de São Miguel do Oeste. O homem foi preso em flagrante.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.