ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - AM

Globo em Foco Itapiranga - 07/02/2020

GLOBO EM FOCO – 07/02/20

-EX-MINISTRO DO TRABALHO É ALVO DE BUSCA E APREENSÃO EM OPERAÇÃO DA PF

-CARLOS HASSLER É EXONERADO DO CARGO DE SECRETÁRIO DE INFRAESTRUTURA

-SETOR SOCIAL DE TUNÁPOLIS INICIA CAMPANHA DO AGASALHO

-PRESIDENTE DA ASSEMIT VISITA PREFEITO PARA DEFINIR AÇÕES

-RODEIO E MOTOGOIS ABREM COMEMORAÇÕES DE ANIVERSÁRIO DE ITAPIRANGA

-VEREADOR ANUNCIA PROJETO PARA REVITALIZAÇÃO DO ACESSO A SÃO JOÃO DO OESTE

-HOMEM FICA GRAVEMENTE FERIDO APÓS SER ATINGIDO POR MICRO-ÔNIBUS

-MULHER É ESFAQUEADA PELO EX-MARIDO EM MONDAÍ

O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de pancada. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 39 graus.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a sexta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 25 centavos para a compra e quatro reais e 40 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 70 centavos para a compra e cinco reais para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos e meio para a compra e seis centavos e meio para venda.

A polícia da Bolívia prendeu nesta quinta-feira o ex-deputado GUSTAVO TORRICO, um dos líderes do partido Movimento ao Socialismo, do ex-presidente EVO MORALES. A promotoria acusa TORRICO de sedição e terrorismo, o que ele nega. O deputado é investigado por causa de declarações dadas em meio ao caos social que culminou na deposição de MORALES, em novembro do ano passado. O governo interino da presidente JEANINE ÁÑEZ prometeu, no início deste ano, investigar ao menos 600 autoridades do mandato de EVO MORALES.

A província chinesa de Hubei, epicentro da epidemia do novo coronavírus, registrou 69 novas mortes de acordo com atualização da noite desta quinta-feira. Com isso, são 637 óbitos no país. Outros dois 447 casos foram confirmados apenas na região mais afetada, totalizando mais de 31 mil 211 mil em toda a China. O Ministério da Saúde do Japão informou nesta sexta-feira que foram registrados mais 41 casos de infecção pelo novo coronavírus no navio de cruzeiro "Diamond Princess", que está em quarentena. Com isso, o número de infectados na embarcação chegou a 61, um deles é um argentino. Esse é o primeiro caso de contaminação de um latino-americano nesta epidemia.

O Partido Democrata de Iowa anunciou na noite desta quinta-feira que chegou a cem por cento da apuração do caucus no estado, realizado na segunda. PETE BUTTIGIEG ficou em primeiro lugar, com uma pequena vantagem sobre BERNIE SANDERS. Nos últimos três por cento computados, o ex-prefeito de South Bend ultrapassou o senador de Vermont também no número de votos populares. Agora, os pré-candidatos voltam suas energias para o próximo estado a realizar suas primárias. A votação está marcada para o dia 11 em New Hampshire.

O ministro do Supremo Tribunal Federal, LUIZ EDSON FACHIN homologou nesta quinta-feira a delação premiada do ex-governador do Rio de Janeiro SÉRGIO CABRAL. O acordo de delação foi firmado com a Polícia Federal em dezembro. O teor da colaboração está sob sigilo. O procurador-geral da República, AUGUSTO ARAS, foi contra a validação. Ele entendeu que os valores que CABRAL se comprometeu a devolver já estavam bloqueados pela Justiça e que o ex-governador não apresentou fatos novos nos depoimentos. CABRAL está preso desde outubro de 2016, e foi condenado a mais de 280 anos de prisão pela Justiça. A maioria desses processos está relacionada à operação Lava Jato.

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira uma operação para investigar a suspeita de desvio de 50 milhões de reais no antigo Ministério do Trabalho. As irregularidades, de acordo com a PF, ocorreram entre 2016 e 2018. O ministro do Trabalho no governo do ex-presidente MICHEL TEMER, RONALDO NOGUEIRA, foi alvo de busca e apreensão. NOGUEIRA é atualmente presidente da Fundação Nacional de Saúde. Ele negou a acusação. O alvo da PF é uma organização criminosa que, de acordo com as investigações, fez uma contratação de fachada de uma empresa para fornecer serviços de tecnologia ao ministério.

O presidente JAIR BOLSONARO exonerou, nesta quinta-feira, o ministro do Desenvolvimento Regional, GUSTAVO CANUTO. O cargo será ocupado por ROGÉRIO MARINHO, que atuava como secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia. A troca foi publicada em edição extra do "Diário Oficial da União". No fim da tarde, o porta-voz da Presidência da República, OTÁVIO RÊGO BARROS, anunciou que CANUTO passará a presidir a Dataprev, estatal responsável pelo processamento de dados das aposentadorias. Na estatal, ele terá a missão de ajudar a reduzir as filas de pedidos de benefício no INSS. No lugar de ROGÉRIO MARINHO na Secretaria Especial de Previdência e Trabalho assumirá BRUNO BIANCO, atual secretário-adjunto.

Começa na próxima segunda-feira mais uma campanha de vacinação contra o sarampo. Em Santa Catarina, a vacina será oferecida para pessoas com idade entre seis meses e 49 anos, informou a Diretoria de Vigilância Epidemiológica do estado. A campanha termina em 13 de março. De acordo com o mais recente boletim da Dive-SC, Santa Catarina teve 319 casos de sarampo entre 2019 e 25 de janeiro de 2020. No estado, 39 municípios registraram casos da doença. A maioria dos pacientes tem entre 15 e 39 anos. O município com mais casos de sarampo é Joinville com 138 registros.

O governador CARLOS MOISÉS recebeu representantes de entidades empresariais e de sindicatos para fechar o reajuste do salário mínimo regional de Santa Catarina. Ficou acertado que o reajuste médio será de quatro vírgula 96 por cento. Um Projeto de Lei Complementar em regime de urgência deve ser encaminhado até terça-feira para a Assembleia Legislativa. Se aprovado pelos deputados, o reajuste será retroativo a primeiro de janeiro, válido para categorias não abrangidas por acordos ou convenções coletivas. Segundo o acordo, os salários mínimos de cada faixa serão de mil 215 para a primeira faixa, mil 260 para a segunda faixa, mil 331 para a terceira faixa onde estão os trabalhadores do comércio e mil 391 para a quarta faixa.

CARLOS HASSLER foi exonerado do cargo de secretário da Infraestrutura e Mobilidade de Santa Catarina. A informação foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira. Assumiu o posto THIAGO AUGUSTO VIEIRA, que era secretário-adjunto. O governo do estado não comentou o motivo para a saída de HASSLER. A exoneração veio um dia após uma polêmica envolvendo a Alesc. Na quarta, a assembleia publicou uma nota de repúdio contra o secretário. Segundo a nota, o deputado Estadual VALDIR COBALCHINI, do MDB, foi impedido pelo secretário de participar de uma audiência na sede da Secretaria quando acompanhava o prefeito municipal de Pinheiro Preto.

Presidente da Assemit visita prefeito para definir ações. A Associação dos Empresários de Itapiranga quer ampliar participação em eventos no município. LUCIR GUARESCHI, esteve reunido com o prefeito JORGE WELTER e secretários para discutir ações do Planejamento Estratégico da entidade para 2020. Objetivo é ampliar e promover inovações em eventos e atividades que envolvam o município e a entidade. GUARESCHI cita como exemplo o Dia D Deutschland, desfile de sete de setembro, Oktoberfest e festividades de final de ano que podem ser incrementadas e fortalecidas na parceria. Campanhas de saúde e de cunho social, ações junto à comissão de trânsito também foram mencionadas. Município e Assemit também trabalham juntos na realização da Efrait, a Exposição Feira do município, que já projeta sua décima primeira edição para 2021.

Escola de Cristo Rei retoma aulas com os alunos da rede municipal e rede estadual na próxima segunda-feira. A diretora ANDREA HACKENHAAR destaca que os professores do estado participam de uma semana de formação, sobre a base nacional comum curricular e o novo ensino médio, e os professores da rede municipal também participam de formação e planejamento das atividades para a retomada das aulas. ANDREA ressalta que por sugestão apontada pelos próprios alunos no final do ano passado, o tema do projeto que será trabalho este ano é “pensando no futuro”. O foco será a sustentabilidade e o empreendedorismo. Cerca de 185 alunos estão matriculados no educandário, abrangendo cinco comunidades de São João do Oeste. Na rede municipal a diretora cita que o quadro de professores efetivos está completo, e na rede estadual resta o preenchimento de algumas vagas. /

CRAS de Tunápolis retoma aulas das oficinas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos na próxima semana. Conforme a psicóloga, KELI VALDUGA, as oficinas são de artesanato, jiu jitsu e brinquedoteca. A oficina de culinária será retomada somente a partir do dia 17. KELI destaca que as inscrições para as oficinas foram feitas em dezembro, mas durante todo o ano novos participantes ingressam nas turmas. Além do público prioritário, as vagas são para toda comunidade interessada. Os monitores das oficinas são contratados por licitação. Em média 250 alunos participam das oficinas. A psicóloga lembra que na tarde de ontem foram retomados os encontros com o grupo das Margaridas, idosas que possuem 80 anos ou mais. Os encontros são realizados na primeira quinta-feira de cada mês, com atividades diversificadas como roda de conversa, artesanato e beleza.

Varejo registra crescimento nas vendas e contratações neste começo do ano. O presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina, FCDL, IVAN TAUFFER, afirma que 2020 se projeta um ano melhor em comparação a 2019. O varejo passa pela primeira data importante do ano, que é a venda de material escolar. O presidente da FCDL afirma que a venda de material escolar deste ano superou as vendas do ano passado. TAUFFER afirma que isso mostra a recuperação financeira das famílias, o que já foi comprovado no Natal, com crescimento nas vendas de 4.9%. Ele lembra que em janeiro normalmente as vendas são mais baixas em função dos gastos elevados que as famílias tem no final do ano, por isso, alguns setores podem ter queda nas vendas, o que é considerado normal. Os dados também são positivos na contratação de funcionários, que segundo o presidente da federação, tem tido um crescimento significativo no estado.

Setor social de Tunápolis inicia campanha do agasalho. Esta será a única campanha do ano. Segundo o coordenador do setor, CARLOS BAUMGRATZ, o município possui poucas famílias em situação de carência, mas a campanha é bastante aguardada por ser uma forma das famílias darem um destino correto a roupas, calçados ou cobertores, limpos e em bom estado, que não tem mais serventia. As doações podem ser feitas no ginásio municipal durante todo o mês de fevereiro até dia quatro de março. BAUMGRATZ lembra que no ano passado as peças beneficiaram inclusive famílias de São Pedro, na Argentina. Ele afirma que o objetivo da campanha é que todas as pessoas possam ser beneficiadas com as doações, pois muitas famílias inclusive retiram as peças para uso no dia a dia ou na agricultura, economizando recursos na compra de peças novas. A entrega das doações será feira nos dias cinco e seis de março.

Vereador anuncia projeto para revitalização do acesso a São João do Oeste. ADEMAR SCHNEIDERS está otimista para investimento significativo na SC 496. O trecho de seis quilômetros no acesso a cidade necessita de melhorias urgentes. Destaca que no ano passado foi feita a solicitação para o Governo de Santa Catarina realizar a revitalização e o projeto da obra está sendo concluído. O vereador critica a situação caótica de todas as rodovias do Extremo Oeste e condena a falta de investimento por parte do governo estadual. SCHNEIDERS avalia que São João do Oeste está se destacando com novas indústrias, além da força no setor de turismo e necessita de asfalto de boa qualidade. Ele cita ainda a preocupação com a segurança dos usuários da SC 496. De acordo com o vereador, a solução é a revitalizar e não fazer apenas serviços paliativos que logo apresentam buracos nas pistas.

Vereador afirma que o trabalho de operação tapa buracos é desperdício de dinheiro público, pois não resolve o problema e apenas consome o orçamento do governo do estado. ADEMAR SCHNEIDERS aponta como solução uma nova camada de asfalto para garantir maior durabilidade levando em consideração o trânsito de veículos pesados que cresceu acima do previsto. Para agilizar este investimento o vereador defende mobilização dos deputados para cobrar o governo estadual. Porém ele considera que não é boa a relação da Assembleia Legislativa com o governador CARLOS MOISES. A falta de experiência dificulta o diálogo com o legislativo. SCHNEIDERS projeta ações conjuntas de lideranças para sensibilizar o governo de Santa Catarina para dar a devida atenção para o Extremo Oeste.

Iniciam hoje as comemorações pelos 66 anos de emancipação político administrativa de Itapiranga. Serão vários eventos até o dia 13 com o baile do município no Complexo Oktober. Nesta sexta-feira inicia o rodeio crioulo e o encontro de motociclistas. O décimo sétimo rodeio crioulo interestadual do CTG Portão do Oeste, ocorre na Estância Seu Chico, em linha Laranjeira. Segundo o coordenador do rodeio, LAZIE DE COL, a expectativa é pela realização de um dos maiores rodeios de Itapiranga. Os seis piquetes de laçadores do município tiveram participação nos rodeios da região Extremo Oeste e aguardam o retorno. A programação inicia nesta sexta-feira e prossegue até domingo incluindo várias competições. DE COL cita a realização das provas de tiro de laço dos Jogos Abertos de Itapiranga, além das provas oficiais de rodeio.

Estrutura para o rodeio permite grande número de piquetes e presença de público. A Estância Seu Chico possui cancha oficial para o tiro de laço e ampla área de acampamento. Conforme o coordenador do rodeio, LAZIE DE COL, a boa acolhida e a participação dos piquetes de Itapiranga em outros rodeios gera a expectativa de laçadores dos três estados do sul. . LAZIE DE COL destaca ainda o acesso gratuito para o público. O coordenador chama atenção para a programação de sábado que inclui a oração da ave maria, às 18 horas, seguindo com a abertura oficial, tertúlia e jantar com carreteiro de charque.

Motogois deve reunir motociclistas de quatro países. Evento inicia hoje no Complexo da Oktoberfest em comemoração ao aniversário de Itapiranga. O décimo quarto Motogois, Encontro Nacional e Internacional de Motociclistas é organizado por moto grupo Mongóis do Asfalto. São esperados motociclistas da Argentina, Paraguai, Uruguai e vários estados do Brasil. Segundo o presidente do moto grupo e coordenador do evento, ADRIANO TABORDA, entre as atrações estarão bandas, show de manobras, área de camping e expositores. A programação inicia a partir das 14 horas desta sexta-feira. Ás 21 horas terá show da Banda Lendários e na sequência Velha Infância. TABORDA chama atenção que as principais atrações ocorrem sábado com parque de brinquedos para crianças, show de manobras Só Zerinho Moto e show com as bandas Fors, Os Forasteiros de Faraway e Silver Machines.

Motogois possui estrutura de destaque. O Encontro Nacional e Internacional de Motociclistas utiliza o espaço do Complexo Oktober para acampamento, shows e refeições dos grupos visitantes. Conforme o presidente do moto grupo Mongóis do Asfalto, ADRIANO TABORDA, o município é exemplo no conforto que oferece aos motociclistas. ADRIANO TABORDA lembra que todas as atrações terão ingresso livre, pois a prefeitura oferece incentivo para entidades que promovem as atrações. TABORDA destaca ainda que haverá segurança e monitoramento 24 horas e completa estrutura de banheiros. O encerramento ocorre no domingo, logo após o café da manhã.

Cerqueirense é preso em operação da Polícia Civil e Federal de Brasília. Uma operação deflagrada ontem desarticulou um esquema que fraudou, pelo menos um milhão e cem mil reais em contas bancárias. A força-tarefa cumpriu 50 mandados no Distrito Federal, Bahia, Ceará, São Paulo, Paraíba e em Santa Catarina, em Dionísio Cerqueira. Segundo as investigações, o grupo se passava por funcionários de bancos e entrava em contato com as vítimas para alertar sobre uma suposta fraude. Por telefone, os suspeitos orientavam os clientes a digitarem os dados da conta corrente e a senha bancária no teclado do celular. Iludidas pela forma como se davam as ligações, as vítimas acabavam digitando dados que eram capturados. As penas podem chegar a dez anos de reclusão. Em Dionísio Cerqueira, os policiais apreenderam equipamentos de informática. Também foi apreendido um veículo.

Polícia Civil prende suspeito apontado como distribuidor de drogas na região. A prisão ocorreu durante a operação Game Over. Após quatro meses de investigação, dando continuidade à Operação Peacemakers, a Polícia Civil cumpriu prisão preventiva do suspeito de realizar o comércio de cocaína em Iraí, RS. A investigação indica que a cocaína era distribuída em Palmitos, Caibi, Mondaí, Riqueza, São Carlos, Águas de Chapecó, Cunha Porã, Maravilha, entre outras. Segundo informações, o investigado realizava o comércio do entorpecente há pelo menos sete anos. Além da prisão preventiva, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão. Uma mulher foi presa em flagrante por ter em sua residência 22 buchas de cocaína, totalizando pouco mais de 17 gramas, avaliadas em 797 reais, que estava escondida em um urso de pelúcia. Foi apreendida ainda uma espingarda de pressão com silenciador.

Tentativa de feminicídio é registrada no centro de Mondaí. O crime foi registrado no final da manhã desta quinta-feira próximo a rodoviária de Mondaí. Uma mulher, de 26 anos, moradora de Mondaí, foi agredida a facadas pelo ex-marido ao chegar do seu trabalho. Conforme familiares, os dois estariam separados a cerca de três meses e desde a separação o homem estava residindo em Florianópolis com outros familiares. Segundo a PM, em rondas a guarnição foi abordada por um homem que disse que havia matado sua companheira. A faca usada no crime, de aproximadamente 20 centímetros, foi encontrada próximo a vítima. A mulher foi atingida por pelo menos três facadas no braço, pescoço e nas costas, e teve outros ferimentos pelo corpo. Ela foi socorrida pela ambulância do município e encaminhada ao hospital de Mondaí, e na sequencia transferida para o Hospital Regional de São Miguel do Oeste. O homem foi preso em flagrante.

Homem é preso após agredir e rasgar as roupas da esposa durante discussão. A Polícia Militar de Dionísio Cerqueira atendeu a duas ocorrências de destaque nas últimas 24 horas. Uma delas, às 15h, a guarnição foi solicitada a comparecer em uma residência na área central da cidade, onde estaria acontecendo um caso de violência doméstica. No local, a esposa informou que seu marido lhe agrediu e rasgou suas roupas durante uma discussão. Diante disso, foi dada voz de prisão ao agressor, sendo este entregue na delegacia de polícia para providências. Já por volta da meia noite a equipe lavrou boletim de ocorrência no bairro União, pois um adolescente arremessou uma pedra contra uma residência e atingiu a perna de uma mulher, causando lesão corporal leve. O autor fugiu do local antes da chegada da viatura.

Suspeito de matar a madrasta na Argentina é preso no interior de Dionísio Cerqueira. Em uma ação conjunta e através de troca de informações, o homem suspeito de ter assassinado a madrasta na Argentina, foi preso nessa manhã de ontem no interior de Dionísio Cerqueira. O homem de 37 anos foi preso em uma propriedade na Linha Presidente Vargas. O corpo de SALETE RODRIGUES LOPES, de 54 anos foi encontrado enterrado numa plantação de milho na sexta-feira. A mulher morava com o marido que faleceu há cerca de um ano, sendo que um filho do homem, de 37 anos, permaneceu morando com a madrasta. A polícia acredita que o homem teria cometido o crime e fugido do local. Vizinhos informaram que desde a morte do pai, o homem teria intenções de vender a chácara. Ele teria vendido vários objetos da família, porém a propriedade não poderia ser vendida sem autorização da mulher. Esse fato teria motivado o crime. O preso foi levado à Unidade Prisional de SJCedro.

Homem fica gravemente ferido ao ser atingido por micro-ônibus desgovernado em Guaraciaba. FERNANDO SPANIOL de 33 anos ficou gravemente ferido ao ser prensado contra o muro de uma oficina mecânica, localizada às margens da BR-163, na Linha Sete em Guaraciaba. Os bombeiros foram acionados e se deslocaram ao local nas proximidades do restaurante o Chapão para prestar os primeiros atendimentos. Devido à gravidade, a vítima foi conduzida ao Hospital Regional para receber o atendimento e estava inconsciente quando deu entrada no Pronto-Socorro. O homem estava no pátio de uma oficina quando foi atingido. O micro-ônibus desceu de ré uma rua na frente da oficina e atingiu o homem, que foi esmagado contra um muro. Logo após, o veículo, ainda em movimento, colidiu em um barranco. O proprietário da mecânica disse que o homem atingido pelo veículo é fornecedor de materiais.

Mulher é esfaqueada pelo ex marido em Mondaí. A tentativa de feminicídio foi registrada no final da manhã de ontem nas proximidades do Terminal Rodoviário, na Avenida Porto Feliz. Uma mulher, de 26 anos, moradora de Mondaí, foi agredida a facadas pelo ex-marido ao chegar do seu trabalho. Conforme informações de familiares, os dois estariam separados a cerca de três meses. Desde a separação do casal, o homem de 25 anos estava residindo em Florianópolis, juntamente com outros familiares. A vítima foi atingida por pelo menos três facadas no braço, pescoço e nas costas, e teve outros ferimentos pelo corpo. Ela foi socorrida pela ambulância do município e encaminhada ao hospital de Mondaí, e na sequencia transferida para o Hospital Regional de São Miguel do Oeste. O homem foi preso em flagrante. Diante da situação, a Polícia Civil representou pela prisão preventiva do suspeito que foi aceita pela justiça.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.