ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 07/02/2020

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de pancada. A temperatura pode chegar a 34 graus. A mínima das últimas horas foi de 20 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a sexta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 25 centavos para a compra e quatro reais e 40 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 70 centavos para a compra e cinco reais para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos e meio para a compra e seis centavos e meio para venda.

A polícia da Bolívia prendeu nesta quinta-feira o ex-deputado GUSTAVO TORRICO, um dos líderes do partido Movimento ao Socialismo, do ex-presidente EVO MORALES. A promotoria acusa TORRICO de sedição e terrorismo, o que ele nega. O deputado é investigado por causa de declarações dadas em meio ao caos social que culminou na deposição de MORALES, em novembro do ano passado. O governo interino da presidente JEANINE ÁÑEZ prometeu, no início deste ano, investigar ao menos 600 autoridades do mandato de EVO MORALES.

A província chinesa de Hubei, epicentro da epidemia do novo coronavírus, registrou 69 novas mortes de acordo com atualização da noite desta quinta-feira. Com isso, são 637 óbitos no país. Outros dois 447 casos foram confirmados apenas na região mais afetada, totalizando mais de 31 mil 211 mil em toda a China. O Ministério da Saúde do Japão informou nesta sexta-feira que foram registrados mais 41 casos de infecção pelo novo coronavírus no navio de cruzeiro "Diamond Princess", que está em quarentena. Com isso, o número de infectados na embarcação chegou a 61, um deles é um argentino. Esse é o primeiro caso de contaminação de um latino-americano nesta epidemia.

O Partido Democrata de Iowa anunciou na noite desta quinta-feira que chegou a cem por cento da apuração do caucus no estado, realizado na segunda. PETE BUTTIGIEG ficou em primeiro lugar, com uma pequena vantagem sobre BERNIE SANDERS. Nos últimos três por cento computados, o ex-prefeito de South Bend ultrapassou o senador de Vermont também no número de votos populares. Agora, os pré-candidatos voltam suas energias para o próximo estado a realizar suas primárias. A votação está marcada para o dia 11 em New Hampshire.

O ministro do Supremo Tribunal Federal, LUIZ EDSON FACHIN homologou nesta quinta-feira a delação premiada do ex-governador do Rio de Janeiro SÉRGIO CABRAL. O acordo de delação foi firmado com a Polícia Federal em dezembro. O teor da colaboração está sob sigilo. O procurador-geral da República, AUGUSTO ARAS, foi contra a validação. Ele entendeu que os valores que CABRAL se comprometeu a devolver já estavam bloqueados pela Justiça e que o ex-governador não apresentou fatos novos nos depoimentos. CABRAL está preso desde outubro de 2016, e foi condenado a mais de 280 anos de prisão pela Justiça. A maioria desses processos está relacionada à operação Lava Jato.

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira uma operação para investigar a suspeita de desvio de 50 milhões de reais no antigo Ministério do Trabalho. As irregularidades, de acordo com a PF, ocorreram entre 2016 e 2018. O ministro do Trabalho no governo do ex-presidente MICHEL TEMER, RONALDO NOGUEIRA, foi alvo de busca e apreensão. NOGUEIRA é atualmente presidente da Fundação Nacional de Saúde. Ele negou a acusação. O alvo da PF é uma organização criminosa que, de acordo com as investigações, fez uma contratação de fachada de uma empresa para fornecer serviços de tecnologia ao ministério.

O presidente JAIR BOLSONARO exonerou, nesta quinta-feira, o ministro do Desenvolvimento Regional, GUSTAVO CANUTO. O cargo será ocupado por ROGÉRIO MARINHO, que atuava como secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia. A troca foi publicada em edição extra do "Diário Oficial da União".

No fim da tarde, o porta-voz da Presidência da República, OTÁVIO RÊGO BARROS, anunciou que CANUTO passará a presidir a Dataprev, estatal responsável pelo processamento de dados das aposentadorias. Na estatal, ele terá a missão de ajudar a reduzir as filas de pedidos de benefício no INSS. No lugar de ROGÉRIO MARINHO na Secretaria Especial de Previdência e Trabalho assumirá BRUNO BIANCO, atual secretário-adjunto.

Começa na próxima segunda-feira mais uma campanha de vacinação contra o sarampo. Em Santa Catarina, a vacina será oferecida para pessoas com idade entre seis meses e 49 anos, informou a Diretoria de Vigilância Epidemiológica do estado. A campanha termina em 13 de março. De acordo com o mais recente boletim da Dive-SC, Santa Catarina teve 319 casos de sarampo entre 2019 e 25 de janeiro de 2020. No estado, 39 municípios registraram casos da doença. A maioria dos pacientes tem entre 15 e 39 anos. O município com mais casos de sarampo é Joinville com 138 registros.

O governador CARLOS MOISÉS recebeu representantes de entidades empresariais e de sindicatos para fechar o reajuste do salário mínimo regional de Santa Catarina. Ficou acertado que o reajuste médio será de quatro vírgula 96 por cento. Um Projeto de Lei Complementar em regime de urgência deve ser encaminhado até terça-feira para a Assembleia Legislativa.

Se aprovado pelos deputados, o reajuste será retroativo a primeiro de janeiro, válido para categorias não abrangidas por acordos ou convenções coletivas. Segundo o acordo, os salários mínimos de cada faixa serão de mil 215 para a primeira faixa, mil 260 para a segunda faixa, mil 331 para a terceira faixa onde estão os trabalhadores do comércio e mil 391 para a quarta faixa.

CARLOS HASSLER foi exonerado do cargo de secretário da Infraestrutura e Mobilidade de Santa Catarina. A informação foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira. Assumiu o posto THIAGO AUGUSTO VIEIRA, que era secretário-adjunto. O governo do estado não comentou o motivo para a saída de HASSLER. A exoneração veio um dia após uma polêmica envolvendo a Alesc. Na quarta, a assembleia publicou uma nota de repúdio contra o secretário. Segundo a nota, o deputado Estadual VALDIR COBALCHINI, do MDB, foi impedido pelo secretário de participar de uma audiência na sede da Secretaria quando acompanhava o prefeito municipal de Pinheiro Preto.

Acontece amanhã Tradicional Noite do Cachorro Quente. A informação é do pastor LEANDRO KONFLANZ da Igreja Luterana do Brasil Paróquia de Campo Erê. De acordo com ele, será servido buffet completo com muitas variedades para todos os gostos. Abertura do bife será ás 18 horas. Conforme o pastor, o evento que é tradicional no município tem aumentando a participação da comunidade a cada edição. O som fica por conta de RUBENS MEDEIROS.

Dia 10 começam as aulas na rede estadual de ensino. INÊS SABKA – integradora da coordenadoria regional de educação de São Lourenço do Oeste, relata que antes disso acontece formação para professores de toda a regional. Na semana que antecede o início das aulas, os profissionais também fizeram uma avaliação do ano que passou e planejaram 2020. É fundamental, no ponto de vista de INÊS, que cada escola saiba o que quer alcançar no final do ano letivo.

Planejamento escolar 2020 é baseado na BNCC. A integradora de ensino lembra que 2020 é o ano de implementação da Base Nacional Comum Curricular. Por isso, o foco de todas as formações é o alinhamento a BNCC. INÊS lembra que a BNCC, é o documento que regulamenta quais são as aprendizagens essenciais que todo aluno deve desenvolver. A Base é um instrumento que vai ajudar a promover a qualidade e igualdade, garantindo que toda criança tenha os mesmos direitos de aprendizagem, independente o lugar onde estuda. Ela vai nortear os currículos dos estados e municípios de todo Brasil. Ela foca no desenvolvimento das habilidades de cada estudante.

Começa segunda-feira, Campanha Nacional contra o Sarampo. A informação é de SAMARA RONCHI – enfermeira da vigilância em saúde de Campo Erê. De acordo com ela, a campanha segue até 13 de março. Comenta que, Santa Catarina optou por ampliar a faixa etária e vacinar pessoas com idade entre seis meses e 49 anos. O Dia “D”, será dia 15, próximo sábado. A sala de vacina fica aberta das 8 horas da manhã até às 17 horas.

Ministério da Saúde amplia faixa etária da campanha de vacinação contra o sarampo. SAMARA explica que, segundo a nota da regional de saúde, a decisão de ampliar a campanha foi baseada nos casos confirmados de sarampo no estado. São 39 municípios com registro da doença, e a maior parte das pessoas infectadas tem idade entre 15 e 39 anos. Ampliando a campanha, é possível resgatar a população mais suscetível à doença e, possivelmente, interromper a circulação do vírus no estado.

Ampliação da rede representa maior parte do orçamento da Celesc para 2020. Conforme o gerente regional, JOSÉ WOLKWEISS, para os 34 municípios atendidos no Extremo Oeste, o investimento na rede elétrica neste ano será de 15 milhões. O valor será aplicado na baixa e média tensão, além da alta tensão com ampliação das subestações. O gerente cita que orçamento é dividido em vários sub-programas, a exemplo dos alimentadores, com investimento de dois milhões 550 mil. O valor será destinado para construção de redes troncos que levam a energia até os transformadores.

Investimentos na Celesc abrangem ainda programa de melhoria e ampliação da rede. Segundo o gerente regional, o programa aumenta potência e instalação de novos transformadores, além de extensão de rede, ampliação de fase e reforço de condutores de baixa tensão, o investimento previsto é de quatro milhões e 700 mil. Serão instalados neste ano 522 novos transformadores na rede de todo o extremo oeste. Orçamento da Celesc em 2020 prevê também a instalação de mil 490 novos postes na rede de distribuição.

Na automação de rede e equipamentos especiais o investimento previsto é de um milhão e 200 mil reais para instalação de dez novos religadores automáticos. O gerente destaca que a Celesc irá investir dois milhões 770 mil, em 31 quilômetros de rede que hoje são mono e passarão para trifásicas. Na ampliação de subestações, com aumento de potência de transformadores, o investimento será de três milhões e 500 mil reais.

Investimentos são necessários para atender a demanda do aumento do consumo de energia elétrica nos vários setores. JOSÉ WOLKWEISS lembra que os 15 milhões não contemplam despesas com a renovação de frota, materiais de manutenção e de segurança, informática e as roçadas de rede que são feitas por empresa terceirizada. Na regional são 79 eletricistas.

Eleições 2020. Processo de biometria, que é o recadastramento eleitoral eletrônico dos eleitores, já terminou, mas muitos eleitores ainda estão pendentes. A constatação é de DANYEL CORREA – Chefe do Cartório de Campo Erê, que abrange Saltinho, São Bernardino e Palma Sola. Apesar disso, assegura que os eleitores faltosos ainda tem chance de cumprir com seu compromisso, comparecendo com urgência no Cartório de Campo Erê, com documento com foto, comprovante de residência e alistamento militar no caso dos homens.

Cancelamento do título provoca também a suspensão do CPF de quem não fez a biometria. O Chefe do Cartório explica a importância do recadastramento, porque vai garantir que a pessoa que está diante da urna seja realmente a votante com absoluto sigilo. Não haverá possibilidade de fraude, garante CORREA. Juntando tudo com a urna eletrônica, Santa Catarina vira referência no mundo inteiro. DANYEL estima que 15 por cento dos eleitores da sua área ainda não fizeram a biometria.

Eleitores de Saltinho, que ainda não foram ao Cartório Eleitoral de Campo Erê já terão os títulos cancelados nos próximos dias. Logo em seguida será a vez de São Bernardino e Palma Sola. A obrigação é de cidadãos com 18 anos completos até os 70. Acima dessa idade e quem tem menos de 18, fica de fora do compromisso. Partidos tem até 4 de abril para estarem regularizados com a justiça eleitoral. É preciso que estejam quites, inclusive na prestação de conta.

Prestação de contas dos partidos é eletrônica, não sendo mais necessário entregar papel no Cartório. Se houver qualquer pendência no TRE e no TSE, a agremiação não pode receber fundos partidários e nem lançar candidatos. Por outro lado, quem quer ser candidato precisa verificar sua situação individual na justiça eleitoral. O domicílio eleitoral deve estar definido também até 4 de abril. No caso do eleitor, DANYEL CORREA orienta que vote no local aonde vive. Cartório Eleitoral de Campo Erê funciona de segunda a sexta, do meio-dia às 19 horas.

Veículos colidem na SC 157. O acidente ocorreu por volta das 08 horas e 20 minutos de hoje, no Km 13,400 da rodovia em Novo Horizonte. Se envolveram na colisão, um Uno emplacado em Novo Horizonte, conduzido por uma mulher de 27 anos, e um Palio, de São Lourenço do Oeste, dirigido por outra mulher também de 27 anos. As condutoras não sofreram ferimentos. Apenas danos de pequena monta nos automóveis.

Homem é preso por tráfico de droga. Por volta das 17 horas da tarde de ontem, a Polícia recebeu uma denúncia anônima de que estaria acontecendo tráfico de drogas numa residência na Rua Epitácio Pessoa, em Renascença. Ao chegar no local, a esposa do homem disse que ele estaria trabalhando. Ao ser informada da denúncia, relatou não saber do fato. A PM fez buscas na residência, e encontrou no quarto do casal, um pote com 50 buchas de cocaína, além de uma balança de precisão.

A Polícia localizou também uma folha contendo diversos nomes e valores. Segundo a PM, o homem que possui tornozeleira eletrônica tem várias denúncias anônimas. A droga e os objetos foram apreendidos e o autor, depois de encontrado, encaminhado para a 19º Subdivisão de Polícia.

Identificadas vítimas do acidente na SC-157. A colisão foi na quarta-feira, entre uma Ecosport de Mariópolis e um caminhão de Formosa do Sul. Os três ocupantes da Ecosport, AUTIERES VARGAS, 37 anos, CÉLIA VARGAS, 42, e JOÃO VARGAS, 14 anos, pai, mãe e filho, morreram no local, eles residiam no município de Mariópolis.

Vítimas do acidente na SC-157 eram pais e irmão de atleta Sub-20 da Chape. Associação Chapecoense de Futebol emitiu uma nota de pesar na tarde de ontem, em solidariedade ao atleta MATHEUS VARGAS, da categoria Sub-20, que perdeu os pais e o irmão no acidente da noite de quarta-feira, em São Lourenço do Oeste. Os pais e o irmão de MATHEUS estavam no FordEcosport de MariópolisPR que bateu de frente com o Caminhão VW24.280 de Formosa do Sul na rodovia SC-157, próximo a comunidade de Sant'Ana da Bela Vista. Os três já estavam sem os sinais vitais quando os bombeiros chegaram para o atendimento.

Na nota, a Chapecoense diz que "neste momento tão difícil e diante de tamanha perda, o clube manifesta ao atleta e aos seus familiares o sincero desejo de força. Que as boas lembranças sempre permaneçam e que, através delas, seja possível encontrar conforto e os motivos necessários para seguir em frente e, principalmente, para continuar perseguindo o sonho de se tornar um grande jogador". O clube reitera estará dando suporte e assistência ao atleta, que já está em MariópolisPR para os cortejos fúnebres.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.