ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco quinta-feira 07 02 2019

-BRASILEIROS JÁ PAGARAM 300 BILHÕES DE IMPOSTO SOMENTE NESTE ANO

-GOVERNO DETERMINA CORTE DO CAFEZINHO SERVIDO NAS REPARTIÇÕES DO ESTADO

-LIVRO QUE CONTA A HISTÓRIA DE SMOESTE SERÁ LANÇADO

-PREFEITURA JÁ INVESTIU MAIS DE 25 MILHÕES NOS ÚLTIMOS DOIS ANOS

-ADMINISTRAÇÃO ESPERA ARRECADAR MAIS DE CEM MIL REAIS COM IPTU

-HOMEM ACUSADO DE CRIME SEXUAL É PRESO APÓS AMEAÇAR FAMÍLIA DE VÍTIMA

-POLICIAL MILITAR SALVA HOMEM QUE TENTOU SUICÍDIO

O tempo na região Extremo Oeste é bom. A previsão para as próximas horas é de sol com possibilidades de pancadas de chuvas isoladas entre a tarde e noite. A mínima das últimas horas foi de 16 graus e a máxima deve ser de 31 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo começou o dia em queda. O dólar paralelo está cotado em três reais e 60 centavos para a compra e três reais e 90 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a nove centavos para a compra e 10 centavos para venda.

O Canadá espera receber em dois anos cerca de 750 pessoas que foram escravizadas na Líbia, das quais 150 já obtiveram refúgio. O anuncio foi feito pelo ministro de migração do país, AHMED HUSSEN. O número de migrantes que cruzam a Líbia para chegar à Europa se multiplicou por 10 desde a queda de Muammar Gaddafi em 2011, segundo a ONU. A situação estava sob os holofotes em particular em 2017, com o número de naufrágios de navios precários no Mediterrâneo e a divulgação de um relatório da CNN que mostrava um mercado de escravos na Líbia.

A Rússia está disposta a considerar novas propostas dos Estados Unidos para substituir um pacto nuclear da Guerra Fria que está suspenso por um tratado mais amplo que inclua mais países. A afirmação foi feita hoje pelo vice-ministro das Relações Exteriores, SERGEI RYABKOV. Os russos suspenderam o Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermediário no fim de semana, depois que Washington anunciou que iria se retirar do acordo. O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, disse na semana passada que gostaria de manter conversações com o objetivo de criar um novo tratado de controle de armas.

Um grupo de países com posições divergentes sobre a Venezuela tentará hoje em Montevidéu buscar uma solução para a crise no país, em meio à disputa entre o presidente NICOLÁS MADURO e o presidente do Parlamento JUAN GUAIDÓ, que se autoproclamou presidente interino do país. Representantes da União Europeia de oito países do bloco e de cinco da América Latina se encontrarão em Montevidéu com o objetivo de contribuir para criar as condições para possibilitem um processo político e pacífico à grave crise política na Venezuela. A reunião não terá a participação de representantes do governo e nem da oposição venezuelana.

Os brasileiros já pagaram 300 bilhões de reais em impostos desde o início de 2019. O valor foi atingido por volta das oito horas de hoje e foi divulgado segundo cálculo do Impostômetro, da Associação Comercial de São Paulo. O valor corresponde ao total pago para a União, Estados e municípios na forma de impostos, taxas, multas e contribuições. Este montante foi alcançado três dias mais cedo na comparação com o ano passado, quando a marca de 300 bilhões de reais foi atingida no dia 10 de fevereiro. Em nota, a associação afirmou que este resultado é sinal de que a economia começou um pouco mais aquecida em 2019. No ano passado, o Impostômetro superou a marca de dois vírgula três trilhões de reais em impostos pagos pelos brasileiros.

Uma troca de e-mails entre profissionais da Vale e duas empresas ligadas à segurança da barragem de Brumadinho mostra que, dois dias antes do rompimento, a Vale já havia identificado problemas nos dados de sensores responsáveis por monitorar a estrutura. Os e-mails foram identificados pela Polícia Federal. Até ontem, havia a confirmação de 150 mortos e 182 desaparecidos em decorrência do mar de lama liberado após o rompimento da barragem. Os e-mails começaram a ser trocadas no dia 23 de janeiro e se prolongaram até o dia seguinte. A barragem se rompeu em 25 de janeiro.

O ex-presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA foi condenado, nesta quarta-feira, a 12 anos e 11 meses por corrupção e lavagem de dinheiro no processo da Lava Jato que apura se ele recebeu propina por meio da reforma de um sítio em Atibaia, São Paulo. A sentença da juíza substituta GABRIELA HARDT, da primeira instância, é a segunda que condena LULA na Operação Lava Jato no Paraná. Outras 12 pessoas foram denunciadas no processo. Cabe recurso e a defesa do ex-presidente já disse que vai recorrer da sentença.

A cultura do cafezinho nas repartições públicas do Estado está com os dias contados. Ao menos em relação ao café comprado e servido às custas do próprio governo na administração direta. É o que determina um ofício circular assinado recentemente pelo secretário de Administração, JORGE EDUARDO TASCA, e enviado aos demais secretários e gestores da administração. A medida considera o atual déficit financeiro do Estado e o gasto anual de quase dois milhões com café, leite, açúcar e garrafinhas de água servidos pelo Executivo. Outros dois vírgula oito milhões são gastos com o serviço de copeiras e garçons terceirizados. Segundo a Administração que centraliza a compra dos insumos no governo, somente licitações voltadas à merenda escolar ou hospitais serão autorizadas.

Estão abertas as inscrições para cursos gratuitos na modalidade de Ensino a Distância oferecidos pela Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, de Santa Catarina. O prazo para os interessados termina no próximo dia 11. No total, são 11 qualificações, sendo a maioria voltada à gestão por competências e à qualidade no atendimento. O prazo para as inscrições, que devem ser feitas pela internet começou na segunda-feira. Conforme o núcleo EaD da Escola do Legislativo, somente nas primeiras 24 horas foram recebidas mais de três mil solicitações de participação. Entre os cursos mais procurados estão Criatividade e Inovação, Planejamento Estratégico, Redação Oficial e Noções de Liderança. Para ter acesso às qualificações, o interessado deve ter uma conta de e-mail e preencher um cadastro inicial. Os cursos têm, em média, 40 horas de duração, sendo disponibilizados durante 30 dias.

Ao menos seis vírgula oito milhões de passageiros passaram pelo cinco maiores aeroportos catarinenses ao longo de 2018. O número é quatro vírgula sete por cento maior do que o ano anterior e considera todas as pessoas que embarcaram ou desembarcaram nos terminais de Florianópolis, Navegantes, Joinville, Chapecó e Jaguaruna. Os dados foram divulgados por Infraero, Floripa Airport, prefeitura de Chapecó e RDL Aeroportos, responsáveis pelos terminais.

Estão abertas as inscrições para a contratação temporária emergencial de professor de Língua Inglesa, com e sem habilitação, para a Prefeitura de São Miguel do Oeste. Os interessados devem ir até a Secretaria de Gestão de Pessoas e Transparência, no Centro Administrativo até o final da tarde de hoje munidos dos documentos especificados no edital que se encontra no site www.saomiguel.sc.gov.br.A intenção dessa contratação é não interromper as aulas desta disciplina na rede municipal e assegurar o direito de todos à Educação, além da substituição das licenças de saúde e demais previstas na legislação de servidores efetivos. O resultado será divulgado amanhã no site da Prefeitura.

Os moradores do centro de Paraíso já podem fazer a retirada dos carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano, o IPTU. A informação é do prefeito VALDECIR CASAGRANDE. Ele disse que a população já pode fazer a retirada no setor de Tributos da prefeitura. Outra opção ofertada aos moradores é por meio do site www.paraiso.sc.gov.br . CASAGRANDE comentou que os moradores que não tem tempo para se deslocar até a prefeitura podem imprimir o boleto através do site. Ele disse que o objetivo é facilitar a vida dos moradores.

A Administração de Paraíso espera arrecadar mais de 100 mil reais com o IPTU desse ano. O comentário é do prefeito VALDECIR CASAGRANDE. Ele disse que são esperados 150 mil reais com o valor do tributo. O prefeito citou que o valor é maior que o do ano passado. CASAGRANDE lembrou que o contribuinte poderá optar pelo pagamento em cota única com desconto de 20 por cento com vencimento em 30 de abril. Outra opção é o pagamento parcelado em três vezes, porém sem descontos. Os vencimentos são para 30 de abril, 31 de maio e 28 de junho.

A secretaria de Obras do município de Paraíso está intensificando os trabalhos nessa reta final que marca o inicio do ano letivo. Segundo o prefeito VALDECIR CASAGRANDE, a equipe está empenhada na recuperação da malha viária do interior. Ele disse que o objetivo da Administração é que grande parte das vias do interior estejam em boas condições de tráfego para o retorno das aulas, marcado para a próxima segunda-feira. CASAGRANDE lembrou que são mais de 360 quilômetros de estradas de terra e por isso o trabalho é demorado. O prefeito VALDECIR CASAGRANDE citou ainda que a Administração está preocupada em relação aos acessos das propriedades na questão da confecção de silagem. Ele disse que os trabalhos nesse sentido serão realizados na medida do possível. CASAGRANDE pede a compreensão da população na execução dos trabalhos.

Está marcada para o próximo dia 28 de fevereiro, às 19 horas, no auditório do Colégio La Salle Peperi, a audiência pública que irá debater a manutenção ou não das ruas de mão única no centro de São Miguel do Oeste. A informação foi confirmada na manhã de hoje, pelo prefeito WILSON TREVISAN. Toda a população está convidada a participar. O prefeito explica que serão inscritos no evento, o mesmo número de pessoas para expor argumentos contrários e favoráveis às ruas de mão única. Em seguida, o assunto será colocado em votação entre os presentes.

Uma publicação da Editora Master Glück vai reunir dados e imagens de São Miguel do Oeste e de outros três municípios da região Extremo Oeste catarinense. O projeto foi apresentado ao prefeito, WILSON TREVISAN, no começo desta semana pelo diretor da empresa, RENÊ GLÜCK. A reunião contou também com a presença do secretáriode Educação, PAULO DRUMM, da coordenadora pedagógica, JAQUELINE GABOARDI e do diretor da secretaria, CLAUDEMIR PARMIGIANI, que irá coordenar o trabalho de pesquisa. A intenção, segundo RENÊ GLÜCK, é publicar a obra ainda este ano, fazendo deste ato, uma Noite Cultural no município.

A Editora, que está desenvolvendo o projeto A Grande Enciclopédia Catarinense, objetiva publicar a história oficial de todos os 295 municípios de Santa Catarina, em 69 séries. A informação é do diretor da empresa, RENÊ GLÜCK. Ele disse que o projeto surgiu ainda no primeiro mandato do ex-governador LUIZ HENRIQUE DA SILVEIRA. De acordo com o diretor, a expectativa é que em quatro anos o trabalho em todos os municípios seja finalizado. GLÜCK comentou que na primeira etapa, foram contemplados os municípios de São Francisco do Sul, Guaramirim, Itapema e Garuva. Nesta segunda etapa foram escolhidos os municípios de São Miguel do Oeste, Dionísio Cerqueira, São José do Cedro e Guarujá do Sul. O diretor explicou que o trabalho também está sendo feito no estado do Paraná. De acordo com RENE GLÜCK, o livro será escrito em dois idiomas, sendo em português e inglês.

A produção não gera gastos nem vincula o município de São Miguel do Oeste com qualquer tipo de despesa ou investimento na produção. A afirmação é do diretor da Editora Master Glück, RENÊ GLÜCK. Ele explicou que cabe somente ao município auxiliar na busca das informações que serão usadas na escrita da obra que terá cerca de 200 páginas. O diretor disse que a população pode ajudar encaminhando fotos, relatos e informações para a construção desse livro. A expectativa do diretor é que a obra seja finalizada em 40 dias após o envio das fotos e relatos por parte da população e do município.

O prefeito de São Miguel do Oeste, WILSON TREVISAN, esteve no final da manhã de ontem no Peperi Entrevista. Ele participou da primeira sessão ordinária de 2019 da Câmara de Vereadores e apresentou um relatório dos primeiros dois anos de governo. Segundo TREVISAN, esse é o terceiro ano que ele se desloca até o legislativo no inicio dos trabalhos. Ele disse que o objetivo é manter o diálogo com todos os vereadores ao longo de mais um ano. O prefeito aproveitou o momento para protocolar na casa 20 projetos do executivo. Eles serão baixados nas comissões e votados ao longo das próximas sessões.

A Administração de São Miguel do Oeste já investiu em dois anos mais de 25 milhões de reais. A afirmação é do prefeito WILSON TREVISAN. Ele disse que esse montante foi investido em diversos setores do município. TREVISAN comentou que os investimentos só foram possíveis devido aos ajustes e cortes feitos pela equipe de governo nos primeiros meses de gestão. O prefeito comentou que outro ponto positivo dos últimos anos foi em relação à redução da folha de pagamento. Ele disse que o índice não está no ideal, mas o governo está trabalhando para reduzir ainda mais nesse ponto. O objetivo segundo TREVISAN é que a folha de pagamento não ultrapasse o índice de 48 por cento. Ele citou que com essa redução realizada será possível fazer ainda mais investimentos em São Miguel do Oeste.

O município de São Miguel do Oeste investiu nos últimos anos mais que a média dos municípios do Brasil. O comentário é do prefeito WILSON TREVISAN. Ele citou que enquanto a média de investimento dos municípios brasileiros não ultrapassa os cinco por cento, São Miguel do Oeste investiu mais de 10 por cento. TREVISAN comentou que isso só foi possível devido ao ajuste fiscal realizado por ele e pela equipe de governo. Ele citou que o corte de cargos comissionados e o corte de aluguéis foram fundamentais para esses números positivos. O prefeito disse ainda que fará neste ano a revisão do programa O POVO FALA e vai prestar contas do trabalho realizado ao longo do tempo durante o seminário “São Miguel mais 25”. TREVISAN comentou que o objetivo dessas ações são informar as pessoas sobre a real situação da gestão pública do município. Ele quer que o município seja transparente com a população.

O prefeito WILSON TREVISAN em sua ida até a Câmara de Vereadores protocolou 20 novos projetos para análise e aprovação do legislativo. Entre as propostas entregues, está a que estabelece horário livre ao comércio. O texto visa desburocratizar o procedimento, dar maior liberdade aos empresários e mais oportunidades para os consumidores irem às compras. TREVIAN comentou ainda que essa lei servirá também para atrair outras empresas maiores a se instalar na cidade. Ele citou o caso da Havan e disse que com esse projeto o município atendeu o último requisito para a sua implantação. WILSON TREVISAN afirmou que se o município quer ser considerado polo da região Extremo Oeste, precisa se adequar como tal.

O número de empregos deve aumentar no município com a aprovação da lei do horário livre no comércio. A expectativa é do prefeito WILSON TREVISAN. Ele lembra que os horários adotados, contudo, deverão ser negociados entre entidades sindicais. O prefeito disse que estes terão que respeitar à legislação trabalhista. TREVISAN lembrou que ninguém será obrigado a mudar o horário de atendimento caso não queira. Ele afirmou que a lei vem para modernizar e não para tumultuar.

Outro projeto com entrada na Câmara de Vereadores trata sobre a limitação de fogos de artifícios e sobre o plantio de árvores nas calçadas no perímetro urbano de São Miguel do Oeste. TREVISAN explicou que o objetivo é limitar a utilização desse material em 120 decibéis. Ele disse que os que ultrapassam essa quantidade apresentam riscos para a saúde humana, animais e meio ambiente. Ele citou que em casos de aberturas de campeonatos, festas de comunidades e eventos oficiais os fogos serão permitidos. Sobre o plantio de árvores, TREVISAN salientou que a ideia visa deixar a cidade mais sustentável e bonita. Ele lembrou que os moradores que não realizarem o plantio de árvores nas calçadas serão multados.

Outro projeto encaminhado pelo executivo aos vereadores trata sobre os casos de vandalismo em vias públicas. TREVISAN afirmou que a lei que proíbe o consumo de bebidas alcoólicas nas vias foi corrigida e encaminhada novamente ao legislativo. Ele disse que uma parceria foi firmada com a Polícia Militar para coibir casos dessa natureza. Outro projeto da prefeitura visa também desonerar a cobrança de taxas e multas por atraso, passando de diária para mensal, anual e também tornando gradativa a aplicação de multas em casos de atraso no recolhimento de tributos. TREVISAN também comentou que o município busca em outro projeto a autorização para licitar a administração do terminal rodoviário pelo prazo de 10 anos. Ele disse que o contrato vigente é de 1978 e por isso alterações devem ser feitas.

Um fato de violência doméstica foi registrado nesta semana em São Miguel do Oeste. A ocorrência foi no bairro Agostini. No local, uma mulher disse aos policiais que levou um soco do seu marido no abdômen. Ela se queixava de fortes dores. O autor da agressão também proferiu ameaças contra a vítima. Diante dos fatos ele foi preso e encaminhado até a Unidade Prisional Avançada da cidade.

A Polícia Militar de Santa Catarina deflagrou em diversos municípios da região nesta quarta-feira a Operação Varejo. O objetivo da ação foi coibir a venda e fechar pontos de venda de cigarros ilegais. Quase 16 mil pacotes de cigarros oriundos do Paraguai foram encontrados, configurando crime de contrabando. Ao menos três pessoas foram presas. 24 boletins de ocorrência foram registrados. Os produtos apreendidos foram encaminhados para a Polícia Federal de Dionísio Cerqueira.

A Polícia Civil de Descanso prendeu preventivamente na tarde de ontem um homem por crime sexual contra vulnerável. A prisão ocorreu após o acusado proferir ameaças contra a família da vítima. O delegado de Polícia Civil disse que representou pela medida visando preservar a ordem pública e a conveniência da instrução criminal. Com manifestação favorável do Ministério Público, o Juiz de Direito da Comarca deferiu o pedido. O acusado não ofereceu resistência. Ele foi encaminhado para a Unidade Prisional Avançada de São Miguel do Oeste.

Um policial militar acabou salvando a vida de um homem que estava tentando suicídio. O fato foi na noite terça-feira ainda por volta das 21 horas no centro de Maravilha. O policial militar BENETTI, estava fazendo rondas nas proximidades quando foi abordado por uma mulher pedindo socorro. Ela relatou que seu filho estava querendo tirar a própria vida. Diante do fato, o soldado correu até o local e viu um homem pendurado por um cabo de luz em uma árvore. Ele estava em frente à residência. Com a ajuda de um vizinho o policial tentou cortar os fios que estavam enrolados no pescoço da vitima. Uma outra guarnição foi acionada. O Corpo de Bombeiros prestou os primeiros socorros. O homem foi levado para o hospital. A Polícia Civil também foi acionada.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.