ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 07-02-2019 Quinta-feira

-BRASILEIROS JÁ PAGARAM 300 BILHÕES DE IMPOSTO SOMENTE NESTE ANO

-GOVERNO DETERMINA CORTE DO CAFÉZINHO SERVIDO NAS REPARTIÇÕES DO ESTADO

-TUNÁPOLIS E IPORÃ DO OESTE SÃO OS MAIS AVANÇADOS NO PROGRAMA DE CERTIFICAÇÃO DAS PROPRIEDADES

-DESCANSO ABRE INSCRIÇÕES DE PROCESSOS SELETIVOS PARA CONTRATAÇÃO IMEDIATA

-MUNICÍPIOS DA AMEOSC ESTÃO NA FASE FINAL DO DIAGNOSTICO SOBRE ESGOTO SANITÁRIO

-SECRETARIA DE SAÚDE CHAMA ATENÇÃO PARA EXAMES DO SUS QUE NÃO SÃO RETIRADOS PELOS PACIENTES

-POLÍCIA MILITAR APREENDE CIGARROS CONTRABANDEADOS EM SORVETERIA

-POLICIAL CORTA FIO E SALVA HOMEM QUE TENTAVA TIRAR A PRÓPRIA VIDA


O tempo na região Extremo Oeste é bom. A previsão para as próximas horas é de sol e com possibilidades de pancadas de chuvas isoladas entre a tarde e noite. A mínima das últimas horas foi de 16 graus e a máxima deve ser de 31 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ...graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


A Bolsa de Valores de São Paulo começou o dia em queda. O dólar paralelo está cotado em três reais e 60 centavos para a compra e três reais e 90 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a nove centavos para a compra e 10 centavos para venda.


O Canadá espera receber em dois anos cerca de 750 pessoas que foram escravizadas na Líbia, das quais 150 já obtiveram refúgio. O anuncio foi feito pelo ministro de migração do país, AHMED HUSSEN. O número de migrantes que cruzam a Líbia para chegar à Europa se multiplicou por 10 desde a queda de Muammar Gaddafi em 2011, segundo a ONU. A situação estava sob os holofotes em particular em 2017, com o número de naufrágios de navios precários no Mediterrâneo e a divulgação de um relatório da CNN que mostrava um mercado de escravos na Líbia.


A Rússia está disposta a considerar novas propostas dos Estados Unidos para substituir um pacto nuclear da Guerra Fria que está suspenso por um tratado mais amplo que inclua mais países. A afirmação foi feita hoje pelo vice-ministro das Relações Exteriores, SERGEI RYABKOV. Os russos suspenderam o Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermediário no fim de semana, depois que Washington anunciou que iria se retirar do acordo. O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, disse na semana passada que gostaria de manter conversações com o objetivo de criar um novo tratado de controle de armas.


Um grupo de países com posições divergentes sobre a Venezuela tentará hoje em Montevidéu buscar uma solução para a crise no país, em meio à disputa entre o presidente NICOLÁS MADURO e o presidente do Parlamento JUAN GUAIDÓ, que se autoproclamou presidente interino do país. Representantes da União Europeia de oito países do bloco e de cinco da América Latina se encontrarão em Montevidéu com o objetivo de contribuir para criar as condições para possibilitem um processo político e pacífico à grave crise política na Venezuela. A reunião não terá a participação de representantes do governo e nem da oposição venezuelana.


Os brasileiros já pagaram 300 bilhões de reais em impostos desde o início de 2019. O valor foi atingido por volta das oito horas de hoje e foi divulgado segundo cálculo do Impostômetro, da Associação Comercial de São Paulo. O valor corresponde ao total pago para a União, Estados e municípios na forma de impostos, taxas, multas e contribuições. Este montante foi alcançado três dias mais cedo na comparação com o ano passado, quando a marca de 300 bilhões de reais foi atingida no dia 10 de fevereiro. Em nota, a associação afirmou que este resultado é sinal de que a economia começou um pouco mais aquecida em 2019. No ano passado, o Impostômetro superou a marca de dois vírgula três trilhões de reais em impostos pagos pelos brasileiros.

Uma troca de e-mails entre profissionais da Vale e duas empresas ligadas à segurança da barragem de Brumadinho mostra que, dois dias antes do rompimento, a Vale já havia identificado problemas nos dados de sensores responsáveis por monitorar a estrutura. Os e-mails foram identificados pela Polícia Federal. Até ontem, havia a confirmação de 150 mortos e 182 desaparecidos em decorrência do mar de lama liberado após o rompimento da barragem. Os e-mails começaram a ser trocadas no dia 23 de janeiro e se prolongaram até o dia seguinte. A barragem se rompeu em 25 de janeiro.


O ex-presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA foi condenado, nesta quarta-feira, a 12 anos e 11 meses por corrupção e lavagem de dinheiro no processo da Lava Jato que apura se ele recebeu propina por meio da reforma de um sítio em Atibaia, São Paulo. A sentença da juíza substituta GABRIELA HARDT, da primeira instância, é a segunda que condena LULA na Operação Lava Jato no Paraná. Outras 12 pessoas foram denunciadas no processo. Cabe recurso e a defesa do ex-presidente já disse que vai recorrer da sentença.


A cultura do cafezinho nas repartições públicas do Estado está com os dias contados. Ao menos em relação ao café comprado e servido às custas do próprio governo na administração direta. É o que determina um ofício circular assinado recentemente pelo secretário de Administração, JORGE EDUARDO TASCA, e enviado aos demais secretários e gestores da administração. A medida considera o atual déficit financeiro do Estado e o gasto anual de quase dois milhões com café, leite, açúcar e garrafinhas de água servidos pelo Executivo. Outros dois vírgula oito milhões são gastos com o serviço de copeiras e garçons terceirizados. Segundo a Administração que centraliza a compra dos insumos no governo, somente licitações voltadas à merenda escolar ou hospitais serão autorizadas.


Estão abertas as inscrições para cursos gratuitos na modalidade de Ensino a Distância oferecidos pela Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, de Santa Catarina. O prazo para os interessados termina no próximo dia 11. No total, são 11 qualificações, a maioria voltada à gestão por competências e à qualidade no atendimento. O prazo para as inscrições, que devem ser feitas pela internet começou na segunda-feira. Conforme o núcleo EaD da Escola do Legislativo, somente nas primeiras 24 horas foram recebidas mais de três mil solicitações de participação. Entre os cursos mais procurados estão Criatividade e Inovação, Planejamento Estratégico, Redação Oficial e Noções de Liderança. Para ter acesso às qualificações, o interessado deve ter uma conta de e-mail e preencher um cadastro inicial. Os cursos têm, em média, 40 horas de duração, sendo disponibilizados durante 30 dias.


Ao menos seis vírgula oito milhões de passageiros passaram pelos cinco maiores aeroportos catarinenses ao longo de 2018. O número é quatro vírgulasete por cento maior do que o ano anterior e considera todas as pessoas que embarcaram ou desembarcaram nos terminais de Florianópolis, Navegantes, Joinville, Chapecó e Jaguaruna. Os dados foram divulgados por Infraero, FloripaAirport, prefeitura de Chapecó e RDL Aeroportos, responsáveis pelos terminais.


-TUNÁPOLIS E IPORÃ DO OESTE SÃO OS MAIS AVANÇADOS NO PROGRAMA DE CERTIFICAÇÃO DAS PROPRIEDADES

-DESCANSO ABRE INSCRIÇÕES DE PROCESSOS SELETIVOS PARA CONTRATAÇÃO IMEDIATA

-MUNICÍPIOS DA AMEOSC ESTÃO NA FASE FINAL DO DIAGNOSTICO SOBRE ESGOTO SANITÁRIO

-SECRETARIA DE SAÚDE CHAMA ATENÇÃO PARA EXAMES DO SUS QUE NÃO SÃO RETIRADOS PELOS PACIENTES


Ameosc e Colegiado de Educação realizam capacitação. A Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina e o Colegiado de Educação realizam nesta quinta-feira, em São Miguel do Oeste, uma capacitação sobre gestão escolar e desafios da educação. O evento segue até as 17 horas no auditório da entidade e participam secretários de educação e equipes pedagógicas dos municípios pertencentes a associação. De acordo com o secretário executivo da Ameosc, AIRTON FONTANA, a capacitação é importante para que os profissionais da educação consigam resolver os mais diversos problemas encontrados no início do ano. FONTANA comenta que uma das maiores dúvidas de quem cuida da educação nos municípios é justamente o transporte escolar e que a capacitação vem ao encontro dos gestores trazendo dicas de como realizar de forma correta a gestão dos recursos.


Sítios Arqueólogos na região serão recadastrados. O Ceom, Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina recolheu esta semana uma Urna Funerária no interior de Itapiranga. Conforme a arqueóloga do Ceom, MIRIAN CARBONERA, o processo é demorado. A comunicação do objeto encontrado ocorreu em dezembro e foi preciso ter autorização do IPHAN, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional para fazer a coleta. Ela destaca que as pessoas não devem remover, pois tem a necessidade de autorização do governo federal para a retirada de maneira correta. Observa que o conjunto funerário pode estar acompanhado de outros objetos e utensílio frágeis. A urna de cerâmica encontrada no interior de Itapiranga estava com a tampa danificada e continha um esqueleto decomposto.


MIRIAN CARBONERA considera que na região do Vale do Rio Uruguai é comum encontrar urna funerária antiga. São mais de 500 sítios arqueológicos e Itapiranga está no projeto de recadastramento que iniciou em primeiro de fevereiro. O município deve ser visitado no período de inverno para evitar problemas em lavouras. A arqueóloga do Ceom diz que o recadastramento não prevê escavações e sim apenas delimitar os sítios. Informa que os objetos recolhidos são levados para o Ceom e podem retornar para o município de origem. Os principais sítios arqueólogos na região estão localizados nos municípios de Itapiranga, Mondaí, Caibi, Cunha Porã e Palmitos. MIRIAN lembra que estes objetos fazem parte do patrimônio brasileiro e alerta para as pessoas não removerem nada do local. A primeira medida é comunicar um museu ou prefeitura para o procedimento correto.


Departamento de cultura de Mondaí irá retomar atividades para o ano na próxima segunda-feira. O setor segue o mesmo cronograma das escolas que iniciam o ano letivo no dia 11 de fevereiro. O diretor de cultura, EVANDRO ROSIN, destaca que a Casa da Cultura está sendo preparada para retomar as oficinas na próxima semana. Ele cita que além das aulas que já vinham sendo ofertadas no ano passado, a novidade em 2019 são as aulas de guitarra, contrabaixo e teoria musical, totalizando 14 oficinas. A Casa da Cultura já disponibilizava as oficinas de violão, dança, acordeom, teclado, pintura, alfabetização musical, instrumentos de sopro e a banda municipal. EVANDRO ROSIN lembra que apenas a dança contemporânea não será realizada na casa da cultura, e sim no auditório do colégio Artur Deiss, em função do espaço físico. Os monitores que irão ministrar as oficinas também já foram definidos.


Escola de Cristo Rei organiza início do ano letivo das turmas das redes estadual e municipal. A diretora da escola de educação básica de Cristo Rei, ANDREA HACKENHAAR, destaca que os professores retomaram as atividades já na segunda-feira. Os professores da rede estadual participam de formação durante toda semana para discutir também o planejamento das ações do ano. Já os professores da rede municipal participaram da formação oferecida pela secretaria de educação, na segunda, terça e quarta-feira, e a partir disso iniciaram a preparação do ano letivo, com início no dia 13. ANDREA lembra que haverá uma reunião no dia 12 com pais de alunos que irão frequentar este ano a turma do jardim, e que no ano passado frequentavam o maternal na escola de Beato Roque. A reunião na terça-feira inicia as 14 horas.


No dia 13, as 14 horas, haverá reunião com pais dos alunos matriculados na turma do maternal. Neste dia os alunos não terão aula. A diretora da escola de educação básica de Cristo Rei explica que no dia 13, primeiro dia de aula, os alunos da rede estadual, do sexto ao nono ano, virão todos no turno matutino. Durante o ano o ensino médio inovador irá frequentar o turno matutino, junto com o sexto e o nono ano. Já o sétimo e oitavo ano irão frequentar o turno vespertino. Na rede municipal, o quarto e quinto ano virão no dia 13 pela manhã, e no turno da tarde virá o jardim e o pré. ANDREA HACKENHAAR lembra que o transporte escolar irá seguir o mesmo roteiro do ano passado, nas cinco comunidades de abrangência da escola. Entre rede estadual e rede municipal a escola de Cristo rei irá atender cerca de 180 alunos em 2019.


Prefeitura de Descanso abre inscrições de processos seletivos para contratação imediata. Segundo a agente de secretaria, ROSELI BONATO, são três editais de processo seletivo simplificado para contratação imediata de agente comunitário de saúde, mecânico e orientador social. Ela explica que os interessados devem se inscrever até esta sexta-feira. A homologação dos inscritos será divulgada dia 11, e a contratação já será a partir do dia 13 de fevereiro. ROSELI explica que as inscrições dos candidatos devem se feitas respectivamente no setor que disponibiliza a vaga. Para agende de saúde as inscrições são na secretaria de saúde, para mecânico no parque de máquinas e para orientador social na secretaria de assistência social.


Os editais dos processos seletivos estão disponíveis no site da prefeitura, onde constam os documentos necessários para inscrição e a escolaridade exigida para cada vaga. A agente de secretaria, ROSELI BONATO, explica que para a vaga de mecânico é exigida comprovação de experiência na área. Para o cargo de orientador social é necessária comprovação de trabalho com crianças e adolescentes. Já para agente de saúde o candidato deve comprovar residência dentro da área de atuação da vaga. ROSELI BONATO comenta que as vagas surgiram porque não há classificados em teste seletivo e o concurso público já expirou o prazo de contratação. O processo seletivo simplificado terá validade até a homologação de teste seletivo ou novo concurso público para efetivação dos cargos. Este concurso que deve ser organizado durante o ano também irá contemplar a contratação de outros cargos.


Iporã do Oeste e Tunápolis se destacam no encaminhamento do programa de certificação das propriedades livres de brucelose e tuberculose. Conforme o veterinário e coordenador de pecuária da Cidasc de SMOeste, JOÃO SCHWERNE, são os dois municípios entre os 22 da regional, onde o programa de certificação está na fase mais avançada. Os demais municípios fornecem incentivos para os exames, mas não direcionado a certificação. O veterinário explica que a certificação também depende da iniciativa do agricultor, e a Cidasc presta o apoio na identificação dos animais, abate e indenização em caso de focos positivos para as doenças. Para ser certificada, os animais da propriedade deve ter durante um ano dois exames negativos. Ele lembra que abortos, e animais que não entram no cio, são suspeita de brucelose. Já a tuberculose se caracteriza por problemas respiratórios, e pode ser transmitida as pessoas, principalmente pelo ar.


O veterinário e coordenador de pecuária da Cidasc recomenda que famílias de propriedades onde as doenças forem registradas procurem atendimento médico para identificar se não houve a contaminação devido ao contato com os animais infectados. JOÃO SCHWERNE ressalta que os exames para certificação de propriedade livre de brucelose e tuberculose estão sendo realizados por veterinários habilitados por meio de portaria. Estes profissionais devem possuir todos os equipamentos necessários para a coleta do sangue no caso da brucelose, e envio do material a laboratório para a triagem. O veterinário enfatiza que a tuberculose é identificada diretamente pela reação da tuberculina aviária e bovina nos animais. A reação é identificada 72 horas após a aplicação da tuberculina na região do pescoço ou da paleta do animal.


Os exames negativos para as duas doenças são exigidos para a emissão da guia de trânsito animal. JOÃO SCHWERNE enfatiza que a maior preocupação é com a sanidade animal e também a saúde e bem estar das pessoas que mantém contato com o rebanho. O veterinário e coordenador de pecuária da Cidasc lembra que no ano passado o programa de certificação teve uma pausa em função da falta de tuberculina no mercado, o que foi normalizado ainda no final do ano. Isso ocorreu porque havia apenas dois laboratórios que fabricavam o material no país, e um deles acabou fechando. SCHWERNE avalia que isso acabou prejudicando o andamento do programa na região. Ele reforça a importância da iniciativa dos produtores em procurar a secretaria de agricultura do seu município e a Cidasc, para providenciar os exames nos animais e garantir a sanidade da propriedade.


Municípios da AMEOSC estão na fase final do diagnostico sobre esgoto sanitário. O levantamento é feito pelos municípios da Associação dos Municípios do Extremo Oeste que possuem até 15 mil habitantes, em parceria com a Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento, ARIS. Ficam fora dessa lista apenas Itapiranga e SMOeste. De acordo com o engenheiro sanitário responsável técnico da ARIS para o levantamento do esgotamento sanitário na região, WILLIAN ARENHARDT, o primeiro passo deste projeto é identificar nos municípios qual a situação do destino dado ao esgoto. Ele explica que o levantamento está sendo feito através da aplicação de um questionário a população urbana dos municípios. Esse questionário avalia se a fossa existente é ainda do sistema antigo com fossa rudimentar ou o sistema adequado com fossa, filtro e sumidouro.


A partir desse diagnóstico o engenheiro sanitarista explica que será elaborado um plano de ação com metas para adequar as fossas. WILLIAN ARENHARDT chama atenção para três questões que precisam ser observadas. A primeira delas é a questão legal que precisa ser adequada devido ao processo de gestão do esgoto, a segunda é a adequação destes sistemas antigos e a terceira se refere a limpeza e manutenção dos sistemas individuais de tratamento do esgoto. O engenheiro sanitarista enfatiza que a unidade de tratamento, localizada na linha Campinas, Descanso, já possui convenio assinado com sete municípios da região para coleta, tratamento e destino correto aos dejetos humanos. Ele cita também a estação de tratamento de Iporã do Oeste da empresa Serni Reciclagem Seletiva que também poderá atender alguns municípios.


O levantamento realizado até agora aponta que a maioria das residências já adota o sistema ideal de fossa. O diagnóstico sobre a situação do esgotamento sanitário terá que ser encaminhado e aprovado ainda pelo ministério público. Com a aprovação, inicia a execução do projeto para coleta e tratamento do esgoto. O engenheiro sanitarista esclarece que todo esse trabalho foi uma necessidade percebida pela agencia reguladora e municípios que identificaram que o sistema tradicional com rede coletora e estação de tratamento não se mostrou viável, pelo alto custo e operacionalização. WILLIAN ARENHARDT cita problemas relatados pelos moradores com a ligação do esgoto devido a instalações antigas, além dos custos que no sistema individual representam apenas 10% do total de custos do sistema coletivo de esgoto. O levantamento sobre o esgotamento sanitário deve ser concluído na região até final deste mês.


Secretaria de saúde de Iporã do Oeste chama atenção para exames do SUS que não são retirados pelos pacientes. Conforme o secretário de saúde, MAURO BARELLA, exames liberados e realizados, mas não retirados pelos pacientes, representam gastos desnecessários do recurso que é público. Ele cita que na secretaria há exames ainda de 2016. Outra situação identificada é a solicitação para exames que o paciente já havia feito, mas não retirado. BARELLA enfatiza que é necessário maior compromisso dos munícipes que usufruem dos serviços do SUS. A partir de agora, o secretário afirma que para receber novos exames os pacientes terão 30 dias para retirar os exames já encaminhados, sejam básicos, de média ou alta complexidade. MAURO BARELLA lembra que nenhum exame será negado aos munícipes, mas pede maior comprometimento dos pacientes com sua própria saúde.


Por mês, o secretário de saúde cita um investimento de mais de 15 mil reais em exames básicos. O secretário de saúde de Iporã do Oeste enfatiza que os médicos estão orientados a não mais liberar exames caso o paciente ainda não tenha retirado e apresentado para avaliação o exame encaminhado anteriormente. Os exames do SUS não podem ser liberados para pacientes que consultam no particular. Por isso, a orientação é que seja procurado antes à unidade de saúde, que dependendo do caso, agiliza o atendimento. Além dos exames realizados no município, há também clínicas credenciadas em Maravilha, SMOeste e Frederico Wetsphalen. No caso das ressonâncias, BARELLA comenta que o resultado é liberado em cerca de uma semana, e caso o paciente precise antes o resultado pode ser consultado pela internet.


-POLÍCIA MILITAR APREENDE CIGARROS CONTRABANDEADOS EM SORVETERIA

-POLICIAL CORTA FIO E SALVA HOMEM QUE TENTAVA TIRAR A PRÓPRIA VIDA


Segunda equipe de bombeiros militares de Santa Catariana inicia buscas em Brumadinho. Conforme o capitão Moura, que comanda a equipe, os socorristas chegaram por volta das três horas da madrugada desta quarta-feira. O capitão explica que a missão é realizada em duas frentes. A primeira delas são as buscas pelos corpos, feitas visualmente pelos bombeiros ou pelos cães. E a outra frente é a retirada dos corpos pelas equipes de resgate com material específico. O capitão Moura informa ainda que os corpos de localização mais fácil já foram retirados. Agora os socorristas trabalham para retirar os corpos presos nas ferragens, soterrados e nos locais que foram alagados. O comandante afirma que a missão em Brumadinho é árdua. Esta segunda equipe de bombeiros substitui o grupo catarinense que atuou anteriormente nas buscas por vítimas da tragédia na barragem da Vale, na cidade de Brumadinho – MG. Além dos militares, atuam nas buscas os cachorros Jhony e Barney.


Motorista fica ferido em saída de pista e capotamento na SC 163. O acidente ocorreu por volta das 16 horas de ontem, na SC 163 em linha Campinas, Descanso. A saída de pista seguida de capotamento, envolveu um veículo JETTA, com placa de Iporã do Oeste, conduzido por um homem de 34 anos. O motorista foi socorrido por populares e encaminhado ao hospital de Descanso. No veículo foram registrados danos elevados.


Bombeiros atendem vítimas de duas quedas de moto no centro de Cunha Porã. O primeiro acidente ocorreu por volta das 19 horas na rua Santa Catarina, centro de Cunha Porã. O piloto da moto, de 30 anos, estava consciente e orientado, em pé ao lado da rodovia. Ele relatou que caiu com a moto devido a sujeira na pista. O motociclista apresentava luxação no braço esquerdo. O outro acidente ocorreu por volta das 22 horas da noite de ontem, na Rua Lindolfo Drews, Bairro Jardim em Cunha Porã. Os bombeiros encontraram a piloto da moto Honda Biz, uma jovem de 18 anos, consciente e orientada, com ferimento na região do queixo, escoriações nos braços e pernas e queixava-se de dores no braço direito. Após atendimento dos bombeiros as vítimas foram conduzidas para a Fundação Hospitalar de Cunha Porã.


Homem é preso em Descanso por crime sexual. Após comunicação de crime sexual contra vulnerável, a Polícia Civil de Descanso instaurou Inquérito Policial e, diante dos indícios colhidos, o autor foi indiciado. Logo após a conclusão do inquérito policial na semana passada, a Polícia Civil foi comunicada sobre ameaças que o autor fazia para a família da vítima. O delegado representou pela prisão preventiva, que foi cumprida na tarde de ontem. O preso não ofereceu resistência e foi encaminhado a UPA de São Miguel do Oeste.


Polícia Militar de Iporã do Oeste apreende cigarros contrabandeados em sorveteria. Nesta quarta-feira a Polícia Militar de Santa Catarina deflagrou a Operação Varejo com o objetivo de coibir a venda e fechar pontos de venda de cigarros ilegais. Em Iporã do Oeste a operação resultou na prisão de uma pessoa, e a apreensão de 166 pacotes de cigarros oriundos do Paraguai, configurando o crime de contrabando. Segundo a PM, a apreensão das mercadorias ocorreu em uma sorveteria. Os produtos apreendidos e o autor foram encaminhados para a Polícia Federal de Dionísio Cerqueira.


Policial corta fio e salva homem que tentava tirar a própria vida. O caso ocorreu na noite de terça feira, por volta das 21 horas, no centro de Maravilha. O policial militar BENETTI, estava fazendo rondas quando foi abordado por uma mulher pedindo socorro, pois o filho estava querendo se matar. Era possível ouvir gritos vindos da residência. O soldado correu até o local e viu o homem pendurado por um cabo de luz em uma árvore, em frente à residência. De imediato foi tentado cortar os fios que estavam enrolados no pescoço do jovem, o qual já estava inconsciente. O policial contou com o auxílio de um vizinho para que os fios fossem desenrolados da vítima, liberando as vias respiratórias e, com isso, possibilitando que voltasse a respirar. Nesse momento, outra guarnição da PM fez o apoio e solicitou o atendimento dos bombeiros. O homem foi levado para o hospital. A Polícia Civil também foi acionada.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.