ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 07/02/19

O tempo na região Extremo Oeste é bom. A previsão para as próximas horas é de sol e com possibilidades de pancadas de chuvas isoladas entre a tarde e noite. A mínima das últimas horas foi de 16 graus e a máxima deve ser de 31 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e .... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo começou o dia em queda. O dólar paralelo está cotado em três reais e 60 centavos para a compra e três reais e 90 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a nove centavos para a compra e 10 centavos para venda.

O Canadá espera receber em dois anos cerca de 750 pessoas que foram escravizadas na Líbia, das quais 150 já obtiveram refúgio. O anuncio foi feito pelo ministro de migração do país, AHMED HUSSEN. O número de migrantes que cruzam a Líbia para chegar à Europa se multiplicou por 10 desde a queda de Muammar Gaddafi em 2011, segundo a ONU. A situação estava sob os holofotes em particular em 2017, com o número de naufrágios de navios precários no Mediterrâneo e a divulgação de um relatório da CNN que mostrava um mercado de escravos na Líbia.

A Rússia está disposta a considerar novas propostas dos Estados Unidos para substituir um pacto nuclear da Guerra Fria que está suspenso por um tratado mais amplo que inclua mais países. A afirmação foi feita hoje pelo vice-ministro das Relações Exteriores, SERGEI RYABKOV. Os russos suspenderam o Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermediário no fim de semana, depois que Washington anunciou que iria se retirar do acordo. O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, disse na semana passada que gostaria de manter conversações com o objetivo de criar um novo tratado de controle de armas.

Um grupo de países com posições divergentes sobre a Venezuela tentará hoje em Montevidéu buscar uma solução para a crise no país, em meio à disputa entre o presidente NICOLÁS MADURO e o presidente do Parlamento JUAN GUAIDÓ, que se autoproclamou presidente interino do país. Representantes da União Europeia de oito países do bloco e de cinco da América Latina se encontrarão em Montevidéu com o objetivo de contribuir para criar as condições para possibilitem um processo político e pacífico à grave crise política na Venezuela. A reunião não terá a participação de representantes do governo e nem da oposição venezuelana.

Os brasileiros já pagaram 300 bilhões de reais em impostos desde o início de 2019. O valor foi atingido por volta das oito horas de hoje e foi divulgado segundo cálculo do Impostômetro, da Associação Comercial de São Paulo. O valor corresponde ao total pago para a União, Estados e municípios na forma de impostos, taxas, multas e contribuições. Este montante foi alcançado três dias mais cedo na comparação com o ano passado, quando a marca de 300 bilhões de reais foi atingida no dia 10 de fevereiro. Em nota, a associação afirmou que este resultado é sinal de que a economia começou um pouco mais aquecida em 2019. No ano passado, o Impostômetro superou a marca de dois vírgula três trilhões de reais em impostos pagos pelos brasileiros.

Uma troca de e-mails entre profissionais da Vale e duas empresas ligadas à segurança da barragem de Brumadinho mostra que, dois dias antes do rompimento, a Vale já havia identificado problemas nos dados de sensores responsáveis por monitorar a estrutura. Os e-mails foram identificados pela Polícia Federal. Até ontem, havia a confirmação de 150 mortos e 182 desaparecidos em decorrência do mar de lama liberado após o rompimento da barragem. Os e-mails começaram a ser trocadas no dia 23 de janeiro e se prolongaram até o dia seguinte. A barragem se rompeu em 25 de janeiro.

O ex-presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA foi condenado, nesta quarta-feira, a 12 anos e 11 meses por corrupção e lavagem de dinheiro no processo da Lava Jato que apura se ele recebeu propina por meio da reforma de um sítio em Atibaia, São Paulo. A sentença da juíza substituta GABRIELA HARDT, da primeira instância, é a segunda que condena LULA na Operação Lava Jato no Paraná. Outras 12 pessoas foram denunciadas no processo. Cabe recurso e a defesa do ex-presidente já disse que vai recorrer da sentença.

A cultura do cafezinho nas repartições públicas do Estado está com os dias contados. Ao menos em relação ao café comprado e servido às custas do próprio governo na administração direta. É o que determina um ofício circular assinado recentemente pelo secretário de Administração, JORGE EDUARDO TASCA, e enviado aos demais secretários e gestores da administração. A medida considera o atual déficit financeiro do Estado e o gasto anual de quase dois milhões com café, leite, açúcar e garrafinhas de água servidos pelo Executivo. Outros dois vírgula oito milhões são gastos com o serviço de copeiras e garçons terceirizados. Segundo a Administração que centraliza a compra dos insumos no governo, somente licitações voltadas à merenda escolar ou hospitais serão autorizadas.

Estão abertas as inscrições para cursos gratuitos na modalidade de Ensino a Distância oferecidos pela Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, de Santa Catarina. O prazo para os interessados termina no próximo dia 11. No total, são 11 qualificações, a maioria voltada à gestão por competências e à qualidade no atendimento. O prazo para as inscrições, que devem ser feitas pela internet começou na segunda-feira. Conforme o núcleo EaD da Escola do Legislativo, somente nas primeiras 24 horas foram recebidas mais de três mil solicitações de participação. Entre os cursos mais procurados estão Criatividade e Inovação, Planejamento Estratégico, Redação Oficial e Noções de Liderança. Para ter acesso às qualificações, o interessado deve ter uma conta de e-mail e preencher um cadastro inicial. Os cursos têm, em média, 40 horas de duração, sendo disponibilizados durante 30 dias.

Ao menos seis vírgula oito milhões de passageiros passaram pelos cinco maiores aeroportos catarinenses ao longo de 2018. O número é quatro vírgulasete por cento maior do que o ano anterior e considera todas as pessoas que embarcaram ou desembarcaram nos terminais de Florianópolis, Navegantes, Joinville, Chapecó e Jaguaruna. Os dados foram divulgados por Infraero, Floripa Airport, prefeitura de Chapecó e RDL Aeroportos, responsáveis pelos terminais.

Projeto Sanitarista Júnior acontece há vários anos no município. MILTON KASPER – Médico veterinário da Cidasc Regional lembra que objetivo geral, é proporcionar que alunos e professores, produtores rurais, comerciantes de produtos de origem vegetal e animal, além de responsáveis técnicos e a comunidade em geral se tornem agentes multiplicadores da Defesa Agropecuária. Essa ação se dá por meio de processos, atitudes de sensibilização, comprometimento e consciência sanitária.

Programa Sanitarista Junior possibilita um exercício pleno da cidadania e a melhoria na qualidade de vida. Além disso, o veterinário e coordenador do projeto, diz que ele estabelece parcerias com entidades e órgãos públicos com intuito de ampliar os trabalhos e projetos desenvolvidos na Educação Sanitária.

Educação sanitária é muito importante para alunos. MILTON KASPER, relata que a ideia é mostras para as crianças como funciona a defesa sanitária no estado. A ideia é promover a mudança de atitudes e comportamentos frente aos problemas sanitários desde o período escolar, melhorando direta e indiretamente a saúde das pessoas, dos animais, das plantas e do meio ambiente.

Projeto Sanitarista Junior promove educação sanitária para jovens e crianças do estado. KASPER frisa que para motivar ainda mais o interesse das crianças pelas ações do projeto, os encontros além da teoria, envolvem saídas á campo, vídeos ilustrativos, jogos e contato direto com profissionais da área. São abordados temas como bem-estar animal, doenças e pragas, formas de prevenção e ações voltadas à preservação do meio-ambiente, otimização de recursos naturais, além do uso consciente de agrotóxicos.

Em sala de aula, os alunos aprendem que as ações de defesa agropecuária, desenvolvidas e executadas pela Cidasc. Segundo o coordenador do programa para regional de São Lourenço do Oeste, ação visa garantir a manutenção da sanidade das populações vegetais e animais, a idoneidade dos insumos e dos serviços utilizados na agropecuária catarinense, bem como garantir a identidade higiênico-sanitária e tecnológica dos produtos agropecuários destinados aos consumidores. Ressalta que por meio das vivências do projeto, as crianças se tornam multiplicadoras das ações de defesa e passam a contar com a Cidasc como parceira nas melhorias da produção e qualidade de vida no campo.

Carnês do IPTU começam ser gerados no começo de março. ELENICE PORSCH – da Tributação da prefeitura de Santa Terezinha do Progresso, informa que no início do mês quem tem terreno no nome, na cidade, já pode se dirigir ao setor para providenciar a quitação do Imposto Predial e Territorial Urbano. Valor do imposto depende do tamanho do terreno. Os vencimentos são para 10 de abril, 10 de maio e 10 de junho. Quem quiser pagar a vista vai ter desconto de 15 por cento sobre o valor total.

Montante de todo IPTU arrecadado vai ser aplicados em setores importantes. De acordo com a responsável pelo setor, a verba será destinada a educação, estradas e na saúde para compra de remédios e consultas especializadas. ELENICE prevê que, só desse imposto, deverão dar entrada nos cofres públicos de Santa Terezinha 80 mil reais. Ela revela que sobre o valor que cada um deverá pagar, só será aplicada a inflação. Faz questão de lembrar que, por lei, a prefeitura é obrigada a fazer a cobrança dos impostos.

É grande a dívida de impostos municipais que a prefeitura tem em haver. ELENICE PORSCH acrescenta que o prefeito DERLI FURTADO enviou a câmara, um projeto sobre o Refis – Programa de Refinanciamento de dívidas tributárias para facilitar o pagamento da população. No projeto, o prefeito pede que dívidas com água, hora máquina e IPTU não tenham multas nem juros.

Defesa Civil Municipal trabalha no levantamento dos prejuízos causados pelo temporal. O coordenador da pasta em Campo Erê, NELSON TRESSOLDI, conta que ontem estiveram reunidos no gabinete do prefeito, autoridades, lideranças e produtores para discutir ações para amenizar o prejuízo, junto com ROGÉRIO GOLIN – coordenador regional da Defesa Civil.

Ainda não é possível precisar a perda que os agricultores tiveram. Afirmação é de NELSON TRESSOLDI. Ele diz que tem meios de comunicação divulgando estimativa de prejuízo, porém, esses dados não são reais, pois hoje é que iniciou o trabalho de levantamento de perdas. Ontem foi feito levantamento de pessoas atingidas, e a intensidade do granizo em cada área. Hoje bem cedo, uma equipe saiu para um estudo mais amplo, que será feito por parte de técnicos da Epagri e Agricultura.

Prévia do levantamento feito, aponta que a lavoura mais atingida foi a de soja. TRESSOLDI, destaca que as comunidades de Itatiba, Agroísa e Araçá foram as que mais tiveram prejuízo. Na reunião, a coordenação fez uma explanação dos danos ocorridos e das ações desenvolvidas pelo poder público. O próximo passo agora, é a solicitação de um levantamento das famílias que tiveram danos com estimativa de perdas e se o agricultor possui ou não financiamento e seguro.

Coordenadoria de agricultura e técnicos da Epagri e Cooperê são os responsáveis pelo levantamento dos prejuízos causados pelo temporal. O coordenador de defesa civil municipal de Campo Erê NELSON TRESSOLDI, relata que os dados levantados fundamentarão a decretação de situação de emergência de acordo com a legislação vigente

Orientação é para que se quantifiquem os danos causados pelo temporal.ROGÉRIO GOLIN- Coordenador regional da Defesa Civil ressalta que essa foi à orientação do órgão para o município de Campo Erê. Afirma que para decretar situação de emergência é necessário que técnicos vão à campo para fazer um levantamento detalhado, trazendo dados de quanto em extensão de área teve prejuízo e de que tipo de plantação. GOLIN enfatiza que é preciso trazer números estimados da perda e a partir disso, decretar situação de emergência acionando os governos estadual e federal.

Município tem 15 dias para fazer a decretação de emergência. ROGÉRIO GOLIN afirma que nesse período devem ser cadastrados todos os dados do levantamento no sistema. O Coordenador Regional da Defesa Civil ressalta ainda que, além de Campo Erê, o município de Bom Jesus do Oeste também sofreu com a chuva de granizo.

PM registra redução no número de criminalidade. A Polícia Militar de Saltinho, fez uma nota divulgando as ocorrências registradas no ano passado. O município tem a rodovia SC 160 que passa por dentro da cidade, se tornando um corredor que leva muitas mercadorias contrabandeadas. Agora com o investimento das câmeras, o número de crimes deve diminuir bastante.

Com relação aos anos anteriores, 2018 teve uma redução na criminalidade. Em 2017 foram 235, caindo para 167 no ano passado. Não houve nenhum homicídio no ano passado, nem registro de roubo. Segundo a PM de Saltinho, a soma dos investimentos em 2018 é superior a de todos os anteriores. Foi feito parceria entre a Polícia Militar, Polícia Civil e Prefeitura para instalação de um sistema de monitoramento moderno hoje com 13 câmeras mas que no futuro deverá comportar mais.

Policial corta fio e salva homem que tentava tirar a própria vida. O caso ocorreu na terça feira, no centro de Maravilha. O policial militar RODRIGO BENETTI, estava fazendo rondas quando foi abordado por uma mulher pedindo socorro, pois o filho estava querendo se matar. No momento já foi possível ouvir gritos vindos da residência. O soldado correu até o local e viu o homem pendurado por um cabo de luz numa árvore, em frente à casa. De imediato foi tentado cortar os fios que estavam enrolados no pescoço do jovem, o qual já estava inconsciente.

Com auxílio de um vizinho os fios foram desenrolados da vítima, liberando as vias respiratórias e, com isso, possibilitando que voltasse a respirar. Outra guarnição da PM fez o apoio e solicitou o atendimento do Corpo de Bombeiros. O homem foi levado para o hospital. A Polícia Civil também foi acionada.

Após agredir a companheira, o sogro e um vizinho rapaz acaba preso. Por volta de 21 horas e 30 minutos de ontem, a Polícia Militar de Marmeleiro foi solicitada por um homem informando que o companheiro de sua filha a estava agredindo. Ao chegar no local o agressor já havia fugido. Os policiais foram informados que ele agrediu fisicamente a companheira e o pai dela. Os policiais iniciaram buscas e por volta de 23 horas foram acionados novamente agora por um vizinho da família que disse que o agressor havia retornado ao local e ainda mais violento estava novamente ameaçando a mulher e sair para verificar o que estava acontecendo, também foi agredido.

Quando a equipe chegou ao local o agressor atacou os policiais com socos e empurrões. Ele foi dominado, algemado e ao ser colocado no camburão, proferiu ameaças aos policiais dizendo “é melhor vocês aliviarem pro meu lado que eu alivio pro lado de vocês, não me soltem pra ver o que os manos vão fazer com vocês, seus vermes fardados, tira essa farda e venha no soco se vocês forem homens. Como ele não portava documentos, não foi possível identifica-lo oficialmente. Após os procedimentos o acusado foi encaminhado para delegacia.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora da Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.