ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 07-01-2020 Terça-Feira

-PETROBRÁS DIZ QUE CRISE ENTRE EUA E IRÃ NÃO DEVE ALTERAR PREÇOS DE COMBUSTÍVEIS

-DANIELA REIHNER ASSUME PELA PRIMEIRA VEZ O COMANDO DO GOVERNO DO ESTADO

-18 VEÍCULOS SÃO ADQUIRIDOS DURANTE TRÊS ANOS DE ADMINISTRAÇÃO

- BIBLIOTECA MUNICIPAL POSSUI NOVO HORÁRIO DE ATENDIMENTO

- LEGISLATIVO REGISTRA ECONOMIA DE MAIS DE 18% NO ORÇAMENTO DE 2019

- BELMONTE REGISTRA PRIMEIRO FOCO DO MOSQUITO AEDES AEGYPTI E INTENSIFICA AÇÕES PREVENTIVAS

- HOMEM AGRIDE A PRÓPRIA MÃE COM UMA BARRA DE FERRO

- ENCONTRADO CORPO DE JOVEM QUE DESAPARECEU NO RIO URUGUAI


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com chuva. A temperatura pode chegar a 30 graus. A mínima das últimas horas foi de 18 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Radio Oeste, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a terça-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e cinco centavos para a compra e quatro reais e 30 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 60 centavos para a compra e quatro reais e 87 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos e meio para a compra e seis centavos e meio para venda.


A Austrália vai destinar dois bilhões de dólares australianos, cerca de cinco bilhões e 600 milhões de reais para a recuperação de áreas afetadas pelos incêndios. O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro australiano, SCOTT MORRISON. O premiê afirmou que o dinheiro será distribuído nos próximos dois anos e gerido por uma nova agência dedicada à reconstrução de casas e infra estruturas danificadas. Os incêndios na Austrália já destruíram, desde setembro, mais de cinco milhões e meio de hectares, o equivalente ao território de um país como a Dinamarca, e provocaram a morte de pelo menos 25 pessoas e a destruição de duas mil casas.


Milhares de pessoas participam nesta terça-feira do cortejo que segue o corpo do general iraniano QASSEM SOLEIMANI, em Kerman, sua cidade natal. Um tumulto durante a despedida do comandante, que foi vítima de um ataque americano no Iraque, deixou vários mortos. De acordo com a TV estatal, 35 pessoas morreram.Os iranianos lotaram as ruas de Kerman carregando bandeiras do Irã e imagens do general. QASSEM SOLEIMANI será sepultado no chamado Cemitério dos Mártires após quatro dias de homenagens que reuniram milhares de pessoas em diferentes cidades do país. Ele era considerado um herói nacional e um dos mais poderosos chefes militares do Irã.


O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, voltou a ameaçar o Irã de ataques caso o país busque vingança pela morte do general QUASSEM SOLEIMANI. No Twitter, ele disse que pode revidar "talvez de forma desproporcional" se algum americano for atingido pelo país persa. Na véspera, Trump havia afirmado que os Estados Unidos têm 52 alvos iranianos na mira, "alguns deles de alto nível e grande importância" para o país. Ele enalteceu o poderio militar norte-americano e o investimento de dois trilhões de dólares em equipamentos do setor, e disse que pode atacar o Irã "com mais força do que nunca". O exército iraniano respondeu dizendo duvidar que os Estados Unidos tenham coragem de executar as ameaças.



O presidente JAIR BOLSONARO disse nesta segunda-feira que está "sepultada" qualquer possibilidade de retirada de incentivos e de aplicação de taxas sobre consumidores que geram a própria energia por meio de painéis solares. Ele afirmou ainda que tratou do assunto com os presidentes da Câmara e do Senado, RODRIGO MAIA e DAVI ALCOLUMBRE, e que os três entraram em um acordo para reverter no Congresso eventual decisão da Agência Nacional de Energia Elétrica no sentido de taxar a geração própria de energia. O assunto passou a gerar polêmica em 2019, desde que a Aneel anunciou que estudava a retirada de incentivos para quem adere à chamada Geração Distribuída, sistema que permite aos consumidores produzirem a própria energia, normalmente por meio do uso de painéis solares.


Executiva Nacional do Podemos decidiu nesta segunda-feira, por unanimidade, expulsar o deputado MARCO FELICIANOdo partido. O colegiado acolheu o argumento do diretório nacional, que acusou FELICIANO de infidelidade partidária pelo apoio à campanha de JAIR BOLSONARO à presidência, em 2018. O Podemos se define como um partido independente e, naquela eleição, lançou como candidato o atual presidente nacional da legenda, senador ALVARO DIAS. Em uma rede social, Feliciano disse que a expulsão é "motivo de orgulho", e que seguirá apoiando BOLSONARO. Além da infidelidade partidária, o Podemos de São Paulo também acusou FELICIANO de "violação moral e ética". Na análise do recurso, a executiva nacional derrubou essa acusação, mas manteve o entendimento de infidelidade.


O presidente da Petrobras, ROBERTO CASTELO BRANCO, afirmou nesta segunda-feira que há "liberdade total" no Brasil para os preços de derivados de petróleo, como os combustíveis, e que não acredita em uma crise econômica motivada pelo acirramento das relações entre Estados Unidos e Irã. Desde 2017, a Petrobras tem repassado às distribuidoras as oscilações do mercado internacional e do câmbio, que incidem sobre o preço do barril de petróleo. Na sexta, BOLSONARO afirmou que o governo não iria interferir no mercado de combustíveis. Segundo o presidente da Petrobras, os Estados Unidos têm capacidade de reagir rapidamente a preços, e isso desarma a possibilidade de um preço elevado se manter “por um período razoavelmente longo”.


O apostador que fez em Criciúma, no Sul do estado, um dos jogos premiados na Mega da Virada retirou o prêmio na sexta-feira. A informação foi repassada nesta segunda-feira pela Caixa Econômica Federal, que não deu mais detalhes sobre o assunto. O vencedor levou para casa cerca de 76 milhões de reais. Outras três apostas também foram sorteadas. A identidade do ganhador de Santa Catarina ainda é anônima. Ele fez a aposta na lotérica JR Loterias, que fica dentro de um supermercado no Centro da cidade. A dona do estabelecimento disse que no ano passado saiu a Quina para um jogo feito no local.


Santa Catarina teve 70 mortes por gripe entre 30 de dezembro de 2018 e 28 de dezembro de 2019. Os dados foram divulgados pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica do estado nesta segunda-feira. O número é maior do que o registrado em 2018, que teve 58 mortes, o que representa crescimento de 20 por cento. Do total de 70 mortes, em 56 os pacientes também tinham algum fator de risco, como mais de 60 anos e doenças crônicas. Jaraguá do Sul foi a cidade com mais mortes registradas: sete casos no total. Em São Miguel do Oeste, duas pessoas morreram por gripe no ano passado.


Pela primeira vez, Santa Catarina tem uma governadora mulher em exercício.DANIELA REINEHR assumiu o cargo no início da tarde desta segunda-feira. O ato foi assinado na Casa d'Agronômica por ela e pelo agora governador licenciado, CARLOS MOISÉS. DANIELA permanecerá na função até o dia 20 de janeiro. De acordo com a governadora em exercício, os próximos dias serão de proximidade e contato com os catarinenses. Ela disse que sempre prezou por um trabalho intenso como vice-governadora e, agora como governadora em exercício, pretende honrar o compromisso assumido com Santa Catarina com ainda mais determinação. DANIELA é natural de Maravilha, mas construiu família e estabeleceu a vida profissional em Chapecó.


-18 VEÍCULOS SÃO ADQUIRIDOS DURANTE TRÊS ANOS DE ADMINISTRAÇÃO

- BIBLIOTECA MUNICIPAL POSSUI NOVO HORÁRIO DE ATENDIMENTO

- LEGISLATIVO REGISTRA ECONOMIA DE MAIS DE 18% NO ORÇAMENTO DE 2019

- BELMONTE REGISTRA PRIMEIRO FOCO DO MOSQUITO AEDES AEGYPTI E INTENSIFICA AÇÕES PREVENTIVAS


Movimentação de turistas estrangeiros na região de fronteira aumenta nesta semana. O delegado de Polícia Federal em Dionísio Cerqueira, DANIEL RESCH afirma que desde a virada de ano aumentou o ingresso de turistas argentinos no Brasil pelo porto seco de Dionísio Cerqueira e também pelo posto de fiscalização reativado em Paraíso. A expectativa, conforme a movimentação registrada nas últimas temporadas, é que a partir dessa primeira semana do ano mais turistas estrangeiros ingressem no país pela fronteira catarinense em direção às praias. Os agentes auxiliam com orientações sobre regras de trânsito, locais mais movimentados e pontos para refeição ou descanso. O período de estadia é de 7 a 15 dias, em média. O delegado de Polícia Federal revela que o destino mais procurado costuma ser Balneário Camboriú, Itapema e as praias do Norte da ilha de Florianópolis.


Polícia Federal registra inúmeros pedidos para emissão de passaportes. De acordo com o delegado, DANIEL RESCH o número varia entre 20 a 30 pedidos diários do documento por parte de moradores do Extremo Oeste de SC e também Sudoeste do Paraná, devido a logística. O delegado informa que o prazo de espera está bastante rápido após a entrega dos documentos exigidos. O primeiro passo é fazer o agendamento online para atendimento presencial que ocorre em Dionísio Cerqueira, geralmente, com vagas para mesma semana. Já o prazo para entrega definitiva do passaporte é cerca de 10 a 15 dias. Ele recomenda que as pessoas que pretendem viajar para o exterior, em países onde o documento é exigido, que não comprem a passagem antes da emissão. O delegado alerta que, apesar de rápido, podem ocorrer atrasos devido a falta de papel moeda usado nos documentos oficiais ou grande demanda.


Baixo nível do Rio Uruguai criar dificuldades em vários setores. A travessia da barca entre Itapiranga, no lado catarinense e, Basílio da Gama e Barra do Guarita, no Rio Grande do Sul exige cuidado extra. Conforme o sócio proprietário da Barca Aliança, SIRIO BRAND, o maior problema é para as lanchas que realizam o transporte de funcionários da JBS. Ele explica que são usadas embarcações de maior porte que exigem maior profundidade para a hélice do motor que impulsiona a lancha. O trabalho de quem conduz as embarcações exige o máximo de atenção para evitar colisões com pedras no leito do rio. De acordo com BRAND, os cuidados também ocorrem na travessia das balsas. Foi reduzido o número de veículos para a travessia. Veículos pesados como carretas com cargas, somente uma por vez em virtude da proximidade da estrutura das embarcações com o fundo do rio.


Travessia do rio Uruguai pelas balsas é feita em segurança. A garantia é do sócio proprietário da Barca Aliança, SIRIO BRAND. Segundo ele barca não é considerado problema com baixo volume de água e sim o rebocador que conduz a balsa possui a hélice com maior profundidade. A travessia ocorre com duas balsas, porém é preciso observar os ponto de encontro no lado gaúcho, em virtude da menor profundidade no lado de Itapiranga com média de um metro de água. SIRIO BRAND acusa a administração das barragens no Rio Uruguai pelo baixo nível de água. O volume liberado é insuficiente para manter o nível para outras atividades importantes como a captação de água, incluindo o sistema do frigorífico de abate de aves da JBS. O fluxo de veículos aumenta no período de feriados e férias. Neste período tem menor número de caminhões, porém ocorre aumento considerável de veículo de passeios, formando filas em alguns momentos.


Hospital inicia o abastecimento com energia solar. A Fundação Médica Assistencial dos Trabalhadores Rurais de Descanso e Belmonte, concluiu a instalação e iniciou o funcionamento do sistema de energia solar ainda em 30 de dezembro. Conforme PAULO CESAR BUSNELLO, diretor do hospital, houve um investimento de 84 mil reais, já quitado, com recursos de 51 mil reais da feira de mercadorias da Receita Federal e o restante com economias da própria fundação. O objetivo é a redução de custos no atendimento, mas mesmo assim melhorar a sua qualidade. Com o sistema solar, haverá uma economia em até 80% no custo do consumo de energia elétrica que pode ser revertido em melhorias na entidade em aquisição de equipamentos, estrutura física, alimentação, medicamentos e demais necessidades.


Parceria com empresário trouxe economia ao hospital. BUSNELLO enfatiza que a parceria com o empresário de Descanso, TIAGO LORENSKI, proprietário da Quality Solar, que forneceu todo o sistema solar a preço de custo e doou toda a mão de obra para a instalação, diminuiu consideravelmente os custos de instalação do modulo completo de 108 placas. Outros orçamentos apresentavam custos de até 125 mil reais para o mesmo sistema de energia.


Agricultores recebem plantadeira da secretaria da agricultura. A Secretaria de Agricultura de Descanso entregou na manhã desta segunda-feira, seis de janeiro, uma plantadeira ao agricultor VALDECIR CAPELARI, representante de oito famílias agricultoras da Linha Vorazinho. O equipamento agrícola irá beneficiar oito famílias da Linha Vorazinho. Conforme CAPELARI, o equipamento irá auxiliar na produção. “Para nós é um motivo de muita felicidade ter sido contemplado, com certeza vai nos ajudar na produção e, além disso, vamos economizar e ter maior rentabilidade”, comenta VALDECIR. Para o prefeito de Descanso, SADI BONAMIGO, essa é uma forma de valorizar os agricultores, incentivar o aumento da produção e consequentemente, aumentar o retorno para o município.


18 veículos são adquiridos durante três anos de administração. Durante o período de três anos da atual administração de Mondai foram adquiridos 18 veículos pelo governo municipal. VALDIR RUBERT, prefeito municipal, explica que foi efetuado um investimento aproximado de 2 milhões e 400 mil reais. Foi adquirido um veiculo S 10 para o corpo de bombeiros de Iporã do Oeste que atende também o município de Mondai; três veículos pequenos, uma van e dois ônibus para a secretaria da educação; para a saúde foram adquiridos dois veículos pequenos e uma ambulância e também uma Strada para a vigilância epidemiológica. Para a assistência social houve a compra de uma camionete strada; para a agricultura dois caçambas trucados e uma camionete strada; para a administração houve a aquisição de um veiculo Ford KA e para o DRM uma strada e um veiculo Ford KA.


Os recursos para o investimento em veículos foram do próprio município. Conforme RUBERT, prefeito municipal de Mondaí, a renovação da frota foi feita com recursos próprios do município, sendo que somente um ônibus foi por emenda parlamentar. A renovação foi feita aos poucos conforme o necessário. RUBERT esclarece que os veículos velhos que ainda estão em condições de uso são repassados a outros setores e secretarias e os que possuíam alto custo de manutenção já foram leiloados e com essas entradas foram feitas novas aquisições. Para 2020 a pretensão é comprar algumas maquinas para atender melhor os produtores rurais, inclusive com estradas, oferecendo boas condições a toda a população. O prefeito destaca que o atendimento da administração no inicio de janeiro está normal com a maior parte dos funcionários. O horário de atendimento é das sete horas e 30 minutos até as 11horas e 30 minutos e das 13 horas e 30 minutos às 17 horas e 30 minutos.


Grupo de Escoteiros participa de evento interamericano. Conforme a presidente dos Escoteiros Tupã de Ipora do Oeste, ROSELI VIZENTIN, o grupo participará no Jamberee, grandioso evento que ocorre em Foz do Iguaçu. O encontro envolve 21 países, com 8 mil jovens, adolescentes e adultos voluntários em atividades que transmitem conhecimento, cultura e informação entre os participantes. O Grupo Tupã de Ipora irá representado com 12 pessoas entre escoteiros e seniores e a chefe Andréia Andreghetti. De acordo com ROSELI, o evento iniciou sábado, dia quatro, com alojamento e montagem de campo e encerra no sábado dia 11 de janeiro. Durante a semana de evento são desenvolvidas varias atividades relacionadas a cada ramo. O escoteiro terá, por exemplo, suas atividades de cultura, grupo e pensamento coletivo. A noite terá eventos culturais envolvendo os 21 países participantes.


O grupo Escoteiros Tupã elabora planos de atividades anual. a presidente ROSELI destaca, que para o ano de 2020, o planejamento local para o grupo será feito em fevereiro, mas as atividades estaduais já estão definidas nas quais Iporã sempre possui participação significativa. Além do Jamboree agora em janeiro, em outubro terá o ARSC, Acampamento Regional de Santa Catarina com duração de quatro dias em São Joaquim. VIZENTIN enfatiza a importância da participação nos eventos devido ao compartilhar de conhecimentos e de cultura do grupo de Tupã de Iporã com grupos de outras culturas e conhecimentos, pois aprende novas atividades e realizam novas amizades. As vivencias nos eventos são únicas e os participantes compartilham com o grupo local.


Biblioteca Municipal possui novo horário de atendimento. O bibliotecário JORDAN PILLZ, esclarece que o horário de atendimento da biblioteca publica municipal Hugo Lotário Friedrich de Iporã do Oeste foi alterado para seis horas seguidas, devido à demanda. O novo horário é das 10 horas até as 16 horas, de segundas a sextas. Por outro lado, JORDAN pede que os usuários aproveitem este período para atualizar ou realizar o cadastro no sistema automatizado, pois não haverá mais o controle via ficha física. Para realizar o cadastro, também de novos usuários, é necessário apresentação de documento com foto. Enquanto todo o sistema não estiver regularizado, previsto até a metade do ano, continua o controle por ficha.


Biblioteca possui um amplo acervo diversificado. A biblioteca Hugo Lotário Friedrich de Iporã do Oeste disponibiliza em torno de 10 mil livros, desde o gibi até os de literatura, também os periódicos, revistas e jornais, as referencias que são os dicionários, quatro computadores com acesso a internet para a pesquisa local e impressões. O bibliotecário JORDAN PILLZ esclarece também que o empréstimo de livro é de 15 dias quando precisa ser devolvido ou renovado. JORDAN assumiu o cargo há 2 meses e seu foco de trabalho é o cadastro de usuários e a catalisação dos exemplares disponíveis na biblioteca.


Legislativo de Iporã do Oeste registra economia de mais de 18% no orçamento de 2019. O orçamento do legislativo em 2019 foi de pouco mais de um milhão e 92 mil reais, e deste total, foram devolvidos ao executivo 204 mil reais. De acordo com o presidente da Câmara de Vereadores em 2019, FERNANDO OTT, o orçamento é sempre aprovado no ano anterior, com base na projeção de gastos e posterior aprovação dos vereadores. Ele explica que esse valor é dividido em 12 repasses mensais, com limite de 7% no total de gastos permitidos ao legislativo. OTT destaca que no ano passado o gasto ficou abaixo dessa porcentagem, de 4,44%, o que representou uma economia total de 18,7%. O presidente do legislativo em 2019 ressalta que nos últimos meses a câmara utilizou pouco mais de 888 mil 400 reais, sendo devolvidos ao executivo, ainda em dezembro, 204 mil reais. Para 2020 novo orçamento é feito pela nova mesa diretora.


Com o valor devolvido ao executivo, o presidente do legislativo em 2019 explica que não houve uma indicação específica, e por ser um recurso livre, o prefeito decide a melhor forma de utilização do valor. FERNANDO OTT enfatiza que os vereadores têm acompanhado a destinação deste valor, investido em prol dos munícipes, a exemplo da reforma dos ginásios, melhorias nas praças municipais, construção das praças esportivas e a implantação das lâmpadas LED na avenida e várias ruas da cidade. Ainda no orçamento do legislativo, OTT cita que estão incluídas despesas como a remuneração dos vereadores, dos servidores, participações em cursos, compra do material de expediente e investimentos. FERNANDO OTT destaca que no ano passado ocorreu a compra de dois notebook para as assessorias jurídica e de imprensa e mobília. O investimento foi de 15 mil reais, economia de mais de três mil com a licitação. O legislativo de Iporã do Oeste retoma as sessões para o ano no dia três de fevereiro.


Belmonte registra primeiro foco do mosquito Aedes Aegypti e intensifica ações preventivas. Os agentes de endemias de Belmonte, através de coleta de larvas e analise em laboratório, confirmaram a identificação do primeiro foco do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, na cidade. VOLMIR GIUMBELI, secretário da saúde, informa que assim Belmonte consta como um município infectado. O foco do mosquito identificado foi localizado em calhas de uma casa no centro da cidade e de um posto de combustível. VOLMIR destaca que através de câmeras os agentes conseguem visualizar toda a calha e salienta, ainda, para que as pessoas cuidem, principalmente, com os desníveis das calhas, onde permanece água parada, local privilegiado para o mosquito se desenvolver.


Novas ações preventivas são planejadas pela secretaria da saúde. GIUMBELLE, diz que a população deve ter consciência e cuidados quanto ao mosquito transmissor da dengue, mesmo que o município não tenha registrado nenhum caso da doença. O cuidado precisa ser redobrado neste período de férias quando há maior movimentação de pessoas de outros lugares, o que favorece a transmissão da doença com a presença do foco do mosquito na cidade. Com o retorno das aulas, a administração planeja atividades e entrega de material informativo nas escolas. Já em 2019 foram realizadas reuniões com a sala de situação, na qual há boa participação da sociedade civil, empresas e empresários, secretarias de órgãos públicos e administração municipal, para elaborar ações preventivas. O secretario da saúde salienta a possibilidade de criar uma legislação municipal que possa multar donos de terrenos baldios que são locais de acúmulos de lixo. VOLMIR enfatiza, por outro lado, que a responsabilidade é de cada um, não somente da administração publica.


Secretaria da Saúde regulariza a continuidade de exames médicos. Devido ao encerramento legal financeiro do exercício de 2019, a realização de alguns exames foram interrompidos na metade de dezembro pela secretaria da saúde de Belmonte. De acordo com o secretario da saúde VOLMIR GIUMBELI, os exames irão recomeçar na próxima semana através de recontratação dos serviços para os quais são feitos aditivos de contratos. Da mesma forma VOLMIR informa que está encaminhando licitações de mais de 700 itens de medicamentos pelo CONDER. Alguns medicamentos estão em falta, mas que estão sendo licitados. A previsão é de que em fevereiro o estoque da farmácia esteja todo reposto.


Foco de atividades da secretaria da saúde será a prevenção. O secretario da saúde de Belmonte, VOLMIR GIUMBELI, avalia de forma positiva o trabalho da secretaria em 2019, principalmente o trabalho com a hepatite. Para 2020 projeta a continuidade e uma concentração ainda maior na prevenção e na educação nas ESF, Estratégias da Saúde da Família, através de trabalhos com os diferentes grupos. O Objetivo de acordo com GIUMBELI, é promover uma qualidade de vida melhor dos usuários de medicamentos contínuos e portadores de doenças crônicas promovendo diferentes atividades. VOLMIR salienta que o foco em 2020 será a prevenção de doenças contando com a participação, como sempre, da empenhada equipe de saúde.


- HOMEM AGRIDE A PRÓPRIA MÃE COM UMA BARRA DE FERRO

-ENCONTRADO CORPO DE JOVEM QUEDESAPARECEU NO RIO URUGUAI


Ações para coibir ocorrências de perturbação de sossego seguem na região. O 11º Batalhão de Polícia Militar de Fronteira com sede em SM Oeste segue trabalhando com diversas ações para coibir as ocorrências de perturbação do sossego alheio nos municípios da região Extremo Oeste de Santa Catarina. A informação é do coronel e comandante MARCELO DE WALLAU.Ele concedeu entrevista para a Peperi no final da manhã de ontem para falar sobre as novas reclamações que foram registradas na última semana na Rua Almirante Tamandaré, nas proximidades de onde funcionava uma floricultura até o ano passado. No local, um grupo de pessoas acabou fazendo novamente o consumo de bebidas alcoólicas e deixando um grande volume de lixo espalhado pela calçada.


As ocorrências de perturbação do sossego alheio são a maior quantidade absoluta dos atendimentos prestados pela Polícia Militar na região. De acordo com WALLAU, no ano passado a polícia atendeu mais de 17 mil ocorrências, sendo que, desse total, 3.600 chamados foram por perturbação. Conforme ele, para diminuir essa quantidade de chamados, a PM segue atuando nos loteamentos e arreadores, especialmente nos finais de semana, porém, segundo WALLAU, o problema ainda persiste nos municípios da região. Ele comentou que a situação envolvendo som alto, bebidas e conversas é antiga no centro de SMOeste. MARCELO DE WALLAU lembrou que no passado havia reclamações na Avenida Willy Barth, nas proximidades do antigo Banco do Brasil e na saída para o calçadão. Ele ressaltou que nesses locais os chamados diminuíram, restando ainda a questão envolvendo a Rua Almirante Tamandaré, no centro de SMOeste.


Maior barreira que a Polícia Militar enfrenta com relação às ocorrências de perturbação do sossego é que a maioria das vítimas não quer confeccionar o termo circunstanciado. MARCELO DE WALLAU ressaltou que a grande maioria liga para o 190, porém não quer representar, dificultando o trabalho da PM nesses casos. WALLAU revelou que sem o termo os policiais não podem fazer nada além de ir e conversar com as pessoas que estão cometendo a infração de perturbação do sossego alheio. O coronel e comandante do 11º Batalhão de Polícia Militar de Fronteira, esclareceu ainda que a prefeitura de SMOeste ainda não firmou um convênio específico com a Polícia Militar e por isso as fiscalizações que vêm ao encontro da lei que proíbe o consumo de bebidas alcoólicas em vias públicas no município não estão sendo executadas. Ele disse que a PM aguarda desde o ano passado um parecer da assessoria jurídica da prefeitura para que ambas possam fechar parceria e dessa forma atuar para que a lei seja de fato cumprida em SMOeste.


Três afogamentos durante o fim de semana na região despertaram alerta máximo dos bombeiros com os banhistas. a operação veraneio possui base em apenas duas áreas de lazer em Itapiranga e Mondaí. O comandante do quartel dos bombeiros de Itapiranga relata situações que se repetem nos casos que acabam em afogamento. De acordo com o sargento ANDRÉ RAUBER, a empolgação das pessoas na água é um risco considerável. Ele aponta a conscientização como a principal forma de evitar mortes nos rios. Cita a realização da campanha golfinho que atua com crianças nas escolas na conscientização sobre os riscos ao entrarem em rios e medidas simples que podem salvar vidas. O comandante relata que ocorrem situações sistemáticas nos locais na operação veraneio que os banhistas precisam ser reprimidos. Segundo RAUBER, nem todos aceitam com facilidade as orientações sobre os riscos nas corredeiras e locais de água profunda.


Baixo nível do Rio Uruguai oferece riscos para banho. O alerta é do sargento ANDRÉ RAUBER. O comandante do corpo de bombeiros destaca que as pessoas avanço para o meio do rio aproveitando as pedras que ficam expostas com o baixo volume de água. Cita ainda que os canais que se formam, possuem profundidade e forte correnteza. De acordo com o sargento nos últimos dias aumentou no número de pessoas em locais de banho. Temperatura alta e rios com pouca água motivam as pessoas a buscarem os rios para se refrescarem. Para ANDRÉ RAUBER, os afogamentos que ocorrem se tornam tragédias, causando profunda tristeza para amigos e familiares, além da comoção por uma perda repentina.


Homem agride a própria mãe com uma barra de ferro no Oeste. No final da tarde desta segunda-feira, 6, a Polícia Militar de Pinhalzinho, foi acionada para atender uma ocorrência de violência doméstica. No local, verificou-se que um homem, de 43 anos, agrediu a própria mãe, de 73 anos. A agressão foi realizada com uma barra de ferro na cabeça da idosa. A guarnição da PM realizou rondas e localizou o homem que foi preso em flagrante. A idosa foi conduzida ao Hospital pelo Corpo de Bombeiros da cidade. Na sequencia, mãe e filho foram conduzidos a Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos cabíveis.


Encontrado corpo de jovem que desapareceu no Rio Uruguai. Desde domingo os bombeiros realizavam buscas nas proximidades da Volta de Capela, na localidade de Sede Capela, interior de Itapiranga. A equipe de buscas contou com bombeiros dos quartéis de São Miguel do Oeste, Maravilha, Iporã do Oeste, Guaraciaba e Itapiranga que se revezaram nas buscas. Na manhã de hoje, o Corpo de Bombeiros de Itapiranga foi informado por populares que haviam avistado o corpo da vítima, flutuando em um remanso nas proximidades do Rio Dourado, distante cinco quilômetros e 700 metros do local do afogamento. Uma guarnição levou o corpo até o porto localizado nas proximidades da Praça dos Pioneiros, na cidade de Itapiranga.


Instituto Geral de Perícias retira corpo de jovem que morreu afogado no Rio Uruguai. Por volta das 10 horas e 30 minutos desta terça-feira, uma equipe do IGP esteve em Itapiranga para retirar o corpo de JONATHAN CARDENAL, 21 anos, que se afogou no inicio da tarde de domingo. O corpo foi levado ao Instituto Médico Legal, em São Miguel do Oeste para procedimentos legais e perícia para identificação da causa da morte. Ainda não tem confirmação para inicio do velório e sepultamento. A família da vítima reside no Bairro Santa Tereza Baixo.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.