ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco - segunda-feira - 07 01 2019

-GOVERNO BOLSONARO PREPARA PENTE-FINO EM TODOS BENEFÍCIOS DO INSS

-EMPRESÁRIO DIZ QUE OAB É UMA VERGONHA QUE VIVE DA DESGRAÇA ALHEIA

-ECOPONTO DA AMEOSC RECEBE MAIS DE 36 MIL PNEUS USADOS EM 2018

-PRIMEIRA SEMANA DO ANO TEM OITO FOCOS DA DENGUE NO MUNICÍPIO

-SENAR E SINDICATO DEFINEM CURSOS DE QUALIFICAÇÃO RURAL PARA JANEIRO

-IDOSA FERIDA EM SAÍDA DE PISTA NA SC 496 MORRE NO HOSPITAL DE CHAPECÓ

-ACIDENTES EM RODOVIAS DA REGIÃO DEIXAM CERCA DE 15 PESSOAS FERIDAS


O tempo é de..... A previsão para as próximas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 32 graus. A mínima das últimas horas foi de 22 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a segunda-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 70 centavos para a compra e três reais e 90 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 20 centavos para a compra e quatro reais e 50 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a nove vírgula cinco centavos para a compra e 10 centavos para venda.


Dezenas de milhares de "coletes amarelos" se manifestaram neste sábado na França. Os atos foram marcados por confrontos com as forças de segurança. O presidente EMMANUEL MACRON disse, via twitter, que "mais uma vez, uma violência extrema veio atacar a República”. Ele escreveu que todos devem se acalmar para que possa haver debate e diálogo. A mobilização deste final de semana reuniu 50 mil pessoas.


O presidente americano DONALD TRUMP sustentou neste domingo a demanda de conseguir cinco bilhões de dólares para financiar a construção do muro na fronteira com o México, polêmica que levou a uma paralisação parcial do governo dos Estados Unidos que já dura três semanas. Ele disse à imprensa que o muro pode ser de "aço, em vez de concreto" e que essa é uma questão de segurança para país porque não há outra alternativa.


O governo cubano publicou neste sábado a minuta final da nova Constituição do país, que poderá ser consultada pela população antes do referendo previsto para 24 de fevereiro. O texto é divulgado duas semanas após ser aprovado por unanimidade pelo Parlamento para atualizar a atual Constituição cubana, vigente desde 1976. Diferentemente da primeira versão, o texto não prevê mais a legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo. Em outro recuo, a Constituição voltou a determinar que Cuba é um país comunista. O termo havia sido retirado da primeira versão.


O presidente da República, JAIR BOLSONARO, dará posse nesta segunda-feira aos presidentes dos maiores bancos públicos do país: Caixa Econômica, Banco do Brasil e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. O presidente quer que eles ajudem a reforçar os cofres do governo, vendendo empresas controladas pelos bancos. A Caixa será presidida por PEDRO GUIMARÃES. No Banco do Brasil, quem assumirá o comando da instituição será o economista RUBEM NOVAES. A presidência do BNDES ficará com JOAQUIM LEVY, que foi ministro da Fazenda no governo DILMA ROUSSEFF.


O governo de JAIR BOLSONARO pretende deflagrar um pente-fino em todos os benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social. Segundo o jornal Folha de S.Paulo, uma medida provisória deve ser enviada ao Congresso, nos próximos dias, revendo as regras previdenciárias no país. A MP – que pretende apresentar uma série de ações para modernizar e aperfeiçoar a legislação – deve prever um bônus de 57 reais e 50 centavos para técnicos e analistas do INSS que descubram irregularidades em pensões e aposentadorias. O foco da ação será a pensão por morte, a aposentadoria rural e o auxílio-reclusão. A expectativa é alcançar uma economia de até nove bilhões em um ano.


Um médico de 56 anos foi indiciado pelo homicídio doloso de um bebê de cinco meses em Chapecó. A morte ocorreu no dia sete de setembro deste ano, após atendimento pelo profissional. O inquérito foi concluído na última quinta-feira. Para a Polícia Civil, houve negligência. Segundo o delegado TIAGO ESCUDERO, as investigações apontam que o bebê morreu após sofrer hipotermia, após excesso de medicamento para febre. O inquérito foi encaminhado para o Ministério Público que pode oferecer denúncia judicial contra o médico.


O empresário catarinense LUCIANO HANG fez duras críticas a Ordem dos Advogados do Brasil neste final de semana. No sábado, ele criticou a entidade pelo posicionamento à extinção da Justiça do Trabalho, discutida pelo presidente da República, JAIR BOLSONARO. Segundo HANG, a "OAB é uma vergonha". Ele escreveu ainda que a OAB Está sempre do lado errado e que a entidade vive da desgraça alheia. HANG afirmou que os advogados “parecem porcos que se acostumaram a viver num chiqueiro, não sabem que podem viver na limpeza, na ética, na ordem e principalmente ajudar o Brasil”.


A Ordem dos Advogados do Brasil em Santa Catarina divulgou uma nota neste domingo em reação a uma postagem do empresário LUCIANO HANG na sua rede social. Em nota assinada pelo presidente, RAFAEL HORN, o Conselho Federal da entidade e a seccional vão ajuizar em conjunto as medidas judiciais cabíveis. Segundo a OAB, HANG ultrapassou os limites do direito de opinião, injuriou e difamou a profissão e a instituição". No texto, ele não cita o nome do empresário. A nota informa ainda que não se pode permitir que a liberdade de expressão seja exercida com abuso e falta de civilidade, desrespeitando a honra e imagem da OAB.


A Secretaria de Agricultura de Paraíso está priorizando a produção de silagem para os o agricultores do município. Essa é a uma das preocupações da pasta desde o mês de Dezembro. De acordo com o secretário de agricultura, SIDINEI PASTORE, nove tratores estão sendo usado para atender os produtores rurais. Ele disse que o número de famílias atendidas deve aumentar neste ano. PASTORE destacou que as lavouras tiveram um bom desenvolvimento nesta safra, o que deve resultar em uma silagem de melhor qualidade para o rebanho leiteiro de Paraíso.


A prefeitura pretende investir cerca de 600 mil reais em um projeto de iluminação de quatro praças da cidade. A informação é da secretário de Planejamento, MARLI DA ROSA. De acordo com ela, a prefeitura deve lançar a licitação para a contratação do investimento nas praças Irmaõ Bruneto, São Jorge, São Luiz e São Gotardo. MARLI explicou que o objetivo é melhorar a qualidade de vida das pessoas que frequentam esses espaços e aumentar a segurança dos locais. Segundo a secretária, as quatro praças tem uma iluminação bastante precária e por isso elas foram escolhidas para receber a melhoria. A licitação deve ser lançada nos próximos dias.


A equipe do Barracão de Natal iniciou nesta segunda-feira a retirada da decoração natalina do centro de São Miguel do Oeste. De acordo com o secretário de Cultura, CARLOS CHAVES, o trabalho começou na praça Walnir Botaro Daniel. Em seguida, a equipe vai recolher os materiais que foram colocados nas rótulas centrais. CHAVES explicou que a decoração será levada para o barracão. Os objetos serão avaliados e recuperados para reaproveitamento no Natal Regional de 2019.


O estrago provocado por vândalos na decoração de Natal deste ano foi bem maior do que o verificado nos anos anteriores. A afirmação é do secretário de Cultura, CARLOS CHAVES. Ele disse que alguns objetos foram quebrados e não poderão ser consertados. CHAVES disse que é fato é muito triste porque trata-se de dinheiro público que é jogado fora. Ele acredita que pelo menos 70 por cento da decoração natalina deve ser reutilizada no Natal deste ano. Em entrevista para a Peperi, CHAVES lembrou que a secretaria de Cultura reabriu nesta segunda-feira o prazo de inscrições para as oficinais culturais de 2019.


O hospital São Lucas de Guaraciaba terá um novo presidente em 2019. CLAUDEMIR PARMEGIANI confirmou sexta-feira, no Rede Peperi Notícias primeira edição, que vai deixar o comando da instituição nos próximos dias. O vice-presidente, LUIZ TRIQUEZ assume o cargo a partir do dia 15. O mandato atual vai até o março do ano que vem. PARMEGIANI disse que deixa a presidência satisfeito com o trabalho realizado e que a principal ação foi a adoção de um novo modelo de gestão do Hospital. Desde agosto do ano passado, a unidade é administrada pelo Instituto Santé.


Em 10 dias, a equipe do Santé percebeu problemas que o grupo anterior levaria 10 anos para identificar. A afirmação é do presidente do Hospital São Lucas, CLAUDEMIR PARMEGIANI. Ele disse que o Santé faz uma gestão técnica e profissional e isso resulta na análise mais detalhada do contexto e na adoção de medidas mais acertadas para melhorar o resultado do hospital. PARMEGIANI citou que a decisão de fechar a parceria com a entidade que também administra o Hospital Regional foi um acerto. Ele citou que entre as medidas adotadas pelo Santé estão a revisão de contratos com fornecedores e a otimização dos recursos do hospital.


O Prédio do Hospital São Lucas de Guaraciaba está passando por restauração externa. O presidente da entidade, CLAUDEMIR PARMEGIANI explicou que o trabalho conta com ajuda de voluntários e clubes de serviço. Empresários e moradores também oferecem mão de obra e doações em dinheiro para custear a obra. PARMEGIANI lembrou que o prédio possui 25 anos e este é o primeiro investimento desse tipo nesse período. Cerca de 70 por cento da restauração externa já está concluída. O presidente afirmou que o hospital São Lucas tem uma participação importante na saúde pública da região, especialmente agora que é uma das unidades com leitos de retaguarda do Hospital Regional.


O Ecoponto da Ameosc recebeu cerca de 36 mil pneus usados durante o ano de 2018. Em média, os 19 municípios da região encaminharam cerca de três mil pneus para o local por mês. A informação é do secretário executivo da Associação, AIRTON FONTANA. Ele explicou que parte desse material é usado em obras de drenagem e contenções na própria região. A maioria dos pneus, no entanto, é destinada para uma indústria de Pinhais no Paraná que usa o material para a fabricação de asfalto. Além de pneus, o Ecoponto também recebe lixo eletrônico dos municípios da região.


O ano começou com oito focos do mosquito da dengue. De acordo com o coordenador das equipes de combate ao aedes aegypti, CELIO SILVA, foram oito registros nos primeiros cinco dias de 2018. Ele explicou que os focos foram confirmados em quatro armadilhas e em quatro pontos estratégicos, como ferro velho. As larvas do mosquito foram encontradas nos bairros Andreatta e Morada do Sul e também no centro da cidade. SILVA disse que os novos focos são um sinal de que a população não está se envolvendo como deveria com essa questão.


O número de focos do mosquito aedes aegypti registrado na primeira semana de 2019 é menor do que o do mesmo período de 2018. A informação é do coordenador das equipes de combate ao aedes aegypti, CELIO SILVA. Ele explicou que os oito registros desse ano são a metade do que foi encontrado nos primeiros dias do ano passado. Mesmo assim, não há motivos para comemorar o fato. Para ele, a presença do mosquito é sinal de preocupação.

O sindicato dos produtores rurais e o Senar definiram o calendário de cursos de qualificação rural para o mês de janeiro. A informação é do presidente do sindicato, ADAIR TEIXEIRA. De acordo com ele, serão oferecidos 11 cursos a partir do dia 15 de janeiro. O primeiro deles é na área de panificação. TEIXEIRA explicou que esse tema está sendo muito procurado pelos agricultores porque ele pode representar uma fonte alternativa de renda para o campo. O sindicalista disse que muitas famílias estão abrindo agroindústrias de panificados para atender a população urbana. Outro curso de grande procura é o inclusão digital rural.


A qualificação profissional dos produtores é uma grande preocupação do sindicato dos produtores rurais e do Senar. A afirmação é do presidente do sindicato, ADAIR TEIXEIRA. Ele disse no ano passado, foram realizados cerca de 200 cursos que reuniram mais de três mil produtores. TEIXEIRA citou que os filhos de agricultores buscam outras formas de conhecimento e que o público alvo do Senar são os produtores de mais idade que estão percebendo a importância de se atualizar.

O número de cursos e produtores beneficiados pelos cursos de qualificação rural deve aumentar neste ano na comparação com o ano passado. A projeção é do presidente do sindicato dos produtores rurais, ADAIR TEIXEIRA. Ele disse que os cursos não tem custo para os agricultores e são organizados a partir da demanda das próprias comunidades. TEIXEIRA explicou que os produtores escolhem o tema e o Senar desloca um especialista para trabalhar o assunto com as famílias. Além dos cursos, o sindicato pretende intensificar a assistência técnica nas propriedades como forma de melhorar o resultado das atividades rurais.


A Polícia Militar do Paraná prendeu, neste final de semana, um homem acusado de roubo, extorsão e tortura em Santa Catarina. VALDEMIR BUENO PORTES, conhecido como ANACONDA, foi preso no final da manhã de sábado na Linha Alvorada em Barracão. Segundo a polícia, ele participou de um assalto em julho do ano passado no interior de Dionísio Cerqueira. Uma quadrilha, formada por quatro homens, rendeu os moradores de uma propriedade rural. As vítimas, de 66 e 51 anos de idade, foram despidas, amarradas, torturadas e agredidas. O grupo roubou uma motocicleta, animais e outros bens. O homem preso neste sábado foi levado à Unidade Prisional Avançada de São José do Cedro.


Um veículo de São Miguel do Oeste se envolveu em um acidente de transito neste final de semana na BR 282. Uma Ranger, de cor branca, aquaplanou e saiu da pista entre Nova Erechim e Pinhalzinho. Três pessoas estavam no veículo. O Corpo de Bombeiros de Pinhalzinho atendeu a ocorrência na tarde de sábado. Todos os ocupantes apresentavam escoriações, mas apenas uma vítima, de 58 anos, foi conduzida ao Hospital de Pinhalzinho para o atendimento médico. A PRF esteve no local e fez o levantamento das informações do acidente.


Duas pessoas sofreram ferimentos graves em um acidente neste sábado na SC 305 em Campo Ere. A saída de pista seguida de capotamento de uma Montana, placas de São Bernardino, aconteceu por volta das oito e meia da noite nas proximidades do frigorífico. O motorista, de 46 anos, estava preso às ferragens. O carona, de 37 anos, também estava dentro do veículo, mas não estava encarcerado. Os dois ocupantes tinham ferimentos graves e foram socorridos pelos bombeiros. Eles foram encaminhados para o hospital Santo Antônio de Campo Erê.


Uma colisão entre dois veículos deixou um homem ferido neste final de semana na SC 163. O acidente aconteceu por volta das sete horas da noite de ontem nas proximidades da comunidade de São Vendelino, interior de Iporã do Oeste e envolveu um Vectra de Anchieta e um Corsa de São José do Cedro. O condutor do Vectra, um homem de 56 anos, sofreu ferimentos na cabeça. Os quatro ocupantes do Corsa saíram ilesos. O motorista, que relatava dores na cabeça, foi encaminhado pelos bombeiros ao Hospital Nossa Senhora das Mercês de Iporã do Oeste.


Quatro pessoas ficaram feridas em uma saída de pista neste domingo na BR 282. O acidente aconteceu por volta das sete horas da noite nas proximidades da entrada para a Linha Barra do Veado e envolveu um Fusion que aquaplanou, saiu da pista e bateu contra arvores. Três pessoas tiveram ferimentos leves, foram encaminhadas para o Hospital e já receberam alta. Uma caroneira fraturou a clavícula e permanece internada no Hospital Regional. As fotos do acidente estão no portal da Peperi na internet.


Um acidente deixou três pessoas feridas e uma morta na tarde de ontem na SC 496. De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual, um Citroen C3 saiu da pista e capotou por volta das quatro horas da tarde entre Descanso e Belmonte. Uma idosa ficou presa às ferragens e foi socorrida pelos bombeiros. MARIA DALMOLIN BASSETO, de 89 anos, foi socorrida pelos bombeiros e SAMU e encaminhada ao hospital regional de São Miguel do Oeste, mas depois transferida ao hospital regional de Chapecó. Ela não resistiu e acabou falecendo na madrugada desta segunda-feira. O velório da idosa será no bairro Jaroseski, com horário a ser definido.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.