ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 07-01-2019 Segunda-Feira

-GOVERNO BOLSONARO PREPARA PENTE-FINO EM TODOS BENEFÍCIOS DO INSS

-EMPRESÁRIO DIZ QUE OAB É UMA VERGONHA QUE VIVE DA DESGRAÇA ALHEIA

-CAPS DE MONDAÍ IRÁ RETOMAR ATENDIMENTOS EM GRUPO EM FEVEREIRO

-PRESIDENTE DESTACA AÇÕES DO ANO NO HOSPITAL DE DESCANSO

-HOSPITAL DE IPORÃ DO OESTE RECEBE MAIS DE 30 MIL REAIS EM DOAÇÕES EM 2018

-CORPO DE BOMBEIROS INICIA VISTORIAS PARA EMISSÃO DO ALVARÁ 2019

-SECRETÁRIO ORIENTA SOBRE MUDANÇAS NO ATENDIMENTO VETERINÁRIO EM TUNÁPOLIS

-PRESO ACUSADO DE TORTURAR IDOSOS DURANTE ROUBO

-MORRE IDOSA VÍTIMA DE ACIDENTE NA SC 496


O tempo é de..... A previsão para as próximas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 32 graus. A mínima das últimas horas foi de 22 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a segunda-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 70 centavos para a compra e três reais e 90 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 20 centavos para a compra e quatro reais e 50 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a nove vírgula cinco centavos para a compra e 10 centavos para venda.


Dezenas de milhares de "coletes amarelos" se manifestaram neste sábado na França. Os atos foram marcados por confrontos com as forças de segurança. O presidente EMMANUEL MACRON disse, via twitter, que "mais uma vez, uma violência extrema veio atacar a República”. Ele escreveu que todos devem se acalmar para que possa haver debate e diálogo. A mobilização deste final de semana reuniu 50 mil pessoas.


O presidente americano DONALD TRUMP sustentou neste domingo a demanda de conseguir cinco bilhões de dólares para financiar a construção do muro na fronteira com o México, polêmica que levou a uma paralisação parcial do governo dos Estados Unidos que já dura três semanas. Ele disse à imprensa que o muro pode ser de "aço, em vez de concreto" e que essa é uma questão de segurança para país porque não há outra alternativa.


O governo cubano publicou neste sábado a minuta final da nova Constituição do país, que poderá ser consultada pela população antes do referendo previsto para 24 de fevereiro. O texto é divulgado duas semanas após ser aprovado por unanimidade pelo Parlamento para atualizar a atual Constituição cubana, vigente desde 1976. Diferentemente da primeira versão, o texto não prevê mais a legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo. Em outro recuo, a Constituição voltou a determinar que Cuba é um país comunista. O termo havia sido retirado da primeira versão.



O ministro da Secretaria de Governo, CARLOS ALBERTO DOS SANTOS CRUZ, disse em entrevista ao G1 e à TV Globo que a pasta vai fiscalizar Organizações Não-Governamentais para "otimizar" o repasse de recursos públicos às entidades. De acordo com o ministro, a ideia é verificar se os trabalhos desenvolvidos pelas ONGs estão cumprindo o papel de complementar ações governamentais. Serão fiscalizadas mesmo aquelas que não recebem dinheiro público. A MP que atribuiu à Secretaria de Governo a responsabilidade de supervisionar, coordenar, monitorar e acompanhar as atividades de ONGs foi recebida pelas entidades como uma tentativa de intimidação.


O presidente da República, JAIR BOLSONARO, dará posse nesta segunda-feira aos presidentes dos maiores bancos públicos do país: Caixa Econômica, Banco do Brasil e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. O presidente quer que eles ajudem a reforçar os cofres do governo, vendendo empresas controladas pelos bancos. A Caixa será presidida por PEDRO GUIMARÃES. No Banco do Brasil, quem assumirá o comando da instituição será o economista RUBEM NOVAES. A presidência do BNDES ficará com JOAQUIM LEVY, que foi ministro da Fazenda no governo DILMA ROUSSEFF.


O governo de JAIR BOLSONARO pretende deflagrar um pente-fino em todos os benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social. Segundo o jornal Folha de S.Paulo, uma medida provisória deve ser enviada ao Congresso, nos próximos dias, revendo as regras previdenciárias no país. A MP – que pretende apresentar uma série de ações para modernizar e aperfeiçoar a legislação – deve prever um bônus de 57 reais e 50 centavos para técnicos e analistas do INSS que descubram irregularidades em pensões e aposentadorias. O foco da ação será a pensão por morte, a aposentadoria rural e o auxílio-reclusão. A expectativa é alcançar uma economia de até nove bilhões em um ano.


Um médico de 56 anos foi indiciado pelo homicídio doloso de um bebê de cinco meses em Chapecó. A morte ocorreu no dia sete de setembro deste ano, após atendimento pelo profissional. O inquérito foi concluído na última quinta-feira. Para a Polícia Civil, houve negligência. Segundo o delegado TIAGO ESCUDERO, as investigações apontam que o bebê morreu após sofrer hipotermia, após excesso de medicamento para febre. O inquérito foi encaminhado para o Ministério Público que pode oferecer denúncia judicial contra o médico.


O empresário catarinense LUCIANO HANG fez duras críticas a Ordem dos Advogados do Brasil neste final de semana. No sábado, ele criticou a entidade pelo posicionamento à extinção da Justiça do Trabalho, discutida pelo presidente da República, JAIR BOLSONARO. Segundo HANG, a "OAB é uma vergonha". Ele escreveu ainda que a OAB Está sempre do lado errado e que a entidade vive da desgraça alheia. HANG afirmou que os advogados “parecem porcos que se acostumaram a viver num chiqueiro, não sabem que podem viver na limpeza, na ética, na ordem e principalmente ajudar o Brasil”.


A Ordem dos Advogados do Brasil em Santa Catarina divulgou uma nota neste domingo em reação a uma postagem do empresário LUCIANO HANG na sua rede social. Em nota assinada pelo presidente, RAFAEL HORN, o Conselho Federal da entidade e a seccional vão ajuizar em conjunto as medidas judiciais cabíveis. Segundo a OAB, HANG ultrapassou os limites do direito de opinião, injuriou e difamou a profissão e a instituição". No texto, ele não cita o nome do empresário. A nota informa ainda que não se pode permitir que a liberdade de expressão seja exercida com abuso e falta de civilidade, desrespeitando a honra e imagem da OAB.


-CAPS DE MONDAÍ IRÁ RETOMAR ATENDIMENTOS EM GRUPO EM FEVEREIRO

-PRESIDENTE DESTACA AÇÕES DO ANO NO HOSPITAL DE DESCANSO

-HOSPITAL DE IPORÃ DO OESTE RECEBE MAIS DE 30 MIL REAIS EM DOAÇÕES EM 2018

-CORPO DE BOMBEIROS INICIA VISTORIAS PARA EMISSÃO DO ALVARÁ 2019

-SECRETÁRIO ORIENTA SOBRE MUDANÇAS NO ATENDIMENTO VETERINÁRIO EM TUNÁPOLIS


Secretaria de saúde de Santa Helena é contemplada com 150 mil reais em emendas. O secretário SERGIO BUCHE explica que ainda no final do ano o município recebeu a confirmação de uma emenda de 100 mil reais do senador DALÍRIO BEBER. O valor será investido na manutenção da unidade de saúde e folha salarial. Outra emenda no valor de 50 mil reais foi anunciada pelo deputado MARCOS VIEIRA para complemento de até 80 cirurgias. SERGIO BUCHE lembra que a secretaria se cadastrou ainda no final do ano no ministério da saúde para obtenção de recursos com o objetivo de reformar a unidade de saúde. Para as obras a secretaria irá receber 148 mil reais. O secretário destaca que o setor irá continuar credenciando profissionais e clínicas para várias especialidades com o objetivo de atender a demanda, principalmente de endoscopia. A partir de fevereiro os agentes de saúde iniciam a distribuição da carteirinha de saúde as famílias.


Museu e biblioteca de São João do Oeste terão alteração no horário de atendimento em janeiro. A diretora de cultura FELÍCIA THEISEN explica que neste período funcionários do museu e da biblioteca estão em férias, e por isso, foi necessário definir horários diferenciados de atendimento. O museu está com atendimento somente na parte da tarde, até dia 29 de janeiro. Hoje, e também nesta terça-feira a biblioteca estará fechada o dia todo, e também na manhã de quarta-feira. A diretora de cultura comenta que a partir do dia 10 até o dia 29 de janeiro o atendimento será apenas no período da manhã. A partir do dia 30 o atendimento volta ao normal, nos dois períodos, tanto no museu como na biblioteca. FELÍCIA comenta que os dois setores registram grande procura, tanto de munícipes como de visitantes, por isso é importante manter o atendimento.


CAPS de Mondaí irá retomar atendimentos em grupo com usuários em fevereiro. Segundo o psicólogo, CLEITON LAUSCHNER, neste período o trabalho com os grupos não está sendo realizado pelo Centro de Atenção Psicossocial, que se dedica aos trabalhos internos e planejamento das atividades para o ano. Ele comenta que a previsão é retomar o atendimento dos grupos a partir da segunda quinzena de fevereiro. O psicólogo enfatiza que este mês, mesmo com equipe reduzida, o CAPS mantém o atendimento aos casos de emergência encaminhados pelos setores da saúde dos municípios de Mondaí, Iporã do Oeste, São João do Oeste e Riqueza. Ele lembra que antes do encaminhamento ao centro os profissionais de saúde e assistência social fazem a avaliação dos pacientes no seu município.


O psicólogo explica que a principal função do CAPS é preparar os usuários para a reintegração na sociedade. CLEITON LAUSCHNER comenta que devido as dificuldade e problemas de saúde pelos quais os pacientes passam a integração deles na sociedade onde vivem acaba sendo dificultada. Ele enfatiza que o trabalho é feito principalmente pela terapia em grupo, com o suporte dos outros profissionais para que os pacientes aprendam a lidar com a ansiedade e o estresse. O psicólogo ressalta que o CAPS oferece uma oficina de artesanato para que os pacientes aprendam novas atividades, e superem problemas como depressão e esquizofrenia. CLEITON diz que pacientes avaliados e com necessidade de atendimento pelo CAPS recebem benefício do INSS, mas a partir deste encaminhamento o objetivo é auxiliar os usuários a ter uma ocupação saudável e retornar ao mercado de trabalho.


Hospital de Iporã do Oeste recebe mais de 30 mil reais em doações em 2018. O presidente do hospital Nossa Senhora das Mercês, ADEMAR SCHNEIDERS, destaca que 2018 foi o ano que bateu recorde em doações para a entidade. Ele cita que o hospital recebeu mais de 33 mil reais em doações de vários munícipes e entidades, e ainda, 432 quilos de alimentos doados, além da doação de equipamentos diversos e a contribuição da população na conta de energia elétrica. O presidente ressalta também o expressivo número de atendimentos feitos durante o ano. Foram mais de mil internações, mais de 15 mil atendimentos ambulatoriais, quase três mil raio X, mil e 68 ultrassonografias, quase duas mil cirurgias de catarata e mais de 48 mil exames laboratoriais. SCHNEIDERS cita ainda a liberação de uma emenda de 200 mil reais, articulada pelo vereador MARIO HECK, recurso que garantiu um fechamento de contas tranquilo para o hospital.


Corpo de Bombeiros inicia vistorias para emissão do alvará 2019. De acordo com a soldado LEILA CONRAD SCHWENGBER, as vistorias são realizadas durante o ano inteiro, mas por coincidir com o vencimento dos outros alvarás, os trabalhos são intensificados no início do ano. As vistorias abrangem empresas dos cinco municípios de abrangência do quartel: Iporã do Oeste, Mondaí, Riqueza, Santa Helena e Tunápolis. A soldado destaca que o alvará é exigido de toda empresa, entidade ou indústria que possui uma sede, um local fixo para atendimento ao público, depósito de produtos ou local para trabalho de funcionários. Empresas novas, que ainda não passaram por vistoria, devem solicitar o serviço ao quartel.


Não precisam de vistoria dos Bombeiros, apenas as empresas de firma não estabelecida, citando como exemplo as empresas de transporte que não possuem escritório nem garagem para os caminhões, ou até mesmo um pedreiro que possui empresa para fins de registro de endereço. A soldado LEILA CONRAD SCHWENGBER explica que empresas que não solicitarem a vistoria para emissão do alvará do exercício de 2019 estão sujeitas a multa no valor de mil reais. Ela lembra que os bombeiros mantêm no planejamento um roteiro de vistorias, mas empresas novas ou que mudam de endereço devem comunicar o quartel. A vistoria contempla a verificação dos extintores, o sistema de alarme e iluminação, o para raios e a sinalização de emergência do espaço. O alvará deve ser fixado na empresa em local visível aos clientes.


Doações, recursos de emendas e gestão da diretoria garantem fechamento de contas tranquilo no hospital de Descanso. Conforme o presidente do conselho curador da fundação médica dos trabalhadores rurais de Descanso, LUIS CARLOS MOROSINI, 2018 foi um ano de muitas colaborações da comunidade, da diretoria e de recursos externos que garantiram a manutenção do hospital. Ele cita a emenda do deputado RONALDO BENEDETI no valor de 100 mil, investidos na compra de 14 camas, 14 armários, 25 poltronas, dois ar condicionados, dois computadores e uma calandra, máquina para passar roupas hospitalares. O presidente comenta que todos os equipamentos já foram licitados, e alguns já entregues. Ele cita também uma emenda do deputado PEDRO UCZAI, no valor de 100 mil para custeio. MOROSINI destaca a retomara das cirurgias pelo SUS, atendendo pacientes de Descanso, Belmonte, Santa Helena e SMOeste.


Com recursos da justiça federal de SMOeste, o hospital de Descanso adquiriu os equipamentos para instalação do sistema de videomonitoramento. O presidente do conselho curador destaca que o valor somou cerca de 11 mil reais, e o investimento foi importante para garantir maior segurança aos funcionários e pacientes. O hospital foi contemplado a partir de um projeto encaminhado a justiça federal. LUIS CARLOS MOROSINI comenta que a comarca de Descanso também destinou recursos ao hospital para compra de dois aspiradores cirúrgicos, e sete computadores para informatizar todos os setores da entidade. O investimento foi de cerca de 16 mil reais. O presidente enfatiza que outra conquista do ano foi acedencia de um aparelho de ultrassom, exames que iniciam nos próximos dias.


Para 2019, o presidente do conselho curador anuncia que o hospital irá receber pacientes de toda região para longa internação, com a disponibilidade de 15 leitos. LUIS CARLOS MOROSINI comenta que este projeto está em fase de conclusão, e os leitos devem estar prontos para receber os pacientes a partir de fevereiro. A fundação médica dos trabalhadores rurais de Descanso também disponibiliza oito leitos para atendimentos de saúde mental. Outro projeto para este ano é a farmácia comercial. MOROSINI ressalta que será uma forma de aumentar os rendimentos da entidade e oferecer mais um atendimento a população. Ainda em relação às aquisições, o presidente cita a compra de lavadora ultrassônica para limpeza dos equipamentos pós-cirúrgicos com recursos próprios de 12 mil reais, atendendo a exigência da vigilância sanitária. Em três anos, é o primeiro ano que o hospital fecha as contas sem necessidade de financiamento.


Secretário orienta sobre mudanças no atendimento veterinário aos agricultores em Tunápolis. De acordo com o secretário de agricultura, PEDRO BAUMGRATZ, para atender a demanda de serviços das propriedades o município abriu credenciamento para veterinários interessados em prestar serviço aos agricultores. Ele comenta que vários profissionais já estão credenciados, e interessados ainda podem aderir ao programa. PEDRO BAUMGRATZ explica que os agricultores não terão custos com o atendimento, e a novidade é o aumento de 10 para 15 atendimentos por propriedade rural. O secretário comenta que com o credenciamento o agricultor escolhe o veterinário de sua preferência para o serviço.


O secretário cita que também houve alteração no valor pago ao veterinário. Cada profissional recebe 38 reais por atendimento. PEDRO BAUMGRATZ avalia que o valor é justo se levado em conta o fato do veterinário ter que se deslocar às vezes a longas distâncias e finais de semana para prestar o atendimento. O secretário afirma que o credenciamento é uma forma facilitada de contratar profissionais, pois pela licitação realizada no ano passado apenas um veterinário estava disponível para atender um grande número de produtores. BAUMGRATZ lembra que o profissional presta os mais diferentes serviços na propriedade. Para os exames de brucelose e tuberculose de certificação das propriedades há um veterinário específico, credenciado também pela Cidasc.


-PRESO ACUSADO DE TORTURAR IDOSOS DURANTE ROUBO

-MORRE IDOSA VÍTIMA DE ACIDENTE NA SC 496


PMR recupera carro furtado na SC 283. Por volta de uma hora da madrugada de domingo, na SC 283 em Palmitos, a Polícia Militar Rodoviária de Iporã do Oeste, em atendimento a acidente de trânsito, verificou que o veículo Gol, emplacado no município de Maravilha, estava com registro de furto. O veículo foi conduzido para a Delegacia de São Carlos para as providências cabíveis. Os autores foram localizados posteriormente, com apoio de uma guarnição de Palmitos e de Chapecó. Ele foram identificados como três homens de 22, 20 e 18 anos, e uma adolescente de 16 anos.


Caminhonete sai de pista na BR 282. O acidente ocorreu na tarde de sábado, na BR-282, entre Nova Erechim e Pinhalzinho. Na Ranger, placas de São Miguel do Oeste, havia três pessoas. O Corpo de Bombeiros de Pinhalzinho atendeu a ocorrência e todos já estavam fora da Ranger, sem ferimentos graves, apenas escoriações. Somente uma vítima, de 58 anos, foi conduzida ao Hospital de Pinhalzinho. A PRF também atendeu a ocorrência.


Colisão de veículos seguida de capotamento é registrada na SC 163. O acidente ocorreu por volta das 19 horas deste domingo na SC 163, próximo a comunidade de São Vendelino, Iporã do Oeste. No local ocorreu uma colisão traseira seguida de capotamento de um Vectra emplacado em Anchieta que era conduzido por um homem de 56 anos, e um Corsa de São José do Cedro, que permaneceu sobre a via, dirigido por um jovem de 20 anos. O condutor do Vectra estava ao lado da rodovia, consciente, orientado, sinais vitais normais e amparado pelos populares. A vítima relatou que sofreu uma pancada na região da cabeça e que estava sozinho no carro. Já no Corsa havia quatro ocupantes, o condutor de 20 e mais três jovens, um de 19, e dois de 16 anos. Eles não tiveram ferimentos e permaneceram no local. O motorista do Vectra foi encaminhado pelos bombeiros ao Hospital Nossa Senhora das Mercês.


Condutor e carona ficam gravemente feridos em acidente na SC 305. O Corpo de Bombeiros de Campo Erê atendeu, por volta das 20 horas e 30 minutos deste sábado, uma saída de pista seguida de capotamento de uma Montana, placas de São Bernardino. O acidente ocorreu na SC 305, próximo ao Frigorífico. O motorista, de 46 anos, ficou preso às ferragens. O carona, de 37 anos, também estava dentro do veículo, mas não estava encarcerado. Os dois ocupantes tiveram ferimentos graves e foram encaminhados ao hospital Santo Antonio de Campo Erê. A Polícia Militar também acompanhou a ocorrência.


Veículo fica destruído em saída de pista e choque em árvores na BR-282. Um Fusion com placas de São Miguel do Oeste aquaplanou na pista, rodou e se chocou com árvores as margens da BR-282, deixando duas pessoas feridas. O acidente aconteceu por volta das 18 e 30 de ontem próximo da entrada para a Linha Barra do Veado, no trecho entre São Miguel do Oeste e Maravilha. De acordo com a PRF o carro aquaplanou, teve um pneu estourado e colidiu em duas árvores. Conforme os bombeiros, foram atendidas duas pessoas sendo o motorista, de 35 anos, com edema no pescoço e peito causado pelo cinto de segurança e ferimento na cabeça causado por estilhaço de vidro. Uma das passageiras, de 32 anos também estava com edema no pescoço e peito causado pelo cinto de segurança e suspeita de fratura na clavícula. Após avaliação, os dois foram encaminhados ao Hospital Regional.


Acusado de torturar idosos durante roubo em Dionísio Cerqueira é preso. Valdemir Bueno Portes, conhecido como “Anaconda”, foi preso pela PM de Barracão por volta das 11 horas da manhã de sábado, na Linha Alvorada. O homem é acusado de roubo, extorsão e tortura. O crime foi registrado em junho do ano passado, na linha Novo Mundo, interior de Dionísio Cerqueira. O bandido estava escondido há vários dias no interior, na casa de parentes. A partir da denúncia a Polícia Militar usou um carro descaracterizado para ir até o local, seguido por uma viatura. Ao avistar os policiais, Portes tentou fugir por uma janela, mas foi capturado pela guarnição, que estava atrás da residência.


No dia do crime em junho passado, a quadrilha, utilizando luvas e armas de fogo, rendeu os moradores de uma propriedade rural. As vítimas, de 66 e 51 anos, foram despidas, amarradas, torturadas e agredidas. O grupo roubou uma motocicleta, porcos, carregador de bateria e outros bens. As vítimas ainda foram extorquidas. Os bandidos exigiram dinheiro para ser entregue em 48 horas, sob ameaça de morte. O foragido, integrante da quadrilha e preso no sábado, foi encaminhado à delegacia e deve ser transferido à Unidade Prisional Avançada de São José do Cedro.


Morre idosa vítima de saída de pista e capotamento na SC 496 em Descanso. O acidente ocorreu por volta das 16 horas de ontem, na SC 496, entre Descanso e Belmonte. Foi uma saída de pista seguida de capotamento, envolvendo o veículo Citroen/C3 emplacado em São Miguel do Oeste, que era conduzido por um homem de 24 anos. O motorista seguia sentido a Belmonte quando saiu da pista e capotou às margens da rodovia. Chovia no momento do acidente. Três pessoas tiveram ferimentos considerados leves. Uma idosa teve ferimentos graves. MARIA DALMOLIN BASSETO, de 89 anos, foi socorrida pelos bombeiros e SAMU e encaminhada ao hospital regional de SMOeste, mas depois transferida ao hospital regional de Chapecó. Ela não resistiu, e acabou falecendo ainda na noite de domingo, conforme informações repassadas pela assessoria de imprensa do Hospital Regional de Chapecó. A assessoria informou ainda que o corpo já foi liberado para translado e atos fúnebres. O velório será no bairro Jaroseski em Descanso, com horário a ser definido.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.