ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 07/01/19

O tempo é de..... A previsão para as próximas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 32 graus. A mínima das últimas horas foi de 22 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Atalaia, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a segunda-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 70 centavos para a compra e três reais e 90 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 20 centavos para a compra e quatro reais e 50 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a nove vírgula cinco centavos para a compra e 10 centavos para venda.

Dezenas de milhares de "coletes amarelos" se manifestaram neste sábado na França. Os atos foram marcados por confrontos com as forças de segurança. O presidente EMMANUEL MACRON disse, via twitter, que "mais uma vez, uma violência extrema veio atacar a República”. Ele escreveu que todos devem se acalmar para que possa haver debate e diálogo. A mobilização deste final de semana reuniu 50 mil pessoas.

O presidente americano DONALD TRUMP sustentou neste domingo a demanda de conseguir cinco bilhões de dólares para financiar a construção do muro na fronteira com o México, polêmica que levou a uma paralisação parcial do governo dos Estados Unidos que já dura três semanas. Ele disse à imprensa que o muro pode ser de "aço, em vez de concreto" e que essa é uma questão de segurança para país porque não há outra alternativa.

O governo cubano publicou neste sábado a minuta final da nova Constituição do país, que poderá ser consultada pela população antes do referendo previsto para 24 de fevereiro. O texto é divulgado duas semanas após ser aprovado por unanimidade pelo Parlamento para atualizar a atual Constituição cubana, vigente desde 1976. Diferentemente da primeira versão, o texto não prevê mais a legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo. Em outro recuo, a Constituição voltou a determinar que Cuba é um país comunista. O termo havia sido retirado da primeira versão.

O ministro da Secretaria de Governo, CARLOS ALBERTO DOS SANTOS CRUZ, disse em entrevista ao G1 e à TV Globo que a pasta vai fiscalizar Organizações Não-Governamentais para "otimizar" o repasse de recursos públicos às entidades. De acordo com o ministro, a ideia é verificar se os trabalhos desenvolvidos pelas ONGs estão cumprindo o papel de complementar ações governamentais. Serão fiscalizadas mesmo aquelas que não recebem dinheiro público. A MP que atribuiu à Secretaria de Governo a responsabilidade de supervisionar, coordenar, monitorar e acompanhar as atividades de ONGs foi recebida pelas entidades como uma tentativa de intimidação.

O presidente da República, JAIR BOLSONARO, dará posse nesta segunda-feira aos presidentes dos maiores bancos públicos do país: Caixa Econômica, Banco do Brasil e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. O presidente quer que eles ajudem a reforçar os cofres do governo, vendendo empresas controladas pelos bancos. A Caixa será presidida por PEDRO GUIMARÃES. No Banco do Brasil, quem assumirá o comando da instituição será o economista RUBEM NOVAES. A presidência do BNDES ficará com JOAQUIM LEVY, que foi ministro da Fazenda no governo DILMA ROUSSEFF.

O governo de JAIR BOLSONARO pretende deflagrar um pente-fino em todos os benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social. Segundo o jornal Folha de S.Paulo, uma medida provisória deve ser enviada ao Congresso, nos próximos dias, revendo as regras previdenciárias no país. A MP – que pretende apresentar uma série de ações para modernizar e aperfeiçoar a legislação – deve prever um bônus de 57 reais e 50 centavos para técnicos e analistas do INSS que descubram irregularidades em pensões e aposentadorias. O foco da ação será a pensão por morte, a aposentadoria rural e o auxílio-reclusão. A expectativa é alcançar uma economia de até nove bilhões em um ano.

Um médico de 56 anos foi indiciado pelo homicídio doloso de um bebê de cinco meses em Chapecó. A morte ocorreu no dia sete de setembro deste ano, após atendimento pelo profissional. O inquérito foi concluído na última quinta-feira. Para a Polícia Civil, houve negligência. Segundo o delegado TIAGO ESCUDERO, as investigações apontam que o bebê morreu após sofrer hipotermia, após excesso de medicamento para febre. O inquérito foi encaminhado para o Ministério Público que pode oferecer denúncia judicial contra o médico.

O empresário catarinense LUCIANO HANG fez duras críticas a Ordem dos Advogados do Brasil neste final de semana. No sábado, ele criticou a entidade pelo posicionamento à extinção da Justiça do Trabalho, discutida pelo presidente da República, JAIR BOLSONARO. Segundo HANG, a "OAB é uma vergonha". Ele escreveu ainda que a OAB Está sempre do lado errado e que a entidade vive da desgraça alheia. HANG afirmou que os advogados “parecem porcos que se acostumaram a viver num chiqueiro, não sabem que podem viver na limpeza, na ética, na ordem e principalmente ajudar o Brasil”.

A Ordem dos Advogados do Brasil em Santa Catarina divulgou uma nota neste domingo em reação a uma postagem do empresário LUCIANO HANG na sua rede social. Em nota assinada pelo presidente, RAFAEL HORN, o Conselho Federal da entidade e a seccional vão ajuizar em conjunto as medidas judiciais cabíveis. Segundo a OAB, HANG ultrapassou os limites do direito de opinião, injuriou e difamou a profissão e a instituição". No texto, ele não cita o nome do empresário. A nota informa ainda que não se pode permitir que a liberdade de expressão seja exercida com abuso e falta de civilidade, desrespeitando a honra e imagem da OAB.

Imagem de Nossa Senhora Aparecida percorreu comunidades ano passado. Conforme PADRE SILDO ROCHEMBACK, houve muita devoção. Destaca o projeto de jubilei da diocese e considera muito importante a formação de missionários. Nas santas missões ocorreram grandes celebrações. O pároco lembra o matrimônio comunitário que aconteceu na matriz e também em Campo Grande. Equipe pastoral recebeu reforço. O pároco anuncia o encerramento das atividades da irmã CLAUDIA CAGLEARO e do PADARE ARMANDO MAGALHÃES, que vai para Palma Sola.

Esse ano haverá assembleias paroquial e diocesana. Quem informa é o PADRE CILDO ROCHEMBACK. Acrescenta que os conselhos paroquiais serão incrementados. O dizimo será reafirmado como projeto bíblico e de igreja em cada comunidade. Será ampliado o ministério litúrgico do matrimônio e extraordinário. A Paróquia Sagrado Coração de Jesus abrange 4 municípios: a matriz Campo Erê, Saltinho, São Bernardino e Santa Terezinha do Progresso. Essa é a segunda maior paróquia de toda diocese.

Pessoas procuram a felicidade mas muitas vezes de forma errada. Quem alerta é o PASTOR SILVINO MEURER, da Igreja O Brasil Para Cristo, de Campo Erê. Explica que nesse caso falta a base que é ter DEUS consigo. Garante que encerrou o ano satisfeito com os trabalhos e que todos que buscam a DEUS, prosperam. MEURER quer que 2019 seja como nos últimos meses do ano que passou, porque houveram muitas bênçãos.

2018 foi conturbado na política e na economia e isso acaba refletindo nas igrejas; há diminuição nas participações. O comentário é do pastor LEANDRO KONFLANZ, da Igreja Evangélica Luterana do Brasil. Apesar de tudo, ele salienta que a igreja fechou o ano muito bem. Lembra a realização em março do congresso distrital de jovens em Campo Erê, com participação de todo Oeste. Também houve, ano passado, a convenção nacional da IELB em Florianópolis, onde foram tomadas importantes decisões, inclusive com troca da diretoria.

Existem incertezas com as trocas de governo, mas se buscam perspectivas. Pastor LEANDRO KONFLANZ acrescenta que as pessoas devem procurar um excelente ano principalmente em JESUS CRISTO, de onde vem as grandes vitórias e a salvação. Ele não fala só da IELB, mas se refere a todas as igrejas cristãs, para as quais espera crescimento de seus membros em 2019.

Apesar dos imprevistos não dá pra reclamar do ano passado. A observação é do pastor ALVINO SERAFINI – da Igreja Luz do Evangelho. Conforme ele, as dificuldades são uma particularidade de cada família. Acrescenta que várias atividades realizadas em dezembro estavam voltadas para o novo ano. SERAFINI encerra dizendo que as pessoas precisam se preparar, não só financeira, mas espiritualmente para enfrentar 2019.

2018 foi o primeiro ano sem contribuição sindical; isso mexeu bastante com as finanças e o trabalho da entidade. A declaração é de MARIA DA SILVA – presidente do Sinticon, Sindicato da Construção Civil e do Mobiliário, de São Lourenço do Oeste. A queda da arrecadação afetou, inclusive, trabalhos importantes que eram prestados como o do técnico em segurança, palestras e realização de seminários de formação.

Sinticon consegue manter ainda uma funcionária e assessoria jurídica. Conforme a dirigente, esse ano, agora, haverá eleição da diretoria do sindicato e será preciso montar chapa. Para fazer parte da diretoria a pessoa tem que pertence a categoria a pelo menos 2 anos e ser sócio ao Sinticon a pelo menos 6 meses. MARIA DA SILVA acrescenta que nos próximos dias as comissões vão se reunir para montar pauta de negociação salarial. Acrescenta que a classe patronal já tem nova diretoria e parece ser bem mais atuante.

2018 foi muito importante para organização sindical. A declaração é de LIZETE BERNARDI – coordenadora do Sintraf Regional, com sede em Campo Erê, que, segundo ela, é uma referência no estado. A crise no leite gerou mobilização da categoria. Salienta que a reforma da Previdência, como estava sendo proposta, era prejudicial a agricultura familiar. Vai continuar a campanha de sindicalização. Para a dirigente, tudo o que foi melhorado não foi por acaso. Se deu porque a categoria acreditou e foi em busca de melhorias.

Projetos de formação sindical estão encaminhados. Segundo LIZETE BERNARDI, serão buscadas parcerias com o meio urbano para capacitação e comercialização dos produtos. Ela finaliza dizendo que é muito mais importante participar das conquistas do que se frustrar por não ter feito nada.

Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Marmeleiro fez várias mobilizações. Avaliação do ano é do presidente DIEGO KOWALT. Enfatiza que tudo foi sempre na defesa dos direitos e buscando manter as conquistas que o governo tenta tirar. Admite que alguns objetivos não foram alcançados, mas acredita que esse ano será melhor. Com relação as trocas de governos, o presidente não espera muitas novidades no Paraná, por se tratar da continuidade, mas existe expectativa para novos caminhos.

Preocupação com governo federal é ainda maior. No ponto de vista de DIEGO KOWALT o presidente JAIR BOLSONARO não foi muito claro com relação as suas propostas para a agricultura familiar. As reivindicações da categoria não tiveram o respaldo, até aqui, como gostaria que tivessem.

2018 foi um bom ano para Saltinho. O balanço é de BRAULIO CASAGRANDE, reeleito presidente da Câmara de Vereadores. Ele estima que foi feito um bom trabalho pelos 2 poderes: executivo e legislativo. Frisa que ano passado foram gerados alguns empregos na cidade. Lamenta que tenham vindo poucos recursos para o município, de emendas parlamentares. O legislativo trabalhou alguns projetos polêmicos, mas, emenda o presidente, isso faz parte.

BRAULIO CASAGRANDE espera, agora no novo ano, mais atenção para Saltinho, dos governos estadual e da União. Presidente garante que o legislativo vai dar todos os encaminhamentos necessários para que a administração municipal possa fazer o melhor.

Mês é de planejamento. A afirmação é de VILMAR PIOVESANI Prefeito em exercício de Anchieta. Ele está à frente do executivo até dia 31. VILMAR destaca que sempre esteve a par dos assuntos da administração, por isso, encara com tranquilidade o desafio. Salienta que esse primeiro mês de 2019 é para planejar as ações do governo para o restante do ano. Frisa, porém, que as atividades continuam ocorrendo normalmente.

Secretaria de Infraestrutura volta a atender o dia todo. VILMAR PIOVEZANI salienta que a pasta estava atendendo em turno único desde o ano passado, mas a partir de agora atendendo normalmente. O prefeito em exercício afirma também, que há muitos profissionais ainda em férias, mas que isso não prejudica os trabalhos.

Atendimentos seguem mesmo em período de férias de alguns servidores. EDSON WAKOLZ Secretário de Administração de Saltinho salienta que estão iniciando o ano com boas expectativas. Afirma que há muitos profissionais ainda em férias e alguns que iniciarão o período de descanso a partir de hoje, mas que isso não prejudica os serviços ao público. EDSON ressalta que todas as secretarias trabalham normalmente, no caso da agricultura, o trabalho agora é com as silagens.

Turno único segue até final do mês. Quem informa é EDSON WAKOLZ. Ressalta que os horários são das 07 até às 13 horas. O secretário afirma que a partir de fevereiro todas as pastas voltam a atender em turno normal, durante o dia todo. EDSON salienta que o planejamento do ano já foi feito no final de 2018, explica que algumas coisas ainda podem ser mudadas no decorrer dos dias, mas de forma geral já estão todas organizadas.

Fim da espera pela reposição de profissional do Mais Médicos. Santa Terezinha do Progresso estava há alguns meses sofrendo com a desistência de profissionais que se inscreviam pelo Programa Federal Mais Médicos. Isso desde que o contrato com Cuba chegou ao fim, em meados de novembro. O secretário JANIR BACH, da Saúde, lembra que dois médicos que haviam se inscrito, desistiram antes mesmo de assumir. Nos últimos dias uma médica de São Miguel do Oeste se registrou para atuar no município. Segundo JANIR, ela já foi até a Unidade de Saúde de Santa Terezinha para conhecer o local de trabalho e também a moradia.

Profissional deve se apresentar oficialmente entre hoje e quinta-feira para iniciar as atividades. O Secretário JANIR BACH afirma que com a chegada de mais uma médica, estará oferecendo ao público um atendimento mais rápido e eficiente. O município estava contando apenas com um profissional para atender mais de 2 mil e 800 habitantes.

Motociclista é preso por embriaguez. Foi por volta das18 horas e 50 minutos de sábado, na Linha Boa Fé, interior de Saltinho. O Corpo de Bombeiros foi chamado para atendimento de um acidente de trânsito, envolvendo uma HondaCG 150, pilotada por um jovem de 23 anos, e um Ford Ka, dirigido por um homem de 32 anos.No local o motociclista estava apresentando escoriações pelo corpo. A PM realizou o teste do bafômetro, o qual identificou a embriaguez do condutor da moto. Após ser encaminhado ao hospital, foi conduzido à delegacia.

Condutor e carona ficam gravemente feridos em acidente. Foi às 20 horas e 30 minutos de sábado, próximo ao frigorífico, na SC 305. Uma Montana, de São Bernardino, saiu da pista e capotou. O motorista, de 46 anos, estava preso às ferragens. O carona, de 37 anos, também estava dentro do veículo, mas não estava encarcerado. Os bombeiros retiraram o carona e após fizeram o desencarceramento do condutor, rebatendo o teto, que estava sobre a cabeça do mesmo. Ele apresentava ferimentos próximos à clavícula. Os dois ocupantes tinham ferimentos graves. Ambos foram encaminhados para o hospital Santo Antônio de Campo Erê.

Jovem morre em acidente. Foi na manhã de ontem, em frente a Unidade de Pronto Atendimento de Francisco Beltrão. A Mulher conduzia um Uno quando perdeu o controle e capotou. O corpo foi ejetado para fora do veículo. Ela sofreu ferimentos graves, foi socorrida, mas faleceu. Uma outra ocupante não se feriu.

Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora da Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.