ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco - quinta-feira - 06 12 2018

-MAIORIA DO STF VOTA CONTRA REVISÃO DA PENA DE JOÃO RODRIGUES

-8,5 POR CENTO DOS CATARINENSES VIVEM ABAIXO DA LINHA DE POBREZA

-APENAS UMA VAGA DO CONCURSO DO MAGISTÉRIO FOI PREENCHIDA NA REGIÃO

-GOVERNO DO ESTADO INAUGURA TRÊS PRÉDIOS DO CREAS E CRAS NO EXTREMO-OESTE

-PRAZO PARA ADEQUAÇÃO DAS CALÇADAS PODE SER PRORROGADOS EM CASOS EXCEPCIONAIS

-VANDALOS DANIFICAM DECORAÇÃO DE NATAL NA PRAÇA

-INCENDIO EM CASA DEIXA UMA PESSOA MORTA EM COMUNIDADE RURAL


O tempo é de..... A previsão para as próximas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 31 graus. A mínima das últimas horas foi de 14 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quinta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 80 centavos para a compra e quatro reais para a venda. O euro está valendo quatro reais e 35 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 10 centavos para a compra e 11 centavos para venda.


O presidente da França, EMMANUEL MACRON, desistiu de vez de aumentar o imposto sobre combustíveis. Após anunciar uma suspensão da medida por seis meses, o primeiro-ministro francês que o aumento não entraria no projeto orçamentário de 2019. Segundo a imprensa francesa, MACRON tomou a decisão após perceber que a proposta não foi bem recebida pelos "coletes amarelos", como ficaram conhecidos os manifestantes que tomaram a França nas últimas semanas em uma revolta geral contra o presidente.


O presidente mexicano, ANDRÉS MANUEL LÓPEZ OBRADOR, propôs nesta quarta-feira oferecer mais vistos de trabalho para centro-americanos e disse que os Estados Unidos deveriam fazer o mesmo, como parte de uma negociação para deter o fluxo de imigrantes para o norte do continente. LÓPEZ OBRADOR, que tomou posse no último sábado, disse que vai discutir imigração com o presidente norte-americano, DONALD TRUMP, nos próximos dias, incluindo propostas para aumentar os investimentos no sul do México e na América Central.


Em reunião com NICOLÁS MADURO nesta terça-feira, o presidente da Rússia, VLADIMIR PUTIN, repudiou "qualquer tentativa de mudar a situação política na Venezuela pelo uso da força", além de ações de "clara natureza terrorista" contra o regime. MADURO agradeceu o apoio de PUTIN, e disse que a Venezuela enfrentou "várias ameaças e agressões". Eles não detalharam quais seriam as ações terroristas mencionadas.



A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira o projeto que flexibiliza a Lei de Responsabilidade Fiscal para permitir que municípios estourem o limite de gastos com pessoal sem sofrer punições se houver queda na receita. Como o texto já foi analisado pelo Senado e aprovado nesta quarta sem mudanças, seguirá para sanção do presidente MICHEL TEMER. A LRF define que o limite das despesas dos municípios com pessoal é de 60 por cento da receita corrente líquida. O projeto aprovado pelos deputados, contudo, permite que os municípios com queda de receita superior a 10 por cento não sofram restrições se ultrapassarem o limite de gastos.


Um pedido de vista do presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro DIAS TOFFOLI, suspendeu nesta quarta-feira o julgamento do recurso para suspender a condenação do deputado federal JOÃO RODRIGUES do PSD de Santa Catarina. Foram seis votos contra a revisão criminal, o que forma a maioria da Corte. RODRIGUES foi condenado a cinco anos e três meses de prisão e está em regime semiaberto. Ele sustenta que a condenação é injusta e que a sentença de condenação dizia que não houve danos aos cofres públicos na contratação e que os atos não foram praticados por ele. O parlamentar foi condenado por fraude e dispensa de licitação em um caso de locação de uma retroescavadeira na prefeitura de Pinhalzinho.


O presidente eleito, JAIR BOLSONARO do PSL, afirmou nesta quarta-feira que vai "usar caneta" se houver "denúncia robusta" contra o deputado federal ONYX LORENZONIdo DEM, futuro ministro da Casa Civil. BOLSONARO deu a declaração em entrevista após solenidade no Exército em Brasília. Ele afirmou que em havendo qualquer comprovação ou uma denúncia robusta contra quem quer que seja, essa pessoa "terá que se retirar do governo". LORENZONI foi citado em depoimentos de acordo de delação premiado de executivos da J&F. Delatores do grupo disse que ele recebeu um repasse de cem mil por meio de caixa dois em 2012.


Uma operação do Ministério do Trabalho encontrou 22 trabalhadores em condição análoga à de escravo em Bom Retiro. Eles foram contratados para a colheita de cebola. Todos estavam alojados em uma única casa com três quartos, sem condições de higiene e conforto. Segundo os auditores fiscais tinha lixo acumulado por todo o local e graves problemas de infiltração, a água da chuva invadia os cômodos e misturava-se com à sujeira, atingindo os colchões e pertences dos trabalhadores. Os trabalhadores foram levados para um hotel na região, enquanto aguardam a conclusão dos procedimentos de resgate e o pagamento das verbas rescisórias.


A pobreza aumentou no Brasil entre 2016 e 2017, mas em Santa Catarina os percentuais de diminuíram. O Estado tem a menor proporção da população vivendo abaixo da linha de pobreza. São oito e meio por cento dos catarinenses que vivem com menos de 406 reais por mês. Já em relação à extrema pobreza que são aqueles que vivem com renda inferior 140 reais por mês, o percentual é de um vírgula sete por cento dos catarinenses, também a menortaxa do país. Arenda média de 2017 em Santa Catarina ficou em mil 805 reais.


Santa Catarina teve alta nas exportações de quatro vírgula oito por cento entre janeiro e novembro de 2018 em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo dados divulgados pela Federação das Indústrias do Estado. No acumulado do ano, o estado exportou oito bilhões 160 milhões de reais, ocupando o oitavo lugar entre as unidades da federação. O valor chega perto do recorde catarinense de exportações, que é de 2011: oito bilhões e 900 milhões. Entre os produtos com maior destaque no ano em Santa Catarina estão as carnes de aves, responsáveis por 17 por cento das vendas no acumulado de 2018.


A Epagri de Bandeirante vai promover na semana que vem a reunião de sede e do projeto Anater. O encontro está marcado para quinta-feira, dia 13, as duas horas da tarde na câmara de vereadores. De acordo com o técnico da Epagri no município, JOSÉ CLÓVIS MOEIRA, o evento começa a apresentação do relatório das ações desenvolvidas com as famílias da Anater. Em seguida, serão apresentadas as atividades da Epagri. O encontro termina com o detalhamento do planejamento das ações da Epagri-Anater para o ano de 2019.


A secretaria de Saúde realizou um trabalho de divulgação e conscientização da população sobre os riscos da Aids. As ações marcam as comemorações dos 30 anos de lutar contra a doença no país. As atividades no município foram realizadas em duas frentes. Nas ruas do centro, as equipes da saúde distribuíram laços da campanha “Dezembro Vermelho” e panfletos informativos. No Salão Nobre, a coordenação do departamento ISTAidsHepatites Virais, se reuniu com os agentes de saúde e repassou as orientações a serem replicadas nas ruas e visitas domiciliares. Durante esse mês, os agentes vão visitar os moradores e repassar informação sobre as prevenção e a importância dos testes de HIV Aids.


Os testes para diagnosticar a Aids podem ser feitos gratuitamente no laboratório municipal na frente da praça Berlamino Anoni todas as segundas e quintas-feiras. A informação é do secretário de saúde, LEONIR CARON. Ele explicou que os testes rápidos de HIV podem ser feitos nesses dois dias entre três e quatro da tarde. As pessoas também fazer os exames todas as quintas-feiras no Departamento de IST que fica em frente ao Cartório entre sete e meia e dez e meia da manhã. Para ter acesso ao serviço, basta levar um documento com foto. CARON lembrou que as pessoas não podem deixar de tomar os devidos cuidados para prevenir a doença, mas, caso se exponham aos riscos em algum momento, devem fazer o exame o mais breve possível.


A Agência de Desenvolvimento Regional de São Miguel do Oeste finalizou, nesta quarta-feira, os pagamentos relativos a 12 convênios celebrados antes do período eleitoral com municípios da região e outros 12 convênios de 2017. Os valores somam seis milhões e 200 mil reais. De acordo com o secretario executivo, PAULO MENEGHINI, o setor de convênios da ADR antecipou o pagamento de obras que ainda estão sendo executadas pelos municípios. Um exemplo é o convênio de um milhão e 200 mil reais que contempla o asfalto na Linha Pitangueira em Tunápolis. A ADR de São Miguel do Oeste ainda pretende contemplar neste ano as Apaes da região e também os municípios com os últimos recursos para o custeio do transporte escolar.


A soma dos convênios, obras em execução e repasses previstos pela ADR para os 18 municípios da região alcança aproximadamente 30 milhões de reais em 2018. A informação é do secretário executivo da ADR, PAULO MENEGHINI. Ele disse que apesar das dificuldades de um ano eleitoral, o Governo do Estado possibilitou grandes conquistas para o Extremo Oeste. MENEGHINI citou o papel da ADR para implantação do serviço de oncologia no hospital regional. Ele lembrou que a estrutura do governo na região também foi decisiva para a construção do Hospital em 2010.


O ex-prefeito JOÃO CARLOS VALAR vai receber o título de cidadão honorário de São Miguel do Oeste. A homenagem foi proposta pelos vereadores do MD CLÁUDIO BARP, CÁSSIO DA SILVA, GILBERTO BERTÉ e SILVIA KUHN e aprova pelo plenário da câmara. A entrega do título ocorrerá durante a sessão ordinária da próxima terça-feira com início às oito da noite e terá transmissão da Rádio Peperi. JOÃO VALAR é natural de Mussum, no Rio Grande do Sul, e veio para São Miguel do Oeste em 1968. Ele foi vereador em dois mandatos e prefeito da cidade em três oportunidades.


O Governo do Estado vai inaugurar oficialmente nesta semana três espaços para serviços de assistência social nos municípios da região.O estado vai entregar um Cras - Centro de Referência de Assistência Social para o município Iporã do Oeste e mais dois Centros de Referência Especializado de Assistência Social - Creas para a população de Dionísio Cerqueira e São Miguel do Oeste. As obras integram o Pacto pela Proteção Social e foram realizadas em parceria com as prefeituras e a Agência de Desenvolvimento Regional de São Miguel do Oeste . O investimento total é de 843 mil reais.


Os atos de inauguração do Cras e de dois Creas na região vão contar com a presença da secretária de Assistência Social, ROMANA REMOR. Em São Miguel do Oeste, a inauguração do Creas está marcada para amanhã, as nove horas da manhã. O Creas atende famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade com foco nas pessoas que sofreram violência física, psicológica, sexual, tráfico de pessoas ou que estão em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto. No total, o governo vai entregar até final de dezembro 80 obras desse tipo no estado: 59 CRAS e 18 CREAS , totalizando 28 milhões em investimentos.


A nova sede do centro de referência especializado de Assistência Social de São Miguel do Oeste fica nas proximidades do Senac e custou cerca de 300 mil reais. De acordo com a coordenador do Creas, JOCIANE BACH, a mudança para o novo endereço aconteceu no início de novembro. O Creas conta com dois psicólogos, dois assistentes sociais e um orientador social. JOCIANE disse que o novo espaço é mais adequado para o atendimento das pessoas que sofreram algum tipo de violência ou tiveram diretos violados.

O número de adolescentes infratores que estão cumprindo medidas socioeducativas reduziu nos últimos meses em São Miguel do Oeste. A informação é da coordenadora do Creas, JOCIANE BACH. O Creas faz o acompanhamentos das punições determinadas pela justiça para adolescentes que cometem atos infracionais. Atualmente, 68 jovens estão cumprindo medidas, como por exemplo, prestação de serviços à comunidade. Ela disse que o número está em queda. Os adolescentes em medida socioeducativa são acompanhados por um assistente social e psicólogo do Creas.


A Secretaria de Estado da Educação convocou nesta semana mais mil aprovados no último concurso público do magistério catarinense. Eles vão atuar no ensino médio das escolas estaduais a partir do ano que vem. As chamadas e escolha das vagas foram realizadas segundo e terça-feira nas Gerências Regionais de Educação e Unidades de Atendimento. As vagas abertas são para professores das disciplinas de artes, língua portuguesa e inglesa, matemática, geografia, história, sociologia, química, filosofia, e educação física. Na região, a convocação aconteceu segunda e terça-feira.


Em São Miguel do Oeste, quatro professores aprovados no último concurso público foram chamados para atuar nas escolas da região a partir do ano que vem. São três vagas para professor de Sociologia e uma de Filosofia. Apenas uma delas foi preenchida. Somente o professor de Filosofia compareceu na gerencia de educação e assumiu a vaga como efetivo. As outras três vão ser incluídas no processo de contratação via caráter temporário. Ao todo, gerencia de educação terá cerca de 50 vagas de ACTs para o ano que vem. O processo de escolha vai ocorrer nos dias 13 e 14 e 17 e 18 de dezembro.


O estado ainda enfrenta um problema sério de falta de professores em algumas disciplinas. O comentário é do supervisor de gestão de pessoas da ADR, CARMO TERNUS. Ele disse que além da falta de inscritos, alguns professores aprovados em concurso acabam desistindo de assumir a vaga, como aconteceu nesta semana na região. TERNUS disse que a carreira já não atrai mais as pessoas e isso cria dificuldades para preencher o quadro do magistério público estadual.

O Ministério Público realizou na tarde de ontem uma reunião para esclarecer as dúvidas que envolvem o TAC dos passeios públicos. O encontro foi realizado no fórum de São Miguel do Oeste e envolveu os setores públicos dos cinco municípios que assinaram o acordo com o MP para adequação das calçadas a lei da acessibilidade. Além de representantes das prefeituras de São Miguel do Oeste, Bandeirante, Barra Bonita, Guaraciaba e Paraíso, a reunião contou com a presença de alguns moradores preocupados com o tema. Segundo o promotor MAICON HAMMES, o objetivo do encontro foi trocar experiências, porque o TAC é o mesmo para os cinco municípios, e discutir questões técnicas e legais que envolvem a construção dos passeios.


O promotor de justiça, MAICON HAMMES esteve no Peperi Entrevista agora à pouco e reforçou os aspectos legais que envolvem o TAC das calçadas. Ele disse que os municípios tem a obrigação de aplicar as normas de acessibilidade para a expedição de alvarás de funcionamento e habite-se desde 2004. Em 2014, foi celebrado um acordo para que as prefeituras cumpram o que está disposto na legislação federal. HAMMES explicou que os prazos foram fixados para que os proprietários tivessem mais tempo para se adequar a exigência. O promotor disse que o TAC apenas ampliou o prazo para o cumprimento de uma obrigação que existe há quase 15 anos.


Os prazos para a adequação dos passeios as normas de acessibilidade em São Miguel do Oeste podem ser prorrogados em casos excepcionais. A informação é do promotor de justiça, MAICON HAMMES. De acordo com ele, os prazos fixados no TAC assinado com a prefeitura estão mantidos. Ou seja, proprietários do centro tem até o final do ano para a construção da calçada padrão e os donos de imóveis dos bairro tem até o final do que ano que vem para cumprir a exigência. MAICON explicou que casos específicos e pontuais serão analisados individualmente e os prazos podem, eventualmente, ser prorrogados em seis meses ou um ano.

É importante deixar claro que a obrigação para a construção de passeios públicos dentro das normas de acessibilidade é dos proprietários dos imóveis. A afirmação é do promotor MAICON HAMMES. Há cerca de um mês, o vereador EVERALDO DI BERTI disse que essa responsabilidade é da prefeitura. No Peperi Entrevista de hoje, o promotor de justiça disse que o município tem poder para decidir se a obrigação pelas calçadas padrão é da prefeitura ou dos proprietários. De acordo com ele, em 95 por cento dos municípios do país, os moradores são responsáveis pelas calçadas. No caso de São Miguel do Oeste, a plano diretor definiu, em 2011, que essa é uma obrigação do proprietário do imóvel e trata-se, portanto, de uma questão totalmente legal e pacífica.


A prefeitura registrou um caso de vandalismo e furto na decoração natalina de São Miguel do Oeste nesta quarta-feira. De acordo com a secretaria de Cultura do município, um dos bonecos do Papai Noel teve o rosto retalhado. Esse não foi o único caso. O posto do bairro São Luiz também foi alvo de vândalos que quebraram e depredaram o prédio onde as pessoas são atendidas. Dessa vez, foram quebrados o bebedouro e a casinha de depósito de lixo. No posto do Jardim Peperi, foram furtados dois motores de climatizadores e, no São Gotardo, foi levado o motor do compressor do dentista. A secretária de Urbanismo e de Planejamento, MARLI DA ROSA, informou que as praças centrais também foram atingidas por pessoas mal-intencionadas que danificam as melhorias que têm sido executadas nestes locais.


Uma pessoa morreu queimada no incêndio de uma casa nesta quarta-feira em Guarujá do Sul. O fogo atingiu uma residência na Linha Maidana, interior do município, na madrugada de ontem. A residência ficou completamente destruída pelas chamas e uma pessoa acabou morrendo no sinistro. Devido ao estado dos restos mortais, não foi possível identificar a vítima. Foram os vizinhos que localizaram a ossada em meio às cinzas. Foi coletado material de familiares para exames de DNA. O trabalho da perícia do IGP e IML busca, além de identificar a pessoa que morreu, também as circunstâncias do início do fogo. Um caso parecido, que deixou uma moradora ferida, aconteceu na mesma localidade há menos de um mês.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.