ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 06-12-2018 Quinta-feira

-MAIORIA DO STF VOTA CONTRA REVISÃO DA PENA DE JOÃO RODRIGUES

-8,5 POR CENTO DOS CATARINENSES VIVEM ABAIXO DA LINHA DE POBREZA

-CIDADE RECEBE ORNAMENTAÇÃO PARA AS FESTAS NATALINAS

-INICIA AMANHÃ A QUARTA EXPO SÃO JOÃO

-INAUGURAÇÃO DO CRAS SERÁ HOJE EM IPORÃ DO OESTE

-PREFEITO AVALIA VIAJEMÀ CAPITAL DO ESTADO EM BUSCA DE RECURSOS PARA 2019

-MOTOCICLISTA É PRESO POR DIRIGIR EMBRIAGADO

-INCÊNDIO EM RESIDÊNCIA DEIXA UMA PESSOA MORTA


O tempo é de..... A previsão para as próximas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 31 graus. A mínima das últimas horas foi de 14 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quinta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 80 centavos para a compra e quatro reais para a venda. O euro está valendo quatro reais e 35 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 10 centavos para a compra e 11 centavos para venda.


O presidente da França, EMMANUEL MACRON, desistiu de vez de aumentar o imposto sobre combustíveis. Após anunciar uma suspensão da medida por seis meses, o primeiro-ministro francês que o aumento não entraria no projeto orçamentário de 2019. Segundo a imprensa francesa, MACRON tomou a decisão após perceber que a proposta não foi bem recebida pelos "coletes amarelos", como ficaram conhecidos os manifestantes que tomaram a França nas últimas semanas em uma revolta geral contra o presidente.


O presidente mexicano, ANDRÉS MANUEL LÓPEZ OBRADOR, propôs nesta quarta-feira oferecer mais vistos de trabalho para centro-americanos e disse que os Estados Unidos deveriam fazer o mesmo, como parte de uma negociação para deter o fluxo de imigrantes para o norte do continente. LÓPEZ OBRADOR, que tomou posse no último sábado, disse que vai discutir imigração com o presidente norte-americano, DONALD TRUMP, nos próximos dias, incluindo propostas para aumentar os investimentos no sul do México e na América Central.


Em reunião com NICOLÁS MADURO nesta terça-feira, o presidente da Rússia, VLADIMIR PUTIN, repudiou "qualquer tentativa de mudar a situação política na Venezuela pelo uso da força", além de ações de "clara natureza terrorista" contra o regime. MADURO agradeceu o apoio de PUTIN, e disse que a Venezuela enfrentou "várias ameaças e agressões". Eles não detalharam quais seriam as ações terroristas mencionadas.


A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira o projeto que flexibiliza a Lei de Responsabilidade Fiscal para permitir que municípios estourem o limite de gastos com pessoal sem sofrer punições se houver queda na receita. Como o texto já foi analisado pelo Senado e aprovado nesta quarta sem mudanças, seguirá para sanção do presidente MICHEL TEMER. A LRF define que o limite das despesas dos municípios com pessoal é de 60 por cento da receita corrente líquida. O projeto aprovado pelos deputados, contudo, permite que os municípios com queda de receita superior a 10 por cento não sofram restrições se ultrapassarem o limite de gastos.


Um pedido de vista do presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro DIAS TOFFOLI, suspendeu nesta quarta-feira o julgamento do recurso para suspender a condenação do deputado federal JOÃO RODRIGUES do PSD de Santa Catarina. Foram seis votos contra a revisão criminal, o que forma a maioria da Corte. RODRIGUES foi condenado a cinco anos e três meses de prisão e está em regime semiaberto. Ele sustenta que a condenação é injusta e que a sentença de condenação dizia que não houve danos aos cofres públicos na contratação e que os atos não foram praticados por ele. O parlamentar foi condenado por fraude e dispensa de licitação em um caso de locação de uma retroescavadeira na prefeitura de Pinhalzinho.


O presidente eleito, JAIR BOLSONARO do PSL, afirmou nesta quarta-feira que vai "usar caneta" se houver "denúncia robusta" contra o deputado federal ONYX LORENZONIdo DEM, futuro ministro da Casa Civil. BOLSONARO deu a declaração em entrevista após solenidade no Exército em Brasília. Ele afirmou que em havendo qualquer comprovação ou uma denúncia robusta contra quem quer que seja, essa pessoa "terá que se retirar do governo". LORENZONI foi citado em depoimentos de acordo de delação premiado de executivos da J&F. Delatores do grupo disse que ele recebeu um repasse de cem mil por meio de caixa dois em 2012.


Uma operação do Ministério do Trabalho encontrou 22 trabalhadores em condição análoga à de escravo em Bom Retiro. Eles foram contratados para a colheita de cebola. Todos estavam alojados em uma única casa com três quartos, sem condições de higiene e conforto. Segundo os auditores fiscais tinha lixo acumulado por todo o local e graves problemas de infiltração, a água da chuva invadia os cômodos e misturava-se com à sujeira, atingindo os colchões e pertences dos trabalhadores. Os trabalhadores foram levados para um hotel na região, enquanto aguardam a conclusão dos procedimentos de resgate e o pagamento das verbas rescisórias.


A pobreza aumentou no Brasil entre 2016 e 2017, mas em Santa Catarina os percentuais de diminuíram. O Estado tem a menor proporção da população vivendo abaixo da linha de pobreza. São oito e meio por cento dos catarinenses que vivem com menos de 406 mensais por mês. Já em relação à extrema pobreza que são aqueles que vivem com renda inferior 140 reais por mês, o percentual é de um vírgula sete por cento dos catarinenses, também a menor taxa do país. A renda média de 2017 em Santa Catarina ficou em mil 805 reais.


Santa Catarina teve alta nas exportações de quatro vírgula oito por cento entre janeiro e novembro de 2018 em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo dados divulgados pela Federação das Indústrias do Estado. No acumulado do ano, o estado exportou oito bilhões 160 milhões de reais, ocupando o oitavo lugar entre as unidades da federação. O valor chega perto do recorde catarinense de exportações, que é de 2011: oito bilhões e 900 milhões. Entre os produtos com maior destaque no ano em Santa Catarina estão as carnes de aves, responsáveis por 17 por cento das vendas no acumulado de 2018.


-CIDADE RECEBE ORNAMENTAÇÃO PARA AS FESTAS NATALINAS

-INICIA AMANHÃ A QUARTA EXPO SÃO JOÃO

-INAUGURAÇÃO DO CRAS SERÁ HOJE EM IPORÃ DO OESTE

-PREFEITO AVALIA VIAJEM À CAPITAL DO ESTADO EM BUSCA DE RECURSOS PARA 2019


Município inicia obra de melhorias na Área de Lazer. De acordo com o prefeito de Mondaí, VALDIR RUBERT, a obra visa melhorar ainda mais a infraestrutura da Área de Lazer, que é um dos pontos turísticos do Município. Serão construídos cinco quiosques, sendo que quatro deles terão uma estrutura de 16m², disponibilizando de uma pia, uma churrasqueira e uma mesa. O quiosque maior contará com uma área de 64m², este disponibilizará de quatro churrasqueiras, quatro mesas e duas pias. Conforme o Prefeito, o projeto foi planejado e elaborado pensando em proporcionar um espaço adequado para as famílias Mondaienses e visitantes, poderem realizar eventos, confraternizações e acampamentos durante as temporadas de verão.


O Projeto foi elaborado pela Administração Municipal de Mondaí, por meio da Secretaria de Esporte, Juventude, Turismo e Lazer e a Comissão de Turismo, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). De acordo com o secretário responsável pela pasta, GILMAR STUDT, as melhorias visam garantir mais segurança e conforto aos mondaienses e também aos turistas, que visitam o município durante o verão. O valor total investido na obra soma mais de 77 mil reais, que são recursos próprios do Município. A localização dos quiosques será no Camping da Área de Lazer, alguns deles próximo ao antigo chapéu de palha e outros próximos ao antigo bar.


Belmonte inicia programação de Natal. De acordo com o assessor de comunicação do município JULIAN WILDNER, as festividades natalinas iniciaram na noite de ontem, quarta-feira, e prosseguem nos dias 14 e 21 de dezembro. Segundo ele, os eventos natalinos destinados à população Belmontense têm como objetivo vivenciar o clima de Natal e despertar a magia e os sentimentos envolvidos nesta data. Neste ano, os prédios e espaços públicos foram decorados com uma grande quantidade de luzes. Abrindo a programação de Natal, na noite de ontem na praça municipal, foi feita a inauguração da revitalização da praça, acionamento das luzes de Natal e apresentações das oficinas de percussão, violão, dança gauchesca e Muay Thai. Para o dia 14, às 20h, acontece o Show Natalino e dança contemporânea do Grupo Raio de Sol de Belmonte no Ginásio da Associação Comunitária. O encerramento da programação natalina será no dia 21, às 9h00, com a entrega dos presentes do projeto Anjo Solidário na rua coberta na Praça Municipal.


Descanso desenvolve projeto horta comunitária. A Secretária de assistência Social JOSEMARI WANDSCHER explica que o projeto horta comunitária foi retomado no último ano em Descanso. Na comunidade de Itajubá o programa atende aproximadamente 20 famílias que mantém as atividades na horta. As famílias possuem o acompanhamento de um técnico agrícola da secretaria de agricultura. Por meio da Epagri, as famílias envolvidas no projeto participaram de cursos sobre conserva destes alimentos colhidos na horta.


No próximo ano, além de manter a horta em Itajubá a secretaria pretende implantar o projeto na linha Campinas o qual vai atender também, o centro de convivência da Assistência Social. JOSEMARI destaca que o projeto horta comunitária poderá ainda, ser implantado junto ao viveiro na cidade de Descanso.Outro projeto que envolveu a comunidade neste ano, foi a troca de garrafas pet e embalagens de leite, por mudas de flores. Esses materiais arrecadados são utilizados para o embelezamento da cidade em datas comemorativas a exemplo do natal.


Secretaria de educação prepara encerramento do ano letivo. De acordo com a secretária de educação de Descanso MARISE GIUMBELLI, o encerramento do ano letivo já está com datas definidas nas escolas municipais. A formatura do nono ano da escola de Cachoeirinha vai ser realizada no dia treze junto ao ginásio daquela comunidade. No dia 14 será realizado na escola Getulio Vargas, o natal com as crianças. Naquela escola, cada criança escreveu a sua cartinha e foi encaminhado para os padrinhos. Os padrinhos são pessoas da comunidade que retiraram as cartinhas e irão presentear as crianças. Na oportunidade haverá também, a chegada do Papai Noel. Esta programação será realizada no bairro Jaroseski a partir das 20h00.


Já a escola Paulo Henrique Pissaia, fará a programação de encerramento no dia 18 a partir das 20h00 na escola. A creche fará encerramento no dia 20 oportunidade em que novamente o Papai Noel estará presente. A secretária de educação MARISE GIUMBELLI observa que o ano letivo chega ao final com os objetivos alcançados.Lembra ainda, que foi possível cumprir os 200 dias letivos previstos no calendário escolar.


Cidade recebe ornamentação para as festas Natalinas. GIOVANE BUSNELO VIEIRA, secretário de obras e serviços urbanos de Descanso explica que o município tem trabalhado intensamente com o objetivo de deixar a cidade em clima de natal. Para isso, o trabalho da secretaria se concentrou na ornamentação e plantio de flores. Ele chama atenção para o trabalho que é desenvolvido no trevo de acesso a cidade. Segundo BUSNELO, naquele local sempre é feito o plantio de flores tanto no inverno como no verão. São doze mil mudas de flores que além do trevo, embelezam outros pontos da cidade de Descanso. O secretário observa ainda, que a ornamentação alusiva ao natal foi feita buscando resgatar o espírito natalino por meio dos arranjos. A cidade e distrito de Itajubá receberam a ornamentação. Na cidade, além da praça, o morro do cristo, trevo e canteiros centrais receberam a decoração.


Inicia amanhã a quarta Expo São João. Município aguarda grande público nos três dias do evento. Conforme o prefeito FERNANDO BISIGO, hoje ainda ocorrem os ajustes finais seguindo cronograma de trabalho estabelecido. Destaca ainda que a expectativa é pela contribuição das condições climáticas para atender interesse dos 130 expositores com destaque para indústria e comércio, além do setor do agronegócio. Segundo o prefeito de São João do Oeste, foi grande procura de empresas interessadas e que não conseguiram espaço no parque de exposições. BISIGO demonstra satisfação de modo geral com organização e trabalhos finais na preparação. Revela ainda a importância de ter a maior parte dos expositores do município em diferentes setores. A Comissão Organizadora deu prioridade para expositores locais e vai contar com empresas de renome no setor agropecuário.


Expo São João projeta lucratividade para expositores e o município. O prefeito FERNANDO BÍSIGO lembra que o objetivo principal é fortalecer a economia e aposta em valor expressivo nas vendas. Salienta que o maior volume é de visitas possibilitando contato com novos clientes e vendas posteriores. Para o prefeito, a parceria entre o poder público e a Associação Comercial é fundamental para o sucesso da Exposição Feira Agropecuária, Comercial e Industrial. O prefeito considera válido o investimento de recursos públicos, pois a feira contempla todos os setores de produção e venda da cidade e interior.


O coordenador geral da feira em São João do Oeste e presidente da ACISJO, JONATHAN GRASEL explica que o ingresso ao parque é livre, além dosShows de abertura nesta sexta-feira e no encerramento domingo. Somente terá cobrança de ingresso para arena de shows no sábado com Chrystian e Ralf. GRASEL destaca que a procura por ingresso do show de sábado tem sido boa. Ele lembra ainda que tudo está sendo muito bem pensado para atender da melhor forma possível os visitantes a exemplo da gastronomia durante os três dias de feira. Alguns expositores começaram a montar os standes ainda no dia de ontem e hoje o trabalho continua com o objetivo de deixar o parque bem estruturado para receber a todos na abertura desta sexta-feira.


Inauguração do CRAS será hoje em Iporã do Oeste. A informação é do Secretário Executivo da Agência de Desenvolvimento Regional de São Miguel do Oeste PAULO MENEGHINI. O ato de inauguração da obra está marcado para as 17h30 da tarde de hoje. Segundo ele, a obra vem ao encontro da comunidade Iporãoestina. Ele explica que em outras cidades da região, estão sendo realizadas inaugurações de obras como esta. MENEGHINI disse que o objetivo do governo Estadual é instalar o CRAS em todos os municípios. Ele ressaltou a parceria entre Estado e Município o que possibilitou a construção do CRAS.


PAULO MENEGHINI observa ainda que nem todas as obras foram concluídas no mesmo espaço de tempo devido a trâmites burocráticos. Em Belmonte por exemplo, ele disse que houve a desistência por parte da empresa que estava executando a obra e por isso o atraso foi inevitável. Para a tarde de hoje, está confirmada a presença da secretária de assistência social do estado e uma equipe da ADR de São Miguel do Oeste. O evento está marcado para ter inicio as 17h30 junto a nova sede do CRAS, localizada ao lado da unidade de saúde no município de Iporã do Oeste. Na oportunidade, MENEGHINI avaliou a proposta do novo governo em encerrar as atividades nas ADRs. Para ele, é preciso reduzir gastos, contudo isso trará resultados e imagem inclusive de abandono de nossa região.


O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, vai entregar 11 obras entre os dias 5 e 8 de dezembro. Serão sete Centros de Referência de Assistência Social (Cras) para os municípios de Santa Cecília, Serra Alta, Iporã do Oeste, Passos Maia, Romelândia e Caibi. E mais cinco Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) para a população de Dionísio Cerqueira, Caçador, Tigrinhos, Palmitos e São Miguel do Oeste. Para a Secretária de Assistência Social, Trabalho e Habitação, ROMANNA REMOR, essas obras vão beneficiar a população que não tem acesso a esses serviços.As obras fazem parte do Pacto pela Proteção Social e são feitas em parceria com as Agências de Desenvolvimento Regionais e as prefeituras com um investimento total de 5,6 milhões de reais.


Prefeito de Santa Helena avalia viajem à capital do Estado em busca de recursos para 2019. LUIZ GLUITZ esteve na última semana na capital do Estado Florianópolis. O objetivo segundo ele, foi visitar os gabinetes de deputados com mandato até o final do ano, e protocolar solicitação de demandas do município em diversos setores. Sobre a possibilidade de destinação de emendas impositivas, GLUITZ observa que cada deputado possui 30 municípios os quais podem destinar estas emendas que juntas somam seis milhões de reais. O prefeito visitou mais de dez deputados e cerca de quatro deles confirmaram que contemplarão o município de Santa Helena para o orçamento de 2019. O prefeito citou que as principais necessidades estão concentradas na educação com reforma e ampliação da creche, e no setor da agricultura, buscando resolver o problema da água.


Sobre o assunto água, GLUITZ observa que nesta semana será feito o teste de vazão de um posso artesiano perfurado recentemente no município. A expectativa segundo ele é grande e acredita-se que com mais este poço, o abastecimento da água neste verão ao menos no perímetro urbano, consiga atender a demanda. Para o interior, o objetivo é no próximo ano por meio do Conder, perfurar mais um poço para atender comunidades que ainda não possuem água pública.


Quanto ao fechamento das contas, GLUITZ observa que a equipe de governo esta empenhada em encerrar o ano em dia, e por isso, a necessidade de algumas economias em alguns setores.Até o próximo dia 15, os setores de obras e agricultura estarão trabalhando de forma normal, após esta data somente serviços de urgência e emergência serão realizados. O prefeito explica que o turno único foi descartado e existe até então, apenas adecisão de decretar ponto facultativo no dia 24e no dia 31. Ele avalia de forma positiva aquilo que foi feito neste ano. O município fez uma pesquisa de avaliação do trabalho feito durante o ano e com base nos resultados que serão apresentados nos próximos dias, o prefeito explica que a equipe vai se reunir e levantar aquilo que pode ser feito para melhorar o atendimento as demandas do município de Santa Helena.


-MOTOCICLISTA É PRESO POR DIRIGIR EMBRIAGADO

-INCÊNDIO EM RESIDÊNCIA DEIXA UMA PESSOA MORTA


Polícia flagra homens com posse de drogas. Por volta da 1h00 da madrugada de ontem, a Polícia Militar de São Miguel do Oeste atendeu uma ocorrência de posse de drogas na avenida Willy Barth no centro da cidade. Em abordagem a uma motocicleta e feita a busca pessoal em ambos os ocupantes, foi encontrado uma bucha de cocaína. A droga foi apreendida e confeccionado o termo circunstanciado.


Princípio de incêndio em residência mobiliza Corpo de Bombeiros. Um princípio de incêndio em residência aconteceu na manhã desta quinta-feira e mobilizou o Corpo de Bombeiros de São Miguel do Oeste.O fato foi na Rua 22 de Abril no Bairro São Luiz. Segundo os bombeiros, o fogo começou em um micro-ondas e acabou se espalhando pelos móveis. As chamas foram controladas e ninguém se feriu.


Motociclista é preso por dirigir embriagado. Por volta das 2h00 da madrugada de ontem, a Polícia Militar de São Miguel do Oeste efetuou uma prisão por dirigir com a capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool. Em rondas a guarnição desconfiou de uma motocicleta em atitude suspeita, momento em que a realizou o acompanhamento da mesma e posteriormente efetuou a abordagem, constatando que o condutor apresentava forte odor etílico. O piloto recusou-se ao teste do etilômetro sendo efetuado o auto de constatação de sinais de embriagues e efetuada a prisão em flagrante.


Incêndio deixa uma pessoa morta no interior de Guarujá do Sul. Os bombeiros do quartel de São José do Cedro, que atendem também Guarujá do Sul, não chegaram a ser chamados para a ocorrência que teria acontecido ainda na noite desta terça-feira, 04, ou madrugada de ontem, 05, na Linha Maidana. A reportagem entrou em contato com a Polícia Militar e Civil que confirmaram o fato. A residência ficou completamente destruída pelas chamas e uma pessoa acabou morrendo no sinistro. Devido ao estado dos restos mortais, não foi possível identificar a vítima.


Foram os vizinhos que localizaram a ossada em meio às cinzas e fumaça. Há possibilidade de ser um homem que residia no local e não foi localizado nesta quarta-feira, 05. Os vizinhos fizeram buscas e chamaram os policiais. Foi coletado material de familiares para exames de DNA. O trabalho da perícia do IGP e IML busca, além de identificar a pessoa que morreu, também as circunstâncias do início do incêndio. Um caso parecido, aconteceu na mesma localidade a menos de um mês e deixou uma moradora ferida.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.