ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco - terça-feira - 06 11 2018

-BOLSONARO CHEGA A BRASÍLIA PARA INICIAR TRANSIÇÃO COM TEMER

-NÚMERO DE MORTES POR GRIPE A AUMENTA 41 POR CENTO NO ESTADO

-VEREADORES DEBATEM HOJE CANALIZAÇÃO DE CÓRREGOS NA CIDADE

-MUNICÍPIO PREPARA PRIMEIRA EDIÇÃO DA SEMANA DA PSICULTURA

-AUDIENCIA PÚBLICA DISCUTE AÇÕES PARA REDUZIR ACIDENTES NA SC 161

-FREIO DE MÃO FALHA E CARRO PASSA POR CIMA DE MOTO

-PM ATENDE MAIS UM CASO DE AGRESSÃO CONTRA AGENTE DO ROTATIVO

O tempo é de..... A previsão para as próximas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 31 graus. A mínima das últimas horas foi de 17 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a terça-feira em queda. O dólar paralelo está cotado em três reais e 70 centavos para a compra e três reais e 90 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 20 centavos para a compra e quatro reais e 50 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 10 centavos para a compra e 12 centavos para venda.

Um total de 82 pessoas, incluindo 79 estudantes adolescentes, foram sequestradas nesta segunda-feira no noroeste de Camarões. A região está mergulhada num conflito armado entre separatistas e as forças de segurança. Este tipo de sequestro é praticamente inédito em Camarões, diferentemente da vizinha Nigéria, onde o grupo extremista Boko Haram sequestrou 200 adolescentes de um internato em 2014.

O temido chefe do tráfico mexicano JOAQUÍN "EL CHAPO" GUZMÁN, acusado de liderar o maior cartel de drogas do planeta e de enviar mais de 155 toneladas de cocaína aos Estados Unidos durante 25 anos, começou a ser julgado nesta segunda-feira em Nova York. EL CHAPO, considerado o maior traficante do mundo depois da morte do colombiano PABLO ESCOBAR, será julgado por 11 crimes de tráfico e distribuição de drogas, posse de armas e lavagem de dinheiro. Caso seja condenado, ele pode receber prisão perpétua.

Os americanos vão às urnas nesta terça-feira para as eleições de meio de mandato, nas quais irão definir uma nova Câmara, um terço do Senado e mais de 75 por cento de seus governadores. A votação tem clima de referendo sobre o presidente DONALD TRUMP, que completa em breve dois anos na Casa Branca. A campanha esteve marcada por dois violentos incidentes: o envio de pacotes com explosivos a proeminentes líderes democratas e o massacre em uma sinagoga em Pittsburgh, onde morreram 11 pessoas.

Os advogados do ex-presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA entraram com um pedido no Supremo Tribunal Federal, nesta segunda-feira, para que a Corte anule a sentença que condenou o ex-presidente. A defesa de Lula insiste na tese de que MORO atuou de forma parcial durante a condução do caso. O novo pedido tenta mostrar aos ministros do STF novos indícios de que o juiz agiu para tentar impedir a candidatura de LULA e também a vitória do PT nas eleições. Para isso, eles citam uma entrevista do vice-presidente eleito, general HAMILTON MOURÃO, afirmando que se encontrou com MORO durante a campanha, para tratar sobre o convite para que o magistrado assuma o Ministério da Justiça, em 2019.

O governo federal publicou na tarde desta segunda-feira, em edição extra do Diário Oficial da União, uma lista com 27 nomes de indicados pelo presidente eleito JAIR BOLSONARO para compor a transição presidencial. O grupo será coordenado pelo deputado federal ONYX LORENZONI e terá salários que variam de dois mil e 500 a 16 mil reais. O grupo realizou ontem a primeira reunião técnica de trabalho, na sede do Centro Cultural do Banco do Brasil, na capital federal. No encontro, foram definidos os grupos de trabalho temáticos, que serão divididos em 10 eixos.

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro DIAS TOFFOLI, recebe às dez hora da manhã desta quarta-feira, no salão nobre do STF, o presidente eleito JAIR BOLSONARO. O presidente eleito chegou a Brasília nesta terça-feira para iniciar os trabalhos de equipe de transição de governo. BOLSONARO deverá permanecer em Brasília até quinta-feira. Além de TOFFOLI, ele deverá se reunir com os presidentes da Câmara, RODRIGO MAIA; do Senado, EUNÍCIO OLIVEIRA; e com o presidente da República, MICHEL TEMER. BOLSONARO voltou a defender a aprovação de “alguma coisa” da reforma da previdência ainda neste ano.

A Câmara de Vereadores de Florianópolis aprovou, em primeira votação na tarde desta segunda-feira, o projeto de lei complementar que estabelece o livre horário para o comércio na cidade. O texto da matéria passará por outra votação na sessão plenária de terça-feira. Atualmente, a legislação permite que os estabelecimentos comerciais funcionem das sete da manhã as dez da noite, durante a semana, e das sete as oito, aos sábados. Além disso, a lei atual prevê exceções para a abertura de lojas aos domingos, mas com pagamento de taxa extra. Agora, os próprios empresários escolherão o melhor horário de funcionamento.

O número de mortes por gripe A em 2018 superou o de 2017 em Santa Catarina. A maioria das vítimas não se atentou para a necessidade da vacina. O vírus nunca para de circular, independentemente da época do ano. Em todo o ano de 2017, 39 pessoas morreram com a doença. Em 2018, até esta segunda, foram 55. Um aumento de 41 por cento. Entre essas pessoas que morreram por conta da gripe, um aspecto chama a atenção: 80 por cento delas tinham alguma doença crônica e, mesmo fazendo parte do chamado grupo de risco, não se vacinaram.

A Câmara de Vereadores de Urubici, na Serra catarinense, abriu uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar o prefeito da cidade, ANTONIO ZILLI do PSDB. Segundo a Câmara, a suspeita é que ele tenha desviado 90 mil para pagar custos de um evento do filho dele. O prefeito não havia sido notificado pelo Legislativo até esta segunda-feira e negou as acusações. Em nota, a administração municipal diz “que todos os pontos serão esclarecidos de forma transparente respeitando cada fase e a comunidade como um todo. A CPI tem 90 dias para concluir o processo, que pode culminar na cassação do mandato do prefeito.

O sindicato da habitação do Oeste e o núcleo dos corretores de imóveis da Acismo vão promover amanhã a noite uma palestra sobre a nova lei de parcelamento do solo em São Miguel do Oeste. O evento está marcado para as sete horas da noite no auditório do centro empresarial Andromeda. O tema será abordado por ALINI DALLA COSTA. A palestra será gratuita. ALINI vai explicar como funciona a nova legislação e os impactos no mercado mobiliário.

A CDL de São Miguel do Oeste vai promover na semana que vem um Seminário de Coaching e Inteligência Emocional. O evento está programado para acontecer no sábado da semana que vem, dia 17, no Clube Comercial. O seminário será ministrado pela coaching NEIDE CASSOL e terá duração de oito horas. Essa será a quarta edição do evento no município. Para participar do seminário é preciso fazer a inscrição na CDL. NEIDE disse que o coaching é um processo transformador com ferramentas que preparam as pessoas para enfrentar as adversidades do dia-a-dia.

Todos os leitos de internação do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso estão lotados. A informação foi confirmada em nota emitida na manhã de hoje pela direção da unidade. Por conta disso, o Hospital Regional está orientando a população a procurar o atendimento do Pronto Socorro somente em caso de emergência ou urgência. Em razão desse quadro, o hospital emitiu um alerta sobre a possibilidade de um tempo de espera maior para os atendimentos de casos sem gravidade no Pronto Socorro. A orientação é para que as pessoas procurem os postos e a UPA 24 horas.

Em razão da lotação dos leitos de internação do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, o corpo clínico da unidade está encaminhando pacientes para os leitos de retaguarda da região. A informação está na nota emitida hoje pela direção do Regional. Pacientes estáveis devem ser transferidos para os Hospitais de Guaraciaba e Maravilha. Os leitos de retaguarda servem exatamente para desafogar o Hospital Regional em momentos como esse. Os pacientes vão receber o mesmo tratamento que seria realizado se estivessem no Hospital Regional.

As ações especiais do Novembro Azul começam hoje à noite em São Miguel do Oeste. De acordo com a diretora de saúde, ANA ARNOLD, o objetivo é ampliar o atendimento dos homens como forma de prevenir as doenças, especialmente o câncer de próstata. Em todas as terças-feiras deste mês, o município vai oferecer 30 fichas para consultas médicas no período noturno. O atendimento será das seis da tarde as oito da noite para homens de 40 a 75 anos. Se houver a necessidade, a equipe vai agendar os exames na mesma noite e os pacientes vão precisar apenas aguardar a chamada.

Além das consultas no período da noite, a secretaria de Saúde de São Miguel do Oeste vai realizar o Dia D no sábado da semana que vem, dia 17. O atendimento será das sete e meia as dez e meia da manhã no posto de saúde. Nesse dia, os homens vão ter acesso a exames gratuitos da próstata, teste rápido de Sífilis, HIV, Hepatites B e C, glicemia, pressão arterial, acuidade visual e daltonismo, manutenção de óculos e orientações nutricionais. Para os homens que participarem do DIA D, haverá uma palestra no dia 24 de novembro, no Sesc, com a participação do médico urologista, ALEXANDRE COSTA LIMA. O tema será “Mitos e verdades sobre o câncer de próstata".

A Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste vai realizar na hoje à noite uma audiência pública para debater a canalização de córregos no município. O encontro, proposto pelo vereador ODEMAR MARQUES do PDT e aprovado por maioria dos vereadores, reunirá autoridades e a comunidade em geral. O pedetista disse que propôs a audiência pensando nos problemas causados pelos córregos abertos. Ele afirmou que os cursos de água tem sujeira, esgoto e com os venenos que vêm das lavouras. O vereador destacou que isso causa problemas à saúde das pessoas e essa questão precisa ser resolvido.

Uma cidade limpa e com saúde se constrói com a proteção dos córregos. A declaração é do vereador ODEMAR MARQUES. De acordo com ele, os órgãos públicos não conseguem executar uma obra de esgoto sem consultar o Ministério Público e a Fatma, agora Instituto de Meio Ambiente. Ele defende a modificação da legislação ambiental sobre o tema. Outra preocupação do vereador diz respeito aos proprietários de terrenos à margem dos córregos. ODEMAR disse que a pessoa que trabalhou a vida toda para comprar um terreno, que tem nos fundos um córrego, perde 30 metros da área porque a lei prevê essa faixa de proteção e ele não é indenizado.

O objetivo da audiência pública de hoje é apontar soluções para os diversos problemas que envolvem os córregos que passam pela cidade. O vereador ODEMAR MARQUES disse que a intenção é reunir representantes da prefeitura, Ministério Público, Instituto do Meio Ambiente e a comunidade para discutir o que pode ser feito.A audiência pública terá transmissão pela rádio Peperi a parir das oito horas da noite. O vereador defende a canalização dos córregos. Ele disse que esse trabalho deve ser feito de forma gradativa. MARQUES destacou que a participação da população na audiência de hoje é fundamental.

A secretaria de agricultura e a Epagri vão realizar na semana que vem a primeira edição da Semana da Piscicultura de São Miguel do Oeste. O evento começa na segunda-feira dia 12 e vai até quarta-feira, dia 14. De acordo com o secretário de Agricultura, RENATO ROMANCINI, o objetivo é fortalecer a criação de peixes no município. Ele disse que a atividade tem potencial e pode ser uma importante fonte de renda para as famílias rurais. ROMANCINI explicou que os eventos da próxima semana vão levar informações técnicas e estimular os investimentos na atividade. A semana da piscicultura vai acontecer na sala do criador no parque de exposições Rineu Gransotto.

A semana da piscicultura começa na segunda-feira, dia 12, com um curso de piscicultura básica. O evento será com o engenheiro agrônomo OSVALDO RUPPEL e vai abordar aspectos ligados a produção como qualidade da agua, sistemas de criação e peixes verdes. Para a terça-feira, dia 13, está prevista uma oficina de pratos à base de peixe com a extensionista da Epagri, LEONIILDA VILANI. A principal atividade da semana será na quarta-feira com o Seminário regional de piscicultura do extremo-oeste. A programação é técnica e inclui duas palestras e uma mesa redonda.

A semana da piscicultura faz parte de um conjunto de ações para estimular a atividade no município. A afirmação é do secretário de Agricultura, RENATO ROMANCINI. Ele disseque a secretaria mapeou os produtores e desenvolveu iniciativas para fortalecer a criação de peixes. De acordo com ROMANCI, a piscicultura será uma das prioridades da secretaria para 2019.

A Câmara de Vereadores de Romelândia realizou nesta segunda-feira uma audiência pública para discutir os problemas que envolvem a segurança na SC 161. O encontro foi realizado na noite de ontem e contou com a participação do superintendente do Deinfra, LEONARDO MIOLA e de representantes da Policia Militar Rodoviária. A audiência pública foi realizada para definir uma solução definitiva para os acidentes que acontecem na rodovia. Na semana passada, a SC 161, trecho Romelandia-Anchieta, teve mais um acidente com morte. Uma carreta do Paraguai saiu da pista e capotou na chamada curva da morte. O motorista sofreu ferimentos graves e morreu. O local já teve vários acidentes graves.

O Deinfra confirmou a instalação de lombadas físicas para reduzir o risco de acidentes na SC 161. De acordo com o superintendente do órgão, LEONARDO MIOLA, já foram colocadas dois redutores de velocidade e uma terceira lombada será instalada nos próximos dias. Ele comentou que os pedidos feitos na audiência serão analisados e, na medida do possível, colocados em prática. MIOLA disse que o órgão está com poucos recursos, mas que mesmo assim, o Deinfra está adotando medidas para diminuir o número de acidentes na rodovia.

As ações que já foram realizadas e as medidas acertadas na audiência pública de ontem vão aumentar a segurança dos usuários da SC 161. O comentário é do vereador DANILO DA FONSECA. De acordo com ele, o encontro foi muito positivo e serviu para reforçar a necessidade do envolvimento de todas as entidades na busca de soluções para a rodovia FONSECA citou que as ações do Deinfra, da Policia Rodoviária e de outros órgãos vão dar mais segurança para a SC 161.

Uma falha mecânica provocou um acidente curioso no centro de São Miguel do Oeste na manhã de hoje. Um Fiat Linea passou por cima de uma moto Biz que estava estacionada na rua Padre Aurélio Canzi. A condutora do carro relatou estacionou o veículo e puxou o freio de mão. Depois de um tempo o carro desceu a rua até atingir a moto. Ela acredita que houve falha mecânica. A Polícia Militar foi chamada e fez os levantamentos necessários. Ninguém ficou ferido.

O Corpo de Bombeiros atendeu uma ocorrência de incêndio no final da tarde de ontem no bairro São Sebastião. O fato aconteceu em uma empresa que presta serviços de usinagem automotiva nas proximidades da avenida Willi Barth. Segundo um dos bombeiros que atendeu a ocorrência o princípio de incêndio começou em um eletrodoméstico, possivelmente ocasionado por um curto-circuito. Ninguém ficou ferido.

A Polícia Rodoviária Federal registrou um acidente ontem à tarde na BR-282. Uma Sprinter de Iporã do Oeste saiu da pista e capotou. O motorista relatou que seguia em direção a Maravilha quando outro carro, que vinha na direção oposta, fez uma ultrapassagem em local proibido. O condutor da Sprinter teve que sair da pista para evitar a colisão frontal e acabou capotando. O homem não teve ferimentos. As fotos do acidente estão no portal da Peperi na internet.

A Polícia Militar atendeu nesta segunda-feira mais uma ocorrência de lesão corporal leve envolvendo um agente do estacionamento rotativo. A funcionária da empresa Serbet disse que foi agredida por um homem quando ela estava notificando os veículos que estava em condição irregular na zona azul. Segundo a Polícia Militar, o agressor estava em visível estado de embriagues. A mulher aparentemente não apresentava lesões visíveis, apenas uma vermelhidão no braço direito. Foi lavrado o Boletim de ocorrência e adotadas as medidas pertinentes ao caso.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.