ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 06/11/2018

-BOLSONARO CHEGA A BRASÍLIA PARA INICIAR TRANSIÇÃO COM TEMER
-NÚMERO DE MORTES POR GRIPE A AUMENTA 41 POR CENTO NO ESTADO
-ORGÂNICOS REFORÇAM A ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NAS ESCOLAS MUNICIPAIS
-HOSPITAL REGIONAL SUSPENDE INTERNAÇÕES DEVIDO A LOTAÇÃO DOS LEITOS
-RESULTADO DE EXPERIMENTOS COM ALHO SERÃO APRESENTADOS EM PRINCESA
-CONCURSO PÚBLICO DE SJCEDRO SERÁ REALIZADO NO SÁBADO EM DOIS LOCAIS
-AUDIÊNCIA PÚBLICA DISCUTE INÚMEROS ACIDENTES NA SC-161
-AMEOSC PROMOVE SEMINÁRIO DOS MUNICÍPIOS NO FINAL DO MÊS
-PM LANÇA “REDE CATARINA DE PROTEÇÃO A MULHER”
-MOTORISTA CAPOTA VEÍCULO PARA EVITAR COLISÃO NA BR-282

O tempo é ensolarado. A previsão para as próximas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 31 graus. A mínima das últimas horas foi de 17 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a terça-feira em queda. O dólar paralelo está cotado em três reais e 70 centavos para a compra e três reais e 90 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 20 centavos para a compra e quatro reais e 50 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 10 centavos para a compra e 12 centavos para venda.

Um total de 82 pessoas, incluindo 79 estudantes adolescentes, foram sequestradas nesta segunda-feira no noroeste de Camarões. A região está mergulhada num conflito armado entre separatistas e as forças de segurança. Este tipo de sequestro é praticamente inédito em Camarões, diferentemente da vizinha Nigéria, onde o grupo extremista Boko Haram sequestrou 200 adolescentes de um internato em 2014.

O temido chefe do tráfico mexicano JOAQUÍN "EL CHAPO" GUZMÁN, acusado de liderar o maior cartel de drogas do planeta e de enviar mais de 155 toneladas de cocaína aos Estados Unidos durante 25 anos, começou a ser julgado nesta segunda-feira em Nova York. EL CHAPO, considerado o maior traficante do mundo depois da morte do colombiano PABLO ESCOBAR, será julgado por 11 crimes de tráfico e distribuição de drogas, posse de armas e lavagem de dinheiro. Caso seja condenado, ele pode receber prisão perpétua.

Os americanos vão às urnas nesta terça-feira para as eleições de meio de mandato, nas quais irão definir uma nova Câmara, um terço do Senado e mais de 75 por cento de seus governadores. A votação tem clima de referendo sobre o presidente DONALD TRUMP, que completa em breve dois anos na Casa Branca. A campanha esteve marcada por dois violentos incidentes: o envio de pacotes com explosivos a proeminentes líderes democratas e o massacre em uma sinagoga em Pittsburgh, onde morreram 11 pessoas.

Os advogados do ex-presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA entraram com um pedido no Supremo Tribunal Federal, nesta segunda-feira, para que a Corte anule a sentença que condenou o ex-presidente. A defesa de Lula insiste na tese de que MORO atuou de forma parcial durante a condução do caso. O novo pedido tenta mostrar aos ministros do STF novos indícios de que o juiz agiu para tentar impedir a candidatura de LULA e também a vitória do PT nas eleições. Para isso, eles citam uma entrevista do vice-presidente eleito, general HAMILTON MOURÃO, afirmando que se encontrou com MORO durante a campanha, para tratar sobre o convite para que o magistrado assuma o Ministério da Justiça, em 2019.

O governo federal publicou na tarde desta segunda-feira, em edição extra do Diário Oficial da União, uma lista com 27 nomes de indicados pelo presidente eleito JAIR BOLSONARO para compor a transição presidencial. O grupo será coordenado pelo deputado federal ONYX LORENZONI e terá salários que variam de dois mil e 500 a 16 mil reais. O grupo realizou ontem a primeira reunião técnica de trabalho, na sede do Centro Cultural do Banco do Brasil, na capital federal. No encontro, foram definidos os grupos de trabalho temáticos, que serão divididos em 10 eixos.

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro DIAS TOFFOLI, recebe às dez hora da manhã desta quarta-feira, no salão nobre do STF, o presidente eleito JAIR BOLSONARO. O presidente eleito chegou a Brasília nesta terça-feira para iniciar os trabalhos de equipe de transição de governo. BOLSONARO deverá permanecer em Brasília até quinta-feira. Além de TOFFOLI, ele deverá se reunir com os presidentes da Câmara, RODRIGO MAIA; do Senado, EUNÍCIO OLIVEIRA; e com o presidente da República, MICHEL TEMER. BOLSONARO voltou a defender a aprovação de “alguma coisa” da reforma da previdência ainda neste ano.

A Câmara de Vereadores de Florianópolis aprovou, em primeira votação na tarde desta segunda-feira, o projeto de lei complementar que estabelece o livre horário para o comércio na cidade. O texto da matéria passará por outra votação na sessão plenária de terça-feira. Atualmente, a legislação permite que os estabelecimentos comerciais funcionem das sete da manhã as dez da noite, durante a semana, e das sete as oito, aos sábados. Além disso, a lei atual prevê exceções para a abertura de lojas aos domingos, mas com pagamento de taxa extra. Agora, os próprios empresários escolherão o melhor horário de funcionamento.

O número de mortes por gripe A em 2018 superou o de 2017 em Santa Catarina. A maioria das vítimas não se atentou para a necessidade da vacina. O vírus nunca para de circular, independentemente da época do ano. Em todo o ano de 2017, 39 pessoas morreram com a doença. Em 2018, até esta segunda, foram 55. Um aumento de 41 por cento. Entre essas pessoas que morreram por conta da gripe, um aspecto chama a atenção: 80 por cento delas tinham alguma doença crônica e, mesmo fazendo parte do chamado grupo de risco, não se vacinaram.

A Câmara de Vereadores de Urubici, na Serra catarinense, abriu uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar o prefeito da cidade, ANTONIO ZILLI do PSDB. Segundo a Câmara, a suspeita é que ele tenha desviado 90 mil para pagar custos de um evento do filho dele. O prefeito não havia sido notificado pelo Legislativo até esta segunda-feira e negou as acusações. Em nota, a administração municipal diz “que todos os pontos serão esclarecidos de forma transparente respeitando cada fase e a comunidade como um todo. A CPI tem 90 dias para concluir o processo, que pode culminar na cassação do mandato do prefeito.

Orgânicos reforçam a alimentação saudável nas escolas municipais de SJCedro. De acordo com a nutricionista da secretaria da Educação, AMANDA CADONÁ, são elaborados cardápios diferentes para cada faixa etária, evitando problemas com alimentação e obesidade. Ela revela que o foco maior é para educação infantil, pois muitas crianças frequentam as três creches locais em período integral e realizam as principais refeições longe de casa. A profissional comenta que o objetivo é oferecer produtos saudáveis, com verduras, frutas e legumes, reduzindo a ingestão de açúcar. Vários alimentos são comprados da agricultura familiar. Ela comenta que salgadinhos e refrigerantes que contém sal e conservantes também devem ser evitados. AMANDA alerta também os pais sobre alimentação dentro de casa, onde as crianças aprendem pelo exemplo. Lembra que desde o ano passado as festinhas realizadas nas instituições sejam restritas as datas como Páscoa, Festa Junina, Dia das Crianças e o Natal. Nestas oportunidades os pais são avisados sobre o cardápio diferenciado. No próximo ano deve ser feita uma avaliação nutricional dos alunos.

A primeira prova do Enem de 2018 foi aplicada neste domingo no campus do Unoesc em São Miguel do Oeste. O processo transcorreu com tranquilidade, sem registros de atrasos ou problemas. O caso mais curioso foi o de uma estudante de São José do Cedro que perdeu a carteira de identidade no domingo pela manhã. Com a ajuda de dois PMs, ela registrou um Boletim de Ocorrência por perda de documento e conseguiu entrar no prédio às 12 e 57, três minutos antes dos fechamentos dos portões. A segunda etapa do Enem será realizada no domingo que vem, também na Unoesc reunindo candidatos de toda região.

Grupo das Amigas do Bem encerra a coleta de doações e inicia a organização do espaço para o brechó. As voluntárias revelam que foram muitas doações da comunidade cedrense que estão sendo separadas por categoria para a comercialização que será sábado, no clube cedrense. Há também várias empresas parceiras que estão emprestando balcões, manequins, araras e prateleiras para organizar os produtos. Segundo o grupo, a cada ano cresce a adesão da sociedade que se envolve com o evento beneficente. O dinheiro arrecadado nas vendas será usado para compra de presentes, doces e cestas básicas para pessoas de baixa renda de SJCedro e para o hospital. Os voluntários que tiverem interesse em ajudar no dia bazar podem procurar o grupo. A Acepro também auxilia no evento.

OdontoSesc realiza contação de histórias no município. Esta sendo realizado em Guaraciaba o Projeto OdontoSesc, que além de atender a parte clínica na carretaconsultório realiza também diversas atividades de educação em saúde. Por meio do projeto aconteceu uma contação de histórias pela CIA “Os Sete”, da cidade de São Domingos. As apresentações foram realizadas na quinta-feira no Centro de Múltiplouso em quatro espetáculos para as crianças do primeiro ao nono ano das escolas do município. O conteúdo apresentado na contação de histórias foram as Fábulas de Esopo. Há muitas histórias incluídas nas fábulas tais como A raposa e as uvas, A Cigarra e a Formiga, A tartaruga e a lebre, que foram apresentadas durante as atividades. Os alunos também aprenderam sobre ética, respeitos e cooperativismo nas apresentações.

Hospital Regional do Extremo Oeste está com leitos lotados. A Assessoria de Comunicação do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso divulgou na manhã desta terça-feira uma nota em que orienta a população a procurar atendimento no Pronto Socorro somente em caso de emergência ou urgência porque os leitos de internação estão todos ocupados. De acordo com a nota, o corpo clínico está encaminhando pacientes internados e estáveis para os leitos de retaguarda da região, como Guaraciaba e Maravilha onde os pacientes receberão o mesmo tratamento. O hospital divulgou também que os casos sem gravidade recebidos no Pronto Socorro terão tempo de espera prolongado. A instituição orienta os pacientes sem gravidade a procurar os serviços de Postos de Saúde.

O diretor da Rede Peperi de Comunicação, jornalista ADILSON BALDISSERA, foi empossado na noite deste domingo, como vice-presidente para Assuntos de Rádio do Sindicato Patronal de Rádio e Televisão de Santa Catarina. A eleição e posse da diretoria do Sert aconteceu no Park Hotel, em Gaspar, durante o sétimo seminário da entidade. A chapa de consenso foi liderada pela radiodifusora ANA PAULA MELO tendo como vice-presidente para Assuntos de Televisão MÁRIO NEVES, vice-presidente para Assuntos de Rádio ADILSON BALDISSERA e vice-presidente para Assuntos Éticos e Jurídicos CARLOS ALBERTO ROSS.

Grupo de voluntários promove recreação envolvendo crianças de Guarujá do Sul e de SJCedro. Segundo o colaborador do Guarus, CLEBER WESCHENFELDER, o cronograma prevê um encontro mensal com várias atividades de lazer, de confraternização, culturais e educativas. A atividade desenvolvida na semana passada contou com parceria do grupo “Ancoradores de Luz” que trabalha orientação espiritual. Foram promovidas brincadeiras, pinturas faciais, lanches e a participação do teatro Uerê, de Caxias do Sul. Foram mais de150 participantes de Guarujá e do Lar Aprisco de SJCedro, com ajuda de pais e dos comerciantes.

Atividade do Guarus terá visita em uma propriedade neste mês. O integrante do grupo de Guarujá do Sul, CLÉBER WESCHENFELDER esclarece que a intenção é que as crianças e jovens possam conhecer um pouco sobre vários ambientes, entre eles, a zona rural. Será feita visita em uma propriedade da família CARAMORI, em Linha Maidana, conhecendo sobre as atividades agrícolas desenvolvidas, rotina, área verde, plantio, trato com animais entre outros assuntos. Haverá transporte para o deslocamento até o local. CLÉBER explica que outro objetivo é que as crianças se sintam incluídas no meio ambiente. A última atividade do ano deverá ocorrer em parceria com entidades e com poder público. Ele antecipa que para 2019 haverá definição de um calendário. O Guarus espera ampliar o número de participantes e de ajudantes. Neste ano foram promovidos seis encontros. Epagri de Princesa apresenta resultado de experimentos na produção de alimentos. A extensionista social, GRAZIELE SCHNOR lembra que a empresa estatal possui um trabalho expressivo voltado a produção de alimentos, na orientação e cultivo sobre plantas, grãos, hortaliças, legumes e frutas para o auto abastecimento. No ano passado a experiência foi com a batata, neste ano com alho e em 2019 a escolha foi pela mandioca. Ela explica que foram cultivadas três variedades do alho, duas delas com potencial produtivo de grande escala e outra já usada na região. Foram escolhidas quatro propriedades na Linha Vista Alegre, Vista Alta, Sagrada Família e Linha Califórnia. A intenção é avaliar o relevo e o clima do Extremo Oeste. O estudo indica que o melhor período para plantar é entre maio e junho, com temperaturas de 20 graus “para baixo”. Na semana passada iniciam as colheitas. Os resultados serão apresentados nesta quinta-feira, a partir da uma e meia da tarde, na propriedade da família de ANICETO ESCHER, em Vista Alta.

Município possui cerca de 90 famílias que já produzem o alho. A extensionista da Epagri de Princesa, GRAZIELE SCHNOR afirma que ainda não há comércio formal, mas vários produtores vendem o excedente. Ela revela que os dados estão no censo agropecuário divulgado neste ano que aponta que os agricultores têm buscado alternativas de renda. A extensionista observa que o mercado pode ser lucrativo, mas o objetivo é gerar economia das famílias do meio rural. Uma pesquisa da Epagri feita em 383 propriedades do Extremo Oeste aponta que os alimentos para subsistência representam cerca de mil reais a menos de gastos em mercados a cada mês. GRAZIELE percebe que os estudos também auxiliam na indicação de variedades que se adaptam em cada propriedade. Quanto à mandioca o plantio ocorreu em setembro e a previsão de colheita é junho do ano que vem. Na oportunidade também serão comparados resultados de produtividade por hectares, qualidade das raízes, facilidade de descascar e principalmente o sabor.

Concurso Público de São José do Cedro será realizado no Colégio Cedrense e no Cemeg. A informação é do presidente da comissão do concurso, RAFAEL SANTIN. De acordo com ele, os integrantes da Ameosc e da comissão do Concurso Público estiveram em São José do Cedro e definiram que as provas devem acontecer no sábado em dois locais no centro municipal de educação Girassol e também no Colégio Cedrense que tem prédios próximos. O edital previa que as provas ocorreriam no apenas no Girassol, porém, como o número de inscritos foi muito grande, com mais de 700 candidatos, foi necessário buscar uma alternativa para realizar as provas do concurso e do teste seletivo num único dia. Os locais de cada prova, conforme o cargo do candidato inscrito sairá hoje.

Audiência pública discute inúmeros acidentes na SC-161. A Câmara de Vereadores de Romelândia realizou ontem uma audiência pública para discutir os inúmeros acidentes registrados no mesmo local deste que a via recebeu pavimentação e alterou o traçado original. O encontro contou com a participação do superintendente do Deinfra, LEONARDO MIOLA, e representantes da Policia Militar Rodoviária Estadual. Entre os pontos mais citados foram ações para diminuir os acidentes e a manutenção das pontes que estão no trecho. De acordo com o Sargento da PRE, FRIZZON, a maioria dos acidentes na rodovia foram causados pela falta de manutenção dos caminhões. Ele comentou que com a colocação de uma sinalização as ocorrências no trecho devem diminuir. O superintendente do Deinfra, LEONARDO MIOLA, comentou que foram instaladas duas lombadas físicas para diminuir a velocidade e uma terceira será colocada. Ele comenta que os pedidos feitos na audiência serão analisados e na medida do possível colocados em prática. Ele admite que o órgão está com poucos recursos, mas que ações emergenciais serão feitas ainda nesse ano.

Comissão de moradores do Bairro Jardim em São José do Cedro realiza reunião na câmara. O encontro aconteceu logo após a sessão de ontem com a presenta dos integrantes do grupo, de todos os vereadores, assessoria jurídica da prefeitura e da câmara, além da imprensa. O debate se prolongou por cerca de uma hora e sobre a situação da Unidade Prisional Avançada. Na semana passada vários vizinhos da cadeia apresentaram problemas que tem ocorrido. A comissão de moradores elencou pontos que serão questionados em uma futura audiência pública. Também foram elencadas autoridades que serão convidadas como o juiz corregedor, representantes do governo estadual e do Deap. O objetivo é definir regras para construções, retirada do lixo, evitar a superlotação e fugas. A proposta de ontem foi a destinação de outra área, mais ampla e fora do perímetro urbano para construção de uma nova Unidade Prisional. Por isso, a audiência deverá contar também com o poder público local e das comarcas atendidas.

Prefeito de Princesa busca recursos em Brasília. EDILSON VOLKWEIS, cumpre agenda de trabalho na capital federal entre hoje e quinta-feira. O objetivo da viagem é averiguar o andamento dos pedidos de convênios já encaminhados, bem como, buscar a liberação de novas emendas parlamentares. Ele destaca que é importante aproveitar o final deste ano para a busca de recursos, inclusive por que o governador de Santa Catarina e também do presidente da República são do mesmo partido que governa Princesa, o MDB. Segundo EDILSON, as indicações das emendas para o exercício financeiro do ano que vem ainda serão feitas até quinta-feira, pelos atuais parlamentares. O prefeito deve ir ainda ao Ministério do Turismo, do qual o município solicita 700 mil reais para a construção da praça, e ao ministério dos Esportes, onde está cadastrada uma proposta de 975 mil para a construção de um ginásio.

Ameosc promove neste mês o primeiro seminário dos municípios. O evento está confirmado para os dias 22 e 23 de novembro na câmara de vereadores de São Miguel do Oeste. De acordo com o presidente da associação, JORGE WELTER, um dos eixos temáticos do encontro será o meio ambiente e as dificuldades enfrentadas pelos municípios. Um dos debates será o diagnóstico sócio ambiental que as prefeituras precisam realizar. WELTER citou que os outros dois eixos são a inovação e o desenvolvimento econômico e sustentável dos municípios com palestras. O congresso terá um espaço para a apresentação das boas práticas das prefeituras nessas áreas. De acordo com JORGE, as prefeituras vão apresentar ações que já estão sendo promovidas no meio ambiente, turismo e inovação e desenvolvimento sustentável. Ele citou que o objetivo é trocar experiências. O congresso também vai prestar uma homenagem aos ex-presidentes da Ameosc que está completando 47 anos de atuação.

A Polícia Militar de SMOeste lançou a cerca de um mês a Rede Catarina de proteção a mulher. Uma das principais ações da rede é a patrulha Maria da Penha para o atendimento dos casos de violência contra a mulher, que representam o segundo maior índice de ocorrências atendidas em todo o estado. De acordo com a cabo da PM, JULIANA MACHADO, nestes primeiros 30 dias da implantação da Rede Catarina, foram atendidas 20 mulheres vítimas de violência doméstica com medida protetiva e três ofensores. A cabo afirma que a avaliação neste primeiro mês é positiva porque todas as mulheres aceitaram a ajuda e se mostraram receptivas. Além do atendimento inicial, a mulher com medida protetiva recebe nova visita da polícia para acompanhar a situação até que seja resolvida. JULIANA MACHADO lembra que a partir da expedição das medidas protetivas pelo juiz, a Rede Catarina passa a atuar na proteção e acompanhamento destas mulheres.

Destas 20 mulheres visitadas no primeiro mês da Rede Catarina, em alguns casos, o casal já havia se reconciliado, não havendo mais denúncias nem a necessidade da medida protetiva. A cabo destaca que quando da visita dos policiais as mulheres que haviam solicitado a proteção, é avaliado tanto o estado físico como comportamental da mulher para identificar se ela retomou a relação por vontade própria ou se foi coagida. Também houve situações identificadas pela PM, em que a mulher sofreu ameaças por mensagens ou telefone. A cabo JULIANA enfatiza que o foco da patrulha Maria da Penha é acompanhar vítimas com medidas protetivas, mas a PM já atuou na orientação de algumas que não tinham a medida. A patrulha também atua de forma preventiva, com palestras em empresas e escolas. Na comarca de SMOeste três policiais atuam no programa, que também será estendido para outras comarcas.

Agente do estacionamento digital é agredida em São Miguel do Oeste. A Polícia Militar atendeu ontem à tarde a mais uma ocorrência de lesão corporal envolvendo uma funcionária do rotativo. Este foi o quarto caso registrado nos últimos dois meses. Ao chegar ao local à guarnição dialogou com as partes. Segundo a funcionária do estacionamento, este foi seu primeiro dia de trabalho como monitora de trânsito e que um homem acabou a agredindo porque estava notificando os veículos irregulares. Ela percebeu que o agressor estava em visível estado de embriaguez. A mulher aparentemente não apresentava lesões, apenas uma vermelhidão no braço direito. Foi lavrado o Boletim de ocorrência e adotadas as medidas pertinentes ao caso.

Motorista capota veículo para evitar colisão na BR-282. O acidente aconteceu no final da tarde de ontem, por volta das 18 horas e 40 minutos, no trecho entre São Miguel do Oeste e Maravilha. Segundo o motorista da Sprinter de Iporã do Oeste, ele seguia sentido Maravilha quando outro veículo vinha na direção oposta ultrapassando em local proibido. Com isso, ele se obrigou a sair da pista para evitar a colisão frontal e acabou capotando. O homem não teve ferimentos e dispensou o socorro. A PRF realizou os levantamentos da ocorrência para identificar o outro automóvel que fugiu do local.

Um corpo foi encontrado boiando em meio a correnteza do Rio Uruguai, na última sext6a-feira, dia dois de novembro. Pilotos de barquinhos que fazem a travessia entre o município de Itapiranga, Santa Catarina e Barra do Guarita, Rio Grande do Sul. Os Bombeiros levaram o corpo até a margem, em Itapiranga. Informação preliminar da delegada DAIANA DA LUZ, relata perfuração no peito do homem. O laudo oficial do IML ainda não foi enviado para a Polícia Civil. Com a identificação do corpo o inquérito deve ser encaminhado para a delegacia de Sagrada Família para apurar as circunstância que ocorreu a morte ASTROVALDO DE SOUZA.

Identificado corpo encontrado no Rio Uruguai. Família já retirou o cadáver do IML de São Miguel do Oeste. A reportagem obteve informações com exclusividade. De acordo com a funerária da cidade gaúcha, o corpo de ASTROVALDO DE SOUZA já foi sepultado cidade de Sagrada Família/RS, próximo a Palmeira das Missões e aproximadamente 125 quilômetros de Itapiranga. O laudo oficial do Instituto Médico Legal ainda não foi divulgado. A delegada de polícia da comarca de Itapiranga, DAIANA DA LUZ, responsável pela investigação, confirmou a liberação do corpo do IML de São Miguel do Oeste.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.