ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 06/11/18

O tempo é de..... A previsão para as próximas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 31 graus. A mínima das últimas horas foi de 17 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a terça-feira em queda. O dólar paralelo está cotado em três reais e 70 centavos para a compra e três reais e 90 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 20 centavos para a compra e quatro reais e 50 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 10 centavos para a compra e 12 centavos para venda.

Um total de 82 pessoas, incluindo 79 estudantes adolescentes, foram sequestradas nesta segunda-feira no noroeste de Camarões. A região está mergulhada num conflito armado entre separatistas e as forças de segurança. Este tipo de sequestro é praticamente inédito em Camarões, diferentemente da vizinha Nigéria, onde o grupo extremista Boko Haram sequestrou 200 adolescentes de um internato em 2014.

O temido chefe do tráfico mexicano JOAQUÍN "EL CHAPO" GUZMÁN, acusado de liderar o maior cartel de drogas do planeta e de enviar mais de 155 toneladas de cocaína aos Estados Unidos durante 25 anos, começou a ser julgado nesta segunda-feira em Nova York. EL CHAPO, considerado o maior traficante do mundo depois da morte do colombiano PABLO ESCOBAR, será julgado por 11 crimes de tráfico e distribuição de drogas, posse de armas e lavagem de dinheiro. Caso seja condenado, ele pode receber prisão perpétua.

Os americanos vão às urnas nesta terça-feira para as eleições de meio de mandato, nas quais irão definir uma nova Câmara, um terço do Senado e mais de 75 por cento de seus governadores. A votação tem clima de referendo sobre o presidente DONALD TRUMP, que completa em breve dois anos na Casa Branca. A campanha esteve marcada por dois violentos incidentes: o envio de pacotes com explosivos a proeminentes líderes democratas e o massacre em uma sinagoga em Pittsburgh, onde morreram 11 pessoas.

Os advogados do ex-presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA entraram com um pedido no Supremo Tribunal Federal, nesta segunda-feira, para que a Corte anule a sentença que condenou o ex-presidente. A defesa de Lula insiste na tese de que MORO atuou de forma parcial durante a condução do caso. O novo pedido tenta mostrar aos ministros do STF novos indícios de que o juiz agiu para tentar impedir a candidatura de LULA e também a vitória do PT nas eleições. Para isso, eles citam uma entrevista do vice-presidente eleito, general HAMILTON MOURÃO, afirmando que se encontrou com MORO durante a campanha, para tratar sobre o convite para que o magistrado assuma o Ministério da Justiça, em 2019.

O governo federal publicou na tarde desta segunda-feira, em edição extra do Diário Oficial da União, uma lista com 27 nomes de indicados pelo presidente eleito JAIR BOLSONARO para compor a transição presidencial. O grupo será coordenado pelo deputado federal ONYX LORENZONI e terá salários que variam de dois mil e 500 a 16 mil reais. O grupo realizou ontem a primeira reunião técnica de trabalho, na sede do Centro Cultural do Banco do Brasil, na capital federal. No encontro, foram definidos os grupos de trabalho temáticos, que serão divididos em 10 eixos.

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro DIAS TOFFOLI, recebe às dez hora da manhã desta quarta-feira, no salão nobre do STF, o presidente eleito JAIR BOLSONARO. O presidente eleito chegou a Brasília nesta terça-feira para iniciar os trabalhos de equipe de transição de governo. BOLSONARO deverá permanecer em Brasília até quinta-feira. Além de TOFFOLI, ele deverá se reunir com os presidentes da Câmara, RODRIGO MAIA; do Senado, EUNÍCIO OLIVEIRA; e com o presidente da República, MICHEL TEMER. BOLSONARO voltou a defender a aprovação de “alguma coisa” da reforma da previdência ainda neste ano.

A Câmara de Vereadores de Florianópolis aprovou, em primeira votação na tarde desta segunda-feira, o projeto de lei complementar que estabelece o livre horário para o comércio na cidade. O texto da matéria passará por outra votação na sessão plenária de terça-feira. Atualmente, a legislação permite que os estabelecimentos comerciais funcionem das sete da manhã as dez da noite, durante a semana, e das sete as oito, aos sábados. Além disso, a lei atual prevê exceções para a abertura de lojas aos domingos, mas com pagamento de taxa extra. Agora, os próprios empresários escolherão o melhor horário de funcionamento.

O número de mortes por gripe A em 2018 superou o de 2017 em Santa Catarina. A maioria das vítimas não se atentou para a necessidade da vacina. O vírus nunca para de circular, independentemente da época do ano. Em todo o ano de 2017, 39 pessoas morreram com a doença. Em 2018, até esta segunda, foram 55. Um aumento de 41 por cento. Entre essas pessoas que morreram por conta da gripe, um aspecto chama a atenção: 80 por cento delas tinham alguma doença crônica e, mesmo fazendo parte do chamado grupo de risco, não se vacinaram.

A Câmara de Vereadores de Urubici, na Serra catarinense, abriu uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar o prefeito da cidade, ANTONIO ZILLI do PSDB. Segundo a Câmara, a suspeita é que ele tenha desviado 90 mil para pagar custos de um evento do filho dele. O prefeito não havia sido notificado pelo Legislativo até esta segunda-feira e negou as acusações. Em nota, a administração municipal diz “que todos os pontos serão esclarecidos de forma transparente respeitando cada fase e a comunidade como um todo. A CPI tem 90 dias para concluir o processo, que pode culminar na cassação do mandato do prefeito.

Núcleos da Acislo participam de evento de atualização e apresentação de novidades. A informação é de ANA PAULA TAVARES - consultora de núcleos da Acislo, de São Lourenço do Oeste. Conforme ela, o evento aconteceu na Associação Empresarial de São Lourenço do Oeste. Empresários ligados aos núcleos de Imobiliárias, Moveleiros e Construtoras, juntamente com seus quadros, participaram de um evento informativo realizado pela empresa lourenciana Casa do MDF.

Atualização e apresentação de novidades além de aproximar as empresas, oportuniza debate e repasse de informações sobre duas linhas de produtos: MDF e piso laminado. Segundo a consultora, ao longo da conversa, empresários e profissionais conheceram as novidades e as tecnologias disponíveis no mercado. De acordo com ANA, objetivo é trazer mais informações. Na avaliação dela, foi uma experiência positiva, pois foi possível dialogar e trazer informações técnicas e de mercado para quem no dia a dia trabalha com esses produtos e faz o relacionamento com o cliente final.

Empresários e equipes aprimoram conhecimentos sobre os produtos. Segundo a consultora de núcleos da Acislo, ANA PAULA TAVARES, foi uma experiência positiva, e esse é o papel da Acislo. Conta que como está em contato com todos os núcleos, as vezes é possível conciliar as demandas e fazer eventos em parceria, como foi esse com os três núcleos. A ideia é que novas oportunidades, com outros núcleos e assuntos sejam pautados.

Cada empresa preserva suas questões estratégicas. Apesar disso, a consultora de núcleos diz que o grupo é para debater demandas e necessidades e encurtar caminhos. No final do evento, todos foram recepcionados na chácara da empresa Casa do MDF para um jantar de confraternização. Na oportunidade, empresários e equipes puderam dialogar e trocar experiências.

Abertas matrículas para rede municipal de ensino. PAULA TONIAL- Secretária de Educação de Campo Erê, salienta que o período de matrículas e rematrículas iniciaram hoje e vão até o final do mês de novembro. PAULA informa que os pais devem estar levando no momento da matrícula os documentos pessoais deles e dos filhos, carteira de vacinação da criança e cartão do bolsa família se forem beneficiários.

Pais podem se dirigir com tranquilidade para fazer matrículas. PAULA TONIAL afirma que há vagas para a rede municipal de ensino. Salienta que foram registradas filas nos dias que antecederam as matrículas, mas por particularidades dos responsáveis. A secretária ressalta que isso aconteceu porque os pais tem preferência por algum turno, professor ou turma.Mas garante que o município não tem falta de vagas para crianças a partir dos 03 anos

Matrículas da rede estadual para 2019 iniciam dia 19. Quem lembra é a diretora de Gestão da Rede Estadual, da ADR de Maravilha MARILENE PACHECO. Frisa que a Secretaria de Estado da Educação divulgou as datas de matrículas para o próximo ano letivo. O primeiro período será de 19 até 23, agora de novembro. A unidade escolar deve ser escolhida pelos critérios de zoneamento, sendo a mais próxima da residência do aluno ou do trabalho dos responsáveis legais.

Expectativa é receber cerca de 100 mil novos alunos nas mil e 73 unidades escolares. Isso, comenta a diretora em todas as modalidades no ensino fundamental e médio ofertadas pela rede. Ressalta ainda que haverá um segundo momento para a realização das matrículas, que ocorre entre quatro e sete de fevereiro. MARILENE, frisa que é muito importante que as matrículas sejam realizadas no primeiro período devido ao planejamento das escolas, bem como a organização do quadro de profissionais para atender a demanda.

Documentos são necessários para fazer a matrícula. A diretora de Gestão da Rede Estadual, da ADR de Maravilha MARILENE PACHECO, lembra que os pais ou responsáveis devem apresentar os documentos: Certidão de Nascimento; Carteira de Identidade; Atestado de Frequência com indicação da etapaano em 2018 ou histórico escolar; Comprovante de residência atualizado, até três meses anteriores a matrícula; Uma foto 3x4; Carteira de vacinação, para os estudantes do Ensino Fundamental e Fotocópia do CPF dos pais ou responsáveis.

Para realizar a matrícula no ensino fundamental é necessário a criança ter seis anos até 31 de março de 2019. Quem explica é a diretora de gestão da Gered. Segundo ela, já na Educação de Jovens e Adultos, o interessado para o ensino fundamental deverá ter 15 anos completos até o ato da matrícula e 18 anos para o ensino médio.

Secretaria organiza mais uma edição da feira do peixe. O responsável pela pasta em São Bernardino ADEMIR CIMA, destaca que essa ação é uma promessa de campanha que vem sendo desenvolvida. Não só a feira do peixe, mas também de outros produtos da agricultura familiar. O evento acontece nesta sexta-feira.

Epagri tem ação diferenciada para agricultores nesta semana. GILBERTO LAMAISON – extensionista da Epagri de Santa Terezinha do Progresso, relata que juntamente com a Secretaria de Agricultura do município, convida a todos para uma prática de higiene na ordenha e qualidade do leite. Ação acontece amanhã às 14 horas na comunidade de Mundo Novo, na propriedade de MARINA GRAZIANE e AILTON ELI.

Epagri sempre busca palestras voltadas a produção leiteira. O extensionista comenta que como Santa Terezinha do Progresso tem bastante agricultores que tem como principal atividade o leite, é importante que trazer temas relacionados. Além disso, GILBERTO, cita que ações assim auxiliam ainda os produtores a evitar alguns tipos de doenças nos animais.

Prefeito lamenta falta de apoio ao projeto de construção do centro de evento. DEONIR FERRONATO, confirma que a câmara municipal rejeitou a proposta para construção do prédio, que segundo ele, era um desejo de vários anos para Saltinho. Para o chefe do executivo, não havia motivo para o legislativo rejeitar o projeto. FERRONATO acrescenta que tem vereador que age por interesse político e não para população. Individualmente, frisa o prefeito, os vereadores se colocaram a favor da proposta, o que não se confirmou na hora de votar.

A importância de um centro de evento para Saltinho. O prefeito destaca que se os vereadores tivessem votado a favor, haveria uma quadra esportiva. A atual foi construída a 30 anos, pertence ao estado e além de tudo está condenada. DEONIR enfatiza que tem mais de 200 alunos municipais e estaduais que não podem participar de campeonatos por falta de local. O centro de evento poderia acomodar academia e grupos de dança e música. Seria fundamental, ainda para palestras e reuniões da prefeitura, CDL e cooperativas e outras entidades.

Investimentos da prefeitura nunca comprometeram ou iriam comprometer o município. Quem garante é o prefeito FERRONATO. Ele explica que a construção do centro de evento iria custar 2 milhões e 500 mil reais. A prefeitura iria buscar no banco 1 milhão e 300 mil, com juro de 340 mil reais. O restante os cofres públicos dispõe. O prefeito faz um desabafo e diz que a população deve pensar muito em qual vereador vai eleger. Hoje, na sua opinião, está havendo muito ciúme e inveja na câmara de Saltinho.

Polícia cumpre mandado de prisão. A equipe estava em horário de almoço quando verificou que uma das pessoas que ali estavam, tinha mandado de prisão em aberto. A PM, esperou para que o mesmo terminasse sua refeição para aborda-lo. Após constatado o mandado a seu desfavor, ele recebeu voz de prisão e foi encaminhado até a Subdivisão para procedimentos.

Polícia prende duas pessoas por receptação. A Polícia Civil de Santa Catarina, através da Divisão de Investigação Criminal, a DIC de São Lourenço do Oeste, efetuou ontem a prisão em flagrante de dois jovens um de 19 e outro de 18 anos, pelo crime de receptação. Conforme a Polícia Civil, houve a denúncia de que uma motocicleta havia sido furtada em Novo Horizonte, no fim de semana, e estaria transitando nos arredores do bairro São Francisco, em São Lourenço do Oeste.

A PC efetuou diligências no sentido de verificar a informação e logrou êxito em abordar um dos jovens pilotando a moto. A HondaCG Titan 125 furtada já estava com a placa, chassi e carenagem adulterados. O jovem também estava com uma chave “mixa” e recebeu voz de prisão. Ainda de acordo com a Polícia Civil, com as informações dadas pelo preso, foi dado prosseguimento as diligências e foi recuperada, em uma residência no bairro São Francisco, a motocicleta YBR 125K furtada em Jupiá também no fim de semana. O veículo também estava com a placa e o chassi adulterados.

Ainda, em um segundo local indicado pelo preso, foi encontrada a carenagem original da moto HondaCG que havia sido desmontada. Por esse motivo foi autuado em flagrante por receptação o morador do local. As motocicletas foram recolhidas e aguardam a realização de perícia técnica. Os presos foram encaminhados ao Presídio Regional de Xanxerê e permanecem à disposição da Justiça.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora da Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.