ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco sábado 06 10 2018

-RAQUEL DODGE PEDE NOVA PRORROGAÇÃO DO INQUÉRITO DOS PORTOS

-ÓRGÃOS DE SEGURANÇA VÃO TRABALHAR EM CONJUNTO NA ELEIÇÃO EM SC

-MAIS DE 30 MIL ELEITORES VÃO AS URNAS NESTE DOMINGO NO MUNICÍPIO

-MINISTÉRIO PÚBLICO FAZ ALERTA PARA CONDUTAS PROIBIDAS NO DIA DA VOTAÇÃO

-COBERTURA ESPECIAL DA PEPERI NA ELEIÇÃO COMEÇA AS OITO HORAS

-HOMEM É PRESO SACANDO DINHEIRO COM CARTÃO FURTADO

-POLÍCIA CIVIL INVESTIGA SUSPEITA DE RACHAS ENTRE CARROS NA WILLY BARTH

O tempo é de..... A previsão para as próximas é de nebulosidade variável. A temperatura pode chegar a 21 graus. A mínima das últimas horas foi de 12 graus.

A Bolsa de Valores de São Paulo fechou a sexta-feira em queda. O dólar paralelo está cotado em três reais e 85 centavos para a compra e quatro reais para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 80 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 10 centavos para a compra e 11 virgula cinco centavos para venda. As informações são de uma casa de câmbio de Dionísio Cerqueira.

O ex-presidente da Coreia do Sul LEE MYUNG-BAK foi condenado nesta sexta-feira a 15 anos de prisão por suborno, peculato e abuso de poder. Ele terá de pagar uma multa de cerca de 11 milhões e 500 mil de dólares por vários crimes de corrupção. LEE sempre negou as acusações e afirmou que o processo é uma manobra vingativa do atual presidente sul-coreano. A empresa suspeita de ter dado dinheiro ao ex-presidente também nega a acusação.

A criação de vagas de trabalho nos Estados Unidos desacelerou com força em setembro provavelmente porque o furacão Florence prejudicou os setores de restaurantes e varejo, mas a taxa de desemprego caiu para três vírgula sete por cento, a menor desde dezembro de 1969. O relatório mensal de emprego do Departamento de Trabalho, divulgado nesta sexta-feira, também mostrou aumento constante dos salários. Foram criadas 134 mil vagas de empregos fora do setor agrícola no mês passado, o menor número em um ano.

A Venezuela criou nesta sexta-feira uma polícia imigratória e anunciou que taxas de emissão de passaportes serão pagas com a criptomoeda petro, criada pelo governo, a partir do próximo mês. A vice-presidente DELCY RODRÍGUEZ não deu uma explicação para a criação da nova força ou deu detalhes sobre sua estrutura. Soldados da Guarda Nacional atualmente supervisionam segurança nas fronteiras. A polícia imigratória vai guardar os 72 portos de entrada que existem nas fronteiras.

O Ministério Público Federal apresentou esta quinta-feira a Justiça Federal em Brasília quatro denúncias relacionadas às investigações da Operação Cui Bono, que apura irregularidades em operações da Caixa Econômica Federal em troca de pagamento de propina. Entre os denunciados estão o ex-ministro GEDDEL VIEIRA LIMA, os ex-deputados e presidentes da Câmara EDUARDO CUNHA e HENRIQUE EDUARDO ALVES, o operador LÚCIO FUNARO e o ex-vice presidente da Caixa FÁBIO CLETO. Eles são acusados dos crimes de corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro.

Em manifestação encaminhada nesta sexta-feira ao Supremo Tribunal Federal, a procuradora-geral da República, RAQUEL DODGE, pediu a prorrogação por mais 15 dias das investigações do inquérito dos Portos. O pedido será analisado pelo relator do caso, ministro LUÍS ROBERTO BARROSO. A procuradora-geral da República também concordou com um pedido da defesa do presidente MICHEL TEMER para que o ex-ministro dos Transportes MAURÍCIO QUINTELLA LESSA seja ouvido pela Polícia Federal. O prazo para a conclusão das investigações do inquérito dos Portos já foi prorrogado quatro vezes.

A primeira rodada da identificação de indícios de irregularidades do financiamento das Eleições 2018 apontou 12 mil 172 casos de inconsistência em doações e gastos de campanha. O levantamento foi realizado pelo Tribunal de Contas da União com base na movimentação declarada à Justiça Eleitoral. A amostragem englobou os dados disponíveis até o dia 29 de setembro e totalizou o valor de 42 milhões 338 mil reais. Entre os casos identificados encontram-se, por exemplo, doadores inscritos no programa Bolsa Família, desempregados, parentes de candidatos e até mesmo mortos. Até 30 de setembro, os registros indicavam que o financiamento público correspondia a 78 por cento dos gastos.

A FCDL lançou nesta semana um serviço on-line para aproximar candidatos das oportunidades de emprego disponíveis no mercado da empresasa. O CDL Empregos é um balcão virtual de vagas está disponível 100 por cento gratuito. A plataforma permite o anúncio de vagas pelos mais de 40 mil associados e a candidatura a emprego, de forma gratuita por parte da comunidade em geral. O serviço está disponível pelo site cdlempregos.cdl-sc.org.br. O presidente da federação, IVAN TAUFFER o objetivo é aproximar a necessidade mão de obra dos associados e candidatos a emprego.

Em Santa Catarina, 45 por cento dos valores do Fundo Especial de Financiamento de Campanha são destinados a candidatos à reeleição para deputado federal. Em todo o país, o Fundo, criado no ano passado, custa cerca de um bilhão e 700 milhões de reais para ajudar na manutenção das candidaturas em todo o país. Com a proibição de doação de empresas privadas para financiar as campanhas eleitorais, um dos objetivos do fundo público era garantir a democratização das candidaturas. Na prática, tem havido favorecimento de quem já exercia o cargo para o qual concorre novamente.

Os órgãos de segurança de Santa Catarina vão trabalhar de forma integrada com a Justiça Eleitoral no pleito do próximo domingo. Representantes das polícias Civil, Militar, Rodoviária Federal e Militar Rodoviária, do Corpo de Bombeiros, Instituto Geral de Perícias e mais seis entidades estarão reunidos no Centro Integrado de Gestão de Riscos e Desastres em Florianópolis. A central de segurança também terá representantes do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina. O governo do estado explicou que, com a integração, todos as ocorrências serão comunicadas em tempo real em um sistema. Dessa forma, o trabalho de contenção do problema será mais agilizado.

O Projeto Semear será lançado oficialmente para a comunidade na noite deste sábado. O evento está marcado para as sete horas da noite no Clube Comercial. Na oportunidade, os organizadores vão realizar um festival de massa ao preço de 25 reais. O recurso obtido com o jantar será usado nas ações do Semear. O projeto leva reforço escolarpara crianças carentes da Comunidade Vila Nova Dois no município.

Serão abertas nesta segunda-feira as inscrições para o processo seletivo simplificado emergencial da prefeitura de São Miguel do Oeste para o cargo de técnico em enfermagem. Os interessados podem efetuar a inscrição até a quarta-feira na Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas e Transparência. De acordo com a diretora de Desenvolvimento de Pessoas, LEILA FILIMBERTI, a Comissão do processo seletivo vai avaliar a qualificação profissional e o tempo de experiência para o preenchimento da vaga. Para participar é preciso ter o ensino médio completo e curso profissionalizante de técnico em enfermagem. O resultado será divulgado no dia 15 de outubro no site da prefeitura.

Representantes das Associações de Pais e Professores das 23 escolas, pré-escolas e creches de São Miguel do Oeste receberam nesta semana os comprovantes da transferência de valores da prefeitura. A entrega foi feita durante reunião realizada no auditório da Secretaria Municipal de Educação. Os valores repassados para as APPs foram definidos conforme o número de alunos de cada instituição. As entidades receberam entre sete e 15 mil reais. No total, foram distribuídos 227 mil para as APPs das escolas do município.

Os recursos destinados para as associações de pais e professores servirão para pequenos consertos, cortes de grama e troca de lâmpadas nas escolas. De acordo com a secretária de Educação, ROSANI PELISSARI, esses serviços ficarão com custo mais baixo e a execução será mais ágil do que se o trabalho fosse feito pela secretaria de Educação. Ela disse que o município precisa seguir um processo licitatório demorado e de custos mais elevados para os mesmos serviços. ROSANE ressaltou que o objetivo é descentralizar estes recursos para que sejam investidos da melhor forma possível.

Esta foi a primeira vez que um repasse desta natureza foi feito às APPs das escolas municipais de São Miguel do Oeste. A afirmação é do prefeito WILSON TREVISAN. Ele explicou que o projeto de lei autorizando a transação foi aprovado este ano, mas levou alguns meses até que pudesse ser efetivado, devido a questões burocráticas. A partir do ano que vem, os repasses devem ocorrer até o final do mês de abril, beneficiando quase quatro mil e 500 crianças e adolescentes que são atendidos nas unidades escolares do município.

As urnas eletrônicas estão configuradas, testadas e prontas para a eleição de amanhã nos municípios da quadragésima quinta zona eleitoral. A garantia é do chefe do cartório da quadragésima quinta zona eleitoral, ANGELO PASQUALE. De acordo com ele, os aparelhos são do modelo 2015, o que diminui o risco de problemas técnicos. Para a votação de amanhã, o cartório tem sete técnicos urnas que estarão prontos para atender qualquer problema. PASQUALE disse além do cartório de São Miguel do Oeste, a justiça eleitoral vai montar duas bases em Descanso e Bandeirante para facilitar o deslocamento dos técnicos em caso de eventuais problemas com as urnas no dia da votação.

19 mil urnas eletrônicas vão ser usadas na eleições deste domingo em Santa Catarina. Nos municípios que formam a quadragésima quinta zona eleitoral são 132 urnas e mais 16 de reserva. De acordo com o chefe do cartório eleitoral da zona 82, que também tem sede em São Miguel do Oeste, ALEX GONÇALVES, os equipamentos passaram por um amplo processo de verificação e testes. Ele explicou que os sistema é usado há 22 anos e nunca houve um problema de fraude ou violação da urna. GONÇALVES disse que o equipamento tem mais de 30 pontos de segurança, desde a captação até a transmissão dos votos para o TRE.

A Reunidas fará o transporte das urnas eletrônicas até o locais de votação no próximo sábado a partir da uma hora da tarde de hoje. De acordo com o chefe do cartório eleitoral, ANGELO PASQUALE, a empresa venceu a licitação e terá a tarefa de distribuir e recolher os equipamentos depois da votação. Para este ano, foram montadas dez rotas para a entrega das urnas para os 32 locais de votação. O delegado de prédio será responsável por receber e guardar o material. No domingo, a empresa vai trabalhar com dois sistemas de transporte. A partir das cinco da tarde, uma equipe vai usar motos para recolher o pen drive com os resultados da votação a fim de levar o material com mais rapidez para o cartório eleitoral. Depois, os caminhões vão recolher as urnas eletrônicas.

Os primeiros pen drives com os votos das urnas eletrônicas devem começar a chegar por volta das cinco e meia da tarde na cartório eleitoral de São Miguel do Oeste. A projeção é do chefe do cartório, ANGELO PASQUALE. Ele disse que a justiça pediu calma e atenção para os presidentes de mesa em relação ao encerramento da votação. A expectativa do cartório é fechar a geração dos votos para o TRE em menos de duas horas. Ele ressaltou que os resultados para presidente só serão liberados das sete horas da noite em razão do fuso horário e da votação em outros estados. Os boletins de urna com os votos de todas as seções ficarão expostos no estúdio de vidro do prédio da Rede Peperi de Comunicação.

A votação de amanhã nos municípios da quadragésima quinta zona eleitoral vai mobilizar cerca de 600 pessoas que vão trabalhar em 34 locais de votação. São mesários, auxiliares, servidores da justiça e técnicos de urna envolvidos com o processo de captação dos votos do eleitor. Os mesários que vão trabalhar no domingo passaram por mais de uma capacitação. São 528 mesários. A zona eleitoral número 45 é composta pelos municípios de Bandeirante, Descanso, Belmonte, Santa Helena e São Miguel do Oeste. Eles devem estar as sete horas nos locais de votação para organizar a seção para votação dos eleitores.

Ao todo, são 45 mil eleitores nos cinco municípios da quadragésima quinta zona eleitoral. Em São Miguel do Oeste, maior colégio eleitoral da região, são 30 mil 841eleitores, 16 locais de votação e 86 seções eleitorais. O juiz eleitoral MARCIO CRISTOFOLLI disse hoje na Peperi que os eleitores devem levar uma cola com os números dos candidatos, já que são seis votos. O juiz comentou que o mais importante, neste momento, é votar com a consciência e escolher o candidato que mais representa o pensamento do eleitor.

A eleição geral deste ano transcorreu de forma tranquila e com poucos registros de crimes eleitorais. A avaliação é do promotor eleitoral, MAICON HAMMES. De acordo com ele, apenas duas denúncias de crimes eleitorais foram registradas na região. Uma delas foi sobre a distribuição irregular de propaganda com a imagem do ex-presidente LULA. O outro caso foi de um outdoor com dimensões fora do padrão do candidato BOLSONARO. Nas duas situações, os responsáveis foram notificados a recolher o material.

Para o dia da votação, o Ministério Público Eleitoral tem algumas preocupações, entre elas, o transporte ilegal de eleitores, a boca de urna e a concentração de eleitores com identificação dos candidatos nas proximidades dos locais de votação. O promotor MAICON HAMMES disse que a lei permite apenas a manifestação individual e silenciosa do vota. O eleitor também não pode entrar com celular na cabine de votação e também não pode identificar em quem votou na hora de assinar a lista de votação.

A Polícia Federal também vai ter uma atuação especial na eleições deste domingo no extremo-oeste. De acordo com o escrivão da PF, FRANCINALDO DIAS DE LIMA, o objetivo da instituição é acompanhar a votação na maioria das cidades de Santa Catarina. Ele disse que o efetivo da polícia é reduzido, mas mesmo a PF vai circular pelos municípios da região. LIMA confirmou que uma equipe estará na região da quadragésima quinta zona eleitoral e outra vai cobrir os municípios da octogésima segunda zona eleitoral. A Polícia Federal vai dar apoio a Polícia Civil e também a Polícia Militar, além de fiscalizar crimes como boca de urna e transporte irregular de pessoas.

Os municípios que formam a décima terceira região da Polícia Civil terão restrição de venda de bebida alcoólica neste domingo, dia da eleição. A proibição começa as seis horas da manhã e segue até as seis horas da tarde e abrange uma área de até 500 metros dos locais de votação. A restrição está na portaria emitida pela delegacia regional da Polícia Civil. A normativa deixa a cargo de cada delegado de polícia a análise de eventos e eventuais suspensão de alvarás que autorizam o funcionamento de bares, botequins e boates nos dias que antecedem a eleição. A medida vale para São Miguel do Oeste e mais de 25 municípios da região.

A Peperi vai realizar a cobertura completa da eleição a partir das oito horas da manhã deste domingo. A reportagem vai acompanhar a movimentação dos eleitores, o trabalho da justiça eleitoral e todos os detalhes da votação nos municípios do extremo-oeste. As cinco horas da tarde teremos a divulgação da votação nas principais sessões eleitorais e o acompanhamento da apuração dos votos. A cobertura terá ainda entrevistas com os eleitos na noite de domingo. Além das informações pelo rádio, o portal da Peperi terá fotos e vídeos do pleito.Mais de 50 profissionais estarão envolvidos na cobertura da eleição.

A Polícia Civil e a Polícia Rodoviária Federal acompanharam o trabalho do Instituto Geral de Perícias realizado nesta sexta-feira na Avenida Willy Barth. De acordo com o delegado regional, ADRIANO BINI, o objetivo foi esclarecer as circunstâncias de possíveis “rachas” praticados por motorista na avenida. O trabalho da Polícia Civil foi coordenado pelo delegado da comarca, CLAUDIR STANG. A prática gera uma situação de perigo aos condutores e demais usuários da rodovia. A multa de trânsito por fazer “racha” em via pública é considerada gravíssima e o valor é de dois mil 934 reais.

A Polícia Civil de São Miguel do Oeste abriu inquérito para investir um caso suspeito de racha na avenida Willy Barth. No início de agosto, a polícia registrou um acidente envolvendo um veículo que colidiu contra um poste de energia elétrica da Celesc. O prejuízo foi de aproximadamente 17 mil reais reais. A PRF recebeu informações de que o veículo acidentado estaria disputando um racha em via pública e o caso foi encaminhado para a Polícia Civil. O delegado responsável pelo caso fez o levantamento das imagens de câmeras de monitoramento do local. A fato ainda está sob investigação.

Um homem foi preso usando um cartão de banco furtado nesta sexta-feira no centro de São Lourenço do Oeste. A vítima, um homem de 36 anos estava na agência conversando com o gerente para cancelar o cartão que havia perdido. Neste momento, o funcionário do banco, constatou que alguém estaria no terminal utilizando o cartão do cliente para saque. Um policial de folga, que estava no banco naquela hora, abordou o suspeito. Em revista pessoal foi encontrado o cartão furtado, bem como a senha e o valor em dinheiro sacado. O suspeito de 22 anos é colega de trabalho de trabalho da vítima. Os envolvidos foram encaminhados a delegacia de polícia.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.