ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 06/10/18

O tempo é de..... A previsão para as próximas é de nebulosidade variável. A temperatura pode chegar a 21 graus. A mínima das últimas horas foi de 12 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar ... é por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo fechou a sexta-feira em queda. O dólar paralelo está cotado em três reais e 85 centavos para a compra e quatro reais para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 80 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 10 centavos para a compra e 11 virgula cinco centavos para venda. As informações são de uma casa de câmbio de Dionísio Cerqueira.

O ex-presidente da Coreia do Sul LEE MYUNG-BAK foi condenado nesta sexta-feira a 15 anos de prisão por suborno, peculato e abuso de poder. Ele terá de pagar uma multa de cerca de 11 milhões e 500 mil de dólares por vários crimes de corrupção. LEE sempre negou as acusações e afirmou que o processo é uma manobra vingativa do atual presidente sul-coreano. A empresa suspeita de ter dado dinheiro ao ex-presidente também nega a acusação.

A criação de vagas de trabalho nos Estados Unidos desacelerou com força em setembro provavelmente porque o furacão Florence prejudicou os setores de restaurantes e varejo, mas a taxa de desemprego caiu para três vírgula sete por cento, a menor desde dezembro de 1969. O relatório mensal de emprego do Departamento de Trabalho, divulgado nesta sexta-feira, também mostrou aumento constante dos salários. Foram criadas 134 mil vagas de empregos fora do setor agrícola no mês passado, o menor número em um ano.

A Venezuela criou nesta sexta-feira uma polícia imigratória e anunciou que taxas de emissão de passaportes serão pagas com a criptomoeda petro, criada pelo governo, a partir do próximo mês. A vice-presidente DELCY RODRÍGUEZ não deu uma explicação para a criação da nova força ou deu detalhes sobre sua estrutura. Soldados da Guarda Nacional atualmente supervisionam segurança nas fronteiras. A polícia imigratória vai guardar os 72 portos de entrada que existem nas fronteiras.

O Ministério Público Federal apresentou esta quinta-feira a Justiça Federal em Brasília quatro denúncias relacionadas às investigações da Operação Cui Bono, que apura irregularidades em operações da Caixa Econômica Federal em troca de pagamento de propina. Entre os denunciados estão o ex-ministro GEDDEL VIEIRA LIMA, os ex-deputados e presidentes da Câmara EDUARDO CUNHA e HENRIQUE EDUARDO ALVES, o operador LÚCIO FUNARO e o ex-vice presidente da Caixa FÁBIO CLETO. Eles são acusados dos crimes de corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro.

Em manifestação encaminhada nesta sexta-feira ao Supremo Tribunal Federal, a procuradora-geral da República, RAQUEL DODGE, pediu a prorrogação por mais 15 dias das investigações do inquérito dos Portos. O pedido será analisado pelo relator do caso, ministro LUÍS ROBERTO BARROSO. A procuradora-geral da República também concordou com um pedido da defesa do presidente MICHEL TEMER para que o ex-ministro dos Transportes MAURÍCIO QUINTELLA LESSA seja ouvido pela Polícia Federal. O prazo para a conclusão das investigações do inquérito dos Portos já foi prorrogado quatro vezes.

A primeira rodada da identificação de indícios de irregularidades do financiamento das Eleições 2018 apontou 12 mil 172 casos de inconsistência em doações e gastos de campanha. O levantamento foi realizado pelo Tribunal de Contas da União com base na movimentação declarada à Justiça Eleitoral. A amostragem englobou os dados disponíveis até o dia 29 de setembro e totalizou o valor de 42 milhões 338 mil reais. Entre os casos identificados encontram-se, por exemplo, doadores inscritos no programa Bolsa Família, desempregados, parentes de candidatos e até mesmo mortos. Até 30 de setembro, os registros indicavam que o financiamento público correspondia a 78 por cento dos gastos.

A FCDL lançou nesta semana um serviço on-line para aproximar candidatos das oportunidades de emprego disponíveis no mercado da empresasa. O CDL Empregos é um balcão virtual de vagas está disponível 100 por cento gratuito. A plataforma permite o anúncio de vagas pelos mais de 40 mil associados e a candidatura a emprego, de forma gratuita por parte da comunidade em geral. O serviço está disponível pelo site cdlempregos.cdl-sc.org.br. O presidente da federação, IVAN TAUFFER o objetivo é aproximar a necessidade mão de obra dos associados e candidatos a emprego.

Em Santa Catarina, 45 por cento dos valores do Fundo Especial de Financiamento de Campanha são destinados a candidatos à reeleição para deputado federal. Em todo o país, o Fundo, criado no ano passado, custa cerca de um bilhão e 700 milhões de reais para ajudar na manutenção das candidaturas em todo o país. Com a proibição de doação de empresas privadas para financiar as campanhas eleitorais, um dos objetivos do fundo público era garantir a democratização das candidaturas. Na prática, tem havido favorecimento de quem já exercia o cargo para o qual concorre novamente.

Os órgãos de segurança de Santa Catarina vão trabalhar de forma integrada com a Justiça Eleitoral no pleito do próximo domingo. Representantes das polícias Civil, Militar, Rodoviária Federal e Militar Rodoviária, do Corpo de Bombeiros, Instituto Geral de Perícias e mais seis entidades estarão reunidos no Centro Integrado de Gestão de Riscos e Desastres em Florianópolis. A central de segurança também terá representantes do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina. O governo do estado explicou que, com a integração, todos as ocorrências serão comunicadas em tempo real em um sistema. Dessa forma, o trabalho de contenção do problema será mais agilizado.

Secretaria de Educação tem programação especial para crianças. Segundo a responsável pela pasta PAULA TONIAL, durante a semana diversas ações são feitas para comemorar o dia da Criança. Teve apresentação da Turma Nosso Amiguinho, no Centro de Eventos. Todos os alunos da rede municipal participaram deum show educativo com a Turma Nosso Amiguinho.

O tema da apresentação da Turma Nosso Amiguinho é Hiperconectados. Conforme a secretária, a peça teve objetivo de orientar os alunos sobre os benefícios e perigos do excesso do uso da internet, principalmente com jogos online, sites de relacionamentos e outros. Foi um momento importante, pois, trouxe uma mensagem de alerta às crianças sobre os perigos e o quanto isso influencia nos estudos tanto físico, quanto mental e psicológico

A Turma Nosso Amiguinho está no mercado há mais de 66 anos. Ela conta com a participação de seis personagens que cantam e ao mesmo tempo transmitem uma mensagem descontraída, interativa, informativa e educativa. De acordo com a secretária, é importante promover este tipo de evento, pois propicia a socialização entre as escolas, além de ser uma forma diferente de abordar os perigos da internet com os alunos.

CEI Odila desenvolve projeto laboral que visa o bem-estar no ambiente escolar. Quem comenta é a diretora do Centro de Educação Infantil MARINÊS DEBIASI. Segundo ela, com objetivo de promover a qualidade de vida e o bem-estar de toda a comunidade escolar, foi implantando o Projeto Laboral Bem-Estar. As atividades que consistem no projeto vêm sendo executadas desde o início do mês de junho.

Projeto já tem apresentado resultados significativos na convivência interpessoal e no bem-estar dos participantes. De acordo com a diretora do CEI Odila Marcolina de Lima, MARINÊS DEBIASI, o projeto tem o intuito de valorizar os servidores e contribuir para a saúde mental e o bem-estar dos profissionais e alunos, tanto no ambiente escolar com quanto fora dele.

Quando se valoriza se proporciona cuidados com as pessoas que se convive. O entendimento é da diretora do CEI. Relata que desta forma é possível ter uma vida mais produtiva no trabalho, com entusiasmo, serenidade e tranquilidade na execução de todas as tarefas, além de contribuir significativamente nas boas relações no trabalho. O projeto laboral é realizado pelos profissionais, LAUDIANI GONÇALVES, JEAN DE OLIVEIRA, TAINÁ DAL PRÁ, ANA PAULA AMARAL e JULIANE DE CASTRO.

Hospital da Fundação recebe doação de seis mil reais. A informação é do presidente da fundação hospitalar de São Lourenço do Oeste VALENTIN DE MACEDO. Segundo ele, esse valor é resultado do almoço beneficente organizado pela comunidade de São Caetano no final do mês passado, e também uma doação feita pela Associação dos Caminhoneiros. Ao todo foram seis mil reais, cinco de São Caetano e um mil da Associação dos Caminhoneiros.

Presidente da comunidade faz entrega do dinheiro ao hospital. Ele conta que apesar de ter sido organizada de última hora, em apenas 25 dias, foi um sucesso, pois a comunidade trabalhou engajada. Em conversa com o presidente VALENTIN DE MACEDO, ele disse que eventos como esse dão certos quando a comunidade participa. MACEDO, lembra que há muito tempo a entidade hospitalar faz campanhas, afirma que nos últimos sete anos esse movimento ganhou força, e os valores tem ajudado o hospital a se manter.

Recursos são fundamentais, pois diariamente é preciso fazer investimentos. DE MACEDO, destaca que hoje, se depender da participação da sociedade, garante que a entidade nunca vai fechar as portas. Para um ano só, é muita gente envolvida, diz o presidente, e o compromisso de manter o hospital funcionando é ainda maior.Sobre a doação feita pela comunidade de São Caetano, MACEDO afirma que o valor irá se somar ao caixa para a pintura externa do prédio.

Direção hospitalar está trabalhando junto às esferas de governo para buscar o que é de direito da entidade. VALENTIM DE MACEDO, destaca que mesmo com ajuda de várias associações, é preciso manter esse contato com o estado. O hospital tem muitos gastos extras, mas com essa ajuda da comunidade é possível manter as contas em dia. No entendimento do presidente, a soma de esforços entre diretoria, comunidade e esferas de governo, cada um cumprindo com o seu papel, garante a manutenção das atividades e o atendimento de toda a região.

Prefeitura promove leilão de bens inservíveis. Segundo a secretária da Administração, da prefeitura de Anchieta FERNANDA SEGALIN, a prefeitura lançou edital de leilão para venda de veículos, máquinas e outros bens inservíveis ao município. Ao todo são 16 lotes, dentre eles um Focus, uma Ducato, um trator, retroescavadeiras, carreta agrícola, colhedora de forragens, distribuidor de adubos orgânico. Também há sucatas de material escolar, hospitalar, de informática e de móveis. O leilão será realizado nesta quinta-feira, a partir das 10 horas. Os interessados podem visitar os bens disponíveis na garagem de máquinas.

Prefeitura de Campo Erê implanta coleta seletiva no município. Conforme o responsável pelo setor do meio ambiente de Campo Erê, NELSON TRESSOLDI, foi instituído decreto para o sistema de coleta seletiva dos resíduos sólidos no município. Destaca os benefícios da coleta seletiva: consciência ambiental da população, evita contaminação do solo e da água, além do desperdício dos recursos naturais não-renováveis, promove a reciclagem, alivia e prolonga a vida útil dos aterros sanitários, dentre outros.

Coleta seletiva ainda não tem previsão de início, no momento está sendo realizado reuniões para ingressar os catadores de lixo reciclável. Esse serviço será governado pela Secretaria Municipal da Cidade e Desenvolvimento Local juntamente com o Setor de Meio Ambiente. TRESSOLDI, destaca que é muito importante que a população de Campo Erê, participe dessa campanha e colabore no processo de separação do lixo produzido em suas residências e estabelecimentos. A coleta vai diminuir as chances de impactos nocivos para o ecossistema e para a vida humana.

Marcada data para entrega oficial de caminhão e troca de comando nos bombeiros em Campo Erê. A entrega técnica de um novo caminhão ABTR – Auto Bomba Tanque e Resgate, foi feita nesta semana na sede do quartel do município. A entrega oficial junto com a passagem de comando do sargento DÍLSON STTAM para o Cabo VANTUIR SCHOENINGER, será na próxima terça-feira na sede do quartel. O ato solene está marcado para às 14 horas. O evento deve contar com a presença de autoridades locais e regionais, bem como do comandante geral dos Bombeiros Militares de Santa Catarina Coronel JOÃO VALÉRIO BORGES, comandante da terceira região coronel LUIZ CARLOS BALSAN e comandante do décimo quarto batalhão WALTER PARIZOTTO.

Polícia Federal vai atuar no dia das eleições. Uma determinação da superintendência fez com que a PF se fizesse presente na maioria das cidades de Santa Catarina. O efetivo da polícia é reduzido e dispõe apenas da Delegacia de Polícia Federal de Dionísio Cerqueira, mas mesmo assim eles trabalharão para estarem presentes nos municípios. Objetivo e mostrar a presença da PF, dar apoio a Polícia Civil e também a Polícia Militar, além de fiscalizar boca de urna, transporte irregular de pessoas e outros.

Motorista sai da pista e bate em arvores. O acidente ocorreu ontem no Km 11,050 da SC 480 no município de São Lourenço do Oeste. Foi uma saída de pista com choque em arvores, envolvendo o veículo Toyota Corola emplacado em Galvão, conduzido por um homem de 33 anos que saiu ileso. No veículo danos de pequena monta.

Colisão traseira é registrada pela polícia na SC 161. O acidente ocorreu por volta das 20 horas e 30 minutos de ontem, no Km 36,550 em Anchieta. Foi uma colisão traseira envolvendo o veículo VWSAVEIRO emplacado no município de Palma Sola conduzido por um homem de 28 anos e um GOL, placas de Dionísio Cerqueira. O condutor do Gol não estava no local do acidente quando a guarnição chegou. O motorista da saveiro não teve ferimentos, apenas danos nos dois veículos.

Homem é preso com cartão furtado, quando realizava saque em caixa eletrônico. Foi ontem, por volta das 14 horas e 41 minutos, na Avenida Brasil, Centro de São Lourenço do Oeste, na Agência do Banco do Brasil. A vítima, um homem de 36 anos estava na agência conversando com o gerente, para cancelar o cartão que havia perdido. Neste mesmo momento, o funcionário do banco, constatou que alguém estaria no terminal utilizando seu cartão para saque.

Um policial de folga, estava no banco no momento e abordou o suspeito. Em revista pessoal foi encontrado o cartão da vítima, bem como a senha e o valor em dinheiro sacado. O Policial Militar deu voz de prisão, ao homem de 22 anos, que foi reconhecido pela vítima como sendo seu colega de trabalho. Ele confessou ter furtado o cartão enquanto trabalhavam. Os envolvidos foram encaminhados a delegacia de polícia.

O Globo em Foco volta segunda-feira, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora da Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.