ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco sexta-feira - 06 09 19

-PRESIDENTE DO SENADO QUER ANTECIPAR VOTAÇÃO DA PEC DA PREVIDÊNCIA

-UMA ARMA DE FOGO É REGISTRADA A CADA 35 MINUTOS NO ESTADO EM 2019

-SECRETARIA DE SAÚDE PROMOVE NOVO MUTIRÃO DE CIRURGIAS ELETIVAS

-EMPRESÁRIO DIZ QUE AUMENTO DO ICMS NOS ALIMENTOS SERÁ PAGO PELO CONSUMIDOR

-DESFILE MILITAR E SEM ESCOLAS MARCA DIA DA PÁTRIA NO MUNICÍPIO

-TRABALHADOR SOFRE FERIMENTOS EM ACIDENTE COM MOTOSSERA

-POLÍCIA PRENDE HOMENS SUSPEITOS DE FURTOS DE FIOS DE COBRE NA REGIÃO

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável. A temperatura pode chegar a 27 graus. A mínima das últimas horas foi de 12 graus.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a sexta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e cinco centavos para a compra e quatro reais e 20 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro reais e 95 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a sete centavos para a compra e nove centavos para venda.

A ONU informou nesta quinta-feira que discute com a Coreia do Norte um pedido encaminhado no mês passado por Pyongyang para que a organização reduza sua presença no país. Numa entrevista coletiva, o porta-voz da entidade declarou que "as atuais operações das Nações Unidas deixam uma pequena marca no território norte-coreano". A Coreia fez a solicitação através de uma carta, na qual exigiu a redução da presença da ONU até o fim do ano.

O novo governo da Itália, formado pela coalizão entre o Movimento 5 Estrelas e o Partido Democrata , de centro-esquerda, tomou posse nesta quinta-feira. A aliança costurada durante quase um mês entre dois partidos que costumavam rivalizar no campo político derrubou as pretensões do líder direitista MATTEO SALVINI e reconduziu GIUSEPPE CONTE ao cargo de primeiro-ministro. A primeira e principal tarefa do novo governo será o orçamento para 2020, que tem de ser submetido ao Parlamento antes do fim de setembro e, depois, à União Europeia, em 15 de outubro.

Quatro dias após o furacão Dorian tocar o solo nas Bahamas, ainda há regiões sem água, comida e energia em vários pontos das ilhas Ábaco e Grand Bahama, as mais atingidas pela tempestade tropical. A Organização das Nações Unidas avalia que 76 mil pessoas foram afetadas. Até o momento, as autoridades falam em 20 mortos, mas o número pode aumentar. O secretário-geral adjunto para Assuntos Humanitários da ONU, MARK LOWCOCK, afirmou que a ONU desbloqueou um milhão de dólares para levar alimentos, água, barracas e medicamentos para as Bahamas.

O subprocurador-geral da República AUGUSTO ARAS foi indicado pelo presidente JAIR BOLSONARO para assumir o cargo de procurador-geral da República. A informação foi dada pelo próprio presidente nesta quinta-feir, em um evento no Ministério da Agricultura. Nesta semana, o presidente disse que queria um procurador-geral da República "alinhado" com ele, comparou o governo com um jogo de xadrez no qual, ele, Bolsonaro, era o "rei" e o procurador-geral, a "dama". O nome não faz parte da lista tríplice enviada ao presidente pela Associação Nacional dos Procuradores. Para assumir, ARAS terá de ser aprovado em votação no plenário do Senado.

O ministro GILMAR MENDES, do Supremo Tribunal Federal, rejeitou na noite desta quinta-feira duas ações apresentadas por parlamentares que pediam a suspensão da sanção da medida provisória da liberdade econômica. Um dos argumentos da ação era que a votação no Senado foi inconstitucional porque o texto trazia matérias estranhas ao tema central da MP, como mudanças na Consolidação das Leis do Trabalho. MENDESconsiderou que os questionamentos tratavam sobre questões internas do Congresso e que não cabe interferência do Judiciário neste momento. Ele frisou que, quando o texto for sancionado e se torne uma lei efetiva, nada impede que novos questionamentos sejam apresentados.

O presidente do Senado, DAVI ALCOLUMBRE, disse nesta quinta-feira que está tentando convencer líderes partidários a antecipar a votação da reforma da previdência em primeiro turno no plenário já para a próxima semana. Segundo a última previsão divulgada pelos senadores, a proposta de emenda à Constituição seria votada pela primeira vez no plenário no dia 24 de setembro. De acordo com o presidente do Senado, para cumprir o prazo regimental e votar a PEC já na semana que vem, seria preciso fazer um acordo para considerar sábado e domingo como dias úteis. A oposição, no entanto, não está disposta a antecipar a votação da reforma da previdência.

A plataforma de Ensino a Distância da Escola do Legislativo Deputado LÍCIO MAURO DA SILVEIRA completa nesta quinta-feira dois anos de atuação. Para marcar a data, quatro novos cursos, todos gratuitos, desenvolvidos em parceria com a Academia Judicial do Poder Judiciário de Santa Catarina, serão lançados. As inscrições começam nesta quinta. Entre os novos cursos, está o de Feminicídio e Questões de Gênero. O objetivo é promover a reflexão e a análise da violência de gênero e os assassinatos de mulheres, que são motivados por violência doméstica ou discriminação de gênero. O curso também aborda os mecanismos legais para o enfrentamento desses crimes.

Estudantes da Universidade Federal da Fronteira Sul fizeram um ato de protesto em frente ao Aeroporto Serafim Enoss Bertaso, de Chapecó, na tarde desta quinta-feira. Eles aguardavam MARCELO RECKTENVALD, reitor nomeado da universidade, e pedem que ele renuncie ao cargo. Ele estava em Brasília onde foi empossado no cargo de reitor. RECKTENVALD foi terceiro colocado da lista tríplice para reitor, com 21 por cento do total de votantes da comunidade acadêmica. Mesmo assim, ele foi nomeado pelo presidente. Com faixas e cartazes, estudantes pediram a renúncia de RECKTENVALD. Em carta aberta, eles afirmam que "a nomeação arbitrária surgiu a partir de um alinhamento com a política de desmonte do sistema de ensino público".

Desde que as novas regras para a posse de armas de fogo no Brasil entraram em vigência, no começo do governo JAIR BOLSONARO, o número de armas registradas em Santa Catarina aumentou e alcançou índices inéditos. Em 2019, até o dia 31 de julho, em média 42 armas foram autorizadas pela Polícia Federal no estado por dia, o equivalente a um novo registro a cada 35 minutos. Ao todo, nos primeiros sete meses de 2019 a Polícia Federal registrou oito mil 968 novas armas de fogo. O número, mesmo a cinco meses do fim do ano, é o maior até hoje e é superior à soma de todos os registros concedidos em 2017 e 2018 quando a PF autorizou cerca de três mil e 500 armas por ano.

O trabalho voluntário será o tema do Peperi Debates deste sábado. O programa vai debater a importância que o voluntariado tem para atender as demandas que não são resolvidas pelo poder público. O debate também vai refletir sobre a dificuldade em estimular o serviço voluntário em uma sociedade que parece valorizar mais o crescimento e o sucesso material individual das pessoas. O programa vai receber o presidente do Rotary Clube MARCELO FIÓRIO, o presidente do Lions Clube São Miguel VITÓRIO BOLFE e a voluntária da Rede Feminina de Combate ao Câncer e do Lions São Miguel Universidade, KELI BURIN. O Peperi Debates começa as oito horas da manhã.

O Retrato Falado deste sábado vai contar a história de mais um pioneiro do município. O programa de amanhã vai receber ARMANDO GIACOMELLI. Ele é natural do Rio Grande do Sul e se mudou para São Miguel do Oeste na década de 1960. GIACOMELLI foi uma dos primeiros fruteiros da cidade. Na época, ele trazia frutas deCorupá para abastecer o comércio local. O Retrato Falado de amanhã com ARMANDO GIACOMELLI começas as dez da manhã.


O Peperi Rádio Repórter deste sábado vai falar sobre o censo demográfico de 2020. No ano que vem, o IBGE vai recontar a população de todos os municípios do pais. O programa de amanhã vai receber o coordenador do censo na região, CLAUDIO RADTCKE JUNIOR. Ele também vai falar sobre a estimativa populacional divulgada recentemente e que aponta um crescimento de quase um por cento da população de São Miguel do Oeste. O Peperi Rádio Repórter, ao vivo, começa a 11 da manhã com a análise das notícias da semana. A entrevista com o coordenador do censo do IBGE na região inicia as 11 e meia.

O Instituto Federal de Santa Catarina campus de São Miguel do Oeste está com vagas abertas para três cursos integrados. A informação é do assessor de comunicação da instituição, MARLON AMORIM. De acordo com ele, ao todo, são mais de mil vagas divididas entre 12 campus espalhados pelo estado. Segundo ele, todos os cursos são gratuitos aos interessados. Conforme AMORIM, no município existe a oferta de três opções de cursos: agropecuária, técnico em alimentos e técnico em eletromecânica.

As inscrições para os três cursos gratuitos do Instituto Federal já iniciaram nesta semana e seguem até o final deste mês. A afirmação é do assessor de comunicação do IFSC, MARLON AMORIM. Ele destacou que para se inscrever os interessados devem acessar o site sistemadeingresso.ifsc.edu.br e seguir os passos. Ele disse que existem alguns pré-requisitos como por exemplo, os alunos estarem matriculados na rede de ensino e estarem concluindo o ensino fundamental. MARLON revelou que a média de procura pelos cursos são de dois a três candidatos por vaga, sendo que o curso mais disputado é o técnico de alimentos.

Para ingressar nos cursos do IFSC o candidato passará por uma espécie de processo seletivo. A explicação é do assessor de comunicação do IFSC, MARLON AMORIM. Ele lembrou que existe ainda uma pequena taxa no valor de 55 reais, sendo que as pessoas de baixa renda podem pedir a isenção até metade desse mês. O profissional explicou ainda que a prova vai acontecer no dia 20 de outubro, um domingo, sendo a partir das duas horas da tarde com duração de três horas. Ele reforçou que o prazo para inscrições termina no próximo dia 30 deste mês.

A Secretaria Municipal de Saúde de São Miguel do Oeste está realizando um mutirão de atendimentos em Otorrinolaringologia. Nesta quinta-feira, um médico especialista fez a triagem de 78 pacientes que precisam de cirurgia para doenças do ouvido, nariz ou garganta. Eles foram encaminhados para o procedimento, que será realizado em Descanso, por profissional credenciado. Em alguns casos, a fila de espera já chegava a cinco anos. De acordo com o secretário de Saúde, LEONIR CARON, já foram realizadas mais de mil 170 cirurgias de média complexidade desde o início da gestão atual. Ele explicou que cerca de 500 procedimentos foram de Catarata e Pterígio. CARON confirmou que o município deve realizar novos mutirões para atender a demanda por cirurgias eletivas no município.

Os vereadores Carlos Grassi do PP e Gilberto Berté do MDB apresentaram uma indicação solicitando a retirada das lombadas físicas existentes no cruzamento da Rua Oiapoc com a Avenida Salgado Filho, no Bairro Agostini. Os vereadores lembram que no local há um semáforo, que contribuiu para a melhora no trânsito, mas ainda há lombadas físicas que dificultam a passagem e diminuem o número de veículos que passam cada vez que o sinal está aberto. Eles comentaram que "fica inútil haver dois tipos de redutores de velocidade em um mesmo local". A indicação foi apresentada na sessão desta quinta-feira e será encaminhada ao prefeito e à presidente do Cotrasmo.

A Câmara de Vereadores aprovou nesta quinta-feira, em primeiro turno, nove projetos de lei. Seis matérias tratam incentivos econômicos para agricultores e empresários da ciadde. Um dos projetos aprovados em plenário autoriza a doação de bens à Delegacia Regional da Polícia Civil. Os bens foram adquiridos com recursos de convênio de trânsito. São eletrônicos, equipamentos de informática, aparelhos de ar condicionado e móveis que serão repassados para a Polícia Civil. Os vereadores também aprovaram a cessão de uso de uma sala com aproximadamente 10 metros quadrados no prédio do Centro Administrativo para as atividades da Junta Comercial.

O aumento do ICMS sobre alguns produtos alimentícios aprovado pelo governador do Estado, CARLOS MOISÉS DA SILVA, vai trazer impactos negativos no bolso dos consumidores catarinenses. A afirmação é do membro do conselho fiscal da Associação Catarinense de Supermercados, FRANCISCO CRESTANI. Ele foi entrevistado nesta semana no RPN segunda edição e comentou sobre a medida tomada pelo governo estadual. CRESTANI explicou que o aumento já está valendo desde o dia primeiro de agosto. Ele lembrou que os deputados tentaram prolongar essa data, porém, CARLOS MOISÉS não aceitou. O fim dos subsídios já provocou a mudança dos preços pagos por vários produtos na região.

Ao menos 12 produtos tiveram aumento significativo com a revisão dos incentivos fiscais promovida pelo governo de Santa Catarina. O comentário é do membro do conselho fiscal da Associação Catarinense de Supermercados, FRANCISCO CRESTANI. De acordo com ele, a maioria dos alimentos e derivados atingidos pela medida faz parte da cesta básica. Entre eles, CRESTANI destaca o arroz, farinha, carne de frango e de suíno, erva-mate, pães especiais, banha, sardinha, queijo mussarela, atum, água mineral e o gás de cozinha. Conforme ele, em alguns casos o aumento do preço ao consumidor chega a 10 por cento.

Existe uma espécie de efeito cascata onde o consumidor pagará mais caro pelos produtos vendidos nos supermercados. A declaração é do membro do conselho fiscal da Associação Catarinense de Supermercados, FRANCISCO CRESTANI. Segundo ele, a indústria repassa o valor reajustado aos supermercados que por sua vez transferem para a conta do consumidor. CRESTANI disse que a Acats esperava uma mudança de planos de CARLOS MOISÉS, o que acabou não ocorrendo. Ele garantiu que os mais afetados com essa decisão serão os mais pobres.

A alta no ICMS dos alimentos e demais produtos também vai ter impactos para quem almoça fora de casa. O alerta é do membro do conselho fiscal da Associação Catarinense de Supermercados, FRANCISCO CRESTANI. Ele antecipou que a refeição em restaurantes e lanchonetes também ficará mais cara, já o aumento do preço final dos alimentos também vai aparecer na conta das refeições servidas nesses estabelecimentos. Ele destacou que algumas empresas optaram por não repassar o aumento, mas muitas já estão praticando os valores desde o mês passado. CRESTANI lembrou que a Acats tentou reverter essa situação, porém sem sucesso. Ele voltou a enfatizar que os mais prejudicados serão os consumidores, principalmente os de baixa renda.

São Miguel do Oeste vai realizar amanhã mais um desfile do dia da pátria. Neste ano, o ponto alto da semana da independência começa as nove da manhã com a participação de entidades militares. O desfile será com a Policia Militar, Civil, Rodoviária estadual, Policia Ambiental, Corpo de bombeiros e o décimo quarto RCMEc. Pelo segundo ano consecutivo, as escolas e as entidades da sociedade civil vão apenas assistir ao desfile. As escolas particulares da cidade ainda se envolvem com a guarda do fogo simbólico, mas não desfilam há mais de cinco anos. No ano passado, as escolas públicas também abandonaram o desfile porque a prefeitura optou por economizar e reduzir o tamanho do desfile. Neste ano, outra vez, elas estão fora do evento. O desfile de amanhã será transmitido ao vivo pela rádio Cidade.

O programa Boa Tarde Peperi foi as ruas perguntar se as pessoas concordam com a ausência das escolas e entidades sociais do desfile do Dia da Pátria. As opiniões foram apresentadas na enquete do quadro Ponto e Contra Ponto. NEUSA PONTES de 56 anos disse que todos deveriam participar como era até 2017. Ela disse que os militares chamam mais a atenção, mas as escolas e entidades também deve desfilar. OLVIDES BRUNETTO de 80 anos afirmou que o desfile era mais bonito com a presença das escolas e grupos da sociedade. MONIQUE SIMER destacou que os alunos já não tem mais patriotismo e a ausência das escolas no desfile contribui para isso. Ela disse que é preciso incentivar o envolvimento de todas as entidades no evento do dia Sete de Setembro. JACIR SCHEFER também defende a volta das escolas ao desfile.

A vereadora do MDB, SILVIA KUHN, é mais uma que defende a presença de escolas e entidades sociais no desfile do dia Pátria. Ela disse que apenas as turmas de pré-escola não devem desfilar em razão da pouca idade das crianças. A vereadora, que também foi secretária de Educação no governo de JOÃO VALAR, entende que as escolas perdem uma excelente oportunidade de apresentar o trabalho que é desenvolvido com os alunos durante o desfile. Além disso, a participação também é importante para a formação do caráter e da valorização do civismo entre os estudantes. SILVIA disse que o desfile sem as entidades e escolas fica mais pobre.

O município resolver manter o formato do desfile da pátria apenas com entidades militares por uma série de razões. Segundo o secretário de educação, PAULO DRUMM, uma delas é de ordem econômica. De acordo com ele, a prefeitura gastava cerca de cem mil reais para organizar o desfile, 50 mil na sonorização da rua Duque de Caxias e cerca de 30 mil reais com os servidores que trabalham no feriado. Além disso, segundo o secretário, muitos pais pediram para deixar as escolas fora do desfile. Na visão de DRUMM, também não já prejuízo pedagógico já que os temas do patriotismo e civismo são trabalhados em sala durante a semana e as escolas se envolvem com a guarda do fogo simbólico. Ao contrário de SILVIA, o atual secretário de educação não vê problemas em deixar as entidades e escolas fora do desfile da pátria.

Um homem ficou ferido ao sofrer uma acidente de trabalho com uma motosserra nesta quinta-feira no município de Campo Ere. A Guarnição do Corpo de Bombeiros de Campo Erê foi chamada para atender a ocorrência por volta das quatro e 45 da tarde de ontem na rua Guilherme Sutilli, no bairro Mello. Ao chegar ao local, os bombeiros encontraram um homem de 58 anos com um ferimento grave na mão direita. Ele estava operando uma motosserra quando se feriu acidentalmente. Após procedimentos de primeiros socorros, ele foi encaminhado ao hospital Santo Antônio.

A Polícia Civil de Dionísio Cerqueira e Palma Sola cumpriu cinco mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão de suspeitos de fios de cobre na região. Duas pessoas foram presas e uma continua foragida. Segundo a Polícia Civil, os furtos ocorrem desde 2017 em propriedades rurais dos municípios de Dionísio Cerqueira, Palma Sola , Campo Erê e Flor da Serra do Sul. Durante a investigação foi apurado que os suspeitos se associaram de forma permanente para cometer, pelo menos, 12 crimes desse tipo. Após a prisão, os envolvidos foram encaminhados para aUPA de São José do Cedro.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.