ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 06-09-2019 Sexta-feira

-PRESIDENTE DO SENADO QUER ANTECIPAR VOTAÇÃO DA PEC DA PREVIDÊNCIA

-UMA ARMA DE FOGO É REGISTRADA A CADA 35 MINUTOS NO ESTADO EM 2019

-NOITE CULTURAL MARCA ENCERRAMENTO DA SEMANA DA PÁTRIA EM BELMONTE

-SÃO JOÃO DO OESTE RETOMA NESTE ANO O FESTIVAL DA CANÇÃO ESTUDANTIL

-OFICIAL ESCALRECE DÚVIDAS SOBRE ENTRADA E PERMANENCIA DE JOVENS EM EVENTOS

-FEIRA FAIC SEGUE NESTE FINAL DE SEMANA COM DIVERSAS ATRAÇÕES

-OPERAÇÃO ALTA TENSÃO COMBATE FURTO DE FIOS DE COBRE NA REGIÃO

-MOTOCICLISTA MORRE EM COLISÃO FRONTAL DE CARROS E MOTO


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável. A temperatura pode chegar a 27 graus. A mínima das últimas horas foi de 12graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a sexta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e cinco centavos para a compra e quatro reais e 20 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro reais e 95 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a sete centavos para a compra e nove centavos para venda.


A ONU informou nesta quinta-feira que discute com a Coreia do Norte um pedido encaminhado no mês passado por Pyongyang para que a organização reduza sua presença no país. Numa entrevista coletiva, o porta-voz da entidade declarou que "as atuais operações das Nações Unidas deixam uma pequena marca no território norte-coreano". A Coreia fez a solicitação através de uma carta, na qual exigiu a redução da presença da ONU até o fim do ano.


O novo governo da Itália, formado pela coalizão entre o Movimento 5 Estrelas e o Partido Democrata , de centro-esquerda, tomou posse nesta quinta-feira. A aliança costurada durante quase um mês entre dois partidos que costumavam rivalizar no campo político derrubou as pretensões do líder direitista MATTEO SALVINI e reconduziu GIUSEPPE CONTE ao cargo de primeiro-ministro. A primeira e principal tarefa do novo governo será o orçamento para 2020, que tem de ser submetido ao Parlamento antes do fim de setembro e, depois, à União Europeia, em 15 de outubro.


Quatro dias após o furacão Dorian tocar o solo nas Bahamas, ainda há regiões sem água, comida e energia em vários pontos das ilhas Ábaco e Grand Bahama, as mais atingidas pela tempestade tropical. A Organização das Nações Unidas avalia que 76 mil pessoas foram afetadas. Até o momento, as autoridades falam em 20 mortos, mas o número pode aumentar. O secretário-geral adjunto para Assuntos Humanitários da ONU, MARK LOWCOCK, afirmou que a ONU desbloqueou um milhão de dólares para levar alimentos, água, barracas e medicamentos para as Bahamas.



O subprocurador-geral da República AUGUSTO ARAS foi indicado pelo presidente JAIR BOLSONARO para assumir o cargo de procurador-geral da República. A informação foi dada pelo próprio presidente nesta quinta-feir, em um evento no Ministério da Agricultura. Nesta semana, o presidente disse que queria um procurador-geral da República "alinhado" com ele, comparou o governo com um jogo de xadrez no qual, ele, Bolsonaro, era o "rei" e o procurador-geral, a "dama". O nome não faz parte da lista tríplice enviada ao presidente pela Associação Nacional dos Procuradores. Para assumir, ARAS terá de ser aprovado em votação no plenário do Senado.


O ministro GILMAR MENDES, do Supremo Tribunal Federal, rejeitou na noite desta quinta-feira duas ações apresentadas por parlamentares que pediam a suspensão da sanção da medida provisória da liberdade econômica. Um dos argumentos da ação era que a votação no Senado foi inconstitucional porque o texto trazia matérias estranhas ao tema central da MP, como mudanças na Consolidação das Leis do Trabalho. MENDESconsiderou que os questionamentos tratavam sobre questões internas do Congresso e que não cabe interferência do Judiciário neste momento. Ele frisou que, quando o texto for sancionado e se torne uma lei efetiva, nada impede que novos questionamentos sejam apresentados.


O presidente do Senado, DAVI ALCOLUMBRE, disse nesta quinta-feira que está tentando convencer líderes partidários a antecipar a votação da reforma da previdência em primeiro turno no plenário já para a próxima semana. Segundo a última previsão divulgada pelos senadores, a proposta de emenda à Constituição seria votada pela primeira vez no plenário no dia 24 de setembro. De acordo com o presidente do Senado, para cumprir o prazo regimental e votar a PEC já na semana que vem, seria preciso fazer um acordo para considerar sábado e domingo como dias úteis. A oposição, no entanto, não está disposta a antecipar a votação da reforma da previdência.



A plataforma de Ensino a Distância da Escola do Legislativo Deputado LÍCIO MAURO DA SILVEIRA completa nesta quinta-feira dois anos de atuação. Para marcar a data, quatro novos cursos, todos gratuitos, desenvolvidos em parceria com a Academia Judicial do Poder Judiciário de Santa Catarina, serão lançados. As inscrições começam nesta quinta. Entre os novos cursos, está o de Feminicídio e Questões de Gênero. O objetivo é promover a reflexão e a análise da violência de gênero e os assassinatos de mulheres, que são motivados por violência doméstica ou discriminação de gênero. O curso também aborda os mecanismos legais para o enfrentamento desses crimes.


Estudantes da Universidade Federal da Fronteira Sul fizeram um ato de protesto em frente ao Aeroporto Serafim Enoss Bertaso, de Chapecó, na tarde desta quinta-feira. Eles aguardavam MARCELO RECKTENVALD, reitor nomeado da universidade, e pedem que ele renuncie ao cargo. Ele estava em Brasília onde foi empossado no cargo de reitor. RECKTENVALD foi terceiro colocado da lista tríplice para reitor, com 21 por cento do total de votantes da comunidade acadêmica. Mesmo assim, ele foi nomeado pelo presidente. Com faixas e cartazes, estudantes pediram a renúncia de RECKTENVALD. Em carta aberta, eles afirmam que "a nomeação arbitrária surgiu a partir de um alinhamento com a política de desmonte do sistema de ensino público".


Desde que as novas regras para a posse de armas de fogo no Brasil entraram em vigência, no começo do governo JAIR BOLSONARO, o número de armas registradas em Santa Catarina aumentou e alcançou índices inéditos. Em 2019, até o dia 31 de julho, em média 42 armas foram autorizadas pela Polícia Federal no estado por dia, o equivalente a um novo registro a cada 35 minutos. Ao todo, nos primeiros sete meses de 2019 a Polícia Federal registrou oito mil 968 novas armas de fogo. O número, mesmo a cinco meses do fim do ano, é o maior até hoje e é superior à soma de todos os registros concedidos em 2017 e 2018 quando a PF autorizou cerca de três mil e 500 armas por ano.


-NOITE CULTURAL MARCA ENCERRAMENTO DA SEMANA DA PÁTRIA EM BELMONTE

-SÃO JOÃO DO OESTE RETOMA NESTE ANO O FESTIVAL DA CANÇÃO ESTUDANTIL

-OFICIAL ESCALRECE DÚVIDAS SOBRE ENTRADA E PERMANENCIA DE JOVENS EM EVENTOS

-FEIRA FAIC SEGUE NESTE FINAL DE SEMANA COM DIVERSAS ATRAÇÕES


Furto de energia elétrica é preocupação constante da Celesc. Conforme o gerente comercial da empresa na região, SANDRO VALMÓRBIDA, são identificados casos de furto de energia e fraudes no sistema, os populares “gatos”. O gerente esclarece que o furto de energia se caracteriza em uma ligação direta da rede de distribuição sem o conhecimento da empresa. No caso de fraude, o que ocorre é um pouco diferente, e é quando o cliente mexe no relógio medidor, alterando o consumo real com objetivo de reduzir a tarifa. As duas situações são crimes de estelionato e estão previstas em lei com pena de um até quatro anos de reclusão. O gerente revela que além da questão financeira, há preocupação quanto aos acidentes. Ele explica que em caso de confirmação o cliente pode ter o fornecimento de energia interrompido, responde um processo criminal e precisa ressarcir a Celesc. Além disso, há uma série de transtornos para reativação para que a ligação regular seja refeita.


Ligações irregulares geram risco de incêndios e de acidentes graves. O gerente comercial da Celesc afirma que os casos mais frequentes são os choques, que podem ser fatais. Outras situações geram curto circuito e consequentemente incêndios. SANDRO VALMBÓRBIDA comenta os transformadores também operam para determinadas potências de energia, conforme o número de cadastros. Porém, nestas unidades irregulares não há contagem, podendo gerar uma sobrecarga e instabilidade no sistema. Cita também que quando a Anel faz a verificação tarifária, o valor das irregularidades é diluído e rateado entre os demais consumidores. O gerente salienta que quando há uma diferença o sistema acusa com sinal de alerta e os funcionários vão a campo para detectar o problema. Em algumas circunstâncias pode haver problema no medidor. Paralelamente são realizadas fiscalizações nas unidades consumidoras. São mais de 115 mil unidades atendidas na região. Duas equipes trabalham nesta semana nesta verificação.


Décima primeira edição do rodeio interestadual inicia nesta sexta-feira em Mondaí. A programação é organizada pelo CTG Sentinela do Uruguai e Grupo de Laçadores Gaudério dos Pampas. Conforme o patrão do CTG, DIEGO AMMES, na tarde de hoje, às 14 horas, terá início o rodeio, com a expectativa de receber mais de 100 quartetos, somando cerca de 60 CTGs. Ele destaca que a infraestrutura do parque da área de lazer está completa, com iluminação, água, banheiros e local para acomodação dos laçadores. Hoje também iniciam as provas do laço individual e laço em dupla. No sábado pela manhã laço patrão de piquete, laço patrão de CTG e laço irmão, e a tarde com as provas do laço quarteto. No domingo pela manhã, o patrão do CTG cita como novidade, a prova do laço Balseiros do Rio Uruguai, em que somente as prendas vão laçar. Também será realizada a tradicional prova da ordenha e o laço a pé, que é o laço sem cavalo. O rodeio não terá cobrança de ingresso, e haverá praça de alimentação e lanches.


Mais seis municípios da região concluem diagnóstico sanitário. Na noite de ontem, durante reunião da Ameosc na abertura da feira FAIC em Iporã do Oeste, a ARIS em parceria com o Conder e a Ameosc realizaram a entrega de mais seis diagnósticos do esgotamento sanitário que foram concluídos nos municípios de Descanso, Tunápolis, Princesa, Anchieta, Guaraciaba e Belmonte. Em junho seis diagnósticos já haviam sido entregues, restando ainda Iporã do Oeste, Mondaí e Santa Helena, que devem ser concluídos até final do ano. Por meio do diagnóstico é feito o levantamento da situação do esgotamento sanitário em cada município, com apontamento das condições do sistema de esgoto em residências e edificações. A partir disso é definido um plano de ações e apontadas às soluções para resolução dos problemas diagnosticados.


Um fato curioso chamou atenção de moradores e pessoas que visitaram o cemitério municipal de Descanso. No local, foram encontradas velas, doces, roupas e outros objetos de crianças e copos, apontando indícios de magia negra ou outros rituais. O secretário de obras e serviços urbanos GIOVANE BUSNELLO VIEIRA destaca que o material foi recolhido e depositado no lixo. Ele afirma que esta é uma situação delicada, porque o cemitério é um espaço onde é permitido o acesso de todas as religiões, e a instalação de um portão, conforme já foi solicitado, pode prejudicar o direito de ir e vir das pessoas. VIEIRA ressalta que o cemitério já está sendo preparado, com o plantio de flores e limpeza, para o feriado de finados dia dois de novembro. Aos moradores que se sentem incomodados, o secretário aconselha que seja acionada a polícia militar, pois por parte da administração, não há muito que possa ser feito.


O executivo havia encaminhado no ano passado, um projeto para o legislativo, sugerindo a terceirização na administração do cemitério. Na época, o projeto não foi aprovado pelos vereadores. Há cerca de um mês, o município de Descansou terceirizou o serviço de limpeza, em que uma vez por semana, um funcionário faz a limpeza de vegetação e entulhos do local. O lixo é recolhido pela secretaria de urbanismo, e destinado para o aterro. Em relação aos demais serviços do setor, GIOVANE BUSNELLO VIEIRA destaca que as faixas de pedestres, rótulas e lombadas da avenida Martin Piaseski, passaram por revitalização e pintura nas cores branca e amarela, dependendo do local. Até o final do ano, o secretário destaca que o planejamento do governo municipal é investir em sinalizações horizontais em todas as ruas da cidade.


Secretários de agricultura cobram ações do governo do estado. Encontros realizados nesta semana em Chapecó tiveram como pauta maior agilidade na prestação de serviços. O secretário de Agricultura de Tunápolis, PEDRO BAUMGRATZ destaca avanços registrados nos dois eventos. Cita reunião com o presidente do IMA e também com o Secretário de Estado da Agricultura. Conforme BAUMGRATZ, no encontro com o presidente do Instituto do Meio Ambiente, VALDEZ VENÂNCIO, foi debatido sobre a demora na liberação de licenças ambientais. Em breve o serviço será realizado por equipe técnica da AMEOSC. Projetos nos municípios precisam de aprovação para investimentos em técnicos que irão atuar para a liberação de empreendimentos na cidade e interior. Conforme BAUMGRATZ, o IMA não tem projeção de aumentar a equipe para este serviço.


Com o secretário de Estado da Agricultura, RICARDO DE GOUVÊIA, a principal discussão ocorreu em relação à sanidade do rebanho. Tunápolis possui projeto pioneiro de certificação de propriedades. Segundo PEDRO BAUMGRATZ, proporcionalmente o município possui o maior número de certificação livre de brucelose e tuberculose. Ele diz que é fundamental que os municípios vizinhos também abracem a causa. O secretário relata que foi cobrado maior agilidade por parte do estado na indenização dos animais sacrificados em virtude de casos de brucelose e tuberculose. BAUMGRATZ diz que Tunápolis não enfrenta problemas com gado que precisa ser sacrificado. Para o secretário, a indenização precisa ser feita com agilidade, pois o produtor rural registra perda de receitas e necessita fazer novos investimentos para recompor o plantel.


Municípios da região aguardam a recolha de animais mortos. O secretário da Agricultura de Tunápolis informa que o Programa Recolhe será retomado no prazo máximo de dois meses. Segundo PEDRO BAUMGRATZ, o assunto foi debatido com o Secretário de Estado da Agricultura, RICARDO DE GOUVÊIA. Destaca que persiste o impasse sobre utilização de subprodutos das carcaças recolhidas. A exportação da farinha de carne segue indefinida e com isso terá maior custo para os municípios para viabilizar a recolha de animais mortos. Para BAUMGRATZ, as prefeituras terão que fazer um esforço maior para garantir o destino correto para as carcaças de suínos e bovinos.


Noite cultural marca encerramento da semana da pátria em Belmonte. De acordo com o assessor de imprensa, JULIAN WILDNER, durante toda a semana foram realizados atos cívicos, com hasteamento e arriamento das bandeiras, canto dos hinos e apresentações culturais das escolas. O assessor destaca que em função do município não realizar o desfile de sete de setembro este ano e nem em 2018, é realizada uma noite cultural para marcar o encerramento da semana da pátria. JULIAN comenta que a programação na noite de hoje será realizada a partir das 19 horas, no ginásio comunitário de Belmonte, sem cobrança de ingresso. Durante a noite, haverá apresentação das escolas municipais e estaduais, e da orquestra de Itapiranga, formada por 42 integrantes. A orquestra apresentará um repertório variado de músicas, em diversos estilos. Para 2020, o assessor comenta que há possibilidade de retomar o desfile de sete de setembro.


São João do Oeste retoma neste ano o festival da canção estudantil. O evento ficou alguns anos sem ser realizado. Conforme a diretora de cultura, FELÍCIA THEISEN, durante o mês de setembro, as escolas da rede municipal e rede estadual estão realizando a fase eliminatória do festival estudantil. Os classificados na etapa escolar se apresentam na noite de 23 de outubro, no clube Aliança, onde ocorre a final do festival estudantil. FELÍCIA enfatiza que o festival foi retomado para resgatar e valorizar talentos de crianças e adolescentes de São João do Oeste. A diretora lembra que serão três categorias, e a classificação em cada escola é proporcional ao número de alunos. A primeira categoria será de alunos das séries iniciais do ensino fundamental, do primeiro ao quinto ano. A segunda categoria será dos alunos das séries finais, do sexto ao nono ano, e a terceira categoria é a do ensino médio.


Para as apresentações na final do festival dia 23 de outubro, a diretora de cultura cita que os classificados terão acompanhamento de profissional, como forma de preparação para a etapa final. FELÍCIA THEISEN ressalta que tradicionalmente o festival estudantil revelou muitos talentos que também se apresentam em outros eventos do município, como o festival alemão e o Festioeste, bem como, em eventos de toda região, em que tem obtido boas classificações. Ainda para o mês de outubro, para o dia 12, o departamento de cultura organiza o encontro municipal de corais e grupos de canto. FELÍCIA comenta que a cada ano o encontro é realizado em uma comunidade diferente, e este ano, o local da programação será a sede. A diretora destaca que são 12 grupos de canto e corais constituídos no município, todos com presença confirmada para o dia 12 de outubro, a partir das 17 horas. Haverá celebração religiosa, apresentações individuais e coletivas e jantar de confraternização.


Portaria define regras para entrada e permanência de crianças e adolescentes em eventos na comarca de Mondaí. Conforme o oficial da infância e juventude da comarca de Mondaí, DENIS BAÚ, a portaria, que se aplica aos três municípios da comarca, Mondaí, Iporã do Oeste e Riqueza, define sobre a participação de crianças e adolescentes em eventos. E relação especificamente a feira FAIC de Iporã do Oeste, o oficial diferencia os eventos que ocorrem do lado de fora, na área externa, e os eventos que ocorrem em espaço interno, nos pavilhões. DENIS BAÚ esclarece que quando não há uma determinação ou orientação específica, as festas, shows e eventos em geral seguem a portaria, que pode ter definições diferentes em cada comarca. Na comarca de Mondaí, o oficial explica que em eventos que encerram até 23 horas, crianças de zero a nove anos de idade não podem participar sozinhas, somente acompanhadas dos pais ou responsável legal.


Crianças de dez e 11 anos também podem participar dos eventos somente acompanhadas dos pais, responsável legal ou parente maior até terceiro grau. Crianças a partir dos 12 anos até adolescentes de 17 anos podem participar sozinhos do evento que encerrar até as 23 horas. A regra se aplica a todos os eventos realizados na comarca de Mondaí. O oficial da infância e juventude da comarca ressalta que em eventos após as 23 horas, continua valendo a mesma regra, em que crianças até os 14 anos só podem participar acompanhadas dos pais, responsável legal ou parente maior até terceiro grau. DENIS BAÚ ressalta que adolescentes com 15 anos ou mais são autorizados a participar sozinhos de eventos que se estendem após as 23 horas. O oficial lembra que o parentesco até terceiro grau precisa ser comprovado legalmente, com apresentação de um documento de identidade e certidão de nascimento da criança ou do adolescente e do parente que será o acompanhante.


No caso dos shows da feira, o oficial cita que há uma especificidade, em que a participação sozinha é permitida somente para adolescentes com mais de 16 anos. Menores de 16 anos devem estar acompanhados de pais ou responsável com firma reconhecida em cartório. O oficial lembra que o adolescente que for ao evento deve portar seus documentos de identificação e dos pais, responsável ou parente para provar o parentesco. DENIS BAÚ ressalta que além das regras para entrada e permanência de crianças e adolescentes em eventos, a lei federal também define a proibição da venda, entrega e distribuição de bebidas alcoólicas para menores de idade. Ele enfatiza que o Conselho Tutelar, Polícias Civil e Militar e Judiciário estarão presentes nos eventos da feira para orientações.


Prefeito de Iporã do Oeste afirma que feira FAIC foi planejada para ser incomparável e agradar a todos os públicos. A abertura oficial da feira FAIC, na nona edição, ocorreu na noite de ontem, com a presença de autoridades, soberanas e grande público. A programação segue nesta sexta-feira, sábado e domingo. O prefeito LÚCIO MALLMANN justifica que o lema da FAIC, “Uma feira incomparável”, é porque todo o trabalho foi realizado para que realmente seja um evento incomparável. Ele cita que os trabalhos realizados no parque permitiram praticamente dobrar o tamanho da área de terra disponível para a feira. O prefeito destaca que o setor agropecuário ganhou um lugar de destaque, para os shows foi criada uma arena externa, permitindo que o espaço do ginásio poliesportivo fosse utilizado para ampliar os expositores de Iporã do Oeste. MALLMANN enfatiza que a forma de contratações por meio da prefeitura, permitiu redução dos custos.


Quando do início da organização da nona edição da FAIC, o prefeito ressalta que foram avaliadas feiras anteriores, para evitar possíveis erros. Uma das questões avaliadas como necessárias foi à ampliação do estacionamento, com espaços privados próximos ao parque, além das laterais das ruas. A taxa única de estacionamento é de 15 reais. Em relação à gastronomia, o prefeito ressalta que as opções de lanches e refeições foram pensadas para satisfazer todos os gostos. A feira FAIC disponibiliza de comida japonesa, americana, sem esquecer os costumes gastronômicos regionais. Da mesma forma, LÚCIO MALLMANN enfatiza que as atrações musicais e culturais também agradam aos diferentes públicos. Nesta sexta-feira o show nacional será com a dupla sertaneja JOÃO BOSCO e VINÍCIUS, e sábado, a atração será o MC KEVINHO.


Os dois shows de sexta-feira e sábado, além da apresentação de Rogério Magrão e Banda e Musical JM no domingo à tarde, serão os únicos com cobrança de ingresso. Para o show de bandas no domingo o ingresso será de dez reais. Para quem tiver comprado o passaporte o ingresso já está incluído. Para a terceira idade, o prefeito cita o concurso do vovô e da vovó, que será realizado na tarde de hoje, a partir das 14 horas. O concurso terá a presença de idosos de todos os grupos do município. Bandas locais e regionais se apresentam todos os dias, na praça de alimentação. LÚCIO MALLMANN enaltece que a expectativa para a feira é muito grande, e até o momento, foram muitos elogios para todo o trabalho realizado. Ainda na manhã deste sábado, a partir das dez horas no pavilhão do meio, serão realizadas duas palestras no setor agropecuário. A primeira palestra será com o doutor ALTAIR VALOTO, que terá como tema a importância do registro dos animais na associação catarinense de criadores bovinos. Outra palestra será com o nutricionista animal ADRIANO SUTIL, falando sobre a importância da nutrição para a reprodução animal.


-OPERAÇÃO ALTA TENSÃO COMBATE FURTO DE FIOS DE COBRE NA REGIÃO

-MOTOCICLISTA MORRE EM COLISÃO FRONTAL DE CARROS E MOTO


Colisão com danos materiais é registrada na SC 163. O acidente ocorreu por volta das 18 horas de ontem na SC 163 em Descanso. A colisão frontal envolveu um GOL de Descanso, conduzido por um homem de 50 anos, e uma Saveiro Cross, emplacado em São João do Oeste, conduzida por um homem de 30 anos. Ninguém se feriu e houve apenas danos nos veículos.


Motociclista morre em colisão frontal de carros e moto. O acidente ocorreu por volta das 17 horas e 20 minutos desta quinta feira na SC 480 em Xanxerê. No local ocorreu uma colisão traseira seguida de uma colisão frontal dos veículos Renault Master de São Lourenço do Oeste, conduzido por um homem de 61 anos, uma Honda HR-V de Chapecó, conduzido por um homem de 28 anos, e uma motocicleta Honda CG 150 de Entre Rios. O piloto da moto, GENIAN BELINO RODRIGUES, de 19 anos, veio a óbito no local do acidente. A Polícia Militar Rodoviária informou que a vítima morava no município de Ipuaçu.


Acidente com motosserra deixa homem ferido. Por volta das 16 horas e 45 minutos desta quinta-feira, a guarnição do Corpo de Bombeiros de Campo Erê foi chamada para atender a uma ocorrência de acidente de trabalho na Rua Guilherme Sutilli, no bairro Mello. Ao chegar ao local, se deparou com um homem de 58 anos, sentado, consciente e orientado, com ferimento lacerante na região da mão direita, proveniente de acidente com motosserra. Após atendimento dos bombeiros, ele foi encaminhado ao hospital Santo Antônio.


Homem é encontrado morto em hotel no centro de Itapiranga. Um homem de 71 anos foi encontrado morto em um quarto de hotel em Itapiranga na tarde desta quinta-feira. O homem, identificado como NILDO VILMAR HAASE, residia na cidade de Rio do Sul e era representante comercial. Ele teria se hospedado no hotel, no centro da cidade, na quarta-feira. Nesta quinta-feira, como ele não saiu do quarto, os funcionários entraram e o encontraram sem vida. Os Bombeiros foram acionados, mas ele já estava em óbito com o corpo rígido. A polícia civil foi ao local e constatou ter sido morte natural. O corpo foi liberado e levado a Rio do Sul ainda na noite de ontem.


Operação Alta Tensão combate furto de fios de cobre na região. Nesta quinta-feira, a Polícia Civil de Dionísio Cerqueira e de Palma Sola, cumpriu cinco mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão de suspeitos da prática de diversos crimes de furtos realizados, em especial, empresas situadas na zona rural além de propriedades rurais. Um dos suspeitos não foi localizado e encontra-se foragido. A operação contou com o apoio da delegacia de São José do Cedro, da Divisão de Investigações Criminais de São Miguel do Oeste e do Serviço Aereopolicial, Saer. A operação contou com a participação de 23 Policiais Civis, entre delegados, agentes e escrivães de polícia. A investigação iniciou há cerca de dois anos devido ao número de furtos à propriedades rurais nos municípios de Dionísio Cerqueira, Palma Sola, Campo Erê e Flor da Serra do Sul, razão pela qual foram instaurados vários Inquéritos Policiais para apurar os referidos crimes.


Durante a investigação a Polícia Civil de Dionísio Cerqueira e Palma Sola constatou que os autores utilizavam o mesmo modo para a realização dos furtos. Os investigados se associaram de forma permanente para cometer diversos crimes contra o patrimônio, especialmente furtos de fios de cobre, mas também subtraíam produtos agrícolas e demais objetos de valor que encontravam nas propriedades. Estima-se que a organização criminosa seja responsável pela prática de mais de doze crimes de furto. Uma das características que dificultaram a conclusão das investigações era que os criminosos praticavam os delitos durante a noite, em locais distantes e longe de testemunhas. A Polícia Civil cumpriu ontem a prisão preventiva dos investigados e os mandados de busca e apreensão nas residências dos investigados. Após a prisão, os envolvidos foram encaminhados para a delegacia de Dionísio Cerqueira, local onde foram interrogados e, em seguida, encaminhados à UPA de São José do Cedro.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.